Casa Sobre A Rocha – Autoridade Para Vencer As Guerras Contra A Alma

 Autoridade Para Vencer As Guerras Contra A Alma

1Pedro 2:11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,

1Pedro 2:12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

 O tempo que estamos vivendo é de grande depravação moral e confusão espiritual no mundo inteiro. O mundanismo tem invadido, de forma astuta e dissimulada, a vida de muitos crentes. E em grande parte das vezes você não consegue mais distinguir quem é crente e quem não é, por causa das atitudes equivocadas.

Hoje você vê pessoas que se dizem cristãs com atitudes mundanas, e a desculpa é sempre a mesma e mundana também – nada a ver fazer isso, fazer assim… este é o momento do nada a ver. Negócios ilícitos, participar da roda dos escarnecedores, sexo fora do casamento, um pouquinho de droga, um pouquinho só de fofoca – nada a ver.

Só que tudo o que nós fazemos tem a ver com quem nós somos. Tudo o que você faz tem a ver com quem você assume que é.  Nossas atitudes exteriores são reflexo do nosso interior.  O que cultivamos no coração dá frutos na nossa vida diária.

Você precisa ter consciência do que Deus espera dos seus filhos que vivem no meio desta geração pervertida e corrupta.  Temos que saber que nada escapa aos olhos de Deus e Ele vê todos os propósitos e intenções do nosso coração.

Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

Atitudes carnais vão gerar uma colheita com consequências carnais na minha vida.  Atitudes espirituais vão gerar galardão de Deus na minha vida. Porque Deus tem graça e favor para os seus filhos, Deus tem promessas tremendas para cada um de nós, vidas abençoadas. Toda provisão, realização de sonhos, porque somos filhos do Deus Extraordinário.  Você não é uma pessoa qualquer.

Você é o melhor da criação de Deus, porque foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por causa disso, você tem direito ao melhor desta terra e mais, direito à vida eterna.

Todos nós temos direito às bênçãos de Abraão, nosso pai na fé.  Abraão teve saúde, provisão total, abundancia, recebeu livramentos do Senhor, teve sucesso em sua vida, foi muito próspero financeiramente, teve família abençoada.  E você tem direito a todas essas bênçãos.

Gálatas 3:8,9 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. 9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

Se você é da fé, diga AMÉM.  Então, você é um dos abençoados com o crente Abraão. 

Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

Gálatas 3:14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Por causa de Jesus a benção de Abraão chegou à sua vida. Creia!  No mundo espiritual tudo já está consumado.  Mas para que tudo se manifeste em nossa vida, temos que fazer o mesmo que Abraão também fez – vivermos em obediência a Deus. Abraão, quando foi chamado por Deus, teve de abandonar seus parentes, a casa dos seus pais, a cultura pagã da Mesopotâmia, abandonou hábitos da religião do seu país.

Para tanto, temos o Espírito Santo de Deus que nos guia para uma vida obediente. E o fruto da nossa vida vem do Espírito Santo.  Ele é quem manifesta o fruto dele na nossa vida. Nós somos a terra fértil, cultivada pela palavra do Senhor.

Estamos no momento de vivermos estas verdades, porque cada atitude tomada hoje vai determinar o nosso amanhã.  Deus quer levantar homens e mulheres cheios do Espírito Santo para fazerem a diferença nesta terra. Temos de viver no Espírito para que Deus se manifeste através da nossa vida.

1Pedro 2:11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,

Vamos nos colocar na época desta epistola de Pedro. Ele chama os cristãos de peregrinos e forasteiros. Roma tinha sido incendiada no ano de 64 DC, e alguns historiadores atribuem o incêndio ao imperador Nero. Mas os cristãos de Roma eram foco de hostilidade do povo romano, após o incêndio.  Muitos romanos perderam suas casas e dizem os historiadores que Nero usou os cristãos para serem usados como bodes expiatórios, já que eles eram próximos dos judeus, hostis à cultura romana.

Nero espalhou um boato mentiroso dizendo que os culpados pelo incêndio eram os cristãos e aí começou uma terrível perseguição. Dizem os estudos que esses peregrinos eram gentios que tinham conhecido a graça por meio de Paulo.  Eles conheceram a graça, e agora tinham que fugir por causa da perseguição dos romanos. E esses irmãos precisavam de fortalecimento espiritual por causa do grande sofrimento que estavam passando. Pedro queria mostrar que esses irmãos precisavam ter uma vida reta vivendo num mundo hostil.  parece bem com a nossa vida neste momento que vivemos.

Amados, não é fácil viver o verdadeiro evangelho nos dias de hoje. Imagine então para aqueles irmãos em Roma.  Eles não tinham pátria, não tinham garantias na constituição, não podiam oferecer seu culto a Deus livremente, tinham que viver escondidos por amor a Cristo e ao evangelho.  Imagine a dificuldade de viver mantendo seu testemunho no meio dessa perseguição.

Dizem que muitos deles forma torturados, outros foram martirizados. E contam os historiadores que a esposa do apóstolo Pedro foi crucificada e Pedro ficou ao lado dela o tempo todo dizendo – Lembra-te do Senhor Jesus. Vejam que amor, que submissão.  E dizem que Pedro também foi crucificado, mas ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se considerava digno de morrer como Jesus morreu.  Isso é muito forte, amados.

Agora, um paralelo com a situação atual.  Atualmente há uma perseguição aos princípios cristãos, aos valores divinos, como casamento, família, igreja.  Basta você se posicionar nas redes sociais com atitudes cristãs, que logo vem um monte de gente pra condenar, para chamar de preconceituosos.

As chamadas redes sociais muitas vezes são antissociais, porque geram atitudes antissociais.  E Pedro insistiu com aqueles cristãos para não se corromperem com o viver pagão que havia ao redor deles.  No original grego, três palavras nos ajudam a entender o que Pedro estava exortando.

Exorto-vos = parakaleo, um dos títulos do Espírito Santo, parakleto.  É o Espírito Santo de Deus que nos ajuda, nos exorta, nos guia, aconselhar com urgência, para vivermos aquilo que Deus preparou para nossa vida nesta terra.

Absterdes = apecho = Estar distante de; conservar-se longe de, fugir.

Paixões carnais = epithumia = anelos, desejos (neste caso de má índole), anseios. Esse vocábulo era frequentemente usado em conexão com as aberrações sexuais e outros pecados carnais. 

Em resumo, Pedro estava dizendo – Fujam dos desejos carnais e mundanos que fazem guerra contra a alma, guerra interior. Guerra contra a alma daqueles peregrinos e forasteiros. Mas que desejos, que paixões são essas que fazem guerra contra a alma? Raiva, porque estavam sendo perseguidos. Tentações carnais, porque estavam inseridos no meio pagão.  Os romanos eram muito carnais e libidinosos. Tentações de negarem a Cristo.

Vamos trazer agora para a nossa vida.  Como eles, nós também somos peregrinos, porque estamos aqui nesta terra de passagem.  Nós respeitamos o Brasil, nascemos aqui, nossa pátria da carne, mas a nossa pátria verdadeira não é esta, nossa pátria é celestial. Porque viemos de lá e para lá voltaremos.

Filipenses 3:20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Então, quais são os desejos carnais que podem gerar sérias consequências?  Às vezes, até consequências irreparáveis.  Existem fortes adversários que fazem guerras contra a nossa alma. E isso atinge a todos, ninguém está isento disso.  E eu estou falando de paixões que fazem guerra contra a alma. Pedro se refere aos desejos fortíssimos da carne, que são destrutivos, limitadores, e afastam a manifestação das bênçãos que Deus tem preparado para nós e que, já vimos, são nosso direito.

Sentimentos errados, inveja sabotadora, por exemplo.  Dizem os psicólogos que existe a inveja espelho, que você vê alguém muito bem sucedido e você deseja ser igual a essa pessoa.

Mas tem a inveja sabotadora, quando alguém tem inveja do que a outra pessoa conquistou, mas não consegue ser ou chegar aonde a outra chegou.  E por isso tenta destruir a outra pessoa. Isso pode acontecer com quem não guerreia com as armas certas.

Ciúmes, egoísmo, amargura, raiva, desejo por sexo ilícito, desejos sexuais contrários ao que Deus ordenou, sentimentos contrários aos ensinamentos bíblicos. Tudo isso gera danos à alma, aos sentimentos, às emoções. E até danos físicos.

De forma resumida é tudo aquilo que a voz do Espírito Santo em você diz para você não fazer ou não manter no coração. Guerras na alma que não são combatidas da forma correta, fatalmente nos levam a dar lugar à desobediência e ao fracasso espiritual. Atenção com suas atitudes perante as situações e julgue-se a si mesmo.

– Estou sendo obediente a Deus? Meu agir e meu pensar é de alguém obediente?  Estou na graça?  Estou vivendo aquilo que o Senhor me ensina, aquilo que o Espírito Santo fala dentro de mim para eu viver?

2Coríntios 2:9 E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes.

Mas por que Paulo falou isso?  Obedientes em TUDO?  Por que, bispo? 

2Coríntios 2:11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.

Quer dizer que a obediência em tudo tem um propósito – para satanás não ter vantagem sobre nós, pois ele tem desígnios. E quais são os desígnios de satanás?

Tentar nos afastar da comunhão com Deus. Tentar nos afastar da vontade de Deus pra nossa vida. Tentar nos afastar das bênçãos que vem de uma vida obediente. Tentar nos distrair para não ouvir a voz do Espírito Santo que nos leva ao querer de Deus pra nossa vida.

Quantas vezes o diabo leva vantagem sobre nós, quando nos sentimos ofendidos e magoados e carregamos, às vezes, mágoas por anos a fio.

Quantas vezes o inimigo leva vantagem, quando você ignora a voz do Espírito Santo, e esteve em lugares onde não deveria estar, fechou negócios com quem não deveria.

Quantas vezes o inimigo leva vantagem, quando você deixa a sua língua ser língua de fogo que incendeia a vida com fofocas, com maledicência, com acusação e condenação de pessoas. Mas Bíblia diz que a nossa boca não pode ser fonte de água doce e amarga. Que o nosso linguajar tem que ser sadio, não pode sair palavra torpe dos nossos lábios.

Quantas vezes o inimigo levou vantagem quando você cedeu a tentações carnais, desejos sexuais ilícitos, teve recaída por um vício.

Quantas vezes o inimigo levou vantagem quando você não se controlou e tratou mal sua esposa, seu marido, seus filhos, seus irmãos.

Quantas vezes o inimigo levou vantagem quando você não priorizou o reino e o seu relacionamento com Deus.

Quantas vezes o inimigo levou vantagem quando você permitiu que fosse apagado o ardor do primeiro amor por Deus e pela palavra.

Quantas vezes o inimigo levou vantagem quando você teve atitudes que entristecem a Deus.  Paulo ensina que o Espírito Santo se entristece às vezes e que até nós podemos apagar a atuação do Espírito. É como você ter uma televisão novinha, ligada na rede a cabo, mas você não usa o controle para acessar os canais.  Se você ligar a imagem vai aparecer. Se você estiver ligado com o Espírito Santo e não entristecê-lo, ele vai atuar, ele vai se manifestar.

Efésios 4:30, 31 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

Olha o que entristece o Espírito Santo.  Amados, quanta malícia neste mundo, paixões carnais que fazem guerra contra a alma. E que trazem consequências devastadoras.

2Coríntios 6:14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

2Coríntios 6:15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

Nunca haverá harmonia entre Cristo e o maligno.  Mas a boa nova para hoje é – qualquer guerra contra a tua alma pode ser vencida, creia nisto.  E a sua parte é ser obediente a Deus.  Faça aquilo que Pedro disse – fuja, fique longe, afaste-se, mantenha acesa a comunhão com o Espírito Santo.

Se você percebe algo que pode tirar a sua paz, desviar sua atenção, prejudicar seu relacionamento com Deus, fuja, caia fora.  Se é uma fraqueza sua, peça ajuda ao Espírito Santo para resistir.

Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

A ousadia espiritual em Cristo é a grande força para resistir às tentações, é a escolha da vontade de Deus.  Deus falou a Caim quando ele se irou porque Deus tinha se agradado mais da oferta de Abel.

Gênesis 4:7 … o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Amados, cuidado, porque o pecado deixa marcas dolorosas na alma.  O teu desejo é contra você.  Mas você tem o poder de Deus dentro de você para dominar qualquer desejo carnal que venha contra você. Você tem de viver a beleza de vida que é oferecida pela graça de Deus.

Você tem o poder dos poderes dentro de você.  Use, é Deus agindo em teu favor. Todo cristão regenerado tem de ter controle sobre a sua carne, porque os desejos da carne são opostos aos desejos do Espírito de Deus que vive em nós. São adversários.

Romanos 8:5,6 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

No original diz – fixam a mente nas coisas da carne. E as coisas da carne geram morte. E quem fixa sua mente nas cosias do Espírito, isso gera vida e paz.  Por isso nossa inclinação tem que ser para o Espírito e não para a carne. 

Romanos 8:8,9 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Os que estão na carne, no original, se refere aos que não foram regenerados ainda. Mas quem já foi regenerado, tem o Espírito Santo. Ele habita em mim e em você. Somos dele. Somos propriedade exclusiva do Senhor. 

Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

Veja uma coisa, se você se deixar vencer pelas paixões que fazem guerra contra a alma, você caminha para a morte.  Mas o Espírito nos ajuda a fazer morrer os feitos carnais. E assim temos vida. Amado, é você e Deus, uma vida espiritual de compromisso. Se você lutar contra os desejos carnais que fazem guerra contra a alma, a palavra diz, certamente viverás.  Você vai experimentar uma vida com toda plenitude e favor do Senhor.

O Espírito Santo nos guia, nos ensina, fortalece nossa alma, porque todas as virtudes cristãs dependem da atuação do Espírito Santo em nós. Mas cabe a nós buscar a comunhão com o Espírito e assim experimentar os benefícios completos da presença dele em nossa vida.

Nunca desista das batalhas, porque o Espírito Santo está em você e Ele é o teu ajudador.  Você nasceu para ser luz, acredite e viva desta forma.  Não dê vantagem ao inimigo. Você é luz.

Efésios 5:8-9 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),

Efésios 5:10-11 provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

Amado, você não pode ser cúmplice das trevas. Então reprove tudo o que não estiver em linha com a palavra da graça de Deus. E não se importe com aquilo que os outros vão pensar ou vão falar.

Importe-se com o que o Senhor vai ver em você e nas suas atitudes e vai dizer – Servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor. É nisso que temos de pensar, amados.

Efésios 5:15-16 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.

Estamos vivendo tempos que são maus.  Se já na época de Paulo eram maus, imagine hoje, com internet, televisão, redes sociais, programas do mundo, redes das trevas. 

Efésios 5:17  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Andar com prudência, não se tornar insensato, sem juízo, doido, com falta de bom senso. Mas compreender a vontade de Deus pra sua vida.  Viva de forma a engrandecer aquele que salvou a sua vida e te dá forças para vencer as guerras contra a alma.

Tito 2:11-12 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,

A graça de Deus nos educa para renegar a impiedade, os pensamentos mundanos contra Deus e as paixões mundanas, as coisas do mundo que são contra as coisas do Espírito.  E assim viver a nossa vida controlada pelo Espírito Santo, de forma sensata, justa e piedosamente.  A graça de Deus nos educa para viver assim. Para rejeitar os pensamentos errados. Para viver com reverencia e a nossa vida nos dê frutos de justiça.  A graça de Deus nos educa para nos transformarmos à imagem moral de Cristo. 

Tito 2:13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Amados, estamos aguardando este momento.  Eu creio que será um momento de grande alegria e exaltação quando o Senhor Jesus voltar para nos levar ao paraíso. 

Tito 2:14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Este momento é de tomarmos posse da nossa autoridade espiritual.  Deus tem muita coisa maravilhosa para manifestar nas nossas vidas. Somos bons soldados de Cristo e não podemos ficar simplesmente observando a batalha. Temos que tomar posse das nossas armas espirituais que nos dão vitória contra todo mal. Você pode vencer tudo.

2Coríntios 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas

Fortalezas são coisas consideradas intransponíveis. Sofismas são coisas contrárias à palavra de Deus. 

2Coríntios 10:5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

Altivez é tudo aquilo que os homens exaltam e são empecilhos contra a caminhada do cristão. O meu pensamento tem que estar em obediência a Cristo.

1Pedro 2:12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

Esse dia da visitação, a explicação mais plausível é o dia do juízo que terá início com a segunda vinda de Cristo. Então, Deus espera que você influencie outros com a sua vida. O seu procedimento no meio desta geração pervertida e corrupta tem que ser tão exemplar que as pessoas, vendo as boas obras que você pratica, glorifiquem a Deus.

Vocês não tem que proceder de forma exemplar com os irmãos da igreja apenas, mas com os de fora. Para que aqueles que não são cristãos olhem pra vocês e glorifiquem a Deus.  Eles vão dizer – realmente Deus existe, Jesus Cristo é uma realidade.

Porque, amados, é possível ter um procedimento correto e puro, uma conduta santa com a ajuda do Espírito Santo de Deus. E eu declaro, em nome de Jesus, que você vai vencer tudo o aquilo que fizer guerra contra a tua alma.  Nada pode ser maior do que o poder que está dentro da sua vida.

Tome posse desta confiança.  Faça sempre a vontade do Pai.  Fuja de tudo aquilo que não agrada a Deus. Mesmo que tudo seja terra seca, a sua vida será como uma árvore frutífera. Amados, guardem isto – Deus Sempre Recompensa A Fidelidade.

Salmos 91:14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.

Salmos 91:15-16 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

O Senhor quer dar a você uma vida longa, própera, muito abençoada com toda a provisão que você precisa para ser feliz e realizar seus sonhos! É isso que o Senhor quer fazer na sua vida!

Tudo vem dele, e tudo é para Ele. Renove agora seu compromisso de fidelidade ao Senhor. A receba toda a recompensa, todos os galardoes que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário