Casa Sobre a Rocha – Certezas Geradas Pela Justificação

FOMOS JUSTIFICADOS PARA SEMPRE. E a justificação através de Jesus nos gera certezas tremendas sobre a nossa vida com Deus.

Gálatas 1:3 Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, 4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5 a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Nós já sabemos e cremos que recebemos, através de Jesus, a justificação, que o Senhor nos justificou dos pecados anteriormente cometidos. Hoje somos justos perante Deus e não devemos nada a Ele, porque Ele mesmo pagou a dívida que era contra nós por causa do pecado.

Mas conhecemos a lei de Moisés e lá Deus exigia que, todos os anos, fossem oferecidos sacrifícios pelos pecados que o povo havia cometido. E esses sacrifícios eram feitos pela imolação de animais, para que a ira de Deus fosse aplacada, e o povo fosse reconciliado com Deus, e pudesse ter paz.

Mas, no Novo Pacto, nós sabemos que Jesus veio ao mundo para ser o Cordeiro perfeito, para morrer na cruz do calvário e, de uma vez por todas, nos tornar justificados perante Ele de todo e qualquer pecado que tivéssemos cometido, ou viéssemos a cometer em nossas vidas. E essa obra perfeita de justificação se dá somente através de Jesus.

1João 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

O mundo não compreende esse amor de Deus. Veja, o amor de Deus foi tão grande que Ele ofereceu o seu próprio filho, porque era o único capaz, pela sua perfeição, de anular de uma vez por todas o pecado de toda a humanidade, dos eleitos de Deus.

Este é um plano perfeito do coração de Deus, e nesse plano Ele nos proporcionou a nossa justificação através de Jesus. Por isso, dizemos – uma vez salvo, salvo para sempre. Uma vez justificado, justificado para sempre.

Hebreus 2:14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 

Hebreus 2:15  e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. 16  Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.

Aquilo que Cristo fez por nós é tão grandioso, tão precioso que merece de nós uma postura de grande amor e temor por Deus. Não podemos jamais desprezar isso, amados. Porque, quando um crente se desvia por caminhos errados está desmerecendo aquilo que é mais valioso para um cristão – a sua justificação. Ou seja, está dizendo que aquilo que Cristo fez por ele não significa nada.

Portanto, Jesus cumpriu a justiça requerida por Deus aos homens e o diabo não pode mais nos acusar.  O legalismo não tem parte com a nossa vida, porque Jesus eliminou todas as forças repressoras contra os cristãos. E Ele mesmo é que socorre a nós, descendentes de Abraão. 

Hebreus 2:17  Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.

No Antigo Pacto havia o sumo sacerdote, e ele tinha acesso ao Santo dos santos e era a ligação entre Deus e o povo. Mas, no Novo Pacto, Jesus foi a propiciação e o Sumo Sacerdote. E Ele é o intermediador entre Deus e nós.  Então, Cristo é superior a Moisés, assim como a graça é superior à lei. E o sacrifício de Jesus desviou de nós a ira de Deus, nos tornando aptos espiritualmente a herdar a vida eterna. Você está apto pelo sacrifício de Jesus a herdar a vida eterna, ela te pertence, é tua.

Então, diz que Jesus foi a propiciação pelos nossos pecados, mas também veio para nos desarraigar deste mundo perverso. Veio nos arrancar do mundo. Este “Mundo”, do original grego, “Aion” que significa mundo perverso de homens, coisas e seres malignos que estão em estado de rebeldia contra Deus. Este é o atual sistema do mundo governado por Satanás. 

Este mundo tenta nos influenciar de forma negativa para que nós não herdemos as bênçãos para esta vida aqui na terra.  A vida eterna está garantida. Mas as bênçãos para viver aqui na terra dependem de uma vida fiel e comprometida com Deus.

Vida fiel traz vida, vida infiel traz morte. E o mundo aion tenta nos influenciar para que venhamos a morrer.  O mundo está morto, e as ovelhas de Jesus, que estão mortas em pecados e delitos, precisam ouvir esta palavra para se libertarem da morte e viverem a vida de abundância que o Senhor prometeu.  Isso se dá pelos meios de comunicação, mas principalmente pela nossa vida. 

1João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

O mundo inteiro jaz, está morto no maligno. Mas Cristo não só nos justificou, como também veio nos habilitar e firmar a nossa vida espiritual sobre o seu evangelho, para combatermos tudo o que é maligno. Ou seja, tudo aquilo que é contra a palavra do Senhor e contra a sua vontade, temos que combater espiritualmente.

Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

Amados, o diabo arma ciladas, ele arma situações, ele lança dardos inflamados contra a nossa vida. Ele não pode nos tocar, mas ele pode lançar coisas contra nós.

Efésios 6:12  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Veja, temos uma luta espiritual contra dominadores do mundo, contra forças espirituais do mal que estão por aí nas regiões celestes.  Estas regiões celestes são os lugares onde vivemos, não se trata do céu lá em cima, é aqui.

Efésios 6:13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

Todos nós passamos por dias maus, mas não é para desistir, é para permanecermos inabaláveis. E continuar crescendo na graça e no conhecimento de Deus. Então, você compartilha dos benefícios da morte expiatória de Jesus, desfruta do plano perfeito de Deus para a nossa vida, recebe habilidade para vencer os males deste mundo perverso.  Paulo falou sobre a postura que temos de ter perante as circunstancias da vida. 

 1Coríntios 16: 13 Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.

Veja, vigilante, firme na fé, postura varonil, e fortalecimento na vida de cristão. 

Filipenses 1: 27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;

Viver de modo digno do evangelho é viver segundo as verdades da graça de Deus que conhecemos. Não ser negligente, ouvir e praticar. A nossa postura de filhos de Deus é estar sempre firmes, inabaláveis.  Não dar atenção a probleminhas da nossa carne, a assuntos de criança espiritual, porque somos maduros espiritualmente e sabemos identificar o que vem do inimigo e como lutar contra isso e vencer sempre.

Então, viver de modo digno do evangelho de Cristo é viver segundo aquilo que é da graça de Deus e não segundo aquilo que é da lei.  Porque a lei não segue o evangelho de Cristo, mas segue a Moisés. Quem segue o evangelho de Cristo, e vive com fé na obra da cruz e não na obra da lei, pode ter certeza de benefícios que foram gerados pelo sacrifício perfeito de Jesus na cruz. Então, algumas certezas geradas pela fé na obra da justificação de Cristo.

a) Em Cristo podemos vencer as tentações

As tentações vem da fraqueza da carne do homem, e não da parte de Deus, porque Deus não tenta ninguém. Se alguém é tentado pela bebida, a tentação vem pela bebida, a carne dele é fraca para a bebida.  Se alguém fuma, a sua carne é fraca para o fumo. Mas diz que Deus nos deu poder para vencer qualquer tentação. 

Tiago 1:13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14  Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Deus é perfeito, ele não fica tentando as pessoas. Cada pessoa tem seus pontos fracos, mas através da ajuda de Deus nós podemos vencer qualquer tentação. Deus se fez homem e diz que Ele foi provado à nossa semelhança, mas Ele não pecou, mas experimentou o que é e como é ser tentado.

Olha, alguns são tentados até a desconfiar de Deus, e não acreditar nas promessas. Mas você está habilitado a superar toda e qualquer tentação, porque sobre a sua vida está a justificação de Jesus que já transformou você em nova criatura.

1Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Deus nos capacita a vencer as tentações e provê livramento das tentações. 

Hebreus 2:16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. 

Hebreus 2:18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.

Se você está sendo tentado por algo, você vai buscar em Deus a força que você precisa para vencer a tentação e Deus vai te socorrer.  Peça a Deus força, coragem, maturidade para vencer. 

Hebreus 12:1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,

Amados, o pecado está sempre a nossa volta, nos tentando. Mas, sempre que você for tentado, lembre-se, você tem um chamado celestial. Então faça o que o teu chamado exige e você vai vencer qualquer tentação que vier contra a sua vida. 

Hebreus 12:2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Se você olhar firmemente para Jesus, Autor e Consumador da fé, você sempre vai vencer. 

Hebreus 4:14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.

É importante aquilo que sai dos nossos lábios, porque é aquilo que a nossa mente crê e que os nossos pensamentos criaram. E aquilo que sai dos nossos lábios move o nosso corpo, portanto, cuidado para falar sempre aquilo que está em linha com a Bíblia Sagrada. 

Hebreus 4:15  Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 

Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Sempre que o filho de Deus busca solução em Deus, Ele jamais sonega, Ele sempre socorre.

b) Temos segurança no amor de Deus

A justificação gera isso. Muitos cristãos não tem esta segurança porque, lá no fundo do coração, não tem certeza de que Deus os ama. Porque não compreendem o plano perfeito do Senhor para a sua vida. E quando enfrentam uma situação contrária, ou difícil, acabam questionando se Deus os ama, ou se Deus os abandonou.  Mas Deus não é como o ser humano que, hoje ama, e amanha não ama mais.  Deus é fiel sempre, Ele jamais muda o que disse.

Salmos 89:28 Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança.

Deus confirma aquilo que Ele fez e disse desde o inicio do mundo e até a volta de Cristo. 

Salmos 89:33-34 Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. 34  Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.

Veja como Deus é fiel e bom.  Tudo o que Deus falou na sua palavra Ele vai cumprir. Nosso Pai celestial pode nos corrigir para o nosso bem. Porque somos seus filhos amados. 

Hebreus 12:5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;

Deus sempre quer o melhor para os seus filhos.  Por isso ele nos corrige quando erramos.

Hebreus 12:6  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7  É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

Amados, é assim que tratamos os nossos filhos.  Quando um filho nosso erra, a gente corrige, a gente deixa de castigo, a gente disciplina, tira algum beneficio que não atrapalha a sua vida. 

Hebreus 12:11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

Disciplina é um exercício espiritual que Deus nos dá para fazer. Quando erramos e Deus nos corrige, isso serve para crescermos espiritualmente e também vai servir de exemplo para ensinarmos outras pessoas. A disciplina divina existe para que a nossa vida frutifique com frutos do Espírito Santo.

Mas nenhuma circunstancia desta vida pode nos tirar a certeza da salvação e a certeza do amor de Deus. Ser disciplinado por Deus não significa que Ele não nos ama, mas porque Ele nos ama Ele nos corrige.

Sabe, o apóstolo Paulo passou por muitas situações difíceis, até humilhações, prisões, levou surras, apanhou, foi apedrejado, naufragou, foi mordido por serpente, mas ele nunca duvidou do amor de Deus.  Olha só, se você está passando por um drama, não culpe Deus nem duvide que Ele te ama. 

Romanos 8:38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

Romanos 8:39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Então, o que pode te separar do amor de Deus?  NADA!  NINGUÉM!   Amado, creia nesta segurança da salvação eterna.  Creia na segurança do amor de Deus. 

Efésios 2: 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,  6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

Veja, Paulo está falando de algo que ainda não tinha acontecido, mas ele cria nisso – já estou ressuscitado com Cristo.  Paulo cria que o fenômeno da ressurreição de Jesus é a garantia da salvação, de que o espírito está salvo. 

Efésios 2: 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

O amor de Deus por nós é infinito, é para sempre.  Diga Amém.

c) Temos autoridade espiritual

Precisamos definitivamente acreditar que há um poder espiritual na vida daqueles que recebem a justificação em Cristo, pois ele venceu todo mal.  Por isso temos autoridade no nome de Jesus e você não precisa temer nada.  Nós podemos subjugar qualquer força contrária ao nome de Jesus, em nome de Jesus.  Olha só poder que está em sua vida.

João 14: 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Pela obra da justificação Deus te deu autoridade e poder para fazer obras como Cristo fez e maiores ainda do que Ele fez. 

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

O Espírito Santo está em você. Está em mim. Diga ao seu irmão – o Espírito Santo está em você.  Por isso podemos testemunhar o poder que há em nossa vida.  Há poder de Deus na vida do cristão, por isso não tema absolutamente nada deste mundo. 

1Coríntios 1: 18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

Amado, a justificação, a palavra do Senhor é poder para você. Nós não temos como combater o mal com atitudes carnais, com jejuns, com subir aos montes, com vigílias, de forma alguma. Deus nos deu armas espirituais para combatermos o mal. E temos de nos apropriar dessas armas e utilizá-las.

2Coríntios 10:3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas

2Coríntios 10:5  e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

Veja, conseguimos exercer nossa autoridade espiritual se os nossos pensamentos estiverem em obediência a Deus. Do contrário, estaremos usando armas do maligno e não as que Deus nos deu. Deus nos deu condições de vencer todo e qualquer mal que vem contra nós.

2Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Este poder é do Espírito Santo que nos faz reconhecer, não a nossa força, mas o poder de Deus em nós, para vermos Ele agir por nós. Quem age na vida do cristão é o Espírito Santo.  Então, não tema nada, porque o poder de Deus está na tua vida.

d) Temos coragem para enfrentarmos adversidades

Porque muitas situações se levantam diariamente contra nós, mas conhecendo a nossa posição em Cristo, o amor de Deus por nós e a autoridade espiritual que recebemos, podemos colocar em prática a nossa confissão de vitória.  Tudo tem de contribuir para o bem do filho de Deus.

Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Amado, veja as adversidades como uma forma de você trabalhar as suas emoções e usar o seu espírito em seu favor, sabendo que isso fará você perseverar, se tornar experiente e ter esperança sempre.  Então, vindo uma tribulação, você não vai chorar, reclamar, não vai retribuir com a mesma moeda;  você vai analisar a situação de forma sábia e dizer – Senhor, que eu cresça nessa situação e que eu seja usado por ti para te glorificar através da minha vida nesta tribulação. 

Romanos 5:5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Quem faz esta obra perfeita em nossa vida é o Espírito Santo. Então, a confiança e a esperança no amor de Deus são confirmadas em nosso coração pelo Espírito Santo e Ele nos mantém firmes em meio às tribulações.  Deus não vai permitir que você caia, se você confiar nEle. Ele nos dá a percepção espiritual de que cada situação coopera para o nosso bem e para o nosso crescimento espiritual. 

2Coríntios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!

2Coríntios 1:4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

2Coríntios 1:5 Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.

Veja, Deus nos consola em meio às tribulações para que sirvamos de consolo e de testemunho para aqueles que estão vivendo os mesmos dramas que nós. 

2Coríntios 4:8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

Nem a morte pode destruir aquilo que Deus prometeu e consumou na cruz para a nossa vida. Então se você compreende a profundidade da obra de Cristo, e vive como justo que você é, nada pode abalar a sua confiança em Deus. 

Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Deus tem um propósito com você e nenhum desvio desta vida pode anular o plano perfeito que Ele estabeleceu para você.

Romanos 8:29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Deus te predestinou para ser igual a Jesus, para ter o formato (conforme…) de vida que Jesus teve. Então temos um modelo nesta terra, Jesus. E Jesus teve a primazia, Ele foi o primogênito entre muitos irmãos, foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, Ele foi o primeiro a ter o seu corpo glorificado, a ter a imortalidade primeiro que nós. Então, assim como Cristo teve, nós também teremos. 

Romanos 8:30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Esta glorificação contem tudo que está envolvido na transformação do crente segundo a imagem de Cristo. E o remido participa da sua natureza, tanto moral quanto espiritual de Cristo. 

Romanos 8:31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Amado, você precisa sair daqui hoje crendo que Deus é por você. Diga – Deus é por mim. Diga ao seu irmão – Deus é por você.  Vamos dizer juntos – Deus é por nós! 

Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Por meio de Jesus somos mais do que vencedores em todas as coisas. Então, fomos amados, justificados, e recebemos o dom da vida eterna. Mas aqui em vida temos que usufruir os benefícios desta justificação, tendo uma postura espiritual vitoriosa.  Postura, comportamento, atitude espiritual vitoriosa, segundo o modelo de Cristo. 

Romanos 5:17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

Pelo pecado de Adão reinou a morte, e o nosso corpo se tornou perecível. Na época de Adão e Eva eles não tinham este corpo de carne pecaminosa e perecível. Eles passaram a ter este corpo de carne pecaminosa e perecível a partir do pecado deles. Eles foram feitos para viverem eternamente, não foram feitos para morrer. O corpo deles era glorificado, a morte não tinha poder sobre esse corpo, era um corpo diferente do nosso, não era mortal. Mas, a partir do pecado de Adão, passamos a ter este corpo perecível, mortal.

Mas, por causa de Jesus, nós recebemos a graça abundante e a justificação. E também por Ele podemos reinar em vida.  Tome posse destas promessas. E viva por fé na certeza gerada pela justificação em sua vida. Você já venceu tudo, porque você é mais que vencedor em Cristo Jesus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário