Casa Sobre a Rocha – Como Tomar a Iniciativa

O caminho da obediênciaContinuamos a falar sobre fé ousada.

Isaías 28:16 Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.

 

O Senhor Jesus tem nos despertado e encorajado para ensinar a igreja sobre fé, mas em particular, sobre a ousadia da fé. Já mostrei aqui que a ousadia da fé é a chave para os milagres acontecerem.

A ousadia, a confiança incondicional naquilo que Deus diz. Temos de exercitar a fé para crer mesmo sem ver. Temos de exercitar a fé para obedecer mesmo quando não compreendemos. Temos de dar mesmo se for um grande sacrifício. Temos de persistir mesmo quando não sinto nada. Confiar mesmo que eu não entenda.

Fé é esperar o melhor de Deus, é saber que Deus me ama, é aguardar sempre o melhor. Portanto, temos de tirar da nossa vida todas as dúvidas e alargar a nossa imaginação. Temos de sonhar os sonhos de Deus (não os nossos sonhos), mas os sonhos que ele coloca na nossa vida.

E hoje vamos aprender sobre a ousadia na fé quando temos de tomar iniciativas e decisões. E você precisa saber que toma iniciativas e decisões corretas quando você está em direção com Deus. Quando está no caminhar de Deus, na vontade do Senhor. E tomar iniciativas sem que o medo nos domine.

Então, na vida da fé diariamente somos chamados a tomar iniciativas e decisões. Algumas simples, outras fortes, outras tremendas. Vocês lembram de Davi, quando ele tomou a iniciativa de encarar Golias. O rei Saul estava tremendo de medo, o exercito de Israel e todo o povo com medo dos filisteus. Mas Davi decidiu encarar o gigante, ele não teve medo, porque sabia e cria que o poder ilimitado de Deus estava com ele.  Ele foi em direção ao gigante.

Vocês lembram quando o povo de Israel teve de atravessar o rio Jordão. Josué perguntou ao Senhor o que deviam fazer e Deus disse: – Ponha o pé na água que a água vai se separar e o povo vai passar a pé enxuto.

Outra pessoa bíblica que tomou uma iniciativa tremenda, por confiar em Deus, foi Abraão. Ele deixou o conforto da sua casa para ir para um lugar que ele não sabia onde era. Deus disse: Abraão, tu vais para um lugar que eu depois te mostrarei. Ele não sabia pra onde.

Pedro, quando saiu do barco para andar sobre a água, ele tomou a iniciativa.

Amados, como é importante esta coisa de ser ousado, destemido, intrépido, corajoso, confiante. Porque a ousadia da fé é importante, porque todos os dias tomamos iniciativas e muita gente, por não ter esta ousadia, desiste, ou recua. Muita gente, que já esteve à beira de tomar posse de coisas importantes, recuou e desistiu.

Então, qual a batalha que você está enfrentando?  Qual o desafio que você está se deparando? Qual a oportunidade que você está vislumbrando? Qual o próximo passo que você precisa dar? Você está esperando alguma coisa que Deus faça? E talvez Deus esteja esperando que você faça algo primeiro, dê o seu passo de fé.

Deus quer que aprendamos a tomar iniciativas, a fazer compromissos com ele, a dar passos de fé. E isso é importante dizer, porque muita gente está adiando tomar iniciativas e dar passos de fé. Você não pode adiar mais, você tem de fazer algo com a sua fé. A fé tem que operar, tem que ser viva, a fé tem que se ver na tua vida. É fácil ver quem é da fé, e quem está fingindo na fé.  É fácil ver quem é ousado e quem é covarde.

Nestes anos de vida, tive de tomar muitas decisões. Você teve de tomar muitas decisões. Mas temos de aprender que as nossas decisões não podem ser tomadas à toa, senão vão dar errado.  Você deve tomar decisões dentro da vontade de Deus, porque assim você pode se arriscar mesmo. E neste ministério estamos sendo chamados a fazer algo importante com a nossa fé.

Tiago 2:18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 

Você tem de mostrar a tua fé. Porque dentro de você, no seu espírito, há um dom, um carisma, uma semente que Deus colocou, a tua fé e com ela você tem de mostrar obras de fé. 

Tiago 2:19-20 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?

Deus nos deu a maior arma, o maior dom que poderíamos ter, o dom da fé. E ele diz que esta fé é a mesma fé que Jesus teve manifestada. Eu sei que isto pode parecer intrigante. Mas Deus diz que ele repartiu a mesma medida de fé com cada um de nós. O problema é que, na maioria das pessoas, tem uma fé inoperante. Se você passar o resto da vida me pedindo pra orar por você, eu vou orar, porque este é meu chamado, minha missão.

Mas eu desejo que você comece a usar a tua fé, a tua confissão, a tua ousadia na fé. O que pode haver de diferente entre nós é que, talvez, eu tenha um tipo de confiança na fé que você ainda não experimentou ter.

Veja que Tiago está dizendo – se a sua fé não age, se ela não é vista, ela fica inoperante. Significa que a fé tem que agir, você tem de agir por fé, senão ela fica inoperante e se torna preguiçosa, surda, ela se torn morta.

Mas a nossa fé é viva, é fecunda, é repleta de frutos. Então, esta é a diferença entre a fé genuína e a fé fingida. A Bíblia diz que a nossa fé não pode ser fingida. Fé fingida é uma fé maquiada, sem resultados, é a fé que não faz nada, inoperante, não toma iniciativas.

Amados, é muito mais fácil a pessoa dizer – pastor, ore por mim – do que ela tomar a iniciativa e dizer – eu declaro, eu profetizo de acordo com a palavra do Senhor que… Então, eu quero que você pegue sua rede e vá pescar e não espere que eu pesque por você. Porque eu não vivo 24 por dia com você e nem você comigo.

E há momentos em que você fica diante de uma situação que não vai poder fingir que tem fé, não vai poder dizer que acredita, mas desconfia. Por isso, estou aqui para lhe encorajar a ter esta ousadia da fé, com confiança, ir em frente, avançar, ter um compromisso com Deus, arriscar-se, sabendo que você está dentro da vontade de Deus.

Então a fé não é dizer – qualquer dia eu faço isto – porque a fé é fazer, é tomar a iniciativa. Quantas vezes você prometeu a Deus e no dia seguinte já tinha se esquecido. Isto é fé morta, inoperante, maquiada, fingida.

Então, não é apenas dizer – eu acredito – eu tenho de viver o que eu acredito. Fé é obedecer. Fé é ir em frente. E você perguntar:

– Pastor, como posso ir em frente?  A inflação voltou, disseram que não iam mexer nas contas de luz, de água, nos direitos trabalhistas e mexeram em tudo e mais um pouco. Pois é, amados, isto tudo são promessas dos homens.

E já alertamos que o Brasil vai viver dias de crises muito maiores ainda.  Mas a crise não chegará a tua vida.  Deus continua no trono e no controle da nossa vida, independente do que os homens dizem, aprovam ou fazem. E é dele que nós todos aqui dependemos.

– Mas, pastor, onde vou encontrar forças para tomar iniciativas, quanto ao meu casamento, ao meu trabalho, a minha profissão, o meu futuro?  Como vou encontrar forças, porque muitas vezes nadei e morri na praia, acabei cansando e desisti. Como é que vou ainda tomar novas iniciativas?

Amado, não tenha medo de tomar iniciativa. Tomar iniciativa de se envolver no ministério. Tomar iniciativa de começar a dizimar, de ser cooperador na obra do Senhor, tomar iniciativa de cuidar da saúde. Começar a tomar decisão sobre a felicidade da sua família, tomar decisões para preparar a quarta idade. Tomar a iniciativa de comprar seu apartamento, sua casa própria, ou um terreno.

Como se ganha forças pra isso?  Como recomeçar na vida, se você já faliu uma empresa, se você já perdeu dinheiro, ou oportunidades, se você teve um problema de separação no seu casamento? Vamos aprender hoje como achar forças para tomar novas iniciativas e decisões. E você não precisa tomar um energizante para ganhar força. Está aqui na palavra.

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece. 

Aqui está a fonte para tomar iniciativas na vida.  Diga com seu irmão – tudo podemos naquele… Esta promessa é para você se agarrar a ela diariamente, em todos os momentos da sua vida. Quando Deus guia alguém Deus provê. Mas ele quer esta fé ousada e destemida. Quando você está dentro da vontade Deus, ele quer que você siga, porque você pode tudo nele.

Tudo posso naquele que me fortalece.  E quem é que te fortalece? O Senhor Jesus Cristo. Você pode tudo nele, ou quase tudo?   TUDO!!!  Agarre-se a esta promessa. Então, vamos aprender caminhos que existem quando você precisa tomar iniciativas.

Por exemplo, quando você está em paz, e sabe que está dentro da vontade de Deus, obedeça imediatamenteNão procrastine, não empurre, não atrase, não dê mais desculpas. Se Deus está te inspirando alguma coisa, se ele está te encorajando a alguma coisa (seja ela, familiar, profissional, emocional, compra da casa, ou qualquer sonho de Deus), obedeça imediatamente.

– Quando eu me aposentar, vou cuidar da minha saúde…. pode ser tarde demais.

– Quando eu ganhar mais de R$10.000,00 por mês, eu me torno dizimista… nunca vai ganhar isso.  Amados, isso é procrastinar, e nem você e nem eu podemos garantir que vamos estar aqui amanhã. Mas se você está inspirado, a palavra te inspira, você está em paz e encorajado, não adie mais. Obedeça imediatamente. Veja o que diz o salmista…

Salmos 119:32-34 Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração. Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

Senhor, tu me inspiraste, eu vou fazer segundo os teus decretos. Esta coisa de obedecer imediatamente e ir até o fim é a ousadia da fé.Você quer abrir um novo negócio, você quer mudar de profissão, você deseja ganhar mais e teve uma ideia nova, você quer fazer um curso superior, então siga até ao fim. Não adianta você comprar um terreno, começar a construir a sua casa e, quando falta colocar portas, janelas e o piso, você desiste, porque acha que não vai dar. Você não pode parar a sua construção.

Salmos 119:60 Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos.

Eu me apresso, eu tomo a decisão, eu vou em frente, eu não me detenho, eu não procrastino. Isto é fé, isto é confiança no Senhor. Mesmo que você não entenda o que vai acontecer.

Quem teve ou tem filhos pequenos sabe disso – você dá uma ordem: filho, faça isso – e a criança pergunta – por que tenho de fazer isso?  – Porque papai, mamãe está mandando fazer. – Mas por que?  – Filho, faça, papai está mandando, obedeça, um dia você vai entender. Faça o que eu mando fazer, eu sei que vai ser bom pra você, eu te amo, faça porque eu disse. E assim as crianças vão entendendo que, quando o pai ou a mãe diz, é para o bem delas.

Amados, é bem assim com Deus. Faça porque Deus manda fazer. Porque ele sabe mais do que você. Ele não precisa lhe explicar nada, faça porque Deus mandou você fazer. Não simule, não finja que não ouviu. Porque as crianças às vezes fingem que não estão ouvindo quando os pais falam.  Saiba disso – se a pessoa não quer ouvir, ela finge que não está ouvindo.

Ouça, Deus já lhe falou varias vezes, em algumas áreas da sua vida – seja fiel, venha aos cultos, participe do ministério, seja evangelista, seja dizimista. Ele já te disse – perdoa, reconcilia, cuida da saúde.  E a pessoa diz – isto não é pra mim, mas se o meu marido estivesse hoje aqui, se o meu irmão, a minha esposa, o meu amigo estivesse hoje aqui, isso é para ele. Se a minha mãe ouvisse, é pra ela.

Amado, é você que está aqui, é você que está ouvindo, isso é pra você. Tem muito crente aí fora fingindo que não ouve e, na realidade, está zombando de Deus.

Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Para o bem e para o mal. Se eu semear bem, eu colho bem. Se eu semear mal, eu vou colher mal. Porque de Deus não se zomba.  Se você adia, se você procrastina, você está zombando de Deus, está questionando Deus, a soberania dele, a perfeição de Deus.

Você está duvidando se ele tem o melhor pra você. E, no fundo, sempre que alguém questiona a palavra, está dizendo – Senhor, eu sou muito melhor do que você, eu sei muito mais do que você, Senhor, me respeita. No fundo é isso que as pessoas dizem. Deus está falando à tua vida, ele quer que você tome uma decisão.

Se Deus está falando é pra você fazer, não ter medo, é seguir até o fim. Deus não vai te desamparar. Muitas vezes a pessoa ouve, mas não pratica. Sabe quando Deus fala pela palavra, quando o pastor ora pela pessoa e orienta para fazer aquilo, e a pessoa diz – eu vou orar primeiro… Quando ela diz isso é porque ela não quer fazer, ela não quer tomar a iniciativa e fazer o que Deus está mandando fazer. Sabe que um dia Deus disse a Moisés pra ele não orar mais. Que era hora de começar a agir.

Êxodo 14:15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Você vai adiar até quando para comprar a tua casa, o terreno, para fazer o curso superior, para investir na tua saúde?  Vai adiar quando para ser feliz, vai esperar o que para empreender alguma coisa? Quanto tempo mais você vai esperar para executar o seu Projeto de Vida?

Por que você clama, Moisés?  Eu acho que o Senhor vai fazer uma ponte sobre o mar Vermelho… ou um túnel debaixo do mar para o povo passar.  E Deus disse – Não!  Ponha o pé na água e você vai ver o que vou fazer. Diz que o Senhor abriu o mar Vermelho, parou as águas do rio Jordão.

Olha, Deus é do sobrenatural, amados.  Ele pode abrir as águas pra tua casa própria, pro teu carro, pro teu casamento, pra tua faculdade, pra tua carreira, pros teus sonhos. Sonhos que Deus te faz sonhar.  Deus responde as necessidades na mesma velocidade que você obedece.

– Senhor, até quando?  Até você obedecer.  Se você quer a benção de Deus tome a iniciativa e obedeça.  Adiar a obediência é desobedecer. Procrastinar é desobedecer.

Amados, todos sabem que as mulheres devem fazer exame de mama, e papa Nicolau, todo ano.  Homens, depois dos 40, tem de fazer exame de próstata todo ano. E tem gente que não faz e aparece um câncer, e o medico diz – se você tivesse vindo ano passado, esse câncer seria facilmente derrotado.

Então, não adie, adiar a obediência é desobedecer.  Obedeça imediatamente. E obedeça completamente.  Não fique escolhendo o que você vai acreditar e o que você vai duvidar da palavra do Senhor.  Não escolha o que obedecer e quando obedecer.  Obedeça imediatamente. Obediência parcial é desobediência. Obedeça a Deus completamente.

Salmos 119:4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. 

Veja, é pra cumprir à risca. Não é pra dizer – isto aqui eu tenho as minhas convicções… Deus disse que o casamento é homem e mulher. Mas eu não creio assim… E lá em Brasília estão tentando aprovar uma lei dizendo que família não é só um homem com uma mulher.

Mas a Bíblia diz – Tu ordenaste, eu vou cumprir à risca. Imediatamente, completamente. À risca. Porque a verdade de Deus nunca muda. O que era errado há 6000 anos atrás é errado hoje. O que era certo há 6000 anos atrás é certo hoje.  Se a Bíblia dizia lá atrás que não era pra mentir e não dar falso testemunho, isto continua sendo verdade. Se não era pra tomar o nome do Senhor em vão há 6000 anos, hoje também é verdade.

Amado, a verdade de Deus nunca muda. A cultura muda, a opinião muda, as pessoas mudam, mas a verdade de Deus não muda. Depois, Deus vê coisas que nós não vemos. Ele tem perspectivas que nós não temos.

Tiago 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. 

Tiago 4:12  Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

Deus tem uma perspectiva e, às vezes, nós estamos julgando uma situação e Deus diz que não somos juízes pra julgar. Julgamos uma pessoa e não somos juízes para tal. E você sabe, a mais antiga e velha tentação que existe é duvidar do que Deus diz. É a mais velha tentação que existe. Não pense que é o adultério, a corrupção, não.

A mais velha tentação é duvidar da palavra de Deus. Você se lembra do que aconteceu com Adão e Eva, a serpente e a maçã, mas não era maçã nada, era o fruto do conhecimento do bem e do mal. Veja o que satanás começou a colocar na mente e nos pensamentos de Eva….

Gênesis 3:1-2 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

Gênesis 3:3-4 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 

Duvido do seu Deus.  Você não vai morrer nada, Eva. Deus disse que você vai morrer, mas não é bem isso, Eva. Amados, quando Deus diz uma coisa, cumpra à risca, e vais ser feliz, vai dar tudo certo, vai ter vitória.

Gênesis 3:5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 

Eva, Deus sabe… Vocês serão como Deus. Vocês vão conhecer o bem e o mal. É que Deus não quer que vocês sejam como Deus. 

Gênesis 3:6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

Esta é a mais velha tentação que existe, duvidar de Deus e da sua palavra.  Olha só, duvidar de Deus é obra da serpente.  O que Deus diz sobre sexo? Sexo seguro não é com camisinha, mas com casamento no Senhor. Casamento de um homem com uma mulher.

Olha, duvidar de Deus é obra da serpente. Amados, nossa formação tem que ser bíblica. Deus diz Amém, eu digo Amém. Deus diz Não, eu digo Não!  Estou seguindo a verdade. E a verdade é libertadora. A mentira é escravizadora. Então, duvidar da palavra traz problemas. Mas se você ama a Deus, você tem de dizer – Senhor, a tua palavra diz, eu creio. Sim, sim; não, não. Pão, pão; queijo, queijo.

Provérbios 3:5-6 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Não são as minhas convicções. Aliás, eu não quero ter nenhuma convicção pessoal diferente da Bíblia. Se você começa a permitir convicções humanas, você está duvidando de Deus. E quem duvida de Deus é a serpente.  Se Deus diz que pode ressuscitar mortos, eu acredito.

Então, obedeça imediatamente. Segundo, obedeça completamente. Terceiro, obedeça com alegria. Porque é isso que enche o coração de Deus de júbilo.

Salmos 100:2 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.

Salmos 119:47 Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.

Só assim é que dá certo, amado, quando você ama os mandamentos do Senhor.  Arrisca! Então, obedeça com alegria porque isso traz mais alegria, traz recompensa. Olha, sem Jesus nós não seriamos nada.

1João 5:3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,

Não venha me dizer que é muito difícil ser crente. Ser crente é muito fácil, é simples, porque o evangelho é simples, não tem nada a ver com jejum, sacrifício, paga o preço, vigília, sobe ao monte. Agora, difícil e penoso é ser pecador. Isso é terrível. Agora, ser crente, até as obras que temos de fazer ele preparou de antemão para andarmos nelas.

Ele opera em nós o que lhe é agradável.  Ele coloca em nós o seu querer e faz o realizar. A sua vontade é de coisas boas, agradáveis e perfeitas.  Quer mais? Só quem ama a Deus faz o que Ele manda.  Deus mede o nosso amor pela nossa obediência.

João 14:15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

E se você ama a Deus, diga amém. Então, algum mandamento é penoso? Olha, Deus não chamaria alguém para apenar a pessoa, pra lhe dar um fardo pesado. Ele diz – o meu fardo é leve, o meu jugo é suave.

Quarto lugar, obedeça a Deus continuamente. A vida de obediência é a vida inteira. Não é obedecer hoje e amanhã não. É o resto da vida em obediência.  Olha o disse o salmista…

Salmos 119:112 Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.

Coração, você vai guardar os decretos de Deus para sempre, até o último dia de vida. Você sabe, 75% dos crentes não morrem no Senhor. Quando morrem estão afastados da igreja, estão desviados. 75% – eles não cumpriram os decretos até ao fim.

Eu, pessoalmente, estou determinado a obedecer ao Senhor até a morte. Eu sei que não é fácil, não é popular, mas eu decidi obedecer. Então, você tem de ser totalmente dedicado, porque, se você for totalmente dedicado, Deus vai fazer tudo por você.

Salmos 119:33 Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

Isto se chama fidelidade. Olha, como em todas as igrejas, aqui também tivemos pessoas que eram fiéis, fiéis, e um dia se tornaram infiéis. E se desviaram, foram arrastadas pelo dragão para viverem no mundo.

Então, hoje precisamos tomar iniciativas, ser ousados, obedecer ao Senhor, à palavra. E o Senhor vai te abençoar muito, totalmente. Isto se chama fé ousada. É dizer – Senhor, tu dizes, eu creio. Está na Bíblia, eu recebo.

Filipenses 3:16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

Então, no casamento, na família, nas finanças, no trabalho, na profissão, nos negócios, obedeça. Olha, as reuniões de oração são muito importantes. Porque você só vai dar o segundo passo se obedecer ao primeiro passo. star na reunião de oração é exatamente você fechar as brechas, você se encorajar, se tornar audaz. Porque, se você quer dar o segundo passo, você tem de dar o primeiro em obediência. Não tenha medo de ir até ao fim com Deus.

Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece.

Diga –TUDO!  Diga – TUDO, TUDO, TUDO!!!

Você pode tudo com Jesus. Porque é Ele quem te dá forças para viver uma vida de fé ousada.

Assim Seja. Assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário