Casa Sobre a Rocha – A Fé Sob Pressão, A Fé Provada

NÃO ESTRANHEIS O FOGO ARDENTE
Neste post vamos tratar de um assunto que pode não agradar a grande parte do povo de Deus – a Provação da nossa Fé.

Romanos 5:1-2 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

 

Estamos estudando sobre fé e sabemos que a fé é um dom exclusivo dos eleitos de Deus. A Bíblia diz que temos uma medida de fé que Deus repartiu a cada um, a quem ele predestinou. Esta fé é poderosa. A fé é espiritual, ela é vencedora. E ela vem pela palavra de Cristo. E a palavra de Cristo não tem outra forma de chegar ao nosso coração, a não ser pela voz de um pregador.

A pregação de Cristo nos faz ouvir a verdade e a fé se estabelece. Então, a fé vem pelo ouvir.  Depois, a fé tem que ser confessada pela boca – aquilo que eu creio, eu falo. Hoje vamos dar um passo intenso e profundo – a fé deve ser testada e provada.

Paulo explicou que o relacionamento da fé com Cristo é um relacionamento glorioso. Vamos vê que Paulo fala de gloriar, e quando a Bíblia fala de gloriar está falando de algo muito forte, é devotar, é ter confiança, firmeza, não usar os lábios com murmuração, não olhar mais para o mundo e sim para Deus.

Romanos 5:2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Paulo está ensinando que somos herdeiros da glória de Deus e temos que viver eternamente num júbilo. A vida espiritual é de júbilo.  Por isso, quem entra aqui na igreja não pode ver uma cara triste  aqui no altar, uma cara aflita, derrotista.  Quem sobe ao altar tem que expressar Deus com alegria, com palmas, com o corpo, tem que mostrar júbilo, tem que se gloriar.

Romanos 5:3-4 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Veja, Paulo está dizendo que devemos nos gloriar nas tribulações. Inicialmente isto aqui parece ridículo. Como eu posso estar numa tribulação e mesmo assim sentir alegria, júbilo?  Como posso me gloriar em Deus numa hora de perseguição, de doença, de solidão, de privação, de crise? Mas a razão disso é que, quando eu me glorio na tribulação, isso traz retorno a minha vida.

Quem passa por uma tribulação e consegue se gloriar em Deus, Deus o torna perseverante, firme. E é uma corrente com elos fortes – tribulação >>> perseverança >>> experiência >>> esperança. Quer dizer que isso gera em mim uma têmpera de guerreiro.  Porque muita gente na hora da tribulação não sente júbilo nenhum, abandona a igreja, pula fora do barco, corre para outros lugares.

Como é possível júbilo na tribulação?  Quando ela é enfrentada com fé. Olha, ninguém gosta de tribulação, mas o próprio Jesus disse que, nesta terra, nós passamos por tribulações, aflições. Agora, 99% das pessoas que passam por uma tribulação, elas não tiram o retorno. Eu acredito que todos os que estão aqui, só estão aqui porque já passaram por tribulações, e sabem que tribulação traz perseverança, experiência e esperança.

Quando alguém diz – eu tive uma experiência com Deus. Eu sei o que significa isto – é ver Deus agir. Mas você tem que ter uma têmpera de guerreiro. Porque, quando enfrentamos a vida com fé, perseverança, experiência e esperança moldam o nosso caráter.

Olha, todas as vezes que eu passo por um desafio, por um obstáculo, por uma situação difícil, se eu perseverar eu vou ter uma experiência real com Deus, e essa experiência vai me dar esperança de saber que Deus não falha. Quem fez a promessa é fiel.  Toda tribulação é uma prova. E a tribulação nos ensina a ser pacientes, porque nada acontece pra ontem. Então temos que perseverar. E isso nos traz aprovação de Deus.  Um caráter provado e aprovado.

Então, não podemos parar diante dos desafios. A vida é um desafio constante. Tem que ser guerreiro. E não estamos  falando de um mero otimismo ingênuo. Não é sonhar acordado, fugir da realidade. Olha, todo cristão verdadeiro tem DNA de vencedor. Não tem como fugir disto. Sabe como Paulo disse isto? Cristo em nós, esperança da glória.  Esta esperança é fruto de você aprender a lidar com tribulações, sentir alegria, saber perseverar com paciência, ter experiência, ter esperança.

A esperança é aquela expectativa firme, serena, confiante, de experiência com Deus. No passado Deus não falhou, então ele não vai falhar daqui para frente. É ter certeza de vitória, de milagre, de cura, de portas abertas, na reversão de uma situação. Todos nascemos para prevalecer.

Romanos 5:5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Ou seja, quem tem expectativas firmes, serenas e confiantes em milagre, ele não se confunde.  Ele não diz – Será que Deus vai fazer?   E o Espírito Santo nos foi outorgado no dia que confessamos Jesus como Senhor. No dia que você ouviu a palavra da verdade, você foi selado com o Espírito Santo. E o amor de Deus excede sempre o que esperávamos. Porque…

Às vezes, você está esperando uma casa de 2 quartos, Deus dá uma de 4. Você está esperando um emprego de 3 salários, Deus dá 8.  Vai fazer um negocio pra ganhar 100, Deus dá 500. É assim que Deus trata nosso caráter – na tribulação, na perseverança, na experiência, na esperança.

Romanos 5:11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Veja que Paulo fala muito de gloriar-se, de ter essa convicção, certeza. E as experiências que você passa elas não são em vão, elas trabalham o caráter.  Porque crente frágil é o que a maioria é aí fora. Qualquer vento quebra tudo. Parece que a vida é um quebra cabeça que nunca tem a peça final que se encaixa.  Então a tribulação trabalha o caráter e aperfeiçoa.

Muita gente passa por tribulação, e é como se faltasse uma peça no quebra cabeça da sua vida. E é nas duras penas da vida, nos processos de Deus, que você se torna um homem maduro. Então tribulação com perseverança, experiência, esperança, amor, estes valores quem que fazer parte do nosso caráter.  Quem é da graça de Deus tem estes valores, não desiste, tem têmpera de guerreiro, tem DNA de vencedor, sabe que nasceu para prevalecer.

2Coríntios 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Veja como as peças começam a se encaixar. Essa transformação de glória em glória é o resultado de experiências com Deus, de perseverança, de expectativas de esperança em Deus. Que Deus não falha, que em tudo há um propósito de Deus em nossa vida. Tiago também explica sobre isso…

Tiago 1: 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

Tiago está falando o mesmo que Paulo – quando você passar por uma provação, alegre-se – não procure um centro espírita, um terreiro de macumba, não bata na porta de um pai-de-santo pra lhe darem um banho de amoníaco. Agora, sinceramente, é muito difícil ver uma pessoa por uma tribulação alegre. É um exercício de fé.

Tiago 1:3 … sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.

Então a fé tem que ser provada. Porque se, numa tribulação, você esperar em Deus, você tem de esperar o melhor. Mas os crentes sempre esperam o pior.  Vai que Deus não atenda, vai que Deus não faça o milagre, vai que Deus falhe… Amado, você tem de esperar sempre o melhor de Deus.  Quando os teus olhos virem o pior, Deus vai trazer o melhor pra tua vida. Então, a provação da fé tem que ser confirmada para produzir perseverança.

Tiago 1:4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Agora, como é que uma pessoa pode se tornar perfeita e íntegra se ela não for testada?  Você é testado, eu sou testado, todos somos testados.  Agora, no meio da provação, ser perseverante, só quem tem a têmpera de um guerreiro. A alegria de passar por uma provação, ser perfeito e íntegro, em nada deficiente, quando você tem uma pressão dentro da sua família, ou na profissão, ou financeira, e você perseverar, acreditar num milagre, esperar o melhor de Deus, se manter firme, tudo isto é contrário à forma natural de pensar.

A forma natural é assim – estou passando por uma tribulação, vou chorar; se estou passando por um perrengue, quem sabe aquela senhora, que lança umas cartas, resolve; este é o pensamento natural. Mas quem se habitua à provação com perseverança, ele se torna perfeito, íntegro e nada deficiente.  A pessoa que não é testada, ela não sabe o que é a força da fé. Então, só o teste, a provação, traz perseverança, traz perfeição, inteireza, acaba com as deficiências.

Amado, vou lhe dizer, quanta pressão está na vida de um líder.  Eu não tinha ideia disso. Agora, as experiências que a gente vai vivendo… Aquilo que antes eu tinha medo, não tenho mais medo; se antes eu ficava chorando, não choro mais; o que antes eu me acovardava, não me acovardo mais. Eu tenho experiência de ser perseverante, ser aprovado, e Deus trabalhar na perfeição espiritual da minha vida.

Então, a vida da fé passa por provações.  Seria uma grande mentira alguém te dizer – agora que você está na igreja nunca mais vai ter problemas, basta beber um copo de água e o dinheiro vai brotar debaixo do tapete da tua sala, a tua sogra vai te beijar todos os dias… e pra sogra beijar todos os dias precisa muita fé.

1Pedro 1:5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Não é acender vela, não é colocar uma guia no pescoço, não é queimar incenso. Quem é guardado pelo poder de Deus, o mal não pode bater na sua vida.

1Pedro 1:6  Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,

Deus é que sabe quem precisa disto.  Olha uma coisa, há pessoas que vivem nisto sempre, porque murmuram, mentem, sempre são contristados.  Porque as provações é que trabalham o caráter. 

1Pedro 1:7  para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

Veja, diz que, às vezes, nós somos apurados, aperfeiçoados pelo fogo. Amado, aqui você está debaixo de uma cobertura divina. É como andar na chuva com um grande guarda-chuva, se você sai de debaixo dele, você se molha. Mas, quando você anda por esta fé preciosa, você está debaixo de uma proteção que redunda em louvor, glória e honra.

Olha, todas as vezes que nós passamos pelo fogo é para glória do Senhor e traz resultados.  Eu não poderia ser o pastor que eu sou hoje com as impurezas do passado, com as dúvidas, os grilos. Então, Deus nos faz passar por situações de prova da fé que fazem nosso caráter ser purificado como o ouro que passa pelo fogo para retirar as impurezas. 

1Pedro 4:12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

Pedro está advertindo que, às vezes, vem fogo ardente. Bispo, então não é o diabo?  Não, são permissões de Deus para trabalhar o nosso caráter. Deus não quer que seus filhos murmurem, que tenham atitudes mundanas. 

1Pedro 4:13  pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

Veja, sempre Deus dizendo – alegria, júbilo, louvor, glória, exultação. Parece uma coisa estranha Deus falar nisso no meio das tribulações. É que o teste purifica o ouro, torna a pessoa íntegra. Às vezes, você conhece uma pessoa orgulhosa, soberba. E, de repente, ela descobre que tem um câncer, e se torna humilde, porque entrou numa prova. Antes, ficava olhando no relógio pra ver se o culto estava terminando. Mas agora o culto pode ser de 5 horas que não arreda o pé da igreja.

Amado, um fogo purifica a pessoa. É um teste, uma experiência, uma prova.  E, às vezes, as provas que nós passamos parecem não fazer sentido. Mas elas criam e fortalecem nossos músculos espirituais e criam uma firmeza de caráter. A mim ninguém mais me convence a voltar pra lei, ou pior, ir para uma seita, seicho-no-ie, ou para o espiritismo, maçonaria.

Jamais na minha vida!  Firmeza de caráter.  É carnaval, não tem problema, temos culto normal, aqui nos dobramos o joelho a Baal nesta igreja.  Aqui nós pulamos de alegria louvando ao Senhor. É o mundo que tem de se curvar a Deus, a não o povo de Deus se curvar ao mundo. Firmeza de caráter só se obtém com testes de fé.

Malaquias 3:2 Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.

O fogo do ourives tira as impurezas do ouro, e a potassa é um ácido que fazia parte do sabão dos lavandeiros antigamente. É parecida com a soda cáustica.  

Malaquias 3:3 Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas.

Deus está falando desse trabalho que Paulo definiu como – de glória em glória. Sabe, há pessoas que estão nas igrejas 20, 30, 40 anos e continuam mentindo, acusando, sempre julgando os outros, murmurando. Não tem vida transformada, não veem a glória de Deus.  Então passam sempre pelo fogaréu e Deus não retira esse fogo enquanto a pessoa não apresentar frutos, firmeza de caráter.

Provérbios 25:4 Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives;

Todos nós, no mundo, tínhamos uma escória. Ou nas emoções, nos pensamentos, ou nas atitudes. E quando você está aqui no culto, o Senhor está fazendo a obra, quando a palavra é pregada. Ele trabalha nas emoções, no coração, no corpo físico. Olha, cada um de nós chegou à igreja como um quebra-cabeça faltando uma peça, para que a vida fique completa. E enquanto Deus não coloca a peça que está faltando, o quadro fica lá incompleto, feio. Então, provações e aflições são o crisol que purifica o povo de Deus, que leva a vida de santidade espiritual.

Isaías 48:10 Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição.

Veja só, pode ser que alguém diga – bispo, estou passando por uma fornalha de aflição financeira. Porque nunca fui dizimista.  Estou passando pela fornalha da aflição com minha esposa, porque nunca semeei amor, só quis amor. Estou passando pela fornalha da aflição, porque tenho uma codependência afetiva, só atraio pessoas ruins a minha vida. Parece que meu dedo é podre.  Deus está passando você pela fornalha da aflição, para purificar o ouro.

Zacarias 13:9 Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus.

Deus diz – purificar, fogo, prova. Vou dizer uma coisa – ninguém ensina isso nas igrejas. Dizem – vamos passar óleo na cabeça e você tem a solução da unção de Deus.  Tome um copo de água pra ficar rico.  Traga 1000 pra Deus te dar 100 mil. Faça a corrente da prosperidade de 21 dias.  Faça um jejum de 7 dias e tudo está resolvido.

E a pessoa continua mentindo, murmurando, falando mal, sendo infiel, não tendo firmeza de caráter. E o que adianta passar uma semana sem comer?   Ou noites nos montes?  Não adianta nada! Então, metal que passa pela fornalha fica refinado. O que não passa no teste é rejeitado. Provações são testes de fé.  É o metal que está sendo purificado.

Lucas 22:32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça;

Veja, Jesus via Pedro desfalecendo e diz – eu roguei por ti. É que Pedro andou dizendo coisas que não poderia ter dito.  Satanás deu um chacoalhada e Jesus viu que a fé dele estava sendo provada e disse: – Pedro eu orei pra você não desfalecer.

Sabe o que dizem aí fora na lei quando passam por uma tribulação?  Deus não está aqui. Deus não existe, se existisse ele não deixaria isso acontecer. Isto tudo Deus trabalha na fornalha da provação. Então, amados, para todos virão tempos de pressão, de lutas, coisas que, às vezes, parecem insuportáveis. Nessa hora a nossa fé não pode falhar. Nossa fé é preciosa, santíssima.

Jó 23:10 Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro.

É bom ver um crente experiente, valoroso, sai de uma aflição como ouro puro. O individuo que dá testemunho no trabalho, na empresa, na família, nas finanças, na educação dos filhos.

Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Então, quando chega a luta, não é pra mostrar fraqueza.  No dia da angústia eu tenho de reagir com têmpera de guerreiro. Acreditar, ir em frente.  Porque, às vezes, vivemos sucesso, êxitos, mas às vezes, vivemos fracassos e falhas.

Jesus teve essa experiência. Quando ele entrou em Jerusalém, o povo o aclamava com palmas, estenderam as roupas no chão para ele passar. Ele foi recebido como um profeta.  Uma semana depois o povo dizia – Crucifica, crucifica Jesus, solta Barrabás.  Mas Jesus não se deixou abater, ele estava ali cumprindo a vontade do Pai. São as experiências da vida. De outra forma não existe vida espiritual. 

Hebreus 12:1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, …   Mas de que forma? 

Hebreus 12:2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Você sabe, Jesus perseverou até o fim.  Então, quando Deus começa uma obra ele termina.

Filipenses 1:6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Paulo tinha esta certeza, Deus começou, Deus vai terminar. Ele não desiste de nós. Ele muda situações, ele abre portas, ele coloca pessoas no nosso caminho para nos ajudar. Ele sabe que a nossa vitória está garantida, se os nossos olhos estão fixos nele.

Então, a Bíblia claramente avisa que a nossa fé é submetida a testes e a provas. E nisso nós não podemos murmurar, porque isso é maligno. Temos que nos gloriar e nos alegrar em Deus. Eu sei que é difícil.  Você pegar um exame médico que diz – câncer – e dizer – Glória a Deus, Aleluia!  É difícil!  Mas você sabendo que Deus não te abandona, ele tem uma promessa, e que o milagre pode suceder a qualquer hora, isso traz esperança, alento, certeza de vitória.

Então, são necessários testes e provas para desenvolver um forte caráter cristão.  É na perseverança, na experiência, na esperança, é de fé em fé, é tudo cooperando para aqueles que amam a Deus.  Por isso, não podemos desistir da fé. Ela é sempre vitoriosa e conduz à maturidade plena.

Quase todos os personagens da Bíblia passaram por provações – Moisés, Abraão, José, Jacó, Ester, Rute, Davi, Pedro, Paulo, Jesus. Todos passaram por provações. Mas eu quero agora usar o final da mensagem para mostrar algo impressionante, porque Deus diz no sexto mandamento – Não matarás. E um dia Deus chamou Abraão e disse – Mata o teu filho.

Que provação!  Que teste de fé! Que momento dramático na vida de um homem com mais de 100 anos, que o sonho dele era ter um filho.

Genesis 22:1 Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!

Quantas vezes Deus já me provou!  Quantas vezes Deus já te provou! Você está ganhando músculos, você sabe que quem fez a promessa é fiel.  A vitória vai chegar, ainda que pareça impossível.

Genesis 22:2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

Imagina só, Abraão esperou 100 anos pra ter um filho. E vem Deus e lhe diz isso – mata teu filho.

– Bispo, mas Deus diz no sexto mandamento – não matarás – e agora ele manda Abraão pegar Isaque e matar?  Para nós seria um motivo de grande perplexidade.  Como vou sair disso? Mas Abraão tinha uma fé e um caráter, onde não havia lugar para murmuração, nem pra sentimentos negativos.

Genesis 22:5 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.

Veja que ele usa o plural. No fundo, ele tinha lá dentro uma convicção inabalável que Deus não queria que ele matasse Isaque. Por isso ele disse aos empregados – Nós vamos adorar e voltaremos. Sabe aquela convicção, aquela certeza lá dentro que diz – essa doença não vai me derrotar, não vou precisar operar.  Vou comprar a minha casa no meio da crise. Vou trocar meu carro. Vou conquistar o meu sonho grande.  Sabe, alguma coisa dizia a Abraão que ele iria se sair bem deste teste de fogo.

Genesis 22:6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.

Imagine a cena.  Isaque carregando a lenha e Abraão levando o fogo e o cutelo.

Genesis 22:7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

O garoto acorda pra realidade. Ele estava habituado a ver, desde pequeno, os cordeiros para o sacrifício. Mas onde está esse cordeiro agora?  

Genesis 22:8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Você tem peito pra dizer – o milagre está na minha vida, a solução chegou, Deus vai trazer o milagre, vai trazer a provisão. Ele é a manifestação do antigo pacto, Jeová Jiré.  Ele é o Deus da provisão!  Você tem coragem de dizer isso?

Genesis 22:9 E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

É como um quebra cabeça onde falta uma peça pra se encaixar.  Imagina a cabeça de Isaque.

– Meu pai, você me disse que eu era o filho da promessa, o resultado de uma espera de 100 anos.

E agora você vai me matar?  Imagina que luta!  Às vezes Deus pede – dá R$100,00 pra ajudar na obra – e a pessoa diz:  Senhor, e se me faltar?  Deus pede o dízimo e a pessoa diz: – E depois o que eu faço para pagar as contas?  Vai me fazer falta…  e Deus diz: – Mas essas são as minhas regras, acredite, eu tenho a provisão pra sua vida.

– Senhor, fala com o irmão que está no meu lado… mas não fale isso comigo, por favor.

Genesis 22:10-11 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!

As peças não se encaixavam. O quadro não estava perfeito. Às vezes isso acontece na tua vida e você diz: – Senhor, não está dando certo, está faltando algo, parece que as coisas não se encaixam… Olha, Deus hoje vai encaixar a peça que está faltando, Deus vai resolver o teu problema. Ele é o Deus de toda provisão e ele só quer ver a tua fé.  Ele só está esperando a tua decisão de fé.

Genesis 22:12  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.

Temer a Deus é ter uma têmpera de guerreiro, é não se esquivar, é não murmurar por nada, é estar pronto para o sacrifício, para a evangelização. É estar aqui nos cultos, na reunião de oração, é ler a palavra, é se envolver com a obra da cabeça aos pés. É isso que Deus quer saber hoje da tua vida.

Ele sabe, mas você tem que provar.  Você não pode negar a Deus os seus talentos, as nossas habilidades, a capacidade que Deus nos deu. Eu não posso vir aqui, ouvir a mensagem e acabou, nada acontece.  Olha, Deus tem um plano na tua vida.  Você é ministro de uma nova confissão, da graça e não da lei.

Não negue a Deus o seu dízimo, a sua vinda à igreja, o seu culto racional, a sua hora de oração e intercessão, a leitura bíblica, a evangelização, o apoio a obra do bom samaritano, o seu testemunho. Não posso negar a Deus e não posso me esquecer dos benefícios.  Eu tenho de dizer o que dizia Davi: Bendize, ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum só dos Deus benefícios.  Então diz a palavra – não me negaste – você não pode negar nada a Deus.

Genesis 22:13  Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 

Genesis 22:14  E pôs Abraão por nome àquele lugar—O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Agora a peça se encaixa. Porque o Senhor proverá.

– Bispo, e quem foi que colocou um cordeiro no meio do mato?

– Olha, Deus é o Deus do sobrenatural.  Ele coloca pessoas no nosso caminho, ele coloca um juiz, o advogado, um médico, uma porta, uma oportunidade, uma pessoa que ajuda a fazer o negócio, ele é o Deus da provisão. 

Genesis 22:15-16 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,

Agora, porque Abraão não negou a Deus, passou por uma experiência, foi perseverante, Deus lhe faz uma grande promessa.  Porque ele poderia, no meio do caminho, dizer ao filho:

– Filho, vamos pegar o carro e fugir pra serra, lá agora tem pouca gente, a vamos passar por turistas.  Mas não!  Se eu tenho de ir à igreja, eu vou à igreja. Não vou negar a minha fé, nem o chamado de Deus. Então, em consequência disso, Deus proveu o cordeiro e disse… 

Genesis 22: 17-18 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

Caráter provado no fogo.

– Eu sei que temes a Deus.  Como é impressionante ver um homem que teme a Deus. Porque o temente a Deus não se envolve com o mundo. Para que as peças se encaixem, você precisa temer a Deus, ouvir a voz de Deus, tem que confiar, perseverar, ter esperança. Esta é a obra que Deus faz, de glória em glória.

Eu sei que alguém pode estar pensando – mas o meu quadro não está completo, bispo. Eu tenho sofrido, penado, mas falta alguma coisa. Pois é.  Falta a peça que só Deus pode colocar para que o quadro da sua vida fique perfeito.

Se você não confessa Jesus como Senhor e Salvador, sempre vai ficar faltando alguma coisa, aquela peça do quebra cabeça que o torna incompleto. Amado, Deus tem o cordeiro para o sacrifício, para completar o quebra cabeça na tua vida. Deus tem a peça.  Quando Abraão olhou pra trás e viu o cordeiro, viu que era a peça que faltava pra completar a obra na sua vida.

Deus está dizendo – Eu sou a tua provisão. E as coisas só se encaixam na nossa vida quando dizemos – Sim – para Deus. As coisas se fecham e se enquadram quando você deixa de lutar com Deus. Se você tentar tocar a tua vida do teu jeito – Deixa comigo, Deus, na minha vida mando eu – vai ficar faltando uma peça na tua vida e você vai se sentir vazio, oco por dentro.

Portanto, acredite, Deus tem um plano grande para a tua vida.  Não importa a idade, sexo, força, capacitação, nada. Abraão, tinha 100 anos, quando teve o filho que Deus lhe tinha prometido.

Tenha têmpera de guerreiro, de não desistir, de dizer – Senhor, se isto veio à minha vida, é um plano de Deus – você pode não estar vendo o cordeiro para o holocausto. Mas creia, Deus tem o cordeiro preparado.  Deus tem provisão para cada situação.

Meu irmão, acredite nesta palavra que eu ministrei hoje ao seu coração. É Deus que põe a peça que está faltando no teu quebra cabeça.  Se você crê, Ele está colocando a peça agora e a tua vida nunca mais será a mesma.

Em nome de Jesus.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário