Casa Sobre a Rocha – Como Enfrentar Medos

o medo paralisa a vidaEstamos aprendendo, neste curso de Teologia da Graça de Deus, a sermos ousados na fé.

 

Efésios 3:12 Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

Ousadia, coragem é algo que Deus espera de cada um de nós. A fé, quando é operante, ela é infalível. Mas é preciso ousadia e confiança. Quando você é ousado na fé, corajoso, destemido, você tem antídoto contra a vida encurvada que tanta gente vive aí fora. Pessoas que carregam fardos pesados. Pessoas que carregam cargas emocionais muito negativas. Pessoas que estão cansadas das lutas da vida, não se sentem com apoio, e vivem com medo, com tensões e temores.  Tudo isto é a falta de ousadia na fé.

– Mas, Bispo, como posso enfrentar medos?  Afinal, o ser humano não tem medos por natureza? Olha, só existem dois medos que nascem com qualquer pessoa:  medo de ruído alto, medo de altura.Estes medos já nascem com a pessoa.  Quando você faz um barulho alto, isto amedronta qualquer pessoa. E as pessoas, normalmente, tem medo de altura.  O resto se aprende.

E, se você aprendeu a ter medos, você tem de aprender a não ter medos. Aprender a correr riscos pela fé.  Por que lhe digo isto? Porque a vida é uma corrida de riscos.  Todos os dias você tem de correr riscos. Escolher uma carreira pra seguir, escolher onde estudar, escolher uma pessoa pra se casar, escolher uma igreja pra congregar, escolher os alimentos certos para a boa saúde, andar numa estrada é um risco hoje.

Amados, ninguém vive sem riscos. Deus quer que aprendamos a viver nestes riscos da vida sempre ousadamente e por Fé. Deus quer que você aprenda definitivamente a confiar plenamente nele.

Deus quer que você confie nas escrituras. Aliás, Deus pede que confiemos nele, que corramos riscos com ele, que abandonemos os medos confiando nele. Então, veja, se você viveu 30, 40, ou 50 anos com medos, como é que agora você vai desaprender os medos e aprender a dar passos de fé?

Quanta gente já deixou passar oportunidades na vida, deixou passar coisas boas na sua frente, deixou de comprar sua casa, seu carro, porque tem medo de assumir um compromisso. Aprendeu a ter medo. Então, só é possível enfrentar medos se você conhecer alguns princípios bíblicos que eu quero lhe passar agora.

1 – Você, como cristão, precisa ter informação e conhecimento precisos para correr riscos de fé.

Porque já formas certas de se correr riscos. E há formas sábias e formas equivocadas. Então, se você tem conhecimento, se você tem informação suas decisões sempre serão boas e corajosas.

E eu louvo a Deus porque este ministério é de um apostolado de sabedoria, de conhecimento, de revelação da palavra, de estudo. Aqui não se brinca com as emoções das pessoas, não se faz mercantilismo com a palavra.  Não temos o destemor pra brincar com a fraqueza das pessoas. O meu chamado é para o ensino da palavra da graça de Deus.

Provérbios 13:16 Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.

As pessoas prudentes primeiro conhecem, sabem, tem informação, depois agem. Mas o insensato não faz assim.  Amados, com as coisas de Deus temos que ser prudentes, dar sempre passos com conhecimento, não passos de insensatez, porque insensatez causa erros terríveis na vida.

O prudente é a pessoa que ora, que pensa nas consequências, que para começar um negócio, um casamento, primeiro ora, busca a Deus. Amado, em caso de dúvida, não faça nada. Isto se chama prudência.

Provérbios 23:23 Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento.

Veja, verdade, sabedoria, instrução e entendimento. Por exemplo, se a Bíblia diz – casamento é um homem e uma mulher – tem que ser os dois da fé, viver na luz e, se possível, da mesma igreja, ter aprovação das famílias, aprovação do corpo ministerial e da liderança da igreja.

Sem estes 5 detalhes não dá certo. Sabe por que os casamentos por aí não dão certo, e há pessoas que casam e descasam, se casam e se separam?  Porque não foram prudentes. Sobre negócios, a Bíblia diz – não te associes ao ímpio. O que tem de crente que levou pernada, puxaram o tapete. Olha, ímpio é ímpio e não tem ímpio melhor que um crente.  Não te associes às trevas.

Não seja avalista de ninguém.  Porque vais perder dinheiro, bens, e o amigo que avalizaste. Olha, ouça esta coisa que pra mim é a mais assustadora – a ignorância. Em toda decisão que você tem de tomar – verdade, sabedoria, instrução, entendimento – prudência, o que a Bíblia diz? Deus está nisto, esta é a vontade de Deus?  Não é você errar e depois dizer – Senhor, me abençoa! Isto se chama imprudência.

Então, primeiro, informação e conhecimento.

2 – Você deve saber avaliar as situações de forma consciente.

Muita gente não sabe do alto custo de uma decisão errada.  Custo em dinheiro, em tempo, em energia, reputação.  Por exemplo, nosso apóstolo sempre avaliou os riscos de aceitar dinheiro de políticos dentro da igreja, de organizações de branqueamento de capitais.  Tudo o que foi oferecido aos outros, e que está nos noticiários, primeiro foi oferecido ao nosso ministério.

Nosso apóstolo sempre avaliou os riscos disso. Ele quer que a obra de Deus funcione com gente de fé que está servindo a Deus, em qualquer lugar deste mundo. Quem põe dinheiro na igreja é povo de Deus, é suor de vidas santificadas.

Porque, quando vem coisa suja – vamos comprar rede de rádios, de TV, e isso, aquilo – tem que se avaliar as consequências, porque depois vem a PF nas costas, porque o caixa da igreja está assustadoramente alto. Quantos crentes estão passando tormentas, porque não souberam ter informação e não avaliaram uma situação de forma consciente, o que a Bíblia diz, o que Deus diz.

Lucas 14:28-31 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 

Lucas 14:29-30  Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele,  dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 

Lucas 14:31  Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

Jesus está ensinando – pondere, porque senão vão zombar de você. Amados, o mundo zomba.  Quantos hoje são um fracasso, porque não fizeram considerações sábias. O fracasso é o próprio opróbrio que a pessoa faz.  Coisas começadas e não terminadas, zombarias, coisas pela metade.

Pessoas que dão passos maiores que as pernas, fazem o que não devem e depois culpam sua família, seus amigos, seus pais. Eu não quero começar a construir uma torre, e depois não poder terminar e zombarem de mim.

Temos que aprender a esperar o momento certo de Deus para investir, para começar algo novo, para dar um passo grande. Mas não podemos agir de forma abusiva e buscar ruína.

Então, atenção, porque ensinamos você a ser ambicioso, a se atirar por fé, a pensar grande. Mas em tudo, você tem de se basear nas verdades de Deus e nas avaliações conscientes.

Então, primeiro, informação e conhecimento. Segundo, devemos saber avaliar as situações de forma consciente.

3 – Nós temos que calcular e confiar em Deus de forma inteligente, para que toda decisão que tomarmos, sabendo que tem um risco, então tenho que me preparar para ela. 

O que é preparação? É planejar a vida.  Eu sei que o sonho de muita gente é ser pastor. Mas isto exige preparação, passos de fé (atender ao chamado), crescimento do conhecimento da graça de Deus.

Provérbios 14:15 O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.

Para a pessoa que não tem conhecimento qualquer coisa serve. Mas o prudente atenta. Atenta na escolha de uma carreira, num casamento, num negócio. Eu lembro que houve um tempo em que saíram muitas pessoas do banco do nosso estado, atraídos por uma demissão incentivada, onde ganharam um bom dinheiro.

E houve muitos que resolveram abrir, na época, locadoras de CDs de música e DVDs de filmes. Mas não conheciam nada sobre esse mercado. Não tinham conhecimento de como funcionava uma loja assim.  E simplesmente perderam tudo.  Imprudência.  O prudente é o que pensa. 

Provérbios 16:9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

Na realidade, eu tenho projetos. Mas os projetos que vão dar certo são os que Deus colocou em mim, porque é ele quem me dirige os passos. 

Provérbios 16:1-2 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

 Provérbios 16:3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.

E por que eu tenho de fazer primeiro esta preparação, este planejamento? Porque diz em…

Provérbios 16:25 Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.

Quantos casamentos acabaram em morte. Quantas decisões equivocadas – foi Deus que me falou, mas não foi… Deus falou uma coisa, depois falou outra, depois outra…. amados, não foi Deus. Isso não dá certo. Temos que fazer planos, mas temos de submetê a Deus. Planejar, buscar, orar, nos aconselharmos, temos que fazer isto. Porque há caminho que ao homem parece, mas não é.

– Bispo, eu não faço planos, eu vivo só por fé, o que tiver de acontecer vai acontecer. Olha, isso não é fé. Isto é presunção, preguiça. Temos de fazer planos e os submeter a Deus, para não acabarmos em caminhos de morte. Porque, se eu começo a ter um plano dentro de mim, eu suponho que venha do Senhor. E eu vou orar, vou me aconselhar, vou trazer à reunião de oração, vou pedir que os irmãos orem comigo. Isto é que é prudência.

Quantas decisões tomadas e que depois a pessoa se sente arrependida de ter tomado a decisão.Antes de falar, ouça primeiro.  Antes de investir, investigue primeiro. Antes de gastar, ganhe primeiro. Antes de criticar, espere.  Antes de desistir, tente de novo. Antes de planejar, ore primeiro. Isto se chama calcular os riscos.  Então, temos informação, avaliação, preparação.

4 – Comece a declarar seus alvos e seus projetos. Fale sobre suas intenções, fale com os irmãos da igreja, apresente seus planos a quem se relaciona mais intimamente com você.

– Mas, bispo, por que eu não devo manter em segredo meus planos? Se eu fracassar ninguém vai saber. Não! Quando você fala dos seus projetos a seus amigos mais íntimos, a sua família, você diz assim – eu creio que Deus pode fazer isso!  Eu já submeti a Deus, eu já orei e já tenho paz.

Antes você tem de colocar o pé, para depois Deus colocar o chão. Você tem de acreditar. É isso a fé.

Nosso apóstolo está dizendo faz anos – nós vamos ter um centro mundial de comunicação, 6 antenas cobrindo o mundo inteiro com a palavra da graça de Deus, mensagens em 20 idiomas. E ele diz – estou declarando, mas há um tempo de Deus, e não estou fazendo isso sem prudência.

Tiago 4:13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 

Tiago 4:14-15  Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Se o Senhor quiser, se isto é vontade de Deus. Porque eu não posso exigir que Deus faça as minhas vontades. Ele supre cada uma das minhas necessidades, não das minhas vontades. Eu tenho alvos a planejar, mas Deus tem o direito de mudar os meus planos, porque eu não conheço o meu amanhã, mas Deus conhece. Ele é que sabe o que é certo, ele conhece o nosso futuro.

Porque foi ele que definiu e determinou cada dia da nossa vida. Então, não pode ser assim – este é o meu plano, Senhor, e Tu vai abençoar. Não pode ser assim. Senhor, sinto isto de Deus e, se for a tua vontade, vai acontecer no teu tempo. Eu creio, eu creio. Até que Deus abre a porta.

Quando você começa a contar os planos da tua vida, a tua fé se fortalece. Porque a nossa palavra afeta a nossa vida, é muito poderoso o que você fala. A língua tem poder, amados.  Veja o que diz…

Tiago 3:3 Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.

Tiago 3:4  Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.

O leme da nossa vida é a nossa língua, a nossa confissão, a nossa fala. A nossa confissão dirige o nosso barco, a nossa vida. Confissão com ousadia – Senhor, eu creio. Vamos comprar o nosso terreno, vamos ter nossa sede própria aqui em Blumenau, será a maior igreja desta cidade e desta região. Senhor, eu creio, eu creio, eu creio.  Com isso a minha fé a cada dia está se fortalecendo mais. Eu falo isso todos os dias, mas eu aguardo o milagre de Deus.

Eu não vou buscar dinheiro sujo para regar os projetos de Deus. Eu estou totalmente submetido a Deus.  Porque ele é a nossa provisão, a nossa fonte. Então, temos informação, avaliação, preparação, declaração.

5 – Chegou a hora da verdade, o momento de dar o seu passo de fé. 

Sabe, dar um passo a frente, avançar, isto é critico. Especialmente para nós, seres humanos, que enfrentamos medos.  Mas há um momento em que você sabe que tem de dar esse passo de fé. E eu sei que há irmãos aqui que vão ter de dar esse passo de fé, talvez nos próximos dias. Há um momento em que você tem de largar seus medos, suas tensões, e mostrar a ousadia. Há um momento em que não há mais nada no meio, você pensou, orou, avaliou, você está prudente.

É como um trapezista, que chega um momento em que ele tem de largar a segurança da sua barra, se lançar no ar, e esperar que seu companheiro venha ao seu encontro na outra barra, e ele possa se agarrar às mãos dele e fica novamente em total segurança.

Amados, nossa vida tem algo assim, igualzinho ao trapezista. A pessoa vem aos cultos, e ora, e dizima, e acredita, e coloca os planos perante Deus. Mas há um momento em que Deus diz – É agora, largue o medo, largue o passado, atire-se.  E, como no trapézio, há um momento em que a pessoa parece que está sozinha no ar, sem apoio, sem segurança, sem onde se agarrar, mas aí vem Deus e segura.  Isto é maravilhoso.

Então, temos que deixar velhos hábitos, a velha visão, os velhos amigos que te roubaram os sonhos. Você sabe, os hebreus viveram 400 anos de humilhação, de escravidão, não tinham direitos. Mas Deus abriu o Mar Vermelho, Deus enterrou um exercito e todos os cavalos de Faraó, Deus provou-se para o seu povo. Mas, na primeira adversidade que o povo de Deus teve, esqueceram de Deus, ficaram com medo, começaram a chorar, a gritar com medo. 

Números 14:1-2 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!

Números 14:3-4  E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.

Deus tinha feito tanta coisa por eles e eles esqueceram de tudo. O medo tomou conta deles. Amado, o que Deus já fez na minha vida e na tua, não existe motivo para termos medo e vivermos paralisados. Quando Deus age ninguém pode impedir.

Quantas pessoas vivem doentes porque nunca cuidaram da sua saúde. Quantas pessoas vivem em dificuldades financeiras porque nunca semearam na obra de Deus. Quantas pessoas mantem relações com ímpios destrutivos e nunca buscam a ajuda da igreja pra se libertar.

Eu sei que muita gente tem medo de mudanças. Medo do desconhecido, do novo, do diferente. Não sabem como enfrentar os medos que paralisam a vida. Quantos dizem assim – melhor era não ser crente, melhor voltar pro Egito.  Voltar pro Egito é previsível o sofrimento e a dor.

Salmos 56:3 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

Salmos 56:4 Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?

Salmos 56:9 No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.

Quem é que sabe disto?  Diga com fé – BEM SEI ISTO:  Deus é por mim. Deus é por mim. Eu bem sei, Deus é por mim. Vem a adversidade, vem os temores, vem situações contrárias, confie em Deus. Deus é por você. Deus é por mim.  É em Deus que ponho a minha confiança e nada temerei.  Deus é por mim. Você vai prevalecer, tudo vai dar certo. Deus nos ama e Deus nos faz vencedores.

Chegou o momento da verdade. Olhe para o Autor e Consumador da sua fé, Jesus. Faça seus projetos, arquitete seus planos.  Mas coloque tudo diante de Deus, ore, peça para o Senhor fazer tudo de acordo com a vontade dele e não conforme a tua vontade. E, pode ter certeza, tudo vai dar certo. Tudo vai ter o recurso necessário. Porque você está em Jesus e Jesus está em você, você e Jesus são um espírito.  Por isso, você pode dizer com Paulo…

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

E você sabe, sempre que você tem um plano aprovado por Deus, de acordo com a vontade de Deus, dentro dos planos de Deus, ele vai fazer mais do que você pensou,  ou planejou, ou imaginou.

Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

Então, meu amado, avance contra teus medos, tu tens o Poder de Deus em tua vida.É tempo de confiar totalmente no Senhor, cumprindo Seus preceitos, confessando tua vitória.

Êxodo 14:15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Você já orou, agora é hora de avançar. Bote o pé na água que o mar vai se abrir.  Porque chegou a hora da tua vitória. Avance por fé.  Deixe os medos pra trás.  Você já venceu, porque o Senhor já te deu a vitoria.

Em nome de Jesus. E que assim Seja. Porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário