Casa Sobre a Rocha – Como Ter Atitudes de Fé

Atitude de fé chama à existência coisas que não existemNeste post vamos tratar sobre Atitudes de Fé.

Josué 1:1-2 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Josué 1:3-4 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.

Josué 1:5-6 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.

Josué 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

Josué 1:8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.  

Josué 1:9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

 

Estamos aprendendo nestes últimos cultos sobre o dom maravilhoso que o Senhor nos deu, o dom da fé.  A fé nos move para seguirmos em frente, tendo como alvo o nosso Deus, mesmo que tenhamos de enfrentar dias difíceis. Temos dias de festas e temos dias de luto. Dias de celebração, mas também dias de choro. Dias de alegria, e também dias de tristeza.

Tudo isso porque somos seres humanos, e estamos sujeitos a isso. Jesus nos advertiu a respeito dizendo – neste mundo passareis por aflições.  Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

E é isso que venho lhe trazer hoje – palavra de esperança e de fé para que você alcance as promessas do Pai.  Nosso país está passando pela maior crise moral e ética de todos os tempos. A todo momento vem notícias ruins. Mas a fé nos ensina a não dar ouvidos aos noticiários.

A fé nos motiva a avançarmos porque servimos ao Deus Soberano e Todo Poderoso. Você crê nisso, diga Amém.

A fé nos motiva a ver sempre algo melhor a ser conquistado, mesmo não sendo fácil de conquistar, mas temos a certeza de que vamos chegar lá.  Nada é fácil neste mundo, vamos ter momentos de desafios, de crises e tensões. Mas uma coisa é certa – se você mantiver sua atitude de fé você vai alcançar aquilo que Deus determinou como promessa para a tua vida. É isso que quero te motivar, a viveres por fé. Você está aqui para receber uma grande dose de entusiasmo.

Porque crente em Jesus não joga a toalha, não desiste. Porque, quando chega ao limite da tua carne, aí entra a intervenção sobrenatural de Deus. Eu creio que chegou a hora de atravessarmos o nosso Jordão. Você crê nisso?  Então diga com fé – Chegou a minha hora de cruzar o meu Jordão e entrar na terra prometida.

Diz que o povo de Israel esperava por esse momento, deste os tempos de Abraão. Tinham se passado mais de 500 anos e chegara o tempo da oportunidade para o povo. O tempo oportuno de Deus, a hora de tomar posse da promessa de Deus. Eu sei que, assim como eu, você tem sonhos que começaram lá atrás – sonho de um casamento feliz, sonho da casa própria, sonho de um bom trabalho, sonho de uma promoção, sonho de uma profissão abençoada, sonho de vida financeira abundante, sonho de uma vida espiritual com temor e tremor.

Creia, amado, que você pode cruzar o Jordão neste dia e entrar na terra prometida.  Porque não há limites para o povo de Deus. Os limites estão somente na nossa carne. Mas, como nós não vivemos pelo que vemos, mas pelo que cremos, não há limites, nem impossíveis.

Então, o que você precisa fazer para cruzar o seu Jordão? O que falta fazer?  Qual o estímulo para que você dê o primeiro passo e chegue à outra margem?  Quero lhe passar algumas instruções que lhe ajudarão a chegar à sua terra prometida.

  1. TIRE OS OLHOS DA CRISE E CREIA QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO NA SUA VIDA.

Olha só, se você não focar direito seu olhar e ficar olhando pra todo lado, pra onde não deve, você perde tempo, enfraquece e não sabe pra onde ir. Mas quando você olha para Deus e focaliza em Deus, você deu o primeiro e mais importante passo. Isso aconteceu com Josué.

Josué 1:1-2 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Moisés estava morto e uma crise se instalou naquele momento, porque Moisés era o grande líder, libertador e legislador do povo de Deus. Veio a crise, assim como nós, brasileiros, estamos vivendo agora uma crise no Brasil. Violência, problemas na saúde, na segurança, na educação, desmoronamento dos valores morais, desintegração familiar – é a realidade do país.

E os fenômenos naturais que parecem anunciar que estamos mais perto do fim do que imaginamos. Tudo isso são situações que temos de atravessar. E só atravessamos com segurança quando focamos no autor e consumador da fé, Jesus.

Amados, apesar de todas as situações adversas que enfrentamos, como aconteceu também com o povo de Israel, Deus continua a ser Deus. Ele não mudou. Moisés tinha morrido, mas Deus continuava no trono, governando seu povo.

Creia, a tua geração é abençoada, é próspera, esta é a promessa que Deus tem pra você. Mas às vezes damos desculpas a Deus dizendo que não estamos preparados para atravessar o nosso Jordão.  Isso são apenas desculpas.

Deus tinha feito promessas ao povo de Israel e eles tinham de atravessar o Jordão para tomar posse delas. E assim Deus também nos fez promessas e temos de atravessar nosso Jordão para tomar posse delas. E nada neste mundo tem poder de impedir que essas promessas se cumpram na nossa vida.

Então, prepara-te, dispõe-te, atravessa essa situação e toma posse do que o Senhor te deu. Mantenha avivados seus sonhos, seus ideais, seus projetos e trabalhe por eles com fé.

2Coríntios 4:18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

Amados, as circunstancias pelas quais vamos passar elas são passageiras. Passar – passageiras. Mas o que ficar para sempre na tua vida são as promessas de Deus, porque são eternas. E essas são independentes de crises e de governos humanos, porque o nosso Deus não está em crise, nunca esteve e nunca estará.  Ele está acima de tudo e de todos.

  1. SAIA DO DESERTO E ENFRENTE NOVOS DESAFIOS

Não importa qual o nome da tua necessidade, veja isso como um deserto e que tem de sair da tua vida. O deserto é lugar estéril, não tem vida, ele não pode ser o teu paradeiro. É apenas um lugar de passagem, porque as circunstâncias te levam a passar por lá, mas só vais passar, não vais ficar lá.

Não é para sempre nem para fazer parte da tua historia. O deserto é para passarmos e conquistarmos a terra que Deus nos prometeu. Ele não pode ser o nosso cemitério. Veja, aqueles do povo de Israel que duvidaram das promessas de Deus, a palavra diz que foram enterrados no deserto. Eles não alcançaram a terra da promessa.

A incredulidade planta as pessoas no deserto, e a fé nos leva à terra prometida. Aquilo que é impossível pra você, é totalmente possível para o Deus que você serve. Olha, ligamos aqui agora os nossos sonhos realizados ainda este ano, em nome de Jesus. Eu creio!  

Lucas 18:27 Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

Creia na vitoria daquilo que você tem de alcançar ainda este ano. Aquilo que parece impossível aos teus olhos vai se abrir diante de você, assim como o rio Jordão se abriu diante do povo de Deus e eles puderam atravessá-lo a pé enxuto.

Olha, quando você abraça o projeto de Deus, os teus sonhos deixam de ser apenas sonhos para se tornarem realidade. Não quero que você simplesmente sonhe e fique nisso.  Mas que você sonhe com os sonhos de Deus e isso se torne realidade na sua vida.

E, você sabe, há inimigos dos nossos sonhos, há batalhas que tem ser travadas, mas a vitória é certa e ela vem do Senhor. Veja a atitude de fé do salmista em… 

Salmos 18:3 Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.

Por isso, declaramos aqui que todos os nossos inimigos já foram destruídos, já foram derrotados. Por isso, o tempo agora não é de cruzar os braços e esperar, mas é tempo de agir.  A vida não se repete, o culto não se repete.  Você precisa agir já.

  1. SAIBA QUE A VITÓRIA VEM DE DEUS, MAS É VOCÊ QUE TEM DE ATRAVESSAR O JORDÃO. 

Quem tem de agir em atitude de fé é você. Tem gente que acha que confia em Deus e que pode sentar e esperar que as coisas caiam do céu. Confiar em Deus é agir sabendo que ele vai adiante de nós.  Ele guia os teus passos, ele conduz os teus pensamentos para a decisão certa que você tem de tomar. 

Josué 3:14 Tendo partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes a arca da Aliança diante do povo;

Josué 3:15  e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega),

Josué 3:16  pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó.

Josué 3:17  Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.

Josué obedeceu a uma ordem sobrenatural de Deus e diz que, quando o povo colocou o pé na água, pararam as águas que vinham de cima e as que desciam foram cortadas. E o povo atravessou o Jordão a pé enxuto.

Amados, esta promessa da terra prometida tem que se cumprir na tua vida. Porque Deus vai parar o Jordão, Deus vai parar todas as dificuldades pra que você atravesse e alcance seus sonhos.  Eu creio neste Deus Soberano e Todo Poderoso. Eu quero ver o teu testemunho aqui dizendo que atravessou o teu Jordão e alcançou o sonho daquilo que o Senhor te prometeu e cumpriu.

Porque entre nós e nossos sonhos sempre haverá obstáculos, sempre haverá um Jordão para atravessar. Porque não há vitórias sem lutas. E em todas as vitórias confirmamos que o Senhor foi a nossa força e a nossa segurança.  Deus é a tua força e o teu consolo.

Pode ser que o teu Jordão seja um emprego, um problema de saúde, uma situação familiar, uma pessoa que te persegue e atrapalha a vida, algo na tua profissão, um vício, uma tendência ruim. Mas você não pode se conformar e achar que tem de ficar no lado de lá, no deserto, que não vai conseguir atravessar esse Jordão.

Veja, Deus mandou Josué atravessar o Jordão, mas não disse como ele ia atravessar. Deus não mostrou uma ponte, porque Deus tinha colocado a ponte dentro dele. A ponte era a fé dentro de Josué.

Amado, com esta ponte dentro de você, não importa onde você estiver, não haverá rio ou mar que te impeça de agir, você já venceu. Encare as dificuldades com fé e você terá sempre com êxito. Não tenha medo que Deus é contigo. Veja o que o Senhor diz em… 

Isaías 45:2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro;

É Deus te falando que vai adiante de ti, abrindo as portas, endireitando os caminhos, despedaçando trancas. O Senhor é contigo, ele jamais te desampara. Ele não te deixa sozinho, ele vai á tua frente. Tenha esta segurança que a tua vitoria vem de Deus e não da força do teu braço. 

2Coríntios 3:4-5 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; 5  não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,

Amado, tenha esta confiança em Deus, que a tua suficiência vem do Senhor. A vitória vem dele. Saber disso nos torna destemidos, corajosos, e ao mesmo tempo humildes. 

Provérbios 21:31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR. 

Efésios 6:10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

Você está sendo alimentado, fortalecido espiritualmente para chegar aí fora e combater, pela tua confissão, toda adversidade.

  1. VOCÊ PRECISA DISCERNIR A VISÃO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Josué 1:3-4 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4  Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.

Deus estava mostrando a Josué qual era a sua vontade para ele. Deus nos mostra qual a sua vontade para nós, através das suas promessas. E a vontade dele é boa, agradável e perfeita. Deus deu a Josué uma visão clara, até onde ir, qual o limite da terra que o Senhor estava dando.

Deus deu a direção certa, a visão correta. E isso tem que estar claro diante de você, qual a direção que Deus está dando ao teu sonho, ao teu projeto, por onde começar, aonde ir. Pra isso, você tem de estar atento a uma só voz, seguir o conselho de Deus, assim como Josué fez.

Você tem que ter certeza daquilo que o Senhor quer pra sua vida, a respeito do teu chamado. É importante pedir discernimento espiritual para saber onde colocar os nossos pés. Peça conselhos a Deus para toda atitude que você tem de tomar.  E você vai saber que está tomando a atitude certa quando sentir paz de Deus no coração. 

Filipenses 2: 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Veja, é Deus mesmo que nos dá os sonhos, as inspirações, e é ele mesmo que cria as situações para a concretização disso.  Quem caminha com base na visão caminha com objetividade.

Filipenses 3:12-14 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 

Filipenses 3:13-14  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Esqueça as experiências ruins que você teve no passado. Porque, certamente, foram coisas feitas de forma equivocada, sem a direção de Deus. Mas agora você está recebendo a instrução certa para fazer as coisas de forma correta com Deus. E não de qualquer jeito.

Então, quem caminha com base na visão caminha com propósitos. A visão de Deus para a sua vida está relacionada com aquilo que tem maior relevância dentro do seu coração. Então, não murmure, há um chamado de Deus pra você, há uma obra a ser feita por você e Deus está na tua vida para te conduzir sempre em triunfo.

2Timóteo 4:17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.

2Timóteo 4:18  O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

O Senhor está te assistindo também, está te revestindo de forças. A boca do leão não tem poder sobre a tua vida, porque o Senhor já te livrou de obras malignas, e está te levando a salvo para o seu reino celestial.

  1. VOCÊ PRECISA VIVER COM ÂNIMO E CORAGEM.

Josué 1:6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.

A palavra te encoraja. É preciso que você viva com ânimo e coragem para que o teu sonho esteja avivado diariamente. Quando você pensa naquilo que você sonha, isso tem que te revigorar, te dar prazer, porque foi Deus que te colocou esse sonho no coração. E ele vai te ajudar a alcançar.

Deus falou 3 vezes a Josué para ser forte, ser corajoso, ser animado. Deus sabia que o desânimo destrói os sonhos, e a dúvida se alia ao medo e desencoraja e paralisa a vida.

Foi por causa do desânimo que uma geração de 2 milhões de pessoas morreram no deserto.  Vocês lembram que eram 12 espias e 10 deles não tiveram a mesma visão de Josué e Calebe e, por isso, levaram 2 milhões de pessoas à morte, sem entrarem na terra prometida.

Por isso, nunca dê ouvidos a vozes de derrota e de fracasso. Dê ouvidos à palavra de Deus.  O desânimo é inimigo da fé.  Sem ânimo, ninguém atravessa o Jordão, sem ânimo ninguém bota o pé na água e nem toma posse da terra prometida. Sem ânimo ninguém consegue a manifestação das promessas do Senhor.

Nos momentos de adversidade temos de buscar em Deus ânimo e coragem para ir em frente. Vamos ver outro exemplo, o de Davi, que está em… 

1Samuel 30:1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;

1Samuel 30:2  tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.

1Samuel 30:3  Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. 4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

Veja que situação terrível aconteceu nessa cidade que era governada por Davi e seus homens. E agora vamos ver qual foi a atitude de Davi perante essa situação.  

1Samuel 30:6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.

Esta é a postura correta de um homem de Deus. Em vez de ficar somente chorando, se angustiando, se amargurando por causa de problemas, Davi se reanimou no Senhor. E Deus só responde quando você busca a resposta nele. Davi achou força na palavra de Deus, porque diz… 

1Samuel 30:8 Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.

Quando você busca em Deus a tua esperança, a tua força, ele te mostra o caminho a andar, a decisão que deves tomar, a atitude que tens de ter para agir.  Quando você reage em Deus, como Davi fez, veja o que acontece… 

1Samuel 30:18 Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres.

1Samuel 30:19  Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer.

Por uma atitude de fé. Comece a vislumbrar agora tudo aquilo que você pode e quer trazer de volta.  Quantos anos perdidos, quantas coisas que o gafanhoto levou. Por fé, receba de volta à sua vida tudo aquilo que você perdeu, que o inimigo roubou.  Receba a restituição dos anos consumidos.

Então, o ânimo precisa estar dentro do teu coração.  O que gera o ânimo é a promessa de Deus, é agir de acordo com a boa vontade de Deus.  O ânimo é resultado da obediência. Pra você atravessar o Jordão é preciso uma vida de santidade, conduzida pela palavra de Deus.

Você não pode só fazer questão do resultado, você tem de estar em linha com a palavra. Se você não fizer aquilo que Deus manda fazer, não adianta ficar só esperando a terra prometida.  Porque ela não vai se cumprir.  O que tenho então de fazer? 

Josué 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Esta é a verdade de Deus para a tua vida.  Então, meu amado, anime-se!  O que mantém o ânimo é a consciência da presença de Deus.  Amado, você precisa treinar dia a dia isto aqui – crer e confessar e orar, sabendo que a presença de Deus é real na tua vida. Você é um espírito com o Senhor. Ele habita no teu corpo, ele fez do teu corpo o templo do Espírito Santo.

Josué 1:9 … o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Deus disse a Josué – assim como eu fui com Moisés eu serei contigo. E Deus nos oferece esta base histórica para gerar confiança em nós. Nós temos pessoas que nos servem de modelo, e a vida do nosso Apóstolo é um exemplo disso.

Que devemos confiar em Deus. Deus se mostra através da vida dos nossos líderes quando temos uma postura de fé.  Você tem de crer nas promessas de Deus.  Amados, Deus é quem nos chama, quem nos desafia, quem nos dá a visão, quem nos dá o poder e quem nos dá a vitória.

Então, hoje é dia de novas esperanças, dia de nos enchermos de coragem para enfrentar todos os desafios aí fora, seja onde for.  Não importa qual o problema, qual a gravidade dele, qual o tamanho dele, ele não vai parar a tua vida, porque o Senhor é contigo.

Vamos atravessar a nosso Jordão, pois há uma terra a ser conquistada, um sonho a ser realizado. E temos de saber que, no nosso caminho para a conquista do sonho, vão aparecer obstáculos, rio Jordão, pedras, inimigos, situações contrárias, crises.

Mas temos de confiar que há um Deus no controle da nossa vida, e temos de obedecê-lo. É tempo de experimentar milagres de Deus. Pois quando agimos por fé, em nome de Jesus e para glória dele, o Jordão tem que se abrir, os inimigos tem que fugir e as promessas tem que se manifestar. 

Romanos 8:31-32 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Todas as promessas, todas as vitórias, todos os sonhos realizados. Toda a restituição dos anos consumidos. A repreensão ao devorador para que não consuma mais nada na tua vida. A tua família restaurada. Toda a tua família salva. A tua realização profissional e financeira. A realização de sonhos pessoais e profissionais.

Creia e aja por fé.  Tome posse daquilo que é teu direito de filho e de herdeiro de Deus. Creia que todas as promessas de Deus são para você e são parte da tua vida, é teu direito. Eu tomo posse, por fé, de todas as coisas que são meu direito, porque eu creio que o Jordão já se abriu para eu tomar posse da terra prometida.

E os que creem digam Amém.   Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário