Casa Sobre a Rocha – A Murmuração Gera Ansiedade

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedadeEstamos aqui construindo a nossa vida sobre valores eternos.  Todas as mensagens que o seu pastor prega neste altar tem que estar baseadas sempre na Bíblia Sagrada.  Por isso, você está aqui hoje investindo na sua própria vida e na sua relação com Deus.

Filipenses 2:14-15 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Filipenses 2:16 preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

 

Nós vivemos numa sociedade que adora reclamar.  Olha, não existe nesta terra povo mais clemente, mais indulgente, mais tolerante do que o povo brasileiro.  Contudo, também somos uma sociedade cheia de descontentamento.  Pelos problemas que se vivem aí fora, nossa sociedade produziu uma geração queixosa. E esta geração também é parte das famílias e da igreja.

E sabemos que o queixoso, à luz da Bíblia, é o murmurador.  E murmuração é um vício, tal qual o vício de quem se alcooliza, cheira cocaína, fuma maconha, estão todos no mesmo nível de destruição.

A murmuração e o descontentamento estão em todos os lugares da nossa sociedade – em casa, na escola, na universidade, na repartição pública, no trabalho e está também na igreja. Por isso, estou aqui para lhe lembrar que as escrituras tem algo muito profundo que tem de ser ensinado a respeito da murmuração e da queixa, da lamúria.  Aprendemos domingo passado que a murmuração é uma expressão de ingratidão para com Deus. E é um fato antissocial.

Por isso, Paulo determina um status de vida espiritual – Fazei tudo sem murmurações nem contendas – o crente legitimo, verdadeiro, sincero, comprometido, não pode ser um murmurador, nem pode andar em contendas.

– Pastor, mas isso é o que mais se vê aí fora…. Infelizmente é verdade!

Mas veja, eu não posso ser um filho de Deus, irrepreensível, sincero, inculpável, se eu for um murmurador. Paulo disse que vivemos no meio de uma geração pervertida e corrupta e se isso já existia há 2000 anos atrás, imagine a sociedade em que vivemos hoje. E por causa dessa geração pervertida e corrupta, nós não podemos ser murmuradores. Porque, se não murmurarmos, nós vamos resplandecer como luzeiros no mundo. Quer dizer que, se eu murmurar, eu não sou luz e resplandeço trevas.

Nós vemos hoje uma juventude insatisfeita, que não gosta de responsabilidade, nada é como gostariam que fosse, parece uma insatisfação crônica. Há famílias em que o jovem é que manda, os pais não exercem autoridade, filhos controladores, sem paradigmas, sem regras, sem limites, sem arcar com responsabilidade.  O Brasil está gerando hoje pessoas que, no futuro, serão irresponsáveis, por causa da murmuração.

Lucas 12:15 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Eu não posso ser revelado pelo que eu tenho, eu tenho que ser mostrado pelo que eu sou.  Porque a sociedade está voltada pelo que as pessoas tem, e não pelo que as pessoas são.

Veja, que vivemos numa democracia cheia de fragilidades. E por causa das fragilidades da democracia, há pessoas que fazem coisas nada democráticas. Vivemos numa geração de adultos infantilizados, que se sentem interiormente vazios, vivendo de queixas, murmurações. E a queixa dos jovens que não tem Deus é uma queixa de que a coisa não está bem, meus pais são quadrados, não entendem nada – isso se chama murmuração – isso leva a vida para o fundo do poço.

E, quando alguém entra nessa rotina de murmuração e de queixa, se torna uma pessoa ansiosa. Às vezes, até enfurecida. A queixa e a murmuração geram um comportamento doentio que não podemos ter aqui.  Temos que ser luzeiros que resplandecem no meio da sociedade pervertida e corrupta. Mas não serei um luzeiro se os meus lábios forem murmuradores. Há pessoas que, desde que acordam até que se deitam, estão murmurando, falando mal.

Quando alguém diz – as coisas não são como eu quero que sejam – aí começa a murmuração. E a ansiedade começa a tomar conta da pessoa, as preocupações, as aflições.  Jesus disse – não andeis preocupados, não andeis ansiosos.  As preocupações são toleradas quando levam a pessoa a agir de forma sensata e equilibrada. Mas se o caminho da preocupação foi seguido de queixas e murmurações isto é uma doença espiritual, chamada insensatez.  Então, amado, não permita murmuração dentro da sua casa.

Sabe como é comparada a murmuração no original grego? É como uma onda que vai batendo na areia da praia, a queixa, a lamúria, a insatisfação, o falar mal, o mau juízo, murmuração.

– Pastor, e em termos espirituais, onde se encontra o perfil de maior murmuração entre o povo de Deus?  Onde está o ponto que as pessoas mais reagem?

Está na Soberania de Deus. Sabe o que Lutero dizia?  Se o homem pensar que tem qualquer tipo de participação na questão da salvação, por menor que seja, esse homem não conhece Deus nem a palavra.

Veja, a Bíblia deixa claro que o homem sem Deus está morto em pecados e delitos.  Não há justo, não há um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se desviaram.

Deus soberanamente faz as coisas. É como Jesus disse – o homem não poderá fazer coisa alguma se do céu não lhe for dada.   Mas a noção de soberania é muito frágil na vida do povo de Deus.

As pessoas acham que é por obras, ou pensam que elas tem autoridade sobre Deus. E aí começa a murmuração espiritual. E sabe como é a grande queixa do ser humano?

– Deus tem que… se eu quiser… se Deus não fizer…

E isso começa a criar um homem  grande e um Deus pequenino. Um homem poderoso e um Deus fragilizado. Mas a Bíblia diz que ele é Rei de reis, Senhor de senhores, Deus de deuses, ele é o Cabeça da igreja, o Criador de todas as coisas. Nada do que existe existiria se não fosse por Jesus Cristo.

Então, amados, criaram uma doutrina chamada livre arbítrio, que rouba a glória de Deus. Você sabia que livre arbítrio não está na Bíblia, nem a palavra, nem o conceito? Não está na Bíblia.

Este conceito não tem nada a ver com o Soberano, no original grego, Déspotes, aquele que tem poder para erguer e abater, ferir e curar, criar, gerar, matar, esse é Deus e ele é Soberano sobre tudo e sobre todos, diz a Bíblia Sagrada.

Então, quando as pessoas querem exercer um tipo de autoridade que não tem, elas estão pensando de si mesmas além do que deveriam pensar.  Amados, eu não tenho coragem de tocar na glória de Deus. Não deixe o homem querer ser Deus, roubando a glória que pertence somente a Deus.

Você não está aqui por minha causa, você está aqui por Deus, pela palavra, pela vocação, por aquilo que Deus começou na tua vida desde antes da fundação do mundo. Ele te conheceu antes dos teus pais te gerarem. Isto tudo aqui está provando a soberania de Deus.  Ele começa a obra e termina. Ele tem o querer e tem o realizar.

Então, há pessoas que concordam com algumas partes da Bíblia e com outras não. Porque se sentem deuses. Paulo teve uma grande discussão a respeito disso com a igreja de Roma. E essa mensagem à igreja de Roma não foi só para eles, foi para nós também.

Romanos 9:20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?

Sabe, os murmuradores discutem com Deus. Se o Senhor não fizer como eu quero, domingo eu não vou à igreja, eu não dou o meu dízimo. E fizeram de Deus um garoto de recados.

– Senhor, guarda a minha casa, viu?

– Dirige o meu carro, você é meu motorista, tá bom?  E esse tipo de coisa causa uma enorme murmuração.  Então Paulo pergunta de forma incisiva.

– Quem és tu, ó homem, pra ficar discutindo com Deus?  Por que você diz que não acredita no dízimo?  Por que você acha que não tem que orar ? Por que você acha que não tem que ter temor de Deus e achar que é grande e Deus é pequeno?

– Pode o objeto perguntar a quem o fez…?  Então, quer dizer que eu não sou simplesmente o filho do seu Demetrio com a dona Juva. Eles fizeram a minha carne. Mas a minha verdadeira identidade é de um espírito angelical que habita num corpo de carne, sangue, pele, ossos, tendões, templo do Espírito Santo. Mas a nossa verdadeira identidade é espírito que tem a medida angelical que habita num corpo.  Então Deus pergunta:

– Quem fez este corpo, quem é que deu o molde no ventre da minha mãe?

Foi Ele que escreveu e determinou todos os meus dias quando nenhum deles havia ainda. Isso é coisa de um Deus Soberano. Não se pode discutir com Ele.  É por isso que dizemos – se está na Bíblia, eu creio – não é pra discutir com Deus. Porque, quando eu começo a discutir com Deus, estou atacando a soberania de Deus. E queixar-se contra Deus, para nós cristãos tementes, é inaceitável, inconcebível. É blasfêmia. É confiar desconfiando. Que desgraça de audácia.

– Então, qual o ponto mais atacado na Bíblia? A predestinação.  Veja que Paulo explica em…

Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Deus está dizendo que nós somos a massa e Ele, o oleiro. E diz que Ele tem direito, porque é Soberano. Quem põe e dispõe é Deus, quem chama ou rechaça é Deus. E essa massa, no original, é útero, ventre. Que ventre é esse que gera um vaso de honra e outro de desonra?  Eva.  Adão e Eva tiveram Abel – vaso de honra – e Caim – vaso de desonra.

E quem permitiu isso tudo?  O Soberano Deus.  Então, Abel e Caim, significam soberanamente as duas sementes – a semente da salvação e a semente da perdição.

– Mas Deus tinha que salvar a todos…. Não, Ele salva quem Ele quer salvar. Essa é a murmuração mais terrível, quando as pessoas dizem:

– Mas Deus tinha que salvar a todos… Deus faz o que Ele decidiu fazer desde toda a eternidade. Nós não mandamos em Deus. Ele é que domina sobre nós.

– Pastor, o senhor tem como provar com a Bíblia que Caim era semente da perdição?

– Mas é claro que a Bíblia mostra isso e com toda clareza e verdade, meu amado irmão.  Veja o que diz em…

1João 3:12 não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

Mau e justo. Semente da perdição e semente da salvação. Caim assassino, filho da perdição. Abel, justo, filho da salvação.  Diz que Caim era do maligno. Se era do Maligno, não poderia ser de Deus.  Então, do mesmo ventre de Eva:  – ela teve um filho para a perdição, e teve outro filho para a salvação.  Isso se chama soberania de Deus. Deus decidiu e determinou que fosse assim.

Romanos 9:22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,

Quer dizer que há gente nesta terra que veio preparada para a perdição.

– Mas eu não concordo com isso, pastor.  Então você é Deus?  Porque foi Deus que disse que disse que há pessoas preparadas para a perdição.

Se você notar o que tem de assassinatos em massa na Síria, você há de concordar que quem faz isso só pode ser do maligno, é a semente da perdição.  Porque o inimigo vem somente para roubar, matar e destruir. E Jesus vem para dar vida e vida em abundância.  Roubo, morte e destruição são objetivos do diabo.  Vida em abundância é o que o nosso Deus nos dá.

E diz que Deus suportou com muita longanimidade os vasos de ira – isto começou com a desobediência de Adão e Eva, quando satanás se encarnou na serpente. Ali Deus poderia ter acabado com o diabo, mas com era criação dele, Deus não poderia jamais matá-lo. Então o Soberano permitiu que no ventre de Eva nascesse um filho do maligno.  Deus não poderia matar o que Ele amava e que era sua criação.  Então, a forma de perpetuar o maligno, foi através de Caim e dele vem os amorreus, gebuseus, heteus, girgaseus, filisteus. Todos esses aí são filhos da perdição, não se salvam.

– Pastor, quer dizer que o diabo tem descendentes nesta terra?  Exatamente.  Veja o que Deus permitiu ao diabo ter em…

 Gênesis 3:15  Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Coloquei de propósito em itálico e sublinhado – tua descendência  – a descendência de satanás foi decidida por Deus lá no Éden.  Porque Ele queria mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportando com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição.  Ou seja, Deus permitiu que satanás tivesse descendentes, filhos dele, gerados por ele, só que preparados por Deus para a perdição.  Quer dizer, filho do diabo não tem salvação para ele, Jesus não morreu por ele e o lugar dele é o inferno.

Mas, graças a Deus, porque o Senhor nos preparou de antemão para glória, como ensinou Paulo em…

Romanos 9:23-24 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Então, há pessoas destinadas à perdição, a partir de Caim. E há pessoas que Deus preparou de antemão para glória. Assim, Deus criou o sol, a lua, a terra, as galáxias, e também criou todos os espíritos predestinados para a salvação.  Quer dizer que a nossa vida não começa em Caim, ela começa desde antes da fundação do mundo. Antes dos tempos eternos.  Em Caim começa a vida dos que foram preparados para a perdição.

Comigo foi assim – houve um dia, 8 de dezembro de 1949, que eu nasci do ventre da minha mãe, e nesse dia em que nasci eu já era de Deus. Quando você nasceu você já era de Deus. Ele, soberanamente, fez isso. Ele preparou você de antemão para a Sua glória. Para a salvação eterna. Para o céu. Para a vida eterna com Ele. Somos vasos de honra, como toda a igreja de Jesus ao longo de todos os séculos, até Jesus voltar.

Romanos 9:11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),

Romanos 9:12-13 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

E por que isso?  Porque Jacó era semente da salvação, e Esaú, semente da perdição. 

Romanos 9:14-15 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.

Os murmuradores dizem que isso é uma injustiça.  Deus teria que salvar a todos. Só que Deus quis salvar os que Ele predestinou para a salvação.  Os outros, não.  Ele é soberano.  Olha, eu aprendi a nunca discutir com Deus. Ele diz, Ele está certo, eu creio e ponto final. 

Romanos 9:16  Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Não depende de livre arbítrio.  Olha, Deus usou de misericórdia para conosco. Estávamos mortos em pecados e delitos, andávamos fazendo a vontade da carne e de satanás.

Romanos 9:17-18  Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.

Olha aí a Soberania do Senhor.  O filho da perdição é endurecido, ele acha a palavra, loucura. E o filho de Deus aceita, confessa, acredita, recebe, diz amém.

– Pastor, mas isso é ser marionete de Deus!

– Olha, eu prefiro ser marionete nas mãos de Deus do que ser uma Ferrari nas mãos do diabo.  Pra que é que eu vou discutir com Deus? Se Ele fez assim está bem feito pra mim.  Ele é Deus perfeito. E à Sua vontade ninguém pode resistir.

Olha, ser de Jesus não é ser marionete de Deus, é ter o maior privilegio do mundo. Você dizer – sou salvo para sempre – é o maior privilegio que alguém pode ter nesta terra. Quando se fala de soberania de Deus, tem anjos caindo aqui no altar.  E o povo de Deus recebe o que precisa: cura, libertação, alegria, saúde, força, restituição, provisão.  Diga Glórias a Deus!

Então, a soberania é a questão mais atacada na Bíblia pelos murmuradores, que exercem um efeito devastador na família, no trabalho e na igreja, porque são destemperados emocionais. Veja o que Judas diz sobre eles em…

Judas 1:11 Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.

Judas 1:12 Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas;

Judas 1:13 ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.

Judas 1:14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,

Judas 1:15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.

Judas 1:16 Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.

Veja como Deus não aceita a murmuração, porque é um pecado profundo, é muito contagioso, é um péssimo testemunho.  Amados, temos que proteger a nós, nossa família, nossa igreja, porque não vivemos num lamaçal queixoso, murmurador, porque isso é uma miséria de vida.  E Deus faz uma advertência…

1Coríntios 10:8-9 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.

1Coríntios 10:10-12  Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.  Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Quer dizer que, quando Deus começou a tratar a murmuração lá com o povo hebreu, ele disse a Paulo:

– Escreve agora para toda a minha igreja que esse fato, que ocorreu há quase 5000 anos atrás, é para  advertência à minha igreja. Porque aquela parte do meu povo que morreu no deserto, foi destruído pelo exterminador por causa da murmuração.

Veja que coisa terrível: Murmura-se contra Deus, contra a esposa, contra o marido, contra o céu, contra a terra, contra a doutrina, contra a família, contra o governo, contra o calor, contra o frio, contra a chuva, contra a seca. Isto é parte de uma geração doente.

Eu já passei aqui alguns dados que mostram porque você deve ter cuidado na sua relação com o pastor e orar pelos pastores da igreja.  Veja esta estatística que mostra os efeitos da murmuração na vida dos pastores e líderes evangélicos no Brasil.

– 97% dos pastores já foram traídos e falsamente acusados pelos lideres de confiança. 

– 70% dos pastores batalham contra a depressão.

– 1500 pastores desistem do ministério a cada mês no Brasil.

– Apenas 10% se aposentam como pastores.

– 80% dos pastores se sentem desencorajados.

– 94% das famílias dos pastores sentem a pressão do ministério.

– 78% dos pastores não tem amigos íntimos.

– 90% dos pastores trabalham entre 55 e 75 horas por semana.

– Um índice elevadíssimo de pastores já pensaram ou tentaram o suicídio.

É dramático, mas esta é a realidade do mundo espiritual. Tudo isso acima acontece na vida dos pastores e líderes evangélicos por causa da murmuração do povo de Deus nas igrejas.

Por isso, eu profetizo que, aqui neste ministério, diabo nenhum se cria nesta igreja.  Eu não tolero murmuração e espero que também você não tolere nenhuma murmuração e nenhum murmurador.  Para não haver destruição na sua vida e na vida da sua família e igreja. Não deixe que o veneno da murmuração entre na sua vida.

– Pastor, quando é que tudo isso começou?  Tudo começou quando Deus disse a Moisés para mandar 12 espias espiarem a terra prometida. Veja o que diz em…

Números 13:1-2 Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.

Números 13:27-28 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.

Números 13:29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.

Estes povos todos aqui são filhos da perdição, eles não podem ter vitória sobre os filhos de Deus. E quando Josué e Calebe viram que os outros 10 espias estavam infamando a terra, eles tomaram outra atitude, a atitude da fé. 

Números 13:30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.

Você vê aqui o que é a fé.  Só a fé vence.  Não importa o que os nossos olhos físicos veem, a fé vence. Os olhos físicos veem o problema. A fé vê Deus agindo.  Deus prometeu, Deus vai cumprir.  Porque Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para prometer e não cumprir.  Deus tinha prometido a terra ao seu povo.  E quis dar uma ideia antecipada do que era essa terra. De como era terra excelente, onde manava leite e mel.

Veja, Deus tinha preparado a melhor terra para o seu povo. E disse – vão lá ver o que eu preparei para vocês.  Lá tem gente morando, mas são pessoas destinadas à perdição.  Mas acreditem em mim, eu vou à sua frente e vocês vão expulsar essa gente toda, vocês já venceram esses povos todos, porque eu dei a terra a vocês.

Então o que bastava ao povo de Deus?  Crer que a terra já era sua, porque era Deus dando a terra e não um homem.  Mas a incredulidade encheu o coração de 10 espias e eles passaram esse espírito incrédulo ao povo todo.

Números 13:31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

Números 13:32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

Números 13:33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

Esta gente começou a murmurar, a difamar. Olha, eu acredito que todos nós aqui já fomos vitimas de um murmurador.  Esses 10 espias eram profetas da destruição.  Não ouça os profetas da destruição. Tire do whatsapp, apague, cancele amizade no FB.  Porque os murmuradores estão por aí. E esses profetas da destruição puseram uma nação toda a murmurar.  A murmuração contamina, é veneno.

Números 14:1-2 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!

Não deixe isso acontecer na sua casa, porque Deus diz que escreveu isso para nossa advertência.

Números 14:36,37 Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o SENHOR.

Eu não quero e não vou morrer de praga diante de Deus, por ser murmurador. Eu quero ser um luzeiro nesta cidade e região.  Eu quero aquilo que Deus quer pra mim. Jamais vou murmurar contra o Senhor. Porque murmurar é espalhar veneno, é se queixar, é espalhar um mal contagioso, é contaminar, é agitar o coração das pessoas, e fazer o pânico se espalhar. E Deus não quer isso. 

1Coríntios 10:5Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.  Por causa da murmuração.

1Coríntios 10:11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

Então, Deus está falando à sua igreja.  Eu creio que todos já temos uma ideia bem firmada do que Deus pensa a respeito dos murmuradores. E nós estamos aqui para aprender com os erros de Israel.  Eles foram murmuradores e foram destruídos. E você está entendendo que a murmuração é um sintoma de um problema espiritual profundo. É o fracasso de não se confiar em Deus. É a derrota de não se submeter à soberania de Deus.

1João 5:10 Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.

Quer dizer, quando eu discuto sobre soberania de Deus, quando não estou de acordo com a Bíblia, quando uso de lábios profanos, estou chamando Deus de mentiroso.  Dizer que Deus tem de respeitar o meu livre arbítrio, porque eu é que decido se quero salvação ou não, se quero Deus ou não, isso é total falta de conhecimento da soberania de Deus, é querer discutir a vontade de Deus, é querer que o homem seja maior que Deus. É querer que o homem seja Deus e Deus seja homem.  É dizer que Deus está mentindo.  Absurdo isso!

Agora imagine, quantos milhares de cristãos chamam Deus de mentiroso todos os dias. Porque não dão crédito à palavra. Veja, se eu dou crédito à bula de um remédio que o médico receitou, por que razão eu não dou crédito à Bíblia Sagrada, à palavra do Deus Todo Poderoso?

Lamentações 3:39 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.

Então, não murmure contra Deus, murmure contra você. Não murmure contra a esposa, o marido, os filhos, a sociedade, o governo. Mas se alguém quer murmurar então murmure de si mesmo. Por isso diz em…

Filipenses 2:14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas,

Filipenses 2:12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

Filipenses 2:13  porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Olha, com estas mensagens, você já deve ter firme na sua mente o quanto é prejudicial a murmuração.

– Pastor, mas eu gosto de desabafar!  Então, desabafe pra você mesmo no seu banheiro. Faça força e desabafe.  Depois vá pro banho e desabafe novamente contra o chuveiro. Grite pra você, mas não grite contra os outros.  Porque quando Deus está agindo não podemos nos queixar. Claro que a vida nem sempre é como nós gostaríamos. Mas temos que confiar e ser gratos por tudo o que já temos.  Murmuração é uma expressão de descontentamento.

Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

– Deus, me dá um carro… Deus dá e o abençoado diz – A gasolina tá muito cara, Senhor.  Mas você sabia que a gasolina está cara.  Se não dá pra andar de carro, ande de bicicleta, ande a pé, ou fique em casa.

– Deus, quero um filho… Deus dá o filho e a mãe diz – Senhor, essa criança tem cólica a noite toda, não consigo dormir mais nem uma noite tranquila…

Amada, criança pequena tem cólica mesmo. Mãe com filho pequeno não vai ter noites de sono tranquilas, até o seu filho crescer e sair dos momentos de cólicas, alimentação de 3 em 3 horas, nascimento dos dentinhos etc.

– Senhor, o meu sonho é ter um bebê nos braços… Deus dá e ela diz – Nossa, meu Deus, essa fralda cheira podre. Que cherio horrível!   Amada, fralda de nenê cheira mal sim.  Aliás, não existe cocô perfumado, nem o seu é perfumado. Então, quis um filho, o Senhor te deu, agora aguente a fase toda de crescimento do seu filho.

– Senhor, quero um marido… Deus dá e ela reclama – Coisa chata esse negócio de homem, são todos iguais.  Mas você pediu um marido… e todo homem é chato mesmo. Mas você também tem seus momentos de chatice.

Então, não devemos questionar Deus, não discutir com Deus, devemos nos submeter.

Tiago 5:9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas.

Quer dizer que, se eu me queixo de você e você de mim, murmuramos, o juiz está à porta.  Cuidado com a tua boca, para não murmurar.  Porque é assim…

Está calor.

– Meu Deus, que calor dos infernos…  Ah! mas você não é do inferno, e nunca esteve lá pra falar isso, você está murmurando com o calor que o Senhor criou.

– Sem ar condicionado não dá… liga o ar,,, aí está frio.

– Caramba!  Frio do polo norte…  Cuidado, meu irmão, minha irmã, o juiz está à porta, amados.  Porque Deus odeia a murmuração.  Somos filhos de Deus, temos que resplandecer como luzeiros, temos que ter contentamento e caráter, pelo que dizemos, pelo que somos.  Somos cristãos virtuosos, temos que causar uma boa impressão, porque somos luz.

Olha, um cristão murmurador nunca terá uma influência positiva na sociedade, em casa, no trabalho. Você não pode dizer que é evangélico e depois é murmurador.

Somos redimidos, temos um Redentor, um Senhor. E ele disse – Você tem de resplandecer como luzeiro. Porque vivemos no meio de uma geração pervertida, corrupta.  Temos que ser pessoas inatacáveis.  Isso é a igreja que tem de ensinar, porque não se aprende na escola, nem na universidade.

Olha, nem legados espirituais nós recebemos de nossos pais. Então, temos que acabar com a murmuração, se ela existe, e não tolerar. Porque murmurador é o pior testemunho que pode haver, é contaminador, é veneno.  Nossas vidas estão nas mãos do Senhor, nós acreditamos na providencia de Deus, queremos desfrutas as bênçãos do Senhor. Queremos ter contentamento em Cristo, uma vida de paz, sem ansiedade.

1Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Então, pediu um marido, o marido é chato, lança o marido sobre Jesus, mas não reclame.

Pediu um emprego, Deus deu – só essa merreca, Senhor! – agradeça a Deus pela merreca.  Porque de merreca em merreca você vai ganhar muito.

Lembre-se do que a palavra diz como um mandamento – Em tudo daí graças.  Se eu for fiel em cima da merreca, eu vou chegar a ter um salário bom.  Porque a alma generosa prosperará.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 

Diga – Senhor Jesus, tu tens cuidado de mim.  Eu lanço sobre ti as minhas ansiedades, as minhas preocupações, os meus temores. Confio em ti.  Creio em ti.  Te amo de todo o meu coração. Vou cuidar da minha boca para ela ser sempre um testemunho de salvação.

Em nome de Jesus.  Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário