AS ÁGUAS VIVAS DO TEMPLO

Ezequiel 47:1 Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.

Oremos ao Senhor… Em nome de Jesus.  Amém.

Igreja de Jesus, universal assembleia, igreja dos primogênitos arrolados nos céus, povo de propriedade exclusiva de Deus, nação santa, raça eleita, sacerdotes reais, família de Deus, meus irmãos amados.

Os dias que vivemos, desde março de 2020, para muitos foi de medo, para outros foi de angústia, para outros foi de morte, para muitos foi de murmuração e contendas, para governantes foi de discussões e brigas políticas. Eu considero estes dias como um belo presente de Deus. Porque, apesar de todas as controvérsias, da proibição de estarmos reunidos como igreja, de muitos cristãos estarem ainda com medo de vir à igreja, você está aqui, eu estou aqui, nós estamos aqui e isso, para mim, é um belo presente do Pai.

Estamos envolvidos e focados na profecia que recebemos no dia 31 de dezembro e que Deus disse que é o TEMPO DE RESTAURAÇÃO DAS COISAS QUE O SENHO DEUS VALORIZA. Ênfase que Deus dá – RESTAURAÇÃO. RESTAURAÇÃO significa renovação, novos começos, recomeços. Depois de um ano em que vidas, famílias, empresas, empresários tiveram perdas, houve guerras emocionais, as mídias, canais de tv, alguns políticos do nosso país humilharam, pisaram sobre a sociedade, exigiram coisas absurdas contra a liberdade constitucional que temos… depois disso tudo, ouvimos o Senhor falar em TEMPO DE RESTAURAÇÃO.

E Deus também está falando de um aprofundamento nas águas do Espírito Santo, de confiança renovada. Uma das coisas que Deus fez em mim foi renovar a minha confiança, a minha esperança, e a minha dependência dele. Meus irmãos, precisamos cultivar nossa dependência de Deus, vivendo por FÉ. Olha, quero lhes dizer, nesses dias tenebrosos, de medo, de incertezas, de desconfiança, de angústia, de temor da morte que atingiu tanta gente, eu nunca tinha tido tanta confiança em Deus, tanta certeza do Seu agir poderoso em nosso favor, tanto descanso em meio ao caos. Porque decidi em oração não olhar para a pandemia, mas olhar fixamente para Deus. E eu e minha família vimos e continuamos vendo Deus agir em nosso favor.

Então, conhecemos a palavra profética, baseada numa visão que Deus deu ao profeta Ezequiel. Ezequiel viu um rio, que começava com um filete, uma pequena fonte de água, que saia do altar, e que o templo não podia conter, essa fonte ia pra fora. Ia para terras secas, para necessidades existenciais, até chegar ao Mar Morto e torná-lo saudável.

Esta profecia não foi mais uma profecia, foi talvez o momento mais importante na história dramática de Israel. E Deus revelou que, aquilo que tinha feito restaurando o povo Israel, ele faria exatamente nos dias atuais começando pelos altares da Igreja Cristo Vive. Foi Deus que quis assim foi Ele que determinou assim.

Um pouco de história.  Deus libertou o povo de Israel que estava escravizado pelos faraós Egito por 400 anos. E Deus estabeleceu Israel como nação santa na terra prometida, na Palestina, tendo como capital Jerusalém. E Deus estabeleceu juízes, reis e profetas. E, durante esse tempo, o povo de Israel crescia em número e em ligação espiritual com Deus.  Jerusalém tinha sido estabelecida como cidade santa, com um templo santo. Era onde o Senhor estava presente.

Mas o povo pecou, fazendo o que era mau perante os olhos do Senhor, um povo que Deus estabelecera como nação santa, começou a adorar deuses falsos, voltou-se para a idolatria, traíram a Deus e às alianças do Senhor. Daí em diante, o povo de Israel começou a perder poder, diminuiu sua força espiritual. A nação se dividiu. A adoração a Deus foi corrompida. E Israel se divide em dois reinos. O reino do norte que caiu sob o domínio da Assíria, e o reino do sul que caiu sob domínio da Babilônia e de seu rei Nabucodonosor. Então, Jerusalém foi tomada pelos assírios e babilônicos que destruíram a cidade e o templo e as pessoas melhores foram levadas cativas para o exilio. Entre elas estava Ezequiel, que tinha sido preparado para sacerdote.

E, por duas gerações, os profetas revelaram algo da presença de Deus, só que Deus não falava mais com eles, e o povo vivia uma vida de maldição. O profeta Jeremias que também fazia parte do exilio falou em….

Jeremias 2:19 A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.

O profeta estava dizendo: – Vocês vão viver dias amargos e problemáticos, porque vocês não tem temor de Deus. Vocês vão ser castigados pelas infidelidades. Veja, Deus tinha levantado Israel como nação santa, para ser a voz de Deus na terra, a luz de Deus, mas o povo fez o contrário, traiu o Senhor.

No momento desta profecia, o povo estava há mais de 25 anos no exilio, por ter sido desleal com Deus. Viram o templo destruído e a nação se tornar um deserto.

E Ezequiel começou a profetizar para criar boas expectativas no meio do povo. Porque, apesar dos pecados do povo, Deus estava dizendo que a ira dele não iria permanecer para sempre. Porque se o desleal confessar o pecado e deixar, vai prosperar, vai se libertar. Então, Deus mandou uma mensagem de esperança, de restauração e de retorno a Jerusalém e restauração do templo. Já estamos aprendendo que o único caminho para isto acontecer seria a Graça de Deus. Porque toda restauração está nas mãos de Deus.

E esta restauração começou a vir de uma visão renovadora que Deus deu ao profeta Ezequiel. E que o Senhor deu a nós e disse que faria também em nossas vidas neste ministério e de outros ministérios que tiveram a mesma palavra profética revelada. Veja, onde não havia vida, Deus vem e expõe seus planos para o seu povo, através de Ezequiel. Deus mostrou que, no mundo espiritual, tudo estava pronto para a volta do povo do exilio para Jerusalém e para o templo.

Você sabe que, para os judeus e para os árabes, o templo é sagrado. E nós, irmãos amados, temos de entender também que o templo é sagrado. O povo evangélico tem uma certa dificuldade para entender isso. Mas este lugar, amados, é um lugar sagrado para Deus e então tem de ser sagrado para nós.

Por isso é que a gente vem para cá bem arrumados, com respeito, com temor de Deus no coração, sabendo que neste lugar o Senhor se manifesta, o Senhor nos fala, o Senhor age em nosso favor.

Olha, eu tenho temor total de Deus para não falar nada errado neste altar, porque se eu falar inverdades eu posso morrer no altar. Temos de ter esta noção do sagrado. Este é um lugar santo.

Ezequiel 47:1 Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.

Este homem não era um guia turístico, era o próprio Jesus. E ele levou Ezequiel em espírito até Jerusalém, mostrou o templo reconstruído e diz que saiam águas do templo, e elas vinham do altar. Deus estava comparando o mover do Espírito Santo, a Graça de Deus, a manifestação de Deus, a um rio.  Templo, altar, era tudo o que os judeus queriam ouvir, porque não tinham mais o lugar sagrado de adoração a Deus e não tinham altar, onde o sacerdote ou profeta anunciava a palavra de Deus.

Então esta profecia deu um giro de 180 graus para a vida do povo de Israel e mostrou a esperança em Cristo num momento de desolação, angústia, muitos anos debaixo do jugo de Nabucodonosor. Então, eu lhe digo, Deus não trouxe aqui, nem a você nem a mim, por um acaso. Ele tem um plano, pra gente criar raízes profundas neste ministério, porque aqui o Senhor promete que vai restaurar a tua vida e a minha vida. Amados, todos e cada um de nós, precisamos de restauração em alguma área da vida. Todos nós temos algum ponto de cicatriz, de dor emocional, de perda financeira, de problema familiar que precisa de restauração. É por isso que o Senhor trouxe esta palavra profética.

Ele levou o profeta ao templo, ao lugar da oração, da pregação, do sacrifício. E esta nação toda que está um deserto, está uma terra seca, estas águas que saem do templo, do altar do templo, vão chegar até o Mar Morto. E estas águas vão se tornar saudáveis.  É que a vida sem Deus é amarga, é morta, é sal, nada cresce, nada tem vida, nada frutifica. MAS DEUS – irmãos, muitas passagens na Bíblia dizem – Mas Deus – saiba então que há um momento na vida que é de virada, um momento de – Mas Deus! E as águas vão crescendo…

Ezequiel 47:3 Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos.

Ezequiel 47:4 ​Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.

Ezequiel 47:5 ​Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

Veja, tudo com Deus é num crescimento. Crescei e multiplicai-vos. Davi ia crescendo em poder cada veze mais. Crescei na graça e no conhecimento de Deus. Crescei em ações de graças. O Corpo de Cristo cresce o crescimento que vem de Deus. Deus quer progresso na nossa vida. Paulo disse a Timóteo – para que todos vejam o progresso na tua vida. Cristianismo não é exilio, cativeiro, cristianismo é progresso, é vida, é crescimento. As águas começaram pequenas, uma pequena experiencia com Deus, depois foram crescendo até se tornarem um rio que não se podia atravessar.  

O rio era profundo, como o conhecimento de Deus que é profundo, e largo, e longo, e grande.

Todos nós entramos um dia na igreja amarrados, cativos, mas a verdade nos libertou. Agora, estamos livres para crescer.

Veja que estas passagens se referem ao templo, ao altar e ao rio. Rio são as águas de Deus, o Espírito Santo, o mover de Deus, a Graça de Deus, é o próprio Cristo. Então, perceba o efeito das águas quando elas saem do altar, saem pra fora do templo, e diz que naquelas terras, por onde o rio ia passando, começaram a nascer árvores e dar frutos. Olha, vale a pena viver a vida cristã, porque Deus não tem enganos pra nós, Deus tem vida e vida em abundância.  Vida de abundância tem crescimento.  

Ezequiel 47:12 Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

Vivemos um ano duro de más notícias, muitas empresas fecharam, muitas pessoas ficaram desempregadas, muitas igrejas fecharam, muitos pastores desistiram. E tem gente que pergunta: – Como é que a Cristo Vive aguentou tudo isso?  Como vocês se viraram? O que aconteceu que vocês continuam de pé e firmes?  Nós continuamos virados para Deus, e o nosso Deus que é o Deus de toda provisão supriu cada uma das nossas necessidades, abriu portas de emprego, inclinou o coração dos donos da imobiliária para reduzirem o aluguel do templo e nos deu saúde perfeita em toda essa pandemia. ninguém foi afetado na sua saúde. Graças a Deus!

Quero dizer que cristianismo não é só palmas, louvores e sorrisos, e alegria, também tem tribulação e sofrimento. Não são só glorias. Há momentos duros na vida do cristão. Mas, se eu tenho um espírito forte, não me deixo abater. Se tenho espírito fraco, sou abatido pelas tribulações e sofrimentos.

Agora, veja que interessante, porque uma árvore dá fruto uma, até duas vezes por anos. Mas diz que aquelas árvores davam novos frutos, mês a mês. As bênçãos de Deus não são uma vez ano passado, talvez outra esse ano. O Senhor não para suas bênçãos para os seus filhos fiéis. É milagre e milagre e milagre.  Só o fato de estarmos aqui é puro milagre, todos saudáveis, todos firmes, é milagre de Deus.

Amados, isolamento é destrutivo. Por isso, vocês talvez não tenham ideia do que significa a presença de vocês aqui, juntos, no templo, perante o altar. Vocês não imaginam a alegria que me dá. Vocês não imaginam o regozijo de Deus vendo seus filhos reunidos, a assembleia dos primogênitos que tem seus nomes arrolados nos céus. A igreja viva do Senhor. A congregação reunida. E diz que as folhas servem de remédio. Onde a palavra da graça de Deus é pregada, é remédio, tem cura, tem restauração. A palavra de Deus transforma vidas. Ela faz milagres acontecerem.

Pode ser uma empresa quebrada, um casamento arrebentado, uma relação problemática, você pode estar com medo, com angústia, com tristeza, com sentimento de perda e de prejuízo, quando as águas da palavra chegam à tua vida, ela faz milagres acontecerem. Veja, diz que as águas do Mar Morto se tornaram saudáveis. Quer dizer que uma vida amarga, de tristeza, de desânimo, de sofrimento (eu nasci pra sofrer), Deus pode transformar essa vida em vida saudável, alegre, animada, forte, doce em vez de amarga. Deus pode, Deus quer e Deus faz.

Ezequiel 47:8 ​Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis.

Mar Morto – nada nasce nem cresce ali, é morto, não é saudável. Está a 450 metros abaixo do nível do mar, e tem 450 metros de profundidade, 30 km de comprimento por 14 de largura, e tem 25% de sal, 10 vezes mais sal que os oceanos. Por isso, não havia nenhuma vida naquele mar. Não havia peixes, nem plantas aquáticas. Mais uma coisa, o Mar Morto continua sendo o único lugar no planeta onde não há plantas, não há peixe.  Aquilo foi uma profecia de esperança.

Deus está dizendo – ainda que esteja morto, ainda que esteja desenganado pela medicina, ainda que os homens digam que não tem mais jeito, ainda que o advogado diga que é causa perdida, Deus diz que ainda há esperança. Se estas águas chegarem à tua vida, há esperança. Porque diz que as águas foram crescendo, e se tornaram um rio caudaloso, que não se podia mais passar. E eu, por fé, já fico imaginando como será a nossa vida lá pelo meio do ano em diante. Porque começa pelos tornozelos, vai até os joelhos, até os lombos e depois é um rio que não se pode passar.

Olha, isto não é uma invenção do profeta Ezequiel, nem do apóstolo, nem do bispo, acredite, isto é real. Deus está trazendo uma profecia de centenas de anos antes de Cristo para uma realidade do que se vive hoje na humanidade. As águas estavam estagnadas. Mas, quando chegaram as águas de Deus, se tornaram saudáveis.  Maravilhoso!  A forma como Deus nos salvou é maravilhosa.

Eu fui católico por 41 anos, fui coroinha, rato de sacristia, depois seminarista por 9 anos, queria ser padre, e lá no seminário eu não conheci Jesus.  Conheci várias senhoras, várias marias, vários santos e santas, mas não sabia quem era o verdadeiro Deus. A senhora de Fátima, amados, nunca existiu, foi um grande golpe da igreja romana, quando acabou a monarquia em Portugal e acabaram as benesses do rei para a igreja.

O sistema presidencial assumiu o país e uma das primeiras coisas que fez foi cortar as verbas para a igreja católica. E aí os cardeais católicos criaram uma santa milagreira para arrecadar dinheiro. E assim existem muitas marias e muitas santas e santos, com santuários e basílicas espalhadas pelo mundo, que servem para arrecadar fundos. Mas é tudo uma grande falsidade e enganação. Infelizmente, há pessoas sem conhecimento bíblico que acreditam nos ídolos, nas imagens e no engano, que é a principal arma do inimigo nestes tempos finais.

Ezequiel 47:10 ​Junto a ele se acharão pescadores; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para se estenderem redes; o seu peixe, segundo as suas espécies, será como o peixe do mar Grande, em multidão excessiva.

Isso tudo significa bênçãos de Deus – estender redes para pescar, pescar grandes peixes em quantidade excessiva. As bênçãos de Deus excedem nosso entendimento. E, para ver Deus agir, não é com água pelos tornozelos apenas, tem que ser em águas profundas. Lembra quando Jesus usou o barco de Pedro para pregar, e eles estavam lavando as redes?  Jesus disse – Pedro, faze-te ao largo, vai lá pro fundo, lá tem peixe. Ou seja, quanto mais eu entro nas profundezas das águas da graça, mais íntimo sou de Deus e mais e maiores bênçãos se manifestam em minha vida.

Sabe, Deus quer a nossa vida um pouco mais ao largo, mais no profundo. Não é fazendo uma oraçãozinha de 5 minutos de manhã, um culto de vez em quando. Deus quer a nossa vida em águas profundas.

Então, amados, hoje também é tempo de estendermos a rede. É tempo de você usar a sua confissão em concordância com a palavra. Tempo de você usar o poder do sangue de Jesus. Tempo de você usar a Bíblia. Usar o amor para com Deus. Porque é tempo de pesca de peixe grande. Eu creio que, neste ano, vamos receber muito mais do que recebemos nos últimos 3 anos.

Então, este é o ponto da virada – 180 graus. Deus estava mostrando que o povo ia passar da morte para a vida, das trevas para a luz, do fracasso para a vitória, do deserto, da destruição para a restauração, para um novo viver. O rio da água da Graça de Deus supera até a morte. As águas de Deus mudam tudo. Tudo o que você precisa de mudança na sua vida, Deus pode, Deus quer, Deus faz. Como fez na vida da mulher samaritana.

João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Essa mulher estava destruída emocionalmente, a alma dela, os sentimentos estavam mal. Estava no sexto marido e nenhum deles tinha elogiado, estava um trapo, se sentia mal, era como o mar Morto. E Jesus lhe diz – Se você beber da água que eu tenho…  olha a água aqui, meu irmão, a Bíblia Sagrada – você nunca mais terá sede. Vocês não sabem quem estão adorando, mas haverá um dia em que os verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade.

E ela correu até a cidade e contou pra todo mundo – eu conheci um homem que falou tudo a meu respeito. E diz que muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho daquela mulher. E disseram – verdadeiramente ele é o Salvador do mundo. As águas de Deus tinham chegado àquele povo. O Espírito Santo chegou, a força de Deus chegou.

João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Isso já pode estar acontecendo na vida de todos nós aqui. Então, desde o dia 01 de 2021, no meio do caos causado pela pandemia, chega uma palavra significativa e necessária. Por isso, disse o profeta…

Jeremias 33:11 ​a voz de júbilo e de alegria, e a voz de noivo, e a de noiva, e a voz dos que cantam: Rendei graças ao SENHOR dos Exércitos, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre; e dos que trazem ofertas de ações de graças à Casa do SENHOR; porque restaurarei a sorte da terra como no princípio, diz o SENHOR.

Eu acredito que esta profecia Deus não deu apenas para o nosso ministério, porque ele diz – restaurarei a terra – nós temos de chegar à nossa família, aos amigos, aos colegas e dizer – Este é o caminho, bebam desta água. Amados, há milhões de pessoas adorando deuses que não são Deus. Estão se alimentando de cinzas. Estão no lodo e nos charcos da vida. 

Então, só a Graça de Deus tem poder de restaurar vidas realmente.  Creia nisto!  Olha, a cada culto aqui estamos cavando poços para desbloquear as fontes da água da vida.  o profeta já tinha dito – deixar a Deus é amargo e mau. 16 milhões de pessoas no Brasil deixaram a Deus, porque o meu pastor, porque a igreja, porque aquele irmão, porque Deus me disse pra sair…

Jeremias 2:13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Deixaram o manancial das águas vivas e foram cavar poços fora da igreja de Jesus, são cisternas rotas, rompida, não retem as águas. Mas há um rio de águas profundas na igreja de Jesus.

– Pastor, e como eu chego à profundidade das águas como falou o profeta?  Volte à vida de oração pessoal, estude da palavra, fique agarrado a Deus, dependa exclusivamente dele, isso são águas profundas na nossa vida. E a nossa igreja vai se tornar cada vez mais como Jesus, mais adoradora, mais contemplativa, mais corajosa, mais com visão do reino, mais evangelizadora, mais fiel, mais sincera, mais comprometida, mais águas profundas de Jesus, para que todos nós sejamos uma grande bênção.  

Sei que pode perguntar: – Pastor, até onde vão chegar estas águas? Veja, elas saem do templo, você ouve a palavra, volta pra casa e não pode deixar as águas lá fora, tem de começar tudo na sua casa.

Porque temos de refletir Jesus na nossa família. Você sabe, o inimigo central do casamento é o egocentrismo, o egoísmo, e a ambição. O foco e a brecha pra destruir um casamento está num homem ou numa mulher egoísta. Mas eu acredito que, como a Bíblia ensina, é possível construir uma união estável e duradoura; gloriosa, de alegrias. Eu sei que, às vezes, a relação marido x mulher é de sangue, suor e lágrimas, porque são dois seres humanos sujeitos a erros. Mas diz que as águas de Deus tornam saudáveis até as águas mortas.

Efésios 5:31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

Efésios 5:32 ​Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

Paulo diz – eu me refiro e à igreja – ou seja, a forma como Deus trata e cuida da igreja é a forma que o marido trata e cuida da esposa, e a esposa trata e cuida do marido. É de acordo com a forma de Deus. Porque o casamento começa como um conto de fadas, lindo, alegre, magico. Depois, com o tempo, vem os problemas, vem as opiniões masculinas e femininas, vem desajustes na relação e, muitas vezes, o casal anda como num labirinto, não sabem encontrar a saída para seus problemas.

Olha, eu sou do tempo que, quando a sola do sapato gastava, se mandava consertar, não se jogava fora. Assim é no casamento. Eu acredito que, se você tem um relógio que parou de funcionar, você vai mandar consertar, trocar a bateria e voltar a usar. Hoje em dia parece que fazem os eletrodomésticos para usar um tempo e ter de comprar outro, porque é difícil uma assistência técnica boas, é difícil ter as peças dos equipamentos mais antigos. Por isso, temos de voltar à Bíblia Sagrada.

Depois do relacionamento com Deus, a relação mais profunda desta terra, é a relação de um homem com uma mulher, hétero e monogâmico. Então se pergunta: – Se o casamento foi criado por Deus, se é a relação mais profunda entre um homem e uma mulher, hétero e monogâmico, por que então tanta desconfiança neste assunto? 

Você sabia que 55% dos casamentos no Brasil acabam em divórcio? E, nas igrejas, 45%… isso é mar Morto. Deixa eu explicar uma coisa. A pessoa passa de 4 a 6 anos da faculdade se preparando para uma profissão, depois faz um estágio, depois faz uma pós, faz um mestrado, um doutorado, faz um curso extra fora do país, tudo em preparação para a profissão que escolheu.

E para o casamento?  Nunca se preparou ninguém para o casamento. Então se torna necessário preparar as pessoas para o casamento e a igreja pode ajudar nisso. Nosso ministério está planejando criar treinamentos para os casais de noivos, para os que querem se casar e assim prepará-los. Porque se uma pessoa se prepara por 10, 20 anos para uma profissão, ela precisa também se preparar para o casamento, porque vai viver o resto da sua vida com a pessoa que se casar. E nós sabemos e consideramos o casamento como uma união indissolúvel. Ressalvados casos excepcionais em que não há condições do casal continuar juntos, conforme a palavra ensina.

Casamento não é só flores, também tem espinhos. A maioria dos casamentos, hoje em dia, são infelizes, é mágoa atras de mágoa, desavenças, discussões, conflitos, dores emocionais. Isso vai minando o casamento. Mas estas águas, que estamos estudando, podem capacitar o marido a ser um marido bíblico, e a esposa a ser uma esposa bíblica. Estas águas podem transformar uma relação que está como um Mar Morto, sem vida, sem esperança, sem amor.  A Graça de Deus pode renovar, reatar, resgatar, restaurar, conciliar, pode ajustar os ponteiros, basta você querer ser feliz.

Porque ninguém diz pro marido que aquela menina radiante de 18 anos um dia vai ter tpm, vai ter dor de cabeça, vai ficar menstruada e vai se irritar por nada, e vai chorar e você, marido, nem imagina porque ela está chorando. Ninguém diz aos pais que filho pequeno, às vezes, chora a noite toda, tem febre de 40 graus, tem diarreia e vocês não sabem por que. Era só gugu-dadá, e um dia o gugu-dadá vomita o leite que acabou de mamar da mamãe e você diz – UUUiiii!  Ninguém te conta sobre isso… amados, filho dá trabalho e dá problema e, como diz o ditado, filhos criados trabalhos dobrados.

Sabe que Paulo disse a Tito – as mulheres mais velhas ensinem as mais novas a serem boas donas de casa. Como se cuida de uma casa, como se cozinha, como se poupa dinheiro não jogando alimento fora, como tratar o marido. O assim o marido também, como tratar a esposa.  Sabe, casamento é como um amortecedor. Um amortecedor proporciona conforto, estabilidade e segurança ao carro. Assim, o casamento para o casal.

O problema é que as pessoas não se preparam para isso. Ficam 10, 20, até 30 anos se preparando para uma profissão, mas, para o casamento, nada. E o que é um casamento bíblico? É uma união contratual permanente, tendo por finalidade o amor mútuo, a procriação e a proteção um ao outro.

Não é um contrato sexual, e aqui é que pode acontecer o problema. O casamento tem de criar uma estrutura de admiração mútua, de reconhecimento mútuo. Porque ninguém será feliz 24hs por dia. Mas você pode se tornar um anjo para a sua esposa. E você, esposa, se tornar um anjo para o seu marido. Basta querer.  E o rio está chegando à sua vida. 

Não deixe sua personalidade ser dominadora e egoísta, porque ela leva ao declínio do casamento. 

E não transforme seu cônjuge num deus. Meu marido é deus no céu e deus na terra. Minha esposa é deusa no céu e deusa na terra. E nós somos imperfeitos, temos defeitos. Nós temos que querer que tudo dê certo, não sendo egoístas, não querer o eu. Casamento não é EU, é NÓS.

Por isso, temos de viver o amor bíblico e não o romance da novelinha. O casamento que dá certo reproduz Cristo e a sua igreja. Veja isso…

Efésios 5:22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;

Efésios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Efésios 5:33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

Você viu como são regras simples que Deus dá?  Amor e respeito.  Mas não é o amor que as novelas pregam, que os filmes mostram, que a tv retrata.  Não é o amor romântico, erótico, filantrópico ou pragmático.

É o amor LAR, falava um velho pregador – Laços de Amor e Respeito. Casamento não é EU, é NÓS.

Então, para terminar, vamos ver o que são as águas profundas do amor. Lembrando que as águas começavam nos tornozelos, subiam até os joelhos, chegavam aos lombos, depois eram um rio que não se podia atravessar, águas profundas.

1Coríntios 13:1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

1Coríntios 13:2 ​Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

Olha, uma igreja sem amor não é igreja. Eu gosto de falar o nome das pessoas. Porque, quando falo o nome de alguém, estou construindo uma relação com essa pessoa.

1Coríntios 13:3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

Se for só teatro, nada aproveita. Agora veja o que é o amor bíblico, não é o amor romântico, erótico, filantrópico ou pragmático. É o amor ágape, o amor de Deus.

1Coríntios 13:4 ​O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

1Coríntios 13:5 ​não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

1Coríntios 13:6-7 ​não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 ​tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1Coríntios 13:8 ​O amor jamais acaba;

Eu sou do tempo que as coisas eram para se consertar e não para jogar fora.

– Aprendi, pastor, que o amor acaba quando não se vive esse amor bíblico, amor ágape. 

– Exatamente, meu irmão, minha irmã.

Porque, amados, quando um casal recebe a água de Deus e quer dar certo, dá certo.

O Senhor tem um Rio de Água da Vida para nós. Aonde ele chegar, vidas serão transformadas. Teu relacionamento pode renascer, ser renovado, transformado, restaurado pelas Águas que fluem do Templo. Não desista, Espere, Acredite, a Água está subindo. Já está na sua vida. Em nome de Jesus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário