Casa Sobre a Rocha – Ame Com Suas Palavras
Como devo amar com minhas palavras?
Como usar a minha boca para amar as pessoas quando falo com elas?
Vamos aprender lições maravilhosas e práticas vindas do coração do Pai.
Tiago 3:1,2 Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Eu creio que esta jornada sobre o amor vai fazer com que relações sejam estreitadas, famílias se tornem mais perto uns dos outros, porque isto tudo é fruto do amor de Deus.
Eu sei que amar não é fácil. Mas há historias lindíssimas sobre o que o amor faz na vida das famílias. Mas amar é, acima de tudo, viver o evangelho. Onde não se ama a mentira fica estabelecida e onde não se ama Deus não está presente.
Então hoje eu quero lhe ensinar como nós devemos amar com as nossas palavras. Como posso me comunicar, dialogar em amor. Nossas palavras têm um poder muito grande, com elas podemos construir ou destruir uma relação. Muito embora estejamos sujeitos a errar em várias coisas, devemos ter um cuidado muito maior com o que falamos.
Tiago 3:2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Graças a Deus que eu sei que aqui ninguém de nós se acha uma pessoa de ferro, ou de aço. Todos erramos porque somos vasos de barro, diz a Bíblia Sagrada. Se alguém não tropeça no falar… quer dizer que é nas palavras que a maioria das pessoas tropeça. Palavras podem levantar, mas palavras podem também destruir. É muito fácil dizer coisas erradas. E isto é muito frustrante.
Então quero lhe encorajar as suas palavras, que são fruto do que está no seu coração, para amar com suas palavras, sem nunca frustrar a você nem a pessoa que você ama. As nossas palavras mostram o rumo da nossa vida. Olha, nós podemos destruir com palavras aquilo que leva muito tempo para ser construído.
Meus amados, temos de saber que a nossa boca revela realmente quem nós somos. Dize-me o que falas e dir-te-ei quem és. Porque a nossa boca revela realmente quem nós somos. A nossa boca revela o que realmente está dentro do nosso coração. O que está dentro, o que eu não vejo, o que você não vê, mas o que Deus vê e conhece.
Então, em primeiro lugar, a nossa boca mostra a direção da nossa vida. É por isso que precisamos aprender a amar com palavras. Porque, às vezes, falamos o que não deveríamos ter falado. Às vezes prometemos o que não temos capacidade de cumprir. Amados, palavras são como fogo, veja a potencia que tem as suas palavras. Elas são sementes.
Tiago 3:10,11 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?
O que é doce – o que é bom, amor, carinho, palavras que animam, de encorajam, que dão força. O que é amargoso – o que é mau, raivoso, irado, o que fere as outras pessoas. Diz que não convem que seja assim. Olha, nós podemos dizer coisas lindas e, no minuto seguinte, dizer coisas amargas. Onde está a origem disso, por que as pessoas não aprendem a amar com suas palavras?
Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
Veja, é a nossa boca que diz quem nós somos. Porque, se eu uso a minha boca para obscenidades, eu estou mostrando o que está no meu coração – obscenidades. Se eu uso a minha boca para fofocar, eu estou mostrando o que está no coração – coração fofoqueiro. Mas, se eu uso a minha boca com palavras boas, edificantes, eu estou mostrando o que está dentro do meu coração. Por isso a Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração.
Mateus 12:36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;
Então, amados, temos que ter muito cuidado com aquilo que sai da nossa boca. Porque o que sai da nossa boca é fruto do que está no nosso coração. Muita gente, por suas palavras, mostra que é má, que não tem amor. E muita gente mostra que é boa, e que está cheia de amor. É inevitável, a boca fala daquilo que está no coração. Você fica conversando com uma pessoa e alguns minutos bastam para saber como essa pessoa está -pelo que ela fala.
Mateus 12:37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
Justificado, se as tuas palavras forem boas, de edificação, de amor. Condenado, se as tuas palavras forem más, frívolas, que destroem.
Então, um coração reto fala palavras boas e retas. Um coração mau fala palavras frívolas. Amado, você não está só nesta jornada. Eu creio que o Espírito Santo vai te ajudar e te ensinar a falar as palavras corretas sempre.
E, se existe uma área que precisa ser tratada de forma urgente, urgentíssima, é nas relações marido e mulher, pais e filhos, irmãos com irmãos. Imagine uma criança ouvir da sua mãe – Você é muito burro – isso é tão destrutivo, tão amargo que, às vezes, a criança cresce pensando – Eu sou um burro. Se alguém diz para o outro – Você nunca será nada na vida, você nunca vai ter nada na vida – isto são palavras más, palavras frívolas.
Mateus 12:35 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Quer dizer que o crente legítimo tem um tesouro bom. E o que sai desse tesouro só pode ser bom, coisas positivas, encorajadoras, animadoras, saradoras, aconselhadoras, consoladoras. Mas o homem mau, amados… ele não tem coisa boa no coração, porque o seu coração tem um mau tesouro. E o problema é que o homem bom e o mau convivem na obra de Deus, convivem nas famílias.
Então, isto é muito importante nas relações familiares. A forma de você se comunicar com seu marido, a forma de você se comunicar e dialogar com sua esposa. Então é possível sim nós realmente amarmos com nossas palavras, se elas forem honestas, sinceras e verdadeiras.
Você sabe, Jesus, o nosso modelo, ele era expert com suas palavras, porque ele sempre se comunicava de forma clara, honesta e sincera. Mesmo quando Jesus disse a um grupo de fariseus – raça de víboras! Ele não estava fazendo fofoca, ele estava sendo honesto. Mesmo quando ele disse a Pedro – Pedro, satanás está te peneirando, arreda-te de mim, satanás.Ele estava falando palavras de amor, de verdade, honestas, sinceras.
Porque o mais importante de uma palavra de amor não é o fingimento do amor, é a honestidade do amor. Porque eu posso fingir. Porque se não houver verdade nas palavras é fingimento. Não é amor. Ele falava a verdade em amor.
Provérbios 25:12 Como pendentes e jóias de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento.
Uma palavra honesta, verdadeira, ainda que seja repreensão, é muito importante. E Jesus era honesto em suas palavras sempre. Volto a dizer, mesmo quando ele dizia – vocês são túmulos caiados por fora, mas por dentro estão cheios de ossos podres. Isso era amor, porque ele estava falando a verdade, era honesto. Se honesto nas palavras é muito importante. Porque é muito fácil dizer – eu te amo.
Agora, quando estas palavras são honestas isto fortalece a relação. Isto mostra afeto. Porque ninguém nesta terra sobrevive sem afeto, sem aceitação. Às vezes uma palavra dura, sem afeto, é uma prova de desamor. Todos nós precisamos de afeto, de aceitação.
– Bispo, mas o povo do oriente médio não pensa nisto…
Olha, amado, toda pessoa que se converte a Jesus, tem que pensar nisto, seja branco, preto, amarelo, chinês, japonês, árabe, português, africano. Uma vez em Cristo, a velha natureza segundo a carne sai, e e a pessoa se reconstrói segundo Cristo, e a nova natureza exige isto – palavras honestas, amorosas, elas amparam até na tristeza. Amparam nas horas da incerteza. Elas sustentam lágrimas, acabam com a nostalgia. Diminuem o medo, aumentam a ternura, aumentam a cumplicidade entre os casais. Agora, silencio, desprezo destroem relações. Palavras de amor, agradáveis incentivam a vida.
Provérbios 16:24 Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.
Tua esposa, teu marido, teu filho quer ouvir palavras agradáveis. Às vezes você pode chegar aqui desesperado, triste, abatido, acabrunhado, sem alegria, e quando um irmão te diz – meu amado, Deus é por você – isso é medicina para o corpo. Sabe qual é o erro muito grave nas pessoas?
– Eu não vou à igreja porque passei por um drama muito grande, estou muito doente… meu marido me deixou, minha esposa foi embora…
– Eu não vou à igreja porque os irmãozinhos ficam perguntando – como você está? Ouça, ainda bem que você tem alguém pra perguntar como você está, porque isto é prova de amor.
– Eu não vou à igreja, porque estou doente e vão querer saber o que é, o que não é…
Amados, nós perguntamos, questionamos, porque amamos as pessoas, amamos uns aos outros. Você aqui não é um agente secreto, passando por aqui invisível. Temos de entender que palavras agradáveis são tiradas de um coração que ama. Porque o mundo está cheio de conspirações, cheio de palavras más.
Deus está passando uma peneira sobre o nosso país, e ele quer ouvir palavras agradáveis dentro da família, dentro da igreja. Porque elas são doces para a alma, são medicina, curam o corpo. Amados, uma boa palavra agradável, seja ela profética, ou do coração, ela é medicina. Mas palavras sem amor, sem honestidade, se chamam murmuração. Não podemos murmurar, nem ficar perto de quem murmura, reclama… Murmuração é terrível, fuja do murmurador, porque ele atrai o mal sobre sua vida.
Números 14:26,27 Depois, disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Amados, diz que Deus ouve as murmurações.
– Esse negócio de igreja, e que tem que ser dizimista, e que tem vir à reunião de oração, e tem que orar todo dia… cuidado, amado, porque Deus ouve tudo. Deus disse a Moisés – eu tenho ouvido a murmuração contra mim.
Malaquias 3:13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
Deus espera palavras de amor e o povo de Israel ficava murmurando contra Deus. E Deus disse – vocês falam contra mim.
Malaquias 3:14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
Malaquias 3:16 Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.
Amados, eu posso ser forte, corajoso, mas eu nunca tive coragem de falar uma palavra contra Deus. E eu já passei poucas e boas. Porque eu sei que aquilo que você fala Deus ouve atentamente. Amados, tudo o que um homem de Deus fala, faz, pratica, isto vai para um memorial diante de Deus. Fica nos registros de Deus. Por isso, tema a Deus, o Senhor atenta para a tua vida. Mais, uma palavra de amor traz consolo.
Eclesiastes 11:8 Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
O Senhor está dizendo – há dias de trevas, de dor, de luto. A nossa vida é cheia de contrastes – eu lembrei que, num espaço de 15 dias, fizemos a apresentação da minha neta Sophia, depois fizemos o casamento dos irmãos Lauro e Sueli, e depois o enterro do nosso amado Gabriel.
E a gente como é importante nas horas em que as trevas acontecem ter sempre uma palavra de amor, estar junto com as pessoas que precisam de palavras animadoras, de amor, de consolo. E nas horas de alegria também, as pessoas esperam palavras de amor, de encorajamento.
Não é como a mulher de Jó que disse – Você ainda está acreditando em Deus? Amaldiçoa a Deus e morre, cara. Te joga da ponte! Em vez de ficar aí batendo palmas pra Deus. Mas Jó disse: – Eu nunca proferiria uma palavra contra Deus. Nu eu nasci, nu eu voltarei, Deus deu, Deus tirou, bendito seja o nome do Senhor. Jó tinha essa compreensão do significado das palavras.
Palavras curam ou ferem. Palavras são medicina ou são veneno. Porque existem dias de trevas e, nos dias de trevas, você precisa de palavras boas. Alguém que fale com amor palavras de amor.
– Pastor, e quando eu disser palavras erradas, o que tenho de fazer? Admita, isto é prova de amor.
– E quando eu estiver certo? Feche a boca, isto é uma boa filosofia de vida. Vou dizer mais – Cuidado com os laços de amizade que você cria, e que não entendem estas verdades. Muitos crentes criam laços de amizade com pessoas do mundo, e quando essas pessoas não entendem do amor de Deus, esses laços podem te enforcar.
Temos que ter atenção com as pessoas com quem nos relacionamos. Não traga de volta quem Deus já tirou da sua vida. Porque não entendem os planos de Deus. Se Deus já tirou alguém da sua vida não queira trazer de volta, porque isto pode ser um laço pra te enforcar.
Deus é sábio. Não vá buscar a namorada que você teve lá 10 anos atrás, ou o namorado que te deixou e você descobriu que ele não se casou ainda e… não vá buscar, porque se Deus tirou da tua vida é porque esse laço poderia te enforcar.
Então, palavras tem que ser honestas. E outra área a observar é a questão da fofoca. Fofoca na Bíblia Sagrada é comparada à imoralidade sexual, ou ao assassinato. Um assassino, um adúltero, e um fofoqueiro estão no mesmo nível diante de Deus. Quando você ouve alguém dizer: – Você ouviu o que estão dizendo da irmã fulana de tal?
Amado, vou te ensinar agora um segredo de vida pastoral:
– Não fale com quem não é parte do problema ou com quem não é parte da solução. Fale com que é parte do problema e fale com quem é parte da solução. Mas não leve o problema para quem não é parte nem do problema, nem da solução.
Cuidado com o que você fala num email. Porque email fala. Cuidado com o que você fala no Facebook. Cuidado com o que você fala no Twitter, no Whatsapp, numa mensagem inbox.
Porque, quando uma pessoa ama de verdade, ela quer o bem da outra pessoa. Mas quando não ama, se expressa por palavras.
Provérbios 19:9 A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece.
Falsa testemunha não faz parte do problema nem da solução. Não fica sem punição. Está aqui na Bíblia.
Provérbios 16:28 O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.
O primeiro casal que se juntou ao apóstolo na abertura da igreja em Portugal, ele não tinha ideia de quem eram, porque sempre dá um voto de confiança nas pessoas que vem à igreja. E era o casal mais perverso do mundo, mais agressivo, mais mentiroso do mundo. E o Apóstolo, em oração, perguntou a Deus porque ele tinha permitido esse casal no meio da igreja. E Deus respondeu: – Eu coloquei esse casal aí tal qual eu coloquei Judas entre os apóstolos. Porque Deus precisava de alguém que o negasse, ele quis assim, ele permitiu assim.
Porque Deus precisava mostrar a Portugal o que era a verdade e o que era a mentira. O que era a verdade de um apostolado e o que era a mentira de pessoas que falseiam o pastorado. Quer dizer que o propósito de Deus foi mostrar o que é o engano e o que é a verdade de Deus. E esse casal tinha e tem muitos seguidores, é um casal muito influente até hoje. E Deus disse que permitiu esse casal, o joio no meio do trigo, um Judas, para mostrar qual é o verdadeiro evangelho, a verdade – esse que o apóstolo Miguel Ângelo e a bispa seguem e pregam. E qual o falso evangelho, o da mentira – esse que o casal segue e leva pessoas com eles.
Amados, Deus colocou Judas para traí-lo, porque não deixaria uma ovelha sua traí-lo. A ovelha não pode trair Jesus, e Deus coloca então filhos do diabo para traí-lo. E isso aconteceu em Portugal. E o nosso apóstolo disse que não dormia direito pensando nessa situação. Como é que alguém ouve a verdade, aprende a verdade, e sai para seguir a mentira e o engano?
E Deus o levou a Atos dos Apóstolos, onde Teudas e outro Judas arrastaram um monte de gente com eles e diz que morreram. Era um amor fingido, mecânico. E diz que esse casal fazia e oferecia toda a comida para o apóstolo e a bispa após os cultos. E um dia Deus disse – não coma essa comida, porque fizeram pra te matar… e ele jogou tudo no lixo. E o apóstolo disse que, com isso tudo, descobriu como existem pessoas que fingem amar e usar a fofoca pra destruir, dentro da igreja.
Provérbios 16:27 O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente.
Provérbios 14:30 O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.
Então, temos de ter cuidado com algumas coisas muito importantes. Primeiro lugar, com aquilo que dizemos, com as nossas palavras. Cuidado com nossas palavras, nas questões da ira, da fofoca, na questão do muito falar. Porque quando você tem uma ira, você está dando uma oportunidade ao diabo. Quando uma pessoa se ira todos perdem. Por isso Jesus disse – irai-vos, mas não pequeis. A ira é muito perigosa. Depois a fofoca. Terceiro lugar, cuidado com o muito falar.
Provérbios 21:23 O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
Provérbios 17:28 Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.
Provérbios 10:19 No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.
Provérbios 13:3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
– Pastor, mas eu tenho uma personalidade extrovertida. Eu também. Mas eu tenho de saber que a motivação das minhas palavras precisa de cuidados – o que eu falo, o muito falar, se é fofoca, se é ira. Se você ama as suas palavras não podem arruinar, não podem gerar angústia. Quarto lugar, amar com palavras que edificam.
Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Quer dizer, da minha palavra não pode sair o que não é for para edificação. Melhor cerrar os lábios diz a Bíblia. Porque as minhas palavras podem edificar e podem destruir. Palavras podem gerar autoestima forte, ou arrebentar com a vida de uma pessoa. Podem construir uma boa relação, ou podem acabar com uma relação. Podem educar filhos vencedores, ou filhos perdedores.
Então não desista de falar palavras que edificam, afinal, você é uma pessoa inteligente, esforçada. Pense antes de falar, se a palavra vai ser verdadeira, vai ser honesta, encorajadora, edificadora, se vai ser com afeto, se vai ser com amor. Escolha sempre falar com amor. Jesus é o Senhor, e ele sempre falou palavras com afeto, palavras boas, mesmo quando ele repreendia.
Provérbios 12:25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.
A boa palavra. Veja, são mais importantes as boas palavras com amor do que argumentos teológicos. É muito melhor uma palavra de amor do que a pessoa ter uma tese profunda sobre a soberania, a eleição, a predestinação e depois não dar palavras de amor.
Provérbios 15:30 O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos.
Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Uma palavra dura de uma esposa vai suscitar a ira do seu marido. Uma palavra dura de um marido vai suscitar a ira da sua esposa. Olha, todas às vezes que você usar uma resposta branda você desvia o furor. Palavras sob controle são provas de amor.
Provérbios 16:21 O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber.
Quando você fala palavras de amor, palavras pensadas, palavras honestas, diz que você tem doçura no falar e isso aumenta o saber. Olha, eu quero muitos que todos nós aprendamos a falar palavras de amor, honestas, verdadeiras, amorosas, sábias, sinceras.
Mas quero insistir na questão de filhos e pais, maridos e esposas. Porque onde mais acontecem problemas de ira, fofoca, contendas, palavras duras, é dentro do casamento. Por incrível que pareça é entre marido e mulher. E às vezes por causa de nada. Por causa de uma pasta de dente, de um papel higiênico, de um pelo fora do lugar lá no banheiro.
Olha, se a pessoa é capaz de falar coisas tão duras, é porque o coração está cheio de palavras duras. Palavras honestas, verdadeiras, sinceras, sábias entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos. Hoje em dia as crianças são cheias de ideias, de argumentos, de contestações, de teimosias. Não adianta bater, tem que haver ensino, e muitas vezes temos que bater de frente com as ideias, os argumentos, as contestações, as teimosias. Mas, se você parte para a dureza, você já perdeu. Toda ira traz prejuízo para todos.
Provérbios 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.
Quer dizer que há pessoas que, com a boca, ferem os outros. Ferem e depois esquecem. Porque quem fere esquece, mas que é ferido nunca esquece. Tagarelice é contrária à língua dos sábios.
O indivíduo que conhece a Bíblia vive a Bíblia. Ela é medicina. Amados, muitas injustiças já foram praticadas contra você e contra mim. Num ministério sempre acontecem injustiças com o pastor, com os líderes. Por isso, muitos pastores morrem com AVC, com problemas de saúde diversos, porque sentem na pele as injustiças, as palavras duras, as fofocas, as palavras duras, as difamações, a falsidade, as mentiras.A palavra que devia ser medicina na vida deles foi má e se tor
nou veneno.
Por isso, quando você vem aqui, você vem esperando, mesmo que inconscientemente, palavras boas, palavras de amor, palavras de encorajamento, de ânimo, de fé, de boas novas. Então, rechace as iras, as fofocas, o falar demais e seja uma boca de medicina.
Amado, use palavras de amor com os irmãos, com a família, com os filhos, com os empregados, com o empregador, com seu chefe, com o gerente, com o diretor, com seus subordinados, com a igreja, com o pastor da igreja, com as ovelhas da igreja. A sua boca tem que ser medicina. Ame com suas palavras.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.