Casa Sobre a Rocha – Pacificador, Tira a Trave do Teu Olho

vês o argueiro no olho do teu irmãoEstamos tratando deste assunto tão importante para a vida da igreja. Assunto que não é tratado normalmente nas igrejas. E que só agora foi pregado em nosso ministério. Alguns ministerios estão sendo ainda treinados, no Brasil, por uma entidade americana, os Pace Makers.

Graças a Deus, já começamos a dar os primeiros passos para sermos pacificadores, fazedores de paz. E sermos isso não somente na igreja, mas em nossa casa, nossa família, nosso bairro, nossa cidade, nossa nação. Então diz a palavra base para esta mensagem em…

Mateus 7:1-3 Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 

Mateus 7:4-5 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Nosso apóstolo foi inspirado por Deus para começarmos a criar uma cultura de paz.  É tremendamente importante nós levantarmos esta bandeira do pacificador, porque, durante a nossa vida, enfrentamos quase que diariamente situações difíceis, conflitantes, discordantes. Ser um pacificador é uma missão de Deus. Por isso é que Jesus disse que só é feliz quem é pacificador. Ser pacificador é imperioso, porque a nossa sociedade é cheia de conflitos, de demandas.

E se eu falo da sociedade de forma ampla, vamos pensar na célula mater que é a família. Claro que existem conflitos dentro das famílias, nos bairros, no sindicato, no clube, existem conflitos na igreja. Por isso, precisamos ser pacificadores, porque Deus não quer o seu povo vivendo debaixo de conflitos. O evangelho faz uma obra tal na nossa vida, que nos ensina a vivermos, não como agentes de conflito, mas como agentes de paz.

Amados, todos nós, eu acredito, que já sentimos na própria carne o que é uma difamação.  Todos acredito que tenhamos sentido situações pelas costas, pessoas que criam fatos para manchar a vida, que criam situações para macular a credibilidade. E tudo isso faz parte de um contexto moral e espiritual.  Quantas tensões, discussões, divisões, injustiças são feitas por causa de um caluniador e que geram tantas dores no coração das pessoas.

A igreja de Jesus não pode ter o mesmo comportamento do mundo. O ímpio tem o conflito no seu DNA, porque isto é parte do pecado. Mas nós temos, no nosso DNA, o Senhor Jesus Cristo, que é o príncipe da paz. E grande foi a grande obra que Deus fez na nossa vida, porque viemos do mundo, trouxemos uma bagagem cada um com seu testemunho, com sua historia de sofrimentos, de erros e acertos.

E agora, na igreja, quando estudamos a palavra, quando entendemos os ensinamentos dados com sabedoria divina, a nossa vida é, de tal maneira, transformada que há uma regeneração. Por isso é que Paulo disse – quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.

E tem gente que, por viver de conflito em conflito, muitas vezes cria uma muralha em volta do coração. Há gente que vive em constantes conflitos consigo mesmo e com os outros. Ouça – eu não gosto de conflitos, eu não me animo com conflitos, porque me tiram a paz.

Então eu preciso ensinar aqui hoje, porque há pessoas que criaram muralhas de proteção.  Já sofreram tanto.  Olha, quanta gente há que não suportam a tua felicidade. Quantas pessoas não suportam quando você começa a brilhar na vida, quando um empresário começa a prosperar, quando um pastor começa a subir os degraus de Deus.  Tem gente que não suporta um sorriso teu, a tua felicidade. Tem gente que não suporta o sucesso de outra pessoa. E geram conflitos.

1João 3:15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.

Olha, o ódio é a pior das heresias que existe. Você vê nos jornais – filho matou a mãe, mãe abandona filho no latão de lixo. Marido esfaqueia sua esposa até a morte. Ódio é a pior das heresias.  Quando alguém reflete ódio, imagine como deve ser a alma dessa pessoa. E uma pessoa que odeia é capaz de fazer coisas incalculáveis, por isso a Bíblia diz que é assassino. E assassino não tem vida eterna, por isso não pode jamais passar pela nossa vida.

Olha, você pode até se irar – irai-vos, mas não pequeis; não deixe o sol se por sobre a sua ira.  Não deixe conflitos para serem resolvidos no dia seguinte. Quantos casais vão se deitar na mesma cama, não se falam, viram o bumbum um pro outro, no dia seguinte não se cumprimentam. Isso tudo não pode existir na vida de um cristão.  Deus nos livre que haver alguém aqui entre nós com ódio. Porque quem odeia é assassino e não tem vida eterna.

João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Veja só o confronto destas duas palavras. De um lado, o que odeia; de outro lado, o que tem amor para com os outros. Onde há amor não há ódio. Mas dizem aí pelo mundo que amor e ódio andam juntos. Amado, isso é mentira.  Ou ama, ou odeia; ou é filho de Deus, ou é assassino, filho do diabo.

Tem gente que diz – Amor e ódio andam juntos porque tem gente que mata por amor…. Mentira! Ninguém mata por amor, porque diz que quem assassina é porque odeia, e não porque ama. A diferença do filho de Deus é porque ele ama. Amados, temos de nos amar uns aos outros. O amor é a presença de Deus. Onde há amor, Deus está, onde há paz, Deus está. Se não houver, Deus não está. Tem muita gente que se agarra à ira para se vingar, por coisas que lhe fizeram, e isso precisa ser trabalhado, o que se chama ressentimento.

Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

Veja, Deus manda seguir a paz com todos.  E a santificação, agiasmos, quer dizer, não seguir o padrão do mundo. E essa santificação não tem nada a ver com cabelo, unha, penteado, roupa. É lá dentro, é uma atitude, é onde Cristo está, e onde ele está tem paz, tem santificação.

Quando você vê uma pessoa cheia de problemas, é porque ela não tem paz, nem com ela, nem com Deus, e nem com o próximo, não tem agiasmos, não rompeu ainda com o mundo, não tem vida espiritual profunda e, por isso, não vê Deus agir.  E a igreja, que é um hospital espiritual, e das emoções está aqui para dar à pessoa condições de aprender a seguir a paz e a santificação e, assim, ver Deus agir.

Hebreus 12:15  atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;

Por isso é que ninguém pode se separar da graça de Deus, porque isso é faltoso. E essa pessoa, se ela deixar brotar alguma raiz de amargura, isso é como veneno, ela vai ficar perturbada e vai contaminar muita gente.  Meu coração não pode deixar crescer raiz de amargura, porque vou contaminar minha esposa, meus filhos e até a igreja. Muita gente é contaminada por pessoas que não suportam a felicidade dos outros, o sucesso. E começam a deixar Deus de lado, ficam conspirando contra a obra do Senhor, e falam mal, porque a pessoa deixou uma planta venenosa de amargura brotar no coração.

Não deixe isso acontecer, você é muito precioso pra Deus.  Deus te predestinou, te separou, te trouxe pra igreja. Se você notar qualquer sentimento de amargura no coração, corte! Saiba que nosso exemplo tem de ser de humildade, de fraternidade, de perdão. Porque a falta de perdão chega a adoecer as pessoas. Se você não perdoa você fica doentíssimo da alma. O perdão é o segredo da cura total.

Amados, ódio, amargura, falta de perdão são bumerangues.  Sabe, o bumerangue a pessoa lança pra longe e ele volta para a pessoa. Então, não vale a pena guardar no coração essas sementes venenosas e perturbadoras que brotam e contaminam tanta gente.

Você sabe, quando alguém sai de uma igreja, a pessoa não quer sair sozinha, ela quer arrastar outros com ela, porque quer que o seu erro seja seguido e assim ela nãose sente culpada. Mas isso não vem de Deus, ó obvio. Sabe, há pessoas que vão ao psicólogo, ao psiquiatra e lá, depois de muitas sessões, elas conseguem tirar lá de dentro do coração coisas que estão perturbando há 10 anos, 25 anos, a vida inteira.  E o medico diz – agora, você vai tomar calmante e energizante – mas, na realidade, a pessoa tinha é que tomar juízo, ou vergonha na cara.

Olha, estou aqui para te encorajar, eu quero ver você brilhar. Eu vou ficar feliz, vendo você brilhar na vida. E te digo – ame sua esposa, ame seu marido. Santifique seu casamento, seus filhos precisam de você, sua mãe, seu pai, se ainda vivem, eles precisam de você.  Libere perdão para quem precisa de perdão.

Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

Não pense que os seus problemas são por causa do seu marido, da sua esposa, do seu patrão, da presidente, ou do seu irmão. Temos de aprender a não apontar erros uns dos outros. Muitas pessoas julgam, apontam, porque, na realidade, estão escondendo seus erros, suas inseguranças, seus ciúmes, aquilo que não sabem administrar, que são os conflitos.

Nós aprendemos aqui, pela Bíblia Sagrada, que um lugar, onde não deveria haver conflitos, é entre marido e mulher.  Quarto não é lugar de guerra. Você sabe que há casais que, por causa de uma pasta de dentes, terminam na delegacia. Uma coisa importante, amados casais e os que vão se casar – tua mulher não é tua empregada, e teu marido não é teu empregado. Mulher é mulher e marido é marido.

Tem marido que não suporta achar um pelinho no chão do banheiro. Isso não pode se transformar em conflito. É por isso que a Bíblia diz – não julgue. Os conflitos entre casais são assim – quando um não quer, dois não brigam.

– Mas o senhor não conhece a minha mulher….

– Eu não conheço mas Deus conhece, irmão… ainda bem que Deus conhece vocês dois.

Mateus 7:5 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Olhe primeiro pra você. E, se você já chegou ou passou dos 60 como eu, você tem muito mais passado do que futuro. E, se nesse resto da sua vida, você quiser ficar na briga, você está desperdiçando a vida. Não julgue, porque senão os outros vão te julgar também.

1 Coríntios 11:30-32 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.  Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Antes de eu ver um cisco no teu olho, eu tenho de ver a trave que tem no meu olho. Às vezes, Deus disciplina um marido, uma esposa, que insiste num conflito diário com seu cônjuge. Sabe, é fácil alimentar um conflito. Basta dizer – eu não concordo com você. Pronto!

E é por isso que a nossa sociedade é conflituosa. A cada 2 brasileiros, 1 tem uma causa judicial. Mas nós somos de Deus, somos a luz para o mundo, o sal da terra. Mas você não pode ser sal dentro do saleiro, dentro da igreja. O sal vai dar sabor à vida das pessoas lá fora. Se o sal ficar dentro do saleiro ele se estraga e só serve para ser pisado. O teu marido precisa de ti, a tua mulher precisa de ti.

– Bispo, mas ele tem umas coisas… ela tem umas coisas… Amado, todos nós temos umas coisas…

E se não tivéssemos umas coisas seriamos insetos, porque insetos não tem umas coisas.

– Eu não concordo com umas coisas que ela diz… Ela também não concorda com umas coisas que você diz.  Olha, se você quiser, você vai ser a pessoa mais feliz deste mundo. Mas, se não quiser, você vai ser a pessoa mais infeliz deste mundo. Estou te avisando, heim!

Há pessoas que são profetas do ódio e da discórdia. Tinha uma irmã lá na sede que era conhecida como – apocalipse now. Tudo pra ela tinha que ser apocalíptico. E era uma profeta, imagine as profecias. Tudo era o fim do mundo e o fim do mundo chegou ao fim do mundo. Então, amados, não julguem.

Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque, quando eu julgo, eu digo que o problema não está em mim, está em você. Por isso é que Jesus disse – tira a trave primeiro. Julgar é tentar esconder imperfeições. Um sentimento que mostra isso se chama ciúme. O ciúme não é mais nem menos do que julgar o outro. Tem mulher que não quer que o marido não olhe nem para a esquerda, nem para a direita, senão…

Aí, um dia ele quase sofre um acidente com o carro e ainda diz – eu não olhei pra esquerda, e quase bati, mas é bíblico…  Não tenha ciúme, ciúme é a podridão dos ossos, é uma insegurança escondida. Ciúme é pré julgamento. Leva as pessoas a matarem.

Mateus 12:36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;

Até palavras frívolas, palavras fúteis, vãs, ocas, sem valor, Deus não quer.

Mateus 7:2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

O critério que eu uso será usado para mim. Se eu meço mal, você me mede mal também.

Marcos 4:24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.

Isso é terrível. Porque, às vezes, eu falo de uma situação, faço uma fofoca, e quando vem o bumerangue, o retorno é muito maior. 

Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Então, se você semeia bondade, você vai colher bondade. Se você censura, você colhe censura. Se você é generoso, você vai colher generosidade. Se você é mesquinho, vai colher mesquinhez. Se você faz boas obras, colhe o favor de Deus. Se você está em pecado, colhe o julgamento de Deus.

Mateus 7:3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

Como é que eu consigo ver que aquele irmão não presta, se eu acho que só eu presto? Então, o que é essa trave? Trave são preconceitos. Se eu começar a ter preconceitos, vou ter pessoas preconceituosas a meu respeito. E o que é o argueiro? É um cisco, uma falha pequena. Ás vezes a pessoa consegue ver uma falhazinha no outro e não consegue que tem falhas graves. Amados, só Deus é juiz e só a Ele cabe o julgamento.

Mateus 7:4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

É muito fácil eu apontar e me esqueço que, quando eu aponto, eu tenho 4 dedos contra mim. Sabe o que a Bíblia diz? Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?   Se eu quiser levar a vida a ferro e fogo, eu não consigo viver.

Mateus 7:5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Então, há pessoas que nunca reconhecem seus erros. Fingem que são justos. Olha, num conflito entre marido e mulher, basta um dos dois dizer – perdoa-me! Se eu não reconheço meus erros, mas sempre vejo os erros dos outros, a Bíblia diz que sou – Hipócrita. Hipócrita é alguém que usa uma máscara.  Uma pessoa assim não pode ser pacificador.

Mas nós temos um chamado santo. E não podemos botar máscara, e tirar máscara. Isso é hipocrisia. A Bíblia diz – tira primeiro a trave do teu olho. Quer dizer, primeiro vê se você também não tem erro ou defeito, e então você vai entender onde o teu irmão está errando. O hipócrita é a pessoa que não reconhece seus erros, seus pecados e age erradamente. O hipócrita sofre uma doença nos olhos da alma.  Porque o bom julgador julga os outros por si mesmo. O mau julgador vê o cisco no olho do outro, mas não vê a viga, o barrote no seu olho.

– Bispo, a errada é a minha mulher…  o errado é o meu marido.

Não pode ser assim. Primeiro, veja os erros que você comete e, depois que você corrige, você vai poder entender os erros do teu irmão. Então, é importante entendermos muito bem este assunto, porque você pode perguntar depois destas mensagens todas sobre pacificação – vale a pena ser um pacificador?

– Bispo, minha casa é um inferno, meu trabalho nem quero falar…  Amados, vale a pena, sim, ser um pacificador.  Olha o que diz em…

Provérbios 19:11 A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.

Perdoar é glória.  Não é ser frouxo, porque tem gente que acha que perdoar é ser frouxo. Perdoar é bíblico, é espiritual. Deus nos ensina a solucionar conflitos, a corrigir com amor, com brandura.  Agora, quando uma pessoa é arguida e ela não aceita que tem erro, normalmente, ela põe a culpa nos outros. Em vez da pessoa dizer – eu errei, estava perturbado, falei o que não devia, me perdoa… Isso deve acontecer entre marido e mulher, entre filhos e pais, entre irmãos.

Amados, eu não tenho nenhum constrangimento em pedir perdão à minha esposa, aos meus filhos, a quem quer que seja, se eu errei com a pessoa.  Perdão tem que ser parte do caráter e da personalidade do cristão. Tanto perdoar como pedir perdão. Então, qual a posição recomendada em relação a ofensas? Pra você não sofrer, nem eu sofrer, vamos ignorar ofensas pequenas.

Provérbios 12:16 A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta.

Pisou no meu calo! Pronto, já se sabe quem é o insensato. 

Provérbios 15:18 O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.

O iracundo gosta de briga, gosta de falar mal, gosta de levantar problemas dos outros. O longânime é o pacificador.

Provérbios 20:3 Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas.

O insensato gosta de uma rixa, de uma briga. Olha, tem gente que gosta. 

Provérbios 17:14 Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.

Desiste antes que comece uma briga. Olha, tem briga por causa de transito, por causa de vaga de garagem, por causa de fila. Você vê, por causa de uma ninharia, se começa uma briga.

Provérbios 26:17 Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa.

Não se meta em questões alheias, amado. Veja, é como pegar um cachorro pelas orelhas, você vai ser mordido. Por exemplo, entre marido e mulher não me bota a colher.

Provérbios 10:12 O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.

O amor cobre tudo. 

Provérbios 17:9 O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.

Quantos amigos já deixaram de ser teus amigos, porque alguém disse… eu sei de uma coisa desse teu amigo… você sabia que ele?… Então, em primeiro lugar, ignore as ofensas pequenas.

Segundo lugar, considere os custos de um conflito. Conflitos não resolvidos são muito caros, especialmente para a saúde, para a energia, para o dinheiro. Então considere os custos. O custo de uma briga entre empresários vai longe. O custo de uma briga entre marido e mulher é terrível, os advogados é que ganham, e os dois é que perdem. Por isso, estamos oferecendo a ajuda da igreja, para resolver conflitos, porque a jurisdição é da igreja e não do tribunal. Você pode dizer – mas eu tenho direitos. Sim, mas veja o que diz em…

Lucas 6:36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. 

Tiago 2:12,13 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Então, ser misericordioso é muito melhor do que procurar um juiz para tentar resolver um conflito, uma questão. E o que é misericórdia?  Vem do latim, misere + cordia, concordância com a miséria. Quer dizer, um pessoa conflituosa é miserável na sua alma. Mas a misericórdia triunfa. Se você for misericordioso, você vai muito mais triunfante do que a pessoa que quer resolver tudo na justiça.

Mateus 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

Você quer ser amado?  Ame. Você quer ser respeitado? Respeite. Faça para os outros o que você quer que façam contigo. Então, amados, nós precisamos ser pessoas comprometidas com a cultura da pacificação.

Eu quero terminar com o parecer de um advogado bíblico, do sinédrio, um homem que era uma das expressões mais amplas da lei, chamado Gamaliel. Gamaliel deu um conselho muito importante num momento de um conflito espiritual, um conflito de igreja.

Atos 5: 34-35 Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco, e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. 

Atos 5: 36  Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada.

Veja, havia conflitos espirituais, conflitos de ordem publica. Os apóstolos estavam sendo presos. E um homem se levanta e diz – Calma, lembrem o que aconteceu com esse Teudas?

Atos 5: 37  Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.

Teudas e Judas eram duas pessoas, que se achavam pastores, mas eram geradoras de conflitos e de discórdias e conseguiam roubar o coração das pessoas. Mas foram mortos. Gamaliel era um homem sábio nessas questões de conflitos. 

Atos 5: 38 Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; 

Atos 5: 39 mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.

Eu quero terminar lhe dizendo – você não está numa igreja de um Teudas, nem de um Judas. Eu não fico insinuando ser alguma coisa, eu sou o que sou pela graça de Deus. Você tem um mentor, você tem um pastor, você tem um conselheiro, um homem experiente, mas não sou um homem de ferro, sou humano como você.

Então, eu quero terminar com o conselho maravilhoso de Gamaliel. Não lute contra Deus.Se Deus está lhe dizendo – Perdoe – você tem de perdoar. Se Deus lhe diz – a direção é esta – você tem de seguir essa direção.Porque lutar contra Deus é cavar uma cova pra cair nela, é sofrer, é lutar contra os aguilhões. O nosso chamado não é de lutar contra Deus, é de lutar pela nossa fé evangélica, é defender o evangelho.

Amado, tenha sempre este cuidado – não julgue para não ser julgado. Não veja o cisquinho no olho do teu irmão, se você tem uma trave no teu.

Seja sensível, dê a mão à palmatória se necessário.  Se você está em atrito com sua esposa, com seu marido, com um filho, com um irmão, com um amigo, não deixe esse conflito durar, acabe com ele. Converse com quem você tem o conflito, perdoe, peça perdão, esqueça as ofensas, perdoa as injúrias porque isso é glória para você.

Estamos aqui para aprender a viver o cristianismo e você não pode sair daqui como entrou. Porque os cultos nesta igreja são transformadores.

Então, não lute contra Deus. Seja um pacificador. Não ponha lenha na fogueira, tire a lenha e o fogo apaga. Não aumente as brasas. Seja um exemplo. Oolha só, o meu grande orgulho é quando alguém chega e me diz – Bispo, hoje eu sou um novo homem, uma nova mulher, somos uma nova família, porque seguimos as instruções de Deus vindas do altar.

Não vamos lutar contra Deus.  Vamos lutar pela fé evangélica. E eu creio que, todas às vezes que eu expresso minha humildade em alguma situação, eu recebo a honra de Deus. A coroa da justiça.

Vamos ser uma igreja pacificadora.  Seja um marido pacificador. Seja uma esposa pacificadora. Seja uma sogra pacificadora. Uma nora, um genro pacificador. Olha, genro, nora podem se dar bem com a sogra sim. Pode, porque tudo posso naquele que me fortalece.

Seja um irmão pacificador. Um amigo pacificador.  Não despreze a velhice de ninguém.  Não abandone seu pai, sua mãe. Eles, na velhice, precisem muito de você. Seja um pacificador.

Eu declaro que você é um pacificador. Porque você é filho de Deus, filha de Deus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

 

Um Presente Para Você

6 Comentários

  1. Linda

    Muito bom o texto
    Aprendi muito.

  2. Mirelle

    Estou previdenciário exercitar o meu lado pacificador, ou mesmo aperfeiçoa-lo, ter mais paciência, mais calma, esperar no Senhor. Acho que é inevitável não comentar a respeito das impressões que temos com o comportamento das pessoas, até para, nas intervenções, sermos mais específicos, mas precisamos pedir a Deus, ajuda para que nós e as outras pessoas se recuperem do pecado, assim como Jesus. Fez com Pedro quando este feriu a Malcon, ou quando este o negou três vezes. Creio que a ponderação de Gama lido foi muito pertinente e que foi sábio. Há muitas coisas aqui no meu casamento que não concordo mas que preciso expor para que haja crescimento mútuo, mas é preciso sabedoria para falar no momento certo e da forma certa, com amor e pedir para que o Espírito Santo faça a obra e transforme cristãos carnais em espirituais. Para isto amor, fé, perseverança, porque senão é murro em ponta de faca. É procuro pedir o mesmo para mim, porque se estamos vendo coisas nos outros, é possível que temos em nós também. A convivência nos afia dia a dia para termos discernimento, termos mais nitidez e clareza para pedirmos a Deus por mais profundas transformações. Muito obrigada pelo texto, gostei muito.

    • Glórias a Deus, Mirelle, pela sua vida.
      E pelas ponderações sábias que está usando em seu dia a dia.
      Quando você se dispõe com Deus a fazer as coisas corretas, tudo começa a dar certo.
      Tudo tem uma solução divina, quando o Espírito Santo governa nossas ações.

      Graça e paz.

      Bp Luiz

  3. Valdir Souza

    Amem graças a Deus, lição de vida que todos podeis a viver!

    • Graças a Deus pela sua vida preciosa, Valdir.
      Que o Senhor manifeste sempre sabedoria na sua vida.
      E você seja um testemunho vivo do Senhor.

      Forte abraço. Graça e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *