Casa Sobre a Rocha – Nosso Espírito Tem Preexistência

Vamos começar a tratar neste post sobre Preexistência, um assunto que, para a maioria dos crentes, é totalmente novo.  Muitos podem até não acreditar, porque as igrejas evangélicas em geral nao tem conhecimento bíblico a respeito, uma vez que os pastores não foram ensinados sobre esta verdade nos seminários. ]

Esta verdade simplesmente é ignorada pela maioria absoluta dos ministérios ao redor do mundo. Mas a partir deste post e dos próximos que virão, você será capaz de conhecer e entender que sua vida não começou no dia em que seus pais se conjugaram carnalmente e você foi concebido no seio da sua mãe.

Jó 38:4-5 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?  6-7 Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?

Todas as verdades espirituais, para serem verdade, tem que ser baseadas na única verdade q ue existe, chama-se a Bíblia Sagrada.  Se há uma verdade proclamada e não está na Bíblia, não é verdade. Nós cremos que a palavra é a verdade.

Acabamos de ler os versículos que provam que, em espírito, nós temos uma preexistência. Porque, quando Jó disse – quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus – esta era a nossa identidade espiritual.

Sempre fomos filhos de Deus e, antes que Deus formasse a terra e desse as medidas da terra, diz que todos os filhos de Deus cantavam e rejubilavam junto com os anjos de Deus.  Estrelas não cantam, são os anjos que cantam.

Então vamos ver como começou a nossa existência na carne. A nossa verdadeira identidade é espiritual. Somos espíritos, e a Bíblia diz que somos espíritos predestinados.  Como começou depois então o espírito a revestir-se de carne?

Gênesis 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Esta aqui não era uma reunião que tinha o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso não existe, porque só existe um único e soberano Deus. E quando Deus estava no concilio dele como os anjos, Deus disse aos anjos – Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.  Ele estava aqui fazendo o projeto de como o nosso espírito teria um corpo. 

Gênesis 2:7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Veja, primeiro Deus mostrou o projeto – Façamos o homem – depois disse – Então formou o Senhor ao homem. Quer dizer que tanto o modelo, o projeto, quanto a formação, o formato, a forma, tudo vem de Deus. Foi Deus quem criou.

Deus formou o corpo do homem, quer dizer, Deus deu esta forma humana que temos de cabeça, tronco e membros, pele, carne, ossos, tendões, sangue, cartilagens, tudo o que o corpo humano é.

Zacarias 12:1 Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel. Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.

Então, depois que Deus pegou o primeiro homem formado, Adão, diz que Deus soprou o espírito, deu vida àquele homem. Então, como tudo começou?  Primeiro Deus criou o espírito, depois criou o corpo e colocou o espírito dentro desse corpo.  Por isso foi que Deus disse a Jeremias em…

Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

Amados, ou eu creio nesta verdade, baseado na soberania e na minha preexistência, ou eu vou ser Deus para mim mesmo. Ou vou me deixar levar pela lógica humana que diz – não pode, não temos existência antes de termos corpo. Mas a Bíblia deixa isso bem claro. Antes que te formasse no ventre materno…

Quer dizer, Deus primeiro criou o espírito e depois deu forma humana ao homem.  Agora veja, como é que Deus conhece alguém que não tem corpo, que não foi formado ainda no ventre de sua mãe? É porque a nossa verdadeira identidade é espírito. Deus primeiro criou o meu espírito e depois formou o meu corpo no ventre da minha mãe.

Salmos 139:13-14 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

Salmos 139:15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Salmos 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Aqui está resumido quando Deus criou e quando Deus formou. Eu não tenho dúvida disso – quem criou o meu espírito antes da fundação do mundo, antes da terra existir, o autor foi Deus. Quem me revestiu e me deu forma no ventre da minha mãe foi Deus.

Diz que os olhos de Deus me viram a substância ainda informe. Quer dizer que eu ainda nem tinha a forma de ser humano, eu tinha acabado de ser concebido em carne, mas Deus já via a substância sem forma, mas era eu sendo revestido de carne.  Isto é muito importante, porque diz…

Isaías 44:24 Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;

Veja, quando estamos de Jesus, o Soberano Deus, estamos tratando de soberania. Aqui não há intervenção do homem. Deus criou, Deus formou. E Deus permite que você seja formado no ventre materno, ali Ele mesmo dá forma ao corpo, nesse corpo Ele coloca o espírito para vir a esta terra no cumprimento da nossa chamada, da nossa missão, da nossa vocação celestial.

Gênesis 9:6 Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.

Olha que benção você saber que você existe sendo imagem de Deus, e que isso não é uma coincidência, ou por um acaso, mamãe e papai não contavam com isso, mas mamãe engravidou e eu nasci.  Não, tudo isto estava dentro de um plano perfeito de Deus. O nosso conceito de preexistência é absolutamente bíblico e isso é essencial para a vida de um salvo.

Nosso espírito existe desde antes da fundação do mundo. Deus nos revestiu de pele, carne, ossos, tendões, sangue, para que Ele habitasse num corpo e nós habitássemos num corpo. Somos a imagem e a semelhança de Deus. Somos uma extensão de Deus nesta terra. Somos a multiplicação de Deus nesta terra. Veja como Deus fala disso em… 

Malaquias 2:10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?

Veja que estamos percorrendo a Bíblia toda. Diz que temos o mesmo Pai e o mesmo Deus, nosso Criador. 

1Coríntios 8:6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Então é muito importante você acreditar que, antes de você nascer na carne, você já tinha sido criado em espírito. Quando o corpo nasce, você sabe, este corpo de carne nasce para morrer. Porque a nossa verdadeira identidade é espírito.

Hebreus 9:27  E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,

Esta vida na carne é uma vida passageira, é uma vida de peregrinação. Deus quis que os seus filhos fossem revestidos de carne e aqui viessem para que Ele cumprisse o plano da salvação e depois o espírito volta a Deus e a carne vira pó.  Porque cabe ao homem morrer uma só vez.

E o que significa isso? Para o salvo não há reencarnação, para o salvo há ressurreição. Não existe o homem morrer uma vez, e depois voltar e se aperfeiçoar.

Quando Deus nos chamou nós já éramos, em Cristo, perfeitos. Espíritos justos e aperfeiçoados. Na carne não há bem nenhum, mas no espírito somos justos e aperfeiçoados para sempre.

Deuteronômio 32:50 E morrerás no monte, ao qual terás subido, e te recolherás ao teu povo, como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor e se recolheu ao seu povo,

Quer dizer, quando um cristão morre, na realidade morreu o seu corpo. Mas o seu espírito é recolhido a Deus, onde já está o povo de Deus que partiu primeiro. Isso é maravilhoso e dá uma segurança espiritual. Porque todos nós, em espírito, vamos viver eternamente. Fomos criados em espírito, revestidos de um corpo, o corpo termina os dias determinados por Deus e depois o nosso espírito continua vivo e vivendo eternamente.

Mateus 25:46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

Os filhos do diabo vão viver castigo eterno. Os justo vão viver vida eterna.

Então, eu chego a este momento com a convicção de que você, meu Irmão, você, minha irmã, está absolutamente convicto de que a sua vida não é um acaso, uma coincidência. Nem porque seu pai e sua mãe se conjugaram carnalmente e um dia você nasceu. Este revestimento que está aqui vira pó, a verdadeira identidade é espírito e este espírito viverá eternamente. Agora, você precisa ver isto na prática, porque os crentes em geral nem sabem disso, e nem creem nisso.  Vamos ver a parábola que está em…

Lucas 16:19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.

Lucas 16:20-21  Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.

Lucas 16:22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão;

Primeira coisa que você precisa entender, quando morre um justo não é mais uma morte, porque Deus diz – preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.  Veja como é a vida de um justo logo após a morte do seu corpo – uma miríade de anjos leva o seu espírito par ao seio de Abraão, para um lugar de descanso, de felicidade eterna, o lugar de onde nós viemos. 

Lucas 16:22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

Veja, o salvo quando morre recebe uma promoção ao seio de Abraão. Mas o ímpio quando morre é sepultado e não é levado pelos anjos de Deus a lugar nenhum. Porque diz em… 

Lucas 16:23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Quer dizer que a pessoa quando morre no seu corpo, o espírito está vivo. Se é um justo está no seio de Abraão. Se é injusto, um pecador, um homem natural, um filho do diabo, ele vai para o inferno.  Portanto, tanto o céu quanto o inferno são realidade.  E diz que o homem que era rico nesta terra, mas era um filho do diabo, diz que ele viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio.

Lucas 16:24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Lucas 16:25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.

Quer dizer que o espírito de um crente que morre na carne, ele vai para o seio de Abraão consciente, vivo e consolado por Deus, porque os anjos o levam. E a pessoa que está no inferno está viva e consciente em tormentos. 

Lucas 16:26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

Veja, a Bíblia está mostrando que não existe reencarnação, nem existe purgatório. Purgatório foi uma invenção louca da igreja católica, que diz que o pecador morre, vai pra um lugar chamado purgatório. Aqui na terra se reza uma missa e com essa missa a pessoa é purificada e vai viver a eternidade.  Mas isso não existe. Ou a pessoa morre no Senhor e vai ao seio de Abraão, volta para o lugar onde primeiro estava (antes da fundação do mundo) e lá está em consolo.

Não há crente que tenha partido e esteja em sofrimento.  Não há crente que tenha partido, e tenha ido para o inferno para depois ser resgatado por Deus. Diz que os de lá não podem passar pra cá, e nem os daqui podem passar pra lá. É importante sabermos disso, diz há um abismo entre os dois.  Nem podem passar pra cá e nem podem passar pra lá. Está estabelecido assim:  Quem morre em Cristo vai ao seio de Abraão e está consolado. Quem morre sem Cristo vai para o inferno, lugar de tormentos.

Lucas 16:27-28 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.

Tormento consciente, ele sabia que estava ali sofrendo. Era um filho da perdição. 

Lucas 16:29-30 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.

Lucas 16:31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Estamos diante de uma verdade.  Quem crê na sua preexistência significa que é salvo, tem o Espírito Santo, sabe que sua existência aqui na terra é uma peregrinação, os dias estão contados para cada um de nós, foi Deus que escreveu e determinou nossos dias quando nós ainda não existíamos em carne. E quando uma pessoa morre em Cristo, os anjos de Deus levam ao seio de Abraão. Morreu sem Cristo é sepultada e vai para baixo, para um lugar de tormento e de sofrimento.

1Coríntios 15:42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.

1Coríntios 15:43-44 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Então, este corpo de carne onde o nosso espírito habita é o corpo natural. O corpo que vai ressuscitar é o corpo espiritual. Por isso Paulo disse em…

Filipenses 3:21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

Corpo de humilhação é o corpo de carne que vira pó. Quer dizer que este nosso corpo, que hoje é de humilhação, ele vai ser transformado num corpo de glória.  O corpo que chega ao seio de Abraão, que os anjos levam, é um corpo glorificado. Quer dizer que, no cemitério, não está a ovelha de Jesus. No cemitério está o homem terreno que vira pó.  O verdadeiro, o homem espiritual, a nossa verdadeira identidade que tem preexistência e que não termina dentro de um caixão no cemitério tem o gozo de Abraão, a eternidade, o consolo.  Diga glória a Deus.

Efésios 1:4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;

Amado, isto aqui tem que estar muito claro na sua mente e no seu coração. Não foi porque você ouviu uma radio evangélica, porque você recebeu um folheto, porque você viu o testemunho de um irmão, porque alguém orou por você anos e anos. Deus usou as estratégias dele.  Ele tem o jeito de fazer as coisas acontecerem. Cada um de nós recebeu a salvação de forma diferente.  Tem gente que foi salva de forma absolutamente estranha.

Mas o que tem de ficar claro é que Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.

Amado, tenha consciência de que a sua vida espiritual não é um abrir e fechar de olhos, mas é um plano perfeito de Deus. Não é uma coisa que desmorona, é Deus que começa e é Deus que termina. Ele é que põe o querer e faz o realizar. E que todos nós um dia vamos prestar contas diante de Deus.

Apocalipse 13:8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Vão adorar a besta… aqueles que adoram a besta, o lugar deles é o tormento eterno, o inferno, e eles não podem passar pra cá. E os que adoram a Jesus, aqueles cujos nomes foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro, vão viver no consolo eterno e não podem ir pra lá, para o inferno.

Então, amados, tem gente que diz – eu tive uma visão do inferno e estava cheio de crentes lá.  Eu vi lá gavetas cheias dos cabelos de mulheres que cortaram seus cabelos.  Isso é heresia absoluta, é absoluta mentira. Qualquer crente que acredita nestas verdades, quando morre vai para o céu, para o paraíso, para o seio de Abraão. É uma promoção à glória de Deus. O seu espírito volta a Deus que o criou. 

Apocalipse 22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Quer dizer, você recebeu a Jesus como seu salvador, você o confessou, você entregou sua vida e Ele, se você rompeu com o mundo, com o pecado, se você não se conforma mais com este mundo, a Bíblia diz que você foi lavado no sangue do Cordeiro, que você tem direito à arvore da vida e direito de entrar na cidade pelas portas.  Ou seja, você tem direito dado por Deus de ir ao céu e entrar pelas portas, porque você é filho amado, e foi lavado no sangue precioso do Cordeiro Jesus. 

Apocalipse 22:15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Qual é o status de um pecador?  Mentiroso. Quando você vê um mentiroso, você já sabe, esse está fora, o lugar dele é o inferno, lugar de tormento eterno.  E por que o mentiroso fica fora? Porque ele tem um pai, o pai da mentira, o diabo.  O mentiroso é filho do diabo. O lugar dele é no inferno com os seus filhos em tormento eterno. O nosso lugar é na eternidade, no consolo, no seio de Abraão.

Nós fomos criados à imagem e à semelhança do Senhor, antes dos tempos eternos, para vivermos eternamente. E em nós não há a prática da mentira e nem amamos a mentira. O mundo ama a mentira. Está ligado à mentira. A Bíblia diz – o vosso pai é o pai da mentira.  Quer dizer que um crente não tem parte com a mentira, nem com a corrupção, nem com idolatria, nem com impureza, com assassinatos, com feitiçaria, nem com os cães que são os falsos pregadores.

O crente sabe que ele nasceu de Deus, porque Deus o criou antes da fundação do mundo, para ser santo e irrepreensível perante Ele. E sabe que, em amor, o Senhor o predestinou para Ele.

Creia nisso. Você tem preexistência. Você está aqui porque Deus te criou e o teu lugar final e o meu lugar final é no seio de Abraão. Eu creio, e assim eu ensino. E é assim que Deus quer que você também creia e pratique.  Em nome de Jesus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário