Casa sobre a Rocha – Construindo Famílias Fortes: O Segredo da Fidelidade

Sem FIDELIDADE não há casamentoA cada mensagem que passamos sobre este assunto de Construir Famílias Fortes vai aumentando o grau de responsabilidade para o pregador e para a igreja.

Provérbios 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

A despeito do crescimento do divórcio em nosso país, 95% das pessoas brasileiras desejam se casar. Porque entendemos que esta é uma grande necessidade e porque casamento é um projeto de Deus. Nasceu na mente sábia, sobrenatural de Deus. Agora, quando alguém se casa, ninguém espera que haja falhas no casamento, que haja fracassos, desajustes.

Todos os que se casam, casam com uma esperança – todos se casam para toda a vida. Este é o projeto que todos nós fazemos quando subimos ao altar para nos casarmos. Para que um casamento funcione tem que haver muito mais que esperança. Quando uma pessoa quer ser feliz, ela tem que buscar as orientações na Bíblia Sagrada, onde está o caminho certo.

O casamento começa, acima de tudo, com um compromisso.

É mais fácil casar do que permanecer casado. Então é preciso que o povo de Deus, as famílias de Deus, aqueles que vão se casar e aqueles que já estão casados, precisam saber que nós, à luz da Bíblia Sagrada, temos que ter um compromisso nas nossas relações. E o compromisso é um segredo para que um casamento tenha sucesso e seja saudável, que é o compromisso de fidelidade.

Você sabe que a infidelidade causa muitos danos a uma relação. Uma infidelidade numa relação entre marido e mulher pode ser fatal. Pode ser tão destrutivo que, normalmente, leva ao divórcio. O abalo emocional e psicológico de uma pessoa traída causa tantos traumas que, às vezes, há pessoas que não conseguem superar um trauma desta natureza. Pior ainda, tem gente que quando passa pelo trauma da infidelidade se suicida.

Então nós não podemos, como evangélicos, banalizar a infidelidade, porque na nossa cultura já se banalizou. 58% dos homens brasileiros já traíram e 42% das mulheres também já traíram aí fora. Está banalizado, quando o casamento é uma aliança de sangue. Compromisso com Deus e entre um homem e uma mulher.

Por isso, eu tenho de ser muito transparente com este assunto, para não ser superficial. Pois falar de fidelidade e de infidelidade mostra sinais de que uma armadilha pode estar sendo montada para gerar infidelidade entre um homem e uma mulher.

Que tipo de armadilha é esta? Que sinais aparecem? Por exemplo, se um individuo trabalha normalmente até certa hora, isso já fazem anos que é assim e, de repente, começa a dizer à esposa: – Agora o meu trabalho vai até a meia noite todos os dias. Isto é uma armadilha. Outro exemplo – a pessoa nunca viajava a trabalho e, de repente, tem que viajar pra lá e pra lá… Isto, às vezes, é uma armadilha.

Por exemplo, quando um marido ou esposa começa dizer ao outro: – Eu quero liberdade… Eu quero amor igual ao da novela.  Ou então… – Você me sufoca, você está me sufocando.

Olha, quando a pessoa começa com este tipo de conversa é uma armadilha de satanás para uma infidelidade.

– Olha, eu vou colocar a academia como prioridade na minha, vou sair às 7 da manhã e volto às 10 da noite, porque estarei na academia. Não vai estar na academia. Existe sim, uma armadilha de satanás. Ou então… – Estou cansado, estou cansada. Uma semana depois: – Estou cansado, estou cansada.  Isto já é uma armadilha de satanás para destruir a relação.

Outra é quando a pessoa diz – A partir de agora eu vou cuidar de mim. Isto é armadilha de satanás para uma infidelidade. – Bispo, mas estamos no meio de um povo evangélico, não deve haver fidelidade no meio do povo evangélico.  Olha, há sim, e muita infidelidade.  Amados, há pouca gente que teme a Deus aí fora.

Hebreus 13:4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

Primeira coisa que tenho de saber é que o matrimonio é algo honrado por Deus, entre um homem e uma mulher. Impuros são os que praticam atos ilícitos, e adúlteros são os que, sendo casados, mantem relação extramatrimonial. E diz que Deus julga a ambos.

Deus quer um leito sem mácula. A relação entre um homem e uma mulher casados no Senhor tem honra, o seu leito não tem mácula. Mácula, erro, pecado tem quando há erros na sexualidade. Porque todo erro da sexualidade tem consequências muito graves.

Deus está dizendo – um homem e uma mulher casados, o seu casamento tem honra. O seu leito não tem mácula. Infelizmente existe uma repressão muito grande no meio cristão com relação à sexualidade. Tem pessoas casadas que nunca viram  o corpo um do outro, é tudo no escuro. É porque é pecado, é sujo…  Mas veja, Deus criou a sexualidade e tem gente que diz que é sujo.

Então, se o casamento tem honra e o leito não tem mácula, isto faz o casamento à prova de tudo. Por isso, queremos cercar os casamentos da igreja com advertências e temores. Porque nós não suportamos mais, no meio cristão evangélico, a infidelidade.

Sabe, estas impurezas que Deus está dizendo – eu julgo os impuros e os adúlteros – tem gente que tem feridas em suas memórias, traumas, porque acreditou num homem, numa mulher e, quando descobriu, tinha um ato de infidelidade. Há pessoas que sofrem tanto com isso que se tornam neuróticas. Uma neurose gravíssima.

Amados, o objetivo destes ensinos não é julgar nem condenar ninguém, não é apontar o dedo pra ninguém e nem arranhar o passado. Mas quero lhe dizer, como seu tutor espiritual, que sexualidade está limitada ao casamento.

Estamos aqui para olhar o futuro. Sexualidade entre o povo de Deus, como não tem mácula, é alguma coisa de ternura, de prazer, de amor, de fidelidade. Olha, as igrejas da lei reprimem muito a sexualidade, quando, à luz da Bíblia Sagrada, sexualidade é uma beleza. Mas a cultura tradicional evangélica faz da sexualidade um monstro. E deixa as pessoas com culpa. E culpa não é sentimento de Deus, é sentimento do inimigo. Nós já fomos perdoados de todos os pecados passados, presentes e futuros.

Sabemos que foi Deus que criou o casamento, foi Ele que criou a vida sexual, é um dom de Deus, mas está limitado ao casamento. A impureza e o adultério é que fazem a mácula das relações. Deus estabeleceu parâmetros para o sexo e ele não permite o sexo extramatrimonial. As igrejas criaram uma cultura proibitiva, detalhista e os pastores tem a mania de se impor na vida privada das pessoas.

Mas nosso ministério não faz isso. O que nosso ministério quer é direcionar as pessoas para uma sexualidade feliz, saudável, prazerosa, que Deus já criou assim. Então, quando se desobedece a esta questão, vem a culpa, a vergonha, o medo, a angústia, vem os problemas. Tanto que Deus diz que odeia. A única forma de você ver Deus odiar é pelo repúdio.

Deus odeia o repúdio. E o que é o repúdio?  É a pessoa ser casada e, paralelamente, manter uma relação sexual extramatrimonial. Isto é o repúdio que Deus diz que odeia.

Então, a cultura evangélica é proibitiva e há ministérios que o pastor se mete na vida dos casais.  Nosso apóstolo conta que o pastor da igreja, onde ele começou sua vida evangélica em Portugal, ele se metia na vida dos casais e dizia: – Esta semana vocês não podem ter relações sexuais… e ninguém tinha. Ele se metia na intimidade dos casais, porque era um frustrado, como se fosse Deus proibindo a vida conjugal. Aí vem a mácula, a desgraça do divórcio e outras coisas.

Então, o que temos de ensinar a igreja?  Em primeiro lugar, faça um compromisso dentro do teu casamento pra vocês viverem nos padrões de Deus. Concorde com Deus sobre o que ele diz sobre sexo. Os padrões de Deus, desde Genesis ao apocalipse, não mudaram. Sexo não é para ser feito fora do casamento. Dentro do casamento ele não tem mácula. Mas, fora do casamento, é uma impureza, um adultério, e Deus diz que julga.

Salmos 119:7-9 Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

Pra você viver uma vida pura, você tem de seguir o que a Bíblia diz. A Bíblia diz que o matrimonio tem a honra de Deus. O leito imaculado é uma benção de Deus. O adultério e a impureza tem condenação de Deus. Pronto. Aqui estão as regras de Deus e ele sabe que com isto tudo dá certo.

Temos que saber que o adultério não tem qualquer justificativa ou opção. – Mas o meu marido tem cheiro de chulé…. não tem nada de cheiro de chulé na relação.  – Mas a minha esposa é muito fria… não tem nada de frieza numa relação.  Qualquer esquentada esquenta uma relação. Não tem problema. Amado, ouça, nós somos evangélicos e seguimos a palavra. Adultério não tem justificativa, não tem opção.

– Bispo, mas o meu marido não me satisfaz… não é justificativa para adulterar. Aliás Salomão que tinha um monte de mulheres (na época era permitido ter mais que uma esposa, porque isso era prova do seu poder, autoridade, e conquista), ele diz em…

Provérbios 5:15 Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço.

Deus não disse – bebe a água da vizinha, da colega de trabalho. Mas – bebe a água da tua cisterna. Todas as casas tem a sua caixa de água, a sua cisterna.  Esta cisterna aqui, no casamento, é a mulher. Este é um mandamento. Deus está dizendo que você tem de ser fiel ao teu marido, e a tua mulher.

– Pastor, mas tem uma água mineral lá que é muito boa… não, amado, beba da água da tua cisterna.  Corrente do teu poço é lá que você tem de beber.Então, o teu marido e a tua esposa tem de saber que você sempre será fiel. Isto tem de ser um ato de contrição – Eu sempre serei fiel. É Deus que exige isto. É um ato de contrição, a pessoa está contrita. Eu estou aqui contrito, eu sempre serei fiel ao meu marido, a minha esposa.

Mais ainda, os teus familiares, os teus amigos, os teus colegas, tem que saber que você é fiel porque você vive a palavra de Deus. Não pode haver dúvidas no teu trabalho, no teu trabalho, junto aos teus familiares, não pode haver dúvidas.  Você é evangélico, você tem de ser fiel.

Então, em primeiro lugar, temos de ter um compromisso dentro dos padrões bíblicos. – Pastor, mas a minha vida é um inferno… Espere que Deus muda situações, alarga fronteiras, faz muros novos. Mas é Deus que tem de fazer, não é o homem que tem de fazer. A exigência bíblica é – tem que ser fiel.

Segundo lugar, magnifique sempre as consequências de um ato de infidelidade. Porque se você não magnificar as consequências de um ato de infidelidade, veja o que disse o sábio Salomão…

Provérbios 6:32 O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa.

Então, não aceite desculpas, fuja. – Mas, bispo, o meu coração bate muito forte quando vejo aquele homem ou aquela mulher…- Tome chá de maracujina para se acalmar.

– Mas a minha mulher perdeu a graça… – Faça cosquinhas no pé dela, na barriga dela, que ela vai rir e ficar com graça novamente.

– Pastor, eu acho que mereço alguém melhor… – Pergunte isso a Deus.

E dizer que você não sente mais nenhum desejo pelo seu cônjuge chama-se desculpa esfarrapada.

– Eu acho que não amo mais como eu amava… Amados, Deus está dizendo na sua palavra que julga a impureza e o adultério. Nenhuma dessas coisas é desculpa.  Não há coisa que traga mais culpa do que sexo fora do casamento. E nada compensa isto. Nada compensa.

Provérbios 6:23-24 Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; para te guardarem da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia.

Provérbios 6:25-26 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender com as suas olhadelas. Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda à caça de vida preciosa.

Provérbios 6:27-29 Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim será com o que se chegar à mulher do seu próximo; não ficará sem castigo todo aquele que a tocar.

Estas são as regras de Deus, mas o mundo pensa exatamente o contrário. Por isso, nós temos que pensar como Deus pensa e não como o mundo pensa.

Hoje nos temos um drama violento com AIDS no Brasil. Existem senhoras de 60-70 anos contraindo AIDS porque o marido já estava meio aposentado, começou a tomar Viagra. O camarada sai na rua sem foco, pega uma pessoa qualquer, contrai vírus, depois pega a esposa numa relação amorosa e infecta a própria esposa. Milhares de mulheres idosas infectadas no Brasil.

Você sabe que há milhares de jovens no Brasil com sífilis? Uma doença que já estava desaparecida. Há bebês com sífilis congênita, porque a mãe contraiu a bactéria e não tratou durante a gravidez, onde poderia facilmente se livrar do problema e evitar que o bebê pegasse essa doença.

Por causa da promiscuidade, anda com uma, depois com duas, depois com outras, beija uma, depois duas, depois três… quem vê cara não vê coração. Às vezes, atrás de um rostinho bonitinho de um homem ou de uma mulher está uma pessoa infectada com tudo o que é doença. O preço é muito alto, espiritual, emocional, social, familiar, físico, mental.

Por isso, neste ministério todos temos de pensar assim – o resto da vida em fidelidade. O que Deus vai trabalhar é outro problema, mas a fidelidade tem de existir. Porque todo mundo, à luz da Bíblia, tem que amar o seu cônjuge, seus filhos; porque nós somos tementes a Deus; porque sabemos que tudo o que somos bem dele; e mais, porque nós tememos o julgamento e a ira de Deus. Eu temo muito a ira de Deus.

Hebreus 13:4 … porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

Amados, eu temo muito isto aqui. A ira de Deus quando se manifesta, o julgamento de Deus quando se manifesta, e isto é serio demais, por isso as igrejas tem muita dificuldade em tratar este assunto. Veja uma coisa, você que conhece um pouco de historia.  Sexo promíscuo destruiu civilizações, acabou com gerações. Se você conhece a historia de Roma, era uma promiscuidade só, olha o que é Roma hoje, não é nada, um monte de edifícios velhos. Por isso temos que ter parâmetros bíblicos.

Terceiro lugar, mantenha o seu casamento sempre firme.

1Coríntios 7:3 O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.

O que é isto que lhe é devido? O homem e a mulher tem obrigação de satisfazer as necessidades sexuais um do outro, emocionais um do outro, físicas um do outro. Marido, as tuas necessidades são também as necessidades da tua esposa. E você sabe, para você dar o que satisfaz, aprenda isto – o homem tem uma serie de valores que não são os da mulher.

A primeira coisa na vida de um homem  é sexo. Depois é companheirismo, depois atração, depois o apoio, depois a admiração. Na mulher, a primeira coisa é o afeto, a afeição, o beijo, o abraço, o dialogo, a abertura, a honestidade, depois vem o suporte financeiro, o sapato, o shopping, depois é que vem o sexo. Grande parte da cabeça do homem, na frente, atrás, em cima, dos lados, dentro, é sexo.

Veja aí a cabeça do homem… sexo e sexo.   Veja a cabeça da mulher. Mulher afeto em primeiro lugar, amor.

*** Obs.: Se você quiser ver as ilustrações abaixo com mais detalhes, clique com o botão direito do mouse, que vai abrir em nova página, em tamanho maior.

cerebro_masculino

Cabeça da mulher

 

 

 

 

 

1Coríntios 7:5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

Você está vendo que a vida conjugal, sexual, tem a ver com a vida espiritual. Porque satanás tenta para arruinar. Por isso há tantos conflitos na vida sexual. A Bíblia diz – você tem que conceder ao teu marido e a tua esposa o que lhe é devido.

Quarto lugar, cuide da sua mente. Ninguém pratica uma imoralidade repentinamente. A pessoa está na igreja hoje e amanhã de manhã vai praticar uma imoralidade. Isto é um processo. A pessoa vai aceitando pensamentos pecaminosos, porque as batalhas da tentação começam na mente. Veja o que diz em…

Tiago 1:14,15 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

2Timóteo 2:22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Se você sabe que ali tem fogo, se pisar nas brasas, disse o sábio, você vai se queimar.

Romanos 16:19 Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.

Nós sabemos muito bem o que é mal é o que é bem. Olha, no nosso país todo mundo é muito exposto ao pecado, amados. A televisão constrói uma grande mentira – um Brasil que não é aquele, famílias que não são verdadeiras, e as pessoas são muito expostas ao pecado. É na internet, na TV, em revistas, está tudo muito cheio de maus exemplos e de fantasias. Então temos que nos policiar, policiar sentimentos, a mente, o olhar, porque sempre é perigoso qualquer envolvimento, mesmo que não haja contato físico.

Cantares 8:6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas.

O que Deus está dizendo?  O meu coração está fechado para qualquer relação extra. É um selo. Você sabe que uma relação extramatrimonial traz um envolvimento mais forte, muito maior que o casamento. Por isso a Bíblia deixa claro – não podemos passar dos limites.

Jeremias 7:8-9 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis, 

Jeremias 7:10 e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!

Então Deus diz – não pode! A pessoa faz o que quer da vida e depois vem à igreja  e diz – Glórias a Deus, sou salvo e predestinado.  Não pode! Olha, amado, o verdadeiro amor não aceita padrões do mundo. Senão não seria amor, é engano.

Quinto lugar, mantenha sua relação com seu cônjuge sempre em primeiro lugar. Minha esposa está em primeiro lugar, meu marido está em primeiro lugar. Olha, colegas de trabalho, amigos, membros da família, você não pode colocar antes do teu marido, antes da tua esposa.

Outra coisa que vou lhe recomendar com veemência – não aceite ser guarda de segredos de problemas sexuais com pessoas do sexo oposto. Isto é muito perigoso. Você tem na igreja seus bispos, pastores, irmãos preparados por Deus, gente madura que pode absorver e entender um drama nessa área. Mas nunca você ser guardador de segredos dos outros a respeito de problemas sexuais.

– Bispo, e se houver química?  Se houver química, afaste-se da pessoa. Afaste-se, pronto. Porque onde há química há fogo, e pode explodir, pode queimar. Aí tem brasas e se você pisa em brasas você vai queimar os seus pés, a tua relação, a tua identidade, a tua ética, o teu nome, a tua integridade, o teu caráter.  É tremendo!  Então, mantenha sempre o teu cônjuge em primeiro lugar nas tuas relações.

Em sexto lugar, temos que aprender a minimizar todas as oportunidades. Se há alguma coisa que estimula, rompa. Evite contatos de impureza.

1Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Evite contatos de impureza, proteja-se sempre com a verdade. E, em ultimo lugar, escolha bem suas amizades. Veja o que diz em…

1Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Olha, tem gente que era tão fiel a Deus, tão ligado ao marido, tão ligado à esposa, era uma alegria vê-los na igreja. Uma família feliz. Aí começaram a andar em companhias erradas, em comunhão com gente que não teme a Deus. E quem não pensa no julgamento e na ira de Deus não pensa nas consequências. Ele acha que a coisa depois fica esquecida.

Gente que perdeu a noção da vida por causa de uma má conversação, de um mau amigo, um mau irmão. Então a Bíblia diz – não se engane – se tem má conversação todos os teus bons costumes vão ser corrompidos. Estamos aqui promovendo as famílias, para serem famílias fortes, famílias, benditas, famílias abençoadas, e isto tem que ser a regra. Deus tem sempre razão.

Amados, ou você é dono da tua boca, ou você vai ser escravo das tuas palavras. Ou você é dono da tua vida, e segue o que a Bíblia diz, ou você vai ser escravo de uma situação negativa. Olha, quando você vir alguém que tem a boca suja, ele pode corromper a tua vida, saia fora. As más conversações – como é que as pessoas se desviam das igrejas? Pelas más conversações.

Amados, nós temos que usar sempre os parâmetros bíblicos. Sexo é imaculado, maravilhoso, gostoso, bom e satisfaz, na vida de um homem e de uma mulher casados no Senhor. Para que a sua vida esteja de acordo com a palavra, você precisa estar casado no Senhor. E assim a relação do casal é sem mácula. O meu desejo é que você curta sua esposa, seu marido, feliz da vida.

– Bispo, mas a minha esposa tem umas estrias aqui, e celulite ali…

– Meu amado, você já se olhou no espelho, já viu como está a sua barriga, para ficar falando da celulite da sua esposa? O cara se casa é tanquinho.  Aí depois já vira máquina de lavar de 5 kg, e depois, amado, é aquela máquina de lavar da Brastemp, de 12 kg. E vai ficar olhando pra celulite da esposa?

Amado, ame essa mulher que Deus te deu, ame com estria, com celulite, com ruga, com cabelo branco.

Amada, ame esse homem que Deus te deu, ame com tanquinho, com tancão, com barriga, com cabelo, sem cabelo.

Amem-se no Senhor e vivam a vida abençoada e feliz que o Senhor preparou para os casais.

Assim Seja, assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário