Casa Sobre a Rocha – Murmuração, o Pecado da Ingratidão

NOSSAS ESCOLHAS DETERMINAM NOSSA VIDAEstamos mostrando um assunto que é letal na vida das pessoas, das famílias e da sociedade – a murmuração.

Números 14:1-3 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?

 

Este é o nosso segundo encontro onde o pastor da igreja este ensinando você a compreender quão forte e maligna é a murmuração.  Já expliquei que a murmuração tem um poder tão venenoso, tão letal que destrói a vida da fé. É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.

Na realidade, a murmuração abre uma grande brecha ao inimigo. Murmurar é ir contra os desígnios de Deus. É uma prova de ingratidão. É uma desconfiança divina. É uma cegueira espiritual. A murmuração, à luz da Bíblia, é autodestrutiva, faz o crente perder a benção do Senhor.

– Mas, bispo, então eu não posso reclamar de nada?  Olha, se a sua reivindicação é justa, você pode reclamar. Você não pode apenas murmurar. Mas, se é uma reivindicação justa, pode. Quer ver só um grupo de reivindicou, que foi chamado de murmurador, mas depois tinha razão?

Atos 6:1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.

Então, existe um tipo de reclamação que eu posso fazer e que não é pecado.  Veja, havia na igreja judeus e helenistas, gregos convertidos ao evangelho. E diz que os hebreus abandonaram as viúvas dos gregos. E elas começaram a reclamar. 

Atos 6:2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 

Atos 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 

Atos 6:4-5 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade.

Aqui está uma reclamação positiva. Se eu vejo uma injustiça, um erro, eu devo reivindicar os meus direitos. Eu sou cidadão do reino e cidadão brasileiro.  Eu entendo que você tem o direito de reclamar quando a causa é justa.

A gente vê isto na nossa sociedade. A sociedade brasileira está muito descontente. Porque, assim como os helenistas estavam chateados com o tratamento dados às suas viúvas pelos hebreus, eles fizeram uma reivindicação, e reclamaram e questionaram, e eles estavam corretos. Tanto que na sequencia colocaram diáconos para cuidarem delas.

Nós vivemos numa sociedade cheia de imoralidade política. Veja que estamos sendo governados por um grupo de corruptos. Temos um sistema de saúde abalado, a educação é um sistema fragilizado, as obrigações constitucionais da administração pública estão totalmente sem credito. Então, se a sociedade reclama, isto é justo. É justo, porque é necessário. Porque uma reivindicação por um direito não tem sentido pecaminoso. Ao passo que a murmuração tem sentido pecaminoso.

Por isso, na Bíblia a murmuração não é tratada como uma simples reclamação. Mas ela está falando de rebeldia, de protesto egoísta, de ingratidão, de difamação. E Deus trata esta questão como um pecado. E Deus não quer isto na igreja. Já estudamos que, quando os israelitas murmuraram contra Deus, contra Moisés, contra Arão, um Deus clemente, cheio de misericórdia, bondoso, um Moisés que foi designado sobrenaturalmente por Deus, significa que através dessa murmuração o plano de Deus estava sendo contestado.

Portanto, existe um tipo de murmuração permitida. Mas quando é que a murmuração é errada? Quando os planos e desígnios de Deus são contestados.  Quando você não concorda com a palavra, com a igreja, com os preceitos de Deus, com as regras de Deus, aí sim é pecado. 

Números 14:14 mas também o disseram aos moradores desta terra; ouviram que tu, ó SENHOR, estás no meio deste povo, que face a face, ó SENHOR, lhes apareces, tua nuvem está sobre eles, e vais adiante deles numa coluna de nuvem, de dia, e, numa coluna de fogo, de noite.

Números 14:18 O SENHOR é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações.

Então, por que Deus se irou? Porque o povo hebreu foi contra os desígnios de Deus. 

Êxodo 13:21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. 

Êxodo 13:22  Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Deus sempre estava com o seu povo, cuidando, indo adiante, abrindo os caminhos, iluminando, guiando. 

Neemias 9:12 Guiaste-os, de dia, por uma coluna de nuvem e, de noite, por uma coluna de fogo, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Veja, Deus sempre esteve presente. Mas, independente de tudo o que Deus disse, estabeleceu e cumpriu, o povo de Israel murmurou ao longo da peregrinação no deserto.  Foram 10 murmurações. Agora, o que o Espírito Santo de Deus, 6000 anos depois vem dizer à igreja?  Porque essa murmuração foi lá atrás. E por que estamos trazendo este assunto agora?  Não era um assunto exclusivo do povo hebreu?  Não!

1Coríntios 10:10-11 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

Deus perpetuou esta palavra.  E aquilo que foi escrito lá atrás foi para o Senhor nos advertir até a igreja ser arrebatada. Então é para advertência nossa. Infelizmente este espírito murmurador está infiltrado em toda a sociedade, em toda profissão, em quase todas as famílias e, o pior, inclusive na obra do Senhor.

Veja, Paulo estava advertindo uma igreja que estava conhecendo a graça de Deus.  Porque ele disse – eu, como prudente construtor, lancei os fundamentos.  Então a igreja existia pelos fundamentos de Paulo.  Nós sabemos que a igreja estava crescendo na graça e no conhecimento de Deus, mas eles murmuravam. Então Deus disse através de Paulo – aquilo que aconteceu lá atrás pode se repetir, porque isto foi escrito para advertência nossa.

Veja, os murmuradores se queixam o tempo todo e por qualquer motivo. Murmuração, no original, é como a onda que bate na areia da praia. Aquela murmuração da água com a areia, o tempo todo batendo na areia, e de novo, e de novo, e sempre.

O murmurador tem um vício, é um hábito, nada lhe satisfaz. E as pessoas que se habituaram a murmurar não conseguem ver os benefícios do Senhor porque Deus já advertiu a igreja que será constituída até o final dos tempos.

Então, qual o grande drama de quem sistematicamente é murmurador?  Ele nunca consegue ser grato. Porque o coração do murmurador é tão cheio de amargura e os lábios tão cheios de injustiça, que ele se torna insaciável. Temos que ensinar isso à igreja.  Ele murmura na empresa, no bairro, em casa, na reunião de condomínio, na igreja, ele murmura em todo lugar.

Porque uma pessoa que adquiriu o mau habito da murmuração ela perdeu a visão de Deus, perdeu o foco espiritual, vive fora da benção do Senhor.

Mateus 11:18,19 Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!

Você vê o que é murmuração maligna. Pode destruir uma empresa, um escritório, uma família, uma igreja.  – Não come e nem bebe?  Tem demônio.   – Come e bebe?  Glutão, bebedor de vinho. Isto é a murmuração que faz o ser humano perder a visão espiritual.  O que esta situação estava mostrando é que eles não concordavam nem com João nem com Jesus e murmuravam. Amados, temos que passar isto para nossa família, nossos filhos, netos – não permitir o espírito de murmuração porque isso é pecado.  Deus disciplina e açoita o murmurador.

Filipenses 2:14-15 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Quer dizer que, se eu murmurar, eu não sou uma pessoa sincera, não sou irrepreensível. Vou ser repreensível.  E veja, diz inculpáveis, ou seja, quem murmura tem culpa. Então, por que o povo de Deus não pode ser murmurador e tem que ser irrepreensível? Porque vivemos no meio de uma geração pervertida e corrupta. Paulo disse isso há 2000 anos atrás.  Aquela sociedade onde ele vivia já era pervertida e corrupta. E quando uma pessoa não murmura ela torna-se um resplandecente luzeiro no mundo.

Olha, é muito lindo ver um cristão que é um luzeiro resplandecente, no trabalho, em casa, na igreja. Quando o cristão resplandece não é porque ele tem uma lâmpada pendurada na cabeça, é que resplandece a glória de Jesus. 

Filipenses 2:16 preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

Paulo está insistindo com a igreja. O trabalho do pastor é ensinar, ensinar o povo de Deus a não murmurar, a ser irrepreensível e sincero, a ser um povo que reproduz a glória de Deus, a ser um luzeiro do mundo.  Porque nós vivemos num mundo de trevas.  Se você começar ver as noticias todos os dias você se arrepia. Então temos que ser luzeiros do mundo no meio dessa geração pervertida e corrupta.

A murmuração é o pecado mais comum na obra de Deus.  É muito raro você entrar numa igreja e não haver um grupo de murmuradores.  Olha, temos que ser luzeiros e ninguém pode tolerar o murmurador.  Eu não tolero o murmurador, porque murmuração é pecado. Eu vou lhe mostrar uma estatística agora que você vai ficar impressionado, alarmado. Olha o que acontece por causa da murmuração contra Moisés, Arão, igreja, líder.

– 97% dos pastores já foram traídos e falsamente acusados pelos lideres de confiança. 

Ou seja, todos os lideres que lideram uma obra pelo Espírito Santo já foram traídos por aqueles em quem depositavam confiança.

– 70% dos pastores batalham contra a depressão.

– 1500 pastores desistem a cada mês no Brasil.

– Apenas 10% se aposentam como pastores.

– 80% dos pastores se sentem desencorajados.

– 94% das famílias dos pastores sentem a pressão do ministério.

– 78% dos pastores não tem amigos íntimos.

– 90% dos pastores trabalham entre 55 e 75 horas por semana.

– Um índice elevadíssimo de pastores já pensaram ou tentaram o suicídio. 

Um ministro da igreja de Portugal mandou um Whatsapp ao nosso Apóstolo dizendo o seguinte:

– Todas as pessoas que saíram do nosso ministério te odeiam.  Por que?  Porque o Apóstolo foi bom, se mudou para Portugal, porque ajudou a sair da miséria, a sair da lei da morte e da condenação. Então, é claro que isto não tem poder contra a vida do Apóstolo, mas esse é o espírito da murmuração.

Veja que situação terrível…  1500 pastores desistem do ministério a cada mês. É claro que muitos deles foram ordenados ao ministério e não tinham a mínima condição de ser.  Mas pelas necessidades das igrejas são ordenados. E 1500 abandonam o ministério mensalmente. Por causa da murmuração.  Então, tenho algumas coisas importantes a lhe dizer.  Todo murmurador é infeliz e descontente. 

Tiago 4:1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?

Guerras e contendas são a forma que a pessoa permite que a sua carne seja usada.  Por isso Paulo dizia que esmurrava o corpo, ele submetia o corpo, para não ter pregado e depois ser desqualificado. Então, todo murmurador é infeliz.

Hebreus 12:10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 

Hebreus 12:11  Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

Deus às vezes, quando uma pessoa deixa sua boca falar, seu coração se expressar de forma maligna, Deus dá disciplina, correção e açoite.  Deus gera uma tristeza na pessoa.  Ela tinha que ser luzeiro e não é.

Salmos 106:24 Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra;

Amado, por isso, esteja convencido da verdade da Bíblia.  Não negue. Porque aqueles que murmuraram não deram credito à palavra.

Salmos 106:25 antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR.

Por isso, fé é dia a dia. É na igreja, em casa.  Porque às vezes você recebe aqui um tremendo recado de Deus e chega em casa e começa a murmurar, marido e mulher. E Deus diz que ouve o que se fala na tenda.  Amados, Deus ouve o que falamos em casa. Por isso tem tanta gente com a vida bloqueada, não avança.  Porque ser cristão é viver estas verdades. 

Salmos 106:26-27 Então, lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto; e também derribaria entre as nações a sua descendência e os dispersaria por outras terras.

Veja, que coisa terrível!  Deus dizendo – eu vou vos arrasar no deserto.

Às vezes a pessoa quer muito empreender, conquistar e não consegue, porque murmura. E todo murmurador é infeliz e descontente.  Mas todo murmurador é também um caluniador discreto.

Números 12:1,2 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu.

Veja, Moisés era um hebreu, era branco e gostou de uma mulher negra, cuxita, se apaixonou e casou. Isso não era problema pra ele.  Mas Miriã e Arão dentro da tenda começaram a falar mal de Moisés. E ciz que Deus ouviu.  Porque às vezes o murmurador é muito discreto.

Ele entra no FB, manda uma mensagem, manda outra pelo Whatsapp.  E murmuração é resmungar, é caluniar, é espalhar descontentamento, é provocar dissensão, é se achar sempre o certo e que todo mundo é errado. O murmurador provoca problemas, dissensões, arrasa famílias, destrói ministérios, e vive inquieto.

Normalmente o murmurador não aceita o crescimento dos outros. Não aceita o sucesso dos outros, porque é frustrado na família, nos negócios, na igreja.  Ele é muito infeliz e está amargurado consigo mesmo.

Então, não podemos aceitar isso na igreja, em casa, no local de trabalho. Um murmurador dentro de uma empresa pode destruir a empresa. Por isso a palavra de Deus ensina a não murmurar. Mas a ser grato. Quer dizer que o antídoto à murmuração é a gratidão. É render ações de graças. 

1Tessalonicenses 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Veja que Paulo ensinou – Em tudo dai graças.  Fazei tudo sem murmurar. Em vez de murmurar e fazer contendas, dar graças, exaltar, glorificar, bendizer, porque esta é a vontade de Deus.

A vontade de Deus é que eu expresse a minha gratidão, o meu louvor, reconheça os benefícios da sua obra. E olha, somente um coração grato vence o descontentamento de um coração murmurador.  Então, quando você reconhece as virtudes mais do que os defeitos você não murmura. O problema do murmurador é que, quando ele murmura e outra pessoa aceita, ela também começa a murmurar junto.

– Eita sol dos infernos… 50 graus de sensação termica… Mas não é Deus que manda no sol?

– Hoje tá frio pra danar, que coisa esse tempo…

– O governo tá demais, essa mulher presidenta, essa coisa de querer ficar viajando pra lá e pra cá…  E as pessoas se habituam a isso.

Mas quando você faz uma reivindicação correta você é aceito por Deus.  Quando você murmura você é punido por Deus.  Então as dificuldades, as oportunidades que, às vezes, surgem, em vez de murmurar, comece a ser grato a Deus. Porque se você murmura, você está dizendo a satanás: – Satanás, você tem direito sobre a minha casa. Estou fazendo uma coisa que Deus não gosta, estou abrindo o jogo, entra aqui e domina.

Às vezes o casal fica brigando em casa e não é contra a carne das pessoas. Mas contra principados, potestades e forças tenebrosas do mal.  Se você não tem uma vida consagrada e dedicada, rompendo com isto, você vai estabelecendo um trono pra satanás dentro da sua casa, da sua empresa. E isso se vence com oração, com louvor, com espírito de gratidão a Deus.

Nosso coração cheio de gratidão, de contentamento, de satisfação, de confiança, de ousadia. Eu não permito mais murmuração nos meus lábios. Estou cuidando muito deste assunto com este ensino.

Então, amado, você tem armas espirituais poderosas. Em vez de ficar murmurando – o meu marido, a minha mulher… esses filhos…. leve isto tudo para debaixo dos seus joelhos, ajoelhe-se com a Bíblia e diga – Deus, dá-me uma palavra. Por que o meu marido não me ama? Por que a minha mulher não me ama?  Leve tudo a Deus em oração. E comece a dizer o que disse Paulo em… 

Filipenses 4:13  tudo posso naquele que me fortalece.

Tudo posso!   Você se lembra como Jesus disse?  Se você tem um problema, entra no teu quarto, fecha a porta e, em secreto, você e o Pai.  E depois traga esse teu segredo pra a reunião de oração e venha aqui na terça-feira.  Aqui é quarto de guerra.  Entra no teu quarto e diz – as armas que eu tenho são espirituais, eu não vou enfrentar carne e sangue.  Eu tenho um Deus a meu favor. E louve, engrandeça.  Exalte, glorifique.  Dê glórias, bendiga o Senhor.

E todas as vezes que der vontade, que der coceira na língua (porque a língua coça, tem veneno), morda a língua. E ela nunca mais vai levar você contra Deus. Porque a língua do murmurador não é língua santa, ela é maligna.

Seja um louvador.  Seja um exaltador da glória do Senhor. É assim que você verá o Senhor agir sempre em sua vida.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário