Casa sobre a Rocha – A Disciplina da Fé para Lidar com Fracassos, Falhas e Insucesso

A fé tem poder para levantar você de fracassos falhas insucessoO que você vai aprender agora aqui neste post não é um assunto tratado pelas igrejas.   Eu estou aqui como pastor, como mestre da palavra, como conselheiro para a sua vida. Diz nosso versículo base em…

Hebreus 12:2 Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Hoje vamos falar de algo que não se fala muito publicamente, coisas que, normalmente, não são consideradas pelas igrejas.  Vamos estudar algumas verdades que dão forma à nossa vida, que criam o nosso perfil, o contorno do nosso viver.

Quando alguém fala de fracassos, de falhas, de insucessos, não é uma coisa fácil, especialmente por estarmos numa igreja. Porque a igreja gosta de falar de vitória, de êxito, de sucesso. Mas a verdade é que todos nós passamos, ou passaremos, por situações tão difíceis de lidar que, tradicionalmente, se chamam de infortúnios. E grande parte do povo de Deus desiste do confronto, abandona as igrejas, porque não sabe usar a disciplina da fé para superar os dramas da vida.

– Então, como podemos usar a fé para lidar e vencer um fracasso? Como criar uma no meio de uma crise, no meio de um fracasso?  Lembra de uma coisa – as igrejas da lei não sabe tratar deste assunto. Quando alguém passa por uma provação, os irmãos dizem – está em pecado. O diabo entrou na vida dele. Perdeu a salvação.  Porque não sabem lidar com esta questão.

Mas esta é uma das formas que Deus usa para nos amadurecer, para sermos homens e mulheres que teremos de ser.  Eu acredito que, realmente, as lutas e fracassos é que nos colocam com os pés no chão. Isso nos educa, nos torna pessoas humildes, nos fazem entender sobre a nossa absoluta dependência de Deus.

Eu sei que muitos de nós podem estar profundamente feridos, porque passam hoje por um fracasso, teve um insucesso na vida. Há pessoas que ficam com um sentimento profundo de inferioridade, e outros lutando com suas inadequações. Então, para quem passou ou está passando por situações assim, eu lhe digo – A vida é feita de desafios. A vida é um aprendizado.

Se você se sente derrotado, incapaz, desapontado com a vida, sem esperança, sem luz no final do túnel, ou alguém que passa por um drama familiar, ou que está numa luta inglória pela vida, e muitos dizem – é o fim, fracassei!…Quantas vidas paralisadas porque, quando alguém fracassa, a pessoa não sabe sair do fracasso.

Há pessoas que não se sentem preparadas para serem vitoriosas. Sentem sua vida quebrada. Tem sentimento de inferioridade, sentem sua alma esmagada. Sentem-se fracassadas e, muitas vezes, a saída que veem é o suicídio. Mesmo que os outros a vejam como uma pessoa bonita, linda, superior, de bem com a vida.

Então, o que leva um jovem, cheio de vida, cheio de sonhos, a dizer – a vida me esmagou, e eu vou tirar a minha vida. Esse é um drama de milhares de pessoas. Muitas pessoas vivem assim, com inadequação.  E ninguém sabe, nem a família, nem os amigos, porque sentem o medo do fracasso, da falha, não se sentem capazes de lutar pela vida, ou de conseguir alguma coisa, nunca criaram alvos.

São crises e mais crises nas suas relações familiares, e o casamento está sempre por um fio. São pessoas que lidam com o fracasso da forma errada.

Então, amados, a Bíblia está cheia de pessoas que fracassaram.  Grandes pessoas na Bíblia Sagrada que falharam. Mas nós temos que tirar os ensinamentos e aprender a crescer no meio dos fracassos.

Veja, Abraão. Se você lê a historia dele, um dia Deus disse – Você vai ter um filho com Sara. O negocio estava demorando e Sara lhe diz – coabita com Hagar, nossa empregada e tenha um filho com ela, vai ser nosso filho. Ele fez isso, teve um filho com Hagar, Ismael, foi um fracasso.

Depois os dois meninos, Isaque e Ismael, não sabiam conviver, diz que Ismael gozava do irmão e, por não saber lidar com o fracasso, diz que Abraão expulsou Hagar e o filho da sua casa. Isso tem a ver com lei e graça, claro. Mas era um drama que Abraão viveu.  Mais – Sara era uma mulher muito bonita e um dia Abraão disse que era sua irmã e quase que um rei a possui. Foi Deus que interviu e não deixou.  Abraão mentiu.

José, filho do Jacó, era o preferido do seu pai, os irmãos tinham ciúme dele, e ele não sabia lidar com isso. Foi vendido como escravo, foi preso, foi humilhado, fracassou essas vezes.

Davi, um homem segundo o coração de Deus, um dia adulterou com uma mulher, esposa Urias, de um general seu. E Davi mandou colocar Urias na frente de batalha pra morrer. Ele morreu e Davi ficou com sua esposa, Bate-Seba, teve um filho com ela, o filho morreu. Davi teve fracasso.

Oséias, um profeta menor. Deus mandou casar com uma prostituta, depois com uma adúltera. Quando a prostituta morreu, ele disse – Não estou entendendo, Senhor. Ele se sentiu fracassado.

Neemias, com toda a sua habilidade administrativa, quando começou a reconstruir os muros de Jerusalém, e os inimigos disseram – você não vai reconstruir esses muros – ele criou um drama. Teve um fracasso.

Paulo – brigou com Barnabé por causa de João Marcos, houve uma cisão entre os dois. Paulo foi com Silas pra uma direção, Barnabé foi com Joao Marcos para outra e Paulo e Barnabé nunca mais trabalharam juntos.

Amados, obstáculos, lutas, problemas, todos nós temos. Em algum momento, todos nós temos uma historia de um fracasso, de uma crise.  Mas nós temos de aprender não só com os êxitos, mas também com as vicissitudes. Se eu falei aqui de Abraão, de José, de Davi, de Oséias, de Paulo, estou falando de mim e de você. Nós não aprendemos só com o sucesso, mas também com o fracasso. Nós não podemos, a cada obstáculo, pegar a mochila e sumir.  Olha o que diz o sábio Salomão.

Provérbios 9: 8-9 Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.

Então, às vezes, é preciso uma repreensão, uma chamada de atenção, uma admoestação. Eu quero que você saiba que essas coisas são parte da nossa vida. Cada obstáculo não pode ser razão pra você deixar de vir à igreja, abandonar a comunhão dos santos, ficar em casa se sentindo abandonado, desprotegido.  Não faça isso. Veja o caso de Paulo. 

1Coríntios 2:1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.

1Coríntios 2:2-3  Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.

Paulo, a grande figura depois de Jesus, ele que foi o prudente construtor dos alicerces do cristianismo, ele diz que foi ter com os coríntios em fraqueza, temor e grande tremor. Ele não disse – vocês sabem que eu sou?  Eu sou Paulo, eu fui arrebatado ao terceiro céu, eu estive lá junto do trono com Jesus, eu sou o único apóstolo que fez isso. Mas ele diz – eu fui ter com vocês em fraqueza, temor e grande tremor.

Se Paulo viesse hoje a uma igreja da lei e dissesse isso, iam dizer – Paulo, você está em pecado. Mas este é o apóstolo são Paulo. Quando ele foi pregar em Atenas, na Grécia, ele pregou pra meia dúzia de gatos pingados. Ele viaja pra outro país, esperando encontrar lá uma grande multidão, e tinha 4 ou 5 pessoas pra ouvir. Fracasso.

Você sabe, no primeiro sopro de infortúnio, nós não podemos desistir. Desistir não é sinal de uma vida sólida.  É sinal de que a pessoa está brincando com Deus. Amados, a vida não é feita só de êxitos, a vida também é feita de adversidades.  Veja o que Paulo disse – fraqueza, temor, tremor. Olha o estado de angústia que Paulo estava vivendo.

2Coríntios 1:8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida.

Veja, como estava desencorajado e depressivo estava Paulo quando foi à Ásia. Isso não quer dizer que ele estava em pecado, ou que tinha perdido a salvação, ou que o demônio entrou na vida dele. Eram as lutas que surgem na vida. 

2Coríntios 3:5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,

Paulo admitiu aqui – não tenho capacidade para ser o que sou. Eu só posso estar aqui por Deus. Amados, eu, em mim, não sou capaz de nada. Nos infortúnios não é hora de desistir, mas é hora de aprender. 

2Coríntios 4:8-10 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

– Bispo, mas isso não é o demônio?  Não. Veja, quantas situações Paulo apresenta aqui que são parte do nosso dia a dia e não é por isso que vou desanimar, nem deixar a igreja e ficar em casa.

Veja a lista de adversidades na vida de um apóstolo. Não estamos falando de um rabino, ou de um simples, padre ou um simples pastor. Estamos falando do apóstolo que Deus escolheu para revelar a sua graça aos gentios.  Paulo estava fraco, apreensivo, não tenho capacidade, abatido, perplexo. 

2Coríntios 11:21 Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.  Paulo estava dizendo: – Eu tenho vergonha do que vou dizer agora…

 2Coríntios 11:22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.

E ele vai mostrar agora diversas situações que muita gente acha – é o diabo que está atacando – nada a ver, são as vicissitudes da escola da vida. 

2Coríntios 11:23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

2Coríntios 11:24-25  Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;  fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;

2Coríntios 11:26  em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;

2Coríntios 11:27-28  em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

2Coríntios 11:29-31  Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.

Veja, Paulo passou por um monte de fracassos, de adversidades, mas ele saiu de todos eles.  E não abandonou o barco, não rasgou o cartão de membro, não foi embora da igreja, ele não foi consultar o profeta Paulão. Ele disse – o Deus a quem eu sirvo é quem me dá a vitória.

Então, nós estamos aqui por um chamado bendito, um plano de Deus, somos parte do corpo de Cristo. Mas, às vezes, no meio dessas tribulações, nós também sentimos uma inadequação, o medo de falhar, o medo de fracassar.  Ouça, Deus te criou, te trouxe para o reino e sabe tudo a teu respeito.

E ele sabe que, por vezes, você e eu passamos por desapontamentos, por lutas, por crises. Às vezes, chegamos ao desespero, à desilusão, decepção. Mas estamos aprendendo com Deus, é isto tudo que modela o nosso caráter, que nos faz ser humildes, que burila a nossa personalidade.

Amados, eu também tenho minhas falhas e sei quais são as minhas fraquezas. Eu não tenho nada a esconder, não sou perfeito, mas sou o que sou pela graça de Deus. Sou alguém como você, um ser humano como Paulo era, que passou por crises e eu também passo. Mas eu não tiro a mão do arado. Porque eu sei que, se Deus está permitindo isso, alguma coisa de bom e de proveitoso tem de chegar.

Olha, eu nasci e cresci numa família católica, meus pais eram tementes a Deus e davam amor aos filhos. Então, até os 10 anos foi muito boa a minha vida lá na roça.

Mas com 11 anos eu saí de casa, fui para o seminário para ser padre, e perdi aquele paradigma dos meus pais. Passei a ter alguns padres como tutores, como conselheiros e mudou totalmente a minha vida. No seminário a gente não era incentivado a crescer, a ter êxito.  Havia ameaças a quem saísse, a quem não estudasse bastante, a quem estivesse ali só para aproveitar os estudos.

Minha autoestima era baixa, eu me achava sem valor, meus valores espirituais eram da idolatria, eu não conhecia Deus. E, quando eu saí de Passo Fundo para tentar a sorte em Curitiba, foi como se o meu mundo desabasse. Tudo novo, diferente, eu estava solto no mundo.

Tudo era novidade, eu tinha que arranjar um emprego e minha única experiência era datilografia.  Na época era algo imprescindível.  E isso me ajudou para que eu tivesse um fôlego e alguém encontrou algum valor em mim. Deram-me emprego. E foi então que minha autoestima começou a melhorar.

Graças a Deus que a Bíblia diz que somos filhos do Deus Vivo.  Aqui não tem superstições, aqui temos a realidade de um Deus Vivo e Verdadeiro, Rei de reis, Senhor de senhores, Deus de deuses.  Um Deus que diz – das minhas mãos ninguém te arrebata. É ele que dá o querer e o realizar. Amados, eu passei por muitas situações de infortúnios. Como, quando comecei a trabalhar, e tive de comprar um terno a prazo, não me sobrava dinheiro para almoçar.

Eu morava em Curitiba na casa da mãe de um amigo meu do tempo de seminário (ele também tinha saído). E eu ia de ônibus, todos os dias de manhã, do bairro Boqueirão, até o centro, então andava umas 10 quadras até o meu emprego e voltava à noite, só com o café da manhã. Eu não contei pra ninguém isso. Mas essa situação me machucava, porque, ao meio dia, todos saíam para o almoço, e eu ia até a Praça Zacarias, e ficava na sombra, esperando o tempo passar. Eu não tinha dinheiro para almoço. Não existia ticket alimentação. Só ia me alimentar novamente à noite, na casa da mãe do meu amigo.

Olha, às vezes, eu ganhava um resto de almoço de um barbeiro (que era vizinho lá no Boqueirão) e tinha seu salão ali nessa praça. Ele percebia que eu não tinha almoçado e repartia comigo sua marmita. Graças a Deus. Eu devorava aquela marmita, era o melhor almoço.

E depois, no ministério, quantas chicotadas, quantas pedradas, quantas lágrimas derramadas, quantas mentiras foram lançadas contra mim e contra a minha família por causa de ministério.  Com sinceridade, eu teria muitas razões para dizer – Basta! – mas eu resisti, batalhei, não desisti, porque era Deus fazendo uma obra na minha vida.  Minha esposa sabe quantas vezes a gente saia de casa para o culto e eu ia chorando no carro, mas, quando chegava à igreja, parece que Deus tomava conta de mim, e mudava tudo, e a alegria de estar na casa do Senhor era maior que todos os problemas.

Nosso apóstolo foi literalmente perseguido quando começou a falar e a revelar os mistérios da graça de Deus.  Todos os líderes começaram a falar mal dele, a chamar de falso profeta. Até atentado a tiros houve contra o carro dele, quase mataram seus filhos. Tudo mandado por uma igreja.  Mas o Deus Vivo estava e está com ele e não permitiu que o mal prevalecesse contra ele.

Ele viu a sua família ser dividida; e diz que foram meses como Daniel na cova dos leões. Foram noites e mais noites de medo, sem dormir, sem viver. Mas graças a Deus tudo foi restaurado. E sabe o que nosso apóstolo mostra como aprendizado disso?  Todas as lutas foram como um trampolim pra ele chegar a uma vida bem sucedida.

Então, se você acha que nada dá certo na sua vida, se você acha que não merece viver bem, se você acha que nunca vai ser bem sucedido, se acha que os teus sonhos nunca vão se realizar, bote isso tudo debaixo dos seus pés.  Deus tem um plano perfeito pra você e ninguém pode alterar os planos de Deus.

Romanos 8: 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Deus tem um propósito em tudo. Se Paulo teve de apanhar, ser apedrejado, naufragar, Deus tinha um propósito com ele. Se o nosso apóstolo teve de passar por inúmeras adversidades, há um propósito de Deus na vida dele. E há um propósito na minha vida e na tua vida, amado.

Jesus passou por situações assim. Mas diz que tudo coopera para o bem.  Como Deus fez uma obra perfeita na minha vida no meio de tantas dificuldades.  Como Deus faz uma obra perfeita na tua vida no meio de tantas dificuldades.

Infelizmente ainda tem gente que, quando passa por inadequações, acha que está em pecado, que vai perder a salvação.  Amados, salvação é cada um com Deus. Salvação é individual. O plano que tem Deus tem é com cada um, também é um plano individual. 

2Timóteo 1:9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,

Então a nossa chamada é celestial, é uma vocação dos céus. Quem capacita e quem qualifica é Deus.

Hoje eu tenho consciência que foi a misericórdia e o infinito amor de Deus que criaram em mim disciplina, equilíbrio, força, ética, resiliência, foram as lutas.  Sabe o que aconteceu cerca de 2 semanas atrás com o nosso apóstolo?  Na convenção regional sul que aconteceu em POA, ele tinha dito – a profissão de pastor é a mais difícil do mundo, mas a mais recompensadora.

Vocês não imaginam quanta gente se voltou contra o apóstolo por ter dito – a profissão de pastor. Como é que pode o apóstolo dizer que ser pastor é uma profissão?  Mas quando um pastor vai preencher um cadastro, e lhe perguntam a profissão ele diz – pastor evangélico, ou, Ministro de confissão religiosa. Claro que é um chamado, uma vocação, mas é uma profissão.  Qual é o problema de ser um pastor por profissão?  É gente da cabeça vazia, fracassada e derrotada que não entende o que são as adversidades da vida.

Então a pergunta que vem é – Apóstolo, ou, Bispo, como é que o senhor encarou todas as dificuldades, todos os fracassos e insucessos?  Qual a sua arma? O senhor não jejua, não faz rituais da lei, não fica sem dormir, não sobe ao monte, não faz sacrifícios da carne… exatamente, nós não fazemos nada dessa artimanhas da lei.

Então, de onde eu tiramos força para enfrentar cada adversidade?  É Fé!  É Certeza, é a Fé poderosa de Cristo, a Fé que vence o mundo. Então, eu não tenho nada a provar nem a perder.  E posso dizer, foi a fé que me fez chegar aqui, dia 07 de fevereiro de 2016 e dizer com confiança – sou mais que vencedor em todas as coisas por Cristo Jesus.  E quando vem algo forte contra a minha vida, sabe o que eu digo?

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

Então, você também pode sair dessa luta, desse fracasso, dessa perplexidade, desse abatimento. Tudo posso naquele que me fortalece.  Tudo posso!  Tudo posso!  Por isso, diz em…

1João 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Se o que está na sua vida são propósitos de Deus, se a tua vida está dentro dos planos de Deus, você já venceu o mundo. O teu destino é vencer.  Você não nasceu pra ser derrotado.  Esta é a fé que vence o mundo. Ela tem que ser âncora da nossa vida. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, de janeiro a dezembro, a vida toda.  Nunca murmure e nunca mude a sua confissão.

Hebreus 6:19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,

Amado, agarre-se à fé, agarre-se às promessas de Deus, agarre-se aos ensinamentos do altar, a palavra é vida, é saúde, ela nos segura quando vem o vendaval – vou desistir, não vou desistir, vou embora, não vou embora – ela é a âncora que nos segura firme.  Não falha. 

Hebreus 6:18  para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;

Estamos aqui no refúgio, e aqui lançamos mão da esperança.

Hebreus 6:17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,

Sabe, Deus proíbe que nós juremos.  Mas houve um momento em que Deus disse – o que eu digo é tão forte, é tão verdade, que eu juro que toda a minha palavra vai se cumprir. Deus jurou e às vezes tem gente que fica racionalizando – esse negocio de dizimo, não sei, acho que é lei, aceito ou não aceito, isto está bom, isto está mal.

Deus tem um plano na tua vida. Ele te fez correr para este refúgio. Ele diz que a fé vence, a fé capacita o inadequado.  Eu não tinha nenhuma condição de ser o que eu sou, se não fosse Deus.  Porque você pode fazer isto aqui um dia, 2 dias, mas já são mais de 16 anos.  Como é que eu poderia manter um altar sempre com uma boa palavra, sempre com boas novas, frutífero, se a mão de Deus?

Olha, eu posso dizer que aprendi muito com os desapontamentos, com as desilusões, com crises.  Quantas pessoas em que a gente confiava e que traíram o ministério, quantas mentiras, quantas lutas para manter esta palavra viva nesta cidade!  Ah! Se não fosse Deus, esta igreja não existiria mais.

1Coríntios 10:8-9 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. 

1Coríntios 10:10-11  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

Então, indo para o final da mensagem, eu queria lhe dizer que o grande tchan é quando você enfrenta as adversidades e não murmura.  Nós vamos falar mais para frente sobre esta questão da murmuração.  A murmuração, no original grego, DOGGUDZO, significa uma atitude rebelde, descontente, queixosa, amarga, murmurador, inimigo de Deus, caluniador.

Eu já fui murmurador.  Mas aprendi que, se estamos dentro do plano de Deus, não há o que murmurar, não há porque se queixar.  Porque, às vezes, no meio da murmuração, a pessoa vai dizendo coisas que Deus disse em Malaquias – as vossas palavras foram duras para mim.

Então, a murmuração é um veneno mortal, quando você começa a murmurar, a se queixar, a dizer que Deus isto e aquilo, que o pastor, que os irmãos, que o mundo… Você vai murmurando e isto é um veneno, a murmuração é contrária à fé. O murmurador é inimigo de Deus. Por isso, eu creio que a grande vitória é a fé sem murmuração.

Hebreus 11:2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.

Pela fé Ana esperou anos por um filho. O profeta chegou a dizer – Mulher, você bebeu demais, está bêbada…  mas ela disse: – Não, não bebi nada, estou angustiada, quero ter um filho.

José esteve 14 anos numa prisão sem ter cometido um crime sequer.

Moisés ficou 40 anos no deserto. Abraão, 100 anos pra ser pai. Noé esperou 120 anos pela chuva do dilúvio.  Amado, não desista.  Em todas as circunstâncias, você sairá mais que vencedor. Hoje eu vejo que tudo sempre cooperou para o meu bem.

2Coríntios 12:9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 

2Coríntios 12:10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Paulo não disse – isso aqui é o diabo. Ele disse – eu estou passando por isso porque é a escola da vida.  Temos que aprender isto, amados – só o Senhor Jesus Cristo é perfeito e adequado. Só Jesus! Ele começou a obra e só ele pode terminar. Nós não somos perfeitos, só ele é perfeito.

Sabe, às vezes, há irmãos que se afastam da igreja, eles tem vergonha porque estão passando por provações e, quando chegam aqui, os irmãos perguntam. Eles se sentem muito envergonhados, se sentem fracassados e por isso não vem à igreja. Amados, se as pessoas perguntam pela família, ou por você, glória a Deus, as pessoas te amam.

Não tem que fugir, não tem que esconder nada, não tem que se envergonhar.  Se você passa por um drama você tem que encontrar a saída aqui no refúgio, no aconchego dos irmãos.  É a fé! Então, nós não somos perfeitos, só Deus é perfeito. 

Romanos 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Pode uma tribulação me afastar da igreja? Pode uma angústia me tirar a paz de Deus?

– Pastor, eu não vou à igreja porque não tenho sapato novo e vão ver, vão perguntar… Amado, não viva de opiniões alheias. Se falarem que o teu sapato está velho, peça para lhe darem um novo, e assim, você vai calar a boca dos opinadores de ocasião. 

Romanos 8:36-37  Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

É isto que você tem de acreditar. O amor de Jesus te deu a vitoria. Ninguém pode alterar os planos de Deus.  Ninguém pode mudar os caminhos de Deus. Um dia, quando você acordar, você vai dizer como Jó – foram águas que passaram.

– Pastor, eu cheguei aqui como cana quebrada… como tição que fumega…  E você acha que Deus vai esmagar a cana quebrada, vai apagar de vez o tição que fumega?  Não! É que essa cana quebrada, esse tição, são as experiências da vida.  E sabe o que Deus vai fazer?

Deus vai te erguer, te levantar, vai te exaltar, por como cabeça, você é coroa de glória e diadema real nas mãos dele.  Ele vai te dizer – minha Delícia, você está Desposada comigo – você está dentro da nação santa e intocável.

Por isso, não temos que nos envergonhar de nada, não temos que esconder nada. Porque em vez de vergonha, dupla honra!  O Senhor vai trazer de volta os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, amados.

Muita gente vai olhar pra você e dizer:  – Quem diria! Assim como disseram de Sara – Quem diria que eu daria um filho ao meu marido velho de 100 anos!

Quem diria!  É que os planos de Deus não falham.  Você vai dizer lá no final – Eu combati o bom combate, eu completei a minha carreira, eu guardei a fé.  É a Fé, amado!   É a Fé!

Assim Seja, assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário