Casa Sobre a Rocha – Só a Fé Vence o Pecado da Murmuração
Este assunto da murmuração é pecado, diz a Bíblia. E conduz o murmurador à destruição da própria vida.
1 Coríntios 10:10-11 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.
Então o Senhor diz que, quando se murmura, a pessoa é destruída pelo exterminador. Que nenhum de nós murmure para não ser destruído pelo exterminador. Vamos ouvir o Espírito de Deus falar aos nossos corações.
Começamos este mês de março de 2016 falando sobre o assunto da murmuração. E estamos aqui para declarar guerra espiritual contra um dos grandes pecados, talvez o mais prejudicial, o mais destrutivo, que tem mais efeitos malignos, tanto na esfera espiritual quanto na social – a murmuração! Há pessoas que tem uma luta grande porque, às vezes, sem querer, elas murmuram. Outras pessoas dizem – eu não tenho problema de murmuração, é um desabafo. Mas se trata da mesma questão.
Como é que uma pessoa pode lutar contra aquilo que o original grego diz – a murmuração é como a onda do mar que bate na areia da praia, aquela insistente palavra pessimista, negativa, de acusação, de julgamento, de juízo – como é que se vence isso? Veja o que diz o apóstolo Paulo.
2Coríntios 10:3-4 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
Quer dizer que nós temos armas e, se você usar a vida espiritual, você destrói as fortalezas da murmuração, e você anula os sofismas da murmuração.
2Coríntios 10:5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
Então, amados, é uma luta. E para vencer a murmuração só a fé.
Efésios 6:10-11 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
Efésios 6:12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
A nossa luta. Paulo já tinha falado aos coríntios que temos armas espirituais poderosas em Deus. Porque a nossa luta não é humana. E a vida espiritual não é moleza, é uma luta, é uma guerra. E a maior luta que a igreja enfrenta não é o alcoolismo, a droga, o adultério. Porque uma pessoa que adultera ela destrói a si própria, ela busca a própria ruína. A pessoa que usa droga ela destrói a sua vida. A pessoa que rouba ela busca situações que destroem a sua vida.
Mas a murmuração é muito mais profunda porque ela atinge outras vidas. Então, toda murmuração é pecado, diz a Bíblia, porque anula a fé, traz derrota e temos que aprender a vencer isso.
Nosso apóstolo Miguel Ângelo conta que, no inicio da sua vida espiritual, lhe era muito fácil murmurar, porque vinha de uma cultura de murmuradores. E ele teve de lutar contra isso, usando armas espirituais, força do Espírito, para que sua boca não fosse uma fonte a jorrar água doce e depois jorrar água salgada.
1Coríntios 10:10 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.
1Coríntios 10:11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.
Então, o Senhor está dizendo – Atenção, igreja! Quer dizer que, quando nós murmuramos, Deus leva para o lado pessoal. Porque é um ataque a sua soberania e bondade. Ele diz – Eu deixo isto aqui para advertência, não murmure. Porque aqueles que murmuraram lá atrás foram destruídos, pereceram.
Então, a murmuração dos hebreus trouxe uma destruição muito grande, trouxe morte. E Paulo está dizendo que isto é uma lição para as nossas vidas. Não podemos cometer os mesmos erros que eles cometeram. Porque, quando eles murmuraram, eles enfrentaram a morte e a destruição. Então, isto é bom para as nossas relações na igreja, na família, na vida social, profissional.
Não deixe haver murmuração dentro da sua casa. Não traga problemas para a sua família. Não traga destruição pra dentro de casa. Maridos, esposas, filhos, cada um deve advertir o outro a não murmurar, para que haja destruição. Veja o que o sábio Salomão ensina em…
Provérbios 21:23 O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
Quer dizer que, quando eu não guardo a boca e a língua, e falo de qualquer jeito, estou trazendo angústia pra minha vida. Porque Deus disse – estou dizendo isso para advertência. Então, existem pelo menos 3 recomendações para igreja na Bíblia Sagrada que, quando alguém chega a você com murmuração, você tem de ser forte para dizer – NÃO!
1Coríntios 5:11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.
Amado, quando Deus diz que é NÃO é NÃO! Isto aqui tem que ser regra de vida, tem que ser seu modus vivendi, sua maneira de viver conforme Deus quer que você viva. Não se associe com alguém que diz que é irmão, mas é impuro, avarento, idólatra, beberrão, ladrão, e MALDIZENTE – nem coma com essa pessoa. Amados, temos que levar isto à risca. Não podemos nos associar com ninguém maldizente para seguir esta regra.
Romanos 16:17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,
Então, se você vir um irmão que provoca divisão, provoca escândalo, não anda de acordo com a doutrina da graça de Deus, afaste-se dele. Veja, primeiro Deus diz – não vos associeis – porque Ele sabe quais são as consequências quando um murmurador é recebido na nossa vida. Por isso, Paulo ensina – não se associe, não coma com a pessoa, e note bem quem é murmurador, afaste-se dele.
Romanos 16:18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.
Você sabia disto aqui? Você ouviu falar que o pastor, que aquele irmão, que aquela irmã, que o diácono, a diaconisa, o marido da fulana, a esposa daquele dito cujo… Veja, são pessoas que enganam o coração dos incautos, que não estão preparados para esta guerra.
Romanos 16:19 Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.
Romanos 16:20 E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.
Então diz – não te associes, não comas com eles, note bem os que provocam divisões, afastai-vos deles.
2João 1:9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.
2João 1:10-11 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.
Você está entendendo qual o significado da murmuração, da maledicência, da palavra secreta – eu ouvi falar, eu ouvi dizer que, eu sei de um negocio – e aquela persistência, a onda batendo na areia da praia. Que dia horrível! Que situação terrível! Que coisa ruim! Aquela pessoa que só sabe se queixar e se lamuriar. A palavra diz – não te faças cúmplice das más obras dessa pessoa.
Então murmurar é difamar, caluniar, falar mal, fazer mau juízo, atacar, acusar, é queixar-se, é rebeldia. Por isso é que a Bíblia diz que é um piores pecados. Veja o que diz em…
1Samuel 15:23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
O murmurador é um rebelde, um feiticeiro. E agora, você vai receber em sua casa um feiticeiro? Você abre sua comunhão para um feiticeiro? Você abre teu Whatsapp, teu fb, teu email para uma feitiçaria? Todo rebelde é um feiticeiro, todo murmurador é feiticeiro. Tiago diz em…
Tiago 3:9-10 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Você não pode usar a mesma boca para bendizer a Deus e também amaldiçoar, murmurar, reclamar, acusar, porque isso não é conveniente para os filhos de Deus.
Tiago 3:11-12 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Veja, seria um contrassenso você ver uma videira dando figos e uma figueira dando azeitonas. Deus não se contradiz. Oliveira é que produz azeitonas. E a videira produz uva, e a figueira, figos. Não se pode misturar. Assim a boca do crente pode amaldiçoar quando ele não é temente a Deus.
Esta palavra amaldiçoar bem do grego, Kataraomai, que quer dizer invocar o mal, proferir imprecações, prejudicar, degradar, língua indomável e maliciosa, não respeitar – isto é amaldiçoar. Por isso, diz a palavra que a arvore é conhecida pelos seus frutos. Então, cuidado com o que você diz na sua empresa, na sua casa, no seu circulo de amizade.
Pouco tempo atrás apareceu um caso na internet – uma moça começou a falar que a empresa onde ela trabalhava não prestava, falou mal prejudicando a empresa, e o seu diretor a demitiu por justa causa. Era uma murmuradora. Estava falando mal do lugar onde ela ganhava dinheiro.
Tiago 3:2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Quer dizer que a murmuração faz você tropeçar no falar. Mas se você tem capacidade de refrear sua língua, você é uma pessoas perfeita e consegue refrear todo o seu corpo. Todo murmurador não refreia o corpo. Toda pessoa que refreia a língua refreia o corpo todo. Então, Murmurar é tão mau que destrói a obra de Deus. Tira a alegria do coração, adoece a alma.
Salmos 62:4 Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem.
Amados, há famílias que, quando se reúnem, é só pra fofoca. Só fofoca. Há evangélicos que chamam pessoas à sua casa, chamam irmãos em casa para denegrir outros. Amados, não se metam nisso. Corra com essa gente da tua vida. Não seja cúmplice de más obras.
Eu falo com experiência própria, eu já apanhei da vida por aceitar pessoas murmuradoras, por tomar partido por elas. Eu sei o que é isso na minha vida de pastor. Às vezes, a gente não quer desagradar alguém e acaba por aceitar a murmuração da pessoa, a reclamação, acusação contra outros irmãos.
Isso nos derruba da nossa dignidade. Porque o murmurador tem prazer na mentira, bendiz da boca pra fora, e maldiz no coração.
Não podemos aceitar isso na nossa vida. Temos que agradar a Deus e obedecer a sua palavra. Senão, seremos destruídos junto com o murmurador. Porque murmuração contamina muita gente, amados, é veneno letal, mortal, acaba com a reputação de pessoas, destrói relacionamentos, acaba com amizades. Veja o efeito devastador da murmuração.
Provérbios 16:28 O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.
O murmurador é um perverso, ele espalha contendas, difama, e separa os maiores amigos.
Provérbios 17:9 O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.
O murmurador sabe como trazer um assunto de fofoca à baila – você sabia que o fulano está saindo com aquela…? Você não sabia? Pois é, meu irmão. E vou te contar mais… Ah! Ele é seu amigo? Vou te falar uma coisa, mas só aqui entre nós…
E acaba separando os maiores amigos. Porque ele difama, espalha contendas, não encobre transgressões, traz o assunto à baila.
– Bispo, que coisa terrível, e onde começou tudo isso? Começou com aqueles 12 espias de Israel.
Números 14:1-2 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
Veja como a murmuração é destrutiva, porque as pessoas acabam por desejar até a morte. E a murmuração começa, dentro de um ministério, por exemplo, contra a liderança. O povo começou a murmurar contra Moisés e contra Arão.
Números 14:3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
Veja, eles falaram mal de Moisés, de Arão, e falaram mal de Deus também. Então a murmuração começa contra a liderança de um ministério, e na sequencia continua se rebelando contra Deus.
Porque foi Deus quem levantou a Moisés e Arão, não foram eles que se levantaram como líderes do povo. Deus os nomeou e levantou. Vocês lembram que Moisés não queria ser o libertador do povo. Mas Deus queria e não chamou outro em seu lugar.
Amados, sabe, muitas vezes que fiquei pensando e dizendo a Deus – Senhor, levanta outra pessoa e coloca em meu lugar. Senhor, me tira dessa responsabilidade. E Deus sempre diz – a obra é minha, você só tem que obedecer e fazer o que eu mando fazer. É com você que eu vou fazer a minha obra.
Eclesiastes 7:10 Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.
Porque a nossa tendência é dizer – quando eu não era crente não tinha problema. Agora que sou crente estou cheio de compromisso, tenho que vir á igreja, e tem reunião de oração, e tem evangelismo. Antes eu ia pra praia, pra balada, pra festa, ia aonde queria. Agora estou aqui preso neste lugar. Amado, nunca diga que o teu passado sem Jesus era melhor. O teu passado nunca foi melhor que os dias que você está vivendo nesta igreja, amado.
Os hebreus estavam dizendo – era melhor o deserto, era melhor o Egito. Mas deserto e Egito significa sofrimento, escravidão. Então, isto tudo começou com os 12 espias.
Números 13:1,2 Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.
Números 13:29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.
Números 13:30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
Calebe tinha a voz da fé. Mas logo vieram os murmuradores, os negativos, os pessimistas.
Números 13:31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
Números 13:32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Números 13:33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Estes 10 espias começaram a falar o que os seus olhos naturais viram. Foi isto aqui, pessimismo e murmuração que trouxe o extermínio ao meio do povo.
Quando a pessoa perde a visão começa a se acovardar. E 3 milhões de pessoas foram envenenadas. Ouviram os 10 murmuradores em vez de ouvir Josué e Calebe. Começaram a chorar, murmuraram. Josué e Calebe eram da fé, eles criam em Deus, eles estavam certos de que Deus estava cumprindo a promessa da terra, eles se animaram com o que viram. Mas os outros 10 disseram – não vai dar, não temos condições de entrar na terra.
Números 14:26-27 Depois, disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim?
Amados, quer dizer que Deus ouve quando se murmura em casa, na igreja, no trabalho, consigo mesmo. Você pode chamar até de desabafo. Mas falou mal, fez juízo, infamou, difamou, você pode chamar do que for, Deus diz que isso se chama murmuração.
E atenção ao que Deus está dizendo – quando você murmura, você não está falando mal do irmão, da irmã, da esposa, do marido, dos filhos, do pastor, do apóstolo – Deus leva para o lado pessoal. Porque Deus diz o seguinte…
Números 14:27 Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.
Números 14:28 Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Números 14:29 Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Quer dizer, todos que tinham 20 anos pra cima murmuraram e todos morreram no deserto. Estavam ali a poucos quilômetros de entra na terra, mas Deus não permitiu que entrassem…
Números 14:30 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Então, temos que ter extremo cuidado com esta questão. Leve em conta o seguinte – Não devemos murmurar mesmo se estivermos cheios de razão, mesmo se estivermos com toda a razão. Eu prefiro a paz do que a razão. Não adianta estar cheio de razão e arrumar uma guerra. Então, não fique desabafando à toa, não queira ser super sincero – eu quero ser apenas sincero demais. Não, porque na sinceridade demais é que entra a murmuração.
Provérbios 11:13 O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.
Mexeriqueiro é o murmurador. Fica descobrindo segredos dos irmãos, fica fofocando e aumentando o problema que o outro está passando. Seja fiel de espírito, encubra aquilo que não tem porque ser divulgado aos quatro ventos.
Eclesiastes 7:16 Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
Veja o que pode trazer destruição para você mesmo. Ser demasiadamente justo ou exageradamente sábio. Não fique discutindo só porque você tem razão. Prefira a paz e a concórdia.
Eclesiastes 7:21-22 Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te, pois tu sabes que muitas vezes tu mesmo tens amaldiçoado a outros.
Eu quero vingança, pastor. Amado, você é cristão, a vingança pertence ao Senhor. Deixa que ele tome conta da justiça que pertence a você. Deixe que o Senhor se vingue da injustiça que fizerem contra você.
Eclesiastes 7:26 Achei coisa mais amarga do que a morte: a mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são grilhões; quem for bom diante de Deus fugirá dela, mas o pecador virá a ser seu prisioneiro.
Há uma coisa pior do que a morte – grilhões, rede, laços, fofoca, maldizente, julgamento, prisão – diz que isso é pior do que a morte. Então como seu pastor e tutor espiritual, cabe-me a mim mostrar as consequências da murmuração dentro da igreja. Eu não tolero isso, eu não aceito, mas a verdade é que temos de estar atentos, porque sempre haverá murmuradores, e isso é altamente prejudicial à obra de Deus.
VEJA AQUI OS EFEITOS DEVASTADORES DA MURMURAÇÃO NA OBRA DE DEUS
– 97% dos pastores já foram traídos e falsamente acusados pelos lideres de confiança.
– 70% dos pastores batalham contra a depressão.
– 1500 pastores desistem a cada mês no Brasil.
– Apenas 10% se aposentam como pastores.
– 80% dos pastores se sentem desencorajados.
– 94% das famílias dos pastores sentem a pressão do ministério.
– 78% dos pastores não tem amigos íntimos.
– 90% dos pastores trabalham entre 55 a 75 horas por semana.
– Um índice elevadíssimo de pastores já pensaram ou tentaram o suicídio.
Amados, nós fomos chamados para bendizer, abençoar e não para maldizer e murmurar. Eu espero em Deus que você, que é um filho na fé desta igreja, é uma carta escrita pelo Deus Vivente, é um predestinado em amor, eu espero que você nunca seja um murmurador, nem na igreja, nem em sua casa, nem em seu trabalho, em lugar nenhum. Mas que você seja alguém que bendiz, fale bem, abençoe, seja alguém que una as pessoas porque jamais você murmurar, nem fofocar.
Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
Deus não manda – murmure contra esses aí – ele diz – Ame, ore por eles.
Lucas 6:28 bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.
Mas a reação do ser humano é olho por olho, dente por dente. Falou mal de mim, vou falar mal de você. Por isso, estou aprendendo como nosso apóstolo – preferir a paz a ter razão. Não vou mais discutir por nada na vida. Eu não quero entrar com a minha esposa e a minha família nesta lista que vimos há pouco. Eu me recuso a isso.
1Coríntios 4:12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;
1Coríntios 4:13 quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
Amados, quem diz isso é o apóstolo são Paulo.
– Bispo, então como é que eu saio dessa situação?
– Só por fé.
1João 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quando começamos a falar da graça de Deus, fazíamos reunião na nossa casa. Amados, vocês não sabem onde fomos nos meter. Porque era criança querendo ver televisão, eram as pessoas reclamando do calor, dos pernilongos, não tinha espaço adequado. E, no final da reunião, havia uma senhora que, saia da nossa sala, e ficava na garagem ao lado, falando mal de mim e da minha esposa para os irmãos. Chegou a falar mal dos meus cabelos que, na época, ainda eu tinha mais. Aí a minha esposa não aguentou e disse – Fulana, cuide do cabelo do seu marido que do meu marido cuido eu.
Houve um tempo atrás que veio para o Brasil trazendo um sistema de células para a igreja. Vocês não imaginam o que começou a acontecer nas casas uns dos outros – começaram a pedir dinheiro, e cada um falando o que bem quisesse, e uma célula falando mal da outra, um caos.
Nós tivemos um pastor que saiu da Cristo Vive porque lhe prometeram que, dentro de um ano, ele teria um igreja com, no mínimo 1000 membros. E ele entrou nessa. Depois de 3 meses, a igreja dela tinha acabado. Porque igreja é obra de Deus e não de homens. E célula é uma estratégia humana e não tem respaldo da palavra de Deus.
– Bispo, mas eu li em algumas epístolas de Paulo onde ele fala das pessoas se reuniam na casa de um irmão, na casa de outro…
– Amado, no começo a igreja de Jesus se reunia nas sinagogas. Mas ali não era o local adequado.
Então começaram a se reunir nas casas. Nós começamos nossas reuniões na nossa casa. Mas não era ainda uma igreja. Quando se decidiu que seria igreja mesmo, mudamos para um hotel, porque a casa das pessoas não pode ser o local de reunião da igreja. Porque, imagine, uma casa não tem a estrutura necessária para atender as pessoas como num local próprio para igreja.
Então, diz que a fé vence. Quer dizer que murmurar é falta de fé. Murmurar atrasa a vida. E vou lhe explicar isso agora. Porque do Egito até a Palestina, caminhando em linha reta, são 485 quilômetros. Então, veja, se eu andar 12 km por dia, a pé, eu faço o percurso em 40 a 45 dias. Os hebreus demoraram 40 anos. Mais ainda, só lembrando – a murmuração atrasa tanto a vida do murmurador, quanto a vida de quem é cúmplice dele. Então, atenção!
– Bispo, eu só recebi a pessoa na minha casa, porque é meu amigo, minha amiga, só veio para um desabafo…
– Olha, você está levando maldição pra dentro da tua casa, pra dentro do teu escritório, pra dentro do teu prédio. Você está levando a maldição e a condenação da murmuração. Então, uma pergunta – por que o povo de Deus demorou 40 anos para chegar à terra prometida, se eles poderiam ter chegado em 40 dias? Veja o que diz em…
Números 14:34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado.
Uau! Então a coisa é muito mais profunda. Quer dizer que a murmuração é tão perniciosa, desagrada tanto a Deus, é tão venenosa perante Deus, que você vai ter experiências difíceis do desagrado de Deus, porque você desagradou ao Senhor murmurando.
Saiba, amado, murmurar tarda a benção de Deus, prejudica a pessoa, faz andar em círculos, e uma coisa que era para ser resolvida em uma semana, demora 1 ano, 2 anos, até que a pessoa deixe de desagradar a Deus. Então, como palavra final, diz em…
1Coríntios 6:9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, (o homossexual, a lésbica…)
1Coríntios 610 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
Então, amados, maldizente, fofoqueiro, murmurador, é um sinal de quem não é de Deus, de quem não é salvo. 20 anos para baixo, entra, 20 anos pra cima, exterminado. 485 km que demorariam 40 / 45 dias, hoje se faz de carro em 4, ou 5 horas no máximo. É um pouco mais que a distancia RJ x SP.
Eu mesmo já fiz RJ x SP em 40 minutos várias vezes… de avião, é claro…. rsrsrs
Mas diz que os hebreus demoraram 40 anos. Porque Deus disse – cada dia que os espias ficaram na terra espiando, vai significar 1 ano andando pelo deserto. Olha, que atraso!
Amados, veja que Deus diz, não sou eu – o impuro, idólatra, adúltero, efeminado, sodomita, homossexual, lésbica, ladrão, avarento, bêbado, maldizente, roubador, nenhum desses entra no reino. É Deus dizendo, e não eu, nem o Apóstolo Miguel Ângelo. Se fosse eu a dizer, você não precisaria acreditar. Mas foi Deus quem disse.
Então, quando eu uso a minha fé, eu demonstro com minhas atitudes que a murmuração não vai sair da minha boca, e nem permitirei que chegue à minha vida.
Quantos sonhos foram por água abaixo! Quantos casamentos acabaram por causa de um murmurador! Quantas igrejas fechando! 1500 pastores abandonam os ministérios mensalmente e só 10 pastores de 100 se aposentam como pastores. É muito dramático.
Agora, ponha isso dentro das casas, dentro das famílias, dentro das empresas, das escolas, das universidades. Então, é preciso resistir a esse diabo chamado murmuração.
A pessoa não se deixar vencer pelo mundo, mas vencer o mundo pela fé. Porque há ideologias murmuradoras, há motivos murmuradores, há culturas murmuradoras.
Porque o caminho da cruz é apertado. E a única forma de ter sentido de vida é a fé. A única forma de ter paz no meio das lutas é a fé. Ter segurança no meio das vicissitudes é por fé. Mas Paulo disse – Afaste-se de murmuradores! Porque a murmuração tem este efeito letal – destruição!
Então, amados, eu entendo que uma igreja, para viver a graça de Deus, tem que se purificar disto aqui, para viver o cristianismo genuíno, limpo, verdadeiro, decente. Aquilo que faz a pessoa acreditar no amanhã, ter esperança verdadeira de vida, senão a pessoa não consegue.
Amados, não queira sua vida atrasada, por se associar, por ser cúmplice com más obras. Eu quero que Deus olhe pra mim e diga – Servo bom e fiel.
Não permita na sua casa que o exterminador acabe com teus sonhos, porque você aceitou um murmurador no seu whatsapp, no sms, no fb. Porque o murmurador está escondido atrás de uma tela e com um dedo ele diz tudo o que lhe vem à cabeça e destrói vidas, famílias e ministérios. Na frente dos outros ele não tem coragem de dizer, mas na frente da tela do seu computador, ele diz tudo e mais um pouco.
Então, amado, eu termino dizendo – Bendiga, exalte, glorifique, enalteça, engrandeça o Senhor. Os teus lábios e os meus lábios sejam controlados, pois quem controla a sua boca é varão perfeito. É um testemunho para Deus.
Onde você estiver, na igreja, na sua casa, no seu trabalho, na sua vida profissional, no seu clube, no seu círculo de amigos, com sua família, seja um testemunho vivo, para glória do Senhor.
E assim sua vida não ficará atrasada. Mas vai avançar com rapidez, porque o Senhor estará sendo glorificado e exaltado. Deus tem pressa! E você vai fazer sua vida andar na pressa de Deus quando usar a sua boca para jorrar sempre água doce dos seus lábios. Assim Seja, porque assim disse o Senhor.