Casa Sobre a Rocha – Do Stress à Vida Abençoada

Do Stress à Vida Abençoada

 

Provérbios 14:30 O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.

 

 

Santos preciosos, inculpáveis, irrepreensíveis, indestrutíveis, selo deste ministério, selados para o Dia da redenção, minha família espiritual, em amor predestinados para tão grande salvação, meus irmãos em Cristo Jesus.

 

Mais um domingo estamos aqui caminhando nos 50 dias de transformações, conforme orientação do Senhor para nosso apóstolo. Começamos o ano vendo a importância das famílias benditas do Senhor estabelecerem alvos e metas para o ano. O Espírito Santo também nos falou sobre a imperiosa necessidade de vivermos uma intimidade com Deus.  A Bíblia diz que os retos é que vivem desta forma.

Então, até agora tratamos de vida espiritual e hoje vamos tratar de vida física. Talvez essa seja a maior necessidade da vida de muitos irmãos aqui. E eu não quero apenas que você ouça o bispo, mas que você viva a palavra.  Ânimo sereno. Salomão disse que o ânimo sereno é a vida do corpo. Quer dizer, se eu não tiver uma mente tranquila e sossegada, se eu não tiver um coração sereno, a minha vida toda será doente.  Agora veja o que disse Isaías em…

Isaías 57:20 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo.

Veja a diferença entre um homem de Deus e um perverso. Quem tem Jesus tem que ter ânimo sereno. Mas o perverso não. Veja a vida de quem não tem o Espírito Santo de Deus – lama e lodo. Precisamos entender isto porque todos nós vivemos num mundo extremamente estressado, cheio de preocupações do trabalho, problemas, indecisões, perdas, medos e oposições. Parece que vivemos uma era em que as pessoas estão psicologicamente muito doentes.  E a indústria farmacêutica responde a tudo isso de forma imediata – tomou isto aqui, dormiu.

Mas não é isto que Deus quer. Deus não quer que você viva como mar agitado que não se aquieta, lançando lodo e lama, problema pra todo lado. Então, nestes 50 dias de transformações, vamos aprender sobre hábitos espirituais que a Bíblia ensina, e se você os viver no dia a dia, você vai reduzir muito o fator de estresse.  Assim os gregos tentavam ensinar as pessoas – mens sana in corpore sano – mente sã num corpo são. Quer dizer que se eu não tenho uma mente sã, meu corpo sofre.

E grande parte dos evangélicos sofre por não ter mente sã.  85% das pessoas que frequentam os consultórios dos psicólogos são de confissão cristã. Sabe por que?  Não tem hábitos bíblicos na sua vida física, não aprenderam a fazer declarações de fé.  Por isso, há tantas doenças físicas, doenças emocionais. Então vamos mergulhar com sabedoria em palavras bíblicas que tragam a nós um tipo de vida saudável que arranque a sobrecarga emocional, física, mental, espiritual.  Porque sempre que você está com essa sobrecarga você está estressado. E quando a pessoa está estressada, a pressão arterial sobe, o pulso aumenta, a adrenalina vai pro alto, e os efeitos físicos são danosos e graves.

Vamos aprender juntos com a palavra – estresse quando é crônico é perigoso, devastador, afeta o cérebro, o sistema cardiorrespiratório.  Estresse crônico pode matar. Quanta gente que se sabe que morreu de estafa, de estresse. Foi tanta sobrecarga emocional, física, mental, espiritual, que o organismo rebentou. Por isso temos de ter hábitos bíblicos muito saudáveis, porque não há como você se livrar de preocupações.

Nos últimos 20 anos, a sociedade brasileira virou de ponta cabeça e por isso vivemos numa sociedade cheia de preocupações, de pressa, tudo tem de ser pra ontem. A urbanização acabou com a paz. vivemos numa cidade de pouco mais de 320 mil habitantes, mas a nossa região chega perto de 1 milhão de pessoas. Andar de carro por aqui se tornou um problema em determinados horários. É algo estressante. E isso faz as pessoas ficarem ansiosas. E a ansiedade vai paralisando a vida, criando desgosto, corroendo as emoções, e vai afetando as nossas relações com Deus.

A sociedade está cheia de indecisões – o que fazer, como fazer, como vou pagar as contas, como vai ser o meu amanhã, e a minha aposentadoria…???  A perda de privacidade. Hoje todo mundo tem acesso ao teu CPF, tua identidade, teu telefone, teu whatsapp.  Uma sociedade pluralista, muitas crenças, muitas convicções, muitas culturas, opções sexuais, muitas raças, línguas, povos, diferenças sociais e isso tem gerado conflitos muito grandes. Nossa nação está dividida.

Nosso povo, conhecido como o povo de maior paz do mundo, hoje tem metade da sociedade odiando a outra metade.

E o medo do futuro então? Talvez este seja o sentimento mais estressante, porque a pessoa que tem este medo, busca em tudo em vez de buscar em Deus. Vamos entender que as indecisões, a perda de privacidade, o pluralismo, o medo do futuro, as preocupações, as pressas, as ansiedades, as oposições criam um estresse global. E os médicos dizem que o estresse causa problemas cardiovasculares graves.

A sociedade responde a isso com calmantes. Nós não. Porque eu não entendo cura apenas com remédios. Mas entendo cura com mudança de hábitos. Se você quer emagrecer, tem que mudar hábitos alimentares. Quer acabar com a glicose?  Mude os hábitos alimentares. Por isso, também temos que aprender a ter hábitos emocionais e espirituais que quase não se falam deles. Vamos falar deles porque eu quero que tragam frutos para minha vida e para sua vida. Vamos aprender como o Salmo 23, o mais popular da Bíblia, nos ensina algo que vai muito além do remédio da farmácia. Na prática ele tem de provocar uma mudança de vida, uma mudança de hábito.  Temos de praticar esta palavra como regra de vida.  Vamos lá.

Salmos 23:1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

Se você não aplicar isto e ficar pensando – e o meu amanhã, o que será da minha vida, e o dinheiro, e as contas, e a família, e os filhos… você se estressa. Quando Davi disse esta palavra, ele vivia um momento extremamente complicado. Davi tinha sido consagrado rei, mas Saul ainda estava no trono. E Saul perseguia Davi, queria matá-lo, e Davi vivia numa angústia, correndo de um lado pro outro, se escondendo em cavernas, fugindo. Até que um dia ele acorda e o Espírito Santo lhe diz – Quem é o teu senhor sou Eu e não Saul.

Este é o primeiro passo de prática de um novo hábito – o Senhor é o meu pastor e nada faltará. Amado, ouça, por favor, se Deus diz que nada te faltará, então nada te faltará. Bispo, o que te faltou até hoje?  Nada, Senhor.  E por que você vive preocupado com o amanhã?  Perdão, Senhor, tenho de mudar este hábito.  Se Ele não fosse o meu pastor, se Ele não fosse o governante da minha vida, tudo me faltaria. Eu não teria paz, é lodo e lama, não tem alma serena, é vida perversa.  Amado, se Ele diz que nada faltará significa que todas as coisas vão chegar a tua vida. A nossa segurança está em Deus. E Ele disse – Nada me faltará. Nada te faltará.  Veja o que Paulo disse em…

Romanos 8:32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Inclusive paz e segurança, e não ter medo do amanhã?  Creia nesta palavra.  Não saia daqui sem crer totalmente e seguramente nesta palavra. – Bispo, eu creio que nada me faltará.  Você precisa ter isto arraigado no seu coração. Porque a vida é cheia de sustos e mais sustos, e problemas e mais problemas, e situações contrárias e oposições. Mas, Senhor, eu creio que nada me faltará. Veja como disse Isaías em…

Isaías 30:15 Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.

– Bispo, o senhor não sabe o drama que estou passando… Amado, a Bíblia diz que você tem de se converter e sossegar.  Eu sei que é difícil para a personalidade de alguns irmãos, mas isto tem de ser regra prática de vida. A Bíblia diz que você tem de se converter e sossegar. E vai ter força na tranquilidade e na confiança. Mas vocês não quiseram. Quer dizer que depende de mim e de você confiar, ter força, ter tranquilidade e sossegar em Deus.  Eu preciso disso na minha vida. Você precisa disso.

Agora, só tem sossego, paz, serenidade, tranquilidade, quem tem intimidade com Deus. Deus não poderia deixar faltar nada na tua vida. Veja, se alguma coisa da palavra desse errado, Deus não seria Deus. Se alguma promessa da Bíblia voltasse vazia, Deus não seria soberano. Portanto…. Eu creio, eu confio que o Senhor satisfará todas as minhas necessidades. Eu preciso ter um tempo para mim.

Por que está faltando tanta coisa à nossa sociedade?  Porque o Senhor não é o pastor da nossa sociedade. As pessoas buscam no sal, na água, na cartomante, no taro, na cigana, no mapa astral, na mandala, em tudo, menos no Único e Soberano Pastor. Por isso, falta tudo!  Esta palavra tem que produzir em nossa vida um fruto forte. Porque as preocupações, as ansiedades, os temores, o medo do futuro está na mente de todos nós, porque somos humanos.  Amado, esta palavra não foi só para Davi. Ele diz que nada faltará. E porque Ele é o Senhor, esta palavra tem que gerar segurança, paz, ânimo sereno.

Provérbios 14:30 O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.

Significa que, ou temos ânimo sereno e temos paz, ou vamos viver desassossegados, não reproduzindo o que a Bíblia ensina.  Quem tem atitudes serenas alonga a sua vida.  E vou lhe dizer – não se esqueça de você mesmo. Porque, às vezes, pensamos no marido, na esposa, nos filhos, nos netos, no genro, nora, e nos esquecemos de nós.  Temos que aprender a exercitar este descanso – isto se chama disciplina espiritual. O Senhor é o meu pastor, não fique com dúvida, porque nada vai te faltar.

Eu não estou aqui porque quero, você não está aqui porque quer, estamos aqui por determinação, pela soberania de Deus.  Não estamos aqui para apanhar da vida, para ser saco de pancada. Deus é perfeito e há um controle sobre a tua vida. E é Ele que está te dizendo – nada vai te faltar.

– Bispo, mas a inflação, e a crise do Brasil, e 12 milhões de desempregados…?  Ouça o que Ele disse – nada vai te faltar.  Receba da parte de Deus – nada vai te faltar!!!

Deus não mente. E Deus é Autor de toda boa dádiva, de todo dom perfeito. E nele não há variação, nem sombra de mudança. Se você crê que o Senhor é o teu pastor, Ele é Jesus Cristo e nada te faltará.  Nada, absolutamente nada!  Agora veja como  tudo com Deus é perfeito.

Salmos 23:2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes.

Eu quero agora falar sobre uma necessidade que nós, no século 21, quase abolimos da nossa vida, que é descansar.  Deus podia ter nos criado sem necessidade de dormir.  Mas a verdade é que passamos um terço da nossa vida dormindo.  Quando Deus fez todas as coisas, diz que, depois do sexto dia, Ele descansou. E a Bíblia ensina muito sobre o descanso. Deus criou um dia de descanso, o domingo. 

Êxodo 34:21 Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura, quer na sega.

O trabalho do dia a dia tem que ser interrompido uma vez a cada 7 dias. E o povo de Deus não conhece esta verdade. Muitos acham que ir à igreja é trabalho. O dia do Senhor é dia de descanso. Porque vivemos de segunda a sábado num corre-corre, num colapso emocional, físico, e muita gente culpa por descansar. Mas Deus diz que, obrigatoriamente, você tem que ter um dia de descanso.

O dia de descanso é o dia do Senhor, o domingo, dia de descanso pro corpo, pro espírito e para as emoções.  Quando você vem à igreja, você está fazendo que seu dia de descanso seja uma realidade. Se Deus descansou é porque o descanso é importante. Tem muita gente que tem síndrome de burnout, está pegando fogo sempre. Olha 50 vezes pro celular, e o culto está demorando, porque tenho de ir pra casa e fazer…   Calma, amado.  A partir de agora, estamos criando hábitos. Não se sinta culpado se você descansar. Você precisa descansar.

Olha o que aconteceu com nosso Apóstolo – de 1969 (data da ordenação dele a pastor) a 2000 ele esteve 13 vezes internado com estresse, problema cardíaco, desmaiava.  Muitas vezes ele diz que se sentiu culpado porque dormia um pouco mais.  Então não se sinta culpado por descansar, mas você precisa criar o hábito de descansar. Um dia questionaram Jesus a respeito do sábado. E ele disse – eu não fui feito pro sábado, o sábado é que foi feito pra mim. Nós precisamos de um dia de descanso físico, emocional, espiritual.

A vida de um pastor é por vezes estressante e cheia de desafios diários. Porque a gente trata de problemas existenciais, familiares, espirituais, emocionais, físicos, pessoas de vários tipos, e a gente precisa entender que não somos Deus.  – Bispo, mas satanás trabalha 24h por dia, ele não descansa. Pois é, amado, nós não somos satanás.  Nós somos filhos de Deus. E Deus diz: – Não vai te faltar nada. Porque que faz você repousar em pastos verdejantes sou Eu.

Então, amado, domingo não pode ser um fardo vir à igreja, é o teu descanso. Você passa aqui 2 a 3 horas no culto, descansa o corpo e o espírito, recarrega as emoções. Porque Deus te faz repousar em pastos verdejantes. Você não vem aqui para se estressar, pra ser julgado, pra ser condenado, pra brigar. É o teu dia de descanso, é um dia sagrado.

Salmos 23:2 … Leva-me para junto das águas de descanso;

É o Senhor quem faz isto pra você e pra mim. É Ele que me leva para junto das águas de descanso. E eu tenho que me deixar levar e não sentir culpa. E veja como Paulo falou sobre isso em…

Filipenses 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

E não o estresse, e angústia, e preocupações, e medo do futuro. Olha só, temos que combater este espírito de medo do futuro. Porque o que mais assombra hoje a sociedade é o medo do futuro. – Bispo, mas o governo está mudando a aposentadoria… e o senhor viu o que está acontecendo o Espírito Santo?  E no RJ?  E no RS?  E a roubalheira continua, bispo, vai faltar cadeia.

Amado, se você ficar se preocupando com essas coisas, você não vive, você não usufrui da vida.  Isso tudo não é pra nós. O governo da nossa vida está nas mãos de Deus. A segurança da nossa vida está em Deus e nos seus anjos. A nossa vida está nas mãos de Deus e das mãos dele ninguém arrebata.

Salmos 23:3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Deus diz – não viva indeciso, Ele é a tua bússola, a tua direção, Ele refrigera a alma, Ele guia.  Por isso, eu não posso ficar paralisado com medo do futuro. – Bispo, e se eu perder o emprego…  Meu irmão, Deus está dizendo que Ele nos guia pelas veredas da justiça. Você pode crer nesta verdade. Deus vai dar um jeito, Ele muda situações, Ele abre portas, Ele fecha portas, Ele quebra o bronze, Ele rebenta as trancas, Ele dá a chave e diz – aquilo que você abre ninguém vai fechar e aquilo que você fecha ninguém pode abrir.  Tudo vai acontecer conforme Deus planejou, então confie na direção dele.

Salmos 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Você sabe, onde há sombra há luz.  Não temerei mal nenhum.  Igreja do Senhor, povo predestinado em amor, mais que vencedores, valentes de Deus, famílias benditas, não temeremos mal algum. Sabe por que?  Porque Tu estás comigo.  Eu não temerei mal algum porque Tu estás comigo. Esta é uma relação pessoal com Deus, de intimidade.

Salmos 142:3 Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha.

O salmista está dizendo – Senhor, tem dias que parece que eu vou desistir. Parece que o meu espírito está esmorecendo. Mas Tu conheces a minha vereda, o meu caminho. No meu caminho me ocultam armadilha.  A vida é cheia de dificuldades. E muitas vezes parece que o meu espírito esmorece.  Mas Deus conhece as nossas veredas.  Todos nós passamos por sombras, por conflitos, momentos de desencorajamento. Alguém pode ter perdido emprego, dinheiro, saúde, ou reputação, ou pessoa amada.  Eu sei o que é perder coisas, dinheiro, perder pai e mãe. E perder é difícil, traz tristeza.

Mas onde há sombra há luz. Então não desista. Você não pode desistir de absolutamente nada na vida.  Porque quem desiste é covarde. E você tem um chamado de Deus, você tem o Deus verdadeiro que, mesmo no meio dos conflitos, dos medos, das preocupações, das críticas, Ele diz – Eu estarei contigo.  Eu sei que alguém pode estar dizendo no seu coração:

– Pastor, parece que as coisas do dia a dia me levaram do fundo do poço.  Parece que pra mim não há mais saída. E pra quem está no fundo do poço, não há saída, não há esperança.  Mas, como dizia um velho pregador: – se você está no fundo do poço, você ainda pode olhar pra cima e ver as estrelas.

Hoje Deus vai fazer com que você dê a volta por cima. Você vai voltar a ter sucesso para o qual Deus te criou. Mesmo do fundo do poço, você pode ver as estrelas.  Por isso, pare de cavar o poço, para não afundar ainda mais. Olhe para cima e veja o Autor e Consumador da sua fé. Você vai dar a volta por cima. Amém?

Você precisa acreditar. Você precisa insistir. Você precisa ir em frente. Dificuldades, medos, preocupações vem. Mas não aceite fracasso. Ele é o nosso pastor e nada nos faltará.  NADA NOS FALTARÁ!

É Ele quem te leva aos pastos verdejantes e ás águas tranquilas de descanso. É Ele que diz – Não tema o futuro. Porque ainda que andemos pelo vale da sombra da morte não temeremos mal algum, porque Tu estás conosco.

Você pode estar no fundo do poço por causa da saúde, das emoções, do seu casamento, da sua família, dos seus negócios. Mas, do fundo do poço, você pode ver as estrelas e a luz do dia. E o Senhor diz para você não temer mal algum porque Ele está contigo. Então, se você tiver paixão e estiver disposto a pagar o preço da obediência a Deus, você não vai se deixar vencer. Você não vai desistir. E você vai chegar ao topo novamente.  Não aceite menos que isso.  Você vai superar essa situação, você vai dar a volta por cima. E você vai ter a paz e a serenidade e o alongamento de uma alma serena.

Eu sei o que é o fundo do poço. Eu também já estive lá. Só que muitos, quando estão no fundo do poço, ficam dando ouvidos aos que dizem – você não vai conseguir, você vai se acabar, não vai mais conseguir emprego, não há trabalho pra você – e se você continuar cavando o poço, vai cada vez mais pro fundo.  Mas a verdade é que eu posso estar no fundo do poço, e posso olhar pra cima em vez de olhar pra baixo. E eu posso ver as estrelas e a luz do dia.

Ele é o nosso pastor e nada nos faltará.  Quando dentro de mim me esmorece o espírito – esse é o fundo do poço – o Senhor vai lá e ergue e tira do fundo do poço.

Salmos 18:19  Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.

Não cave mais o poço, senão você afunda mais.  Estamos aqui quebrando hábitos negativos.  porque  quando estamos com problemas, muitas vezes começamos a cavar mais fundo o poço e afundamos ainda mais.  Por isso, olhe pra cima, você vai ver a luz do dia, você vai ver a luz das estrelas. Olhe firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Ele diz – Eu sou o teu pastor e nada te faltará.

Hoje é dia de dar a volta por cima.  Hoje é dia de mudança de vida. Todos tem que ver em nós que somos famílias benditas. E família bendita não é com estresse, com medo do futuro, com preocupação, com doença, com lama e com lodo.  Deus não quer isso.  Deus quer um povo de ânimo sereno. Com benção na saúde, nas emoções, nas finanças, na vida espiritual, na vida corporal, na família. E todos reconhecerão que somos famílias benditas do Senhor.  Por isso, temos de confessar continuamente:

– Eu creio e confio que o Senhor satisfará todas as minhas necessidades. Ele é o meu pastor e nada me faltará.

– Eu estou confiando em Deus, eu estou descansando nEle.

– Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Ele me leva ás águas de descanso.

– Deus me guiará pelas veredas da justiça. Eu confio na direção de Deus.

– Ele me tira do fundo do poço e me traz para um lugar espaçoso, me livra, porque se agrada de mim.

– Se eu conheço Deus, não preciso conhecer as respostas. Eu só vou dizer: Tu estás comigo, isso é tudo o que eu preciso saber.  Tu estás comigo!  E nada me faltará.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário