Casa Sobre a Rocha – O que Significa O Natal Pra Minha Vida

o que significa o natal pra minha vidaHoje eu venho aqui para falar de Natal. Mas não o Natal convencional, comercial, de festas e presentes somente. Mas venho falar do verdadeiro sentido do Natal cristão.

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

 

Um menino nos nasceu… Hoje, o mundo inteiro tem no seu foco de vida este grande evento chamado Natal.

Cidades inteiras paradas, o sistema bancário fechado, os serviços em geral funcionando apenas o mínimo necessário, famílias viajando para se reunir, estradas cheias, a vida rotineira parada. É um feriado universal, é o Natal. Aqui, ou em qualquer canto do planeta, é celebrado o Natal no dia 25 de dezembro.

E a minha pergunta é: Por que o Natal provoca tantas situações nesta terra?

Qual é a diferença que o Natal faz na vida de uma pessoa? Por que o nascimento de uma criança há dois mil anos atrás, lá em Belém, hoje, mais de dois mil anos depois, faz o mundo inteiro parar?

E a resposta simples é esta:  – É porque não foi o simples nascimento de uma criança que ocorreu há dois mil anos atrás, lá em Belém, mas Deus é que veio à terra. Deus se fez carne.

João 1:1-2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

O Verbo.  Verbo vem do grego Logos e significa a palavra escrita ou falada. Mas o grego dá um significado mais amplo que agrupa vários significados que, em português, estão separados. Logos vem do verbo Légo que significa: contar, escolher, ordenar, reunir, falar, dizer, declarar, anunciar, pensar, falar como orador. Logos é palavra. Mas significa também fundamento, causa, princípio, motivo, razão íntima de alguma coisa. Enfim, lógos reúne numa só palavra quatro sentidos principais: linguagem, pensamento ou razão, norma ou regra, realidade íntima de alguma coisa.

Então, Logos também pode ser visto como o “Motivo” de todas as coisas, a causa que explica o anseio existencial humano que é discutido pela filosofia.

João 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Veja, Ele se fez carne. Ou seja, o Verbo, que era espírito, se tornou semelhante a nós. Ele, o Verbo, Jesus, como pessoa, era um homem comum. Habitou entre nós.  Tinha seus momentos de alegria, de tristeza, Ele ria, chorava, se divertia, gostava de festas, tinha amigos, tinha inimigos, agradava a uns, desagradava a outros.

Mas Ele tinha algo de diferente.  A glória de Deus, a glória como do unigênito do Pai estava nele. E isso não dava pra esconder.  Por isso ele provocava a ira dos fariseus e saduceus, daqueles que não aceitavam que ele era filho do Pai.  Para eles isso era uma ofensa que merecia a morte. Por isso o perseguiam e queriam lhe tirar a vida.  Mas nunca conseguiram, enquanto o Pai não permitiu que chegasse a hora certa da prisão, do julgamento, e do caminho para a cruz.

Então aquilo que, no Antigo Testamento, era o Verbo, a Palavra de Deus, as promessas do Pai, se fez carne. Ou seja, Ele tinha poder para se fazer. Porque Ele era o próprio Criador de todas as coisas.

João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Então, não foi o nascimento de um bebê, foi Deus que se fez carne e que veio habitar junto dos seus e em busca dos seus. Isto é tão verdade que nós vivemos, hoje, o ano de 2015 da Era de Cristo. O mundo inteiro quando passa em cheque, quando envia um documento, quando usa um cartão financeiro, quando envia um e-mail ou uma carta diz:  Ano de 2015. Isto significa que o ano de 2015 é o ano da Era cristã.  Deus se fez carne.

João 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.

Quando Jesus estava aqui em carne, o Trono durante este tempo ficou vazio. Ele estava na terra. Mas havia um véu que era a carne dEle. As pessoas não conseguiam ver que Ele era Deus, porque olhavam para Jesus e diziam:

– Ele é o filho do carpinteiro, é filho da Maria, ele é o Nazareno.

Eles não conseguiam ver a glória do unigênito do Pai nele, porque o véu da carne escondia. Mesmo quem andava com ele diariamente, não conseguia ver, ou seja, eles não tinham olhos espirituais iluminados.  Veja o que aconteceu com Felipe…

João 14:7  Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.

João 14:8-9  Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?   Veja, Felipe não conseguia ver o Pai no corpo de carne de Jesus, porque a carne era um véu encobrindo a divindade que estava nEle.

Hebreus 10:19-20 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

Nós agora vemos com olhos espirituais iluminados que Jesus, quando veio em carne, Ele era o próprio Deus que desceu do céu e deixou o trono vazio.  Porque só há um trono, então não são três pessoas em Deus, são três manifestações de Deus: como Pai na criação, como Filho na redenção, e como Espírito Santo na igreja atual.

Então, havia um véu, e era preciso que este véu se rasgasse. Porque aquele homem que chegou aos 33 anos de idade na terra, idade da carne, era Deus Eterno sobre tudo e sobre todos.

João 6:62 Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?

Jesus estava profetizando sua volta ao trono, após sua ressurreição. Ele era o próprio Deus. Portanto, aquele menino de Belém, na realidade, não era um bebê, era o Deus Forte, o Pai da eternidade, o Príncipe da paz, a Brilhante Estrela da Manhã, a Rosa de Sarom, o Juiz das nossas causas, o nosso Advogado defensor, a Pedra Angular da nossa construção, o Agricultor, o Pastor, o Amor, o desejado das Nações. Ele era Deus se fazendo homem. E a vida dele foi uma vida normal, diz em…

Lucas 2:52 Crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Durante três anos, Ele serviu, proclamou o reino e aos 33 anos morreu na cruz do calvário.

Atos 2:23 …sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos.

Portanto, Deus tinha bolado um plano era perfeito, porque era preciso que um cordeiro perfeito nascesse e morresse, fosse imolado e derramasse o seu sangue por nós. Vamos ver o que aquele menino, agora tem 33 anos, que é o próprio Deus, fez em nosso lugar.

Isaías 53:3  Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

Amados, Jesus foi desprezado, rejeitado, homem de dores, padeceu; não fizeram caso dele, até escondiam o rosto para não o ver.

Isaías 53:4  Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Olhá aí a tua cura, amado.  Ele levou sobre o seu corpo as nossas enfermidades e as nossas dores. Por isso é que hoje você não pode dizer – esta minha enfermidade, esta minha dor, porque não é mais tua, porque Jesus tomou sobre ele e levou sobre ele.  Não é mais para ficar com você, esses problemas não te pertencem. Mais ainda – ele levou a aflição, as feridas e as opressões.  Levou para a cruz, não são mais suas.   E agora vem o melhor para nós. 

Isaías 53:5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

A palavra diz que já fomos sarados pelas suas pisaduras.  O que Jesus sofreu no seu corpo e na sua alma, nas emoções, era para nos curar completamente, no corpo e nas emoções. E como era a nossa vida antes que isso tudo acontecesse na cruz? 

Isaías 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 

Isaías 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 

Isaías 53:9  Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. 

Isaías 53:11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.

Veja, você já foi justificado na cruz, porque Jesus levou sobre ele as tuas iniquidades, os teus pecados. Por isso é que hoje Ele te vê santo e irrepreensível perante Ele. Mas isso não é para todos, porque ele justificou a muitos, não a todos. 

Isaías 53:12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

Jesus levou o pecado de muitos e não de todos, porque Ele só intercedeu pelos seus, pelos filhos de Deus, que andavam desgarrados como ovelhas, se desviando pelo caminho, pecando, sem conhecimento e, por isso, andando em trevas. Porque o pecado gera um mundo de trevas ao redor da vida da pessoa. E ninguém gosta de andar no escuro. Existe no ser humano um medo natural do escuro, das trevas. Natal é luz para as pessoas que andam nas trevas.

Mas o que significam trevas?  Trevas significam pecado, desajuste, envolvimentos com prostituição, com droga, com álcool, com amizades do mundo, com o mundanismo, com as novelas, afinal, envolvimento com caminhos escuros e escusos da feitiçaria.

Mateus 4:16  O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.  Agora, veja que a primeira coisa que Deus criou lá em Genesis foi a luz…

Gênesis 1:1-2 No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 

Gênesis 1:3-4 Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

Veja que interessante – Deus vê trevas, olha para as trevas e dá uma ordem: – Haja Luz – e cria a luz, e vê a luz como coisa boa. E parece que esta ideia da criação se transfere para esta época do ano, e igrejas, casas, lojas, ruas e até bairros inteiros se enfeitam e se enchem de luzes. Há cidades que são totalmente enfeitadas de luzes, muitas luzes de Natal. E isto é encantador. A gente percebe que o Natal está totalmente ligado à questão da luz.

A bíblia diz que:  Jesus veio para que aqueles que estavam em trevas vissem uma grande luz.  E as pessoas dizem – as luzes de Natal.  Mas a verdadeira luz do Natal é Jesus. 

João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Jesus é a verdadeira luz do mundo.  Ele traz luz à vida de quem o segue e, assim, jamais andará em trevas, mas vai ter a luz da vida.  Vamos a entender que o tema mais discutido na Bíblia Sagrada, e a palavra que mais vezes é repetida é LUZ. Interessante é que, imediatamente após criar a luz, Deus faz separação entre a luz e as trevas. Por isso é que Deus não quer seus filhos nas trevas, ou misturados com as trevas. Por isso diz em…

Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo.

Então, esta questão da luz é absolutamente necessária, até por que a situação que se vivia há dois mil anos atrás é a mesma situação que se vive hoje. Há trevas, há sombras de morte e há regiões sombrias na terra. O mundo vive hoje um dos períodos de maiores trevas de todos os momentos e, em função disto, o mundo também precisa de uma grande manifestação de luz, para que as trevas se dissipem.

Há um grande gemido de sofrimento na vida das pessoas causado pelas trevas. Por isso a importância de você ser luz para o mundo.  Você tem Jesus, você tem o autor da luz, você é luz para o mundo todo.  Você tem de resplandecer esta luz para acabar com as trevas.

Então, Natal não é simplesmente para montar um presépio e celebrar o menino Jesus. Porque ele se tornou um homem de 33 anos, foi para a cruz, morreu em nosso lugar, era para ser sepultado com os perversos, mas acabou na sepultura de um ricaço. Só que não ficou na sepultura.

1 Coríntios 15:20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos.

Ele não é Buda que está no túmulo, Ele não é Confúcio que jaz no túmulo, Ele não é Maomé que tem os seus ossos entre os Árabes. Ele é o Senhor. Porque, de fato, Ele ressuscitou dentre os mortos. Está vivo, Cristo vive em nós, Ele é a nossa esperança de glória.

Este é o ciclo do Deus que sai do trono, habita entre nós cheio de graça, verdade, e sabedoria, cresce em idade, graça e sabedoria, morre na cruz do calvário e a bíblia diz: “Ressuscitou!”  Este é o Deus que você serve, meu irmão, minha irmã. Esta é a história do Deus que você está servindo hoje.  Então a pergunta que vem é esta…

– Mas então, qual a diferença que isto tudo pode fazer na minha vida?  O que significa o Natal na minha vida?  Porque vim aqui hoje com vontade de aprender.   

E eu lhe respondo com toda certeza de fé, com convicção de filho de Deus, e com sabedoria do alto:

– O Natal faz uma grande diferença na sua vida.  Se o Verbo não tivesse se feito carne, se Jesus não tivesse nascido como homem, se Deus não tivesse vivido entre nós esses 33 anos, se o Natal não existisse, seríamos muito infelizes.  E estaríamos vivendo com medo do inferno, com medo de Deus, com medo do diabo, com medo do amanhã, com incerteza de vida eterna, com a corda no pescoço. Infelizmente ainda é assim que vive a maioria dos crentes em Jesus Cristo. Então, 3 coisas importantíssimas se tornaram realidade na nossa vida por causa do Natal.

1 – O nosso passado foi totalmente perdoado e esquecido.  Ficou no esquecimento de Deus.

2 – O nosso presente pode ser administrado e vivido de forma poderosa e invencível, como uma grande benção nesta terra, porque Jesus vive conosco, e vive em nós, e nunca jamais nos abandona.

3 – O nosso futuro já está garantido porque, mesmo que morramos, vamos viver eternamente com o Senhor. Isso está garantido, independente de quem você seja, do que você fez, ou do que você faz, ou do que você fará.

Então, o que significa o Natal pra minha vida?  Que diferença ele faz pra minha vida?

1 – O Natal de Jesus Cristo é extremamente importante porque todo o nosso passado foi perdoado.

Romanos 3:23-24 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Este foi o maior presente que Jesus nos deu. Você sabe que presente é algo dado de graça. Fomos justificados gratuitamente, por sua graça. Esse foi o maior presente que você já recebeu. Ele veio perdoar você. Porque o pecado tornou você injusto, Jesus constituiu você justo.

Esta dádiva de Deus é a primeira razão do Natal. Quando alguém não se sente perdoado por Deus, é algo devastador, porque isto rouba a felicidade, causa depressão, adoece, gera infelicidade nesta terra.  É por isso que tanta gente usa droga, se embriaga com álcool, toma anfetaminas, precisa de terapias ocupacionais, precisa de psiquiatra, ou escravo do ocultismo, do espiritualismo e de seitas.

Mas a única solução está em Jesus, porque Ele perdoa pecados e, quando  Ele perdoa, Ele limpa e purifica a nossa consciência, nós não temos mais consciência de pecadores, nós temos a consciência de sermos santos.  Sabe como Deus perdoa?   Deus perdoa instantaneamente, sem reservas, incondicionalmente, completamente e para sempre.

Hebreus 10:17 … acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

E você sabe por que Ele perdoa os nossos pecados? Para que nós, também, possamos perdoar os outros. Isto são as Boas Novas do Natal. Nós podemos perdoar porque fomos perdoados por Jesus. O nosso passado foi esquecido por Deus. Não adianta você chegar diante do trono do Senhor e dizer:

– Senhor, mas eu fiz, eu aconteci, eu pequei, eu aprontei todas…. porque  Ele vai lhe dizer:  – Eu não me lembro de nenhum dos teus pecados para sempre.

Mas não é apenas o passado que é perdoado. O segundo aspecto do significado do Natal em nossa vida é: – Podemos viver, hoje, uma vida administrada, sendo uma benção, tendo força para viver, coragem para vencer. Esta é a vida que Deus quer que você viva…

2 – O nosso presente pode ser administrado e vivido, de forma poderosa e invencível, como uma grande benção nesta terra.

– Uma vida com novidade de vida. Paulo deixou uma tremenda chave espiritual para isso em…

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

Nesta terra, num corpo de carne, você pode viver uma vida bem administrada, uma vida vitoriosa, uma vida sem pecado, santa, por cabeça, não mais por cauda, estando por cima e não mais por baixo. Você pode todas as coisas naquele que te fortalece. Você pode tudo,  pode vencer o diabo, as adversidades, as dificuldades, as coisas contrárias.  Esta é a razão do Natal.  Deus nos dá a capacidade para viver uma vida, poderosa. Por quê?  Porque Ele assumiu ser o nosso provedor, Ele assumiu ser a Fonte Completa que satisfaz todas as nossas necessidades.

Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Filipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

Este tipo de vida poderosa Deus quer que você viva nesta terra. Ainda bem que você está aqui para compreender que o Natal faz diferença, que o Natal tem um grande significado pra sua vida. Sim, primeiro, porque Jesus perdoou todos os nossos pecados, Ele nos fez novas criaturas.

Segundo, Ele nos garante, aqui nesta terra, uma vida poderosa, suprida, uma vida fortalecida, por cabeça e não por cauda, uma vida por cima e não por baixo. DIGA – Glória a Deus!

3 – O nosso futuro está garantido porque, mesmo que morramos, vamos viver eternamente com o Senhor. 

Hebreus 2:15-16 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.

Quem não tem Jesus tem pavor da morte, está debaixo de um espírito de escravidão nesta terra  por toda vida. Veja, diz que é por toda a vida.  Terrível isso!  Mas Jesus nos livrou disso.

Nós somos descendência de Abraão. O pavor da morte, essa escravidão do pavor é um problema universal, com cultura ou sem cultura, com educação ou sem educação, com riquezas, ou sem riquezas, negro, branco, amarelo, seja o que for, todo mundo nesta terra tem pavor da morte, é escravo a vida toda, até Jesus chegar à sua vida.  Agora, uma coisa importante…

Ninguém está preparado para viver se não estiver preparado para morrer. A verdade é que a grande pergunta que a humanidade toda se faz é:

– Como é que eu posso ter a certeza do que me espera do outro lado?  A Bíblia nos ensina e hoje sabemos de onde viemos, o que fazemos aqui, e para onde estamos indo. Se morrermos em Cristo, vamos para o seio de Abraão, já temos a eternidade garantida.  Então, o verdadeiro presente de Natal que o Senhor deu para quem tem olhos iluminados é:

– o nosso passado está perdoado

– o nosso presente é maravilhoso

– o nosso futuro está garantido.

Se você recebeu no seu espírito que o presente do perdão dos pecados já lhe foi dado, que o poder para viver poderosamente já lhe foi outorgado, que você vai viver eternamente com o Senhor , então a sua participação na vida eterna já começou. E lembre-se: Isto é algo absolutamente pessoal! Alguém pode estar dizendo:

– Ah! se a minha mãe ouvisse esta mensagem. Ah! se o meu sogro estivesse aqui agora ouvindo esta palavra.  Se o meu irmão, se o meu amigo, se tal pessoa…

Olha, isto é totalmente pessoal! É você com Deus nesta hora. É agora, o Natal tem que fazer diferença eterna na sua vida. Muita gente celebra o Natal, troca presentes, monta um lindo presépio na sua casa, vai ao shopping ver o papai Noel, mas nunca entendeu o que é Natal e a vinda de Jesus a esta terra.

Por que Jesus veio se tornar um de nós?  Por que o Verbo se fez carne?  Por que ele nasceu em Belém numa manjedoura? Por que Deus quis e fez assim?  Infelizmente poucas pessoas entendem o verdadeiro significado do Natal.

Então, para encerrar esta mensagem: O Espírito de Natal é perdão de pecados, vida poderosa e vida eterna garantida.

Por isso a celebração do Natal na graça de Deus é diferente, é algo real e não é passageiro, não é um dia apenas. Não é o imaginário de um presépio montado com um menininho deitado numa manjedoura, com seus pais e animais ao redor. E depois recebendo presentes dos 3 reis magos.

Nós celebramos o Natal porque nós é que recebemos os 3 maiores presentes que o Senhor Jesus poderia nos dar – perdão de pecados, vida poderosa e vida eterna garantida.  No próximo ano, celebre o Natal verdadeiro do Cristo Ressuscitado, a verdadeira luz que veio ao mundo.  E assim, você jamais andará em trevas.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário