Casa Sobre a Rocha – Tudo Sobre o Amor

O amor , Deus é amorVamos iniciar uma nova série de mensagens sobre o amor.

Romanos 13:10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Qual é o nosso alvo número 1 da vida?  Qual a coisa mais importante pra você?

É ser amado?  É construir uma boa família?  É ter sucesso profissional?  Conforto?  É se aposentar?

É viajar?  Qual o alvo número 1 da sua vida?  Porque isto será o teu principio dominante da sua vida.

Qual o valor mais importante pra você?  Porque isto será o teu principio dominante da sua vida. Porque para algumas pessoas o mais importante é ser amado, é ter sucesso profissional, é ter uma carreira, é atingir um sonho, fazer um empreendimento. Mas o que a Bíblia diz que é o valor mais importante da vida?

1Coríntios 14:1 Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais…

Então, Paulo está dizendo que o valor, o principio dominante da nossa vida deve ser o amor. Porque o amor é que define o cristão. Sem amor não há evangelho. Sem amor não há salvação. Sem amor não há vida eterna.  Então não é o sucesso, as posses, o prestigio, o dinheiro, a profissão bem sucedida.

Mas o valor mais importante para nós, evangélicos, tem que ser o amor. Sabe por que? A Bíblia diz que Deus é amor. Ele nos criou para sermos objeto do seu amor. Estamos aqui na igreja com esta finalidade – aprendermos a amar. E aprendermos a ser como ele ama.

Vivemos num mundo todo quebrado, falido, cheio de doenças, dores, problemas, trevas, crimes, mentiras, engano, roubos. Vivemos num meio de um mundo tão hostil, mas Deus quer que cada um reproduza o amor de Cristo.  O amor, que é aquela bondade voluntaria, é aquele afeto leal, profundo, terno. Isso é o amor.  Um dia, alguém procurou Jesus e perguntou qual era o principio dominante da vida, qual o principal mandamento.

Marcos 12:28-29 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? 29  Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 

Marcos 12:30  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31  O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Jesus está dizendo que não há coisa mais importante na vida do que você descobrir esta realidade. O principio dominante da vida tem que ser o amor. Amar a Deus, amar o próximo e amar a nós mesmos.Estes versículos são um resumo da Bíblia toda. Aqui está o significado da vida.

A Bíblia diz que Deus nos amou de tal maneira. Estamos falando do amor genuíno. Aquele amor que se manifesta de forma paciente, com  atitudes boas, que não é ciumento, que não se ensoberbece, não é egoísta, que não se exaspera, sabe esperar, sabe suportar – este é o amor.

Então, nada é mais importante na vida do que o amor – amar ao Senhor, amar ao próximo como a si mesmo. Esta é a razão da vida cristã. É o maior mandamento. Foi Jesus que disse – ama ao Senhor, ama ao próximo, ame a si mesmo. O resto é secundário. Então, existem 3 palavras no original grego que definem o amor.

AMOR ÁGAPE – o amor genuíno, o amor de Deus na nossa vida. Uma vez enraizado na minha vida eu posso amar.

AMOR FILEO – o amor entre pais e filhos e família. Amor entre amigos.

AMOR EROS – o amor conjugal, amor entre um homem e uma mulher.

E a Bíblia diz que, um dia, todos nós compareceremos diante do Senhor. E Ele vai perguntar: Você me amou amando o próximo e se amando? Você entendeu que amar é entender a vida? Quando você expressa domínio próprio, mansidão, amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, benignidade, fidelidade, você está amando? Paulo traduziu este ensinamento de Jesus em…

1Coríntios 16:14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Todos os nossos atos sejam feitos com amor. Este é resumo da Bíblia toda. Tudo o que nós fizermos – trabalhando, nas relações familiares, na igreja, tudo que fizermos seja feito com amor. Então, sem estas manifestações virtuosas do amor genuíno, não há verdade na vida de um cristão. Se eu vir ao culto, se eu servir na igreja, mas o foco não é o amor de Deus, o culto não serve pra nada.

Onde há amor ágape não há facções, não há orgulho, não há vaidade, porque o amor é qualidade da alma. O amor não é apenas uma emoção FILEO, ou EROS, é uma qualidade da alma. E onde há amor ele não permite egoísmo, porque é a maior virtude na vida de um crente. Então, cristianismo é amor. Todos os nossos atos sejam feitos com amor. O amor AGAPE busca o bem estar, não faz mal, faz o bem, ele se doa, isto é amor.

– Bispo, mas como eu posso fazer tudo com amor?

Quando se consulta uma enciclopédia, com a palavra amor, ela vem com duas definições. Uma, emoção. Outra, sexo. Quando fala de emoção, usa uma página e meia comentando. Mas quando fala em sexo, há quase 10 páginas falando sobre isso. O que isso mostra?  Mostra que as pessoas, quando pensam em amor, pensam em relação sexual.

E, na realidade, o amor é uma prova de espiritualidade. Só ama quem é espiritual, quem entende o amor de Deus. Você vê as pessoas iradas, brigando, dissensão, ciúmes, discórdias, isso tudo é prova de que não existe amor, não existe cristianismo.  Então temos algumas definições para pensarmos sobre isso.

1 – Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 

Nenhum de nós, antes de ter Jesus, sabia amar com amor ágape. Sabíamos amar com amor de pai, de irmãos, de amigos. Tem muita gente que vem à igreja e nunca tinha recebido um abraço. E eu faço questão de abraçar a todos.  Então, Deus é amor.

Os apóstolos João e Paulo foram os que mais falaram sobre este assunto, fizeram verdadeiros tratados. E que coisa rara, infelizmente, na obra de Deus. Você vê contendas, brigas, pessoas todas cheias de razão, mas você não vê muita gente amando de verdade. Vivendo esta prática.

1João 4:7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Amor não procede do sexo, nem da filiação, nem da paternidade. Pra você ser nascido de Deus você precisa saber que foi amado por Deus. A essência de Deus é que Deus é amor. A consequência do amor de Deus é a graça maravilhosa. E quem não ama não conhece a Deus. Então, nós amamos porque Deus nos amou primeiro, o amor procede de Deus.

Se eu sou nascido de Deus, se eu tive uma conversão legítima, aí o amor de Deus é vivenciado. Deus é amor – Significa que Deus é a fonte de todo o amor. Dizia um velho pensador que o amor é um solo onde brotam todas as virtudes.

Se o individuo sabe o que é amor ele tem todas as virtudes. Mas se ele não ama não tem nenhuma virtude. Lembra que temos a imagem e semelhança de Deus, então podemos amar como Deus ama. O novo nascimento é o amor que foi implantado na alma. Esse amor não se compra no mercado. Esse amor ágape é fruto de uma manifestação de Deus na nossa vida – a salvação.

Romanos 5:5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

A gente, às vezes, não lembra como éramos antes da conversão. A gente era egoísta, ciumento, mentíamos, não queríamos saber da desgraça alheia (se alguém estava passando necessidade, se estava precisando de carinho, de um abraço). Nós não estávamos nem aí pra vida. Mas o egoísmo é parte de uma alma que ainda não foi regenerada.

Quando esse amor de Deus foi derramado em nosso coração, nossa vida mudou. Da água pro vinho. Nós mudamos porque o amor procede de Deus. Porque amor Eros, simpatia, temos e é coisa da carne. Mas o amor de Deus é diferente.

O amor que nos faz sair de casa num domingo final do dia, pegar um dinheiro e dizer – Senhor, eis o meu dizimo porque eu te amo. Estou preocupado com as almas que estão no mundo ainda, com o resgate de almas. Quem diz isso não é só inteligente e esforçado, ele é um salvo.  Ele ama.

1João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

Amado, você sabe que você é de Deus. Você sabe que foi separado, que é raça eleita, sacerdócio real, propriedade exclusiva de Deus, você é nação santa, separado para reproduzir a Jesus. E o mundo inteiro que não é de Jesus? Está no maligno.

Então, há um mundo maligno, ayon, da perdição. E há um mundo da salvação, okumene. Quem é okumene ama. Quem é ayon é egoísta, eu em primeiro lugar, eu em segundo lugar, eu em terceiro lugar e o mundo que morra. Nós também pensávamos assim antes de ter Jesus.  

1João 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Foi Ele que nos amou, foi Ele que nos buscou, foi Ele que nos separou, foi Ele que nos salvou, foi Ele que nos perdoou, foi Ele que tomou a iniciativa e nos deu vida eterna.  Foi Ele que fez tudo. 

1João 4:11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.

Se você tem consciência que foi Deus primeiro que te amou, então temos de amar uns aos outros. Eu não posso ser indiferente com teus sofrimentos, com tuas angústias, com tuas dores. Quando dizemos – traga sua doação para o bom samaritano. Só traz quem ama. Quem não ama diz – paciência, a vida está dura pra todos. Isso é o egoísmo do ser humano.

O amor não, o amor se dá, o amor protege, o amor faz o bem e quer o bem do seu próximo. Se eu te amo, eu quero o teu bem. Se você me ama, você quer o meu bem. E eu vou mais longe um pouco – até quem não merece, até os inimigos. Porque Jesus disse – se você amar quem te ama, é fácil. Mas amar uma pessoa que não é amável…

1João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Veja, o amor que nós temos não se originou em nós.  O amor FILEO é nosso, o EROS é ainda mais fácil.  Mas o amor de Deus não se origina em nós, a origem é celestial, divina. 

1João 4:20  Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Ama quem merece ser amado e ama quem não merece ser amado. Ponto. Sabe por que? Porque o amor que nós temos não veio da genética de nossos pais, é Deus na nossa vida. Eu só posso amar se eu entendo o quanto Deus me ama. Porque eu só posso amar profundamente se eu receber a revelação de quanto Deus me ama.

E Deus nos ama incondicionalmente.  Irresistivelmente. E se ele nos ama dessa forma, incondicional e irresistível, esse amor dele que está dentro de nós tem que retornar. Amando o próximo como a nós mesmos. Então, eu não poderia amar a Deus, se eu não tivesse entendido o quanto ele me ama.

Só consegue distinguir amor quem se sente amado. Se você não entende o quanto Deus te ama, você nunca o amará, nunca o servirá. Por isso, eu não quero apenas pregar sobre o amor, eu quero que a igreja tenha uma experiência real com o amor de Deus. Sabe por que?

Se você se sentir amado por Deus, incondicionalmente, irresistivelmente, você vai amá-lo e vai amar o seu próximo, você vai se amar. Agora, se você não compreende isso, nada de amor na sua vida.

Se você entender que Jesus te perdoou todos os pecados passados, presentes e futuros, que ele usou de misericórdia pra com você, que ele gerou uma vida nova, que ele morreu por você e te deu eterna redenção, apagou os teus pecados, e os lançou no fundo do mar, que ele te trata como – minha amada – se você entende isso, você vai ter a capacidade de amar.

Não importa se os teus nunca te amaram, se você nunca sentiu que alguém te amou, mas se você tiver uma revelação de quanto Deus te ama, você vai refletir este amor sobre as outras pessoas. Isto é coisa de você com Deus. Ou você se sente amado, lavado, perdoado, resgatado e sabe que ninguém podia fazer isso, a não ser Jesus, ou você nunca vai entender o que é amor.

Amados, é difícil, mas aí fora quase ninguém tem esta experiência do amor profundo, inquestionável, inigualável, incondicional, imutável do Senhor Jesus para conosco. Esse amor não muda, mesmo que você tropece e caia 7 vezes ele vai lá e te levanta 7 vezes. Se você entender isso, você vai ser muito mais paciente, perdoador, misericordioso, gracioso.

Quem não tem esta experiência do amor de Deus é ímpio, sarcástico, escarnecedor, egoísta, irado, impuro, lascivo, ciumento, gosta de discórdia, de facções, de inveja. Porque nunca conheceu o amor de Deus, nunca se sentiu amado nem perdoado.

Porque uma pessoa que se sente culpada, que se acusa, a sua alma é vazia e sofrida. Ela precisa de drogas pra dormir, drogas pra levantar, tem que beber para se sentir feliz sem ser feliz. A sua alma o culpa, por estar profundamente esvaziada da vida. Não tem o impulsionador da vida que é Jesus.

Só o amor de Deus cura a alma ferida.  Quantas pessoas que foram humilhadas, traídas, pisadas, rejeitadas, abusadas, desprezadas pelos pais, pela família.  Como uma pessoa assim se aguenta?  Ninguém pode amar se não se amar, se não sentir o amor de Deus. Entenda uma coisa, amado – você não pode dar o que não recebeu.

O amor valoriza, estima, está pronto pra servir. O amor é generoso, é bom. Se eu nunca fui amado, se eu não tivesse sido amado por Jesus, eu nunca poderia amá-lo.

Uma pessoa ferida fere os outros. Um homem ferido fere a esposa, os filhos, a família, fere até na igrejá. Quem tem iras internas fere todo mundo. Se você não se sentir amado por Jesus, você nunca amará ninguém e nunca se amará.

Outra coisa importante – quando você está bem, você está cheio de amigos, todos querem estar com você. Mas quando você tem algum problema, especialmente doença, some todo mundo. Isso é o egoísmo do ser humano. Sabe por que você tem de amar a Deus? Só por saber que ele te arrancou do império das trevas e te transportou para o reino do Filho do seu amor. Deus nos tirou das garras do inimigo, da escravidão do pecado.

1João 4:16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

Sabe o que Deus diz?  Eu nunca te deixarei, nunca te abandonarei. Pode chover pedra e canivete, Deus está contigo.  Eu nunca vou duvidar do amor de Deus, porque ele é fiel e por isso ele me ama. Veja, o vinculo da vida, o dominante da vida é o amor. Se você tem dúvidas de certas coisas que Deus diz, você não ama a Deus. Eu não posso duvidar do meu Deus, do meu Soberano, daquele que é Deus de deuses, Senhor de senhores.

Paulo escreveu aos romanos e disse – quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?  Quem sou eu pra dizer que Deus devia ter feito assim ou assado?  Eu sou apenas homem e Ele é Deus!  É que a igreja se resumiu muito a ir lá pegar uma benção, um sal, uma água, mas as pessoas não sabem sequer quem é o Deus da Bíblia. Deus é amor. Se você não o conhece não crê neste amor.

E quem não tem este amor vai ferir outras pessoas. Porque tem mulher passando um cortado, porque o marido diz pra ela – Eu te amo – amor EROS, cama, sexo.  Mas não ama quando precisa ser um perdoador, ter compaixão da esposa, ser misericordioso. Não tem AGAPE, tem EROS somente. Então, primeiro, nós amamos porque ele nos amou primeiro.

2 – Amor é uma escolha. É um compromisso, nós escolhemos amar ou não amar. É um estilo de vida, e assim é no casamento. Casamento quer dizer escolha e compromisso. Você escolhe um homem, você escolhe uma mulher, e agora tem que ter compromisso. Isso se chama amor.  Veja o que diz em…

Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Então, salvação não se escolhe, fomos escolhidos. Agora, pra viver aqui na terra eu tenho escolhas a fazer. Posso escolher entre viver e morrer, entre benção e maldição, entre ser feliz e infeliz, entre ser próspero e ser pobre, entre ter o que quero e não ter. E a palavra diz – escolhe a vida. Como? 

Deuteronômio 30:20  amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade…

Quer dizer, quem ama a Deus tem garantia de saúde, de vida, de longevidade. Quem não ama, escolheu a maldição. Depende a tua vida, a tua longevidade. Apegar-se a Deus. Você tem de escolher a vida, escolher amar a Deus, porque ele te amou primeiro. Porque ninguém de nós sabia amar, até que o Senhor manifestou o seu amor por nós. Amados, quem ama, ama. Quem ama, escolheu amor e ter compromisso.

3 –O amor é ação.  Amor não é apenas uma emoção, é algo que fazemos, é comportamental. Por isso, Deus disse – amai-vos uns aos outros. Amor é um comportamento, é uma coisa que se faz.  Você tem compromisso com pessoas e por isso você as ama. Amar não pode ser fingido.

1João 3:18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

Porque muita gente diz – eu te amo – e no dia seguinte já não ama mais. Depois volta e diz de novo – eu te amo. Depois deixa de amar. O amor é comportamental, é de fato e de verdade. É uma nova natureza em nós, é Cristo em nós.

Deixa eu dar um exemplo – se você vem dizimar aqui no altar, mas vem com o coração fechado, Deus não recebe, porque ele diz que ama a quem dá com alegria.  No louvor – o louvor é o resultado de uma experiência com o amor de Deus. É um compromisso. Só o crente verdadeiro sabe expressar amor, sabe louvar com o coração. O louvor expressa o amor por Deus, pelo que ele é, pelo que ele fez na vida.

Quando você ora, dança, canta, bate palmas, expressa seu compromisso ao Senhor. Sabe qual o maior consumidor de louvor nesta terra? Jesus Cristo. O incrédulo não pode louvar a Deus.  Só os crentes o louvam. Só nós sentimos esta alegria profunda, porque só nós sabemos o valor que Cristo tem. Então, o louvor encoraja, fortalece, transforma, move o sobrenatural de Deus. O louvor é o maior testemunho pessoal do amor de Deus.  A Bíblia diz que Deus procura os verdadeiros adoradores. Porque ele sabe que o amor é expresso pelo louvor. Não pode ser fingido.

Amados, não dá pra louvar a Deus de braço cruzado. Braço cruzado significa desinteresse total, a pessoa está fechada, trancada, não quer saber do que você está falando. Amado, quanto estamos louvando, eu não estou cantando pra você e você pra mim. Nós estamos celebrando o amor de Deus na nossa vida. Celebrando o amor de Deus. No louvor, levante as mãos, mostre a tua alegria. Não é mostrar para os outros. É a alegria de Deus pela obra eterna que ele fez na nossa vida.

Amar é diferente de gostar, de ter simpatia. Porque une o psicológico com o espiritual. E o verdadeiro amor ama mesmo quando alguém não merece.

Efésios 4:2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Eu não posso estar na igreja e ficar olhando pro relógio…. quase 8 da noite e o bispo nem dá sinal que vai terminar o culto… desse jeito vou perder o fantástico, e tem uma reportagem que…. Amado, o que é dominante na tua vida? É o fantástico, é uma reportagem, ou é Jesus? Você vai ter de comparecer um dia perante o Senhor e ele vai te dizer: – Naquele dia que começaram as mensagens sobre o amor, você olhou pro relógio 31 vezes, por que? Veja o que é amor…

Colossenses 3:13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

O dominante é a questão do amor.  O amor é paciente, é atencioso, é calmo, é polido, é perdoador, é ajudador, é colaborador, quer o bem, não quer o mal. Sabe, o EROS é moleza, o FILEO não tem problema, mas o AGAPE requer compromisso e dedicação. Você precisa reacender o amor no seu casamento. O amor de Deus, você querer o bem da outra pessoa, você buscar o interesse da outra pessoa e não o seu, amados, temos muita coisa pra aprender ainda.

Apocalipse 2:4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

A pessoa logo que se converte é a primeira a chegar à igreja, e canta, e ajuda, e dizima com alegria, e faz evangelismo, e aceita tudo. Depois de um tempo, começa as dúvidas.

– Eu li na internet, dizem que não há mais apóstolos para os dias de hoje… Mas a Bíblia diz que Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Se não há apóstolos, mas há pastores, que Deus é esse, confuso esse Deus?  Amados, aprendam uma coisa, a internet é como uma área pública que aceita tudo o que você colocar ali. Então ha pessoas sem conhecimento bíblico, sem revelação dos mistérios de Deus, que postam coisas com base na lógica, com base nos pensamentos humanos. Só que isso não traduz a verdade bíblica.

O Senhor diz – os meus pensamentos são mais altos que os vossos.  Então qualquer pessoa pode postar na internet o que quiser e o que entender. Mas isso não significa que esteja postando a verdade.

– Eu não sei se estou cheio do Espírito Santo, ou se estou com o Espírito Santo. Será que fui batizado com, ou batizado pelo… começam as dúvidas, é porque acabou o primeiro amor. Amados, mesmo que tivéssemos sido salvos somente do inferno, só por isso tínhamos que ser totalmente apaixonados por Deus. Imagine agora tudo o que ele fez por você!  Ele merece o nosso amor. 

Apocalipse 2:5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

Esta palavra foi dita à igreja de Éfeso, que Paulo fundou – Vocês perderam o primeiro amor.  O fogo já não arde. Você sabe, 42% das pessoas no mundo abandonaram as igrejas.  Eu posso fazer igreja na minha casa. Deus criou a igreja, mas pra mim não. Eu tenho a minha Bíblia, mas nem preciso ler.

Quando a pessoa perde o primeiro amor, isto é mortal. Porque Deus diz – se você não voltar à prática do primeiro amor, vou remover o candeeiro. Uma igreja sem amor não é igreja. Um homem, uma mulher de Deus, sem a manifestação do amor não é crente verdadeiro.

Por isso, diz – lembra-te de onde caíste… às vezes, foram irmãos falsos, Paulo chamou os gálatas de pseudo irmãos. Dão um telefonema, um encontro, um bolinho de laranja, uma conversa – você sabia que o bispo e a bispa…..  humm, não sei não… aí tem. Às vezes são pseudo amigos que afastam pessoas da igreja. Às vezes são decisões erradas. 

Apocalipse 2:10 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Amados, nós não sabemos quantos dias, meses, anos, décadas, vamos viver nesta terra. Mas o tempo que nos restar de vida aqui, não podemos mudar um grau a direção do nosso amor para com Deus. Eu decido – eu não vou mudar um grau a direção do meu amor para com Deus. Amor é decisão.

4 – O amor é uma habilidade que se aprende.

Eu quero que esta igreja seja conhecida como uma igreja que ama.

1João 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Isto é uma habilidade que se aprende. Tem que ser uma prática de vida, porque o amor procede de Deus.

1Timóteo 4:12-13 Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor.

O amor tem que ser o nosso padrão. Amor é padrão dos fiéis.

5 – O amor é um hábito. 

Nós temos que ser habitualmente amorosos. Porque este é o nosso caráter, o nosso coração.

Lucas 6:32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.

Temos que entender que o amor é a manifestação das virtudes de Deus na nossa vida. O que ama, ama até quem não é amável.  Eu tenho que ser amoroso independentemente de quem seja o próximo.

Hebreus 13:1 Seja constante o amor fraternal. 

Hebreus 13:16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação…

Isto tudo é amor. 

Hebreus 13:18 Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.

Só vive condignamente quem ama. Isto é um hábito que se desenvolve, que se aprende, é vida espiritual. Se você quer viver uma vida espiritual saudável, aprenda a amar, tem que haver progresso visível.

Mateus 24:12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.

Veja, já se esfriou de 42% dos crentes que abandonaram as igrejas.

Então, pra terminar, às vezes, somos egoístas.  Pensamos em nós, às vezes nem se pensa na família, nos irmãos da igreja. Vamos viver mensagens sobre o amor, porque a cada dia o amor de Deus por mim e por você é elástico. Ele vai ser tornando cada vez maior. Muitas pessoas lutam nessa área do amor, porque só sentem culpa.

Mas hoje você pode reescrever a sua historia. Você pode acreditar em você. Você pode acreditar no seu valor. E você pode fazer algo diferente. Vai valer a pena.

Provérbios 15:17 Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio.

Às vezes, é melhor a pessoa ter um pouquinho e ser feliz, amar, do que ter um monte de riqueza e não poder olhar pra cara do marido ou da esposa. O amor é a maior e mais duradoura força do universo. Não há poder igual ao amor. Deus é amor, Deus é vida. Deus é você e eu nesta terra.  Amor é quem eu sou e o que eu faço. O amor é solidário, é harmonioso, é acolhedor, tem compaixão, não desiste, não se fecha.

Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

Filipenses 1:9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,

Então, amados, que este amor AGAPE aumente, o amor que só quer o bem.

O amor que não se ufana com o mal, não se agrada com a injustiça. É o amor de Deus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário