Casa Sobre a Rocha – O Amor Deixa Viver
Neste post vamos aprender mais uma verdade tremenda a respeito do amor que vem de Deus, o verdadeiro amor, o Amor Ágape.
1Coríntios 13:1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
1Coríntios 13:2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
1Coríntios 13:3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
1Coríntios 13:4-5 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
Nós todos estamos aprendendo com esta série de mensagens a amar mais e melhor. Isso vai trazer resultados grandes, vai tornar as relações com mais significado. Porque a nossa vida é um aprendizado contínuo. Se há uma coisa que você tem de acreditar é que nunca sabemos tudo, a nossa vida é um eterno aprendizado. E quem acha que sabe tudo, não sabe nada.
Quando você pratica os ensinos bíblicos você está vivendo aquilo para o que Deus lhe fez. Viver a Bíblia, praticar a Bíblia. Hoje vamos falar sobre Deixar Viver. Todos nós somos colocados à prova quase todos os dias com as questões do amor. Mas Deus nos prova, especialmente quando ele nos coloca com pessoas não amáveis.
É muito fácil amar quem é amável. Mas há pessoas que drenam nossas emoções – há pessoas difíceis, outras são exigentes, outras, decepcionantes, e até pessoas destrutivas. E temos que aprender a amar cada uma delas como a Bíblia ensina.
Por que? Porque, se você não ama, muito próximo do amor há um sentimento que aprisiona, chamado ódio. O ódio aprisiona, o amor liberta, o amor cura, o amor é balsâmico.
Então, o que são pessoas difíceis? São as pessoas que nunca estão satisfeitas, as irresponsáveis, as encrenqueiras, imaturas, rudes, as que tem defeitos de personalidade, que se sentem melhores do que as outras, pessoas, na realidade, deficientes. São chamadas pessoas difíceis.
Mas Deus nos coloca, às vezes, com pessoas exigentes, que são agressivas, sempre cheias de razão, egoístas, manipuladoras. Mas Deus diz que temos de amá-las.
Deus também coloca no nosso caminho pessoas decepcionantes, que ferem os outros, que quebram promessas, pisam outras pessoas, são infiéis, desleais, não tem valores, mas estão em nossos caminhos e temos de aprender a amá-las.
Ou então as pessoas destrutivas, que tem sempre uma intenção do mal, que odeiam, tem atitudes malignas, é uma pessoa má, perigosa, ela é profundamente perigosa.
– Pastor, mas será possível amar pessoas difíceis, exigentes, decepcionantes, destrutivas? Amados, é possível, é isso que vamos aprender hoje. Porque só se ama, se o amor AGAPE, o amor de Deus estiver no nosso coração. As pessoas pensam que amor é simpatia, é gostar. É como ir ao Facebook e clicar em Curtir.
Mas amor verdadeiro é muito mais que isso, é mais profundo. Senão, as pessoas vão viver de aparência, de hipocrisia, de egoísmo. Então, veja que comportamento temos de ter quando nos deparamos com pessoas difíceis, exigentes, decepcionantes, destrutivas.
1Coríntios 13:5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
– Pastor, mas será possível viver desta forma? É possível sim. Nosso apóstolo, com 40 anos de igreja evangélica, 37 anos de pastor, diz que não conhece nenhum ministério que viva isto aqui com profundidade. Porque o que se vê é crente brigando com outro crente, líder acusando outro líder, ministério contra outro ministério, todos os dias se vê na televisão. Mas viver o amor de Deus pouca gente conhece isto e vive.
Então, em primeiro lugar, como é que se ama uma pessoa difícil, rude? Pode ser na família, no trabalho, na igreja, há pessoas extremamente rudes. São extremamente irritantes. Quando você tem a capacidade de amar uma pessoa assim, o amor vai te engrandecer. O amor exige renúncia. Quando você ama uma pessoa difícil você está cumprindo o que a palavra diz. Porque, se essa pessoa se conduz inconvenientemente, você não vai se conduzir inconvenientemente.
Você quer ver como é uma pessoa difícil? Você sabe, há pessoas que só chegam á igreja depois do louvor porque não gostam do louvor (Graças a Deus que aqui não é assim). Há pessoas que, porque são dizimistas, acham que podem quebrar tudo na igreja, podem passar por cima dos outros, acham que tem direito a qualquer coisa. São pessoas difíceis. Essas pessoas drenam as nossas emoções.
Às vezes, é um marido que, por sua rudeza, ele drena as emoções da esposa. Agora a Bíblia diz que o amor não se conduz inconvenientemente. Ou seja, o amor não é rude, não paga o mal com mal, tem tato nas relações, ele ouve mais do que fala. Então, é possível amar uma pessoa difícil se você não se portar inconvenientemente. Porque o amor AGAPE não se porta inconvenientemente.
Provérbios 18:13 Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.
Então temos que ser pessoas misericordiosas, perdoadoras, não podemos amaldiçoar. E você precisa saber disso, toda pessoa rude é fraca de caráter, ela é amarga. E Deus trabalha nessas vidas. Há pessoas que, quando chegam à igreja, são rudes, amargas, difíceis, não cumprimentam ninguém, é uma postura da sua personalidade. Mas a palavra de Deus tem um poder, como um martelo. Bate na pedra até que a pedra se esmiúce.
Provérbios 16:21 O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber.
Como é ser doce no falar? Não sendo rude. A mulher pode ser rude no falar, dizendo assim:
– Me dá 1000,00 porque eu preciso… Ou, ela pode dizer assim:
– Bem, eu não quero deixar sua conta negativa, jamais, mas… você pode me arranjar uns 1000,00? Então, você é sábio de coração quando é doce no falar. Pode ser homem, mas ser doce no falar. Não precisa ser agressivo, grosso, rude, ofensivo. O amor não pode retalhar, nem ser rude.
Agora, se você cruza com pessoas assim, é Deus que está te provando. Tem pessoas que se casaram com mulher rude, com homem rude. Até que Deus foi trabalhando, com testemunho, com doçura. E doçura gera doçura, paz gera paz, palavras amáveis geram palavras amáveis, amor gera amor.
– Pastor, como vou conviver com pessoas exigentes, as que sempre tem razão em tudo, nunca são agradáveis.
Filipenses 2:5-6 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
Filipenses 2:7-8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Então, tenho que ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. E veja o que ele fez – não se igualou a Deus, se esvaziou disso, assumiu a forma de servo, se humilhou, foi obediente até a morte. Ele fez isso para que as pessoas difíceis fossem ganhas. Com o mesmo sentimento que houve em Cristo é que temos de tratar nossos empregados, nosso chefe, o gari, o carteiro, o entregador, o porteiro do prédio, a faxineira, secretária.
Quantas pessoas que sequer cumprimentam seus funcionários, seus subalternos. Tem prédios com elevador social e elevador pra serviçal. É proibido por lei, mas há pessoas exigentes. Pessoas exigentes não tem boa reputação. Porque não respeitam ninguém, até em lugares públicos, se acham sempre com razão, sempre elas em primeiro lugar, os outros que se lasquem. Na realidade, são mal educadas.
E temos de saber também que há pessoas que são muito exigentes dentro de casa nas relações familiares. E há pessoas que são mais polidos com estranhos do que com sua própria família. Às vezes ferem os que amam. São bons para os estranhos. Mas são maus pra família. Temos que aprender a amar pessoas assim, porque o amor não se conduz inconvenientemente. O amor é capaz de amar até quem tem essa postura.
Tito 3:2 não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.
Olha o que a Bíblia diz – não difama, seja cordato, seja cortês, e não crie brigas e problemas. Toda cortesia – cortesia se mostra em pequenas coisas. Há casamentos que morrem por falta de cortesia, porque o marido ou a esposa são muito exigentes, nunca é paciente. Temos que ser modelos de cortesia. Cortesia, no fundo, quer dizer, carinho.
E há pessoas que adoecem por falta de cortesia, falta de carinho. Porque são ofendidos, vivem numa prisão emocional, e o que não é cortês ainda diz assim – mas eu te amo. Amado, quem ama deixa viver. Quem ama é cordato, não é altercador, é cortês, com todos. Tem pessoas que tratam o vizinho a pão de ló, e dentro de casa é só gritaria. Temos que entender que o amor deixa viver.
1Coríntios 13:5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
Amados, isto aqui a gente aprende, às vezes, a duras penas. Eu já aprendi muito disto aqui a duras penas. E não aprendi tudo ainda. A gente aprende todos os dias alguma coisa a respeito do amor. Amados, antes de conhecer a graça eu sabia muito pouco disso. Então, o amor não cuida dos próprios interesses.
Terceiro lugar, como se ama uma pessoa decepcionante? Você sabe, ninguém é perfeito na carne. E todos nós desapontamos e sofremos desapontamentos. Mas como lidar com uma pessoas assim? Disse Paulo que o amor não se exaspera. Exasperar é agravar uma situação, brigar, é esquentar. O amor não faz isso.
– Pastor, mas então tudo o que as pessoas chamam de amor não é amor… Exatamente! As pessoas chamam de amor o que é erotismo, gostar. Mas amor é muito mais profundo.
O crente tem que ter estes valores do amor verdadeiro. Se eu me exaspero, se me conduzo inconvenientemente, se eu me ressinto do mal, significa que eu não amo nada, nem ninguém. E como há crentes, evangélicos, cristãos, que não amam nada, nem ninguém. Zero. Veja como o amor não pode ser decepcionante…
Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
Olha só, brandura. E tem marido que é duro com a esposa, mulher que é dura com o marido. Tem pais muito duros com os filhos. Mas a Bíblia diz que o verdadeiro amor tem espírito de brandura.
Colossenses 3:13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
– Pastor, mas eu não tenho sangue de barata. É verdade, você não tem sangue de barata, você tem o sangue de Cristo na sua vida. Você tem de suportar, perdoar mutuamente, assim como Cristo também te perdoou.
Romanos 14:12-13 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Romanos 14:14 Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
Veja, para quem é puro, tudo é puro. Mas, para quem é impuro, até o que é puro, se torna impuro. Então, temos que ter este cuidado, porque o cristão não é um julgador, o cristão é perdoador, conciliador, pacificador.
Provérbios 15:4 A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito.
Língua serena. Nós temos um chamado que não é para brigar com os gays, com o governo, com o presidente da câmara, com a presidente, com outros ministérios. A minha função é orientar as pessoas a viverem a Bíblia Sagrada pra que não se submetam à escravidão dos homens.
Agora, nosso ministério jamais vai usar os programas de televisão pagos pelos dizimistas para ficar brigando com outros ministérios ou com quem quer que seja. Você está num ministério ético, educado, espiritual. Nós temos que ter uma língua serena. Porque existem as línguas perversas que destroem, ferem, escravizam. A língua serena cura, ajuda, traz ânimo.
Eclesiastes 10:4 Levantando-se contra ti a indignação do governador, não deixes o teu lugar, porque o ânimo sereno acalma grandes ofensores.
Amado, se há um problema e você reage contra, você atrai a fúria. Mas o ânimo sereno, a língua serena acalma o ofensor. Veja, se o marido é rude, e a esposa provoca com palavras duras, vai dar briga sempre. É o teu pai, é a tua mãe, é você, não, é você… acabou. É um mês sem se falar dormindo de calça jeans. Quantos casamentos são arruinados por causa de grandes ofensores. São pessoas decepcionantes. Simplesmente o casamento morre, porque não há o ânimo sereno, a língua serena.
Isto que a Bíblia está ensinando é amor. É o amor de Deus. Veja, onde estão os grandes ofensores? Por exemplo, quando há uma separação de casais. O casal viveu anos juntos, teve filhos, dormiu na mesma cama, sonharam juntos. Aí vem uma situação e se separam. Você sabe, numa separação há três lados da historia: há o do marido, o da esposa, e o de Deus. São grandes ofensores que se manifestam numa separação. Isto é uma prova de que nunca houve amor, são comportamentos errados.
Por isso, temos de levar Cristo dentro da nossa família, do nosso casamento. Por que há pessoas que só aprendem com a separação? Procederam errado, se separaram e agora dizem: Oh! Eu aprendi com a minha separação… agora não vou mais fazer isso. O amor não se conduz inconvenientemente. E há pessoas que só aprendem com o sofrimento. Iras, discórdias, gritarias, são pessoas decepcionantes que agem com isso.
Eu em primeiro lugar, você depois… são pessoas cruéis, críticas, que não deixam o outro viver, não respeitam. Amados, respeito se ganha, se conquista. E há pessoas que não tem limites, são controladoras, são arrogantes, são decepcionantes. Então, numa relação a dois, numa relação familiar, todos são responsáveis, não podem pisar, não podem jogar o outro pra baixo, tem que ser honestos, verdadeiros.
E NOTA ZERO para agressão tanto verbal quanto física. Porque, às vezes, uma agressão verbal passa para uma agressão física. Isto fere, é contra Deus. Então, o que fazer se você vive com um homem ou com uma mulher decepcionante? Dê a mão a sua esposa, ao seu marido, e orem juntos.
Segundo lugar, tenha coragem de enfrentar, não esconda o problema, fale.
Terceiro lugar, crie empatia, coloque-se no lugar do outro. Se você estivesse no lugar do outro, o que você faria?
Quarto lugar, peça ajuda aos conselheiros da igreja. Conte com esta igreja, com este ministério. Nós podemos te ajudar, ajudar a sua família.
Quinto lugar, veja a sua parte na situação, chama-se ser humilde.
Sexto lugar, procure a cada dia ser mais íntimo com Deus. Venha aos cultos, venha a reunião de oração, viva a vida comunitária com alegria, participe dos eventos da igreja. Ore todos os dias, leia a palavra. Deus quer você sempre intimo com ele. E lembre-se – nunca é tarde pra começar.
Finalmente, como posso amar uma pessoa que é destrutiva? A pessoa que fere intencionalmente, que odeia, que manipula.
1Coríntios 13:5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
Amados, isto aqui é pedir para viver a Bíblia. Não é fácil.
– Quantas memórias feridas eu tenho aqui, bispo…. Sabe, no computador tem uma tecla chamada Delete – Delete, apague, remova da mente e do coração. Se você ficar agarrado a uma memória ferida, você não vive. Você não deixa viver. Você tem ressentimentos. Olha, ressentimentos, muitas vezes são suicídios emocionais. Porque, se há uma coisa que destrói o ser humano, é a amargura. Ouça, passado é passado, não perpetue o seu passado. Não traga pra hoje o problema de ontem, do ano passado, da década passada, do século passado…
Provérbios 17:9 O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.
Não é para trazer à público, é para encobrir. Tem gente especializada em descobrir transgressões, em trazer o assunto á baila. E separa os maiores amigos, separa marido e mulher, separa pais e filhos. Ouça, há pessoas que gostam de trazer à baila os erros dos outros. Olha, não traga à baila, porque há coisas que, se você trouxer à baila, você separa os melhores amigos. Veja, a Bíblia não usa este termo, mas nós conhecemos na nossa cultura, que são os fofoqueiros. O fofoqueiro é um fraco, e Deus odeia fofoca.
Provérbios 6:16-17 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
Provérbios 6:18-19 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
O que semeia contendas – se você souber de alguém que faz isso dentro da nossa comunidade, saiba que essa pessoa está debaixo de um espírito tremendo que Deus abomina. Porque, na realidade, o fofoqueiro gosta de se sentir superior – eu sei de um negocio a teu respeito, eu vou te dominar… Essa pessoa tem o ego adulterado.
Veja, Deus abomina. E, se Deus abomina, nós temos de romper com que gosta de semear contendas, com quem gosta de trazer à baila. O amor não faz isso, o amor quer o bem, o amor semeia mais amor e brandura, doçura, coisas boas.
O amor tem a capacidade de curar. Amados, há famílias que foram devastadas porque se trouxe à baila uma situação que devia estar enterrada há anos, até décadas. Então, só o amor cura, só o amor deixa viver.
Jó 18:4 Oh! Tu, que te despedaças na tua ira, será a terra abandonada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?
Há pessoas tão agressivas que acham que sua agressividade vai remover as rochas da terra. Mas isso não acontece.
Provérbios 10:12 O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Todas as ofensas. Olha, se a pessoa ama mesmo cobre todas as ofensas, todos os erros, as faltas todas. Então ame, não finja que você não vê, ofereça o seu amor. Deixe a pessoa que te ama viver. Dê a pessoa que te ama asas para voar, raízes para voltar, motivos para ficar. Amar é soltar as amarras do egocentrismo, é dar sem esperar o retorno.
Amar – o amor vive e deixa viver.
Provérbios 19:11 A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.
Você quer ver e conhecer uma pessoa gloriosa? É uma pessoa que perdoa. A força do amor é deixar viver. A força do amor vence. Perdão e amor deixam viver. E eu termino com uma frase muito importante:
ÀS VEZES VOCÊ PERDOA UMA PESSOA PORQUE A FALTA QUE ELA FAZ EM SUA VIDA É MUITO MAIOR DO QUE O ERRO QUE ELA COMETEU.
Você já imaginou? Você perdoa essa pessoa porque ela vai fazer muito mais falta em sua vida, falta essa tremendamente maior do que os erros que ela cometeu contra você.
Quando você perdoa essa pessoa, o perdão é muito maior do que o erro que ela cometeu.
Isso se chama cristianismo. Às vezes um perdão é muito melhor pela falta que a pessoa vai fazer. Amado, ame e deixe viver porque o amor deixa viver.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.