Casa Sobre a Rocha – O Poder Ilimitado de Deus em Nosso Viver

O PODER ILIMITADO DE DEUS EM NOSSO VIVER A Bíblia diz que o homem faz planos. E é bom que você faça planos. É bom que você tenha um roteiro de vida, é bom que você corra atrás dos seus sonhos e seja exaltado por Deus.

Provérbios 16:9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

 

Veja uma coisa – quem possibilita que todos os  planos sejam realizados é o Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Deus. Quem não depende de Deus fracassa em todos os seus projetos.

– Pastor, mas eu tenho muito boas intenções.  Boas intenções sem depender de Deus, o final é fracasso.

Muitas pessoas começaram este ano com boas intenções, com novas intenções, com sonhos e desejos no coração.  Mas as estatísticas dizem que, depois de 15 dias, tudo aquilo que a pessoa sonhou para o ano novo volta à estaca zero. Então, para fazer planos perfeitos depende muito mais do que da força de vontade. Veja o que diz em…

Zacarias 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Veja como são feitas as mudanças, os projetos. Por isso, estamos aprendendo em nossa igreja a confiar neste poder ilimitado de Deus, em vez de confiar na nossa carne, ou na nossa força de vontade.

Porque a nossa carne e a nossa força de vontade são limitadas.  Olha só, pra você ver na sua vida o inacreditável aos olhos humanos, você precisa acreditar e pedir aquilo que Deus determina pra sua vida. Por conta própria ninguém consegue mudanças na sua vida. Você tem de confiar em Jesus. Ele vai te dar a capacidade e o poder para mudar aquilo que você deseja mudar, para conquistar aquilo que você deseja conquistar. Veja o que o Senhor disse em…

Mateus 19:26 Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.

Para Deus tudo é possível. Então somente o Espírito Santo tem poder para realizar transformações. É ele que da força, ele nos enche de sabedoria para realizar mudanças.

Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

Toda vez que eu vou dar passos na vida e eu digo – eu decido, eu vou fazer – eu não me dou bem. Toda vez que eu digo – Senhor, esta é a tua vontade? É o Senhor que está me inspirando? És tu que queres isto pra minha vida?  Então eu vou usar a minha fé e vou dar passos de fé e tudo dá certo.  Jesus nos entende, e ele sabe o que nos dá energia, o que nos impulsiona, ele sabe também aquilo que nos cansa e nos aborrece. Ele quer que você aja da melhor forma possível.

Por isso, amado, ouça, faz sentido, sim, confiar em Deus. Ele está presente em todos os momentos da nossa vida. Lembre-se, foi ele que nos formou no ventre das nossas mães. Ele ouviu a primeira batida do nosso coração, a nossa primeira respiração, ele viu todo o nosso desenvolvimento. Ele quer que confiemos nele. Nosso corpo é mais do que um corpo, ele é templo do Espírito Santo. O próprio Deus disse que habita em nós.

Agora, saiba, se não for Deus a agir, as coisas não acontecem. O profeta disse com razão – Agindo Deus, quem impedirá. Agora se agir o Luiz, vou ter muitos impedimentos na minha vida. Então, você precisa de Deus para mudar. Sem ele nós gastamos energia e nada produzimos. Nosso corpo é como um notebook que precisa sempre ter a bateria carregada, senão ele não trabalha.

Então, Deus nos criou para estarmos sempre conectados nesta energia que é a vida de Deus. Por isso é que a nossa vida saudável é uma necessidade urgente e imperiosa. Pra eu poder ser um pregador e trazer a palavra à igreja eu tenho de estar bem comigo, com meu corpo. Pra executar os planos de Deus nós temos de estar bem.

Veja uma coisa importante – a forma como você se alimenta é a forma como o teu corpo se manifesta. Então eu não posso confiar no meu taco. É como Paulo disse aos filipenses – nós não confiamos na carne. Então, se você quer mudar, comece hoje a confiar e a descansar em Deus.

Você não pode chegar ao dia 31 de dezembro com as mesmas fraquezas, com as mesmas inclinações, com os mesmos problemas da carne.  Olha o que Paulo disse em…

Filipenses 2:12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

Paulo está dizendo que as questões da salvação são para serem levadas a sério. Ele fala em temor e tremor – quer dizer que a vida espiritual tem que reproduzir Jesus. As pessoas tem que olhar pra nós e dizer – eles parecem  mesmo Deus na terra. Diz que um dia Pedro e João estavam falando e as pessoas disseram – eles estiveram com Jesus.

Filipenses 2:13  porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar…

Então, Deus dá força, dá energia, capacidade, dá fé pra você avançar e conquistar.  Sabe por que?

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

Isto inclui mudança de maus hábitos, um viver com hábitos saudáveis. Amados, o seu corpo é Casa de Deus, é templo do Espírito Santo, é onde Deus habita. Se você quer vencer, quer conquistar, você tem de estar bem com você e com Deus. Não sei se você sabe, mas longevidade no Brasil é um milagre. Para a grande maioria da população, quem chega à longevidade é um milagre de Deus.

Um médico do Centro Internacional de Longevidade diz que o envelhecimento saudável passa por uma educação. Hoje, 12% da população brasileira é chamado de idosa. Em 2050 serão 30%, 70 milhões de brasileiros. A OMS diz que quem tem mais de 60 anos já é considerado idoso. Então, nós evangélicos temos uma responsabilidade muito grande sobre a nossa vida. Envelhecer bem é algo complexo. É preciso projetar o futuro, fazer escolhas saudáveis. Quem nasceu há 70 anos atrás a expectativa de vida era de 45 anos. Hoje é de 75 anos.

E temos de entender o seguinte – hoje a maioria dos idosos tem a saúde debilitada. A OMS diz que, no Brasil, os últimos 10 anos da vida dos brasileiros é doentia. Então é preciso acordar, a vida passa rápido e nós voamos diz no salmo 90. Temos de cuidar da nossa vida a longo prazo. Temos de evitar doenças crônicas e má alimentação, porque velhice não é doença. É uma fase, é a terceira idade da vida. Quanto mais longevidade significa que há maior qualidade de vida.

Então, precisamos da força de Deus, da energia do Espírito Santo, até pra ter hábitos alimentares saudáveis. É um desafio. O que temos de fazer é cuidar para que as pessoas da nossa casa cheguem à terceira e quarta idade saudáveis, com seiva e vigor. Nós podemos mudar a nossa vida. Você pode mudar a sua vida, porque – tudo posso naquele que me fortalece. Você merece ter o bem estar de viver que, talvez, você não tenha tido nos últimos anos.

Sabe aquelas áreas que você tanto quer mudar, e tenta e cai, tenta novamente e cai novamente.  Luta e luta e perde, aqueles problemas difíceis em que você sempre fracassa e acaba sem forças, porque tentou pelas próprias forças.  Você quer mudar mas não tem forças pra mudar. Você precisa entender que os teus planos tem que ser os planos de Deus. Tem que ser Deus a agir em cada área da sua vida que precisa de mudanças.

Você sozinho não tem forças pra nada, mas o Senhor diz – tudo posso…  Ele te fortalece e o que parece impossível hoje aos teus olhos é fácil pra Deus. A impossibilidade de hoje é o milagre de amanhã. Você precisa crer nos milagres de Deus.

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.

É preciso usar a fé pra vir à igreja, para ter uma boa saúde física, emocional e espiritual. É preciso admitir – nós não temos poder na nossa carne pra nada. E é preciso mudar. Então, se você submete a sua vida a Deus ele faz uma mudança profunda. Mas ele não faz uma mudança na cor dos cabelos, na roupa. Não, ele muda de dentro para fora. Ele transforma o coração, a alma, os sentimentos.

Hebreus 13:21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

Quer dizer que Deus opera. Quer dizer que todos os fracassos foi porque Deus não operou, porque, de repente, você disse – Deus, deixa comigo, eu me garanto – aí vem o fracasso.

Amado, não saia daqui hoje sem um submetimento completo à vontade do Senhor, de tal forma que você possa dizer com Paulo – agora, já não sou mais eu quem vive, é Cristo que vive em mim.  Amados, Jesus nos ama.  Foi ele que nos escolheu, com todas as nossas limitações e fraquezas, porque ele conhece o presente, o passado e o futuro. Coisas que ainda não sei da minha vida, ele já sabe.

Agora, pra você ser submetido ao Senhor, pra sua vida ter mudanças, algo diferente tem de acontecer. Não podem dizer de você – ele é irado faz 30 anos. Ele é mentiroso a vida toda. Aquela pessoa é agressiva faz mais de 40 anos. Então Paulo explica um mistério a ser revelado à igreja.

Efésios 3:17-18 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18  a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

Efésios 3:19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Isso tudo para você nunca mais ter medo, nunca mais pensar que está vivendo sua vida sozinho. Veja, o amor de Jesus é muito maior do que a nossa mente pode abranger. O amor de Deus é tetradimensional.

A largura quer dizer que o amor de Deus está em toda parte, está em todo o universo. Nós não estamos sozinhos. Você pode estar hoje triste, desanimados, teve experiências difíceis esta semana, mas Deus está prestando atenção em você.  Ele te ama do jeito que você é. Ele vai ajudar você atravessar esse deserto.

O amor de Deus é largo, está no Brasil, mas está também na África, no Oriente Médio, na Europa, na Ásia, nas Américas, porque o amor de Deus é largo.

E Paulo diz – compreenda o amor de Deus porque ele tem comprimento, ele é vasto, é eterno. O amor de Deus não desaparece, é incondicional. É claro que ele não aceita o que fazemos de errado.

Mas o amor de Deus tem uma largura, tem um comprimento e tem uma altura. O amor de Deus não é como uma estátua da igreja romana pendurada numa cruz. Nosso Deus não é uma estátua, não é um ídolo, a Bíblia diz que ele é Rei de reis, Senhor de senhores. O seu amor tem uma altura e é alto suficiente para enxergar acima dos nossos erros.

João 12:47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.

Com Jesus você tem o poder de Deus na sua vida. Não é com religião, com regras, rituais, sacrifícios, mas é com uma relação verdadeira com Jesus Cristo. Por isso é que Paulo disse em…

Gálatas 3:21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.

Mas mudou a lei, mudou o sacerdócio. Não é Moisés, é Jesus. Não é a lei com seus 613 mandamentos, é a graça de Deus.  É a altura do amor de Deus. 

Gálatas 3:22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.

O amor de Deus tem largura, tem comprimento, tem altura, mas ele tem profundidade. Ele é tão profundo que ele cuida de tudo na nossa vida. Você pode confiar nesse Deus. Se você chegou ao fundo do poço, a profundidade de Deus vai te buscar lá em baixo. Você pode chegar à profundezas do abismo, ao tremedal de lama, como disse Davi.

Mas o amor de Deus tem profundidade. Ele gera mudanças saudáveis que começam no coração. Quando Deus começa a obra dele na tua vida, ele perdoa o teu passado, você começa a ter novo propósito de vida, um futuro abençoado, a garantia da eternidade, e você não terá medo de morrer.

Efésios 1:17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 

Efésios 1:18-19  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

Quer dizer que o Espírito de Deus ilumina. Quer dizer que, com os olhos físicos você vê a letra. Com os olhos espirituais você vê o espírito da letra. Quando o Espírito revela você conhece a suprema grandeza do seu poder para conosco que cremos. Este é o poder do Deus da Bíblia Sagrada.  Portanto, não é por ser religioso que alguém tem vida eterna.  Não existem 70 virgens esperando no céu quem morre como muçulmano.

O único que dá vida é Jesus. O único que é caminho, verdade e vida é Jesus. Não adianta nada você ser simplesmente um religioso, você tem de ser crente, crédulo em Jesus. Jesus tem poder para mudar a vida, mudar hábitos maus, mágoas que ficaram machucando o teu coração, paixões que te amarram ao teu passado.  O Espírito Santo dá força para abandonar velhos planos e conceitos errados. E Jesus nos ajuda a sermos a pessoa que ele planejou que seriamos. Então, como é que o poder de Deus atua?  Não é o nosso esforço, não é a boa vontade.

Primeiro lugar, o poder de Deus atua através da palavra. Deus usa a sua palavra para realizar mudanças.  Ele ensina pelas escrituras como viver e como mudar.

2Timóteo 3:16,17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Quer dizer que aqui não há um guru americano. Aqui não há um pensador indiano. Aqui é Deus. A sua palavra ensina o cristão a ser crédulo.  Deus está cansado dos “tomés”, dos que duvidam da sua palavra.  A palavra ensina, repreende, corrige e educa.  Olha que obra maravilhosa!  O individuo chega à igreja aos trancos e barrancos, agarrado a pedaços de tabua, como foi lá naquele naufrágio com Paulo.

Enfim, você chegou aqui, graças a Deus que você está aqui, porque o diabo perdeu com você.  Graças a Deus que você está no melhor lugar do mundo, porque a igreja é como um grande hospital, uma grande escola. Você chega com problemas, dores emocionais, feridas na alma, doenças na carne. Mas Deus, pela palavra, corrige células matadoras, corrige comportamentos errados, corrige pensamentos de homens, e educa a pessoa na justiça de Deus.

Quer dizer, ninguém está habilitado para servir a Deus, para fazer a obra, sem que a palavra ensine, corrija, repreenda e eduque. A palavra tem que ser a prática da vida para você estar preparado. Como é bom você aprender a palavra.  A palavra mostra o caminho para viver, como não sair do caminho, como voltar ao caminho, como permanecer no caminho. Então, se você quer mudar de vida, mergulhe na Bíblia Sagrada, leia, memorize versículos, medite na Bíblia, pratique a Bíblia. Porque diz em…

João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Deus usa a palavra e Deus usa o Espírito Santo para realizar mudancas. O Espírito Santo é que capacita, dirige, dá forças. 

2Coríntios 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Cada um de nós, a cada dia, cada vez que ouve a mensagem, cada vez que frequenta o culto, é mais semelhante ao Senhor.

Deus usa circunstâncias para mudar. A Bíblia se revela, o Espírito Santo dá capacidade. Mas, infelizmente, às vezes, somos muito teimosos. Às vezes, temos hábitos arraigados. Por isso, Deus usa uma terceira ferramenta – circunstâncias.  Você sabe, Deus sussurra ao nosso ouvidos na hora da alegria, mas Deus grita na hora do sofrimento.

Então, às vezes, Deus tem de usar problemas, pressões, dores, adversidades, dificuldades. Porque problemas sempre nos chamam a atenção. Às vezes é preciso uma situação dolorosa pra Deus chamar a atenção.

Provérbios 20:30 Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.

Então, amado, raramente a pessoa muda sem sofrimento. Cada um dá uma desculpa. Às vezes é preciso uma dor, um sofrimento, uma circunstancia contrária. Às vezes, foram decisões erradas anos a fio, escolhas mal feitas, mau julgamento, erros de pecados. Mas, às vezes, pra se encaixarem as coisas, para que Deus faça a sua obra, é preciso uma circunstancia difícil.

Deus é tão precioso que, até as pedras de tropeço, ele transforma em degraus acessíveis. Deus transforma crucificações em ressurreições. Então, você tem de mudar de verdade, e o Espírito Santo vai te dar forças pra isso. Ele vai fazer você chegar à maturidade. E às vezes o primeiro passo para mudar é desconfortável.

O individuo que ingere álcool todo dia é muito desconfortável ele dizer – não vou beber mais. O individuo que fuma um maço de cigarro por dia, é muito desconfortável dizer – não vou mais fumar. O individuo que come muito todo dia, é muito desconfortável dizer – vou comer com sabedoria. Mas é necessário.

Filipenses 3:7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

Aquelas coisas que pareciam importantes pra mim, tomar um caneco de caipirinha, beber 3 doses de uísque, fumar até acabar o cigarro do pacote, se drogar até ficar doidão, comer até dizer chega – Paulo diz – o que eu considerava lucro, o que era importante pra mim, eu descobri que era perda – quando Cristo está atuando na minha vida.

Então, amado, tenha fé, não sinta medo, você não está só. Jesus está com você, ele nunca te deixará, nunca te abandonará. Ele estará com você em todas as decisões. Agora dê o primeiro passo e depois Deus vai dar os outros passos com você.

Amado, aqui neste ministério ninguém pode se sentir órfão.  Você tem um Pai celeste, Autor de toda boa dádiva, Autor de todo dom perfeito. Então, não há razão para fracassar, pra não mudar, hoje chegou o teu dia.

Você vai mudar sim, você vai avançar sim, você vai conquistar sim. Você não vai ter medo da vida.

A crise e o problema sócio econômico do Brasil não é e nem está acima do poder de Deus.

Ninguém nesta igreja, que seja fiel, estará submetido à crise deste país.

O Deus que nos governa prometeu – Eu estarei convosco todos os dias até o fim.

Amém. Assim Seja. Assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário