O Poder Explosivo Do Louvor

O Poder Explosivo do Louvor

Salmos 116:12 ​Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?

Salmos 116:17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR.

Estamos vivendo o ultimo dia de 2017.  E eu estava orando e pedindo a Deus o que falar neste dia. E  fui impelido pelo Espírito a falar sobre este assunto do LOUVOR.

O Significado Do Louvor

LOUVOR, no original hebraico, t ̂ehillah, significa: cântico ou hino de louvor, ato de louvor, adoração, render ações de graças a Deus, louvor (exigido pelas qualidades ou atos ou atributos de Deus).

LOUVOR, no original grego, epainos, significa:  aprovação, recomendação, cantar hinos para louvar a Deus, enaltecimento e gratidão a Deus, consagração, celebrar com louvores.

Com base no significado do louvor, é seu dever de filho amado ser grato ao Pai pelos benefícios que o Senhor lhe concede a você dia após dia. Ser agradecido, agradecer, dar graças, oferecer sacrifícios de ações de graças, relembrar o que o Senhor fez por você e por sua família, tornar manifestos os seus feitos, exultar, jubilar, rejubilar, cantar louvores, enaltecer e ser grato a Deus, celebrar com louvores, aprovar o agir de Deus com hinos, adorar, render ações de graças a Deus, louvar ao Senhor – tudo isto agrada a Deus e alegra o seu coração.

O Louvor Agrada A Deus

O louvor tem um poder explosivo porque agrada a Deus. Na realidade, louvor verdadeiro só existe quando acompanhado pela fé nos feitos do Senhor.

Isaías 12:4 Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.

Isaías 12:5-6 Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. ​Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.

Dai graças.  Tornai manifestos os seus feitos.  Relembrai do nome do Senhor.  Cantai louvores porque o Senhor faz coisas grandiosas, surpreendentes, incomuns, inigualáveis. Grande é o nosso Deus no meio de nós. E você pode observar que Deus ordena o louvor e as ações de graças a Ele.  Daí a importância do louvor e da adoração com agradecimento e gratidão, porque é vontade de Deus receber louvor e ações de graças.

É Vontade De Deus Ser Louvado

1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Veja que o Senhor diz que é vontade dele que demos graças a Ele por tudo. Tudo = TUDO.  Tudo o que temos, tudo o que somos, tudo o que a nossa família bendita é, tudo o que recebemos diariamente, tudo o que cremos, tudo o que sonhamos, tudo o que pensamos, tudo o que o Senhor nos prometeu. Em tudo dai graças ao Senhor.

O Poder Do Louvor – O Que O Louvor Causa

Agora vamos ver o que o louvor proporciona numa vida, o que o louvor provoca numa família, o que o louvor causa num lar cristão. Porque o louvor não deve ser apenas o efeito das bênçãos que recebemos, daquilo que sentimos no coração por ter recebido algo da parte de Deus. O louvor não deve ser só o efeito, mas também ele  é a causa de vitorias, é a causa de bênçãos que acontecem na nossa vida porque louvamos.  O primeiro fato bíblico que mostra o louvor sendo causa de vitoria está em…

2Crônicas 20:12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.

2Crônicas 20:13 ​Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.

2Crônicas 20:14 ​Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,

2Crônicas 20:15 ​e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 

2Crônicas 20:16 ​Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.

2Crônicas 20:17 ​Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.

2Crônicas 20:18 ​Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram.

2Crônicas 20:19 ​Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.

Aqui começou a vitoria do povo de Israel. Eles se dispuseram para louvar o Senhor em voz alta, sobremaneira.   Os inimigos iam ouvir o louvor deles. Eles nem imaginavam o que aquele louvor ia causar nas fileiras inimigas.  Algo muito forte, muito surpreendente!!! 

2Crônicas 20:20 Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

2Crônicas 20:21 ​Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.

De manha cedo, Mais Louvor.  Agora louvor à frente do exercito.  Humanamente uma estratégia errada, sem fundamento, sem lógica, estratégia de derrota.  Mas Deus opera de forma sobre-humana, de forma sobrenatural, o agir de Deus transcende as coisas naturais.  Olha só o que aconteceu quando Israel começou a louvar antecipadamente pela vitoria.

2Crônicas 20:22 ​Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.

2Crônicas 20:23 ​Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. 

O louvor tem um poder explosivo perante Deus e Deus age por causa do louvor do Seu povo.  Louvor, na prática, é uma oração de confiança e alegria, de fé nas promessas de Deus.  O louvor simplesmente acabou com a estratégia de três exércitos fortemente armados que já cantavam vitoria.  Mas o inimigo não tem poder contra o poder do louvor.

2Crônicas 20:24 ​Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente. 

Cadê os inimigos?  Cadê os três exércitos poderosos?  Jaziam em terra, não havia um sobrevivente sequer.  Todos mortos.  Quando Deus age Ele faz trabalho completo.  Ele não deixa nada pela metade. E melhor que isso, Ele permite que o inimigo deixe pra você aquilo de melhor que ele tem.

2Crônicas 20:25 ​Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar e três dias saquearam o despojo, porque era muito.

O Louvor Nos Leva Ao Vale Da Bênção

2Crônicas 20:26 ​Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje. 

Amados, nós estamos aqui reunidos no vale da Benção.  Esta igreja, este ministério é esse vale de bênçãos incomuns, sem precedentes, inenarráveis, surpreendentes. Agradeça ao Senhor por este ano que termina, agradeça a Deus por tantas bênçãos que Ele te deu este ano, agradeça antecipadamente por Novo Ano que vai iniciar dentro de algumas horas.  Louve, louve, exalte, glorifique, bendiga o nome do Senhor, dê-lhe honras e glorias. E aguarde o que o Senhor vai fazer. Você vai ficar boquiaberto com o agir poderoso dele em teu favor. 

A Nuvem De Glória Que O Louvor Manifesta

O rei Salomão, quando terminou de edificar a Casa do Senhor, ele ofereceu um grande sacrifício de louvor. Então aconteceu algo tremendo como diz em…

2Crônicas 5:12 e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas;

2Crônicas 5:13 e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;

2Crônicas 5:14 ​de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus.

O que aconteceu? Por causa do louvor com hinos e com instrumentos musicais, e porque lhe renderam graças porque a Sua misericórdia dura para sempre, o Senhor se manifestou de maneira tão contundente, através de uma nuvem de gloria, que os sacerdotes não puderam ficar dentro da Casa do Senhor, eles não enxergavam nada, porque a gloria do Senhor encheu a Casa de Deus.

Aquele lugar, chamado de Casa de Deus, hoje, na graça, somos nós, templos do Espírito Santo, onde a gloria do Senhor nos enche e nos preenche. Por isso, hoje na graça, Cristo em nós é a esperança da gloria. A gloria do Senhor enche você de força, de capacitação, de ânimo, de coragem, de seiva de vida, de alegria e bem estar.

Em seguida Salomão fez uma oração de agradecimento, louvou a Deus por tê-lo escolhido para construir a Casa do Senhor, exaltou a Deus, enalteceu o seu nome. E a gloria do Senhor continuou se manifestando

2Crônicas 7:1-2 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR.

2Crônicas 7:3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

O louvor provoca o agir de Deus, as manifestações de Deus, provoca a glória de Deus encher uma vida que louva e engrandece ao Senhor.

Deus Usa Até O Ímpio Para Se Glorificar

É interessante porque Deus usa até o ímpio para se glorificar através dele. Vocês lembram que Israel estava saindo livre do Egito, chegou ao Mar Vermelho, mas Faraó comandou uma perseguição ao povo de Deus?  Só que esta perseguição era uma forma de Deus mostrar a Sua gloria para o Seu povo, através dos ímpios.

Êxodo 14:4  ​Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.

Aconteceu que os israelitas passaram o Mar Vermelho a pé enxuto e Deus fez o mar engolir todo o exercito de faraó, diz que não sobrou ninguém vivo. Aí Moisés louvou a Deus pelos seus feitos tremendos.

Êxodo 15:1 Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
Êxodo 15:2 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.

Louvor Expressa Confiança Em Deus E Nas Suas Promessas

Outro caso em que o louvor ao nome do Senhor trouxe uma vitória impossível foi quando Davi enfrentou Golias. Golias era um gigante armado de espada, lança, escudo, vestia uma couraça de proteção, tinha um escudeiro que ia à sua frente.  E Davi era um jovem pastor, sem escudeiro, sem couraça de proteção, sem armas de guerra, ele tinha apenas uma funda e cinco pedras. E diz a palavra que Golias, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.  Sabe o que Davi respondeu?  Davi respondeu com uma palavra de exaltação ao Senhor dos Exércitos.

1Samuel 17:45 ​Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Olha aí a confiança em Deus. E veja que tipo de confiança Davi tinha para falar isto… 

1Samuel 17:46 ​Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

1Samuel 17:47 ​Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

E o Senhor entregou o gigante e todo o exercito dos filisteus nas mãos de Israel, ou não entregou?  Entregou tudo nas mãos de Israel. Deu uma vitoria inenarrável.  Porque Davi começou a louvar ao Senhor dizendo o que iria acontecer na sequencia. O salmista disse no Salmo 105 – fazei conhecidos os seus feitos entre os povos.  Amado, é a este Deus de feitos tremendos que você serve. A Ele a gloria, o louvor, a força, o domínio, a majestade, a realeza, o poder.  Só a Ele!!!

Outro caso muito forte do uso de louvor está em Atos dos Apóstolos. Paulo e Silas expulsaram um espírito de adivinhação que estava numa jovem. E, por causa disso, foram açoitados, e lançados no cárcere e tiveram seus pés presos num tronco. Nessa situação totalmente contrária e injusta, sabe o que eles fizeram?  Diz a palavra em…

O Louvor Liberta

Atos 16:25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Atos 16:26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. 

O louvor liberta, o louvor salva, o louvor traz alivio, o louvor faz milagres acontecerem. O louvor penetra os céus e Deus age.  Um louvor provocou um terremoto tão forte que sacudiu os alicerces da prisão, fez portas de abrirem, e as cadeias se soltarem.  Ou seja, se você quer ser liberto de um vicio, de uma situação que te aprisiona, de um sentimento mau que te prende. Se você quer que uma porta se abra, que um ferrolho seja rompido, que uma nova oportunidade seja aberta na sua vida.

Então comece a orar e a cantar louvores a Deus por isso que você tanto quer. E aguarde com fé porque Deus vai mandar o seu terremoto no meio da noite.  Quando tudo parece quieto, quando parece que não há condições de vitoria, quando parece que ninguém vai te ajudar.  Espere em Deus, que o terremoto do agir de Deus virá com força tamanha que vai sacudir tudo a tua volta e você verá a gloria de Deus se manifestar. É por isso que o Senhor ordena o louvor aos seus servos, aos seus santos. 

O Senhor Ordena O Louvor A Ele

Apocalipse 19:5 Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.

Apocalipse 19:6 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 

Apocalipse 19:7 ​Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,

Apocalipse 19:8 ​pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

Então, se Deus ordena o louvor, eu vou louvar, vou engrandecer, vou agradecer, vou exaltar, vou bendizer, vou glorificar, vou render graças, vou cantar, vou magnificar o nome do Senhor.  Louvor é uma atitude de fé nas promessas que estão na palavra do Senhor.  Veja esta promessa tremenda e simplesmente extraordinária. 

Os Milagres Que Causa O Louvor Antecipado

Marcos 11:24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Se eu creio que já recebi algo que pedi em oração, vou louvar e agradecer antecipadamente, mesmo sem ver a benção, mesmo sem ver o fato. Mesmo sem ver nada ainda. Porque eu louvo por fé. Ou veja, o louvor antecipado significa confiança nas promessas e certeza de que vou receber o que pedi.

Significa que, mesmo sem ver nada ainda humanamente, eu confio em Deus, espero em Deus e glorifico o seu nome poderoso.

O Louvor No Livro De Salmos

No livro de Salmos há 56 versículos de louvor. E nós vamos ver um por um agora… não, creio que não é necessário.  Mas vamos ver alguns que tocam mais forte no coração.

Salmo 9:2 Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores. 

Salmo 22:3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.

Deus se entroniza no meio dos louvores. 

Salmo 40:3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. 

Quando você louvar ao Senhor, muitos verão o resultado do louvor na sua vida e vão temer e confiar no Senhor.

Salmo 71:6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente. 

Deus tem que ser constantemente motivo de louvor para você.

Salmo 100:4-5 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. 5 ​Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. 

Salmo 146:2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver. 

Não é louvar a Deus uma vez ou outra, só quando tem uma vitória, só quando recebe uma bênção. Mas, durante toda a sua vida, enquanto você viver, louve, louve, louve.

Salmo 147:1 Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor. 

O Povo De Deus Foi Formado Para Deus Para Louvar

Isaías 43:20 ​Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, 

Isaías 43:21 ​ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor. 

Deus formou a você e a mim para sermos O Seu Povo, O Seu Povo Escolhido, povo formado por Deus e para Deus, para celebrar o Seu louvor.  Celebrar o louvor do Senhor é celebrar todos os dias, em todos os momentos bons ou maus, louvar, engrandecer, glorificar, exaltar, bendizer, enaltecer, cantar louvores, dar graças,  LOUVAR!!!  Porque somos um povo que Deus escolheu e formou para celebrar o Seu louvor. 

Efésios 1:11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, ​

Efésios 1:12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 

Deus nos fez herança dele, nos predestinou para Ele pelo propósito soberano da sua vontade, para sermos para louvor da sua glória. Fomos criados para o louvor do Senhor.

O Sacrifício De Louvor

Então, bispo, como é que eu tenho de louvar a Deus mesmo?  

Hebreus 13:15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

O louvor tem que ser fruto de lábios que confessam o seu nome.  O louvor tem que ser falado, cantado, dito, expressado em palavras. E demonstrado como sacrifício de louvor.  Quando você ao Senhor antecipadamente a uma bênção, você está oferecendo um sacrifício de louvor, confessando Suas promessas que ainda não se manifestaram na sua vida. Mas, como você crê, mesmo sem ver, vai confessando e dizendo que elas já se realizaram.  De novo a palavra profética com a promessa tremenda que está em…

Marcos 11:24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Colossenses 3: 16 ​Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Veja, o louvor tem de ser baseado na palavra de Cristo.  Se você não conhece a palavra dele, você vai louvar como?  Com palavras humanas, e Deus quer a Sua palavra na nossa boca. O louvor tem de ser com salmos, hinos e cânticos espirituais, e com gratidão no coração.  Com gratidão no coração, crendo que já recebeu tudo o que pediu.

Colossenses 3:17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 

Você SEMPRE deve dar graças ao Pai, em nome de Jesus.

Efésios 5:19-20 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Então, vamos louvar de coração ao Senhor.  Vamos engrandecer o seu nome. Vamos dar graças por tudo ao nosso Deus e Pai.  Louve sempre.  Louve, louve, louve muito, louve todos os dias, louve em todos os momentos bons e maus, em todas as horas alegres e tristes. Ofereça sacrifícios de louvor. LOUVE COM MUITO LOUVOR!O Poder Explosivo do LOUVOR

Em nome de Jesus.  Amém e Amém.

 

Um Presente Para Você

Deixe um comentário