Casa Sobre a Rocha – Onde Obter Ajuda Quando Você Se Fere

Isaías 57:18,19 Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram. Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.

Começamos a viver, desde a última mensagem, um período que chamamos de – período de recuperação. Nosso objetivo claro é o foco na reestruturação de vida. Nós precisamos, em alguma área da nossa vida, de um toque especial de Deus.

Nenhum de nós é perfeito, vivemos num mundo imperfeito. Todos tivemos este ano altos e baixos, passamos por tribulações, alguns tiveram lutas grandes. E estamos aqui, nestes últimos dias do ano, alguns precisando de mudar, outros de recuperar, e outros de reestruturar a sua vida.

Domingo passado, mostrei que a raiz dos nossos problemas está baseado no desejo que temos de controlar todas as coisas. E todos nós queremos que tudo seja resolvido a nosso bel prazer. Nós gostamos de controlar. Nós gostamos que Deus faça como nós queremos que seja feito.

E, às vezes, nós até pensamos que somos Deus. Muita gente diz – eu estou em casa, eu não preciso de Deus, assim como vocês precisam. Eu não preciso de estar na igreja. Esta autossuficiência é dramática. E o próprio apóstolo são Paulo disse – olha, não sou mais que quem vive. Eu sou o que sou pela graça de Deus.

Então, quando a pessoa pensa que é Deus e que é capaz de resolver as suas coisas sem os ministérios – apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e mestres – sem esta força e vigor da igreja, se você não reconhece isso, o cansaço te domina. O medo se estabelece, a frustração agita o coração e o fracasso é sempre o fim do caminho.

Como sair disso?  Primeiro, não negue a existência de problemas. Você pode dizer – estou em perfeita vitória. Mas, se você tiver uma doença, não negue isso, nós não negamos a existência de problemas.  Nós temos a fé para contradizer, mas não para negar. Senão a pessoa começa a dar desculpas, a procrastinar, a culpar os outros pela existência de problemas.

Então, para quebrar este ciclo de lutas que você pode ter chegado assim cansado ao final do ano… Não acuse outras pessoas.  Não negue, mas enfrente os problemas. Confronte com os problemas. Sabe, às vezes, Deus permite situações na nossa vida, para que nós busquemos ajuda. Às vezes, é uma crise, a perda de um emprego. E a crise nos faz confrontar situações. Crises, normalmente, são um alarme de Deus – olha, as coisas não estão certas.

Segundo lugar, às vezes, Deus usa situações. Há pessoas que passaram este ano por catástrofes. Catástrofes físicas, emocionais, financeiras, familiares, nas suas relações. Coisas que fizeram grande impacto na vida. Deus usa isso para um novo começo. Os grandes impactos da vida sempre acontecem quando Deus tem algo bem maior pra você. E, sabe, às vezes, você não permite que a coisa aconteça.  Você sabe, o homem colhe o que semeia.

Gálatas 6:5  Porque cada um levará o seu próprio fardo.

Paulo está dizendo – olha, cada um de nós tem um fardo, só que ele não pode ser pesado. Se for pesado demais não existe cristianismo. Jesus disse – o meu fardo é leve, o meu jugo é suave. E eu não posso imaginar alguém que leva o seu fardo sozinho. Você tem de levar o seu fardo, mas você tem a igreja com você. Você leva o seu fardo, mas você tem o seu pastor. Você leva o seu fardo, mas você tem Deus.

Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Para o bem e para o mal. Se eu semeio bem, vou colher bem. Mas se eu semear mal, vou colher mal.

Isto é uma lei de Deus.

Colossenses 3:25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Se eu fizer uma injustiça, eu vou colher uma injustiça. Se eu fizer justiça, eu vou colher justiça.  Deus cobra toda maldade praticada. Então, meu primeiro passo é admitir que não tenho condições de administrar a minha vida sozinho. Não administre a sua vida sozinho, Deus existe pra isto. Ele é o galardoador daqueles que o buscam. Segundo lugar, creia verdadeiramente que Deus existe. Ele tem todo poder, todo interesse, ele se importa comigo e com você.

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Você está aqui, e se você crê que Deus existe, se você busca alguma coisa de Deus, ele vai te galardoar. Não é o pastor da igreja, não é o governo, não é o plano econômico. O galardoador, o recompensador é ele.  Tem gente que diz assim – Deus é o último recurso da minha vida. Amado, ele não pode ser o último recurso da tua vida, ele tem de ser o primeiro.

 

Olha uma estatística – 75% dos brasileiros dizem – eu creio em Deus. 5% dizem – eu sou ateu e não creio em nada. E 20% não sabem o que dizer. E o mundo está cheio de vozes espirituais, cheio de propostas, cheio de religiões, cheio de opções, de santos, de superstições, cheio de milhões de deuses. Só na India, oficialmente, são 330 milhões de deuses.  Mas tudo isso é ZERO. É preciso crer na existência certa, do único Deus certo, Jesus Cristo.

Gálatas 4:8 Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;

Muitos pensam que Buda é Deus, que Maomé é Deus, que Shirvá é Deus, que Gandhi é Deus, que Fátima é Deus, que aparecida é Deus. São deuses, com letra minúscula, que, por natureza, não o são. Então, qual é o Deus que, por natureza, é Deus?  O Senhor, Jesus Cristo. O Único, o Soberano.

1Coríntios 8:5 Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores,

1Coríntios 8:6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Então, veja, diz que há muitos deuses, muitos senhores, muitas vozes. Mas, para nós, o povo de Deus, nós que fomos predestinados em amor e nos convertemos ao Senhor, fomos atraídos por ele, tínhamos o nome no Livro da Vida, para nós, há um só Deus. Não há três, não há trindade, há um só Deus, Pai, que é o Senhor, Jesus Cristo.  Sabe como Daniel chamou este Deus?

Daniel 2:47 Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.

O nosso Deus é o revelador de mistérios, é o Deus dos deuses. Portanto, acima de qualquer nome que se possa invocar, há um nome que é a verdade, Jesus Cristo.

Isaías 44:15 Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.

Isaías 44:16  Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz.

Isaías 44:17  Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus.

Você imagina o que profeta está dizendo? A pessoa pega um pedaço de árvore. Com metade, aquece-se e assa pão e carne.  Com outra metade faz uma imagem de escultura, uma imagem, se ajoelha diante dela e diz – tu és o meu deus. Salva-me!  Livra-me!   Você acha, sinceramente, que isso tem nexo?  O meu Deus… um pedaço de madeira com um rosto?  Ou que seja de gesso, de barro, de ouro, de prata, de cobre, de ferro…

Mas o Deus da Bíblia Sagrada não é deus de homens.

Isaías 44:20 Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?

Veja que terrível, as pessoas confiam numa imagem, numa escultura, num ídolo e não conseguem ver que aquilo é mentira. A não ser que o Espírito Santo ilumine os olhos do coração, e você não tenha medo e diga – eu tiro da minha vida qualquer imagem, qualquer superstição, e vou dizer que o meu Deus só existe um, que é Jesus Cristo. Nós servimos ao Deus Todo Poderoso.

Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

Então, se você quer ver Deus, veja as coisas que foram criadas. Olhe pra você, olhe pro irmão que está ao seu lado, olhe as paisagens da nossa cidade, do nosso estado.  Se você visitar a serra catarinense, não deixe de ver o Morro da Igreja, a serra do Rio do Rastro e, certamente, você vai reconhecer claramente quem fez aquilo tudo. A beleza natural toda quem fez foi Deus.

Salmos 19:1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Olha uma coisa, ouça isto – é loucura não crer em Jesus Cristo.  É loucura!  E vou dizer mais, me desculpe – é irracional, é ilógico não crer em Jesus.  Nós temos que conhecer a verdade a respeito de Deus, e é por isso que existe a verdadeira igreja de Jesus.]

Então, você não veio apenas porque tem alguma necessidade. Você vem à igreja para adorar o Criador, para prestar o seu culto racional, pra lhe oferecer o louvor, a honra, a glória, o império, a força, a majestade. E, em consequência disso, Deus supre todas as necessidades.  Deus honra, Deus cura, Deus se manifesta.

Então, ele existe sim, e ele se importa comigo e com você.  Muita gente tem ideias estranhas a respeito de Deus.  Acham que está dentro de uma garrafa de água, ou de um vidro de óleo, ou de um pacote de sal, ou numa fita, ou numa fogueira. E assim se transformou a igreja de Jesus.  Hoje ela está doente, enferma aí fora, porque mercadejam a palavra, mercadejam com o povo de Deus.

Mercadejam com a dor, a aflição, a angústia das pessoas.

Mas onde está Deus?  Ele é real pra tua vida.  Muitas pessoas tem medo de Deus, porque por causa da lei de Moisés o transformam num pai violento.  Nós precisamos do Deus verdadeiro. E aqui aprendemos a dar glórias somente a ele. Então, você não deve apenas crer que ele existe.

Mas entender o caráter de Deus pra você poder crer e confiar.  Para isso, somente conhecer qual o caráter de Deus – Deus não é homem para mentir, nem filho de homem para se arrepender e não cumprir o que prometeu.

Quando você conhece o caráter Deus, você confia em Deus. Há 2013 anos ele veio em forma humana, na pessoa de Jesus Cristo.  Por isso, mais uns dias e vamos celebrar o natal, e em 2015 celebrar a páscoa – tudo por causa de Jesus.

Colossenses 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Colossenses 1:17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Então, amado, pense nestas verdades sobre o senhor Jesus.  Deus sabe tudo da tua vida. Ele sabe quem teve um ano difícil.  Ele sabe quem está enfrentando adversidades. Ele sabe quem perdeu até a vontade de viver.  Ele conhece tudo.

Salmos 56:8 Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?

Veja, o Senhor recolhe as tuas lágrimas.  Veja até onde Deus chega!  E diz que as inscreve no seu livro.  Amados, Deus sabe o que cada um de nós tem passado. Deus sabe as aflições. Deus sabe o que se passa no teu casamento. Deus sabe o que se passa na luta que alguém está tendo com vícios, com droga, com álcool. Ele é um Pai que se importa conosco.

Salmos 31:7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma.

Você pensa que está desapercebido no meio da multidão?  Deus conhece as angústias da tua alma.

Salmos 31:9 Compadece-te de mim, SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo.

Salmos 31:10 Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.

Salmos 31:13 Pois tenho ouvido a murmuração de muitos, terror por todos os lados; conspirando contra mim, tramam tirar-me a vida.

Sabe, amados, tem filhos de Deus, irmãos nossos que estão vivendo exatamente isto aqui.

Salmos 31:23 Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo.

Quem é o soberbo?  É aquele que diz – eu não preciso de igreja, eu não preciso de Bíblia, eu não preciso ser dizimista, eu não preciso ir à igreja.  Olha, diz que Deus retribui com amplitude o soberbo.  Mas o fiel, diz que ele preserva o fiel.

Salmos 69:1-2 Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge.

Salmos 69:3 Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus.

Salmos 69:7 Pois tenho suportado afrontas por amor de ti, e o rosto se me encobre de vexame.

Salmos 69:20 O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei.

Salmos 69:33 Porque o SENHOR responde aos necessitados e não despreza os seus prisioneiros.

Eu quero que você creia nestas verdades. Ele responde aos necessitados.  E ele não despreza os prisioneiros. Às vezes, a pessoa está presa a um vício, a um mau hábito. Mas Deus não despreza a pessoa porque ela está prisioneira de algo. Ele responde ao necessitado. Ele conhece cada dia escuro que nós vivemos este ano.  Ele conhece cada lágrima derramada. Ele conhece cada garganta seca de tanto chorar. Ele sabe daquelas decisões que te trouxeram dor. Ele te conhece. Deus sabe tudo de nós. E Deus cuida de nós.

Salmos 103:13,14 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

Ele sabe que não somos de aço, somos pó. Deus sabe que nós somos pó e como um pai ele se compadece de nós. Olha, amados, nós vamos superar, e recuperar, e reestruturar porque Deus cuida de nós como um pai cuida dos seus filhos.  Ele é um pai que talvez algum de nós não teve verdadeiramente. Ele é um pai que nos ama com amor eterno. Ele é um pai que nos ama com amor incondicional, porque Deus é amor. Ele é Jesus Cristo, o Senhor. Ele cuida de nós. Ele cuida de mim.

E ele tem poder para mudar qualquer situação.  Ele pode mudar a sua vida hoje, num piscar de olhos. Ele mudar essa situação agora… uau, já mudou!  Ele pode mudar aqueles que tem a sua vida paralisada, estagnada. Ele pode mudar a vida daqueles que deixaram uma porta aberta para o seu passado e agora sofrem com isso.

Lucas 18:27 Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

Portanto, são possíveis para a tua vida, pra minha vida. Ele cuida de nós. Ele é pai. Ele se compadece de nós. Então, os impossíveis são possíveis para Deus. Esta é a verdade definitiva que você precisava ouvir. O Deus que te chamou a este lugar é o Deus dos impossíveis. Glórias a Deus!

Ouça o que vou lhe dizer – aqui nesta família Cristo Vive há pessoas que viveram situações impossíveis, mas foram transformadas. Que tiveram vidas mudadas. Pessoas que tiveram dependências por anos, de vícios de álcool, de drogas, de cigarro, de pecados ocultos. Pessoas com dores, com crises, pobreza, que hoje tem uma vida gloriosa. Você está aqui hoje e já é um grande milagre você estar aqui. E você vai sair dessa concha fechada, dessa solidão, dessa coisa de você se sentir incapaz, inútil, com medo do futuro, sem prazer de vida, você vai sair disso.

Mas não se esconda mais. Porque, quanto mais tempo você se esconder e negar, mais difícil é a recuperação. Deus tem uma nova perspectiva pra tua vida.  Deus quer gerar crescimento, maturidade. E ele quer que você aceite a oferta que ele tem pra tua vida.  Ele tem a resposta. Ele tem a solução.  Paulo disse aos filipenses, talvez uma das mais importantes declarações da graça de Deus.

Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

É Deus. Então ele trabalha na minha vida, ele trabalha na tua vida. Por isso, não precisamos temer nada. Nada mesmo.  Porque é Deus que faz o querer, e é ele que faz o realizar.  Ou seja, é quem dá um jeito, é ele que age soberanamente na nossa vida. Olha, eu sei de pessoas que estavam num profundo tremedal de lama, e que Deus foi lá em baixo, e disse – Tu és meu, eu te amo com amor eterno. Eu ajo soberanamente na tua vida. Então, amado, abra a tua vida para esta realidade.

2Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Deus te deu espírito de poder pra você fazer o que você não consegue fazer. Pra quebrar as barreiras que você não conseguiria quebrar. Ele te deu espírito de amor pra você amar a Deus, amar a sua família, o seu irmão, o seu pastor.  Deus deu moderação, auto controle, foco de vida. Por isso, a minha responsabilidade como pastor é dar uma espiritualidade forte e segura a cada pessoa desta igreja. Então, amado, as coisas só irão bem se Jesus Cristo for a fonte da tua vida. Creia, receba, tome posse. Ele é a fonte a jorrar para a vida eterna.

Isaías 43:2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Às vezes nós pensamos que, quando estamos nas águas, Deus nos deixa. Mas ele diz – eu serei contigo.  Pode ser que alguém aqui esteja quase se afogando no meio dos problemas da vida. É possível passarmos pelas águas?  Sim, é possível.  É possível passarmos pelos rios que tentam afogar a nossa vida?  Sim.  Mas a Bíblia deixa claro que, quando você passar pelo fogo, o fogo não te queimará.  O fogo não pode nos queimar porque o Senhor é um pai que cuida de nós.

Ele recolhe as nossas lágrimas. Diz que ele recolhe.  Isto quer dizer que eu nunca passo desapercebido perante os olhos de Deus.  Cada lágrima, cada garganta seca, cada grito que nós demos em noites de angústia – Senhor, até quando?  Deus nos ama com esse amor.  Olha, cada lágrima foi recolhida nos odres de Deus. As tuas lágrimas foram recolhidas nos odres de Deus.  E diz que a chama não arderá; tem chama, tem rio, tem águas.  Mas, nas águas, o Senhor está contigo. Os rios não vão te submergir. O fogo não vai te queimar. E a chama não vai arder em ti.

Isaías 43:3 Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.

Diz – eu sou o Senhor, teu Deus.  Teu – é íntimo. Teu Deus. Ele te pertence, você pertence a ele. Ele te resgatou, ele fez a obra por ti, é o Senhor, teu Deus. Nós temos um Deus que nos ama com amor eterno. Com amor eterno….

– Bispo, mas Deus não sabe que eu sou fraco, frágil, pó?  Claro que sabe. Você e eu somos pó. Mas ele nos criou e ele nos quis.  E você acha que ele iria criar um filho dele para não o amar? Você acha que Deus criou um filho para um encosto chegar à vida dele? Ele não nos criou para nos abandonar, nos deixar ao léu, para deixar o vento nos levar. Ele não diz – deixa a vida te levar, meu filho.  Não, ele te carrega nos braços.

Eu sou o Senhor teu Deus. O Espírito está dizendo algo importante agora à tua vida – eu sou o Senhor, teu Deus. Íntimo, imagem e semelhança. Então, todas as feridas que aconteceram este ano na nossa vida estão cicatrizadas hoje, agora.  Ligamos aqui na terra, está ligado nos céus. Estão cicatrizadas.  Você tem de sair daqui leve, porque o fardo de Jesus é leve, o jugo dele é suave. E a nossa firmeza está na palavra de Deus.

Ele disse – eu sou o Senhor, teu Deus.  Cada lágrima foi recolhida nos odres de Deus. Que ele te honre a partir de agora, já, neste momento, e que a glória de Deus se manifeste na tua vida.  Porque ele e só ele é o Senhor, teu Deus.

 

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário