Casa Sobre A Rocha – A Fé Que Vai Além

fé oração testemunho crer

Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

Hoje vamos dar um passo decisivo e importante sobre a fé. Precisamos que este dom maravilhoso de Deus nos faça romper todos os limites humanos que a nossa carne nos impõe, para irmos mais além. Mais além ainda do que aquilo que imaginamos ser possível para um ser humano. Vamos aprender hoje (e quem já sabe vai relembrar) que a fé tem que ser usada.  Ouça, meu irmão, se você não usa os músculos do teu corpo, se você para de usar um braço, poucos dias depois você tem uma atrofia muscular. Porque os músculos foram feitos para ser usados.

E eu vou te dizer uma coisa, o mesmo acontece com a nossa fé.  Ela não foi dada apenas para adornar a nossa vida, mas como um dom de Deus. Para sermos um instrumento de fé, para sermos usados, para compartilharmos a fé, porque este dom maravilhosos é que remove os limites do ser humano. Então, se você tem este dom maravilhoso, se você tem certezas e convicções, mas tudo isso está parado, você não usa, você atrofia a tua fé.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Fé é um dom, uma dádiva. Muita gente crente em Jesus esconde a sua fé – pede ao pastor pra orar, pede aos irmãos para intercederem, mas ela mesma não usa a sua fé. É como você ter um carro zero km guardado na garagem. Pra que serve um carro parado na garagem sem uso? Serve pra nada. Assim tem crentes que guardam a sua fé, usam ocasionalmente, num culto de domingo. Mas deixam este dom de Deus escondido e inativo. E por isso vivem limitados e não sabem como transpor obstáculos, vencer uma doença, contratacar um ataque, porque não usam a sua fé.

Gálatas 3:25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Significa que até a revelação da graça de Deus não havia a fé dom de Deus. Havia a fé natural. O profeta Habacuque disse – o justo viverá pela sua fé. Portanto, era a fé natural, a fé da lei. As pessoas um dia criam, outro dia não criam. Mas, com a revelação da graça, veio a fé. Mas não mais a fé natural, humana, carnal, não é mais um sentimento humano. É um dom de Deus.

Gálatas 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;

Quer dizer que este dom da fé é a mesma fé que teve Jesus Cristo. Só que isto pra muita gente é apenas um ideal, não é uma realidade. Porque nunca foi capaz de acreditar que Deus está dentro da pessoa, que Deus lhe deu um dom e que este dom é capaz de gerar grandes possibilidades. Se a fé não é usada é como um músculo que não é usado, ele atrofia. É como um carro zero na garagem, sem ser usado.  Mas esta fé, quando usada, nos faz mover a vida. Ela é o motor da nossa vida.

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Porque, quando estávamos submetidos ao aio da lei, fazíamos esforços, sacrifícios, jejuns, vigílias, pagar o preço, mas isto era a lei. Com a revelação da graça temos um dom, que é a mesma fé de Jesus. Quer dizer, se eu não uso a fé, eu não agrado a Deus. Se eu fico na dependência de – põe a mão na minha cabeça, faz uma oração, ore por mim – e eu não uso a minha fé, eu enferrujo a fé, eu atrofio essa força tão poderosa, eu deixo o carro zero na garagem sem utilidade.

Nossa vida está ligada a Cristo. E este impulso, que não é humano, de você prosseguir, perseverar, acreditar, mesmo quando as coisas estão dificílimas, isto se chama a fé. Fé é como músculo; se você não usa, ela atrofia. É como ter o carro zero na garagem, sem uso, não serve pra nada. Temos que usar a fé, Deus quer que isso aconteça. Porque a fé faz as coisas sobrenaturais acontecerem na nossa vida. É esta certeza, esta convicção, esta confiança.

– Bispo, às vezes, me parece que o senhor tem mais fé do que eu….

– Amado, eu não tenho mais fé do que você. Porque a Bíblia diz que Deus repartiu a mesma medida de fé com cada um de nós. O que eu tenho, em relação a algumas pessoas, é mais confiança na fé.  Porque a Bíblia diz que, se você não abandonar a tua confiança na fé, ela tem grande galardão, grande recompensa. Quer dizer, se eu não uso, eu não vejo Deus agir, eu não tenho recompensa, eu não agrado a Deus, eu atrofio o músculo da fé.  E veja que Jesus ensinou a usar a fé.

Mateus 28:18-19 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Você sabe que nós, na graça de Deus, não ministramos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Porque você já entendeu que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só, Jesus.

Mateus 28:20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

O que importa aqui agora é a palavra – IDE. Isso é extremamente importante. Jesus estava dizendo – Vai, ensina as coisas que eu tenho ordenado. Esse IDE, acima de tudo, é o compartilhar da nossa fé. É usar a fé no dia a dia, e não apenas no domingo na igreja. Então, voltamos a Hebreus…. 

Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

Olha, uma pessoa imbuída de fé ela é capaz de ver coisas tão incríveis, tão inimagináveis, que ela causa espanto nas pessoas que não creem assim. Se você usar a sua fé, você vai ver coisas impossíveis acontecerem, você vai ver como Deus faz situações contrárias se transformarem em favoráveis, você vai ver o céu descer à terra. Se você não usar a sua fé, a vida passa a ser religião.

Qual a fé que usa, por exemplo, a igreja romana?  Nenhuma. Porque acende uma vela, faz uma procissão, faz uma promessa a um santo, anda de joelhos numa escadaria. E eu preciso lhe explicar uma coisa porque eu vim de lá. A igreja católica tem 2 tipos de manifestação. Uma, a religião externa, que o povo vê, as velas, a procissão, as imagens, parece até muito bonito. Mas existe uma religião interna que é governo da igreja, a cúria romana; que o papa Francisco numa reunião com eles, foi pra cima e disse – vocês são uns doentes. Vocês tem Alzheimer de Deus, vocês se esqueceram de Deus. E ele enumerou 15 pecados, ligações com ocultismo, esoterismo, porque a simbologia toda da igreja romana tem a ver com ocultismo.

Mas isto é o interno; o externo parece bonito, as procissões, as imagens, as festas de igreja, as velas, os batizados, as senhoras de aparecida, navegantes, Fátima, Lourdes, Medjugorge, Guadalupe. É uma coisa que parece que é Deus, mas, internamente, não é. Eles não usam a fé dom, porque nem sabem que existe o dom da fé.  Então, você pode perguntar – qual é o limite da nossa fé? O que uma pessoa com fé pode fazer, ou pode se submeter… qual o limite?

Olha, quando você exercita e pratica não há limites. A fé sempre vence, vence barreiras, é determinada, a fé é ousada, corajosa, intrépida. Parece até que é vaidade, mas não é, porque é fé. Então, viver com convicção de fatos que não se veem, viver com a certeza de coisas que se esperam, mas não se veem ainda – você não vê isto em todos os membros de todas as igrejas. Porque a grande maioria não conhece este dom maravilhoso. Sabe por que? Porque não usam. O que a tradição evangélica faz?

– Venha aqui e eu ponho a mão na tua cabeça, eu derramo óleo na tua cabeça, eu te dou sal do mar morto. A tradição não deixa as pessoas usarem a fé. Elas usam a fé do pastor, mas não usam a sua fé. Mas você não está 24 por dia comigo. Eu não posso te dar o peixe, eu tenho que te dar uma rede de pesca, a vara com linha e anzol e isca, pra você aprender a pescar por conta própria. E você vai ver o efeito que é, quando você é determinado, ousado, e começa a praticar. Os teus músculos vão se desenvolver em vez de ficar atrofiados.

Então, se eu não uso a minha fé eu começo a desistir das coisas – tudo é barreira, tudo é difícil, tudo é impossibilidade. E isso vai gerando algo muito problemático, chamada tibieza de caráter. A pessoa começa a duvidar de Deus, começa a desistir facilmente da vida. Olha, nós temos oportunidades maravilhosas, porque a fé é viva, é um dom vivo. A fé age, a fé se manifesta.  É lamentável e muito perigoso, você desistir de alguma coisa. É frustrante você desistir, se você tem Jesus como Senhor e Salvador, e tem o dom da fé.

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas.

Recebereis poder. Lembra de Davi?  Ele era um pastorzinho que guardava ovelhas no campo. O dia em que ele precisou usar a sua fé ele encarou e derrotou um gigante. Ele já tinha encarado um leão, um urso e tinha derrotado. Agora, você acha que um individuo de 1,65 mts tem força para encarar um gigante de 3,30 mts?  Golias tinha o dobro da altura de Davi. Mas Davi tinha uma fé que o gigante não tinha.

Você lembra de Jeremias?  Deus disse:  Jeremias, eu te levantei lá no ventre da tua mãe e te consagrei profeta às nações. E Jeremias respondeu: Senhor, eu sou uma criança. E Deus: Não fale isso, cara. Não limites a tua vida. Não bloqueies a tua vida. Não crie dificuldades e não meta esse negocio de diabo na tua vida. Você vai pregar, você vai testemunhar, você vai profetizar.

Quando Deus chamou Moisés, Deus mandou ele falar com faraó para tirar o povo da escravidão. E Moisés começou a dar desculpas – Eu sou gago, Senhor, eu nem sei falar.  E Deus lhe disse: Moisés, não importa, eu te escolhi, estou dando a oportunidade de me veres agir na tua vida. E Deus, independente da gagueira dele, lhe falava face a face, como um amigo fala com seu amigo.

E Isaías?  Deus o escolheu e ele disse – Ai, meu Deus, porque sou um homem de lábios impuros. E Deus diz:  A quem enviarei?  E Isaias responde: Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim. Amados, estas pessoas todas não tinham este dom maravilhoso que nós temos. Eles tinham a fé carnal, a fé natural.

Portanto, esta fé que temos é uma certeza, uma convicção, é um elemento essencial que agrada a Deus. É o elo de relação com Deus. Não é o choro, não é o sacrifício, o pagar o preço, o jejum, a vigília, uma vela, isso é religião exterior. É como a igreja católica que tem uma religião ligada ao exterior, e tem uma religião interna ligada ao ocultismo, ao esoterismo, espiritismo. Tanta coisa que, se você lê a historia, você se assusta.  

Então, é pela fé que o invisível se torna visível. Veja, a Bíblia fala de uma saga dos heróis da fé que creram sem ver. Foram aprovados, foram abençoados, porque Deus lhes confiou algo grande. E eu vou te dizer, Deus confiou a mim e a você ALGO GRANDE. Cada um na sua esfera, no seu ambiente, no seu quadrado, cada um na sua área, mas Deus nos confiou COISAS GRANDES. Por isso, você não pode desistir.

Romanos 1:17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Você tem de se desafiar, remover os limites dos seus pensamentos, você tem de estabelecer metas, alvos, você tem de ir alem – tenha SONHOS GRANDES.   SONHOS GRANDES, e não sonhinhos.

2Coríntios 5:7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

Nós não andamos pelo que vemos. Porque, se você andar pelo que você vê, tem problemas econômicos, morais, tem faltas, tem problemas na saúde, na educação, na segurança, tem guerras… Você não pode se deixar limitar pelo que os seus olhos veem. Então, a nossa sociedade faliu. Estamos vivendo a pior época da historia do Brasil.  O mundo está gemendo, a humanidade está em farrapos. Filho mata pai, mãe mata filho, larga filho na lata de lixo, no mato. Botam uma criança pra dar um tiro da cabeça duma pessoa, degolam as pessoas. A humanidade faliu. É nesta hora que temos de voltar lá com os heróis da fé e aprender coisas maravilhosas.  E veja, não era a fé dom que eles tinham, era a fé natural, a fé da carne.

Hebreus 11:2-3 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

Quer dizer que até Deus usou a fé para formar o universo. Ele disse – Haja luz – e a luz apareceu. Não havia nada e Deus fez tudo. Ou seja, o caos se transformou em beleza pela fé. Se você entrou aqui hoje e a sua vida está um caos, ela pode se transformar numa vida de beleza. Depende do que você faz da sua vida, porque tem gente correndo somente atrás de dinheiro de sucesso. Mas dinheiro e sucesso não é tudo.  Quanta gente lutou, lutou pra ter muito dinheiro, daí a saúde foi abalada, nunca viveu pra família, nunca comeu pipoca com os filhos, não viu os filhos crescerem e hoje vive amargurado.

Dinheiro e sucesso não é tudo.  Você tem de priorizar as coisas importantes na sua vida. Há uma vida que você não pode desperdiçar, porque você vai viver só uma vez no teu corpo físico. Isso que você está fazendo aqui hoje, priorizando Deus na sua vida, isso é que vale. Você está aprendendo os mistérios de Deus, pra depois usar na vida, você está priorizando. A tua luta é quando você consegue focar a sua vida com Deus. Você é de Deus.

Quantas pessoas você conheceu, que fizeram grandes fortunas, depois morreram e foram para um caixão de 500 reais. E a família ainda diz – o mais barato, porque vai pra baixo da terra mesmo… Aliás, na hora de um funeral é que se conhece quem foi a pessoa. Porque ninguém fala que a pessoa tinha 50 empresas, ganhou 100 milhões de dólares, tinha 300 imóveis. Mas falam se foi um bom pai, uma boa mãe, um bom marido, uma boa esposa, uma pessoa de caráter… é o que a pessoa é.

Hebreus 11:4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim… 

Hebreus 11:5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte… 

Hebreus 11:7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa… 

Hebreus 11:8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Hebreus 11:11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe… 

Hebreus 11:20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir. 

Hebreus 11:21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.

Aí fala de Moisés, de José, de Raabe, de de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.  Então a fé nos estimula. Estes homens eram heróis da fé, e eles viveram situações contrárias, passaram por dores, por sofrimentos, por constrangimentos. E encontraram força na sua fé, todos creram e foram aprovados por Deus. Então, amados, quando se está em Deus, tem que usar a fé. E a fé não tem limites.

Hebreus 11:34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Olha só o que faz a fé – da fraqueza tirar força.  Amado, você sabe que não dá pra tirar força de uma coisa fraca, porque ali não há força. Não dá pra tirar água de uma torneira seca.  Não dá pra tirar alegria de um coração triste. Mas a fé faz o contrário acontecer – da fraqueza tirar força.  Isto é fé. Então, amados, os antigos não tinham condições humanas para superar dificuldades. Mas eles foram vitoriosos, porque a fé aciona recursos que nós desconhecemos. O sobrenatural se manifesta no natural.

Sabe tudo o que a fé pode fazer?  A Bíblia diz – infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Olha, você pode estar vivendo um absurdo de vida. Mas eu posso te dizer – se você usar a fé, este absurdo não te vencerá; você é que vai vencer esse absurdo. Minha vida é uma ruína… Deus pega uma casa arruinada e reconstrói, torna nova a casa arruinada. Você precisa saber que o visível vem a aparecer de coisas que não aparecem. Por isso, com fé, você pode chamar à existência as coisas que ainda não existem. Não existem aqui, diante dos nossos olhos, mas já estão preparadas por Deus para manifestar na vida dos que creem, dos que usam a sua fé e não a deixam enferrujar.

Olha, você está dentro da vontade de Deus, por isso, você não pode desistir. É o absurdo, o inexplicável, é o impossível, bispo… amado, bota tua cara ao tapa e diga – eu creio! Você é uma testemunha de Jesus, uma testemunha do poder de Jesus. Quem faz a obra é Jesus. Eu sou uma testemunha do que Jesus fez na minha vida. E o absurdo, o inexplicável, o impossível, o incomum, vai acontecer porque eu creio. Por isso, eu tenho de dar testemunho, não posso me calar, porque a fé vai mais além. Eu acredito que o impossível vai se tornar realidade. Então, não deixe a fé como um carro parado na garagem. Você é um cristão, um salvo, você tem de usar a sua fé.  Todos tem que saber e ver a nossa fé.  Não tenha vergonha de manifestar a sua fé.

Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

Esta palavra salvação, do grego, soteria, salvação, perdão, transformação, milagre, cura – é o que a fé faz. A fé faz tudo isso acontecer na tua vida.  Foi por isso que Deus te trouxe aqui hoje, pra você acreditar nesse dom que Ele te deu.  Pra você não se acovardar e não desistir dos teus sonhos.  

2Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Covardia, no original grego, deilia – espírito que paralisa. – Bispo, mas os juros do banco central subiram, a energia subiu, as passagens subiram, a gasolina então, subiu e dizem que vai subir mais ainda… Amado, ouça, o Deus que está no trono tem o controle sobre a nossa vida. Não é o governo humano que nos sustenta ou nos provê, nos momentos mais estranhos e inexplicáveis. Então, não me envergonho, é o poder de Deus.  Amado, não se envergonhe.

Não tenha medo de celebrar a tua fé. O mundo está agonizando. Os valores morais da família estão esboroados, por isso tem que haver gente que não se acovarde. Olhe o seu futuro, sem dúvidas, sem medo. Você está sendo treinado numa espiritualidade forte e segura.  Todas às vezes que usamos a nossa fé nós podemos ver transformações na vida, mudanças. A nossa fé é poderosa.

Tito 1:1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,

A fé é poderosa, a fé é dos eleitos de Deus. A fé nos leva à maturidade, ao crescimento. A fé nos leva alem do que podemos imaginar. Então não esconda a sua fé como um carro na garagem. Você precisa ir alem do que você já viveu. Então, por favor, entenda isso, filho amado do Senhor: que privilégio temos nós de termos recebido o dom da fé. E podermos orar por nós e por outras pessoas, dar testemunho da nossa transformação. Mostrar nosso compromisso com o reino, mostrar a nossa fé.

Efésios 1:16-17 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 

Efésios 1:18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos.

Os teus olhos espirituais foram iluminados. E os teus amigos, familiares, companheiros, que você conhece, você tem de levar esperança a essas vidas. Tens que orar por eles, dar-lhes testemunho, convidar para virem à igreja.

Efésios 3:8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo…  

Efésios 3:9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,  

Efésios 3:10  para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,  

Efésios 3:11-12  segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

Veja, tem ousadia, tem acesso, tem confiança, tem fé, tem determinação.  Então hoje você tem de determinar o que você quer ser o resto da vida. Eu acredito que você não quer ser vítima. Você quer ser vencedor. Então você tem de usar a sua fé. Ousadia mediante a fé. Então a nossa fé tem de nos levar alem do que vivemos.

1João 4:4,5 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

Maior é o que está em você do que aquele que está no mundo. O MAIOR está em você, com você! Então, confie em Deus, confie na palavra, a palavra não volta vazia.  A fé agrada a Deus. E Deus tem pressa. Tudo é impossível até que você veja feito o que você achava impossível. Tudo parece impossível, até que você diz – eu vou fazer, eu não vou desistir, eu não vou aceitar tibieza na minha mente e no meu coração.

1Coríntios 3:7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

1Coríntios 3: 8-9  Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.  Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

Quem dá o crescimento é Deus. E o que Deus espera? Que eu use a minha fé e não as minhas lágrimas, meu choro. Deus não se impressiona com choro. Quando Deus disse a Noé – faça uma arca – Noé não começou a chorar e dizer – Senhor, mas eu não tenho um MC Book da Apple para fazer cálculos estruturais… eu não fiz faculdade de arquitetura… e depois ainda ter de chamar tudo que é bicho pra entrar na arca. Eu não vou aguentar…

Nada disso!  Noé acreditou no projeto de Deus e fez a arca, porque é Deus que dá o crescimento. Por isso, não podemos ter fé como um carro na garagem. Precisamos dar passos de fé, confiar em Deus, ir em frente, mesmo que você pense que o que Deus está pedindo é um absurdo. Um dos mais belos e comoventes episódios da Bíblia, uma grande lição moral e espiritual, começaram a partir de um drama humano – quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse o próprio filho.

Gênesis 22:1 Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!

Deus não precisava de prova nenhuma, mas ele queria que Abraão olhasse para si mesmo e acreditasse em Deus, mesmo sabendo que Deus estava lhe fazendo um pedido absurdo. 

Gênesis 22:2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

Este homem esperou 25 anos pra ter esse filho. Agora estava com mais de 100 anos e o filho devia ter uns 8 a 10 anos… e Isaque era o filho da promessa, não era o filho bastardo, Ismael. Veja que Deus deu a Abraão a coisa mais preciosa que ele queria, um filho, com uma grande promessa – você vai ser pai de muitas nações. Ele precisava desse filho para continuar sua descendência. E agora Deus manda oferecer esse filho da promessa em holocausto a Deus? Holocausto consistia em amarrar o filho, matar, separar as partes do corpo, colocá-las sobre o altar, incendiar até reduzir tudo a cinzas.  Você já imaginou? 

Gênesis 22:3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. 

Gênesis 22: 4-5 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.

Você percebe aqui como Abraão era um homem  de fé?  Ele disse – eu vou com meu filho e, havendo adorado, vamos voltar.  Ele sabia e cria que alguma coisa milagrosa ia acontecer. 

Gênesis 22:6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. 

Gênesis 22:7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

Gênesis 22:8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.  

Gênesis 22:9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; 

Gênesis 22:10-11 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! 

Gênesis 22:12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 

Gênesis 22:13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 

Gênesis 22:14-15 E pôs Abraão por nome àquele lugar—O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão… 

Gênesis 22:16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 

Gênesis 22:17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 

Gênesis 22:18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

Amados, precisamos entender o drama que este homem viveu. Não era por causa de um jogo de futebol, não foi chuva, não foi bala perdida. É que Deus lhe deu uma ordem e ele precisava sacrificar seu filho. O próprio pai sacrificando o filho, tão aguardado, esperado e amado. Abraão era homem obediente, dedicado a Deus, pronto para tudo que Deus mandava. Mas este teste era muito severo, era a morte de um filho.

Porque uma coisa é você falar que confia em Deus, outra coisa é você obedecer. Isaque já tinha visto Abraão oferecer sacrifícios a Deus e por isso ele perguntou – e o cordeiro? E Abraão não tinha ideia do que Deus ia fazer, como ia fazer. Mas ele tinha uma fé resoluta, inabalável, ele cria que ia voltar pra casa com seu filho vivo. Por mais absurdo que possa ser, você trazer seu dizimo, sua oferta… parece um absurdo. Mas se Deus falar, amado, disponha-se a fazer a vontade de Deus.

Não sei se você está imaginando a cena desse sacrifício, praticamente inconcebível.  Ele foi testado e provado na fé.  A história, você sabe, acabou em vitória. Mas o que era preciso saber? Se Abraão temia ou não temia a Deus. Se Abraão negaria ou não negaria o seu filho. Se Deus proveria o milagre ou não proveria. Se Deus iria ou não renovar a sua aliança.

Então, o que Deus quer nos falar?  Obedeça a Deus em qualquer coisa que Ele te ordena. Nada te derrubará, nada vai prevalecer sobre a tua vida. Porque o nosso Cordeiro Pascal, Jesus, já foi imolado em nosso lugar. Agora sabemos que uma mesa será servida na presença dos nossos adversários. Mas, quantas vezes Deus tem dito a você – vai à reunião de oração – e você diz: Senhor, estou cansado. Quantas vezes Deus te pede o domingo para ele e você diz – Senhor, mas eu preciso viajar…   Você não está pronto para sacrificar alguma coisa pra ver algo extraordinário na tua vida?  Este homem foi provado. Não sei qual de nós resistiria a um pedido que parecia tão absurdo…

– Bispo, mas isso é muito severo, Deus pediu um sacrifício absurdamente absurdo… Amado, Abraão obedeceu, e por isso ele é o nosso pai na fé.  O que eu quero é que você entenda que temos um chamado para obedecer a Deus. E obedecer a Deus requer sacrifícios, às vezes, absurdamente absurdos.  Veja que Deus mesmo não poupou o seu Filho e o ofereceu na cruz por nós. Porque era o cumprimento de uma profecia – um Cordeiro perfeito tinha que ser imolado. E daquele sacrifício a vida eterna chegaria até nos. A salvação chegaria até nós.

Porque se Jesus não tivesse morrido, irremediavelmente todos nós iríamos para o inferno. Mas ele obedeceu, e a Bíblia diz que ele aprendeu pelas coisas que obedeceu e pelas coisas que sofreu. E eu te pergunto – você estaria disposto a um sacrifício por Deus? Ainda que pareça um absurdo? Acredite, o Senhor proverá sempre o cordeiro para o teu sacrifício. Deus é a nossa provisão.

Gênesis 22:16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,  

Gênesis 22:17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,  

Gênesis 22:18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

Amados, Deus proveu o cordeiro para o holocausto. O cordeiro já estava lá. O milagre estava lá. O milagre já está na nossa vida.  Entregue a tua vida toda a Jesus. E ainda que seja um absurdo alguma coisa que Deus te peça…

A tua fé vai ser provada à exaustão, mas você vai ver a aliança de Deus sendo manifestada em tua vida. Tema a Deus, obedeça a Deus, use a sua fé até o mais que puder. Vá mais alem do que você tem ido até hoje.  Porque DEUS PROVERÁ.

E o povo mais feliz desta terra diga – AMÉM.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário