Casa Sobre a Rocha – Estabelecendo Alvos Pessoais Pela Fé

Estabelecendo Alvos Pessoais Pela Fé

Romanos 12:2 e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

 

Meus amados irmãos, minha família espiritual, cartas escritas pelo Deus vivente, famílias benditas do Senhor.

Começamos hoje 50 dias de transformações, conforme a nossa Sede está fazendo desde o início deste ano. E saiba de uma coisa, eu fico animado com isso, pois sempre que fala em transformação,  se fala em mudanças para melhor.

A Bíblia diz que devemos ser pessoas não conformistas. Paulo diz – não vos conformeis com este século, com este mundo. Pra você ver transformações operadas por Deus, você não pode seguir o padrão do mundo. O padrão do mundo é reprovável diante do Senhor.

Então, nós somos não conformistas com os padrões do mundo. Se você liga uma TV e vê uma novela, se você tem o padrão de Deus, você vai se sentir mal. Porque a novela ensina sobre adultério, homossexualismo, sobre lesbianismo, sobre humilhação da família. Todos os valores que degradam a moralidade e a sacrossanta família são execrados nas novelas.

Então, como eu posso aceitar os valores do mundo se Deus já me tirou de lá? A Bíblia diz que Ele nos atraiu, nos atraiu para Ele. Sabe, tem crente que diz – Mas há coisas do mundo que são boas… olha, há caminhos que ao homem parecem caminhos de vida, mas, ao cabo deles, dão em caminhos de morte. Não bote sua mão na cumbuca. Você não pode se conformar, aceitar valores do mundo.

Paulo diz – não vos conformeis. Mas transformai-vos pela renovação da mente. Interessante esta palavra. Porque, se eu quero ver Deus agir na minha vida, a primeira coisa que eu tenho de mudar é a minha forma de pensar. Se eu mudo minha forma de pensar eu mudo a minha vida toda. Porque o pensamento do homem é limitado, é baseado na lógica – eu acho, eu penso…

Mas nós, evangélicos cristãos, não vivemos de achismos. Nós aprendemos com Deus – se está na Bíblia, eu creio; se não está na Bíblia, eu não aceito, não me conformo com isso.

Mas transformai-vos pela renovação da mente. Quer dizer que, quando Deus nos criou, Ele nos criou para sermos originais, únicos. Você é original, você não é réplica, você não é um genérico. Você sabe, com o tempo as qualidades que Deus colocou em nós começam a perder o brilho, a pessoa começa a achar que não é preciso estar na igreja em todos os cultos, que não é preciso orar sempre. E a pessoa vai perdendo sua qualidade única. Você é ser humano único. Ninguém tem a tua impressão digital, ninguém tem uma íris igual a tua, nem um timbre de voz igual ao teu. Você é um ser humano único.

Somos hoje cerca de 7,5 bilhões de pessoas no mundo. Ninguém tem, nem teve e nem terá a mesma digital, a mesma íris e a mesma voz que você. Você é único. Então, temos de pensar assim: – Se Deus me criou tão especial assim, até onde eu posso chegar? O que eu posso alcançar, conquistar?

Porque nestas 7 semanas vamos trabalhar de forma sábia, inteligente, porque a Bíblia não é um livro esperto, é um livro inteligente. A sabedoria das sabedorias. Tanto que Paulo diz: – Oh! Profundidade de conhecimento, de sabedoria.

Eu não vou me motivar com um motivador secular. A minha motivação vai estar no altar da igreja e no ensinamento pela Bíblia Sagrada. Vamos trabalhar sobre 7 áreas da vida: saúde espiritual, saúde física, saúde mental, saúde emocional, relações interpessoais, vida financeira e vida vocacional.

Vamos fazer um trabalho de excelência. Porque estas são as 7 principais áreas que o altar precisa lhe ensinar a viver, senão seremos os mesmos de sempre. Eu não quero mais mesmice na minha vida. Eu quero aprender a pensar como a Bíblia pensa.

Então, por que hoje vamos tratar de alvos e metas?  Porque alvos e metas são muito importantes para a vida. Eu não estou pensando na próxima semana, neste mês, neste ano, mas estou pensando no resto da nossa vida. Se somos seres únicos, este brilho das qualidades que Deus colocou na tua vida e na minha não pode se perder. Porque isso Ele não colocou na vida de mais ninguém.

Precisamos pensar no resto da nossa vida e pensar em alvos e metas desde hoje. São elas que mudam a vida. E para haver transformações na vida tem que haver DETERMINAÇÃO.

Você tem de viver 24 horas por dia sonhando com aquilo que Deus planejou para a sua vida, mas acima de tudo você tem que ter determinação. Não pode ser vacilante, um pé na igreja e outro no mundo. Não tem uma coisinha boa lá fora. Tem que ser sim-sim, não-não. Não deixe o seu coração dividido. Você é amigo de Deus, então tem que ser inimigo do mundo. Quando a pessoa é determinada ela tem alvos e metas.

1Coríntios 9:25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

Quer dizer que, o que você vai alcançar este ano não é uma coisa que se corrompe, que se perde, que o gafanhoto tira, não. É incorruptível. 

1Coríntios 9:26  Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

Estamos há 15 dias de uma corrida de 365 dias. Mas eu não posso correr de qualquer jeito.

– Irmão, como vai?  Vou indo, irmão.  Indo pra onde?  Ah! Estou indo por aí, pra cá, pra lá… Paulo disse: – Eu vou correr, mas vou correr com meta. Quando você tem metas, alvos, sonhos pra lutar, você luta, e não fica à toa, como desferindo golpes no ar. Metas são muito importantes, porque vamos tratar do nosso futuro.

Por isso temos de tratar estas 7 áreas. Porque, independente de quem você é perante Deus, todos nós temos grandes potenciais. Aqui tem gente com grandes potenciais, para ser empreendedor, profissional liberal, para fazer grandes negócios. Pra ser mãe, ser pai, ser advogado, engenheiro, médico, para construir. Todos nós temos grandes potenciais. Por isso vamos aprender porque Deus quer que, diante dele, você estabeleça metas e alvos para 2017.

Porque, se você não tem metas, não sabe para onde vai, e alguém vai dominar a tua vida e, muitas vezes, domina para o mal.  Então…

Primeira Chave: – Alvos e metas são responsabilidades espirituais.

Somos um povo de disciplina. Temos um padrão – a mensagem, a revelação, o governo da igreja, o culto, a vida da comunidade. Temos um padrão de Deus.  Por isso faz parte da nossa responsabilidade espiritual, de crentes em Cristo, ter alvos e metas. Se eu não tenho alvos, não estou vivendo, estou apenas existindo. Sem alvos você está perdendo o controle da sua vida. Então, ter alvos faz parte da nossa responsabilidade espiritual.  Vamos ver isso na palavra de Deus.

Filipenses 3:12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

Eu Prossigo – significa que ele começou, deu o primeiro passo, deu o segundo passo e ele prossegue.

O Senhor quer que a sua igreja prossiga, nós não somos dos que retrocedem. Dos que começam uma coisa e depois largam.  Eu prossigo para conquistar.  Nada é mais importante do que uma conquista.

Quando arranjei o meu primeiro emprego fiz uma pequena poupança pensando em comprar meu primeiro carro. Dois anos e meio depois, mudei de emprego, dobrei o salário, e comprei o primeiro carro – um fuscão azul pavão. E quando eu entrei naquele fuscão azul (ainda sem carteira…) eu pensei: – é meu, conquistei. Toda conquista tem um sabor de vitória.

Deus está dizendo que nós temos um chamado, à luz da Bíblia, para conquistar, para prosseguir. Então não desista de nada, não importa o tamanho do sonho. Se foi Deus que colocou um sonho no teu coração, não desista, porque Deus fará você conquistar esse sonho.  Prossiga para o alvo para conquistar. 

Filipenses 3:13  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

Não deu pra fazer em 2016?  Não desista, prossiga para o alvo em 2017. Avance. Isso é ordem de Deus – prosseguir e avançar. Você sabe quantas coisas estão diante de você?  Porque você não voltou a estudar? Porque você arranja outro emprego melhor?  Porque você não começa a empreender naquele negócio que sempre sonhou em fazer?

Filipenses 3:14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Olha a importância do alvo. Se você não tiver um alvo, vai prosseguir pra onde? 

Filipenses 3:15  Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

Eu quero que você tenha este sentimento de vitória dentro de você. De conquista. De prêmio. Seja um carro, a carreira, a casa, o teu grande amor, o filho, o empreendimento, a nova profissão, a constituição de uma família. Você tem um sonho que foi Deus que colocou, prossiga, avance. Você vai chegar lá na frente e dizer – Conquistei!  Por isso é que alvos e metas são responsabilidade espiritual. 

Segunda Chave: – Alvos e metas são declarações de Fé.

Se você tem coragem de pegar o seu Projeto de Vitória e colocar ali seus alvos e metas desafiantes, isso fortalece a vida. Porque são declarações de fé. E sem fé é impossível agradar a Deus.  O que move o coração de Deus não são lágrimas, mas é claro que Ele recebe lágrimas. Deus não é indiferente aos meus sentimentos. Mas o que faz realmente Deus se mover, estender a mão, trabalhar em meu favor, é a fé. E a Bíblia diz que aquilo não provem da fé é pecado.

Então, amado, comece a sonhar, porque sonhar não custa nada. A diferença entre um sonho e um sonho com alvos e metas, é que você diz – O meu sonho é daqui a 4 anos ter o meu canudo, vou ser advogado. Você estabeleceu uma meta. O meu sonho é ter a minha casa própria comprada este ano. Você estabeleceu uma meta, senão vai ficar só no sonho.

– Eu quero me casar, já estou noivo. E vai se casar quando?  Ah! Sim, vai ser a gosto de Deus.  Não, amado, você tem de ter uma data determinada. Vou me casar este ano, no mês de setembro. São as datas que obrigam o ser humano a correr atrás.  Veja como Paulo diz…

Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

Opera em quem?  Em nós. DIGA – opera em mim. Em mim há um poder de Deus. E a Bíblia diz que, quando eu ponho isto para funcionar pela fé, Deus pode fazer infinitamente mais. Você sabe qual a dimensão de infinitamente mais?  É infinito, não tem fim. Quando você vê o símbolo de infinito, aquelas duas alianças entrelaçadas, elas simbolizam uma ação sem fim.

Quando você tem um sonho você poderá ouvir 1 palavra positiva e 100 negativas. Mas creia, Deus pode fazer infinitamente mais por você.  Veja o que Jesus disse em…

Mateus 9:29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.

É por fé.  A fé é a certeza. A fé é convicção.

Alvos e metas são responsabilidades espirituais.

Alvos e metas são declarações de Fé.

Terceira Chave: – Alvos e metas criam foco, energia e propósito.

Por isso, amado, não perca tempo com o que não é foco da tua vida. Porque o mundo é cheio de distrações. Nós não temos tempo para todas as coisas. Apenas algumas coisas são importantes na vida. O segredo é ter foco. Por isso, Paulo falou em… 

1Coríntios 9:26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

A vida é uma luta.  Todos os dias nós temos lutas.  Se não é contra o inimigo, é contra sentimentos errados, desânimo, medo, preguiça, contra a nossa carne. Mas Paulo diz: – Eu tenho meta. E eu luto. Se eu estabeleço uma meta, eu tenho foco e vou lutar por ele. Você luta todos os dias para vencer. Sonhe todos os dias porque sonhar não custa nada. Você tem de lutar pelos seus sonhos, estabelecendo metas, alvos e tendo foco.

Talvez você esteja contrariado no seu trabalho, gostaria de fazer algo diferente.  Ou quer comprar seu apartamento, ou construir sua casa. Ou mudar o local de moradia. Amados, uma das piores coisas da vida é alguém estar trabalhando naquilo que não gosta. Mude de ares, escolha outra profissão, estude, mas não viva de mau humor por estar fazendo o que não gosta de fazer.

Ore a Deus, Ele vai te dar uma ideia, vai te abrir uma porta, vai colocar uma pessoa. Faça isso, foco. Quem tem foco põe energia nisso.

Quarta Chave: – Alvos e metas fazem você manter o propósito, especialmente quando sente vontade de desistir.

Alvos criam esperança. Você tem de resistir, persistir e insistir. Porque a tendência do ser humano é desistir fácil. Eu acredito que todos aqui já fizeram seu Projeto de Vitória, fizeram promessas a Deus. Mas 72 horas depois… se eu perguntar hoje a alguns o que prometeram a si mesmos, sei que vai ter gente dizendo – Não me lembro direito… Porque a tendência do ser humano é desistir. Há pessoas que desistem da própria vida. 10.500 pessoas se suicidam todos os anos no Brasil. Desistem da vida.

Amado, você não pode desistir de nada. – Bispo, eu desisti porque errei…  Meu irmão, falhou, errou, fracassou?  Levante a cabeça e siga em frente. Pode ser que uma topada sirva pra você dar um passo maior à frente.  Deus vai te honrar. O caminho de Deus é perfeito.

– Não acredito mais em homem nenhum, são todos iguais… Não acredito em mulher, são todas iguais…  Você tem de acreditar, vai ter um homem bom pra você, uma mulher legal pra você.

A vida é cheia de lutas e sempre será, porque aqui nesta terra vamos passar por aflições. Mas não desanime, não desista, Jesus já venceu por você.

Jó 6:11 Por que esperar, se já não tenho forças? Por que prolongar a vida, se o meu fim é certo?

Houve um momento na vida de Jó que ele pensou em desistir da vida. Você acha que o bispo nunca pensou em desistir?  Já. Até do ministério, porque são tantas lutas, são tantas situações contrárias, tantas tribulações, que por vezes dava vontade de desistir. Eu e minha esposa, a gente muitas vezes se sentiu desencorajado. Mas sempre buscamos em Deus capacidade de viver motivados, comprometidos.  Nunca desistir, porque Deus está no controle de tudo. Afinal, a obra é dele.

Tem pessoas que não compram sua casa própria porque não querem se endividar. E continuam pagando aluguel. E normalmente o valor de um aluguel é o valor da prestação da casa própria.  E comprar uma casa não é uma dívida, é um investimento. 

Quinta Chave: – Alvos e metas constroem o caráter, e vão nos transformando até à conquista.

Então, não é simplesmente o processo de conquistar, de alcançar o alvo, mas o que a pessoa se torna durante este processo. Enquanto você está trabalhando nos seus alvos e metas, Deus está trabalhando no seu caráter, porque é o caráter que fica para a eternidade.

Por exemplo, alguém que começa a construir sua casa, quando termina, ele não é mais a mesma pessoa. Porque Deus trabalha na paciência, na bondade, na temperança, porque o que a pessoa se torna é muito interessante.

Alguém que faz um curso superior, as exigências, os trabalhos, as noites mal dormidas. A pessoa não pode terminar na mesma forma, porque o seu caráter é trabalhado. Assim é com as metas.

Filipenses 3:12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

Paulo sabia que um dia ia falar – Olha, combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.  Veja a vida de Paulo no início e depois veja no fim, como Deus trabalhou o caráter dele.

Eu vejo que, por causa do meu chamado ao ministério, eu fui muito trabalhado por Deus no meu caráter, nas emoções, na forma de ver os problemas das pessoas e saber entender situações que acontecem numa igreja.

Alvos e metas fazem você resistir quando, muitas vezes, pensa em desistir. Não desista de ser feliz, de uma carreira, de um relacionamento, de ser empreendedor. Porque chega uma hora, amados, em que a vida já é cansaço e enfado. Porque depois dos 70, 80, a pessoa começa a sentir limitações que não tinha com 18 anos.  Ou como alguém falou:

– Olha, vou começar a viver, porque daqui a pouco vou começar a andar com muleta, depois de andador, depois de cadeira de rodas, depois de cama, e depois vou morrer.  Nunca fale esse tipo de palavra, irmão, na receba isso na sua vida. Senão a sua cabeça está focada em morrer.  Qual o seu grande alvo?  O meu alvo é morrer na cama… Isso não pode ser alvo de filho de Deus.

Quando você tem um alvo, Deus trabalha no seu caráter. 

Sexta Chave: – Alvos bons com Deus sempre têm recompensas e fazem a diferença.

Sabe, uma cerimônia de formatura é algo maravilhoso, porque é um momento de conquista, de coroamento de um trabalho de anos a fio na faculdade. Tem gente que chora, porque relembra o sacrifício que foi chegar até ali, mas conquistou.

Então, há uma recompensa de Deus para bons alvos. Bons alvos criam respeito. Quando uma pessoa conquista, avança, chega lá, ela cria respeito na sociedade.

Nós temos exemplos aqui. Nosso diácono Eduardo foi para Erechim-RS, trabalhou, fez a faculdade, se formou, hoje é quase dono da NET (rsrsrs). Está fazendo pós graduação.

Nossa diaconisa Daniela, lutou, fez sua faculdade, hoje é Nutricionista respeitada.  A Denise, mesmo no meio de uma situação impossível de pagar a faculdade, foi, fez o vestibular, Deus lhe deu uma bolsa e ela vai ser respeitada porque vai se formar.

Nosso diácono Gerson não estava feliz no seu trabalho, resolveu dar uma guinada na sua vida profissional, ao escolher uma nova profissão. Hoje é um corretor de imóveis.

Amados, o tempo passa de qualquer jeito. Invista em sua vida. Porque alvos bons alcançados criam respeito, criam honra, criam legado e tem a recompensa de Deus.

Provérbios 11:27 Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.

Se você corre atrás do bem, o bem te alcança. Se você corre atrás do mal, o mal vai sobrevir a tua vida. Procurar o bem é traçar alvos, metas, o que eu quero da vida. É não deixar a vida correr de qualquer jeito, porque tenho um potencial dentro de mim que me faz batalhar e estudar e me leva para frente. Isto traz honra à vida.

1Coríntios 9:25 Todo atleta em tudo se domina;

Vocês viram os atletas paraolímpicos?  O Daniel Dantas, cheio de limitações físicas, ganhou 5 medalhas, e sempre estava alegre.  Veja que tipo de encorajamento esse atleta nos trouxe!

Michel Felps, nadador, um grande campeão, que se meteu na bebida, teve um acidente, foi preso, voltou, conquistou mais 5 medalhas de ouro. Ele não desistiu.

Então, meu irmão, não tenha medo de assumir a responsabilidade de estabelecer alvos e metas. Alvos e metas tem data. Até o dia 30 de julho eu vou perder 10 kg. É um alvo.

Não deixe o medo lhe controlar e lhe dominar. Não deixe o medo contaminar a sua vida e estagnar sua caminhada.  Confie em Deus e na Palavra dos Seus Profetas. Sonhe grande, estabeleça alvos pra sua vida e assim você verá sua força crescer em Cristo. 

1Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Qual é o sonho, qual a área da sua vida, qual o alvo a ser alcançado, não importa – faça tudo para glória de Deus.  Confie em Deus, sonhe grande. E no processo, até o seu sonho se concretizar, você se tornará uma pessoa forte, firme, ousada, decidida, caráter trabalhado.

E você será com isso o grande beneficiado. Todos os alvos estabelecidos tem recompensa de Deus e tem recompensas dos homens. Sem alvos a vida estagna.  Então, amados, mão no arado.  E saiba que Deus disse – Eu tenho algo que você nunca viu, ouviu ou sentiu.

Lembre-se – estabeleça seus alvos, porque o tempo passa de qualquer forma.  Daqui a pouco eu vou estar dizendo: – Acabou janeiro. Faltam 3 meses para o final do ano, falta um mês, faltam 7 dias, faltam 15 minutos para 2017.

Tudo passa rápido. E sabe o que a Bíblia diz mais – que nós voamos.  Está lá no salmo 90. Eu quero que você voe como uma águia poderosa. Você tem potencial, tem asas pra isso. Pense na tua família, na tua casa própria, na tua aposentadoria. Pense no dia de amanhã, mas pense como o altar ensina a pensar com a Bíblia Sagrada. Mas estabeleça alvos e metas, porque, com alvos e metas, nós conquistamos e avançamos. 

2017 O Ano da Família Bendita do Senhor.

 

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário