Casa Sobre a Rocha – Como Viver Limpo Confessando Tudo

temos de aprender a perdoar

Isaías 10:27 Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da gordura.

Por causa da unção do Espírito Santo.  Hoje é dia de viver limpo.  Vamos ouvir o que o Espírito Santo tem a dizer à sua Igreja.

Nós estamos vivendo o caminho da recuperação. Durante estes dias, eu creio que pessoas viram feridas sendo cicatrizadas, hábitos errados sendo mudados, problemas insolúveis o Senhor mostrando a solução, memórias negativas que o Senhor simplesmente positivou com estas últimas mensagens.

Já vimos aqui que sozinho nada eu resolvo. Você nada resolve.  Às vezes, a vida chega a sair do controle das nossas mãos. Mas Deus tem a solução e só Ele tem o poder para restaurar qualquer situação.

Hoje vamos tratar de um assunto forte, a necessidade de limparmos definitivamente o passado, a culpa, que geram amarras que prendem a vida. Vamos abrir o nosso coração com sinceridade diante da palavra, vamos examina-lo, vamos confessar faltas e erros – eu comigo, eu com Deus, eu com o próximo.

A principal barreira que nos prende ao passado é um sentimento negativo chamado culpa.  Sentimento de culpa.  Quando este sentimento domina a mente, o coração, as emoções de uma pessoa, ela fica presa ao passado. A culpa impede de crescer.

A culpa impede você de ser o que Deus quer que você seja. A culpa não deixa ter prazer na vida.

Todas as pessoas pecam, todas tem arrependimentos, todas tem remorso, às vezes, conscientes ou inconscientes.

Mas, mas avançar na vida, você precisa expulsar da vida qualquer sentimento da vida. Você não pode ser consumido pela culpa. Você não pode viver culpando outros, porque a culpa consome a vida.

E como você faz para deixar a culpa, para soltar a culpa?  Muitas pessoas pensam que tem de viver com esse sentimento de culpa a vida toda. Às vezes, são coisas antigas que estão lá ferindo, machucando, martirizando.

E tem gente que diz – eu tenho de viver com isso o resto da minha vida. Mas isso não é verdade.

Salmos 32:1-2 Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.

Em quem não há culpa. Deus sabe o quanto a culpa devasta a vida. A culpa destrói a confiança.

Ninguém pode ser confiável cheio de culpa. Porque eu fiz, não fiz, deixei de fazer, sou culpado…

A pessoa que vive debaixo desse espírito de culpa ela vive insegura. Fica com medo das pessoas.

Fica fugindo das pessoas – meu Deus, se eles descobrem, e se souberem… e isso é dramático.

Culpa estraga relações interpessoais.  Torna as pessoas impacientes, agressivas.

Culpa faz a pessoa não aceitar compromisso de nada, porque ela vive com medo.

Muitos dos problemas dos casamentos são causados por culpas anteriores, não tem nada a ver com a vida agora. São coisas que não foram zeradas, e estão dentro dos casamentos, sem que a outra parte sequer imagine que haja razão para acontecer algo.

Culpa deixa as pessoas amarradas ao passado. Não podemos viver olhando pelo espelho retrovisor, como do carro, que você vê o que está lá atrás. Não posso viver olhando para o meu passado.

Porque, se eu olhar para o meu passado, o meu passado não muda. Se eu viver do meu passado, a minha vida é miserável.

60 a 70% das pessoas doentes emocionais, que acabam por gerar doenças graves, são por fatos não resolvidos.  Se a pessoa engole a culpa, o seu organismo sofre, são as doenças psicossomáticas.

Os cânceres, os avcs, começam a ser gerados aqui dentro (da mente), por culpa.

Doenças emocionais por fatos não resolvidos.

Então, se você quer crescer, avançar, conquistar, você tem de vencer a culpa hoje.

Você tem de fechar as portas ao seu passado. Você tem de enterrar as memórias do seu passado.

– Mas isso não é fácil, bispo.  Não é fácil, irmão. Mas isto é um ato de coragem.

– E como eu faço?  Porque estamos trilhando um caminho de recuperação, para que cada um aqui chegue ao dia 31 tranquilo, lindo, alegre, sem obstruções.

– O que eu tenho de fazer?

 

1 – Fazer um exame moral, um inventario moral – o que está errado, por que eu tenho remorsos disso? Por que eu me arrependo disto?

Lamentações 3:40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR.

Esquadrinhar é fazer um exame. Como é bom você estar numa igreja que não te acusa, não aponta o dedo. Aqui eu não permito que a igreja seja tribunal. Eu não sou homem mau, eu sou pastor, sou bom.

Você não precisa ir ao psicanalista, ao psiquiatra, não precisa tomar remédios deles, você está aqui, aqui tem solução. Esquadrinha, onde você errou, porque errou, porque isso te gera remorsos.

Salmos 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Amados, este exame tem de ser um habito espiritual normal, saudável, que te faz bem, que limpa a vida.  Quando a pessoa não tem temor de Deus, ela não está nem aí pra vida, não interessa se tem remorso, se errou, se não se arrepende…

Mas nós, que temos o Espírito Santo de Deus, sabemos que é um habito espiritual, bom, saudável, limpa a vida. Temos que ser profundamente honestos conosco mesmos, porque isso faz a pessoa não negar os seus problemas.  Há pessoas que tem mas negam que tem.  Quando você faz um exame, você não nega, sabe que existe e vai se livrar disso.

 

2 – Aceitar a responsabilidade pelas falhas cometidas.

Provérbios 20:27 O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.

Amados, Deus esquadrinha o mais íntimo de você. Não adianta você guardar nada, segredos, pecados ocultos, coisas que te gerem culpa e impedem você de avançar. O nosso maior adversário, às vezes, somos nós mesmos. Nós somos o problema para nós mesmos. Somos capazes de guardar fatos por anos, 20 anos, 30 anos… aquilo fez mal lá atrás e continua fazendo mal até hoje.

Viver do passado é dolorido, a pessoa finge ser o que não é, e isso não é vida. Temos de avançar.

 

3 – Temos de aprender a pedir perdão.

Porque se há um fato que me impede de avançar, porque eu feri, machuquei, não fui correto, eu tenho de aprender a pedir perdão.

1João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Gente, pedir perdão faz parte da vida espiritual. Não é pedir desculpa… desculpa aí qualquer coisa…

É pedir perdão, porque perdão tem um significado de uma carga emocional muito grande.

E como você vai pedir perdão a Deus?  Não é fazendo um grande clamor, não é uma atitude sacrificial.

Mas é dizendo – Senhor, perdoa-me, eu reconheço que errei.

E não é pedir perdão dizendo – Me perdoa, e eu nunca mais vou faltar aos cultos… – querendo barganhar com Deus.  Não é assim.  Diga simplesmente – Senhor, perdoa-me.

Jesus pagou o preço.  Ele é perdoador. Você tem apenas que crer que ele perdoa e limpa.

Quando você pede perdão, porque não quer ser atormentado pela culpa, a natureza de Deus é ser perdoador. E quando Deus perdoa alguém ele transforma dramaticamente a vida. Ele arranca a culpa, os arrependimentos.  Porque ele morreu por mim e por você.

Isaías 1:18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

O Senhor está dizendo – não importa o peso, se é pecadinho, pecadão. Pecadinho ou pecadão, não importa, é pecado. Mas o Senhor perdoa.  Temos de entender a natureza de Deus. Pode ser como escarlata ou como carmesim, Deus perdoa e torna branco como a neve.

 

3 – Temos de aprender a pedir perdão quando erramos com outra pessoa.

Tiago 5:16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Quer dizer que há doenças, que se mantem por causa da culpa, que, enquanto eu não peço perdão, eu não sou curado. Deus ordena – confessai uns aos outros, orai uns pelos outros, para serdes curados – veja, é uma ordem de Deus. Isto quebra a opressão e é remédio para a consciência aflita.

Isto é remédio para os males que às vezes ficam ocultos.

Tem gente que vive junto 50 anos e diz – não conheço esta pessoa.

Porque a pessoa vive uma vida oculta. E por isso vive prostrada e não consegue reagir perante a vida.

Amados, somos o corpo de Cristo, somos chamados para proclamar o evangelho de Cristo.

O evangelho livra de tormentos, livra de infernos espirituais.  Traz favor, restauração psíquica, física, espiritual. O Espírito Santo nos vivifica. Portanto, este é um processo de revisão de vida, é o abrir-se para com Deus, é aquela confissão verdadeira que você faz, não no meu ouvido, mas entre você e Deus.

Olha, ninguém desfruta da vida com consciência pesada de erros cometidos, se não se livrar disso.

Então, diz – orai uns pelos outros para serdes curados. Quando nós oramos uns pelos outros, isto tem um poder profundo de cura. Deus é cheio de bondade, de misericórdia.

Porque quando uma pessoa é desonesta com Deus e com o próximo, finge que está vivendo, mas não está vivendo, porque é inferno, vive doente.

Você precisa saber que, no momento em que eu confesso, quando alguém ora por mim e eu oro por alguém, coisas secretas e destrutivas, pecados ocultos são arrasadores na vida da pessoa.

Por isso, eu e você temos de ser totalmente honestos, porque esta honestidade é o caminho da liberdade.

Quando ele diz – orai uns pelos outros – é porque todos nós precisamos de alguém, de uma pessoa, para sermos verdadeiros com ela. Alguém que você confia, alguém que tenha boa reputação, alguém que não vá lhe expor, alguém que entenda o valor do que você está vivendo, alguém que entenda o valor do sofrimento, alguém maduro, temente a Deus, que seja misericordioso.

Eu creio que hoje é o dia que o Senhor preparou para você limpar da sua vida qualquer tipo de culpa, ou remorso. Dia de você esquecer totalmente os erros do seu passado.

Romanos 3:23-24 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Então, Deus é justo, Jesus foi a nossa propiciação. Ele pagou o preço dos nossos pecados. A nossa fé em Jesus resolve todos esses problemas.

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Portanto, recuse-se a viver debaixo de condenação. Eu me recuso, e sou um homem normal como você, as mesmas paixões, os mesmos sentimentos, as mesmas dores, as mesmas angustias.

Mas eu me recuso a viver debaixo de condenação, porque condenação é culpa.

Já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Então, eu sou eu mesmo, quando eu não aceito condenação, culpa, eu deixo de ser vulnerável.

Eu me recuso a viver com condenação e culpa, senão teria de viver com uma máscara.

Mas eu sou eu em Cristo Jesus. Não tenho segredos ocultos, posso me amar, posso amar o próximo e acordar todos os dias e dizer – Senhor Jesus, eu te amo. Porque eu tenho paz com Deus.

 

Até agora estou lhe falando como conselheiro para tratar destes assuntos. Mas agora quero lhe falar de alguém como nós, um ser humano bíblico, que teve um enigma de vida. Quero lhe falar sobre uma figura bíblica das mais intrigantes, o seu nome era Sansão.

Ouvimos, desde criança, sobre a historia dele, um homem que deixou crescer os cabelos, a força dele estava nos cabelos. Ele tinha voto de nazireu, não podia tocar em cadáveres, não podia tomar álcool, não podia cortar os cabelos e tinha uma força extraordinária. Ele era juiz em Israel, um homem poderoso, mas foi um personagem ambíguo. Era forte, mas, ao mesmo tempo, ele era fraco.

Tinha uma vida cheia de intrigas, uma vida cheia de vitorias e de tragédias.

Um verdadeiro filme de suspense era a vida de Sansão.

Veja o autor do livro de juízes dedicou 96 versículos a Sansão, 4 capítulos da Bíblia.

Juízes 16:30 E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.

Até na hora de morrer ele matou mais gente que na vida toda. Mas era uma pessoa cheia de enigmas, e ele gostava de flertar com o pecado. Sansão amava a violência. E estas duas coisas – o pecado e a violência – o reduziam a nada. Este homem teve uma carreira de confusão, de guerra e de violência.  E como pode isso, se era um homem de Deus?

Juízes 13:7 Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte.

A consagração ao nazireado implicava em não beber álcool, não comer coisa imunda, não cortar os cabelos. A sua força não estava nos cabelos, mas na profecia sobre ele. Era um homem que nasceu para ser consagrado a Deus.

Juízes 13:24 Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.

Sansão significa o filho prometido. Ele era juiz, mas tinha uma falha comportamental. Ele tinha uma mácula no seu caráter. Tinha uma força física extraordinária.  Ele matava animais, pessoas, o que lhe aparecesse pela frente, tinha uma força extraordinária.

Mas uma mulher, chamada Dalila, lhe virou a cabeça. Sansão tinha uma vida moral frouxa. Ele não sentia remorso de nada, ele não sentia arrependimento de nada, culpa de nada. Fazia, estava feito.

Juízes 16:4 Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila.

Dalila foi o instrumento que o diabo usou para tentar um homem que tinha uma frouxidão moral. Ele não sentia o que nós sentimos – quando a gente erra alguma coisa, a gente nem dorme.

Botou o pé fora do trilho, você fica sem paz, porque é dramático quando você quer levar uma vida correta e a tua carne te leva para caminhos errados. Se você é temente a Deus, você fica sem paz.

Mas Sansão não, ele tinha uma falha moral. E Dalila ficou em cima dele – você tem de dizer porque você tem tanta força.  E ele mentia – dizia que era por isso, por aquilo…

Quando a pessoa não tem temor de Deus, ela mete os pés pelas mãos. E sansão não aguentou a pressão que Dalila fez sobre ele, que acabou dizendo – a minha força é por causa do meu cabelo. Mas ele sabia que não podia contar isso pra ninguém.  E sabe o que aconteceu?

Juízes 16:19 Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.

Então, amados, a partir do momento que a pessoa peca, a força sai, porque Deus não convive com o pecado. Não adianta pensar – eu sou salvo mesmo, então vou aproveitar a vida e nunca vai me acontecer nada… acontece sim.

– Mas por que não acontece com o macumbeiro? É porque ele já está condenado.  Não pense nele, pense em você.

– Bispo, e essa gente que anda aí enganando os crentes, mercadejando a palavra?  Esqueça isso. Pense em você.

Olha, o que nenhum adversário foi capaz de derrotar, uma mulher derrotou.

Ele chegou ao ponto mais baixo da sua vida. Ele teve um fim humilhante, por causa de uma paixão descontrolada.  Porque não teve a capacidade de parar e fazer um exame de vida – o que estou fazendo da minha vida?

Ele teve seus dias encurtados, somente porque revelou o seu voto de nazireu. Foi um jogo tolo.

Ele achou que, se pecasse ou não pecasse, não aconteceria nada para ele.

Juízes 16:20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.

Você sabe que, no Novo Pacto, os dons e a chamada são irrevogáveis. O Espírito Santo não sai e entra.

Mas, se você entristece o Espírito Santo, você apaga o Espírito Santo, você fica vulnerável.

E sansão estava tão habituado a pecar e nada acontecer que ele disse – sairei como dantes, me livrarei deles, vou sair desta também. É só mais uma relação promiscua, é só mais um engano, uma mentira, é só mais um passo errado, não vai me acontecer nada.  Como dantes eu vou me sair dessa.

Mas ele não sabia que o Senhor já se tinha retirado dele.

E você sabe que o fim deste homem foi muito triste.

Juízes 16:21 Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.

Veja, esse homem grandioso, com uma força extraordinária, por não ter tido a capacidade de fazer um exame da sua vida, por não ter tido a capacidade de parar uma noite para fazer um inventario da sua vida…. se ele tivesse tido um amigo, um pastor, um bispo, que o ajudasse – qual é o problema, Sansão, abre o teu coração, por que você gosta tanto de prostituição, por que você tem um voto de nazireu e se mete com mulheres equivocadas, por que você não deixa disso?  Mas ele não teve ninguém.

Então lhe cegaram os olhos e ele, um juiz de Israel, ficou virando um moinho da prisão. Até que um dia ele disse – Senhor, eu quero vingança. Deus deixou crescer os cabelos novamente e ele foi pra dentro do templo do deus Dagom dos filisteus. E ali ele empurrou as duas colunas que sustentavam o templo, e derrubou tudo, e nesse dia matou mais gente do que tinha matado na sua vida toda. Matou uns 3000 homens e mulheres e morreu com eles.  Final dramático, uma cena profundamente trágica – vergonha, consternação e morte.

Isso tudo é bem diferente do que fez o apóstolo Paulo.

 

Filipenses 3:14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Olha só, enquanto sansão caminhava em direção ao pecado, Paulo disse – eu vou prosseguir para o alvo, eu tenho vida espiritual, eu tenho temor de Deus, a minha vocação é Cristo.

Veja o que é um homem verdadeiro, puro, evangélico, cristão.

2Timóteo 2:8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;

Então, amados, em todas as horas amargas, depressivas, ruins, saiba que Ele nos ajuda a ver as coisas na sua ótica, na sua dimensão.

E você sabe, é do céu que vem o consolo, é do céu que vem a solução.

Por isso, quero terminar esta mensagem, como Paulo disse – Lembra-te de Jesus Cristo.

Ele não disse – lembra-te do pai de santo, de aparecida, daquela senhora astróloga, da cigana que lê as mãos…   Ele disse – Lembra-te de Jesus Cristo.

É isso que nós precisamos saber – Jesus é a fonte, Jesus é o caminho, Jesus tem a solução para qualquer problema da nossa vida.  Jesus tem o perdão, Jesus faz o acerto.

E, se você tiver algo a confessar, procure um amigo, procure o pastor, procure alguém que você confia, e confesse os seus problemas. Se Sansão tivesse alguém que lhe dissesse – Para com isso!  Chega de se meter com prostituição… talvez o fim da vida dele não fosse tão trágico.

Mas ele não tinha a apoio de ninguém.

Que importância você ter uma igreja de amigos, de intercessores, de pessoas que podem se dar as mãos e apoiar uns aos outros. Orar uns pelos outros. Confessar uns aos outros.

Aqui você sempre terá apoio e suporte. Você pode confiar no bispo, na bispa, nos diáconos. Você pode abrir o seu coração.

Porque a pessoa sozinha não tem forças pra sair do problema.

Olha, ninguém tem forças pra sair de um problema sozinho.

Você não vai ser como Sansão que não teve temor de Deus e não teve um amigo que dissesse – para, chega, Sansão – e, por isso, teve um fim trágico para um juiz que julgava causas.

Você tem temor de Deus para pedir apoio dos irmãos e para dar apoio aos irmãos que precisarem.

Tire qualquer impedimento da sua vida, que está impedindo você de crescer, de ir em frente.

Faça como fez o apóstolo Paulo – Eu prossigo para o alvo.

Eu quero o prêmio da minha soberana vocação em Cristo Jesus. Eu quero ver a minha vida deslanchar.

Tiago disse – confessai os pecados uns aos outros para serdes curados.

O que Deus quer é uma igreja limpa, saudável, sem resquícios do passado, animada, com temor do Senhor no coração. Deus quer vidas transformadas.

Neste final de ano, Deus quer que o canal dele com você esteja desobstruído, para que flua o Espírito Santo na tua vida.  Flua a glória de Deus na tua vida.

O dia de hoje é um dia de cura. Deus quer limpar a tua vida de todo problema, de toda culpa do passado, de toda memória do que aconteceu lá atrás.  Por isso, Paulo disse – lembra-te de Jesus.

Lembra-te que Jesus é a solução, ele é a paz, a alegria. Jesus é o médico, Jesus é o salvador, Jesus é o caminho, a verdade, a vida.

Lembra-te dele.  Porque Ele vai te dar a solução para isso que você tanto precisa.  Creia e receba!

 

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário