Casa Sobre a Rocha – Construindo Famílias Fortes: Como Derrotar O Espírito De Divisão

Como derrotar o espirito de divisãoEsta mensagem é muito importante para todas as famílias. Veja o que diz a palavra em…

Marcos 3:24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece.

 

Há um espírito destruidor operando em nosso país. Um espírito destruidor lutando contra nossas casas e nossas famílias. Há um espírito destruidor lutando contra a igreja de Jesus e contra os preceitos de Deus. Isto é um alerta que o Espírito Santo tem feito pelo intermédio do nosso apóstolo. Esse espírito destruidor é de divisão do corpo de Cristo. E, em função disto, é um espírito de divisão contra a família. Isto não é irreal, isto é verdadeiro.

Não é novidade, se você conhece a Bíblia. Há séculos que uma força destrutiva tenta separar e destruir aquilo que de mais precioso Deus criou que é a família.

Marcos 3:25 se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.

Se uma casa, uma família… estamos falando de igreja, de reino, de casa, de família. Se você marido, se você esposa, filhos, famílias, se vocês não viverem em unidade, se não houver união forte entre vocês, a família de vocês não subsistirá.

Marcos 3:27 Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa.

Deixa eu lhe dizer algo muito importante.  Para o mundo evangélico e cristão, quando se fala em divisões, a primeira coisa que as pessoas dizem é – foi o diabo. Mas este valente que a Bíblia fala aqui está falando de todas as forças que militam contra a família. Nesta passagem, este valente, que seria a figura de satanás, do diabo, confusão, depois da morte e ressurreição de Jesus, ele não é mais este valentão. Porque diz em…

Hebreus 2:14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

Esta palavra destruir, do original grego, katargeo, significa que Jesus amarrou, limitou, impediu. Portanto, aquela figura do diabo que tentou Jesus no deserto, que entrou naquela mulher, filha de Abraão, que viveu 18 anos encurvada…. esse aí não é mais o valentão, porque Jesus morreu, ressuscitou e o venceu na cruz. Como diz em…

Colossenses 2:15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

A cruz não foi um espetáculo de horror. A cruz manifestou e completou a obra de Cristo, porque era preciso que um Cordeiro perfeito fosse oferecido, sem maculo, sem defeito, e que seu sangue fosse derramado em favor de muitos, os eleitos de Deus. Então, diz que ele triunfou sobre principados e potestades – todos os poderes do mal – e por isso não há mais nenhum que possa prevalecer na vida de um crente.

– Bispo, o senhor está falando em sentido contrário ao que se diz normalmente.

– Não, eu só estou falando conforme aquilo que a Bíblia Sagrada diz. Você tem a mente formada pela Bíblia. Quero que você tenha o caráter formado pela Bíblia. Quero que você tenha uma personalidade formada pela Bíblia. Quero que você tenha uma família formada pela Bíblia. Quero que você tenha convicções da Bíblia.

Efésios 6:10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

Então, quem é a força mais valente que este valente na terra, que Jesus falou antes da sua morte? O Corpo de Cristo, a igreja, nós recebemos toda autoridade. E temos de confessar que ele é um espírito derrotado. Ou seja, espiritualmente, ele não pode entrar e tirar a salvação e levar um crente para o inferno. Não pode!  Mas então como ele faz uma casa ser dividida contra si mesma?

1Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Olho, aberto, fica esperto. O diabo foi destruído, foi katargeo, derrotado, amarrado, impedido de agir. Não pode entrar em nós, não pode tirar o selo da nossa salvação, não pode nos levar com ele pro inferno. Então, como ele devora pessoas? As pessoas pensam aí fora que o diabo é uma figura vestida de vermelho, tem 2 chifres, tem pata rachada, tem um tridente nas mãos, uma cauda tipo seta.

Mas qual a grande arma dele?  A mentira e o engano. Qual a arma que ele usa contra as famílias e contra as pessoas? Mentira e engano. Faz com seus dardos, faz com o meio social, com os meios de comunicação, faz com que as pessoas não pensem como Deus pensa e como a Bíblia pensa. Mas pensem como o mundo pensa e age.  É assim que ele age. Ele usa a mentira, esperando que as pessoas caiam na mentira. É assim que devora milhões de pessoas. É a esposa que diz – eu não amo mais o meu marido. Eu quero me divorciar. Caiu na mentira do diabo.

Mateus 24:3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.

Os discípulos perguntaram – qual é o sinal do fim dos tempos e de quando o Senhor vai voltar.  

Mateus 24:4-5 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

Amados, nós vivemos numa sociedade enganada. Políticos enganam, meios de comunicação enganam, telenovelas enganam. A capa da revista Superinteressante deste mês mostra o boneco Pinoquio e diz – a Era da Mentira. Quantos meios espirituais estão aí enganando as pessoas! O sinal do fim dos tempos é o engano. E através do engano é que tantas famílias tem sido devoradas.

Mateus 12:25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Se eu tiver um pensamento, minha esposa tiver outro, meus filhos outro, a minha casa não subsiste. Não há uma família dividida que seja forte. Isto não é uma probabilidade. Não vai subsistir. É inevitável. Quando marido e mulher estão divididos, cada um puxando para um lado, isto vai dar em ruína. Casa dividida está debilitada. Casa dividida cai. Marido e mulher divididos é a garantia da ruína.

Muitos filhos foram criados de forma equivocada, porque o engano entrou dentro de um lar. Porque o inimigo começou a dizer – você merece outra mulher, você merece outro homem. Ele não presta, ele não presta.  Milhões só em nosso país.  Casa dividida é a garantia da ruína. E a mentira e o engano é que produzem a divisão. Veja como isto funciona na prática.

1Coríntios 3:1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 

1Coríntios 3:2-3  Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

Veja como o carnal é devorado pelo inimigo. Está aqui uma forma de dividir uma casa – ciúmes e contendas, brigas.  Mas nós temos formação espiritual, somos homens e mulheres de Deus, e temos de lutar contra esta carnalidade que engana e mente. Que devora as famílias, que deixa as famílias enfraquecidas, arruinadas, os filhos sofridos.

1Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Se você não segue os ensinamentos bíblicos, sua vida se torna uma loucura. O que une a família não é um churrasco em família. O que une a família são os conceitos bíblicos vivenciados, experienciados, praticados. Se a Bíblia manda pedir perdão e você não faz, é ruína dentro da sua casa.

Se a Bíblia manda o homem tratar a mulher com dignidade, se não houver isto, é ruína. Se a Bíblia diz para a mulher ser submissa, e a mulher não o for, é ruína. É inevitável. Toda casa dividida contra si mesma não subsiste. A casa, a família cai quando a fundação não é forte, quando a fundação não é correta.

Umas das mais profundas declarações de amor, entre Rute, a nora e Noemi, a sogra, quando Noemi disse que a nora devia voltar ao seu país, porque o marido de Rute tinha morrido e ela não precisava mais ficar ligada à sogra… Rute lhe disse:

– Não me instes para que me separe de ti. Teu povo é o meu povo, teu Deus é o meu Deus. Onde você for eu vou contigo, onde você pousar eu pousarei. Só a morte poderá nos separar. Uma declaração profunda de amor. Este tem que ser o principio que governa as nossas famílias. É inexplicável hoje em que alguém queira se divorciar por causa de uma pasta de dentes, por causa de um clube de futebol, por qualquer tipo de incompatibilidade.

O caso de Rute e Noemi mostra um tipo de convicção tremendo – o meu povo é o teu povo, o meu Deus é o teu Deus. Lembra quando Josué disse – Nós já decidimos, eu e minha casa serviremos ao Senhor. Amados, uma casa que serve a Deus é indestrutível, pode vir chuva, vento, briga, problema, a família está unida.  Porque o meu povo é o teu povo, o meu Deus é o teu Deus e só a morte poderá nos separar.

Então, ciúmes e contendas – veja, uma coisa que acaba com qualquer relação, quando não há verdade. Quando não há manifestações de amor, quando não há reconciliação, quando não há perdão. O espírito de divisão conquista, enfraquece e leva as pessoas em muitas direções. Quanta gente se destruiu por causa dos ventos de doutrinas. Porque divisão não é a mesma coisa que diferente. Uma coisa é gostar do diferente – eu gosto de azul e a minha esposa de verde.

Onde o inimigo engana? Ele engana com a divisão. Não é com a diferença. Diferenças não causam muito problema, o problema são as divisões. Quando a pessoa está junta, cimentada, ela é forte. Mas quando está dividida, ela é frágil.Então, a única forma que o inimigo pode devorar alguém é com mentira e engano. Há armas que são destruidoras, por exemplo, racismo, intolerância.

Não podemos ser a favor da superação da intolerância. Temos que ser a favor do diálogo. Temos que ser defensores da igualdade racial. Eu não acredito que cor de pele faça diferença. Mas, aqui no nosso país, se vão duas pessoas para uma prova de emprego, a pessoa que tem pele branca tem preferência sobre a pessoa que tem pele negra. Por que o problema está na cor? Isto gera contenda, gera ódio. Veja que nos Estados Unidos existem forças terríveis para desajustar o país usando o racismo.

Então, o espírito de divisão é muito destrutivo. É uma doença social, é um espírito de engano que leva tantas famílias à derrota. Se a família diz – vamos ver o que a Bíblia diz sobre este assunto de divórcio. A Bíblia diz que só existem 3 coisas que respaldam um divórcio. Adultério, maus tratos e violência, comportamento ímpio de fome, por exemplo, deixar a família passar fome. Agora, a pessoa dizer – eu amava tanto, mas não amo mais. Eu quero apoio da igreja.

Amado, isto é um erro e igreja não apoia erro. Igreja não é feita para apoiar erro de ninguém. Se existe uma disfunção na relação criada por imoralidade é um fato – a Bíblia deixa claro – não quer, siga. Mas buscar apoio contra a vontade de Deus você não pode ter. Isto em todas as áreas da vida. Então, a divisão começa por separar as diferenças de opinião, entra em desacordo, e as famílias são destruídas.

Mateus 24:6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. 

Mateus 24:7-8 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.

A Bíblia diz que o principio das dores é quando houver nação contra nação, reino contra reino, família contra família. Quem causa separações e divisões é o engano e a mentira. Só a unidade numa casa fará a casa ser vencedora. Amado, não lute contra Deus.

Muitas pessoas erram e porque não apoiamos o erro, tem pessoas que vão embora da igreja. Olha, se você quer estar numa igreja que tem a dinâmica de formar biblicamente as pessoas, você está no lugar certo. Aqui não mercadejamos a sua fé, não usamos a fraqueza de ninguém. Veja o que disse Paulo…

Efésios 4:3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

Amado, você pensa que existe alguma família perfeita? Qual é a família que não tem um arranca toco de vez em quando? Qual é o marido que, às vezes, não acorda chateado da vida? Qual é a esposa que nunca tem TPM?  Por isso, diz – esforça-te para preservar a unidade. Porque se você não se esforça diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vinculo da paz, vem o engano. Porque é tão fácil as pessoas amarem e deixarem de amar.

Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Olha, unidade da fé. Amado, ouça, com tremor e temor lhe falo – lute diligentemente pelo vinculo da paz na tua família.  Lute por isso, porque se você não luta por esta unidade, o espírito de divisão vai ganhar terreno na tua família. E ele vai ganhar terreno no nível pessoal, social, familiar, ele divide, conquista e ele adoece as famílias.

Não é tão raro pessoas que estão na igreja dizerem – estou com vontade de morrer. Porque, às vezes, a mulher não cede, o marido não cede e numa relação ambos tem que ceder.O homem não é o sacerdote da casa, rei da casa, senhor da casa? Então tem que proceder como tal. A mulher não é auxiliadora, encorajadora, motivadora do seu marido? Tem que proceder como tal.Senão, o vinculo da paz fica quebrado. O que mais se vê é marido chateado com a esposa, a esposa chateada com o marido. Aí já começam a pensar não que não devem. Vem a mentira, e o engano e as pessoas adoecem.

E eu quero abrir um parêntesis aqui. Porque hoje em dia há uma verdadeira epidemia de doenças no Brasil.  Passa pela obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer. Isto é dramático. Ouça, diabete mata mais que doenças infecciosas. A doença mais degenerativa que existe chama-se diabete. Ela gera doença cardíaca, câncer, demência, alergias, doenças autoimunes, irritação intestinal, problemas neurológicos, depressão, disfunção da tireoide, problemas hormonais, dermatológicos, Alzheimer, Parkinson.

55.000 pessoas por ano no Brasil são amputadas por causa de diabete. 123.000 pessoas por ano no Brasil ficam cegas por causa do diabete. Diabete para os laboratórios farmacêuticos não tem cura. E de onde vem essa doença terrível?  Há muitos alimentos nocivos à saúde. Quantas doenças são causadas por alimentação errada!

Eu quero que o povo da nossa igreja seja saudável. E esta epidemia que está sobre o nosso país de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, isto é dramático. Isto tudo vem da ingestão de alimentos nocivos à saúde.  E na vida espiritual também é assim. Se você andar por aí, de igreja em igreja, você vai comer a farinha da panela e vai se envenenar espiritualmente. Então, eu preciso que você concorde comigo, com o que dizia o pai da medicina, Hipocrates:  A comida é o remédio, o remédio é a comida.

3João 1:2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

Esta foi uma palavra profética do apóstolo João. Ele disse – eu quero que você tenha prosperidade, que suas emoções sejam boas, e que você tenha saúde. Estava falando de saúde física. Por isso, é importante que você promova mudanças na sua rotina alimentar, para se prevenir enfermidades. Pra que ninguém aqui depois tenha de lutar com diabete, com cegueira e com outras doenças.  Temos que ter um estilo de vida com princípios bíblicos. Temos de cuidar da nossa comida, temos que ter cuidados com nosso físico.

Temos que fazer escolhas sábias. Precisamos dedicar o nosso corpo a Deus. Nosso corpo é templo do Espírito Santo.  Temos que ter amor próprio. Nosso corpo tem que glorificar a Deus. Não podemos permitir exageros, seja de comida, de bebida, não descansar, não dormir, viver debaixo de tensões.

Olha, você pode não beber bebida alcoólica, mas se você bebe coca-cola todo dia, você vai adoecer seu corpo.  Não sei se você sabe, mas há igrejas que começaram a adotar um estilo que chamam de  alimentação de Daniel.  No livro de Daniel, veja o que diz…

Daniel 1:8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

Daniel foi convidado a trabalhar no palácio do rei e o chefe dos eunucos disse – Daniel, bebe, come o que você quiser. Mas Daniel resolveu firmemente não se contaminar.

Daniel 1:12  Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. 

Daniel 1: 15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. 

Daniel 1: Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Tudo isto por causa da alimentação. E nós estamos falando isto aqui na igreja porque há muitas famílias destruídas por causa de doenças. Uma irmã da igreja sede deu um testemunho que, por causa da má alimentação e ingestão em excesso de refrigerantes, teve diagnóstico de insuficiência renal crônica. Um rim parou, tirou, o outro rim parou, 9 anos fazendo hemodiálise, e Deus lhe deu o milagre de um transplante e agora está bem. Por isso eu preciso dizer aos irmãos…

55.000 pessoas por ano no Brasil são amputadas e 123.000 pessoas ficam cegas por causa do diabete. Então, alimentos amigos e alimentos inimigos. Quanta gente com diabete que continua a comer pão de trigo! Está se matando aos poucos. Veja, Estados Unidos tem 70% da população muito acima do peso. Grande parte das doenças começam na alimentação errada.

Por exemplo, comer pão integral, batata inglesa, açúcar, alimentos light e diet, farinha de trigo, refrigerantes, biscoitos, barra de cereal, macarrão, sucos industriais, margarina, óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de algodão.

Amados, óleo de canola é uma fraude mundial. Canola sequer é um vegetal, mas uma sigla para CANadian Oil. É produzido, processado e exportado pelo Canadá. Esse óleo é altamente tóoxico, tanto que os animais e insetos não ingerem. É usado como óleo lubrificante para armas de guerra. E foi usado como agente mostarda, nas últimas guerras mundiais, um gás letal. As margarinas, que vieram como salvação da lavoura contra a manteiga, são tão saudáveis quanto plástico derretido.

Os mais velhos devem se lembrar como as nossas mães fritavam ovo e bife… com banha de porco. Mas eles conseguiram tirar a banha de porco que era saudável para introduzir a margarina, o óleo de soja e os outros óleos e todo mundo está metendo veneno pra dentro do seu corpo.

Amados, tudo que tem soja, tire fora da sua alimentação. Proteína de soja, leite de soja, energéticos, frutas cristalizadas, álcool, farinha de trigo. A farinha de trigo atual não tem nada a ver com a farinha de trigo que o meu pai levava o trigo ao moinho, o dono do moinho moía a farinha e essa era a farinha que minha mãe fazia pão em casa.  O trigo de hoje é veneno.

Olha, tapioca é gostosa, dá pra fazer uma lamina em 2 minutos, rechear com o que quiser, e ela sacia. Não tem a gliadina, proteína que tem o glúten, que aumenta a gordura abdominal e inflamações no organismo. Pão de milho é bem mais saudável que pão de trigo.

Lá em casa não usamos mais óleo de soja, só óleo de girassol e azeite de oliva.  Banha de porco e manteiga pura. Isso que foi excomungado pela indústria alimentícia para vender porcaria.  Amados, nosso corpo é templo do Espírito Santo. E temos de cuidar do templo de Deus. Temos que respeitar o templo do Espírito Santo.

Sabe qual o alimento mais saudável?  Primeiro, leite materno; segundo, ovo. Pode começar seu dia comendo 4 ovos, ele vai saciar e não vai deixar a glicose subir. Ovo com uma lamina de tapioca, delícia! Coco, abacate, peixes, frutos do mar, manteiga, banha de porco.

Vamos começar uma jornada de saúde na nossa igreja. Olha, sabe o que o corpo faz com aquilo que você comeu demais? Aquilo estraga dentro de você. Você pode comer muito ovo, mas não pode comer muito pão, muito bolo, você precisa ter uma alimentação inteligente. Olha, pão de chia, de aveia, de centeio, pão de tapioca – e vamos chegar à idade avançada com saúde de ferro.

Amados, temos que pensar o seguinte: – O que vale a pena? Comer demais ou viver saudável? Mais, as quantidades de química, de gorduras trans, de açucares e de sódio em excesso que os alimentos tem atualmente são assustadores.

– Bispo, mas por que falar de alimentação aqui na igreja?  Isso é coisa para os médicos, nutricionistas, nutrólogos… Amados, nosso corpo é templo do Espírito Santo. E nós temos de alimentá-lo bem todos os dias. E a Bíblia diz em…

1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Quer dizer, o meu corpo tem de ser motivo de glória para Deus e não para mim.  Olha uma coisa, pode ser que alguns irmãos aqui, por causa da alimentação errada, tem início de diabetes e nem sabem ainda. Amados, alimentação correta tem que ser um estilo de vida, uma atitude sábia de vida, pra vivermos muitos anos a mais do que viveríamos com alimentação errada.

Se você consome muito açúcar branco, ele é tóxico. Ele causa perda da sensibilidade, inflama os nervos, e a pessoa começa a ter uma série de problemas. Amados, vamos sempre, todos os dias, na hora das refeições – você é o fruto daquilo que você come. Seu corpo é o resultado daquilo que você come.

Então, importante – tudo que é produzido na fábrica, deixe de lado. Tudo o que é produzido pela terra, pela árvore e pela água coma. Amados, o que queremos com isso?  Que você não permita mais nenhuma doença por causa de estilo de vida errado. Sabe o que fica bem em lugar de refrigerante?  Água com suco de limão.

Então, quero terminar esta mensagem com…

1Coríntios 1:10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.

É isto que Deus quer. Sem isto as famílias estão ameaçadas.  Deus quer que vivamos juntos, sem brigas, sem desajustes, sem divisão. Não deixe a sua família perecer. Seja firme e confiante, estabelecendo dentro da sua casa uma jornada de vida física saudável. Você não precisa fazer dieta nenhuma.

Porque a tua comida é o teu remédio. O teu remédio é a tua comida.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

5 Comentários

  1. Andréia

    Nossa q massa essa matéria, baseado n palavra é muito esclarecedor e concordo em tudo, penso dessa forma, agora vou praticar já é tempo. Abçs.

    • Graças a Deus, Andréia, que você foi tocada pela palavra viva e eficaz.
      Certamente ela vai trazer resultados sólidos e duradouros à sua vida.

      Graça e paz.

  2. Meriane

    Obrigado por essa palavra Deus falou comigo tremendamente,não sei o que seria dessa nação sem a presença do Espírito Santo 🙏Meriane Gomes

    • Amém, abençoada Meriane.
      Graças a Deus pela Sua palavra que sempre nos fala dos Seus planos e propósitos eternos sobre a nossa vida.
      Graça e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *