Casa Sobre a Rocha – Autoridade Para Vencer o Medo

Vamos aprender a verdade bíblica que nos livra do tormento = dor, aflição, infelicidade, tortura de alma.

1João 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Tormento = DOR, AFLIÇÃO, INFELICIDADE, TORTURA.

 

Estou aqui no altar hoje para lhe dizer que você deve ter motivação para crer no amor do Senhor. Você precisa crer que alcançará grandes realizações e sonhos que Deus colocou no seu coração. Pra que você possa concretizar todos os seus projetos de vida. Todos nós temos de crer que vamos alcançar grandes realizações. Muitos já alcançaram grandes realizações.

Mas tem pessoas que vivem postergando, deixando para trás a alegria de concretizar seus sonhos, porque se deixaram dominar por um sentimento que, como o Apóstolo João disse, produz tormento: o medo. Amados, o medo não pode ser maior que o nosso relacionamento de amor e confiança com o Deus Soberano.

Mas há um limite, porque os especialistas dizem que sentir medo é algo natural do ser humano.  É o medo que faz que tenhamos atitudes que não coloquem nossa vida em risco.

Mas quando alguém recua em sua vida, por causa do medo, é necessário analisar a situação e fazer algo. É aqui que entra nosso ensino de hoje.  Não vamos falar sobre o medo segundo a psicologia.

Mas vamos falar do medo no âmbito espiritual. E você vai aprender hoje como superar esse sentimento que pode limitando a sua vida.

As pessoas dominadas pelo medo não tem força nem coragem para batalhar por seus alvos, elas ficam paralisadas. Muitas não sonham mais com novos projetos, e não realizam os que tinham em mente. Acabam vivendo suas vidas no “quase”.

– Quase eu me casei… Quase eu me formei…  Quase eu comprei a minha casa… Quase dei uma virada na minha vida… Quase declarei meu amor àquela pessoa que tanto amo…

E a vida dessas pessoas não passa de um “quase”.  Elas foram dominadas pelo medo.

Olha só, há pessoas com 30 ou mais anos de igreja e nunca realizaram nada.

Por isso, quando você aprende algo aqui na igreja, você tem de praticar, viver essa palavra, senão ela não se torna viva e eficaz na sua vida. Mas quando você pratica o que é ensinado neste altar você será levado para onde Deus quer que você esteja. E Deus não tem coisas pequenas para o seu povo, Deus tem coisas Grandes. Deus tem O Melhor.

Quando você coloca em prática a palavra você vence as limitações que você mesmo se impõe quando se deixa dominar pelo medo. No que diz respeito ao apoio de Deus, nós temos garantias de que, se vivemos em linha com sua palavra e vontade, e se vivemos por fé, tudo nos será possível!

Marcos 9:23 Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.

Amado, não há impossíveis para você. Porque Deus já liberou o favor dele sobre a sua vida.  Mas o medo sempre nos paralisa. O medo às vezes vem acompanhado de uma dúvida – E se… OU… Será?

Elimine esta palavra da sua mente e da sua boca. Deus já te deu a vitória. Tudo é possível ao que crê. E quem crê não fica perguntando: – Será?…  E se não der certo?  E se isso não funcionar?  E se Deus…

Porque, se você crer, tudo será possível para você. Inclusive vencer o medo. O Senhor mostra a onipotência da fé que faz o poder de Deus se manifestar em nossas vidas. Mas sem desenvolvimento espiritual não existe fé madura. Se você está em comunhão com o Espírito qualquer coisa será possível para você.

E não se deixe abater por erros do seu passado, eles tem de ser professores do presente e do futuro. Não podemos deixar que o medo de errar de novo nos paralise.  Você não pode mudar o que já passou, mas se você enfrentar o medo de agir, pedindo que o Senhor te guie, qualquer nó pode ser desatado. Você vai superar suas frustrações e sua vida vai fluir novamente.

Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Deus está aqui lhe dando nova chance, lhe capacitando, lhe mostrando o caminho para sair do medo de agir e realizar todos os sonhos e projetos que Ele mesmo colocou no seu coração. 

Salmos 37:23-24 O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; 24  se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão.

Deus está fazendo isto na sua vida agora, amado. É Deus quem sustenta você. 

Salmos 37:25  Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Veja-se assim, como Davi se via – jamais você será desamparado. Jamais a sua descendência vai mendigar o pão. Se você buscar em Deus a direção para a sua vida, sendo obediente, você nunca será desamparado, você nunca será vencido pelo medo da vida.

Amado, chegou a hora de você enfrentar aquilo que tem amedrontado você.  Chegou a hora de sair do “quase” e se tornar um Grande Realizador de sonhos.  Você está crendo nisso?

Você tem de crer e praticar a palavra e não adiar mais a sua felicidade. É momento de realizar, de tomar posse daquilo que o Senhor nos deu como herança!

O apóstolo João, quando falou em medo, ele usou a palavra grega:

Phobeoma (de onde vem fobia) = medo, Estar assustado, alarmado ou apavorado.

E João diz que o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo produz tormento, dor, aflição, infelicidade, tortura.  O perfeito amor está em Jesus. Quer dizer, se você está unido a Jesus, você tem o perfeito amor e lança fora o medo da sua vida. Você pode superar esse sentimento que paralisa sua vida.

Então, na vida cristã, como eu posso superar o medo que tenta me paralisar e me tornar uma pessoa realizadora e produtiva?  Existem 4 aspectos que vamos tratar aqui, e que ajudam a vencer todos os medos. 

1) Precisamos viver em comunhão intensa e profunda com Deus. 

Isto significa compromisso com a palavra, viver aquilo que Deus ensina. Não é decorar versículos, é viver a palavra dia a dia. E viver a palavra gera intimidade com Deus gera proteção e certeza da vitória!  O medo só pode atrapalhar você quando o foco seus olhos espirituais se afastam de Deus e se fixam nos problemas.

Deus é a nossa segurança. Se eu não viver a palavra, se eu não viver o perfeito amor de Deus, eu vou permitir a criação de prisões mentais. Mas o amor produz liberdade mental.  Porque o foco dos nossos olhos espirituais está em Deus e nas suas promessas. 

Salmos 91:1-2 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.

Baluarte é uma fortaleza com muros altos que serve de proteção segura, de refúgio.

Salmos 91:3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

O inimigo não vai poder armar arapucas contra a tua vida e você está livre de doenças.

Salmos 91:4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.

A sua posição em Cristo é de segurança.

Salmos 91:5-6 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 

Salmos 91:7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. 

Salmos 91:14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.

O verdadeiro amor lança fora o medo. 

Salmos 91:15  Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.

É por isso que você não precisa ter medo de nada. Veja, intimidade com Deus gera proteção. 

2) É necessário combater o medo pensando naquilo que Deus diz a nosso respeito, e ativando a nossa confissão de fé. 

Veja a importância da confissão que sai dos seus lábios.  Da sua boca não pode jorrar água doce e amarga. Ela tem que ser um fonte a jorrar água cristalina.  Os nossos pensamentos devem estar alinhados com os pensamentos de Deus que estão na palavra de Deus. Veja como o povo de Israel foi reprovado por Deus por usar mal seus pensamentos. 

Jeremias 6:19 Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei.

Deus está dizendo que o mal que sofreriam era fruto dos Deus próprios pensamentos, por não estarem atentos à voz de Deus.  Veja só, o mundo tem uma voz e muitos crentes ouvem a voz do mundo, a voz da crise, e não ouvem a voz de Deus, a voz da abundância.

Amados, lembrando, nós não somos do mundo. Nós pertencemos a Deus. E as promessas de Deus não são para o mundo, são para nós.  Fique com aquilo que Deus diz e não com o que o mundo diz.

Jeremias 17:10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Veja, aquilo que eu penso, aquilo que eu imagino se transforma em ações na minha vida, é aquilo que eu faço.  Sabe por que?  Nós pensamos antes de fazer.  Ou seja, eu faço aquilo que eu pensei fazer.  Então muito cuidado com aquilo que você pensa. As nossas ações são fruto dos nossos pensamentos. 

Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Só desfruta das promessas de Deus quem tem a mente renovada com a palavra de Deus. Se, nos seus pensamentos, você adotar a perspectiva de Deus, você vai pensar com Deus pensa, e assim você vai experimentar as coisas boas, agradáveis e perfeitas, a vontade de Deus vai se manifestar na sua vida.

E assim você vai derrotar todo medo, porque não haverá lugar para pensamentos de derrota. Se vem uma notícia ruim, rechace na hora, não receba, não aceite. Deus lhe deu autoridade. 

3) Temos que crer nas promessas que nos dão provisão para que superemos o medo que paralisa. 

Isaías 41:1 Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as suas forças; cheguem-se e, então, falem; cheguemo-nos e pleiteemos juntos. 

Isaías 41:9 tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei,

Deus está falando diretamente a você. Deus jamais abandona um filho seu. Olha o que Ele diz… 

Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 

Isaías 41:13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Não temas, o Senhor está na sua vida. Creia nas promessas dele e que Ele jamais vai te desamparar.

4) Devemos enfrentar o medo encorajados pelo resultado que desejamos.

Deus quer que você tome a atitude de enfrentar o medo corajosamente crendo nas suas promessas. Deus distribuiu sonhos a cada um de nós. Encontre motivação naquilo que você vai realizar dentro dos seus propósitos. Podemos ver isto na vida de Josué. Depois da morte de Moisés, Deus escolheu a Josué para uma grande missão – levar o povo a tomar posse da terra prometida.

Josué 1:1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 

Josué 1:2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 

Josué 1:3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 

Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

Por aqui dá para perceber que havia uma finalidade, um motivo, uma promessa na vida de Josué. Assim é também com a sua vida. Existe uma finalidade, uma promessa, um fim, um sonho, um resultado para que você alcance.  Mas você não pode desistir.  O medo não pode dominar você. A vitória profética havia sido liberada para Josué, assim como para cada um de nós.

Dizem os estudos que, nessa altura, Calebe tinha 85 anos e Josué, uns 80 anos, quando eles iriam tomar posse da terra prometida. 40 anos antes ele tinha sido um dos 12 espias da terra junto com Calebe.  Mas diz a palavra que, neles, havia outro espírito, diferente dos outros 10 espias que ficaram com medo dos gigantes, das cidades fortificadas e dos povos que habitavam em Canaã.

Outro espírito – eu creio que cada um aqui também tem outro espírito, que não é de medo. Na vida de cada um de nós há outro espírito.

Dizem os estudos também que Josué tinha sido escravo, depois homem livre, general de um exército nômade, um homem conquistador, um vendedor de pedras, um estadista, um colono. E Josué testemunhou dezenas, ou centenas de milagres extraordinários durante a sua vida.  Ele viu as pragas que Deus enviou sobre o Egito, o Mar Vermelho se abrindo, o rio Jordão se abrindo, as muralhas de Jericó caindo, e a provisão de alimentos durante 40 anos no deserto. Até água jorrando da pedra.

Mas agora Josué foi convocado por Deus para concluir a missão que Moisés não tinha concluído.  Porque nele e em Calebe havia um outro espírito.

Amados, muitos já passaram por nós e por este ministério, e não desfrutaram na terra prometida, dos sonhos, porque duvidaram da provisão de Deus, porque duvidaram das promessas de Deus e tiveram medo.  Porque acharam que Deus não ia cumprir aquilo que Ele tinha prometido.

Meus irmãos amados, eu creio que aqui estão os Josués e Calebes da Cristo Vive do século 21. Aqui estão os que entrarão na terra prometida, ou seja, vão desfrutar dos seus sonhos e daquilo que Deus prometeu.

Então, Deus conhece a nossa estrutura e Ele sabe que, em algum momento, vamos ser afrontados pelo mundo. A promessa que Deus tinha feito a Josué e Calebe e ao povo que estava com eles, de desfrutarem do melhor da terra, Deus também determinou a nós, seus filhos.  Deus deu promessas a nossa igreja. Todos os anos Deus dá promessas ao nosso ministério.

Mas Ele sabia que Josué tinha que superar o medo que podia limitar suas atitudes.  Ele precisava trazer à sua memória diariamente as palavras de Deus. E mais, ele precisava estar motivado a conquistar a terra prometida. Então o Senhor dá esta palavra a Josué…

Josué 1:6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.

E Deus insiste pela segunda vez… 

Josué 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

E Deus insiste novamente, pela terceira vez…

Josué 1:9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Amados, Deus está falando contigo e comigo. Deus está falando com a igreja.  O Senhor está dizendo a você – Sê forte e corajoso. Sê forte mui e corajoso. Sê forte e corajoso.   A repetição era bastante usado entre o povo hebreu para mostrar insistência e intensidade.  Mas a repetição tríplice mostrava muito maior intensidade e importância naquilo que Deus queria falar.

Não temas!  Não te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Por centenas de vezes na Bíblia Deus diz aos seus filhos para não se deixarem dominar pelo medo.

Deus deu duas ordens a Josué e são estas palavras que eu trago hoje para a sua vida. Eleito de Deus, filho amado do Senhor, seja forte e corajoso para batalhar pelos seus alvos, sonhos. Tenha coragem de agir como Deus manda. Não tenha medo de fazer o que Deus manda fazer. Não permita que o medo paralise você. Mas, avance!

Seja um cristão fiel, submetido a Deus. Viva em linha com esta palavra e você terá certeza de ser bem sucedido em tudo o que fizer.  Confesse o favor do Senhor todos os dias. E veja como é importante ter uma confissão em linha com a palavra de Deus.

Josué 1:8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

A prosperidade na vida depende de não temermos absolutamente nada e de confiarmos no Senhor. E de não cessar de falar, meditar e fazer aquilo que está expresso na palavra de Deus. Porque a palavra ativa as promessas no mundo espiritual.

Hebreus 13:6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? 

Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. 

Deus já tinha dado a promessa de conquista da terra prometida a Josué.  Josué creu, praticou, e entrou na terra prometida. Assim também Deus deu a cada um de nós, ao nosso ministério. Então você precisa focar seus pensamentos de fé para a realização daquilo que Deus já determinou.

Não faça como fez Moisés que mandou os espias para ver aquilo que Deus já tinha determinado sobre a vida dele e do povo de Deus. Deus permitiu, mas não foi Deus que mandou Moisés enviar os espias. Moisés quis enviar.  E não entrou na terra prometida.

Não duvide daquilo que Deus determinou na sua vida. Não duvide daquilo que Deus falou na passagem de ano, de 2015 para 2016, de que você seria nação santa e intocável, poderosa, que a sua vida seria de vitorias e de conquistas, que você seria coroa de glória e diadema real nas mãos do Senhor.

Tudo aquilo que Deus prometeu é pra você. Não mande espias. Não duvide, mas confie no Senhor. Concentre o seu foco de fé em fazer aquilo que Deus manda fazer para alcançar aquilo que você deseja. Mas não duvide.

Isaías 45:2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro;

Isto significa vitória e mais vitória e mais vitória.  Isto significa que nada deste mundo vai parar você. Nada poderá trancar os seus caminhos. Nenhuma porta, nenhuma oportunidade que Deus lhe deu vai ficar fechada. Nenhuma tranca, nenhum problema, nenhuma situação contrária poderá parar você, nem impedir a realização dos seus sonhos.

Na última reunião de oração, o cadarço do meu tênis se desamarrou e o Senhor falou – Fui eu. E hoje cedinho, antes de eu levantar para orar pelo culto, veio bem clara a ordem do Senhor – Conta o que aconteceu na reunião de oração.  Aquilo não foi só para quem estava lá, é para todos.

E, assim como desamarrei o cadarço do teu tênis, estou desamarrando situações, coisas, oportunidades…  creia no que Eu estou falando agora ao teu coração, à tua mente. Eu quero mudar os teus pensamentos com esta palavra final.

Aquilo que, desde o começo do ano, você viu trancado, atado, preso – um projeto, um sonho, uma boa oportunidade, um novo começo – o Senhor diz – Eu estou indo adiante de ti e….

Aquilo que, desde janeiro, você não conseguiu concretizar, parece que as portas se fecharam de forma inviolável, o Senhor te diz – eu quebro essas portas de bronze. Eu abro isso que está trancado.

Aquilo que, desde o início do ano, você estava orando e pedindo e determinando, e não andou, não aconteceu, parece até que piorou, se tornou praticamente impossível, o Senhor te diz – eu vou endireitar isso. Eu vou fazer acontecer o que você determinou perante mim em oração.

Aquilo que você achava que ia dar certo lá no primeiro trimestre, mas as coisas começaram a piorar, as oportunidades pareciam escapar das suas mãos, tudo ficou trancado e você quase desistiu, o Senhor te diz – eu vou despedaçar essa trancas e fazer as coisas fluírem rápido, mais rápido do que você pode estar imaginando agora.

Assim como Eu posso desamarrar um cadarço de um tênis, que parece uma coisa simples, Eu também posso resolver situações complicadas, problemas insolúveis, aquilo que parece impossível..  Eu posso mudar o rumo das coisas que parecem tortuosas.  E não há portas de bronze que Eu não possa abrir.  Não há trancas de ferro que Eu não possa despedaçar completamente. Eu só peço que você creia e confesse a minha palavra. Ela não voltará vazia para mim, ela vai cumprir o que Eu determinei.

Isaías 45:3 dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

O Senhor continua falando e insistindo com você: – Aquilo que Eu falei ao meu povo profeticamente nos primeiros dias do ano continua valendo.  O meu povo é Nação Santa e Intocável.  Você é coroa de glória na minha mão, você é diadema real na minha mão.

As minhas promessas estão prontas para se concretizar, basta crer e declarar em oração.  Eu vou dar os tesouros escondidos e as riquezas encobertas.  Eu faço a obra na tua vida. E você vai saber que Eu que fiz tudo isso, porque Eu te chamo pelo teu nome. Assim diz o Senhor.

Por isso, CREIA!   CREIA!  CREIA!  Não tenha medo, não temas, não te espantes. Porque o Senhor diz – Eu vou adiante de ti.

Se o Senhor vai adiante de você, não tenha medo de nada, nem de ninguém.  Porque o Senhor já te deu as armas certas para você vencer o medo.  Por isso, creia que Deus está na sua vida e creia que o Senhor é por você, Ele trabalha a seu favor.

Nada poderá impedir a realização dos seus projetos. Deus espera ver em você atitudes de coragem e confiança no Senhor.  Você tem autoridade espiritual para vencer o medo!  Se o Senhor está dizendo que vai dar a você tesouros escondidos e riquezas encobertas, creia.

A promessa é dele, não depende de você.  As promessas que Ele determinou sobre você, lá no início do ano, confesse-as diariamente. O favor do Senhor está sobre a sua vida.

Confesse as promessas diariamente, porque todas elas são seu direito e fazem parte da sua herança de filho amado do Senhor. Em nome de Jesus.  E o povo que crê nesta palavra diga – Amém e amém e amém.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *