Casa Sobre A Rocha – Qual A Diferença Entre Predestinação E Eleição

Predestinação e Eleição.  Há diferença ou significam a mesma coisa?  Vamos aprender com o Senhor.

Romanos 8:29-30 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Qual a diferença entre Predestinação e Eleição?  Vamos aprender mais um pouco sobre os planos do nosso Deus e os seus desígnios a nosso respeito.

 

Desde o início desta série de estudos que formam as teses da Reforma Protestante, temos falado muito sobre estes termos – eleitos e predestinados. E você precisa entender o que é a Eleição e o que é a Predestinação. Porque existe uma diferença.  Nós estamos falando dos dois pilares que formam o escopo da graça de Deus. E se você não conhece estas verdades, você não vive uma vida cristã saudável. E lhe digo mais, 95% do povo de Deus não conhece a predestinação e a eleição.

Então, vamos aprender que estas duas expressões – predestinação e eleição – estão interligadas. Ambas tem a ver com os decretos de um Deus soberano, Todo poderoso, o Alfa e Omega, o Principio e o Fim de todas as coisas, Aquele que tem o governo dos céus e da terra em suas mãos, mas que, acima de tudo, é um Deus gracioso. Estas expressões estão interligadas porque a Bíblia diz que Ele nos escolheu para a vida eterna.

Romanos 8:30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Romanos 8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

Aparentemente estas duas palavras podem parecer sinônimas. Mas elas são as duas molas mestras da Reforma. Os dois pilares da reforma estão alicerçados sobre predestinação e eleição.  Não há vida cristã, não há Reforma Protestante, sem que você entenda sobre estes dois pilares.

Então, o que é Predestinação?  Predestinação é aquilo que Deus soberanamente ordena. E o que Eleição?  É a escolha em Cristo.  Por aí você pode ver que elas se complementam.

E predestinação vem do grego, prognosis, o decreto, Deus determinou.  Predestinação é a garantia da nossa salvação. Porque a Bíblia diz que aqueles que ele conheceu, predestinou, chamou, justificou, glorificou. Esta é a nossa garantia.

A predestinação é algo amplo, é aquilo que Deus garantiu antes da fundação do mundo. Então, antes da fundação do mundo, o Senhor nos predestinou. É algo mais amplo.

E a eleição vem do grego, eklóin, é algo mais focado, mais individual, mais pessoal.  Aquela escolha, aquele resgate. Então, predestinação, algo amplo, um decreto de Deus sobre todos os eleitos. E a eleição é a escolha individual.

João Calvino diz que a predestinação é um decreto eterno que revela sobre o que cada homem será nesta terra.  A Bíblia diz – aos que predestinou (portanto, Deus decretou), Deus chamou. O que eu sou nesta terra depende da predestinação.

Ou a pessoa é predestinada para a salvação, ou é destinada para a perdição.  Muito importante eu conhecer isto. A predestinação é a coluna vertebral do evangelho.  Aqueles que o Senhor predestinou, haverá um momento em que Ele separa, e este momento é a eleição. E por que eu preciso saber disso? Porque Ele predestina uns para a vida eterna e Ele destina outros para a morte eterna. Existe alguma injustiça de Deus com relação a isso?  Não existe.

Romanos 9:20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?

Romanos 9:21  Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Deus deixa claro que Ele é Soberano.  Não esqueça disso, amado – Deus não é um moço de recado.  Deus não é um papai Noel.  Porque a maioria dos ministérios dizem assim:  – Senhor, guarda a minha casa.  Senhor, se você não fizer…  Mas Deus não é um moço de recados.

A minha relação com Deus tem que ser tão temente, que eu jamais ouse tocar na glória dele dizendo: – Senhor, se você não fizer…  Eu não louvo a Deus pelo que Ele faz ou deixa de fazer. Eu louvo a Deus pelo que Ele é.  Isso é cristianismo.

Mas grande parte dos cristãos vê Deus como um moço de recados. Quando alguém diz – Senhor, se você não fizer isto, eu rasgo a Bíblia. Isso é fazer de Deus um moço de recados.  Paulo diz – eu não sou capaz nem de pensar, porque a minha suficiência vem de Deus.  Mas o que se ouve por aí é gente dando ordens a Deus.

Aqui, amado, você está sendo ensinado de modo correto a adorar o Criador, a se submeter ao Senhor, porque estamos aqui por um decreto dado desde antes da fundação do mundo.  Quando você nascer em carne, meu filho, minha filha, o teu espírito já está predestinado.  E vai chegar o dia em que Eu vou te escolher para me servir.  Predestinação e eleição.  Então, predestinação é um decreto eterno de Deus. 

Mateus 24:31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Veja, os escolhidos. O individuo pode estar no mais profundo abismo. Davi dizia – num tremedal de lama. Se Deus decretou e a pessoa é predestinada, haverá um momento em que Deus a escolhe.

Cada um de nós tem uma historia viva. Se você não fosse um predestinado, você não estaria aqui. Se não fosse um decreto, se não fosse uma separação, que se chama a eleição.

Tito 1:1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,

A fé não é de todos. Porque só o eleito recebe o dom da fé para crer. A fé vem pelo ouvir.  O filho do diabo não tem esta capacidade.  Só o eleito tem.

Romanos 9:11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),

Portanto, quem prevalece é Deus. Ele decreta antes da fundação do mundo, chama-se isto predestinação. E depois, sem que o homem deseje nada (porque o homem não tem participação na sua salvação), soberanamente Ele vai e chama, Ele elege.

Então, a predestinação é um decreto amplo.  A eleição é um a um. Porque Deus não salva multidões. Deus salva um a um.  E esse um a um é a escolha, a eleição. E a pessoa é eleita, porque já tinha sido predestinada. Isso nos dá segurança e garantia da vida espiritual.

Atos 4:27-28 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

Tem gente que fica dizendo – Por que Herodes fez, por que Pôncio Pilatos fez?  Eles fizeram tudo aquilo que o propósito de Deus tinha predeterminado.  Quer dizer que os planos de Deus são tão corretos, tão perfeitos, tão irretocáveis, tão divinos, que até Herodes e Pilatos, quando julgaram Jesus e lavou as mãos, muita gente acha que aquilo era uma peça de teatro.  Mas foram coisas predeterminadas.

Salmos 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Viu aí esta determinação de Deus, ou a predestinação?  Veja, nem tínhamos forma ainda no ventre da nossa mãe, quando todos os nossos dias foram escritos, mas nem um deles havia ainda. Nem existíamos na carne, mas nossos dias já estavam determinados no Livro da Vida.

Sabe, estes são os mistérios de Deus. E eu sou apaixonado por estes detalhes, porque vida espiritual é muito mais do que vir ao culto na igreja. Vida espiritual são 24 horas por dia, 7 dias da semana, 365 dias do ano, é a vida toda. E estes detalhes, como Deus predestina, depois elege, e chama, o meu espírito, a medida da minha fé, os crentes não conhecem.

E há os que se arvoram em julgadores de quem conhece estas verdades. Dizem que nosso Apóstolo se autopromoveu a apóstolo. Que ele se diz um predestinado.

É uma pena que haja pessoas que não creem no que nós cremos. E líderes induzem o povo à mentira e ao engano.  E há pastores que fazem vídeos e colocam na internet falando de coisas que desconhecem totalmente.  Falar do que não se conhece é ser um ignorante disfarçado de sábio.  Logo, essa pretensa sabedoria serve para enganar os que são tão ignorantes ou mais que esse pretenso sábio.

A Bíblia diz que se um cego conduz outro cego ambos caem no abismo.  Mas aqui não acontece isso, aqui temos olhos espirituais iluminados pela palavra.  Aqui, nem a mim, nem a você, ninguém nos conduz ao abismo.

Efésios 1:11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

Ele nos predestinou conforme o conselho da sua vontade.  Não foi a minha vontade, o meu livre arbítrio, nem a tua vontade, nem o teu livre arbítrio.  Foi a vontade do Senhor.  Você consegue ver aqui a Soberania de Deus?  Um Deus que determina, que levanta e que abate.  Deus não é um moço de recado. Não veja Jesus como um moço de recado.  Ah!  E não veja Deus como um Deus de barganha.  Eu vou te dar o dízimo, Senhor, mas eu exijo que me dês uma casa, um carro, um aumento.

Amado, em nome de Jesus, não faça isso.  Tenha uma vida espiritual saudável.  Deus não faz barganha por nada deste mundo, e nem aceita suborno.

Deuteronômio 10:17 Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;

Tenha uma vida espiritual saudável.  Veja, é puro, vê Deus. É humilde, tem a manifestação de Deus. É vaidoso e soberbo?  Tem ruína. Então, nós entendemos que Deus é Soberano, Ele está no comando, Ele está no controle.  E não há ideia mais fantástica do que a igreja de Jesus.  Este conceito de igreja é a coisa mais inviolável nesta terra.  Governos vem e vão, partidos entram e saem, tudo passa. E Jesus disse – a minha palavra não passará.

E Deus fez este conceito fantástico da igreja, onde Ele se revela, se manifesta, fala, onde Ele recebe o louvor e Ele diz – a minha igreja é indestrutível.  Se Jesus vier daqui a 200 anos, todos nós teremos passado e a igreja continua aqui.  As portas do inferno não prevalecerão contra ela.  Ah!  E quando Deus fala em igreja não é o templo, o santuário, somos nós. A igreja que prevalece é o Corpo de Cristo, a noiva do Senhor, que se reúne num santuário. Isso é maravilhoso!

Pode ser que alguém diga ou pense assim: – Bispo, a despeito de tudo o que tenho ouvido e aprendido aqui, a minha vida está um caos.  Olha, eu aprendi que nada pode contrariar a soberania de Deus. Os planos de Deus são perfeitos, nada acontece por acaso, tudo obedece aos seus planos. Somos herança do Senhor, somos porção do Senhor. Somos predestinados segundo um propósito, não há mérito humano.  Tudo o que vem da carne é excluído.

Agora, como o nosso chamado é um ato soberano de Deus, faz parte dos conselhos eternos de Deus, são o beneplácito da sua vontade, você pode perguntar – Bispo, é possível então a minha vida estar um caos, se isto tudo é uma verdade?

Amado, eu não acredito que uma pessoa que vive uma vida correta com Deus viva um caos.  Pode passar por adversidades, por aflições. Pode passar por tribulações, perplexidades, ventos, e Jesus falou disso, nos advertindo – no mundo passais por aflições. Mas tende (Depressão? Angústia? Síndrome do pânico? Medo de tudo e de todos?…)… bom ânimo. Sabe por que? Porque os vendavais passam, mas a benção é eterna.

– Bispo, mas minha casa está uma ruína, está um caos… Você sabe que Deus pega uma casa em ruínas e a faz de novo?

– Pastor, mas a minha vida é um deserto?  Você sabe que Deus faz do deserto um açude de águas?  Então, não desista.  Não desista nunca. Não desista de nada.  Deus, quando nos criou, nos criou para sermos grandes. Esta predestinação não é apenas um carimbo, é algo que tem um contexto muito grande, muito amplo.  Veja como o profeta Jeremias ouviu de Deus…

Jeremias 5:5 Irei aos grandes e falarei com eles…

Você sabe quem são estes grandes?  Porque logo a gente pensa – grande é o presidente, o governador, os ministros, os donos de grandes empresas, os donos de bancos.  Amado, grande é você que tem Jesus como Senhor. Você é Grande.  Grande é quem foi tirado da morte para a vida, das trevas para a luz, quem reconhece a soberania de Deus, quem crê na predestinação, quem segue a eleição.

Estes são grandes. Deus, neste momento está falando aos grandes, amado. Paulo disse – quando eu estou fraco, aí eu estou forte.

Jeremias 5:5 … porque eles sabem o caminho do SENHOR, o direito do seu Deus; mas estes, de comum acordo, quebraram o jugo e romperam as algemas.

Amado, você é uma pessoa grande, você tem direitos diante do seu Deus.

Então, hoje tem que haver um acordo entre você e Deus. Porque você tem um chamado para ser grande. Se há algum jugo na tua vida, tem que ser quebrado agora. Se há alguma algema na tua vida, nas tuas emoções, na tua alma, algo que te aprisiona, tem que rompida agora.

Quem sabe alguém está dizendo pra si mesmo – eu me sinto um covarde, eu me sinto complexado, eu me sinto pequeno, eu me sinto incapaz, eu me sinto sempre por baixo, seja rompida esta algema da tua vida agora.

Deus está falando aos grandes neste momento. Você tem de ser grande por dentro. Você não pode se apresentar uma coisa por fora e, lá dentro de você, ser um covarde, um fraco.

Meu irmão, minha irmã, ouça, você não pode se apresentar uma coisa por fora e ser outra coisa diferente por dentro.

Você não pode ser uma pessoa que tem, por fora, uma fé emotiva. Se você viver apenas de uma fé de aparências você não avança, não progride, não conquista nada.  Você tem uma casca exterior, o lado humano, mas, lá dentro, você tem o celestial.

1Coríntios 15:49 E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

Meu amado irmão, minha amada irmã, você tem que ser grande por dentro de por fora.

Quando Davi determinou um dia enfrentar um gigante, ele era pequeno, mas trazia dentro dele uma grandeza. Ele disse – Eu enfrentar Golias, e vou matar esse gigante. Você sabe, Davi era um homem pequeno, baixinho, mas naquele momento, ele se tornou gigante. E o Golias, do outro lado, se tornou pequeno e menor.

Porque Davi olhava para si e não via apenas o exterior, a casca. Porque no exterior ele não tinha nada. Ele disse – Eu vou em nome do Senhor dos exércitos.  Ele se sentia grande por dentro.

Você tem que se sentir grande por dentro. Você pode pensar que tem de enfrentar uma situação contrária, um médico, um advogado, uma acusação, uma crise, um problema sério….

Davi disse – Eu vou enfrentar esse gigante.  E Davi se tornou um gigante com apenas 1,60 mt.  E aquele gigante, que ofendia todo mundo, quando viu aquele baixinho vindo contra ele, ele se tornou menor.

– Bispo, eu tenho medo de viver estas verdades.  O que vão dizer os meus amigos, a opinião pública, os meus familiares?

Amado, você vive da opinião dos outros e da opinião pública?  Eles pagam as suas contas?  Eles lhe dão apoio quando você precisa?  Opinião pública não vale um tostão, amado. Então, seja você quem você for, novo ou velho, formado ou sem formação nenhuma, branco ou preto, rico ou pobre, grande ou pequeno, saiba – o teu valor está dentro de você. É no teu conteúdo que está o grande homem ou a grande mulher.

Por isso, veja-se grande e você será visto como grande.  Você sabe, quando o profeta Samuel foi à casa de Jessé, por ordem de Deus, para escolher um dos filhos de Jessé para ser rei de Israel, ele viu o primeiro rapaz, alto, forte, lindo, olhos azuis, cabeludo, ele pensou – É esse! E Deus disse – Não!  Chamou outro e Deus disse – Não é este!

E Deus então disse ao profeta uma coisa que marca a vida do seu povo e temos que aprender a ver as pessoas como Deus vê.  Deus disse – Samuel, não olhe para as aparências. Eu não vejo como o homem vê. O homem vê o exterior, mas eu vejo o coração. Eu vejo o interior.

Deus está olhando agora para o teu interior. Por isso, não se acovarde, não tenha medo. Você tem o espírito de poder, de amor e de moderação, Deus não te deu espírito de covardia.

E Deus disse para Samuel pedir a Jessé para trazer seu filho mais novo, que era pastor e estava guardando o rebanho das ovelhas. Mas Davi era baixinho, não era bonito, nem alto como seu irmão Eliabe.  Mas Deus escolheu Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus.

Deus quer o conteúdo.  Deus está vendo o teu coração agora, amado, amada.  Deus conhece tudo a nosso respeito. E Deus sabe o quanto você precisa sair de uma vida pequenina para se tornar um gigante. Deus pouco se importa se você é novo ou velho, formado ou sem formação, branco ou preto, rico ou pobre, grande ou pequeno.  É o conteúdo, o caráter, o que está lá dentro. Porque, por fora, eu posso botar uma máscara, ser uma personagem, não mostrar o que realmente eu sou.

Mas Deus sabe o que eu sou.  Foi Ele que decretou o que eu posso ser. E Ele só fala aos grandes, grandes em conteúdo. Aquele que diz – Eu creio, a Bíblia diz, eu creio – esse é o grande.  Você é grande, você crê.

Você tem muito para conquistar, para avançar, para chegar lá. Você sabe, a Bíblia fala de Josué, um comandante do exercito de Israel que substituiu Moisés.  E ele venceu muitas batalhas, ele levou o povo a possuir a tão sonhada terra prometida.

Mas ele nasceu pequeno, era um auxiliar de Moisés. Mas se tornou grande.  Ele nasceu na escravidão do Egito, e se tornou um conquistador. E quando ele chegou aos 100 anos, depois de ter vencido muitas batalhas, ter conquistado a terra prometida para o povo de Deus, Deus lhe falou ao ouvido…

Josué 13:1,2 Era Josué, porém, já idoso, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir. 2  Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur;

Sabe, Josué tinha feito muita coisa, já tinha derrotado muitos inimigos. Tinha feito grandes conquistas.  Mas Deus lhe disse – Josué, ainda é pouco.  Ainda tem muita terra para se possuir. Veja, tudo o que Josué fez, tudo o que ele conquistou, ainda era muito pouco, e Deus queria mais.

Amado, Deus tem mais pra você.  Deus estava dizendo – Josué, não fique preso à glória do passado. Há coisas que você tem de possuir hoje, há coisas que não foram conquistadas. Há terras para se conquistar.  Então, amado, saiba que os planos de Deus nunca param.

Os planos de Deus sempre estão avançando. E eu quero te dizer, meu amado, como seu pai na fé da graça de Deus, há muita coisa que ainda não foi conquistada por todos nós.

– Bispo, mas eu já passei da idade. Eu já parei, não tenho mais o que conquistar.  Amado, Deus disse para um velho de 100 anos – Josué, você está velho, você já tem 100 anos, mas ainda tem muita terra para se possuir, ainda tem coisas não conquistadas.

Aquele curso superior, aquela viagem dos teus sonhos, a formação da tua família, a construção da tua casa, o teu carro zero, um empreendimento novo, aquele sonho que está no fundo da gaveta – há muita coisa, muita coisa para ser conquistada.

– Bispo, eu já conquistei minhas coisas nesta terra – já tenho minha casa, meu trabalho, minha carreira, já me formei, já fiz a viagem dos meus sonhos…

Ouça, meu amado, há muitas coisas mais para conquistar. Não interessa se você já recebeu ou já conquistou.  Deus tem mais para nos dar a todos nós. Deus não parou, Deus não vai parar.  Veja, Deus chamou a um velho. Ele disse a Josué: – Josué, você está velho. Mas tem muita coisa ainda para ser conquistada, para ser possuída. Amado, Deus tem muito pra fazer através da tua vida.

Nós estamos em aliança eterna com Deus. Nós temos um compromisso com Deus. Nós temos direitos com Deus. Nós temos promessas de Deus. E Deus não é apenas o Deus de ontem.  Eu não vou ficar apenas com o que Deus fez no passado, o que era no passado. Eu quero o que Deus vai fazer hoje e fará no futuro.  E Deus diz à igreja que são coisas grandiosas.

Eu quero hoje, agora, não adianta você ficar simplesmente lembrando bênçãos lá de 20 anos atrás. Amados, era, fez, foi, isso tudo é passado. Deus é o que faz, é o que fará.

Deus não quer apenas ser grandioso na Bíblia. Amado, ouça o que o Espírito está te falando. Deus não quer ser grandioso apenas dentro da Bíblia.  Ele quer ser grande na tua vida. Hoje, aqui e para o resto da tua vida. Diga – Glória a Deus!

Ele quer ser grandioso na nossa vida porque diz – Eu falo aos grandes. Então, amados, nós não podemos ficar com as conquistas do passado. Passado passou.  É hoje, é amanhã, é 2016 todo, é o resto da vida. Eu não quero olhar os personagens da Bíblia e dizer – que lindo, maravilhoso!

– E eu?  Não tenho direitos?  Não sou coerdeiro com Cristo?  Não sou descendente de Abraão?  Não sou da linhagem de Melquisedeque?  Eu tenho linhagem real, eu sou descendente de Abraão. Sabe por que?  Porque em amor Deus me predestinou, me elegeu e estou hoje aqui.  Você é de linhagem real.  Você é sacerdote real, nação santa, raça eleita, povo de propriedade exclusiva de Deus. Filho do Altíssimo.

Há muita coisa para ser possuída, para ser conquistada. Eu quero olhar nos teus olhos, eu quero ver quem está disposto a avançar, a conquistar, a possuir.  Ouça, você é grande. O diabo tem dito que você é pequeno, e você tem aceitado isso. O diabo tem dito a muito crente – você não vai ser nada na vida – e tem gente baixando a cabeça e aceitando.

Deus está falando aos grandes agora. Você pode estar velho, mas não viva do seu passado.  Vamos avançar, há muito pra conquistar, há muito para possuir.  Não importa a tua idade. Chegou a nossa hora, o nosso dia. Esta igreja precisa avançar e conquistar pessoas nesta cidade e nesta região.

Chegou a hora dos grandes, dos que vão avançar e conquistar e possuir.  Chegou a tua hora. Creia e receba as coisas grandes e ocultas que você não sabe, mas Deus está dizendo – Eu vou te dar.  Avance, tome posse, conquiste, possua, é tua herança. É teu direito, é meu direito, é nosso direito, é nossa herança, para glória do Senhor.  Em nome de Jesus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário