Casa Sobre a Rocha – O Segredo do Amor Duradouro

segredo do amor duradouro Quanto tempo o amor dura?  Quanto tempo o amor aguenta?  Vamos aprender com Deus o Segredo do Amor Duradouro.

Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

 

Durante nossos últimos encontros, temos aprendido sobre o Amor.  Estamos aprendendo a viver o cristianismo legitimo. E hoje vamos aprender que o amor de Deus nunca muda, ele é incondicional, perfeito, ele é Eterno e ele é imutável. Por isso o profeta disse – com amor eterno eu te amei. Se o amor de Deus não fosse eterno, as misericórdias dele não seriam eternas e nós, lamentavelmente, poderíamos até perder a salvação.

Mas a Bíblia diz que o amor de Deus é eterno. Paulo diz que nada pode nos separar do amor de Deus. Então, o amor eterno do Senhor é o amor Ágape. E não tem nada a ver com Eros, com carne, nem com Fileo, com filiação.  É o amor eterno de Deus que nos garante salvação.

Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Esta é a prova de Deus para conosco – ele nos amou quando nós éramos ainda pecadores.  Então, o fundamento de uma vida cristã estável está neste fato – o amor de Deus é imutável.

Ou seja, o Senhor Jesus Cristo jamais deixará de nos amar. E isso é grandioso, nos dá segurança. Isto é graça de Deus. Uma vez que o Senhor nos amou, ele nos ama pra sempre. Uma vez que somos filhos, somos filhos pra sempre. Uma vez que fomos ungidos, fomos ungidos pra sempre. O amor de Deus e a graça de Deus é para sempre.  Então, Deus ordena na sua palavra que nós também tenhamos amor eterno, imutável e incondicional uns para com os outros.

João 17:26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

Então, hoje vamos trabalhar num fato que, para muitos, pode ser um fato impossível.

– Bispo, Como eu posso amar como Deus me amou e me ama?  Veja que a Bíblia diz que o amor de Deus está em nós. E se está em nós, temos de amar de forma consistente, segura, forte e eterna.  Então, como é possível amar como Deus amou e ama?

Estamos numa sociedade em que 45% das uniões acabam em divórcio. 60% dos casados pela segunda vez, também acabam se divorciando. E esta estatística é amedrontadora, porque diz que 75% das pessoas que tentam uma terceira união acabam em separação.

Então, como é possível amar como Deus amou?  Olha, se você amar como Deus te amou, incondicionalmente, você vai aprender aqui hoje, e isso se chama o Milagre do Amor. O Amor Duradouro. E como é possível amar de forma duradoura e eterna?  Se você amar como Deus te amou, com o mesmo amor que ele colocou dentro de você, pela sua graça.

– Bispo, mas isso parece uma utopia… amar assim 24 horas por dia!  Talvez você pense que é impossível amar 24 horas, ser feliz 24 horas, porque tem altos e baixos. Mas o amor tem que ser duradouro, se for o amor de Deus que ele implantou em nós.

Eu tenho de ensinar isso, porque muitas pessoas já desistiram de amar. E por causa disto é que existe a situação tão dolorosa do divórcio. Porque, às vezes, as pessoas passam por dificuldades, tem desacordos, tem diferenças, discórdias, desapontamentos, dúvidas, mas, se elas amarem vencem este fantasma chamado divórcio.

Sabe, quando você se casa você tem uma proposta para o seu cônjuge de amar eternamente, até que a morte separe.  Senão, sempre existe o fantasma do divórcio. E divórcio é uma situação muito triste. E nosso ministério tem como preceito dizer que Deus, a não ser por questões de adultério, Deus repudia o divórcio.

Malaquias 2:14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 

Malaquias 2:15  Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 

Malaquias 2:16  Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

O que é repúdio? Repúdio é quando uma pessoa tem uma relação e mantém uma relação fora da sua relação oficial. E, se Deus diz que odeia, significa que isto é tão monstruoso romper uma aliança que Deus só permite quando há repúdio de uma das partes.

Então, não podemos levar o casamento de forma trivial. Tem gente que muda de casamento e de relação como quem muda de roupa. Olha, o divórcio, á luz da Bíblia, a não por relações sexuais ilícitas, é um ato de violência, é uma grande injustiça.  Por isso é que Deus deixa claro que ele odeia.

– Bispo, quer dizer que se eu tenho incompatibilidade de gênios com meu cônjuge eu não posso me divorciar?         À luz da Bíblia, não. Na Bíblia não fala nada sobre incompatibilidade. Existe perdão, amor, compreensão, companheirismo.  Mas não existe incompatibilidade.

É por isso que nós encorajamos as pessoas que chegam à igreja a se casarem no Senhor, exatamente para que não haja um sinal daquilo que Deus repudia.  Porque, à luz da Bíblia, só é permitido que um homem e uma mulher tenham relação carnal se forem casados. Então diz – Deus odeia o repúdio e aquele que cobre de violência as suas vestes. E não sejais infiéis. Uma prova de que o amor é eterno é quando não há infidelidade.

Então, Deus é bem claro que o casamento é necessário para que um homem e uma mulher tenham relação sexual. Relação sexual segura e abençoada só dentro do casamento cristão. É necessária a benção de Deus, a benção da igreja, da liderança, daqueles que são os pastores da igreja. Portanto, somos contra o repúdio, somos contra o divórcio.

E só existem 2 formas disso ser legalizado – primeiro, por haver adultério e, segundo, se houver violência, ou fome.  Quando uma das partes não é convertida e quer abandonar a parte convertida está livre para começar a vida de novo. Esta questão do repúdio tem que ser muito consciente entre nós, porque hoje em dia, a figura do machão que sai com 2,3 ou 4 mulheres, é uma figura aplaudida.  E a igreja de Jesus não aplaude.  Somos a favor da fidelidade.

1Coríntios 13:8 O amor jamais acaba;

Se a relação é baseada no amor de Deus ela jamais acaba. Se não for baseada no amor de Deus pode ser que acabe por circunstancias como o repúdio. É muita coragem uma pessoa manter relações fora do seu casamento. A Bíblia chama isso de ato de violência que Deus odeia. Olha, o amor jamais acaba. As pessoas podem ter dificuldades na relação, mas não desistem, não aceitam falência no seu casamento. Porque diz em…

1Coríntios 13:7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Se você ama, você faz tudo isso para manter viva a chama do amor verdadeiro. Hoje em dia a maioria das pessoas não admite um caminho de sofrer, de crer, de esperar e suportar tudo.  E o caminho mais fácil é o divórcio.

Então, amados, não há relação forte sem esta graça maravilhosa, sem o padrão bíblico de perdão, paciência, compreensão, amor, misericórdia, de proteção que o casal tem que ter um pelo outro.  Isso é essencial porque nenhum de nós é perfeito. Duas pessoas imperfeitas se casam, então elas não podem ter uma relação perfeita. Então é preciso que o amor de Deus esteja na nossa imperfeição da carne para que o casamento seja duradouro.

E isso vale também para as relações interpessoais. Quanta gente tem um amigo, depois diz que não é mais amigo, diz que ama, depois já não ama. Isso é falta de entendimento do amor ágape.

Romanos 3:10-12 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Paulo está ensinando que não há ninguém perfeito. Então, como se estabelece uma união duradoura se somos imperfeitos?  Quando a perfeição do amor de Deus se estabelece na relação. 

1João 1:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

Claro, não existem relações perfeitas, existem relações ágape. Com o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, que não se exaspera, não arde em ciúmes. Este é o amor verdadeiro.

Romanos 15:7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.

Acolher é aceitar. Quando um casal se aceita, se ouve, dá atenção, mostra interesse, acolhe.  Porque a vida é um estresse. Nosso apóstolo conta como é a vida dele no sábado para o domingo e a segunda-feira.  Porque ele não dorme na noite de sábado, ele passa a noite em oração, se preparando para os cultos de domingo.  E então, na segunda-feira, especialmente de manhã, ele está muito cansado e precisa da compreensão, da atenção, do acolhimento da sua família e de quem vive próximo a ele.

Então, numa relação interpessoal tem que haver confiança, tem que acreditar um no outro, porque o verdadeiro amor confia e acredita. É o amor que sempre crê.  O amor ágape não tem cinismo, sarcasmo, é confiável, não tem suspeita, não tem dúvidas.  Quem ama confia.  Quem ama sempre dá uma segunda chance.  Quem ama e aprendeu a confiar em Deus, aprende a confiar no próximo. Esse é o amor de Deus.

Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

Isaías 55:9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Quer dizer que, quando você confia em Deus, a sua forma de agir e de pensar é confiável. A maior dádiva que você, marido, pode dar a sua esposa é confiar nela. A maior dádiva que você, esposa, pode dar ao seu marido é confiar nele. Acreditar um no outro é uma dádiva milagrosa. Ser credível é uma grande benção.  Não sei se você sabe, mas há maridos que esperam a vida inteira a esposa dizer – eu confio em você. Há esposas desesperadas para ouvir o marido lhes dizer – eu confio em você.

Gálatas 5:6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

Quem tem fé ama de forma duradoura. Amor duradouro é aquele que espera o melhor do outro. É o amor positivo, esperançoso, a Bíblia diz que não acaba.  Quem ama acredita em milagres e sabe que não acaba.

– Pastor, e o que mais mata uma relação?  Se um marido, uma esposa, um pai, negligencia uma relação, isso mata a relação.  Não dizer – eu te amo – mata a relação.  Quando não tem abraço, não tem beijo, e fazem qualquer coisa para que o amor não seja o ideal da vida.

Então, amado, não desista perante qualquer circunstancia. Seja determinado, diligente, resoluto a despeito de qualquer situação, numa relação de casamento, de família, numa relação interpessoal. Olha, isso tudo se constrói, tanto a confiança como o amor.

Sabe, um cogumelo demora 6 horas para se desenvolver. Mas com qualquer ventinho ele cai.  E um carvalho demora 60 anos para ter sua vida adulta, solida. Bate vento, cai chuva, vem tempestades e o carvalho de justiça continua firme.

E há pessoas que tem sua relação de casamento como um cogumelo. Foi rápido e rápido acaba. E há pessoas que constroem sua relação, ano após ano, são como o carvalho. Não acaba.

Você tem de proteger suas relações, sejam elas familiares, interpessoais, ou de seu casamento. Tenha este compromisso serio – Confiar é amar de verdade. É agradar um ao outro. É evitar qualquer situação que seja uma tentação.  

– Então, como eu protejo minhas relações, sejam no casamento, nas amizades, ou sociais?

Primeiro lugar, no casamento, fale com seu marido e fale com sua esposa. Falar significa ser honesto, mostrar sentimentos, reafirmar sentimentos, dialogar.  A pior coisa que existe numa relação é silencio. Quando um casal silencia significa que a relação está se esboroando. Pode haver discussões, brigas, mas depois disso não pode ficar em silencio completo.  Isso destrói a relação.

Provérbios 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.

A tua língua de crente tem que ser medicina na sua casa, no seu casamento, com seus amigos, e com seus funcionários ou colegas de trabalho.  Então, proteja suas relações, seu casamento, primeiro, falando.

Segundo lugar, guarde seu coração de ciúme doentio. O problema de ter ciúme não é o problema. O problema é a reação que o ciúme provoca numa relação, seja de marido e mulher, ou de amigo. Olha, tem gente que tem ciúme do seu amigo – você não pode ser amigo de mais ninguém, é só meu. Ciúme exacerbado. Um ciúme doentio precisa ser extirpado da vida da pessoa, porque destrói uma relação.

Provérbios 6:34 Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança.

O ciúme significa uma insegurança. É uma doença. A pessoa não tem um amor seguro e acaba extravasando atitudes sem nexo. Tem gente que grita, que dá unhada, que quebra, que bate, tudo por causa de ciúme. Diz que o ciúme excita o furor. Mas Paulo diz em…  

1Coríntios 13:4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

O ciúme é um sentimento doentio e incontrolado de posse. Isso não é bom. A Bíblia diz que quem ama não precisa ter ciúme. Olha, pode até haver um pouquinho de ciúme, acho que todos tem um pouquinho, mas não pode ser doentio que faça a pessoa arder em ciúmes. Ciúme é prova de desamor, de insegurança.

Terceiro lugar, aprenda a desfrutar do seu marido e da sua esposa. Sabe, Deus deu um homem e uma mulher para viverem juntos, dormirem juntos, formarem família, terem filhos, desfrutarem da vida, trabalharem, sonharem. Mas é preciso que as pessoas se apreciem, se repeitem, se honrem, vejam o caráter bom do cônjuge.  Não traga o passado para o presente, proteja o seu cônjuge, seja sincero, tenha momentos a sós com seu cônjuge. Quando o casal começa a colocar os filhos ou os amigos em primeiro lugar, a relação está em crise.

1Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Quarto lugar. Não deixe áreas vulneráveis na sua relação, seja ela marido/mulher, profissional, familiar, porque o inimigo sabe quais são as áreas de fraqueza. Por isso, a palavra diz – pode vir uma tentação, mas Deus provê o escape.

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.  Não deixe o coração vulnerável.  

1Coríntios 6:18 Fugi da impureza.

É muito interessante num casal que ama, ou numa família que ama, ou numa relação interpessoal, ou social, não haver áreas vulneráveis.  Então, se eu não tenho áreas vulneráveis…

Quinto lugar, o meu cônjuge vive seguro. Nós, evangélicos, temos que evitar qualquer relacionamento que gere desconfiança. Para o cônjuge se manter firme, para um amigo continuar amigo, para um empregado se manter fiel, não guarde segredos. Eu tenho de ser a caixa de segredos da minha esposa e ela tem de ser a minha caixa de segredos. Isso tem de ser também nas relações interpessoais.  Chama-se transparência. Quem guarda segredos não honra.

Efésios 4:19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Não guarde segredos do seu cônjuge. A caixa de ressonância de segredos tem que ser um com o outro. Assim o casamento não fica fragilizado. Então é melhor falar, abrir o jogo, é melhor confiar um no outro.

Sexto lugar, aprenda a ter sempre envolvimento profundo com a igreja. Seja diligente com a obra de Deus, envolva-se com a obra. Encoraje seus filhos a participarem dos cultos, a estarem nos eventos da igreja. Envolva sua vida, envolva sua família, tenha convicções fortes, solidas.

Afinal, você só está aqui por causa do seu chamado. Você não está aqui por causa de mim, você está aqui porque Deus te chamou.

2Pedro 3:14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 

2Pedro 3:15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 

2Pedro 3:16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. 

2Pedro 3:17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; 

2Pedro 3:18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Amado, você não imagina como é importante o seu envolvimento com a igreja, com a obra do Senhor.  Não falte aos cultos, participe da reunião de oração, participe dos eventos que a igreja promove. Porque esses momentos não se repetem.  Tudo o que se cria na igreja não é para ser uma prisão na sua vida, mas para você investir a sua vida.

Sétimo lugar, seja um homem, uma mulher de oração.  Este é o segredo de uma vida espiritual bem sucedida. Quando você ora, você torna sua vida resistente a tentações. Você tem vida a sós com Deus. Você tem vida de intimidade com Deus. Você tem compromisso de oração. As suas relações passam a ser relações fortes, duradouras, amorosas, verdadeiras.  Porque você tem uma vida de oração. Onde há oração não há lugar para diabo nenhum vir tentar.

Gálatas 3:9,10 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.

Então, se você viver uma vida da lei, sem estes sete compromissos com Deus, sem estas raízes sólidas, você está debaixo de maldição. E, infelizmente, é assim que a maioria dos crentes vivem. Mas você tem um chamado para ser uma benção. Você tem fé abençoada como o crente Abraão. A lei é uma lei amaldiçoada.

Agora, o ponto mais importante deste estudo. Ninguém pode amar de forma duradoura se tiver prisões emocionais. Davi escreveu no Salmo 142 uma das coisas mais profundas sobre a área emocional da vida.

Salmos 142:7 Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.

Então, quero lhe pedir, deixe que Deus trate de você com o que eu vou lhe ensinar agora. Porque Davi estava com a sua alma, com suas emoções no cárcere, na prisão. Sabe, as nossas emoções são muito valiosas. Temos sentimentos, sensações, nós sorrimos, nos alegramos, nós amamos, nós choramos, nós sofremos.  Ninguém é feliz 24 horas por dia.

E se você não for uma pessoa focada no ensino daqui da igreja, na Bíblia, existem cárceres emocionais muito fortes, que tiram a liberdade da vida. Há muita gente presa emocionalmente dominada por suas emoções negativas. Por isso é que Davi dizia – Senhor, tira a minha alma do cárcere.

Olha, eu já experimentei isso algumas vezes na vida, amados. E existem cárceres muito fortes. Prisões fortes. Uma delas – repressão. Há pessoas que tem sonhos reprimidos. Elas vivem engolindo sapos o dia inteiro.

– Eu gostaria de ter sido um médico, mas por causa não sei de que, eu não sou…

– Eu gostaria de ter me casado com fulano de tal, mas a minha família…

– Eu gostaria de ter construído minha casa, ou meu empreendimento, mas…  Há pessoas que tem seus sonhos tão reprimidos que a repressão é uma prisão.

Outros tem prisões, cárceres de auto condenação.  Há pessoas que vivem se auto acusando, por seus erros, suas falhas.  Sabe, aquela mulher de João 8, apanhada em adultério, e que ia ser apedrejada, imagine quantas pedradas ela tinha dado nela mesma. Porque ela vivia em adultério, hoje com um, amanhã com outro.

Quantas auto pedradas ela não deu na sua própria vida. Quanta punição, quantas vezes ela deve ter dito: – Eu vou sair desta vida… Mas ela estava ali aprisionada, na questão do adultério e dizia – eu não sou boa, eu não sou merecedora, eu não presto, eu não mereço perdão. Auto condenação, uma prisão, um cárcere.

A Bíblia diz que quem está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.

Outro cárcere são os segredos.  Sabe, uma pessoa que guarda segredo ela sufoca a sua alma. Ela vive sufocada num cárcere.  Por isso, eu disse – deixe Deus tratar de você. Porque sufocada é aquela pessoa que não tem coragem de se abrir. Tem medo de se mostrar. Se sente impura, mentirosa, trancada na sua alma, culpada, se cobrando, vive como que enlatada.  Os segredos sufocam a alma. Por isso, às vezes, a pessoa não consegue amar. Porque tem lá dentro um segredo sufocando. E não tem coragem de chegar e dizer – eu tive este problema, esta situação.

Mas existe também o cárcere da pena – a auto comiseração.

– Eu tenho muita pena de mim- isto é um sentimento de fuga. A pena paralisa, quando a pessoa diz:

– Eu sou um coitado, nem sei porque nasci. Pena paralisa a vida, é um cárcere.

A Bíblia fala de um homem que a mãe dele deu um nome que marcou a vida dele pra sempre – Jabez, o filho das dores. Quando ele passava, as pessoas diziam – esse aí fez a mãe sofrer, ela teve muita dor na gravidez e no parto dele, quase morreu.  Até que um dia ele não aguentou mais e disse – Eu vou sair dessa prisão. E ele orou assim…

1 Crônicas 4:10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

Então, Deus mudou a vida dele. Ele não aceitou mais ser chamado de Jabez, o filho das dores. Ele mudou a sua vida.  Ele podia continuar a viver dizendo – Coitado de mim, tadinho de mim, eu fiz minha mãe sofrer, ela sofreu muito no meu parto… Mas ele disse – Não, não aceito mais viver nesse cárcere. Eu vou sair disso.

Mas existe também a prisão da imagem.

Há pessoas que sempre querem passar uma boa imagem – de boazinhas, boas, perfeitas, prestativas, caridosas.  Não choram por fora, porque ninguém pode saber que choram. Não expõem suas emoções porque ninguém pode saber que são fracas. Ouça, amado, ninguém é perfeito.  Todos temos falhas, a começar do pastor da igreja, todos temos imperfeições.  Veja que Davi disse – Senhor, tira a minha alma do cárcere. Sabe o que Paulo disse um dia?

Romanos 7:15  Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

E logo depois no versículo 24 ele diz…

Romanos 7:24  Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Não vá embora da igreja se eu chegar aqui um dia e disser a mesma coisa.  Mas a verdade é que há momentos na minha vida que eu posso dizer o mesmo que Paulo. Mas eu não quero ficar em nenhum cárcere.

Seja por repressão, por auto condenação, por segredos, por pena, por imagem, eu não quero isso na minha vida. Eu prefiro ser uma pessoa aberta. Eu prefiro dizer – desventurado homem que sou – porque assim estou livre de prisões.

Amado, não pense que o seu bispo e pastor é de ferro, ou de aço (um homaço…), não, eu sou de barro, de um barro fragilíssimo. Não me gabo de nada, não sou o rei da cocada preta, nem a fina flor do abacateiro, nem mesmo o último biscoito do pacote. Eu sou o Luiz desventurado na carne.

Então, amado, hoje o Senhor tirará almas do cativeiro interior, das feridas de alma, das memórias doídas, das limitações. Porque Deus, com esta mensagem, está tratando de todos nós. Deus está tratando de mim e de você. Para que o nosso amor seja duradouro.

Eu não posso amar a minha mulher se tiver trancas emocionais, se eu estiver em presídios emocionais. Não são grades de ferro, mas são prisões e cárceres dentro da alma, dentro das emoções.

Coisas que Davi tinha consciência disso. E ele gritou – Senhor, tira a minha alma desse cárcere. Tira-me da alma sufocada, tira a minha alma dessa auto condenação, dessa auto repressão. Amado, esse homem era rei de Israel.

Deus está tratando agora de mim e de você. Por isso é que aqui não tem santos na carne. Aqui tem gente de barro que precisa ouvir as verdades de Deus para aprender a amar.  Se você tem um trauma – porque me fizeram… porque disseram… você vai levar esse trauma pro resto da vida?

– Meu marido me traiu…. Deus vai te dar um marido muito melhor que vai te honrar.

– Minha mulher me abandonou… Deus vai te dar uma muito melhor que vai te alegrar a vida.  Agora, viver sufocado, aprisionado… não!

Se você tiver que chorar, chore aqui dentro, aqui é uma igreja e igreja é como um hospital, onde só tem um médico – o médico dos médicos, ele está tratando de mim e de você. É aqui que você vai fazer o seu tratamento de alma.  – Tira a minha alma do cárcere.

Amado, esse foi o homem encarou o gigante Golias. Que ganhou um monte de guerras. Ele resolveu não parecer o que não era, fingir que estava tudo bem, viver com segredos, sufocado.

Olha, não finja que você é forte.  Eu não finjo mais. Não vale a pena!  Se estou feliz, eu rio. Mas, se não estou feliz, não rio.  Não tenho cárceres na minha alma. Saiba que você está tratando com uma pessoa normal, sincera, honesta.

Você não pode ficar engaiolado como passarinho na gaiola que, mesmo preso, canta e pula. Senão você não vai poder dizer para sua esposa – eu te amo, querida. E dar um abraço. E você não vai conseguir dizer pro seu marido – eu te amo, amor da minha vida. Não consegue!  Porque tem prisões.  Nem consegue pedir um beijo atrás da orelha..

– Imagina, bispo, se eu pedir um beijo atrás da orelha!  Imagina o que este homem vai pensar de mim!  – Vai pensar em dar 2 beijos, um atrás de cada orelha.

– Bispo, imagina, eu tomo banho trancada no banheiro, meu marido não pode ver que tenho…. aqui… (celulite?!?!?!)

– E você já olhou na barriguinha dele, como está?  Se você quer criar uma imagem daquilo que não é, você está preso / presa. Está num cárcere.

Você precisa aprender a lidar com você mesmo.  Sabe por que?  Porque você só vai amar o próximo se amar a si mesmo. Temos de aprender a lidar com estas coisas da vida.

Se você pensa que aqui no altar está um homem de ferro e aço (um homaço de ferraço?!), você está enganado. Você pensa que eu não choro?  Você pensa que eu também não tenho dor de barriga quando tem problemas na família, no ministério, nas relações interpessoais?  Tenho, amados.

Mas eu tenho uma confiança em Deus, que eu não admito mais cárceres na minha vida.  Eu decidi viver o melhor desta terra. Por isso é que eu posso amar e ser amado. Tem momentos que eu paro o que estou fazendo, por mais importante que seja, e dou colo pros netos, ando de 4 imitando cachorro, fazendo cavalinho pra eles, virando palhaço, brincando de esconder.  Porque há momentos que, se você deixar passar, eles não voltam mais. Você pode tirar uma foto de novo, daqui a alguns dias, mas aquele momento passou.

Estou livre. Grite, se você quiser gritar:  – ESTOU LIVRE!!!

Eu termino dizendo – Deus liberta qualquer alma do cárcere.  Deus, pessoalmente, está cuidando de cada um de nós. E eu recebo estes cuidados sobre a minha vida, para que o nosso amor possa ser duradouro, incondicional, o amor de Deus em nós.

Amém e Amém e Amém.

 

Um Presente Para Você

Deixe um comentário