Casa Sobre a Rocha – Como Estabelecer Metas com Fé

Deus vê o interior e não o exteriorHebreus 10:23,24 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

 

Hoje vamos aprender um dos grandes segredos da vida espiritual – como estabelecer metas com fé. Você sabe, quantas vezes as pessoas dizem, ao iniciar um novo ano – este ano vai ser diferente.

A pessoa até tem boas intenções, mas passada uma semana, ela se esqueceu do que disse e nada muda na vida. Precisamos estabelecer metas com fé, porque precisamos aprender como fazer mudanças na vida, como ter uma vida diferente. Não podemos aceitar um cristão fracassado, sempre doente, diminuído, por baixo.

Então, a proposta é viver uma vida diferente, com saúde, com propósitos, finanças prósperas, casamento feliz, carreira bem sucedida, boas relações interpessoais.

– Bispo, como vou ter forças pra mudar, onde arranjar forças para transformar minha vida?  Então eu quero gerar hoje no teu coração um movimento de transformação de vida.

Você tem que crer que tudo é possível. Que pode mudar, ter metas por fé, estabelecer alvos, metas pessoais, decisões de fé. De Fé – porque o mundo não tem respostas, não tem soluções, só tem problemas. O mundo não tem soluções. Temos de buscar na Bíblia Sagrada nossa bússola de orientação para termos uma vida  transformada.

Eu sei que há pessoas inquietas, porque prometeram mudar nas questões de saúde e não mudaram, prometeram restabelecer relações e não restabeleceram e parece que a vida entra num ciclo de derrota, de incapacitação, de marasmo. Mas Deus não quer isso para a nossa vida.

1 – A primeira e mais importante é ter Meta de Disciplina Espiritual.

Uma meta de disciplina espiritual é a primeira meta que nós temos que ter diante de Deus. Quando não tenho isso, eu acredito em falsas promessas, eu acredito até em saci-pererê e mula sem cabeça. Porque não tenho disciplina espiritual. E disciplina espiritual não é apenas uma boa ideia. Mas é a vida de oração, a vida de intimidade com Deus.

Quando você se entrega mesmo, não é tico-tico no fubá que vou à igreja, depois não vou, um mês tenho compromisso de dizimista, o outro não. Precisamos ter uma nova direção de vida, mas especialmente nos tornarmos mais íntimos com Deus, mais confiantes. Isto tudo passa por disciplina espiritual.

Você não pode gastar a sua vida, você não pode perder a sua vida. Quantas pessoas apenas passam pela vida, não viveram não conquistaram, não avançaram. Chegaram a terceira idade sem ter casa própria, nunca tiveram conta em banco, não tiveram um carro, não evoluíram, não avançaram. Gastaram a sua vida, perderam a sua vida, e não investiram a sua vida.

Por isso é necessário ter disciplina espiritual. Não pode ser assim – um dia ora, outro dia não ora; um dia lê a Bíblia, outro dia não lê; gosta de Deus depois já não gosta; se anima com a palavra, depois desanima. Tem que ter disciplina. E assim ninguém precisa te ensinar a fazer a lição de casa. O próprio Jesus tinha alvos, metas e disciplina.

Efésios 1:10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;

Veja, Jesus está dizendo – eu sou o Senhor da historia. Todas as coisas foram planejadas por mim. Olha só uma coisa, o fato de você estar aqui agora, isso foi planejado por Deus.

A Bíblia diz que, desde antes da fundação do mundo, o Senhor já nos tinha escolhido, chamado, justificado, glorificado. E tudo isso veio à realidade quando ouvimos a palavra, e confessamos a Jesus.

Segundo a presciência de Deus, prognosis, estamos aqui hoje. Porque todas as coisas foram planejadas por Deus.  Veja que Deus fez coisas especificas em cada dia da criação, até o sexto dia e então descansou. Tudo Deus planejou. Porque ele é um Deus de planejamento, de disciplina.

Colossenses 1:18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

Jesus é cabeça da igreja, ele é quem manda.  Quando há uma cabeça há sabedoria, há disciplina. É isso que Deus quer – que você tenha um tipo de disciplina onde ele esteja em primeiro lugar.

Você precisa muito amar a Jesus. Você não pode ser um crente com amor falso, que uma chuva te tira da igreja, ou qualquer coisa sem importância te afasta do convívio da família de Deus. Você precisa saber que Jesus é a cabeça, e que está tudo planejado por Deus, e neste plano de Deus você está lá. Você faz parte.

Então, só a palavra de Deus tem promessas, tem respostas que transformam a vida. E um sinal de disciplina espiritual é quando há mudança de dentro para fora.

Amados, Deus não fica preocupado com a cor do teu cabelo, com a roupa que você usa, ou com o baton que você passou, Deus não se preocupa com meu exterior. Deus está preocupado, sim, com as intenções do meu coração, porque aqui ninguém vê, só ele vê.

Porque eu sou o que você pensa que eu sou. Eu sou o que eu penso que eu sou. Mas, na realidade, eu sou o que Deus diz que eu sou. Então a grande mudança é de dentro pra fora. Deus está interessado no teu coração, porque é daqui que procedem as fontes da vida.

Então a primeira coisa que eu tenho de ter é Meta Espiritual para a minha vida. Porque o Deus a quem servimos é um Deus de metas, de planos. Daqui a 3 meses chegamos ao final do ano e quantas coisas você prometeu a Deus na passagem de ano, e não fez nada durante 2015, não mudou nada.

2 – Eu tenho de aprender a focar minha energia nos alvos e metas.

Porque às vezes a gente se envolve com tanta coisa que esquece do que é o principal e importante.

1Coríntios 9:26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

Paulo está dizendo – eu não perco tempo em minha vida, eu não ando em círculos. Ele diz – eu corro com meta, com alvos, com propósitos. Metas e alvos. Eu não vou correr a minha vida com coisas sem importância. Eu corro, mas tenho metas e não ando dando socos no ar, porque isso é alucinação. Qual é a sua meta?  Uma casa, um carro, um curso, uma profissão nova?

– Bispo, mas estamos vivendo uma crise…. olha, o nosso Deus não é Deus de crises. Ele é Deus de provisão e de abundância.  Pra Jesus não há crise nunca. Por isso temos de focar a nossa energia naquilo que é importante.  Muita gente perde a vida com coisas sem importância.

Efésios 5:16 remindo o tempo, porque os dias são maus.

Temos que focar, temos que aproveitar o tempo, porque faltam 88 dias para terminar o ano. Temos que ter foco, porque não há tempo a perder na vida. Temos que botar a mão no arado e não olhar pra trás. Minha energia é para aquilo que eu tenho como alvo. Então, tenho metas espirituais, e tenho foco nos meus alvos.

Olha, crises neste país sempre houve. De vez em quando muda o nome da crise – crise do dólar, do petróleo árabe, da china, dos estados unidos, da corrupção… Ah!  A política está corrompendo os nossos representantes. Nada disso, pessoas é que corrompem outras pessoas. Política não corrompe ninguém.

– Mas as noticias são ruins, pastor….

Se eu ficar olhando para as notícias eu vou ficar com medo.  Porque sempre haverá más notícias. Mas não podemos focar nisso, porque a Bíblia está dizendo que os dias são maus, haja crise ou não. Não perca tempo naquilo que não é prioridade, você tem de colocar a sua energia naquilo que é prioridade.  E se você pensa que vai ser difícil ter a sua casa, lembre-se:

– Você é descendente de Abraão, você tem a benção de Abraão na sua vida.

3 – Quando eu estabeleço alvos e metas parece que a minha Fé se torna elástica.

Quando você estabelece um alvo, quando você se propõe uma meta você está provando que acredita em Deus. Não é apenas um sonho bom que você tem, você está agindo, você diz – até dezembro deste ano quero fazer isso, aquilo. Quero reformar minha casa, apoiar minha família, perder peso.

Porque muita gente às vezes tem sonhos, e ficam apenas nos sonhos, não agem. Quando você começa a dizer – eu creio em Deus, eu creio no poder de Deus em mim – parece que a fé se torna elástica, parece que ela aumenta.  A fé é uma medida que Deus repartiu a cada um, mas quando você começa a usar verdadeiramente a fé, parece que ela aumenta, você se torna corajoso.

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…

Sem fé é impossível viver uma vida com Deus.

Mateus 9:29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.

Olhe pra mim agora – amado, pense grande, não tenha medo, confie, faça grandes metas, grandes alvos, porque com Deus não há crise.  Eu acredito na Bíblia Sagrada.  Você tem de acreditar também.

– Pastor, mas isso é loucura… claro, diz que é loucura para quem se perde.

Mas para os que creem é o poder de Deus. Você não sabe que Deus pega os pequeninos para envergonhar os sábios desta terra? Pense grande. Não tenha medo. Grandes metas. Grandes alvos.

Romanos 14:23 Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

Quer dizer que há muitos crentes em pecado?  Sim, porque a maioria dos crentes não age com fé.  Não fique pensando, ou dizendo – mas isso é muita areia pro meu caminhão… Então dê mais uma viagem, duas, três, até trazer toda a areia.

Não diga que você não merece; você merece sim. Você é precioso pra Deus. E nessa crise, fazer negócios, comprar uma casa, não é um risco com o ritmo atual da economia, mas uma decisão de fé, porque a fé corre riscos sim. Deus te dará a vitoria. Você está agindo por fé, você está agradando a Deus, você está dependendo dele, você está confiando nele.  

4 – Estabeleça alvos e metas porque isto constrói o caráter.

Quando você diz – vou comprar a minha casa, vou fazer este curso, vou começar este negócio – na realidade, você está construindo o seu caráter, você está se fortalecendo. Porque quem não tem metas não sabe o que fazer da vida.

O que você vai fazer ano que vem, e daqui a 3 anos, a 10 anos? Quando está estabelece alvos e metas você constrói o seu caráter, você se desenvolve, se fortalece e se torna inabalável. Raízes profundas. Olha, você pode até se vergar, mas ninguém vai quebrar a tua vida.

Nós somos meio como gatos, quando cai, cai de pé. E se der uma escorregada diz que Deus levanta. Porque a palavra diz que o justo pode cair até 7 vezes mas Deus o levanta.  Então é muito animador ver um crente inabalável.

Filipenses 3:12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.

Prossigo para conquistar. Ou seja, você não pode parar, mas prosseguir com alvos, com conquistas. 

Filipenses 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Olha, se você ficar vivendo a vida se mirando em experiências negativas do passado, você fica com medo. Amado, mês de setembro já ficou pra trás. O ontem já ficou pra trás. Tenha desejo de avançar, de conquistar, de prosseguir para o alvo.

Sabe por que temos o nosso Projeto de Vitoria a cada ano? Para você se agarrar aquilo, alargar a sua fé e prosseguir para conquistar o alvo. Agora, se você não tem alvos, você não prossegue. Você não vai atrás dos seus sonhos.

Então, para o mundo há uma crise. Para nós, cristãos, há uma oportunidade de usar a nossa fé.  Amado, não tenha medo de nada. Se você prosseguir para o alvo para conquistar, você vai ver quantas oportunidades Deus vai te dar no meio da crise do mundo.  No meio da crise do Brasil e do mundo.  Então, estou falando da construção do caráter forte, inabalável. Por isso diz em…

Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Isto leva tempo, porque ninguém chega à medida da estatura da plenitude de Cristo de um dia pro outro.  É culto após culto, de glória em glória, e há um dia que você vê que tem um caráter forte, inabalável, maturidade.

Você sabe que há pessoas que saem da igreja por causa de outra pessoa. Mas alguém que faz isso nunca esteve na igreja por causa de Cristo.  Vou te dizer, podem me contar a historia que for eu continuo aqui. Eu estou aqui não é por minha causa, é por causa de Cristo.  Foi Deus que me chamou, me justificou e me glorificou. Meu caráter é inabalável.  Isso é maturidade.

5 – Alvos e metas me dão esperança.

Deus quer que você aja com fé. A fé é coisa imediata, é pra hoje, é pra agora, esperança, expectativa. E quando estabeleço metas estou olhando para amanhã, para o próximo mês, para o meu futuro, para daqui a 5 ou 10 anos. É muito importante estarmos cheios de esperança. Somos da fé, agimos.

Mas há coisas que você está em expectativa – daqui a 1 ano, a 2, a 5. Essa questão do estudo é importante. Nossa Diaconisa Daniela se formou em Nutrição, mesmo contra os custos da Furb.

Olha, o tempo passa de qualquer jeito, ocupando ou não ocupando, tendo metas ou não. Agora, passar por esta terra sem conquistar, sem tomar posse do melhor, é muito triste. A vida não é fácil, mas você não pode desistir nunca. Às vezes as pessoas ficam como Jó.

Jó 6:11 Por que esperar, se já não tenho forças? Por que prolongar a vida, se o meu fim é certo?

Veja que declaração horrível!  Má confissão. Parece que Jó estava desistindo de viver, se entregando.  Ouça, amado, você não vai se entregar assim nunca. Você nunca vai dizer o que Jó disse. Porque você não sabe quantos anos ainda vai ter de vida. Por isso, você não vai desistir de nada. Jó estava se vendo sem alvo de vida. Mas ele teve experiências com Deus, porque diz em…

Jó 42:2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Olha aí a mudança.  O que Deus planejou pra tua vida ninguém vai frustrar.  Se Deus disse que você já venceu, você já venceu. Se Deus disse que você vai se formar, você vai se formar. Se Deus disse que você vai ter o seu próprio negocio, você vai ter o seu próprio negocio. Ninguém pode frustrar Deus.  

Jó 42:10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

Amado, prepare-se para a mudança de sorte. Nestes últimos 88 dias de 2015 eu creio que coisas maravilhosas vão acontecer aqui. Surpreendentes, grandiosas.  Para os que creem e tem esperança.  Eu tenho esperança e tenho fé.  Você tem?

Sem metas e alvos não há razão para viver.  Até para a saúde física. Porque não estamos aqui para envelhecer e piorar. Temos que ter alvos nas finanças. E o melhor alvo aqui é ficar livre de dívidas. Temos que ter alvos na carreira profissional. No casamento, na família, nos negócios. Alvos com Deus, de intimidade com Deus, alvos de oração, de estudo bíblico, de louvor, de adoração a Deus, de comprometimento com a obra do Senhor. 

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Amado, não espere nada de mal com Deus. Ele não vai te dar nada de mal. Ele é o Autor de toda boa dádiva e de todo dom perfeito.  Então não espere nada de mal. Agora, você tem de ter um plano pro teu futuro.

Os teus filhos tem que se orgulhar de você. Os teus netos tem que se orgulhar de você.  Não perca a sua vida, ela é muito preciosa. Agora, você sabe que nossas metas e objetivos divinos são aqueles que Deus abençoa. Eu não posso ter metas e alvos que não glorifiquem a Deus.  

6 – Todos os nossos alvos e metas devem Glorificar a Deus.

1Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Paulo está dizendo – tenha atitudes certas, motivações certas, razoes certas. Veja uma coisa, tudo o que fazemos, até o que comemos e bebemos tem que ser para glória de Deus. Por isso, tenho de comer e de beber de forma saudável. Tenho de glorificar a Deus no meu corpo.

E o resto todo – minha profissão, meu trabalho, minhas metas e alvos, meus desejos, minhas aspirações, meus negócios, tudo tem de glorificar a Deus.

Então precisamos estabelecer metas, metas que Deus abençoe, metas que são motivadas pelo amor. Deus se interessa pelo nosso coração. Quando você diz – por amor a Deus vou cuidar da minha saúde, vou cuidar da minha profissão, vou cuidar da minha alimentação, vou cuidar da minha casa – se é por amor a Deus isto traz glória.

Você não deve fazer nada motivado pelo medo, pela culpa, pelo orgulho, pelo ciúme, pela inveja, pela ira.

1Coríntios 16:14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Cuidar da saúde é um ato de amor a Deus, porque somos casa sagrada, somos templo do Espírito Santo. Temos de cuidar de nós mesmos, como Paulo disse a Timóteo – Cuida de ti mesmo.

Eu quero dar a Deus um corpo saudável. Quero estar em forma pra Deus e pra minha família. Não quero de forma alguma morrer prematuramente. Olha o que a sua vida é…

Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

7 – Precisamos estabelecer metas que honrem a Deus e que estejam dentro da Sua vontade. E elas se tornam o cumprimento dos Seus propósitos para nossas vidas. São atitudes de Fé.

Provérbios 16:9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

Zacarias 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Em nossa carne não há forças, mas em nosso espírito há.

Provérbios 3:5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Eu sei que muitos irmãos podem estar se sentindo cansados, física e emocionalmente. Está na hora de dar o “Basta”. Está na hora de você fazer um Projeto de Vida.

Estabeleça novas metas, novos alvos para tua vida, novos desafios. O Senhor é contigo por onde quer que andares. Ele vai adiante de ti e vai endireitar caminhos tortuosos. Portanto, viva a sua vida para a Glória do Senhor.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário