Casa Sobre a Rocha – Recompensas de Deus, Galardão do Justo

galardão do justo, recompensa de DeusHoje vamos ver como Deus aprecia quem diz – Eis-me Aqui, usa-me como instrumento da tua glória!

2Samuel 2:6 Agora, pois, o SENHOR use convosco de misericórdia e fidelidade; eu vos recompensarei este bem que fizestes.

 

Deus nos chamou para sermos parte da sua igreja que está estabelecida sobre a face da terra.

Mas Deus nos chamou para uma missão específica. E eu peço ao Espírito Santo que Deus revele quais os propósitos que ele tem na sua vida pessoal, para que você possa observar e seguir o rumo da tua peregrinação dentro destes propósitos de Deus. Temos de pensar assim – não é o que nós queremos, mas o que Deus nos chamou a sermos nesta terra.

Por isso, eu quero dizer a cada um aqui – Esforça-te, amado, para seres o melhor nos planos de Deus, nas metas, nos propósitos. Porque você já é um abençoado, pois a Bíblia diz – os da fé são abençoados com o crente Abraão.  Mas nós temos um chamado nos planos de Deus para sermos uma bênção. Deus disse a Abraão – eu te abençoarei e te multiplicarei, sê tu uma bênção. Deus nos chamou e, por isso, nos qualificou. E, quando ele qualifica alguém é para que essa pessoa veja coisas que jamais veria na carne.

Então temos que ter metas, sonhos, propósitos. Isto é viver a vida da fé, e isto é a coisa mais importante que Deus tem pra nossa vida. Eu posso dizer – hoje eu poderia ser um grande missionário católico, talvez um grande bispo, ou cardeal na igreja romana. Isso, se eu não fosse o que Deus havia determinado para ser, um pastor e bispo evangélico. Então, comece a sua vida com uma semente de tempo. É importante quando você diz – vou dar a minha semente de tempo pra Deus – vou à reunião de oração, vou ao culto de domingo, vou orar todos os dias (pelo menos 30 minutos), vou ler a palavra todos os dias, vou fazer evangelismo.  Isto é uma semente de tempo para Deus.

Você vai ver o quanto você vai crescer na seara do Senhor. Porque, quanto mais você ouve a palavra, mais a fé vai tomando dimensão dentro de você. E a fé é que nos dá grandes conquistas. A fé nos ensina a ser destemidos. E quando você faz assim, a dúvida e a incredulidade caem por terra. Você começa a usar a fé da palavra, você vai crescendo na graça e no conhecimento de Deus e vai vendo que a vida da fé tem recompensas muito grandes.

Isaías 40:10 Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa.

Amados, quando você é fiel, Deus te recompensa.

Isaías 62:11 Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão.

Galardão significa recompensa. Amado, se você coloca sua vida ao serviço de Deus, se você dá uma palavra, se você dá uma Bíblia, se você faz uma oração. Tudo o que você fizer, que seja dar um copo de água pra alguém, tem recompensa de Deus. 

Mateus 10:41 Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. 

Mateus 10:42  E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Amado, um copo de água tem recompensa de Deus. Um abraço tem recompensa. Um sorriso, um aperto de mão, uma palavra boa, tudo isso tem recompensa de Deus. Vir ao culto tem recompensa. Semear um dízimo, uma oferta tem recompensa. Você acha que Deus ia tirar alguma coisa do teu bolso sem que ele multiplicasse por razões bíblicas?

1Coríntios 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.

Amados, eu amo este local que o Senhor nos deu para cultuá-lo, para adorá-lo aqui.  Este lugar é casa de Deus. E eu quero muito que cada um de vocês, amados, ame muito este lugar. Não é só vir aqui ao culto, eu quero que você ame este lugar. Quando estamos aqui estamos nos átrios da casa do Pai. Isso tem grande galardão.  

2João 1:8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.

Apocalipse 22:12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Por isso, ensinamos a igreja que existem obras da lei e existem boas obras. Boas obras que Deus preparou de antemão para que andássemos nelas. Toda obra feita na casa do Senhor ou no reino tem galardão. Veja, um copo de água tem galardão. Você fazer uma oração por alguém, Deus te recompensa. Você abençoar a obra do Senhor no rádio e na TV tem uma recompensa tremenda de Deus. Quero dizer aos nossos amados diáconos, aos do ministério de louvor, amados, vocês tem de amar este lugar. Aqui é hospital, é escola, é lugar de transformação. É lugar de galardão.

Então, Deus está chamando nossa atenção sobre esta disponibilidade de sermos os cumpridores dos planos e propósitos que ele tem com cada um de nós. Não importa a nossa idade, cultura, conhecimento, sabedoria, se você é formado ou não, se você tem muitos bens ou não, se você é rico ou não, não podemos ignorar este chamado. Temos que ser testemunhas de Jesus, temos um chamado a vida de missionário.  Cada um de nós tem um chamado a ser um missionário por onde passar.

Não importa onde você esteja, não importa a distancia da igreja em que esteja, você é um missionário. Você é testemunha de Jesus, onde quer que você esteja. Você sabe que Deus te chamou, se predestinou, te separou, te glorificou, não para você ficar aí em frente à televisão, ou somente dentro da igreja. O mundo precisa de Jesus. Então o Senhor Deus nos deu dons, ele planejou tudo da nossa vida. Você sabe que Deus planejou até o meu nome, o teu nome?  Deus tem um plano até com o nosso nome. Então, se Deus planejou tudo, nós não podemos negligenciar.  

Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Quando Deus te chamou ele sabia que você viria para uma igreja sábia, inteligente, de ensino, de revelação e ele quer que você cumpra os propósitos para os quais ele te chamou. 

1Coríntios 12:4-5 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 

1Coríntios 12:6-7  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.

A nossa vida tem um fim proveitoso. Nós não estamos aqui de passagem, pra trabalhar, ganhar o pão de cada dia, formar uma família, depois envelhecer, se aposentar pra chegar um dia e morrer.  Não, há coisas grandiosas pra acontecer.

Efésios 4:18-19 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Olha como a sociedade vive.

Efésios 4:20-21  Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,

A sociedade está aí quebrada, a política sem crédito perante o povo, o governo quebrado e sem rumo. Então Deus diz – você de fato tem ouvido, foi instruído segundo a verdade. Olha, amados, eu falo com temor e tremor, mas eu dou graças a Deus porque, neste ministério, não se mercadeja a palavra. Neste ministério não se brinda com a fé das pessoas. Neste ministério não se profana o sangue da aliança, nem se ultraja o Espírito da graça.

Eu já falei a muitos daqui – olha, se a gente anunciasse assim: – Sexta feira, grande noite de libertação e sessão de descarrego. Venha fechar o seu corpo e se livre do tranca-rua, do sete catacumba, da pomba gira… Olha, ia dar problema de trânsito na Itoupava Norte e arredores. Só que ninguém seria salvo.  Venha aqui terça feira pra beber a água dos elementos que cura qualquer doença. Isso é mentira, não salva e quem morrer com essa água vai pro inferno. Mas aqui eu estou dando a garantia da sua salvação.  Que é da parte de Deus. A garantia é dele.

Estou lhe dando a verdade e a verdade liberta. Então, como está o teu coração para a disponibilidade de cumprir os propósitos de Deus na sua vida? Você sabe, é o coração que determina tudo na nossa vida.

Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

Então, se o teu coração está cheio de amor, se você ama o Senhor, se você é fiel, se está dentro dos propósitos de Deus, é disso que a tua boca vai falar. A boca fala do que o coração está cheio. E você sabe, a boca pode falar vida ou morte. Mas, quando você é fiel, quando você é ensinado segundo Cristo, você ouve as verdades e pratica. Você tem tudo para cumprir os propósitos de Deus na tua vida. A boca fala do que o coração está cheio.  

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Sabe, muitas pessoas dizem – eu não estudei muito. Eu não tenho formação humana, não sou letrado. O nosso apóstolo conta que sua mãe na fé, a bispa Henriqueta, de Portugal, ela não tem o primeiro ano primário. Mas foi ela que ensinou o apóstolo sobre salvação, sobre Jesus, sobre Deus, vida eterna, ele aprendeu tudo com ela no começo da sua vida evangélica. Então não é a educação secular.

Êxodo 31:3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,

Amado, você não precisa ser PHd, THd, você não precisa ter uma grande educação secular. Porque quem enche é o Espírito de Deus, quem dá habilidade, inteligência e conhecimento é o Senhor. Amados, esta igreja é puro Deus. Aqui é Deus quem dá a capacidade e a inteligência pra testemunhar.

E o nosso testemunho tem que contar a nossa experiência com Deus:  como era a nossa vida antes de Jesus, o que aconteceu naquele dia da tua conversão, como é você agora, como marido, como esposa, como empresário, como empregado, como dona de casa, como avô, como avó, como alguém que tem Jesus como Senhor e Salvador. O que aconteceu que te fez ser agora uma pessoa assim tão importante para Deus, um vaso de honra.

Romanos 9:20,21 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

O mundo está cheia do espírito de Caim, vasos de desonra.  Nós precisamos do espírito de Abel, de vasos de honra. Pessoas que saibam que Deus as criou e determinou. Não é assim – o dia em que eu me formar… o dia que eu me casar… o dia que eu me aposentar… aí sim vou servir ao Senhor. Vai nunca.  Amados, o dia é hoje. O nosso Deus não é Deus do amanhã apenas, Ele é Deus de hoje.

Então, amados, não estamos aqui falando de utopia, mas de uma determinação de Deus. Por isso, acho que é muito importante revisarmos uma parábola, talvez a mais importante da Bíblia, a parábola dos talentos. Porque tem gente aqui cheia de dons, de inteligência, de conhecimento, de capacidades, de habilidades, mas está trancada com uma ostra na casca.

Tem gente, amados, que enterra os seus talentos para não os perder. Já mostrei que vale a pena, que tem recompensa, tem galardão. Tudo o que você faz pra Deus, ele te recompensa já aqui na terra, não é lá na eternidade. É agora, é hoje. Então, vamos à parábola dos talentos.  

Mateus 25:14-15 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

Primeiro, você tem de aprender que este senhor aqui é Deus. Estes servos somos nós. E estes talentos tem a ver com talentos, com dinheiro, com habilidades, com dons, com inteligência, com capacidades. O que você precisa entender é que Deus, a todos, a todos os crentes em Jesus, Deus deu dons, capacitações para que nós contribuamos para o reino. Então diz que Deus chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. E não venha me dizer – mas eu não tenho talento pra cantar, pra louvar, pra tocar.

Amado, Deus te deu talentos segundo a tua própria capacidade. Pode ser que você tenha talento para empreendedorismo, para ser empresário, para ser vendedor, para ser profissional liberal. E no teu trabalho você pode ser um grande missionário. Tem gente que tem o dom de ajudar pessoas, o dom de socorro, de ajudar, de abençoar, dar apoio.  Um dom tremendo. Veja, Deus não exige que todos nós sejamos Apóstolos.  Mas ele dá a cada um dons segundo a sua própria capacidade, porque o reino precisa de diversos tipos de pessoas.

E Deus sabe quem eu sou, quem você é, Deus conhece a mente, o coração, as estruturas. A uns ele dá 5, a outros, 2 e, a outros 1. E por que ele faz assim? Ele é que sabe. Eu não sei dizer por que ele faz assim, mas ele diz que é conforme a própria capacidade de cada um. Agora, todos recebemos. Mas diz o instituto George Barns que, 95% dos crentes do mundo escondem os dons e os talentos. Isto se chama descaso com Deus. Não podemos esconder talentos.

O que Deus te deu é para você usar na obra dele. Se você dança tem que dançar. Se você louva tem que louvar. Se você fala tem que falar. Se você ajuda tem que ajudar. Mas não pode enterrar os dons. Aquilo que o Senhor te deu foi segundo a tua própria capacidade para você usar no reino, pra você usar onde você trabalha, por onde você anda, com as pessoas com quem você tem contato. Use as capacidades, as habilidades que o Senhor te deu. E acredite no Deus que você serve. Tem crise no país, mas o Deus que você serve não está sujeito a crises, nem a planos econômicos do governo humano. A nossa prosperidade vem da Bíblia.

Mateus 25:16-17 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.

Tem gente que diz – Senhor, eis-me aqui. O que tu queres que eu faça, vou fazer. Tu me deste cinco talentos, eu vou reproduzir mais cinco. Olha, é isso que estamos pedindo à igreja. Que até o final do ano cada um se reproduza em cinco.

Mateus 25:18-19  Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

Aqui está o problema da igreja de Jesus. Amado, não esconda o talento que Deus te deu, porque ele não é teu, pertence ao Senhor. É para você usar na sua vida e reproduzir outro tanto. Porque o Senhor vai voltar e vai ajustar contas com seus servos que somos nós.

Mateus 25:20  Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.

Cinco almas que ganhei.

Mateus 25:21  Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Está vendo a recompensa? A recompensa de Deus é tremenda: foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. A recompensa de Deus é tremenda – boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. Deus diz que dá cem vezes mais de pai, de mãe, de campos, de irmãos, de terra – a recompensa de Deus é tremenda.

Mateus 25:22-23 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Veja que Deus não faz distinção do que recebeu cinco talentos e do que recebeu dois. Para ambos ele diz a mesma coisa – foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor. Mas agora, aqui está o drama da igreja de Jesus.

Mateus 25:24-25  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

Receoso, covarde, cabeça dura… o Senhor me chamou para dançar na igreja… eu não! O Senhor me chamou pra falar de Jesus…. eu não.  O Senhor me deu uma voz boa pra cantar na igreja…. eu não! O Senhor me chamou pra orar e interceder, eu não vou fazer isso, eu quero é dormir. O Senhor me chamou pra visitar hospital… eu quero mais é que morram…. Está aqui o teu dom, Senhor.  Sabe o que o Senhor vai responder?

Mateus 25:26  Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

Mateus 25:27-28  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

Quanta gente por aí nos vícios da vida, na sarjeta, na solidão, nas drogas, na prostituição, nas doenças, na falta de conhecimento, nos vales da vida, nas situações mais degradantes para o ser humano…. e quanto crente em Jesus Cristo passando ao lado, ou é alguém da sua família, ou do seu relacionamento, ou é colega de trabalho, e que nunca recebeu uma palavra de consolo, de direção, de conforto, de ânimo para viver, de encorajamento, uma palavra bíblica.

Mateus 25:29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

Veja uma coisa importante – se você não usa os talentos que Deus te deu para o serviço do reino, para a manifestação de Deus nas vidas que precisam conhecê-lo, se você enterra os talentos, Deus tira de você e dá a quem tem e usa e essa pessoa vaia ter cada vez mais, terá em abundância.

Mateus 25:30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Nós não somos servos inúteis. Nós não fomos feitos para a inutilidade, para sermos servos maus e negligentes. Fomos feitos para sermos uteis às pessoas que precisam ouvir uma palavra de salvação.

Mateus 25:31-32 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 

Mateus 25:33-34  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. 

Mateus 25:35-36  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 

Mateus 25:37-39  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? 

Mateus 25:40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Mateus 25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

O nosso chamado é para sermos testemunhas, para servos bons e fiéis. Você não pode esconder o seu talento. Se você tem um talento, coloque a disposição do reino e da propagação da palavra da graça de Deus. – Bispo, olha, eu até poderia fazer isso, mas sabe, vou deixar pros mais novos, vou deixar pra quem sabe mais do que eu, pra quem é melhor que eu…. acho que não é a hora agora…

Amado, não diga isso, não faça isso. Aquilo que Deus te deu é melhor do que tudo. É dom dele, não é teu, e ele vai ajustar contas contigo, quando ele vier. Você tem de usar esse dom, esse talento para servir ao Senhor nesta terra. A hora é agora, é hoje, não deixe pra depois, não se acovarde, não fique achando que tem outra pessoa melhor que você para fazer isso no teu lugar. Deus não usa substitutos. Nós não podemos esconder os nossos talentos, as nossas oportunidades, porque quem não aumenta na obra de Deus, diminui.

Olha, qualquer atitude, qualquer gesto, qualquer disponibilidade da minha vida não é para homens que você está servindo. É para Deus. – Mas tem gente encostada que não está fazendo nada… Não se junte com essa gente encostada. Tem muita gente na obra de Deus encostada mesmo, 95% diz a pesquisa. Não faça isso. Eu teria vergonha de receber do altar algo tão precioso, e porque o outro não faz eu também não vou fazer.

Quer dizer o seguinte: Quando você distribui um folheto, você está servindo a Deus. Quando você dá um apoio a um irmão, você está servindo a Deus. Quando você dá o seu testemunho, você está servindo a Deus. Quando você fala de Jesus para uma pessoa, você está servindo a Deus. Quando você dá um copo de água para alguém, você está servindo a Deus. Quando você ajuda uma senhora de idade a atravessar a rua, você está servindo a Deus. Quando você faz algo assim, você está servindo indiretamente às pessoas, e diretamente a Deus.

Então, amados, por amor a Jesus, por sua graça bendita, dê o seu testemunho, seja um embaixador do reino, fale de Jesus. Grite para este mundo: – Reconciliai-vos com Deus. Você foi criado para ser uma luz forte, uma candeia e a Bíblia diz – não se põe candeia debaixo da mesa. É para colocar em cima da montanha para iluminar toda a cidade.

Eu quero encorajar cada um de vocês aqui, cada família, cada lar. Não temas, você é servo bom e fiel, você é um servo útil ao reino. Você está num ministério que respeita você. Aqui você não encontra um apóstolo, ou bispo, ou um pastor mercantilista. Aqui você encontra bispos, pastores que amam as ovelhas de Jesus, que trazem a verdade da graça de Deus em todos os cultos.

Amados, tem gente que vem de longe. E que, perto da sua casa, tem outras igrejas, mas vem aqui. Olha a dona Úrsula e família. Vem lá do interior de Benedito Novo, porque esta é a igreja dela. O Hilário e a esposa vêm lá de Pomerode.  O Claudinei e a esposa vêm lá de Itajaí.  Porque dizem – esta é a minha igreja. Olha, não importa de onde você vem ou onde você está, você é semente de Deus, onde você estiver, você tem de reproduzir Cristo.

Olha, pra terminar, há muitos anos que Deus espera, neste país, um povo fervoroso, que onde chega, chegou Jesus. Por onde você passar, Deus passará. E com quem você cruzar, coloque seus dons para agir, e você vai ver as coisas de Deus acontecerem. Uma oração, um testemunho, uma palavra, um abraço, um beijo, uma mão na cabeça, amado, você nem imagina o que isso pode causar numa vida. Há um nome que está sobre todo nome – o nome de Jesus, o nosso Deus, o Único Deus verdadeiro. Honre-o e você será honrado por ele.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário