CASA SOBRE A ROCHA – NÃO PARE: VAI ACONTECER

Não pare Não desanime Deus é por nósHoje vamos começar a tratar de perseverança, de ânimo, de persistência.

Hebreus 10: 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

 

Existem alguns aspectos que fazem as pessoas desistirem e não perseverarem. Há um momento, por exemplo, em que o povo de Israel estava para tomar posse da cidade de Jericó. Mas Deus já tinha dito e prometido que a cidade seria deles. Era para eles. Mas, antes que eles pudessem usufruir daquela terra da cidade, eles precisavam rodear a muralha 7 dias e, no ultimo dia, 7 vezes. Ou seja, eles precisavam fazer algo para que as coisas acontecessem.

E assim é também em nossa vida. Para que as coisas se manifestem Deus requer de nós perseverança, persistência. E por isso é que não podemos vacilar. Então, existem 3 motivos que levam as pessoas a desistir, e que fizeram com que o povo de Israel, durante 40 anos, desistisse da terra prometida.

1 – Quando a perspectiva de alcançar algo fica bloqueada pela altura da muralha (a muralha pode ser problemas, dificuldades…), nós não conseguimos enxergar bem aquilo que Deus tem para a nossa vida.

2 – Quando o progresso não é obvio, quando não temos resultados, quando tentamos 1, 2, 3, 10 vezes, 1 ano, 2 anos e nada aconteceu ainda. Isso, muitas vezes, desestimula as pessoas que acabam esmorecendo na fé.

3 – Ou, quando não temos um prazo determinado para coisas acontecerem e as promessas se cumprirem.

Esses são os três motivos que levam as pessoas a desistir de alvos, de projetos, e de ver promessas cumpridas. Mas você não pode desistir, você tem de continuar, dar mais uma volta na muralha, como o povo de Israel fez com Jericó. Isso requer uma disciplina, uma perseverança.  E, toda vez que você se sentir com vontade de desistir, pergunte pra você mesmo – Já dei mais uma volta?  Já dei mais uma volta?

Você pode estar na última volta. É por isso que Deus não quer que você desista de nada. Mesmo que você não esteja vendo, Deus continua agindo na tua vida. Você já foi longe demais em muitas situações, pra desistir agora só por estar se sentir muito cansado. Que o Senhor Jesus renove suas forças.

Porque eu creio que, até o final do ano, em 18 dias, Deus pode agir de repente, para os que decidirem dar mais uma volta na muralha que está bloqueando aquilo que Deus te dá no outro lado da muralha. Porque, na caminhada com Deus, não há nada mais impressionante do que ter fé para começar algo, mas, principalmente, para continuar algo. Para ir até o final.

Hoje eu quero compartilhar com você uma historia, mostrando o que fazer para alcançar as promessas. Porque o tema desta mensagem é uma afirmação de fé – VAI ACONTECER. Se você crê, diga Amém.

Sabemos que tem promessas e propósitos para cada um de nós. Somos filhos de Deus. E as suas promessas não são para os ímpios, mas para os filhos. Por isso temos de estar atentos aos seus conselhos e avisos, para que alcancemos sem danos, sem consequências. Pois, se ignorarmos a voz do Pai, estamos sujeitos a passar por tormentas que podem ser evitadas e que podem gerar consequências sérias na nossa vida.

Esta historia se passou com Paulo, o apóstolo que revelou a graça de Deus aos gentios. Muitas vezes a gente lê os escritos dele e nem sempre compreendemos a fundo o que está por trás daquilo que ele compartilha conosco pela palavra. Paulo sofreu muito nesta passagem que vamos ver agora. Tudo isso para nos ensinar sobre as profundezas de Cristo, como Cristo age na vida de cada um de nós.

Olha, se você conhece alguém que tem força espiritual, saiba que isso é resultado de muitas experiências intensas com Deus. Temos até o exemplo do nosso apóstolo, ele passou mais de 2 anos em hospitais, passou por várias cirurgias, tem uma perna politraumatizada, sem contar as outras coisas que lhe aconteceram ao longo da vida. Ou seja, ele mostra as profundas experiências que teve com Deus. Isso serve de exemplo para nós.  Paulo passou por muitos sofrimentos por amor a Cristo. E ele chegou a uma grande conclusão.

Filipenses 4:12-13 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;  tudo posso naquele que me fortalece.

É por isso que eu quero te dizer – não importam os problemas, as dificuldades, os traumas, o que importa é que Deus está na tua vida. E ele te fortalece pra que você alcance as suas promessas. Experiências intensas com Deus geram em nós a certeza de que podemos superar qualquer situação. Mas a experiência que passamos serve para o nosso aperfeiçoamento.

Temos o exemplo de José que passou pela rejeição dos próprios irmãos, jogaram-no num poço, depois o venderam como escravo a uma caravana de beduínos, foi vendido a um oficial de Faraó no Egito, depois foi caluniado pela esposa desse oficial, foi para a prisão e, da prisão, para o trono do Egito. Ele teve de passar por todas essas situações para que a promessa de Deus se cumprisse na vida dele. E não só na vida dele, mas de toda a sua família, que foi salva da fome porque ele a trouxe ao Egito.

Mas há outras situações que são geradas porque não damos ouvidos aos alertas de Deus. Nós conhecemos alguns personagens que sofreram este tipo de consequência. Jonas é um deles.Nós vamos ver uma passagem na vida de Paulo, quando ele estava enfrentando uma dificuldade, um momento de transição. E é nessas horas que Deus realiza as mais profundas transformações. Quando estamos vivendo momentos de grandes transformações.

A prisão do apóstolo Paulo tinha um propósito – a divulgação do evangelho. Paulo estava sendo levado preso para Roma junto com mais 275 prisioneiros, numa embarcação. E, para confirmarmos esta afirmativa – Vai Acontecer – quando estamos dentro dos propósitos de Deus, a despeito de qualquer adversidade, vai acontecer, vai prevalecer. Não importa o drama que você está vivendo, se Deus tem um propósito com isso em tua vida, vai acontecer.

Atos 27:9 Depois de muito tempo, tendo-se tornado a navegação perigosa, e já passado o tempo do Dia do Jejum, admoestava-os Paulo,

Atos 27:10-11  dizendo-lhes: Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia.

Claro, se você é o piloto, e o dono do navio está transportando prisioneiros e carga e há um pastor a bordo, também prisioneiro, que diz – Eu estava orando e Deus me falou para vocês não saírem – você daria credito a esse pastor prisioneiro?  Com certeza, não. Por isso, o centurião que era responsável por levar os prisioneiros, tendo no piloto uma pessoa experiente em navegação, com habilidade de sobra para levar a embarcação, não daria ouvidos a um pregador que era prisioneiro.

Mas Paulo estava ali com um propósito de pregar a palavra de Deus. E ele tinha ouvido da própria boca de Deus que aquele barco não devia começar a viagem.  Ou seja, Paulo não estava ali apenas como um pregador, havia nele um propósito que era a vontade de Deus. O próprio Deus estava alertando aqueles homens, através de Paulo, de que aconteceriam perdas.

Então, se você não presta atenção à voz de Deus e leva o barco da sua vida na direção errada, as consequências são sérias, os danos são, às vezes, irreparáveis. Amados, este barco representa a nossa vida, com tudo o que faz parte dele. E as direções que tomamos são decisões que fazem o barco da nossa vida ir para a direita ou para a esquerda, porque ele não anda sozinho. Ele tem um timoneiro e tem o vento que sopra.

Quantas vezes na nossa vida ouvimos todas as outras vozes que estão no nosso barco, porque você deixa entrar no seu barco quem você quer. Ouvimos as opiniões dos outros, as ideias dos outros do mundo, ao invés de ouvirmos o que Deus diz. Ao invés de ouvir o que a palavra de Deus diz, o que a voz profética do altar diz.

Temos que tomar esta decisão – vamos nos mover pelos nossos próprios sentidos, ou vamos nos mover pelo Espírito Santo de Deus. É uma decisão que temos de tomar e que gera consequências sérias na nossa vida. Quantas vezes agimos como o centurião, dando ouvidos ao que, humanamente, faz sentido. Damos ouvidos às estatísticas, ao que o mundo diz, ou até ao que os ímpios dizem.

É que normalmente as coisas de Deus não fazem sentido humanamente falando. Damos ouvidos ao que nos agrada, aos nossos sentidos. É mais fácil compreender. Mas estamos sendo ensinados a agirmos não pelo que vemos, mas pelo que cremos.

E agir pelo que cremos é agir ao contrario daquilo que o mundo diz, e pensa. E quantas vezes agimos erradamente.  Quanta coisa há na Bíblia que Deus manda o povo fazer e que não faz nenhum sentido agir por elas.

Mas, se agirmos somente por aquilo que faz sentido humanamente, nunca seremos pessoas que verão  a fé poderosa e operante agindo.  Agir por fé é agir sem sentido, sem lógica humana.

Não fazia sentido algum rodear as muralhas de Jericó durante 7 dias como Josué mandou o povo fazer. Imagina então no sétimo dia gritar para as muralhas caírem.

Não fazia sentido Moisés estender seu cajado sobre o mar para que ele se abrisse.

Não fazia sentido Daniel passar uma noite em oração, rodeado por leões famintos, para ser liberto.

Não fazia sentido Jesus morrer numa cruz, ser enterrado e, depois de 3 dias, ver uma pedra rolando para que ele saísse de dentro.

São coisas que não fazem sentido, mas é assim que Deus age. Então, você quer viver por coisas que fazem sentido, ou você quer viver por fé? Não se importe com aquilo que os outros vão falar de você.  Não se importe se alguém vai ficar contra você, ou vão se distanciar de você.  Importe-se em fazer a vontade de Deus.

1Coríntios 1:18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

1Coríntios 1:21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

Ninguém crê em Jesus, se não for através do Espírito Santo a nos convencer que somos filhos de Deus. Se você quiser que tudo faça sentido, nunca ande por fé. Porque a fé é totalmente contra os sentidos, contra as razoes e a lógica humana.

2Coríntios 5:7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

Amados, eu ando por fé. Eu não preciso ver para crer. Eu creio para ver. Eu creio e eu vejo. Isto se chama confiança nas promessas de Deus, confiança na palavra do Senhor. O resultado é responsabilidade de Deus, mas a obediência aos princípios da fé é nossa responsabilidade.

Não temos de entender para obedecer.  Não temos de saber onde vai terminar para dar o próximo passo. Temos de agir por fé. Nesta passagem vemos que os homens deviam ter ouvido a voz de Paulo, mas não ouviram, então…

Atos 27:13 Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta.

Vejam, eles achavam que o vento estava soprando a favor deles. Pensavam que tudo estava dando certo. Quantas vezes pensamos que as coisas estão dando certo, mesmo ignorando a voz de Deus. E não percebemos que a situação está nos conduzindo para um verdadeiro desastre.

Às vezes, tomamos uma decisão, Deus nos manda ir para a direita, mas nós vamos para a esquerda. Deus manda esperar nele e você acha que esta oportunidade é a do momento, não posso perder. E aparentemente tudo parece estar caminhando, está fluindo naturalmente. Mas é simplesmente uma impressão, porque ao final, diz a palavra, acaba em morte. O final daquilo que você escolheu é a perda. É o que aconteceu com este barco…

Atos 27:14-15 Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão;  e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar.

Todas as vezes que não damos ouvidos a Deus, enfrentamos tufões, tempestades. Quando desobedecemos à vontade de Deus, acabamos não podendo resistir aos problemas, e deixamo-nos levar de qualquer jeito. Ficamos à deriva, perdemos o controle da vida. Quantas pessoas estão sob domínio do mundo, porque não deram ouvidos à voz de Deus. 

Atos 27:16-17  Passando sob a proteção de uma ilhota chamada Cauda, a custo conseguimos recolher o bote; e, levantando este, usaram de todos os meios para cingir o navio, e, temendo que dessem na Sirte, arriaram os aparelhos, e foram ao léu.

Quantas pessoas estão hoje ao léu, vivendo sem direção, porque ignoraram os avisos de Deus, e estão sendo levadas por qualquer vento de doutrina, para qualquer direção. Tudo porque desobedeceram a voz de Deus. O Espírito Santo nos mostra quais são os avisos de Deus.  E Deus não nos condena, não nos ameaça, mas nos avisa.

E Deus está avisando alguém que decidiu seguir seu próprio caminho, e já está com seu barco à deriva, sem direção, sem poder controlar a própria vida, porque se meteu em lugares errados. Temos que prestar atenção e estar no foco de que é Deus na nossa vida. Veja que a tempestade não parou… 

Atos 27:18-19  Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio. 19  E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.

Veja, a situação foi ficando cada vez pior. Amados, esta mensagem tem o objetivo de encorajar o povo de Deus, mas, antes, eu preciso falar para alguém que está vivendo assim, com o barco da sua vida à deriva, sem direção, e que precisa de orientação de Deus para consertar a vida.  Sabe, há pessoas que já foram açoitadas severamente pelas tormentas, já perderam coisas, já tiveram de lançar ao mar a armação do seu navio, estão vivendo sofrimentos e danos, situações que elas mesmas geraram.  

Atos 27:20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.

Terrível! Quando nos sentimos em meio a uma grande tempestade.  Eu já vivi sob grandes tempestades por não dar ouvidos aos avisos de Deus.

Mas veja, eles chegaram a um ponto terrível, porque não havia mais nada a jogar fora do barco, para tentar se salvar. Não havia mais esperança, já tinham perdido tudo. E, de um momento de aflição, eles passaram para um momento de desespero. Pode ser que Deus esteja falando com alguém que está vivendo esse momento de grande desespero.

Veja, diz que eles se guiavam pelo sol, pelas estrelas, mas diz que já fazia dias que não aparecia sol nem estrelas, não havia por onde se guiar, não havia razão, não havia esperança de salvamento.

Amados, é nesses momentos que a fé começa a agir. É quando você não tem mais recursos humanos, nem materiais, nem emocionais, e você se rende então perante Deus e diz – Senhor, eu estou aqui, ou é o Senhor a agir na minha vida, ou é o Senhor a agir na minha vida.  Não há mais solução humana. Mas a mensagem do Senhor para a sua vida é esta…

Atos 27:21 Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.

Paulo estava se levantando perante a tripulação e perante o centurião para dizer que deviam ter atendido ao que ele falara e assim evitar danos e perdas.

Eu estou aqui hoje, de pé perante cada um. E eu sei que você já perdeu muita coisa, perdeu tempo, dinheiro, bens, quem sabe, perdeu oportunidades, relacionamentos, saúde, paz. Eu não sei o que você perdeu, mas sei que você perdeu coisas.

Mas veja como Deus é bom, porque, independente dos nossos erros, ele não nos abandona, ele sempre nos dá a chance de voltarmos aos seus propósitos. Mesmo que você tenha ido pelo caminho errado, Deus te ama tanto que ele não desfaz seus propósitos sobre a tua vida, e ele diz que endireita os caminhos tortuosos para que se cumpra a vontade dele sobre você. Sabe, muitos de nós deveriam ter atendido a voz de Deus logo de inicio. Mas a direção de Deus para  a nossa vida é agora.

Atos 27:22  Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.

Amado, tenha bom ânimo, não importa o que você viveu, creia que Deus está no teu barco. Não podemos fazer nada quanto ao que perdemos no passado, ao que já aconteceu. Não podemos mudar a decisão que tomamos no passado. Mas é agora que Deus te chama para viver por fé, seguindo o rumo que ele traçou para você seguir.  Ele renova a tua vida. E ele há de restituir tudo aquilo que nós perdemos. E quero levar a igreja a outro exemplo, para mostrar que Deus faz acontecer já, no tempo dele. 

João 11:21-23 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

Amados, Deus se atrasou propositalmente. E não importa o que você perdeu, ou passou, ou errou, se você crer, tudo quanto você pedir, Deus vai de conceder.

Esse caso aqui era de morte. O irmão de Marta, Lazaro, tinha morrido. Mas para Deus não importa o que passou. Ele ressuscitou a Lazaro e ele pode fazer os teus sonhos ressuscitarem, os teus planos virem à existência. Mesmo que até agora você tenha vivido um furacão, mesmo que você não esteja vendo nem sol, nem estrelas. Mesmo que a esperança tenha acabado.

Porque, mesmo que algo esteja morto, nós servimos ao Deus do Agora, ao Deus que faz Mais Agora. E Agora é Hoje, Agora é aquilo que Deus vai fazer na tua vida a partir de hoje. 

Filipenses 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Esqueça as experiências ruins do passado e prossiga para os seus alvos, eles estão diante de ti, e existe um premio para os que prosseguem para o chamado que Deus deu. Por isso, não ignore aquilo que Deus fala através da sua palavra.

Amados, o tempo certo para fazer a coisa certa é agora. Deus, a cada dia, nos dá uma nova chance de fazermos o certo, e está nos chama a fazermos agora. Se a nossa confiança estiver baseada nos nossos próprios planos, quando eles são interrompidos, a nossa confiança fracassa. A minha confiança não pode estar nos meus planos, mas na palavra de Deus e nos planos dele para mim.

Por isso, Paulo disse – Agora tenham bom ânimo, porque apesar de vocês terem cometido um erro, nenhuma vida se perderá. Você está aqui hoje para mais uma vez começar, mas agora de forma certa. Mesmo que tenhamos tido perda, mesmo que algumas coisas não voltem a ser como eram, a vontade de Deus vai se cumprir.

Atos 27:23-24 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.

Veja, Paulo tinha experiências com Deus. E se precisa saber que direção tomar, você precisa ter uma vida de intimidade com Deus. Você tem que vir aos cultos, você tem de ler a palavra, você tem de orar todos os dias, você tem de ter uma vida de intimidade com o Senhor. Paulo tinha esta vida de intimidade.

Atos 27:25 -26 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.

Deus fala à igreja – Tende bom ânimo, igreja.  Amados, os propósitos de Deus vão acontecer e, por sua graça, temos que ter bom ânimo. Mantenha bom ânimo, mesmo que o país esteja em crise, mesmo que você tenha perdido coisas, bens, negócios, oportunidades. Mesmo que você não veja ainda toda a sua família servindo a Deus, mantenha seu bom ânimo.  Recobre a sua coragem, porque Deus está com você.

Veja que Paulo disse – eu confio em Deus que sucederá do modo que me foi dito. Ou seja, acontecerá de acordo com a vontade de Deus na nossa vida. Não importa o que você passe, prevalece sempre a vontade de Deus. Mas, para isso, precisamos tomar a direção que Deus tem pra nós. Tome hoje a atitude de não tomar mais decisões precipitadas.

Não se deixe levar pela sua carne, pelo que os outros dizem ou acham.  Siga a voz de Deus. Siga em obediência aquilo que Deus diz através do altar para a sua vida, e você verá acontecer aquilo que você tanto tem sonhado e desejado. Você verá acontecer!

Diga para a pessoa que está do seu lado – VAI ACONTECER! Não fique preocupado com a maneira que Deus vai fazer acontecer. Se ele disse, VAI ACONTECER, é porque vai acontecer mesmo.

Atos 27:42 O parecer dos soldados era que matassem os presos, para que nenhum deles, nadando, fugisse;

Atos 27:43  mas o centurião, querendo salvar a Paulo, impediu-os de o fazer; e ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra.

Atos 27:44  Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.

Veja, todos se salvaram, a palavra diz que nenhum morreu. Então, amado, é pra você a palavra que vou dizer agora – VAI ACONTECER – mesmo que demore um pouco mais do que você tinha imaginado, ou do que você esperava. Vai acontecer!  Talvez não seja do modo ou da forma que você planejou, ou imaginou.

Eu termino esta mensagem, te dizendo – VAI ACONTECER. Se você seguir as orientações de Deus, independente das tormentas, independente dos problemas e erros que você tenha vivido no passado, independente das crises em que o mundo se encontra, se você decidir seguir em obediência à vontade de Deus, o plano e as promessas que Deus tem pra sua vida, VÃO ACONTECER! 

Filipenses 1:6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Receba esta palavra.  Eu creio que a boa obra do Senhor vai se completar na minha vida. Deus sempre termina o que ele começa.  Assim ele fará na sua vida. Deus já preparou você para uma jornada de vitórias.

Deus já preparou você para coisas grandiosas e surpreendentes. Se contar ninguém vai acreditar.

Por isso, receba para você e para a sua casa – VAI ACONTECER!  JÁ ESTÁ ACONTECENDO.

Eu recebo em nome de Jesus.  Assim seja.  Amém e Amém.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário