Casa Sobre a Rocha – A Soberania de Deus na Vida dos Eleitos

Neste post vou tratar de um assunto extremamente importante para a vida do cristão, do eleito de Deus, daquele que foi predestinado para a salvacao que é a – Soberania de Deus na Vida dos Eleitos. Então diz e,,,

Provérbios 4:7-8 O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará;

Estamos vivendo momentos tremendamente preciosos.  Alguns de nós estão aprendendo, e outros estão relembrando sobre as bases doutrinarias do nosso ministério. A Igreja Cristo Vive sempre foi conhecida pela excelência do ensino das sagradas escrituras. Então, o objetivo deste altar é gerar conhecimento profundo, e não superficial, conhecimento bíblico correto, e não com mentiras, para que as ovelhas do Senhor vivam uma vida santa e bem orientada.

Hoje, seguindo orientação do nosso apóstolo, vamos aprender sobre uma realidade que você não pode desconhecer. Deus tem um plano absolutamente divino que ele mesmo, sabiamente, calculadamente e celestialmente, preparou para cada um de nós. Então, você tem de crer que o plano de Deus é perfeito. E que esse plano perfeito é para a sua vida.

DIGA isso – o plano perfeito de Deus é para a minha vida. Agora DIGA para o seu irmão – o plano perfeito de Deus é para a sua vida.

E só compreende este plano perfeito para a sua vida quem conhece o plano de Deus. E este plano nos leva ao destino que Deus determinou para cada um de nós.  Portanto, se você não compreender este plano perfeito de Deus, você não irá conhecer a direção de Deus para a sua vida. E quem não conhece a direção de Deus anda sempre em caminhos errados, vive tropeçando, busca atalhos. E o resultado disso é – tropeço, sofrimento, perda de tempo, desânimo, cansaço, vida sem objetivos.

Provérbios 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Ou seja, há direção humana que parece correta, mas não é. Portanto, se tentarmos estabelecer nossos próprios caminhos baseados em sentimentos carnais, em percepção humana, pode ser que entremos até em caminhos de morte.  Milhares de pessoas cristãs estão aí fora mortas emocionalmente, espiritualmente, na sua vida familiar, profissional, financeira. Em todas as áreas sempre tem reclamações e consequências de direção errada. Porque não buscaram a direção certa com Deus, mas andaram em seus próprios caminhos.

Por isso, precisamos estimar abraçar a sabedoria de Deus, como disse em Provérbios, para que ele nos honre. Deus não honra quem é desobediente. Deus honra quem dá ouvidos à sua palavra e anda em linha com a Bíblia Sagrada.

Temos de compreender o que nós estamos fazendo nesta terra e qual o plano de Deus para a vida do seu povo, para a sua vida, para a minha vida. Veja uma verdade, se você seguir sempre o plano perfeito de Deus, sempre você será honrado por Deus. E assim você viverá uma vida com dignidade, você verá prosperidade e abundância no seu viver diário. Porque a palavra de Deus é real e Deus vela para que ela se cumpra.

Olha só, sempre que um filho de Deus se desvia do plano de Deus e tenta seguir seus próprios planos, ele vai enfrentar toda espécie de problemas. Por isso, precisamos estar sempre atentos ao que o Pai quer nos falar e mostrar.  Porque o desejo do Pai é que todos nós, seus filhos, nos beneficiemos daquilo que ele preparou para cada um de nós. Então, como sábios, vamos ver o exemplo do profeta Jeremias que há certas situações da nossa vida que estão dentro de um plano superior divino.

Jeremias 1:4-5 A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: 5  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

Era Deus falando a Jeremias e revelando seu plano na vida do profeta. Veja, não estou falando de decisões sobre situações que podemos tomar no dia a dia.  Eu posso escolher a faculdade a fazer, a pessoa com quem quero me casar, a profissão que vou exercer.

Estou falando de algo que não depende de mim ou de você fazer, mas algo que depende da soberania de Deus. Há certos aspectos da nossa vida que fazem parte de um plano que começou no dia em Deus determinou que eu existiria no mundo espiritual. Não começou no dia em que eu ouvi um pregador.  Não começou no momento em que eu confessei Jesus como Senhor.  Não, é um plano muito antes disso tudo. E que começou no coração de Deus antes que a terra, as estrelas e tudo existisse. E ali estava o teu nome inscrito no Livro da Vida. Ali estava cada um de nós, eu, você, já projetado e planejado por Deus.

Deus disse – Antes do ventre materno eu já te conhecia. Por isso, podemos ter a segurança da graça de Deus na vida. E hoje quero abordar o que Deus planejou para nós seus filhos. Porque existem dois planos perfeitos de Deus – o primeiro é a nossa salvação eterna que existe no mundo espiritual.  O segundo é o plano de Deus para nós vivermos nesta terra e que só os predestinados podem viver – é uma carreira planejada pelo Senhor, predeterminada para cada um de nós.

1Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Isso diz respeito a nós. Estávamos mortos em pecados e delitos, mas o Senhor nos chamou para proclamarmos virtudes dele.   Aqui está o principal chamado que temos de viver nesta terra, independente da sua profissão, da sua formação humana, ou do que você tenha alcançado nesta vida.  Você foi chamado para proclamar as virtudes de Cristo neste mundo.

Antes de estarmos nos caminhos de Deus estávamos trilhando caminhos de morte, de perdas, de fracasso, de desarmonia de vida. Mas no momento em que Deus nos chamou das trevas para a luz, da morte para a vida, passamos a viver num outro ciclo de vida que culmina na nossa salvação eterna.

E agora, você tem sido um proclamador das virtudes de Cristo através da sua vida? Até onde a obra do Senhor tem sido prioridade em sua vida?  O seu testemunho tem levado pessoas a Cristo?  Você tem dado bom testemunho?

Porque as pessoas que convivem conosco tem de perceber a graça de Deus através do nosso testemunho.  Temos que espalhar o bom aroma de Cristo.  Temos que demonstrar através do nosso modo de viver que somos pessoas transformadas, que as coisas antigas passaram e tudo se fez novo.  E Paulo faz um alerta à igreja de Corinto a respeito disso em…

1Coríntios 1:26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;

Veja, Deus não escolhe pela aparência, Deus escolhe pelo coração.  Deus nos escolheu antes da fundação do mundo e nos colocou nesta terra. Muitos são simples, outros são nobres, mas nada disso importa, todos tem a mesma essência – tem o DNA de Cristo.

Então, meu amado, esteja atento ao seu chamado. Repare na sua vocação.  Deus chamou você para uma obra preciosa. Porque grande parte dos cristãos estão aí fora reclamando, se lamuriando, muitos estão olhando a crise, focando os problemas, as dificuldades, os empecilhos. Mas Paulo diz – Repare na sua vocação. Lembra que Deus está intervindo na sua vida, Deus trabalha em seu favor. Deus é por você.

Hebreus 12:1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,

Deus preparou para cada um de nós uma carreira, um caminho, um percurso. Nós não escolhemos esta carreira, mas a descobrimos por revelação quando ouvimos a palavra de Deus. Logo, o ser humano só é bem-aventurado quando ele percorre esta carreira que Deus preparou para ele. Não há outra forma de vivermos a plenitude das bênçãos de Deus se estivermos na contramão, se estivermos andando em sentido contrario ao que Deus determinou como carreira pra nossa vida.

E para completar a carreira proposta, temos de nos livrar de tudo que possa atrapalhar o nosso desempenho. Paulo fala – desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia.

O termo grego para desembaraçar-se é o verbo “APOTITHEMI” = “pôr de lado”; a exemplo de um corredor que tira o máximo possível de roupas que poderiam limitar seus movimentos para sentir-se leve e à vontade. Significa que, no dia a dia, existem certos impedimentos que, se eu não tirar da minha vida, eu acabo atrapalhando o meu desempenho na carreira que o Senhor me propôs.

Este peso significa qualquer pecado ou qualquer coisa não essencial que sirva de empecilho para eu andar na minha carreira. Os pecados atuam como fardos, pesos, mas há outras coisas da vida que atuam como entraves, desvios de rota, coisas que desviam a atenção para longe do crescimento espiritual.  Quer um exemplo?  Você deixar de estar aqui na Casa de Deus, no culto ao Senhor para estar na festa de um amigo.  Ver um programa de televisão.  Isso são entraves que afastam a pessoa de percorrer bem a carreira.

Veja, ninguém aguenta excesso de peso sobre o próprio corpo. E todas às vezes que você coloca um peso sobre você, você se torna mais vagaroso. E você não vê a manifestação daquilo que o Senhor preparou pra você.

Na vida cristã é o caso da pessoa que só faz o mínimo para dizer que faz. É fiel no seu compromisso financeiro com Deus quando sobra.  Só vai à igreja quando dá vontade, ou porque tem um problema pra resolver. Está sempre mais ocupado com sua vida diária do que com o reino.  Está sempre criticando alguma falha da igreja, mas nunca faz algo para ajudar o ministério.

Por isso, Paulo exorta a por de lado qualquer empecilho mundano. Porque ele nos faz desviar da rota da carreira proposta.  Depois temos outro termo. “TENAZMENTE” é traduzido do grego “EUPERISTATOS” = pecado que se apega de perto; pecado que engana facilmente; pecado através do qual o homem é facilmente levado ao perigo; Aquilo que faz alguém mudar seu rumo.

Muitas vezes é a desatenção, o embotamento espiritual e a indolência. E um dos maiores empecilhos é a incredulidade, que gera desânimo, peso, fardo para a vida cristã.  O peso não permite que sejamos perseverantes, persistentes na nossa carreira.

Outro pecado é a tendência para a indiferença e para o desvio do caminho indicado por Deus. É o que se pode chamar de preguiça espiritual. A pessoa não acha que seja tão importante assim congregar na igreja e vai perdendo os laços de comunhão com os irmãos e com seu chamado ministerial. A pessoa se acha autossuficiente, acha que pode tomar qualquer decisão sem colocar diante de Deus em oração.  Acha que não é tão importante mais o momento de louvor na igreja.

Mas não há outra forma de vivermos a plenitude das bênçãos de Deus se estivermos em rota de colisão com o plano determinado por Deus, com aquilo que Deus determinou como carreira em nossa vida.   Então, precisamos nos desvencilhar de tudo que atrapalha o nosso desempenho.

Portanto, atenção!  Esta preguiça espiritual tem desviado muitos cristãos da carreira proposta. Interessante que as estatísticas mostram que os cristãos são inferiores aos não cristãos, porque não cumprem a carreira que Deus lhe propôs viver nesta terra. E este comportamento tem levado muitos do povo de Deus a apostatarem da fé.

1Timóteo 4 :1-2 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

Estamos vivendo estes últimos tempos.  Veja, pessoas que tem a consciência cauterizada significa que perderam a sensibilidade espiritual. Então Paulo diz em…

Hebreus 2:1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

Significa que, quando mais se aproximam os tempos do fim, mais nós temos que nos apegar à palavra, porque serão maiores as seduções do mundo e os ataques do inimigo. E se eu não for persistente e não me apegar com mais firmeza às verdades ouvidas, eu acabo me desviando, me enfraquecer e sair da rota da minha carreira determinada por Deus. Não podemos negligenciar a nossa salvação e assumir as responsabilidades que são nossas nesta corrida da vida.

Temos que falar das verdades que cremos – a predestinação, a eleição, o falso livre arbítrio, as duas sementes, a graça genuína, a salvação eterna que não se perde, as doutrinas perfeitas que aprendemos e temos como norma de vida.  Nós não aceitamos os preceitos caducos da lei, nós somos da graça de Deus. Somos o que somos pela graça de Deus.  Isso acontece através do meu testemunho, da minha carreira, do modelo que exerço no meu dia a dia, onde eu estiver.  Tenho de ser modelo e exemplo, e só é modelo e exemplo aquele que conhece o seu chamado. 

Hebreus 2:2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,

Hebreus 2:3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

Então, você não pode negligenciar aquilo que você aprendeu. Você não pode permitir pequenas situações que te afastem da carreira que Deus te propôs pra viver.  Reaja contra o desânimo, contra a insensibilidade, faça algo pelo reino, invista na sua vida espiritual.

Se seguirmos a nossa carreira vamos desenvolver as nossas habilidades, vamos obter conquistas, dignidade, um lugar na sociedade, direção de Deus.  Tudo isso por estarmos andando segundo um projeto perfeito de Deus. E quando um eleito de Deus fica fora deste projeto ele se sente frustrado.

1Coríntios 9:26  Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

Paulo tinha uma meta, um alvo. Você tem uma meta também, você tem um alvo. E para você alcançar um bom desempenho na sua carreira, você não pode dar tiros pra todo lado. Você precisa concentrar forças, você precisa focar nos seus objetivos, naquilo que Deus te chamou a fazer.

Olha, o mais importante na vida de um cristão são as certezas firmes no coração. Aquilo que faz você ser o que Deus quer que você seja.  Tome posse disso para a sua vida. Você pode ter aquilo que Deus diz pra você ter. Você vai conquistar aquilo que Deus diz pra você conquistar. Porque tudo aquilo que você precisa está nas mãos de Deus pra sua vida. 

Atos 4:28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

Amados, nós estamos aqui para cumprir o nosso chamado, para sermos obedientes a Deus, porque foi ele que nos predestinou. Nós somos propriedade exclusiva de Deus. Você não se pertence, você pertence a Deus. Eu não me pertenço, eu pertenço a Deus.

Você tem de cumprir aquilo que Deus determinou para você cumprir nesta terra. São propósitos que ele predeterminou para mim e para você.  Então, nada dá mais garantia, mais dignidade, do que ter certeza em relação às coisas de Deus.

Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Você está aqui nesta terra cumprindo desígnios predeterminados pela vontade soberana de Deus na sua vida. Por isso é que o tema de hoje é – a soberania de Deus na vida dos eleitos. E estou aqui lhe ensinando que é importante cumprir cabalmente esse plano de Deus para viver bem nesta terra.

João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Veja, Jesus nos escolheu e nos designou para vivermos e darmos fruto que não é perecível. O fruto tem de ser permanente. Por isso, quem não tenta seguir caminhos próprios, fora do plano de Deus, não adianta nem a pessoa orar, porque a sua oração não tem efeito.

Se eu estiver andando em caminhos errados, fora dos planos do Senhor, se eu continuar desobedecendo a Deus nos seus propósitos para a minha vida, e ficar clamando a Deus, pedindo qualquer coias, ele não vai se mover em meu favor, não vai se manifestar. Por isso, é necessário está alinhado com o Senhor, com a carreira que nos está proposta. Fora disso, só há frustração. E quero lhes mostrar um exemplo do que acontece com alguém que não segue a carreira que lhe está proposta por Deus.

Jonas 1:1-2 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2  Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 

Jonas 1:3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Deus tinha uma carreira proposta a Jonas, Deus lhe deu uma ordem. Mas Jonas quis fugir da presença do Senhor, como se isso fosse possível fazer. Ele se deixou embaraçar pelo peso do pecado de desobediência. 

Jonas 1:4 Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 

Jonas 1:5 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.

Veja como o sono espiritual não permite que a pessoa veja a verdade, quando ela se afasta do plano de Deus para a sua vida. O que acontece com a vida da pessoa que foge do plano que Deus lhe propõe e tenta outro caminho que não é o caminho de Deus. Ela fica num sono, numa hibernação espiritual.  E isso gera problemas não só na vida do desobediente, mas também na vida dos que estão ao seu redor.

Portanto, cuidado quando você vai ajudar alguém.  Porque se esse alguém estiver trilhando um caminho próprio, que contraria os planos de Deus, não só essa pessoa sofrerá as consequências, mas você também que está se colocando ao seu lado para ajudar. Foi isso que aconteceu com o pessoal que estava naquele navio com Jonas. 

Jonas 1:6 Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos. 

Jonas 1:7 E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 

Jonas 1:11 Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. 

Jonas 1:12 Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.

Jonas começa a reconhecer o seu erro em querer seguir o próprio caminho, longe dos propósitos de Deus. 

Jonas 1:15-16 E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 16 Temeram, pois, estes homens em extremo ao SENHOR; e ofereceram sacrifícios ao SENHOR e fizeram votos. 

Jonas 1:17 Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Então, tanto Jonas como todos os marinheiros daquele navio perceberam que com Deus não se brinca. De Deus não se zomba. A obra do Senhor é algo muito serio.  Deus quer que você se levante com grande autoridade na sua casa, na sua família, no seu trabalho, na igreja, onde você estiver. Não permita situações que embaracem a sua vida e afastem você da carreira que o Senhor preparou pra você.  É duro cair nas mãos de Deus, estar sob disciplina de Deus. 

Jonas 2:1-2 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, 2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.

Jonas se arrependeu do seu erro, reconheceu que tinha saído fora do plano de Deus pra sua vida. 

Jonas 1:7  Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 

Jonas 1:9-10 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Veja, num momento de dor e de frustração por ter saído do caminho certo e entrado num atalho, Jonas percebeu que não podia resistir ao chamado do Deus soberano.  Ninguém pode resistir a sua vontade.  E Jonas reconheceu isso e disse – Aquilo que eu votei eu pagarei. Aquilo que eu prometi eu vou cumprir.

Amado, lembre-se de tudo aquilo que você prometeu ao Senhor. Lembre-se de quando você teve o seu primeiro encontro com Cristo, do amor, da euforia, da disposição em segui-lo.  Renove hoje o seu compromisso de amor e testemunho de vida dentro do plano perfeito de Deus pra você. Renove o seu compromisso com este ministério apostólico e profético pra que você experimente as bem-aventuranças de viver dentro do propósito perfeito de Deus para a sua vida.

Então, creia que Deus preparou para cada um de nós uma carreira, um plano perfeito, para todos nós percorrermos, e usufruirmos de todos os benefícios que Deus tem para a nossa vida.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário