Casa Sobre a Rocha – Falsos Irmãos, Espiões Escravizadores

Este assunto, a princípio, assusta os crentes. Será que existem falsos irmãos dentro da igreja?  Existem e não é um fato recente. Desde o começo da igreja, quando Paulo começou a ensinar a graça de Deus, que os crentes em Jesus não deviam mais seguir a lei de Moisés, falsos irmãos vindos das sinagogas começaram a se intrometer na vida dos convertidos ao evangelho, para novamente reduzi-los à escravidão da lei. Veja como Paulo descreve isso em…

Gálatas 2:1 Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito.

Gálatas 2:2 Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.

Gálatas 2:3 Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.

Gálatas 2:4-5 E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

Veja, nem uma hora eles se submeteram a Pedro, a Tiago e aos demais, para que a verdade do evangelho permanecesse no seio da igreja da Galácia.

 

Nos primeiros anos da igreja cristã, chamada igreja primitiva, havia uma guerra espiritual muito grande. Os que tinham sido convertidos à graça de Deus eram, na maioria, judeus que se convertiam pela palavra de Paulo. E eles recebiam muita pressão, porque eram judeus convertidos ao evangelho. E os de Jerusalém, aqueles que eram de maior influência – Tiago, Pedro, Marcos – faziam a maior pressão para que os que estavam convertidos à graça, para que voltassem para a Velha Aliança, fizessem circuncisão do prepúcio, celebrassem as festas judaicas, os ritos, as cerimônias, os jejuns, os alimentos, as abstinências, as abluções. Tudo isso Paulo tinha arrancado da igreja.

Esta era a pressão que a igreja de gálatas estava sofrendo. Eles não tinham maturidade para compreender que a morte de Jesus trouxe uma Nova Aliança no seu sangue. E esta aliança traz liberdade, traz uma nova vida transformada, não é algo apenas no exterior do homem, mas é um trabalho que o Espírito Santo faz no interior do homem.  Porque o sacrifício de Jesus tem uma eficácia eterna, o seu amor é sem fim.

E toda pessoa que é transformada pela mensagem da graça, a primeira coisa que ela começa a experimentar é a liberdade cristã, porque não tem mais as amarras da lei.  Não tem mais condenação, dias de festas, jejuns, vigílias, pagar o preço.  Há uma liberdade. E quem era de Jerusalém, quando percebeu isto, contra-atacou.

Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão;

Veja só, a lei reduz o homem e a mulher de Deus literalmente à escravidão. Então Paulo está dizendo – falsos irmãos. Eles louvavam junto, levantavam as mãos, mas o coração deles não era um coração transformado. Eles vinham para espreitar, para reduzir à escravidão. Então Paulo diz…

Gálatas 2:5 aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

Amados, aqui tem ensinamentos muito fortes. Quando você tem o conhecimento da graça, você não pode ceder à lei. Nem uma hora, disse Paulo, porque senão a graça é contaminada. 

Gálatas 2:6 E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram;

Paulo estava falando dos apóstolos da lei – Pedro, João, Tiago, Marcos… nada lhe acrescentaram.  Nosso apóstolo costumava participar de seminários, mas notou que isso nada lhe acrescentava, porque sempre falavam das mesmas coisas – diabo, diabo, jejum, jejum, inferno, inferno, sacrifícios. E isso não tem nada a ver com a verdade do evangelho.

Nosso apóstolo uma vez aceitou um convite para um encontro numa rádio com os maiores teólogos do país, e ele foi lá e só ele tinha levado Bíblia. E começou uma discussão sobre predestinação. E os teólogos só sabiam dizer – não há predestinação, o homem é que decide – mas não tinham Bíblia.

E isso é escravidão, lutar contra a soberania de Deus. E nosso apóstolo concluiu que nada lhe acrescentaram.  E ele deixou de participar desses encontros porque não levavam a nada.

Hoje existem no Brasil cerca de 40.000 denominações da lei. E se não existir essa sensibilidade da revelação, veja que Paulo usou uma linguagem muito severa – ele chamou de irmãos falsos.

Filipenses 3:1 Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.

Filipenses 3:2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!

Paulo é muito severo com esta questão. Não se pode brincar com vida espiritual. Amado, destes cultos depende a tua vida aqui na terra até a tua eternidade. Se você não é seguro, se você não segue os padrões de Deus, é uma desorganização de vida, é uma escravidão.

Paulo diz que os da lei mandavam espias, que ele chama de falsos irmãos, não aceitavam que Paulo tivesse abandonado Moisés, a religião ortodoxa que era escravizadora, sem nenhuma virtude. Foi por isso que Jesus disse em…

João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Uma vez liberto, eu não quero mais a lei. A lei é um labirinto, porque um dia foi Deus, outro foi o diabo, depois foi o tranca-rua, depois o diabo foi muito poderoso, porque não fiz o jejum que devia fazer, e isso não dá nenhuma segurança. A lei resulta numa escravidão espiritual. Não tem força para libertar do pecado, mas fortalece o pecado.

Romanos 7:11 Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.

Veja o que Paulo falou – o pecado, foi porque eu entendi o mandamento da lei. Precisamos entender isso – a lei fortalece o pecado. É de tanto falar em pecado que as pessoas se sentem pecadoras.

 Atos 15:10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?

Veja Pedro agora falando, naquela serie de reuniões com os presbíteros. Por que vocês tentam colocar um jugo sobre a cerviz das pessoas, que os da lei não conseguiram cumprir?

O pacto que estamos vivendo é o da graça de Deus.  E Martinho Lutero dizia – o evangelho da graça me concede libertação do pecado, da morte, do inferno e agora eu devo dar ouvidos a Paulo porque ele mostra o que Jesus fez por mim. São as 14 epistolas.

Então a palavra fala de falsos irmãos. São aqueles que fingem ser cristãos. Não eram verdadeiros e as atitudes deles eram tão negativas que, quando viam o povo glorificar a Deus, e dizer – somos livres, somos gentios – porque não tinham de cumprir os rituais judaicos, eles diziam – Não pode ser assim.

Então, sabemos que, em Cristo Jesus, nenhum membro do corpo de Cristo pode ser escravizado.  legalismo é escravidão. O evangelho é livre, é puro.

 Gálatas 2:7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão

Quer dizer que Paulo pregava o evangelho da incircuncisão – não tinha circuncisão do prepúcio, não tinha dias de festa, jejuns, sacrifícios da carne, vigílias.

 Gálatas 2:2 Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.

Amados, há um divisor de águas na palavra – há uma palavra para os gentios, e há uma palavra para os judeus.  Nós não somos judeus na carne. Logo, é a palavra da graça de Deus, expressa nas 14 epístolas de Paulo, que faz com que vivamos verdadeiramente o evangelho. E em liberdade.

Agora há uma coisa importante que você precisa entender. Infelizmente, a lei promove falsos crentes, falsos cristãos, falsos irmãos, que esperam ir pro céu.  Mas quem não segue os padrões de Deus o céu lhe é negado. Não adianta eu imaginar que eu tenho vida eterna se eu não acredito na soberania de Deus. Estes falsos irmãos não confiam só em Cristo para a salvação e misturam com a lei. Isto aqui é muito importante. Olha o que Paulo disse em…

 Gálatas 3:10 Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.

Quantos estão debaixo de maldição?  TODOS os que são das obras da lei. Isto é assustador. Então, se você se arrependeu uma única vez, se reconciliou com Cristo, recebeu o dom da fé, teve a vida transformada, a tua vida agora precisa apenas ser educada segundo a palavra para que você cresça. E não existe, em hipótese alguma, escravidão. Porque quem promove escravidão são falsos irmãos.

Tito 2:11-12 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12  educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,

Veja, a pessoa pode vir do fundo do poço do pecado, da droga, da vida promiscua. Mas ela vem à igreja, ouve a palavra, diz que começa a ser educado, aprende a ser pai, a ser mãe, a ser filho, a ser cidadão. Todo cidadão cristão é dado ao trabalho, não é preguiçoso, não é levado a rebeliões públicas, ir pra rua quebrar vitrines. Ele é sensato, pacato, cidadão do reino.

Isso se aprende, e diz que a pessoa então renega a impiedade e as paixões mundanas. O cristão verdadeiro tem que renegar o mundo. O teu coração não pode ser metade de Deus e metade do mundo, Deus não aceita. Tem que renegar o mundo.  Já bebi tudo o que tinha de beber, já andei na escravidão, já fumei tudo o que tinha de fumar, já errei tudo o que tinha de errar, agora é Jesus. Agora o crente vive de forma sensata, justa e piedosamente.

 Tito 2:13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Tito 2:14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Você é propriedade exclusiva de Deus. Então, eu não posso ser de Jesus mas também deixar de vir ao culto para fazer uma churrascada com os amigos. Não, eu pertenço ao Senhor, e sou zeloso de boas obras, pertenço a Deus e sou educado na graça.

 Um grande pensador evangélico disse – ir à igreja não faz do homem um cristão. Assim como quem vai a uma garagem não se torna um carro. Só vir à igreja não me faz ser um cristão. O que me faz ser um cristão é o reconhecimento de Jesus como meu Senhor, e depois eu tenho que renegar as paixões do mundo. Porque não dá pra servir a dois senhores. Porque vou amar a um e aborrecer o outro, ou vou amar o outro e aborrecer o primeiro. Amados, muitas pessoas estão seguindo falsos ensinamentos, pregados por falsos pregadores que levam à perdição.

Mateus 7:15-16 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Mateus 7:17-18 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

Mateus 7:19-20 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

Sabe, hoje eu falo três minutos com uma pessoa e já percebo se ela é da graça ou é da lei, se ela acredita, se tem fé, se ela é inteligente, se ela usa apenas a fé emprestada de um irmão ou do pastor. Porque os líderes habituaram o povo a usar fé emprestada – venha aqui que eu te abençoo. Isso é fé emprestada, mas você tem a fé que eu tenho, você tem de usar a sua fé.

Eu posso te dar um peixe, um dia, um ano, mas há uma hora que você tem de aprender a pescar. Porque você está domingo. Mas na segunda-feira você tem um problema em casa e o bispo não está com você. Como é que você vai resolver esse problema, se você não usa a sua fé, não se entrega incondicionalmente a Deus e tem o coração dividido?

Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Veja, por que tanta maldade é semeada no coração de tanta gente? Paulo explicou isso em…

1Timóteo 4:1,2 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

Então, amados, às vezes, a pessoa está num lugar que tem uma placa que diz – igreja – mas ali está um espírito enganador com ensino de demônios. Não está no cinema, no teatro, ou na praia. Veja, onde eu encontro espíritos enganadores e ensinos de demônios? Em muitos lugares chamados igreja.

Então, como é que alguém tem cauterizada a própria consciência?  Hoje tem ministérios que aceitam casamentos de pessoas do mesmo sexo. Aceitam a boca suja, aceitam que as pessoas andem no mundo, aceitam que a pessoa não tenha compromisso com a igreja, não pregam o crescimento espiritual, vivem sem disciplina. Infelizmente é nisso que está transformada em grande parte a obra de Deus. Por isso Jesus falou em…

 Mateus 15:8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

São os falsos irmãos.

 Isaías 29:13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,

Não corta cabelo, não pinta a unha, não vai à praia, faz um jejum, sobe ao monte, faz um sacrifício – maquinalmente.  Fala com a boca e honra com os lábios, mas o coração está longe do Senhor.

Nós precisamos entender que Deus só age na vida de quem lhe é fiel.

Tito 2:10 não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.

Veja, você tem que dar prova, não simplesmente de fidelidade, mas de toda a fidelidade.  Nós temos que ser o ornamento da doutrina de Deus.

Então, amados, permanecer fiel na vida do dia a dia, na igreja, fiel como cristão perseverante, fiel como chefe de família, como dona de casa, fiel sem instabilidade, com fundamentos sólidos, inabaláveis e confiáveis.

 1Coríntios 4:2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.

Apocalipse 2:10 … Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Então, amados, por causa desta fidelidade, é que Deus está se agradando do altar da igreja. Porque eu quero que você use a sua fé, você precisa aprender a usar a sua fé. Você não pode depender do pastor, ou do bispo, ou do diácono. Você não pode usar fé emprestada de mim ou de outro irmão.

Quando Jesus se encontrou com a mulher samaritana, ele lhe disse – se você beber desta água, do teu interior fluirão rios de água viva, um fonte de água.

Eu sou a fonte, você é a fonte. Você não pode apenas usar uma fé emprestada. Você tem de pensar desta maneira – eu sou uma pessoa limpa de coração, eu quero ver Deus, eu quero ser fonte de água viva, eu quero que o Espírito do Senhor se manifeste na minha vida.

E você sabe que há algumas palavras que não são mais levadas tão a sério.  Desde o antigo pacto, o altar sempre foi um lugar de adoração. Fazia-se um altar. Noé fez um altar, Abraão levantou um altar.

O altar não é apenas um lugar mais alto para o pastor pregar. Aqui é o altar. E o que eu preciso de Deus está neste altar.  Por isso, você recebe a palavra que vem do altar.  Aqui não sou simplesmente eu a falar, mas é Deus a falar por meu intermédio no altar.

Você precisa ter um divisor de águas na sua vida. Você precisa ver Deus agir na sua família. Você não pode apenas usar a minha fé ou a fé de outro irmão. Você não pode me pedir fé emprestada – bispo, ore por mim. Bispo, interceda por mim.

Amado, eu vou orar sempre, eu vou interceder sempre, esta é minha missão.  Mas você pode orar e interceder, porque você tem a mesma fé que eu, você tem esse poder. Foi dada a você a mesma medida de fé que foi dada a mim.  A sua fé é igual à minha.

Por isso, aqui você recebe a palavra verdadeira do altar, uma palavra que não deixa mais você ser escravo da lei, escravo do pastor, escravo de mandamentos de homens. Você tem o dom da fé, e agora você tem de acreditar, tem de confessar, você precisa bater nessa porta. Você precisa dizer – Senhor, eu creio, eu estou com grandes necessidades.

Eu sei que você precisa ver Deus agir, ver Deus mudar o seu casamento, a sua família, a sua renda. Há pessoas que precisam buscar a Deus com fé verdadeira, que agrada a Deus e faz Deus agir em seu favor.

Aqui não há mandamentos de homens, nem falsos irmãos, que querem escravizar, que querem impor um jugo que ninguém conseguiu cumprir lá na lei.

Aqui há liberdade, e você recebe a palavra libertadora do altar.  Por isso, a importância do altar sem mácula, sem subterfúgios, sem enganação, mas altar santo, puro, verdadeiro, que traz sempre uma palavra que edifica e dá herança.  Deste altar, e de todos os altares onde se prega a genuína palavra da graça de Deus, você pode esperar sempre palavra da verdade, palavra genuinamente bíblica e sem qualquer resquício da lei, palavra de fidelidade.

E, quando você recebe esta palavra, ande nela, proceda segundo ela, não se afaste dela, guarde no coração e na mente, porque fazendo assim, você vai receber este prêmio que Jesus mostrou em…

Mateus 25:21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Como Eleitos do Senhor, somos firmados e fundamentados nEle. Rechaçamos os falsos irmãos e os seus ensinamentos legalistas. Cristo é o Autor e consumador da nossa Fé. Só através de Sua Graça é que chegaremos à Vida Eterna.

 Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *