Casa Sobre a Rocha – Cinco Escolhas Vencedoras

NOSSAS ESCOLHAS DETERMINAM NOSSA VIDANós cremos no criacionismo, que fomos criados por Deus, essa criação é maravilhosamente complexa. Cada um de nós é um ser único, com dons, talentos e o Senhor nos usa segundo o chamado que tem para nós.

Salmos 139:14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

 

Hoje vamos conhecer aquilo que nos faz gerar mudanças profundas na vida. A nossa vida não é simples, ela é muito complexa. Veja como Davi falou – Senhor, de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; quão admiráveis são as tuas obras, a minha alma sabe disso. Então, na verdade, todo ser humano é maravilhosamente complexo. O nosso ser, o nosso corpo é maravilhoso e temos de aprender a cuidar dele.

Eclesiastes 7:17-18 Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo? 18  Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso.

Eclesiastes 7:19  A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.

 Amados, a Bíblia diz que a sabedoria fortalece cada área da nossa vida. É com a sabedoria de Deus que apredemos a falar, a administrar as nossas emoções, a forma de nos relacionarmos como marido, esposa, cidadãos. Aprendemos a honrar as autoridades, a estarmos submetidos aqueles que governam a nossa vida.

A sabedoria fortalece e nós temos de ser aquilo que Deus nos chamou ser. Vamos aprender hoje que há 5 fatores que influenciam a nossa identidade. Você só é responsável pelas coisas, pelos talentos que Deus te deu. Você não é responsável por aquilo que Deus não te deu. Lembra da parábola dos talentos?

Mateus 25:14-15 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

Veja, se Deus me deu 5 e a você deu 1, ele não vai exigir os outros 4 de você. Ele exige os 5 de mim. Nós não temos os mesmos talentos, os mesmos dons e potenciais. Nós somos únicos, somos diferentes.

Agora, há fatores que criaram a nossa identidade, coisas que nós não escolhemos. Por exemplo, nós não escolhemos quem seriam nossos pais nesta terra. Nós não escolhemos quem seria a nossa família. Nós não escolhemos onde nascer, como nascer, a raça, a cor, foi Deus que escolheu. Deus nos fez assombrosamente maravilhosos, mas veja o que disse o salmista Davi em…

Salmos 51:5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

Então que coisa maravilhosa é um ser humano, mas em termos espirituais nasceu em pecado, precisa de Deus. 

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Significa que, como seres criados por Deus, somos assombrosamente maravilhosos, mas temos uma carne imperfeita, nascemos em pecado. E Jesus veio trazer salvação do pecado, da morte, do inferno e ele veio gerar uma nova natureza na nossa vida, para termos intimidade com ele.

João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Então, o que estou dizendo inicialmente é que você é uma obra perfeita de Deus, cada um de nós é uma obra perfeita. De modo assombrosamente maravilhoso o Senhor nos formou. Mas temos um corpo adâmico. E, claro, aprendemos aqui na graça de Deus, que todos daremos contas a Deus da nossa vida.

Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. 

Romanos 14:10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. 

2Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Veja como Deus dá importância ao corpo. Então quais são os fatores que fazem o que realmente somos?

Primeiro, o nosso fator químico. Cada um de nós tem cromossomos, tem DNA, temos gens, hormônios, somos um corpo químico e, portanto, cheio de fraquezas.

Gálatas 4:13-15 E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.  

Veja, Paulo tinha uma enfermidade física. 

Gálatas 6:11 Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.

Parece a mim que ele tinha uma enfermidade nos olhos.

Gálatas 4:14  E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

Gálatas 4:15 Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar.

Então, Paulo tinha uma enfermidade, um problema de saúde, porque ele tinha um corpo.  Nós somos características de fatores químicos.

Segundo lugar, temos características conforme nossas relações nesta terra.

As minhas relações nesta vida. Nós somos produto das nossas relações. São as nossas relações que dão significado a nossa vida, dão propósitos a nossa vida.  Então a Bíblia diz que temos de amar a Deus, amar a próximo e amar a nós mesmos. Isso significa relações.  Veja como era a nossa vida… 

Efésios 2:11-13 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 

Efésios 2:12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

Esta era a nossa vida, não tínhamos conexões, relações. 

Efésios 2:13  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Agora, em Cristo, acabou a mancha negra do pecado na nossa vida. Veja que obra Deus fez!  Agora fomos aproximados. Quer dizer que Deus fala em conexões, em relações, em juntar.

Então, primeiro somos um corpo físico, químico, mas nós somos pessoas geradas por Deus para conexões, vivíamos separados de Deus, em conflitos, em pecados, em desarmonia e isso tudo começou lá no jardim do éden.

Satanás conseguiu botar na cabeça de adão e Eva que eles podiam, sim, comer do fruto que Deus tinha proibido de comerem. E quando Deus cobrou, Adão disse – foi essa mulher aí que me deste, eu não sou culpado, porque foi o Senhor que me deu essa mulher aí… E Eva disse – eu não sou culpada, foi a serpente que armou pra cima da gente. Eles acusaram a serpente, a Eva, a Deus, porque não entendiam de relações, de conexões. E por causa desse erro deles, diz em…

Romanos 5:17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

A graça de Deus nos conectou a Deus, e nos conectou uns aos outros. Por isso, não fique sozinho aqui na igreja, junte-se aos iirmãos, não escolha uma cadeira separada dos irmãos, escolha uma junto dos irmãos. Não tem esse de – eu e o meu Deus – somos um corpo. Deus nos fez para conexões.  

Terceiro lugar, as circunstâncias que ocorrem na nossa vida.

Coisas que nos acontecem, coisas que você não escolhe, não decide, mas vive. Tudo isso faz parte da nossa vida. Quantos traumas passamos no passado, quanto sofrimento, quanta dor, quanto estresse, quantos problemas. Quantas mulheres dizem – eu fui abusada fisicamente, verbalmente. Alguém diz – eu fui rejeitado pelos meus pais, eu fracassei na vida. Eu vivo de crise em crise. Eu fui capacho na vida. Deus pega tudo isso, usa essas circunstancias e nos dá uma nova identidade. Isso é maravilhoso.

Quarto lugar, a nossa identidade, a nossa consciência.

O que eu penso de mim é extremamente importante. Como eu falo de mim.  Como você fala de você?  Como está a sua imagem? Quantas vezes você vê na televisão pastores ajoelhados nos altares, fingindo que estão chorando, dizendo que são pó da terra, gafanhotos, que não valem nada. Isso é a consciência que acusa a pessoa.

Provérbios 23:7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.

Como é que você se imagina!  O que você pensa de você! Então, como você se imagina? Se você se imaginar uma pessoa boa, merecedora, se você for uma boa mãe, um bom pai, tratar bem seus filhos… olha, amado, não existe relação mais bonita neste mundo do que uma mãe com seus filhos.

Porque o marido, quando olha pra mulher, ele olha com a emoção Eros, do corpo, erótica. Mas quando uma mãe olha para um filho que saiu do ventre dela, não existe relação mais linda. E cabe à mãe esculpir a personalidade, o caráter e a consciência de seu filho.

Esta nação não vai resolver seus problemas com mais impostos, com CPMF. Mas quando todas as mães ensinarem os seus filhos o que é probidade, verdade, honestidade, educação. É isto que temos de fazer com a igreja. É isto que vai acontecer.  Então, o que você pensa de você?

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Este coração aqui não é a maquina assombrosa que fica bombando sangue para o corpo todo. Coração é consciência, o nosso interior. Quando você para diante do espelho, o que você diz pra você mesmo, como é que você se imagina.  A tua consciência fala o que?  Como está a tua autoestima?  Você diz – eu sou filho de Deus, eu mereço, tenho direito de filho do Pai?  Ou você cai na tentação dos legalistas que dizem – sou pó da terra, não mereço nada, sou um pobre pecador?

O pastor que pastoreava a vida do nosso apóstolo, quando ele era jovem, dizia – esse aí é um jovem, não vai dar em nada, é só fogo de palha… Porque essa era a consciência que ele tinha dele. Um bispo da igreja de Nova Vida foi fazer uma visita na igreja da ilha do Governador, onde o Apóstolo pregava e, ao final do culto, ele disse – você não serve para ser pastor, mude de profissão.

E o apóstolo diz – se eu fosse dar crédito a esses dois homens, eu seria um fracassado. Porque eles o viam com olhos de ciúme, de inveja, de desprezo, qualquer coisa… Mas a ideia que nosso apóstolo tinha era – eu vou provar a esses homens que Deus me fez pra ser o que Ele pensou de mim e eu vou ser o que a Bíblia diz.

Jó 3:25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.

Se você tiver a sua consciência com medo, e se acovardar, os medos roubam o amanhã vitorioso. Então não perca o hoje, comece algo novo hoje, liberte-se das coisas do seu passado, os medos do futuro. O amanhã vai chegar e o que te espera no amanhã é bom. Foi Deus que disse em…

Jeremias 29:11  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Então, é fundamental lidarmos com a verdade. Libere o lixo do seu passado, o medo do amanhã, tenha o poder da confiança. Isto se chama fé. É para isto que existe esta igreja, para motivar as pessoas, encorajar. Quando termina um culto, a pessoa vai pra casa sem medo do amanhã. O amanhã está garantido quando há fé. 

Quinto lugar, o que define a minha vida também são as minhas escolhas.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e de forma assombrosamente maravilhosa. E claro, temos que saber fazer escolhas corretas, escolhas morais certas. Nós temos a capacidade de escolher o que é certo e o que é errado. Eu posso até escolher o que fazer com o meu corpo.

Posso escolher as minhas amizades. E eu sou responsável pelas minhas escolhas. E agora entramos exatamente no Tema Desta Noite – há cinco escolhas que são vencedoras. E o contrario delas são derrotas.

1- Eu posso escolher ser saudável ou não. Se eu escolher ser saudável eu tenho uma escolha vencedora. Você pode escolher alimentos saudáveis, comer melhor, dormir melhor, reduzir o estresse, tudo depende das tuas escolhas.  

Salmos 119:73 As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.

Olha aí pra que existe igreja.  Ensina-me!  Nós somos o templo do Espírito Santo, morada de Deus. A Bíblia diz que o nosso corpo não é para a impureza. Então temos que fazer escolhas para viver saudável. Importante – faça um check-up, faça exame de sangue. Vá ao dentista. Mulheres, façam o exame de mama, para impedir ter um câncer.  Homem, faça anualmente exame de próstata. Você pode se livrar de grandes problemas.

Você sabia que 23% dos problemas cardíacos são resultados de caries nos dentes. Se eu tiver uma carie no meu dente, eu posso passar uma bactéria para o meu cérebro que vai para a corrente sanguínea, vai para o coração e me matar. Faça reposição hormonal, faça exercício, caminhe. Faça escolha saudável com aquilo que você se alimenta. Escolha, de forma vencedora, viver uma vida saudável.

2-Nós podermos escolher de forma vitoriosa as nossas relações.

Você não pode escolher mal as suas relações. Aqui ensinamos que uma decisão vitoriosa é a escolha de boas relações. Não tenha medo de rejeições. Escolha bem, por exemplo, com quem você vai casar. Porque o casamento tem um perfil bíblico – se não forem ambos da luz; se não forem ambos, se possível, da mesma igreja, da mesma doutrina; se as duas famílias não concordarem; se os conselheiros da igreja não apoiarem; se a liderança da igreja disser não; não é de Deus o casamento.

Mas tem gente que resolve contra atacar este perfil e diz – eu caso com esta pessoa, porque eu quero ela, porque se não for aqui, eu me caso na batista, posso até comer sal na universal, mas que me caso, me caso. Nós temos o perfil certo. São escolhas.

1Coríntios 14:1 Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.  Seguir o amor.  

Efésios 3:17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,   O amor tem que ser raiz e alicerce forte da nossa vida. Porque diz em…  

1João 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

As nossas relações são muito importantes. A Bíblia diz que quem tem muitos amigos sai perdendo. Porque há amigos mais chegados que um irmão. Você tem de saber escolher quem são as pessoas que podem ir na tua casa. Há gente malvada que entra na casa dos crentes pra rebentar a família. Você tem de saber escolher as suas relações. As nossas relações são fundamentais para serem vencedoras.

3-Escolha confiar radicalmente em Deus, independente do que aconteça.

Eu escolhi isso pra minha vida. Faça chuva ou faça sol, caia fogo, eu confio em Deus. Eu espero nele. 

Romanos 8:27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 

Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Eu escolhi vencer nesta área, amados.  Porque eu e minha esposa já passamos por situações que jamais imaginaríamos passar 20 anos atrás.  Amados, eu decidi vitoriosamente confiar em Deus e independentemente do que aconteça. 

Salmos 34:1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

Louvar a Deus em todas as circunstancias, isto é confiar em Deus. Então vamos lembrar.

1 – Escolher ser saudável ou não.  O que você vai comer e beber mostra como você trata o templo do Espírito Santo que é o teu corpo.

2 – Escolher as nossas relações. Quem é que pode entrar na tua casa, quem é que você pode chamar de amigo.

3 – Escolher confiar radicalmente em Deus, louvar ao Senhor.

4 – É uma escolha vencedora o que pensar sobre você mesmo, sobre sua vida.

Amado, não fique pensando – eu não mereço.  Não fique pensando que não é predestinado em amor. Não pense que você é um qualquer nesta terra, um verme, um farrapo. Farrapo?  Alguém que Deus criou de forma assombrosamente maravilhosa?  Verme? Você não é farrapo, você não é verme. Você é imagem e semelhança de Deus. Então, escolher o que pensar sobre mim e sobre a minha vida é muito importante. É uma decisão vencedora.

Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quer dizer que, todas às vezes que eu renovo a minha forma de pensar, eu passo por uma transformaçãoNão permita más memórias, más memórias adoecem a vida. Aquelas memórias que trazem dor, que trazem vergonha, que trazem culpa, não permita. Então, o que está ocupando os teus pensamentos, a tua mente, as tuas emoções. Porque uma alma doente é uma vida infeliz.  O que vai ocupar a tua mente?

Isaías 65:17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. 

Isaías 65:20 Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.

Isaías 65:22-24 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. 

Isaías 65:23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.

Eu recebo toda a minha família na igreja. Todos os meus filhos, netos, genros e nora na igreja. Todos! 

Isaías 65:24  E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

Então, não se conforme com o presente século. Tenha uma mente renovada. Paulo ensinou isso em…

Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Amado, amada, você é uma pessoa preciosa. Você é um homem bom, uma mulher maravilhosa. Um jovem perfeito em Cristo. Você é uma família bendita. Mesmo que o mundo pense o contrário, você é o que a Bíblia diz que você é. São escolhas vencedoras. Ou eu me renovo e penso como Deus pensa e experimento o que é bom, perfeito e agradável, ou eu perco com o mundo.

5 – Receba na sua vida Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Escolha viver a Plenitude da Salvação.

Amados, nós fomos escolhidos, predestinados em amor, justificados, glorificados. Mas, enquanto não sabíamos disto, vivíamos no mundo, com as coisas do mundo ocupando o nosso pensamento. Mas Deus nos faz ouvir a palavra, porque a fé vem pelo ouvir a palavra. Então, não é apenas pra escapar do inferno. Mas é ter Jesus como Senhor. É pra mudar a vida toda. É ser uma nova pessoa interior. É ter um novo começo de vida. É ter um novo nascimento, uma nova identidade. 

2Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Amado, nunca pense que é tarde pra mudar.  Você nunca é velho demais que não possa mudar. Ver uma transformação moral.  Tem gente na obra de Deus há anos, sempre errando, sempre criticando, sempre fofocando, falando mal, mentindo. Não tiveram uma transformação moral. Não tem a imagem de Cristo. Não foram operados pelo Espírito Santo. A palavra não circuncidou o coração.

Então ser crente é ser um homem, uma mulher em Cristo. Não é uma pessoa que foi melhorada. – Eu fumava 5 maços, agora fumo só 1.  Eu bebia 3 garrafas de cerveja por dia, agora bebo só uma. Esta é uma pessoa melhorada. Deus não melhora ninguém. O crente em Cristo não é um melhorado, um reformado, um modificado. Mas é alguém que foi refeito por Deus lá dentro do seu âmago, lá dentro da sua alma houve uma mudança, uma regeneração, uma transformação de vida.  Deus não dá uma melhorada, nem diz ao anjo – dá uma caprichada nessa cara. Não! Nós nascemos de novo.

Colossenses 2:10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

Nele você tem uma nova natureza. As coisas antigas passaram. Então, essa coisa de novo nascimento é um desligamento do mundo, é um apego às realidades de Deus. É uma paixão por Jesus Cristo.  Uma paixão tal que não troca estar na igreja por nada deste mundo.

Você tem que ser apaixonado por Deus. O foco da tua vida, o centro da tua vida tem que ser Jesus Cristo. Não interessa mais as coisas da lei mosaica, jejuns, sacrifícios, paga o preço, sobe o monte. Eu quero é saber de tão grande salvação.  Eu quero saber que na minha vida tudo se fez novo.

1Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Agora Jesus termina com Paulo Jesus dizendo… 

1Coríntios 6:11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Você pode ter sido a pior pessoa deste mundo, mas uma vez em Cristo, você é uma nova criatura. Agora, eu não pra uma igreja onde todo mundo é lesbica, homossexual, pensando que lá pode tudo. – Bispo, mas sei de uma igreja onde tem um pastor casado com outro pastor e são tão felizes… Amado, isto não é igreja. Deus não fez isso. A Bíblia diz que quem deseja o episcopado excelente obra almeja; tem que ser casado com uma só mulher.

Vou dizer mais – nossa igreja não é homofóbica. Só estou dizendo o que a Bíblia diz – sodomita e efeminado na entra no reino dos céus. Agora, pode vir pra cá, porque aqui o sangue de Jesus lava. Tais fostes alguns de vós, mas fostes lavados.

Então, não há pecado que não seja coberto pelo sangue de Jesus. A sua graça nos alcançou. O Espírito Santo fez a obra de transformação.  Faça Escolhas Vencedoras.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário