Casa sobre a Rocha – Construindo Famílias Fortes: O Segredo da Integridade

verdadeHoje vamos falar de um segredo para as relações fortes e saudáveis que Deus quer que o seu povo, em especial os casais, vivam. Quero falar sobre Integridade.

Provérbios 19:1 Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo.

O bem mais valioso da vida é a família. Não existe bem mais valioso. Eu amo a minha família. A minha família não é uma família perfeita, mas eu não a trocaria por nada deste mundo.

Eu preciso ensinar isto à igreja, porque as ideias do que constitui uma família normal mudaram muito. Especialmente desde a década de 70. E você pode perguntar – O que está acontecendo de estranho com a tradicional família brasileira?

Você tem de pensar que a nossa família é tudo, é a coisa mais importante que nós temos. Mas o conceito de família hoje é muito fluido. Família hoje significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

À luz da Bíblia a família é o microcosmo da sociedade. E por ser um conceito muito fluido, hoje em dia, nós temos um desafio muito grande para viver a normalidade da família bíblica. É um desafio, porque existem tantas mudanças sociais que, ás vezes, temos uma certa indignação nas questões morais, ao ver que famílias criadas por Deus se tornou num conceito tão diferente do que Deus fez.

Hoje a sociedade aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A sociedade hoje pensa que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma família. E, à luz da Bíblia, não é. Hoje há famílias agregadas – dois ou mais grupos familiares vivendo numa republica. Isto não é um conceito bíblico.

Começam a ganhar força na sociedade os conceitos poligâmicos – um homem com várias mulheres, uma mulher com vários homens. Mas isto é absurdo. Mas o fato é que eles dizem – a nossa família. Filhos clonados de pais desconhecidos. A fluidez do gênero. Em vez de se defender os papeis tradicionais – pai, mãe, filhos – o conceito de família está sendo um algo do inimigo.

Você é evangélico, cristão, segue a Bíblia Sagrada, você é um salvo – você não pode admitir pacificamente que essa fluidez do casamento seja aprovada por Deus. Não é. Ele criou um homem e uma mulher e disse – sede fecundos, crescei e multiplicai-vos. Como é que 2 homens ou 2 mulheres podem ser fecundos e se multiplicarem?Como evangélicos não podemos tolerar os ataques àquilo que é a célula da sociedade, não podemos ficar impassíveis e negligenciar a família. A Bíblia diz que, se eu negligencio a família, sou pior do que aquele que não tem fé.

Você houve disparates assim – eu vivo com meu parceiro, somos uma família, adotamos um filho e nos damos muito bem. É muito melhor dois homens felizes do que essa miséria de relação entre um homem e uma mulher. Isto é ataque do diabo. Isto é zombar de Deus. Por isso, nós temos de ser modelo para o mundo.  E o modelo começa com integridade.

O que é a integridade? É a decisão de viver o dia a dia sem qualquer divisão do coração. É viver uma vida integra, é saber que o que se faz e o que se diz é o certo, porque seguimos o padrão da Bíblia Sagrada. Integridade é uma decisão. Eu decido não ter o meu coração dividido. Isto é a chave da vida. Isto constrói um solido fundamento. São os valores que Deus aprova. Integridade – os evangélicos tem que ser um modelo de integridade nas suas relações.

Provérbios 28:6 Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico.

Quer dizer que o dinheiro não é sinal de integridade. A integridade é uma decisão que eu tomo na vida não permitindo um coração dividido, uma mente dividida, vou seguir a Bíblia Sagrada.

Então, é melhor o pobre que anda na integridade do que o rico, mas que é perverso. Quer dizer, o oposto da integridade é a perversidade. E essas alternativas aí fora, que mostram a fluidez da família, isto é perversidade à luz da Bíblia Sagrada.

1Crônicas 29:17 Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o teu povo, que se acha aqui, te faz ofertas voluntariamente.

Davi diz que o Senhor prova o coração e ele se agrada da integridade, da sinceridade. Você não pode ver o meu coração e eu não posso ver o teu coração. Mas Deus sonda os corações e sabe que tem o coração integro e quem tem o coração perverso, dividido.

A integridade agrada profundamente a Deus, porque não se pode mentir nem fingir para Deus, porque ele prova o coração.  A integridade é muito importante para Deus. E, para as nossa relações familiares, isto é coluna vertebral.

Quantas lutas, guerras, dissabores, separações, porque faltou integridade. Quando os valores do coração cristão estão nas ações diárias – eu pauto a minha vida pelo que a Bíblia diz – eu sou uma pessoa integra. Porque se integridade a vida é muito frustrante. E a maior brecha na vida das pessoas é a falta de idoneidade, de integridade. Todos nós já sofremos por viver com pessoas não idôneas, de negociar com pessoas não integras, que não eram sinceras. A falta de integridade é um desastre.

Muitas pessoas creem mas não vivem uma vida integra. E isto abre uma brecha, uma frustração muito grande. E isso precisa ser corrigido.  Hoje em dia há muitas pessoas que não são integras e que são líderes evangélicos, lideres empresariais, lideres mundiais.

Há pastores que são uma coisa no púlpito e outra coisa fora da igreja.  O meu desejo é que eu seja uma pessoa integra tal que não precise dizer – eu sou integro – mas que vocês veem nas minhas atitudes. Estou aqui de mãos limpas, nunca tomei nada de ninguém, nunca abusei de ninguém, nunca tive sentimentos contrários a Deus, porque sei que isto pode gerar a minha morte neste altar.

Mas eu conheço a minha carne, e você conhece a sua. Temos de estar vigilantes, porque a nossa carne não é integra. Veja que o apóstolo Paulo, o maior de todos os apóstolos depois de Jesus, ele lutava com essa questão da carne. Uma luta titânica com sua carne. Veja o que ele diz…

Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Veja, Paulo queria fazer as coisas certas mas, na prática, a carne dele o fazia errar.

Romanos 7:19-20 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Essa é a nossa luta. Como evangélicos queremos andar certinhos e, quando erramos em alguma coisa, você não se sente bem. A gente fica chateado, triste.  Veja que Paulo não disse – o diabo que habita em mim, mas sim, o pecado.

Temos que estar atentos, porque somos salvos, perdoados, lavados no sangue de Jesus, mas temos uma natureza adâmica, o velho homem, o pecado que habita em mim. Se soltar as rédeas… 

Romanos 7:24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Pra Paulo dizer – desventurado homem que sou – ele usou uma má confissão, porque a luta era tão intensa, que ele mostra um sentimento de frustração, em querer fazer o bem, mas acabar fazendo o mal. Todas às vezes que eu faço algo que a mente acusa, eu me sinto muito mal. Eu gostaria de ser 100% perfeito, mas não sou nessa carne. Sou um vaso de barro como você. Dentro de mim há a excelência de um poder, o poder de Deus. Mas somos vasos de barro.

Por isso, amados, aqui você nunca vai idolatrar o pastor. É um erro idolatrar um homem, seja o papa, um rabino, ou um pastor. Nós temos um único a quem idolatrar, adorar, amar, reverenciar, Jesus. Amamos e respeitamos e consideramos o líder espiritual, oramos por ele, amamos e ponto.

Não se pode confundir e achar que o bispo e a bispa são figuras divinas, somos figuras de carne, ossos, pele, sangue, tendões, e que tem um chamado sobrenatural de Deus. Mas eu também passo pelos dramas que você passa, eu também, de vez em quando, choro, também quero chutar o pau da barraca. Tenho os mesmos problemas que você tem. Mas eu busco ao Senhor pra não ficar dizendo – Ah! Desventurado homem que sou.

Então, a integridade na família, nas finanças, nas relações interpessoais, na vida espiritual, na relação com Deus é importantíssima.  O culto é às 18 hs, eu estou aqui, no máximo, às 17:15. Sou dizimista, sou fiel, tenho boas relações, e estas atitudes do coração integro são fundamentais.Amados, vocês nem imaginam o que eu já passei com pessoas que aparentavam ser integras e não tinham nenhuma integridade.

A integridade tem o poder de construir a confiança entre os casais. Confiança se constróis pelas ações diárias. Quando você tem um marido integro, uma esposa integra, você tem uma família protegida, você tem direção de vida e isto faz famílias fortes. Mas quando não há integridade, e um esconde coisas do outro, a relação é muito frustrante.

– Bispo, como eu decido, na prática, construir uma vida de integridade? Porque, às vezes, você viu seus pais, professores, vizinhos, parentes, alguns exemplos que não eram de integridade. Uma criança que vê o pai ou a mãe mentir, ela vai achar que mentir é algo normal. E depois cresce e se torna um adulto mentiroso. E uma relação mentirosa entre um casal é um desastre.

Então, como eu decido construir integridade?  Vamos ver 4 coisas sobre esta construção. Primeiro, fale sempre honestamente.  Segundo, confesse sempre que errar. Terceiro, viva com consistência e sem hipocrisia.  Quarto, viva de forma aberta, sem segredos.

FALE SEMPRE HONESTAMENTE, sem qualquer falsidade. Muita gente falseia a honestidade com a mentira. A pessoa do mundo tolera mentira.  Tirar vantagem dos outros é normal. Mas a minha vida evangélica não permite.

Efésios 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

O que mais destrói relações não é o adultério, é a mentira. Porque o pai da mentira é o diabo.

João 8:44,45 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. 

João 8:44,45 Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.

A arma que o inimigo tem é a mentira, e ela é destruidora. Mas a verdade traz um grande impacto nas relações. Quando o marido é verdadeiro, quando a esposa é verdadeira, isso impacta poderosamente as relações. Mas se a pessoa não sabe se o que o outro está dizendo é verdade, isso é terrível.

A pessoa mentirosa julga os outros por ela mesma e costuma dizer muito – isto não pode ser verdade. A pessoa mentirosa ela é perversa e desleal. O grande impacto nas relações entre um homem e uma mulher não está na beleza, nem na cor da pele, nos olhos ou no dinheiro. O grande impacto está na integridade.

Provérbios 20:7 O justo anda na sua integridade; felizes lhe são os filhos depois dele.

Anda – é o viver diário. Quer dizer que um pai, uma mãe íntegros reproduzem a integridade na vida dos seus filhos e produzem felicidade na vida da família.

75% da população carcerária no Brasil foram pessoas que não tiveram um paradigma de verdade dentro de casa. O individuo viu o pai agredir a mãe, a mãe agredir o pai, viu brigas e discussões entre os dois por causa de mentiras. Daí ele cresce e vai ter uma vida baseada nesse paradigma de agressões e mentiras.  Então, falar honestamente é fundamental. Porque o justo anda na integridade e os filhos vão ser felizes. Onde há integridade há felicidade.

Um pai honesto impacta a vida dos filhos. A maior herança que você pode deixar para a vida dos seus filhos não são bens materiais, mas sim o caráter de cristão. Você tem de deixar herança da honestidade, da verdade, da integridade.  Porque muitas brechas se abrem quando não há integridade.

Ouça isto – 96% das pessoas do mundo mentem. E isto é dramático. Nós viemos de lá e sabemos como era no mundo. Então, havendo uma conversão legitima, há uma transformação total do caráter, da personalidade, do coração, e o individuo não pode mais deixar de ser integro. A nobreza de um crente em Jesus obriga o crente a ser integro. Não pode mais ser desonesto.

– Bispo, mas eu minto porque tenho medo de dizer a verdade, se eu disse a verdade, explode o meu mundo.  Tem gente que diz – eu não falo a verdade pra sobreviver na minha empresa. Eu não falo a verdade para não colocar em risco a minha família. Mas isso não é vida, isso é andar em cima do fio da navalha.  Então, vou lhe dizer – se há um risco em você dizer a verdade, há um risco muito maior em mentir. Essa é a verdade. Veja o que diz o sábio…

Eclesiastes 10:8,9 Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra. Quem arranca pedras será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo.

Se eu uso uma forma incorreta de viver estou abrindo uma cova. Nós sabemos a consequência da mentira – não foi verdadeiro, não foi honesto, cai num problema. A integridade é um muro de proteção. Rompeu esse muro, você vai ser mordido pela cobra da mentira.

Quer dizer que, se eu for mau pai, não for honesto, eu vou ser maltratado por isso.  O que eu semeio eu colho. Nunca deixe isso de lado, porque a lei de Deus deixa claro que, se eu semear uma injustiça eu recebo o troco da injustiça. E Paulo disse – e nisto não há acepção de pessoas – seja ela o pastor, o apóstolo, o papa, ou quem for. Semeou injustiça colhe injustiça.

Se há um risco em dizer a verdade, há um risco muito maior em mentir, porque o pai da mentira é o diabo. Precisamos ser verdadeiros e honestos e para isso tem que haver coragem. As pessoas podem até atacar a doutrina da graça de Deus que você segue, mas não podem atacar a tua integridade. Porque onde há verdade há integridade e isso se torna público. A integridade fortalece as relações com seu marido, com sua esposa, com seus filhos, com suas relações profissionais.

Esta é a luta do nosso ministério, seguir a verdade em amor – na igreja, nas famílias, na vida profissional, nas relações interpessoais. Porque, se diante de um ataque, a pessoa abrir uma brecha e deixar a integridade de lado, porque falar a verdade pode causar, isso vira uma bola de neve.  Então, primeiro lugar, fale sempre honestamente.

Segundo lugar, CONFESSE SEMPRE QUE ERRAR. Errou, admita que está errado.

– Bispo, e quando estou certo?  Fique em silencio, você está certo. Tiago explica isto. 

Tiago 5:16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Quer dizer que, se eu errar com minha esposa e não disser que errei, eu vou adoecer. Diz que quando eu confesso sou curado. Não admitir erros praticados gera doença. A relação se torna falsa, frágil e incerta. Mas quando se confessa a relação é restaurada.

Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. 

Salmos 7:8 O SENHOR julga os povos; julga-me, SENHOR, segundo a minha retidão e segundo a integridade que há em mim.

Segundo a integridade que há em mim. O individuo não pode subir num altar se não for integro. Como pode conduzir as pessoas? Porque senão seria um cego conduzindo outros cegos. Vai cair todo mundo num abismo.

1João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Então, se errou peça perdão. Não é desculpa qualquer coisa. Perdão é bíblico. Isso restaura relações.

Terceiro lugar, VIVA SEMPRE COM CONSISTÊNCIA, SEM HIPOCRISIA. A hipocrisia é falta de integridade, porque é viver com uma mascara. É fingir. Nós não podemos fingir, somos cristãos. 

Mateus 6:1 Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

Eu não posso viver para impressionar. Não estou aqui para impressionar a igreja. Eu tenho de ser verdadeiro, seja em público ou na vida privada.

Jó 4:6 Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?

Se eu vivo de forma reta há esperança, segurança e o temor de Deus é a minha confiança. Porque nós viemos do mundo e no mundo não há nada disto. É só ver as notícias do dia. Todo dia há noticias de coisas as mais graves possíveis em todos os níveis da sociedade – total falta de integridade. 

Jó 27:5 Longe de mim que eu vos dê razão! Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade.

Veja que beleza!  Até eu morrer não vou afastar de mim a minha integridade. Você conhece a historia de Jó, ele tinha todas as razoes para deixar de ser integro. Mas ele disse – até eu morrer eu vou ser integro. Viver sem hipocrisia é viver de forma consistente. E assim é entre pais e filhos, marido e mulher.

Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Veja, como eu posso criar um filho na disciplina se eu não for disciplinado?  Como é que eu quero que meus filhos falem a verdade se eu não sou verdadeiro? Como é que eu quero que a igreja reaja com integridade se eu não for integro?

Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço – amado, nunca este tipo de palavra e de postura deve ser parte da sua vida.  Nenhum de nós é perfeito, mas somos filhos da luz e precisamos viver nas realidades de Deus. Veja o que diz em…

1Samuel 16:7  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

A pessoa pode estar aqui fingindo a vida toda… amado, você não pode fingir a vida toda. Há um dia que o fingimento se torna manifesto. Porque Deus vê o coração, vê lá dentro. Olha, eu odeio hipocrisia. Eu acho uma falta de respeito entre marido e mulher.

Terceiro lugar, VIVA SEMPRE DE FORMA ABERTA, COMPROMETIDA. Amados, não é bom haver segredos entre um homem e uma mulher casados, que dormem juntos, tem filhos, tem relação conjugal, comem na mesma mesa, e manter uma vida secreta. Não pode!

Isaías 45:19 Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o SENHOR, falo a verdade e proclamo o que é direito.

A integridade não permite obscuridade nas relações. O casamento é uma aliança entre um homem, uma mulher e Deus, e diante de Deus – fizeram uma aliança, na pobreza e na riqueza, na saúde e na doença, na tristeza a na alegria, e quiseram se casar. Fizeram esta aliança, tem que haver compromisso. E um compromisso de viver sem segredos, porque a prova de que você ama é quando você não tem nada obscuro. Compromisso tem que ser autentico, transparente.

Efésios 5:11-13 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.

Não seja cúmplice das trevas, reprove. Não adianta esconder isso e aquilo, porque há um momento em que a luz reprova tudo isso e as coisas se tornam manifestas. 

Efésios 5:8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

É um chamado. Você sabe, construir um nome demora. E às vezes um individuo destrói em segundos. Olha, eu já vi tanta gente mentirosa, sem integridade, e que parecia ser integra. Mas ao cabo de algum tempo tudo se tornava manifesto. Eu fui educado e decidi ser integro, quero subir ao altar sem nenhuma dor na consciência por não ter sido integro. Mesmo que isso custe às vezes relações que são cortadas. 

Efésios 5:14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

Viver a vida cristã é ser luz, é reprovar as obras das trevas. Esta questão do casamento entre 2 homens, ou 2 mulheres, tem que ser reprovado. Tem que ser dito pelos lábios dos evangélicos que casamento é entre um homem e uma mulher e filhos. Procriação, o resto são trevas.

Salmos 78:72 E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os dirigiu com mãos precavidas.

É assim que Deus apascenta a igreja. Se Deus diz que cura ele cura.  Se ele diz que prospera ele prospera. Não tenho que fingir nada com sal, com óleo, com fita, com elementos, isso é tudo uma grande enganação, uma falta de integridade. A igreja de Jesus não é a grande potencia do mundo por causa da falta de integridade dos líderes. Veja o caso da igreja católica – milhões de católicos abandonaram as igrejas por causa da pedofilia, o desrespeito.

Amados, celibato não é bíblico, é uma desonra à natureza humana. A Bíblia diz – quem quer ser bispo, excelente obra deseja, que seja marido de uma só mulher. Paulo mandou os ministros casarem e terem os filhos em submissão, conforme a palavra. Como é que o individuo vai viver sozinho, sem uma perninha pra cruzar a noite? Sem um abraço da esposa amada?  Sem o beijo? Deixa eu lhe falar agora sobre uma família que correu um grande perigo, a família do profeta Eli.

1Samuel 2:27 Veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? 

1Samuel 2:28  Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. 

1Samuel 2:29  Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?

Eli era um sacerdote profeta que dava mais honra aos filhos do que a Deus. Isto é terrível! O que você honra mais é o teu Deus.

– Bispo, você tinha que andar no meu carro. Porque o meu carro…. amado, o teu carro é o teu Deus. Aquilo que você mais valoriza é o teu Deus. E Eli valorizava mais os filhos do que a Deus.

1Samuel 2:12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;

Eli sabia que os filhos não se importavam com Deus, e mesmo assim dava mais importância aos filhos do que a Deus.

1Samuel 3:11 Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. 

1Samuel 3:12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. 

1Samuel 3:13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.

Deus foi julgar a casa do profeta, porque os filhos dele não se importavam com as coisas de Deus e ele dava mais importância aos filhos do que a Deus. Deus diz – os teus filhos são execráveis e você não os repreendeu? Um pai e uma mãe com integridade tem que ter disciplina dentro de casa.  Os filhos não podem, em hipótese alguma, ter mais valor do que Deus. E quando há um erro, tem que repreender.

Provérbios 13:24 O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.

Só disciplina quem é integro. Estou falando de regras claras, coerentes para os filhos. 

Provérbios 29:17 Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.

Eu só posso dizer a um filho – não fume – se eu não fumar; – não minta – se eu não mentir. Se eu quero que um filho dê delicias a minha alma eu tenho que, cedo, discipliná-lo.  E isso só se faz com integridade, com modelo, com paradigma.

1Samuel 3:17,18 Então, ele disse: Que é que o SENHOR te falou? Peço-te que mo não encubras; assim Deus te faça o que bem lhe aprouver se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou. Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu. E disse Eli: É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver. 

1Samuel 4:17 Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e também os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada. 

1Samuel 4:18  Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.

1Samuel 4:19  Estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próximo o parto, ouvindo estas novas, de que a arca de Deus fora tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. 

1Samuel 4:20  Ao expirar, disseram as mulheres que a assistiam: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. 

1Samuel 4:21-22  Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido. E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.

Um sacerdote profeta que não repreendeu os filhos, deixou a coisa correr frouxa. Os filhos comiam das coisas do altar, tinham atitudes execráveis. Eli não foi um homem integro. E veja como terminou a família – os dois filhos morreram numa guerra, Eli caiu da cadeira, quebrou o pescoço e morreu. E a nora disse – Icabô – foi-se a glória.

A negligencia da falta integridade foi a causa de morte de uma família.

Conselhos apostólicos de integridade: Um homem integro e uma mulher integra devem dizer sempre, na reciprocidade, um ao outro:

– Estou orgulhoso de você, estou feliz de estar com você.

– Confio, aprecio, apoio você. Dependo de você. Você me faz sentir seguro, segura. Acredito em você. – Sou feliz por ter me casado com você.  Você é um bom pai, uma boa mãe.  Eu valorizo você.

– Eu perdoo você.  Eu te amo.

Estas frases alimentam e fortalecem a integridade de um casamento.

E o que pode matar a integridade de um casamento?

Não viva alem do que você pode pagar.  Não seja negativo constantemente.  Não coloque tudo antes do seu marido ou da sua esposa. Não retenha afeição física.  Portanto…

Fale a linguagem do seu cônjuge.  Ninguém na obra de Deus consegue ler a mente do outro. Ame. A vida passa rápido. Semeie o seu amor e colha a sua felicidade.

Assim Seja, Assim Disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário