Casa Sobre a Rocha – Construindo Famílias Fortes: O Segredo da Bondade, Gentileza e Amabilidade

gentileza, bondadeEste assunto da Bondade, Gentileza e Amabilidade é bastante desconhecido da maioria das pessoas aí fora.

1 João 4:10-11 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.

Um dia perguntaram a Jesus – qual é o maior mandamento, aquilo que resume a Bíblia toda!

Mateus 22:35-37 E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 

Mateus 22:38-40  Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

O que resume a Bíblia toda está aqui – o amor. Jesus estava dizendo que não há coisa mais importante que as relações entre marido e mulher, pais e filhos, ou relações interpessoais que são baseadas na palavra. Há pessoas que tem relações conforme o mundo ensina, como a novela mostra, mas essas não são saudáveis. Relação saudável é aquela de acontece baseada na palavra de Deus.

Porque são relações primeiro com Deus e depois com o próximo. Se você conhece a Deus, se conhece a sua identidade, se você tem intimidade com o Senhor, você até dizer – Aba, Pai – se você tem uma boa relação com Deus, você vai ter de ter uma boa relação com o próximo. E a pessoa mais próxima a você é sua esposa, seu marido, seus filhos, e os agregados da família.

Se você for uma pessoa bem sucedida em tudo, mas suas relações familiares não forem boas, você está vivendo um tremendo fracasso na vida. Quando você vê os noticiários, e fica sabendo que um filho teve a capacidade de matar o pai, ou a mãe, uma pessoa estuprar outra pessoa da família, você pergunta – de onde é essa gente?

João 15:12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Assim como você tem uma relação com Deus, você deve ter uma relação com o próximo.

1João 3:18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

Quer dizer que há pessoas que amam de palavra – eu te amo – amo minha casa, meu carro, minhas coisas – esse não é o amor da Bíblia. Esse não é o amor do Pai.

1João 3:14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.

Um dos sinais de que a pessoa é convertida, é cristã, é porque ela ama. Amor não pode ser de palavra e nem fingido. Amor é uma atitude, é uma decisão de fazer com o próximo o que Deus fez comigo. 

1João 3:15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.

Esse negocio de dizer que amor e ódio andam juntos não tem nexo. Porque aquele que mata e diz – matei por amor – isso não existe. Assassinato é assassinato, não tem nada a ver com amor. Quem odeia é um assassino. Então ódio não pode fazer parte da vida de um cristão. Ódio é sintoma de assassinato. A sociedade está de ponta cabeça porque não entende o que é amor.

Então o que é amor? Esta palavra vem do grego – ágape – é um sentimento que não é instintivo. É uma atitude resultante da nova natureza criada segundo Cristo.  Ou seja, não há possibilidade de amor dentro de ágape, do amor de Deus, se a pessoa não pertencer a Jesus, se não for salva. Ela pode amar de palavra, de língua, mas não ama com o amor de Deus. E amar é diferente de gostar ou simpatizar. Isto não tem nada a ver com amor. Amor é algo espiritual, psicológico, é algo que dá uma boa qualidade de vida entre as pessoas.

Por exemplo, um casal que tem uma boa qualidade de vida é quando o casal se ama, quando os pais amam os filhos, quando os filhos amam os pais. Onde há amor há sustentabilidade, há famílias fortes. Amar se aprende com Deus. Porque a Bíblia ensina que amor não arde em ciúmes, não se ensoberbece, é paciente, benigno, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. É por isso que o amor dá uma boa qualidade de vida.

Então para darmos esse amor temos que receber primeiro.  Ninguém consegue amar o seu próximo se, primeiro, não experimentar o amor de Deus, a grande virtude de Deus. Porque diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Jesus Cristo. Esse – de tal maneira – nós temos que aprender. 

1João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Quando eu era católico eu não conhecia esse amor de Deus, um Soberano, Salvador, Redentor, porque estava habituado a amar uma imagem numa cruz. E quem ama imagem se torna igual a ela, se alimenta de cinzas, sem expressão. É por isso que Deus levantou Paulo, levou-o ao terceiro céu, revelou a ele os mistérios da graça de Deus, e Paulo volta e diz – eu lancei o fundamento como prudente construtor, agora cada um veja como edifica. Então, como se edifica a igreja?  Com a revelação da graça de Deus, e entendendo esse amor de Deus. Porque tem gente que conhece o pacto todo e não ama ninguém. Aliás, tem até atitudes de assassino. Então, Deus nos amou primeiro. 

Romanos 5:5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Então quando eu confessei Jesus como meu Senhor, o Espírito Santo me convenceu a dizer – Jesus é meu Senhor – porque ninguém pode dizer isso se não for pelo Espírito – nessa hora fui selado, batizado, revestido, ungido, cheio do Espírito Santo e veio nesse pacote da graça, o amor.

E esse amor tem que ter uma ação, não é só dizer – eu te amo. Então, como é que o amor é visto em ação?  Num casal, numa família, na igreja – através de uma virtude que é fruto do Espírito Santo, chamada bondade.  E bondade não é um sentimento, é algo que você faz, que você mostra – bondade, gentileza, amabilidade – quando o marido quer o bem da sua esposa, ele é bondoso. Ele ama com a virtude da bondade. Não há amor se não fizer bem ao próximo.

Por isso, quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento, ele disse – que ames a Deus e ao próximo como a ti. Assim como Deus expressou a sua bondade para conosco – o amor em ação.

Tito 3:4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos.

Quando Deus mostrou que ele era bom. E isso é uma coisa difícil das pessoas entenderem aí fora, como Deus é bom. As pessoas tem muito medo de Deus, porque é transmitido um Deus da lei, vingativo, que mata, fere, abate, levanta, exalta – tudo o que era a manifestação de Deus não AT.

Mas Deus disse – eu vou inscrever as minhas leis no teu coração para você se lembrar sempre, e do teu passado eu não me lembrarei mais das tuas iniquidades. Eu usarei de misericórdia. Quando se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador – aqui foi o ápice da nossa vida. Quando você se converteu, foi porque se manifestou a bondade de Deus, a benignidade do Senhor, ele foi muito bondoso comigo e com você.

João 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Veja, Deus deu o exemplo, ele mostrou. E disse – assim com eu vos fiz, vocês façam também. Aqui está a base do nosso ministério e da nossa vida espiritual. Eu dei o exemplo, eu dei a palavra, e agora você tem de fazer como eu fiz com você. Se ele me amou, eu tenho de amar. Se ele foi bondoso, eu tenho de ser bondoso. Se ele me perdoou, eu tenho de perdoar. E isso não é ser mão frouxa, isso é ser bíblico. Jesus não foi um mão frouxa. 

João 13:17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

A maior infelicidade de um ser humano é rejeitar a palavra. Toda pessoa que rejeita a palavra, pobreza e afronta lhe sobrevém, e não só em questões financeiras, mas em todas as áreas da vida.

Então Deus mostrou a sua bondade e nós temos de ser bondosos. E por que é necessário dizer isto em pleno século 21?  Porque este mundo é muito cruel, as pessoas sem Jesus são muito cruéis. A falta de virtudes é terrível. Por isso precisamos entender alguns pontos. Por causa da sua bondade, Deus nos aceita com as nossas fraquezas, nossos equívocos, sentimentos às vezes fora do que ele quer, mas ele nos ama mesmo assim. Deus nos compreende, ele é bondoso. 

Hebreus 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Amados, eu tenho fraquezas, você tem fraquezas. Mas Deus se compadece, porque somos pó. vivemos num corpo de carne de imundície, de humilhação. 

Hebreus 4:16  Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Jesus sabe das nossas fraquezas, porque ele também foi tentado em todas as coisas, como nós. A diferença é que ele não caiu nas tentações. Ele não pecou, mas ele sabe o que é uma tentação carnal, diabólica. Ele foi tentado pelo diabo no deserto.

1Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Então, Deus sabe das nossas fraquezas, ele nos conhece, as tentações que ele permite são humanas, ele dá força. Por isso, a importância de você não faltar à igreja. Porque aqui você recebe novas forças, pois em cada culto você está crescendo na graça e no conhecimento de Deus, você está amadurecendo, crescendo, porque o Espírito Santo te ensina a ser bondoso, virtuoso. Então, a cada culto, a tua estatura espiritual, os teus músculos espirituais se tornam fortes. Tua fé começa a entrar em ação. Você não baixa a cabeça, você é ousado, intrépido. Mas, se você falta, a brasa começa a perder o seu calor e vira cinza. É triste ver uma pessoa desviada da igreja, da doutrina, porque de Jesus ninguém se desvia.

1Pedro 2:3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.

Olha, eu tenho experiência que o Senhor é bondoso. Eu procuro não deixar a minha brasa espiritual esfriar, virar cinza.  Amados, temos que ser quentes espirituais 24 horas por dia. Não podemos ser um dia no céu, outro no inferno; um dia lá em cima, no outro, lá em baixo. Só vive assim quem tem experimentado a bondade do Senhor. Ele nos aceitar com nossas fraquezas, como somos, isto é o centro da nossa vida. Se Deus não fosse bondoso nenhum de nós estaria aqui. 

Salmos 34:8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Deus nunca vai te virar as costas. Nunca vai se esquecer de você. Nunca vai te deixar só. Por isso ele diz – pode me provar e ver como eu sou bom. E você está aqui refugiado em Deus. Aqui é o teu refugio. É aqui que você cresce, aprende, é aqui que você começa a ousar, movido pela fé, é aqui que você começa a sonhar e a determinar na sua vida pelo poder de Deus que está em você. É aqui que sonhos se tornam realidade. Aqui é o seu refugio com o Senhor.

Segundo lugar, Deus é bondoso, porque ele nos revelou a sua verdade. Tudo o que Deus diz é verdade. Por isso é que eu não me envolvo com o mundo. Porque Charles Darwin disse que o homem veio de uma explosão, e daí nasceu o macaco, e depois veio o homo sapiens. E aqui no Brasil tem também mulher sapiens.

A verdade é a verdade. Por isso nós não cremos em Charles Darwin, não cremos em teorias, nós cremos na verdade. Jesus criou os animais, a natureza toda, criou o homem e a mulher. Ele não criou o macaco e disse – depois você vai virar homem. Não, ele criou o macaco e criou o homem. A bondade de Deus é porque ele nos diz a verdade.

João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Deus te ama como você é, como nós somos. E a sua verdade nos libertou. Tudo o que ele diz é verdade. O que ele diz sobre nós, sobre nossas relações familiares, interpessoais, o que é certo e o que é errado. Olha só, se Deus diz que é um homem e uma mulher, não adianta pensar que podem ser dois homens ou duas mulheres. Isso é contra Deus.

Se Deus disse que você não pode se juntar com quem é das trevas, isto é verdade, pois não há comunhão entre luz e trevas. Ele nos diz a verdade. E um dos aspectos da bondade é que ele sendo verdadeiro e nos ensinou a verdade, ele quer que sejamos verdadeiros.  Um dos aspectos do amor e da verdade é que sejamos verdadeiros. 

Efésios 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Um dos segredos da harmonia de uma família é quando não há nada escondido. O casal tem que ser verdadeiro, a família tem que ser verdadeira. Numa relação de marido / mulher não dá pra fingir. O mentiroso é apanhado na esquina. Mais depressa se pega um mentiroso que um coxo. Não dá pra fingir e não dá pra usar máscara. A verdade liberta, a mentira aprisiona. A coisa principal numa relação familiar é a verdade.

Provérbios 17:17 Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

Quando as pessoas amam, na angústia elas tem o suporte umas das outras. 

 Provérbios 18:24 O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.

Sabe, quando você passa por situações difíceis e vem um irmão e te dá a mão, oferece o ombro amigo, colabora, levanta, esse é um amigo, às vezes mais chegado que um irmão – é a pessoa que ama voluntariamente. O amor voluntario é muito mais forte do que o amor obrigatório. 

Provérbios 16:28 O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.

Olha aí o que é a falta de amor. Por isso é que o mundo é cruel.  Pode ser que você tenha passado por situações assim, em que um difamador separou você de maiores amigos. E os maiores amigos tem que ser marido, mulher e filhos – o lar, a célula mater da sociedade.  Família forte, sociedade forte; família fraca, sociedade fraca. Os cônjuges tem que ser bondosos e verdadeiros um com o outro.

Salmos 141:5 Fira-me o justo, será isso mercê; repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo. Continuarei a orar enquanto os perversos praticam maldade.

Às vezes uma expressão de amor e de bondade é chamar a atenção para um equívoco.

Terceiro lugar, Deus, por ser bondoso para conosco, perdoou todos os nossos pecados, falhas, erros e fracassos. Muitos casais vivem juntos, mas nunca se perdoaram por algum erro e, quando não há perdão há desejo de vingança. E onde há desejo de vingança há doença.  A falta de perdão adoece. Deus nos perdoou, ele é amoroso, gracioso, bondoso, mas temos que aprender o exercício do perdão. E tem pessoas que resistem muito nesta área de perdoar. Amados, perdoar não é dizer que perdoa.

É ser livre, é não deixar um sentimento de ira aprisionar o coração, a alma, a mente, os sentimentos. Há pessoas que tiveram pais insensíveis, duros, inflexíveis, que quando estavam em casa criavam verdadeiros incêndios familiares. E alguém que cresceu num lar assim, depois cresce, casa.

E, se aqui no meio não houve uma transformação de vida, ela vai retroalimentar aquilo que ela viveu no seu lar. Ela torna-se cruel, insensível, inflexível, dura. E se o cônjuge for alguém semelhante a ela, o problema dessa família será terrível, porque a maldade será grande no coração. É preciso que você entenda que o Espírito Santo está falando à igreja de Jesus, para que o povo de Deus – recebeu o exemplo, pratique. Os nossos lares tem que ser de famílias fortes, tolerantes. 

Romanos 3:23-24 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

Todo mundo é pecador até o momento que conhece Jesus. Aí somos justificados, porque somos reconciliados, a vida velha passou, tudo se fez novo e não há mais condenação. 

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Isto aqui é parte da nossa identidade. Se eu não tenho condenação na minha vida, eu não posso condenar as pessoas. Se Deus me perdoou, eu tenho que ser um perdoador.

Efésios 1:4,5 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

A predestinação é um ato do amor de Deus, da sua soberania. Ele me criou e, ao criar o meu espírito, ele me predestinou para a salvação. Todo este plano de Deus está perfeito. Ele não está fazendo nada de novo, ele está apenas manifestando o que ele mesmo já decidiu.

E ele nos chamou para sermos santos e irrepreensíveis. E nos diz – agora você tem de praticar. Nós temos um chamado para praticar, pelo exemplo de Jesus. O grande drama dos evangélicos é que grande parte conhece, mas não pratica. E Tiago diz que, se eu conheço, mas não pratico, estou me enganando. Por isso, amados, tem muita gente se enganando.

Mateus 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

Eu quero ser amado… Ame.  Eu quero ser perdoado… Perdoe.  O que você quer que a tua esposa te faça você tem de fazer pra ela. E vice-versa.  Se você faz mal, você não pode querer colher o bem, porque com Deus não se zomba.  A vida é semente e até o que eu digo, a Bíblia diz que tem poder de vida e de morte.

Então, quantas vidas medíocres porque não perdoam e vivem uma relação inadequada.  Olha, você pode ser famoso, popular, querido, rico, lindo, mas se a sua vida não for baseada na Bíblia, sua vida será nada. Deus pensa em você, na sua família, nas suas relações interpessoais. 

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Deus quer paz na nossa família, na obra de Deus, no nosso país. O Brasil está pegando fogo.

Mateus 12:25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Então, se o marido puxa a corda para um lado e a mulher pro outro, esta casa não subsiste. Se não houver acordo, disse Amós, poderão dois andar juntos?  E toda vez que se divide uma casa, ela se divide contra ela mesma, não subsiste. Deus quer familiares bondosos, casais amáveis. Quem quer divisão é o inimigo. E hoje em dia, por qualquer motivo os casais se separam.  O diabo quer separar com suas mentiras o que Deus criou para ser motivo de felicidade, as famílias. Deus quer famílias bondosas, casais amáveis.

Que saiba dizer obrigado, eu te amo. Que saiba ser gentil com a esposa, com o marido. Que não use a questão conjugal como arma de negócio.  O corpo do marido pertence à mulher e o corpo da mulher pertence ao marido. A Bíblia diz – não vos priveis uns aos outros, pois por causa da incontinência satanás derruba as famílias. E não coloque pra dormir uma camiseta – Lula Dilma… 

Isaías 49:16 Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.

Deus não ignora o teu casamento. Continuamente Deus está olhando. Deus quer ver maridos e mulheres bondosos, amorosos, felizes, fortes, amáveis. Ele deu o exemplo e disse – Praticai!

Romanos 15:7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.

Acolher é encorajar, levantar, animar, dar atenção, ser bondoso. Bondade muda as pessoas, faz as pessoas se aceitarem. Seja determinado a ter a sua família como exemplo de cristianismo. A bondade de Deus é perfeita. O mundo não sabe o que é bondade, porque é muito cruel. Por isso, nós temos de ser massivamente bondosos, especialmente no tratamento com nossa família.

Mateus 25:35-36 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. 

Mateus 25:37-38  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 

Mateus 25:39-40  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Qualquer gesto que você faz ao seu marido, a sua esposa, aos seus filhos, você está fazendo pra Deus.

Deus tem sido muito bondoso e misericordioso. E esta bondade e misericórdia e amabilidade de Deus é que faz a família ser forte, gentil, amável.

Eu quero terminar esta mensagem falando de uma família, a família de Noé. Você sabe que Noé foi um homem muito importante para a história bíblica. E Noé fez uma arca para que, quando viesse o dilúvio, a sua família e mais um casal de cada animal fosse salvo e assim continuar a humanidade.  Noé foi o primeiro homem a cultivar uma vinha. 

Gênesis 9:20 Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.

Gênesis 9:21 Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda.

Olha, uma das coisas que eu considero a mais perversa, é expor a nudez da família. Todo mundo tem seus problemas, tem momentos de TPM, ansiedade, lutas. A vida não é mole pra ninguém, não é fácil. Olha, você pensa que eu não tenho lutas, que não tenho dor de barriga. Meus sentimentos são iguais aos de Elias, e iguais aos teus. Sou tão humano quanto você.  E tenho uma fé tremenda, e ela é que me segura, é a âncora da minha alma.

Então, Noé tomou um pileque e ficou nu dentro da tenda. Aqui está o primeiro aspecto do alcoolismo. Uma das maiores pragas da humanidade, 20% da humanidade é dependente de álcool. É uma maldição.  Noé era homem justo, perfeito, mas tinha uma fraqueza. Um dia ele bebeu, se despiu, e ficou nu dentro da sua tenda, e se expos ao ridículo. Todo alcoólatra expõe a família ao ridículo. Porque o individuo que se mete com drogas, acaba se matando rápido. Mas o alcoólatra não. Ele bebe, bota a família toda no carro, bate num poste e rebenta todo mundo, morre a família toda. Alcoolismo é uma praga.

Gênesis 9:22 Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.

Quando Cam olhou para o pai nu, botou a boca no trombone. Chamou os dois irmãos e disse – nosso pai tomou um pileque, tomou todas as redondinhas, a verão trouxe mais uma dúzia pra ele, depois veio a morena da bohemia e trouxe mais ainda e ele bebeu todas. E pegou o celular, bateu foto do pai, e botou no Instagram e passou no whatsapp e no sms, e no fb. Desnudou o pai. E isto foi um problema sério. Porque filho deve cuidar e proteger os seus pais. Os pais devem ser exemplo. Mas nem os filhos e nem os pais podem desnudar a família.

Gênesis 9:23 Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem.

Os dois irmãos, tementes a Deus (eram da igreja Cristo Vive…), cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Foram de costas e o cobriram com uma capa. Ou seja, preservaram a santidade da família. A despeito do que o pai ou a mãe tenha feito, ninguém pode desnudar ninguém. Se é evangélico não pode.

Gênesis 9:24-27 Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.

Os jafetitas somos nós, os predestinados que não são judeus de nascimento. E temos os mesmos direitos dos semitas, habitar nas tendas de Sem.  Canaã tem que ser nosso servo. O ímpio tem que servir ao justo. É isto que Deus diz.  Então, todo pecado desnudado atrai condenação.

Tiago 5:20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

Amado, não conte comigo para desnudar ninguém. Porque o amor cobre multidão de pecados. Tem gente que adora – vou te contar um negócio… você sabia que o irmão tal…

1Pedro 4:8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

Era isso que Cam devia ter feito com o pai dele e ele desnudou o pai. O amor cobre, amados. O amor não descobre. O amor é bondoso.

Assim Seja. Assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário