Casa Sobre a Rocha – Construindo Famílias Fortes: O Segredo da Paciência
Começamos domingo próximo passado a ensinar a igreja como construir famílias fortes, como termos relações familiares saudáveis. Vivemos num mundo mau, nada perfeito.
A vida está sendo um corre-corre. Tem pais que, quando saem pela manhã para trabalhar os filhos estão dormindo; e, quando voltam à noite para casa, os filhos já estão dormindo. Não há tempo para nada. E nestas relações existe uma impaciência muito grande. Ou uma falta de paciência.
Tiago 5:8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Todos os anos temos tratado o assunto – Família – com objetivo de ajudar as famílias, torná-las saudáveis, felizes e fortes. Porque, à luz da Bíblia Sagrada, eu entendo que nada substitui uma família. Você pode ter um carrão, um barco, muito dinheiro para viajar e trabalhar pouco, mas nada disso substitui uma família. Então vamos entender um pouco sobre este segredo chamado paciência. Porque paciência é uma virtude que tem de ser construída e desenvolvida.
Provérbios 14:29 O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.
O longânime sabe que precisa ser paciente, porque tudo tem um tempo, as coisas tem que acontecer na hora de Deus e não na nossa hora. Mas o impaciente, o irado, o sinistro, o briguento, ele vai exaltar a loucura. Ânimo precipitado exalta a loucura. Olha uma coisa, muita gente tem sonhos, faz projetos para um casamento feliz. É aquele homem que queria, aquela mulher que queria. Mas depois… os ânimos precipitados numa relação vão exaltar a loucura dentro de casa. Esta palavra paciência é muito importante. Veja, no AT, apenas 3 vezes Deus fala de paciência.
Salmos 37:7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Não te irrites, não seja impaciente. Porque o impaciente exalta a loucura dentro de casa, na família, no emprego, onde estiver, por onde for.
Salmos 40:1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Quem espera confiantemente, espera pacientemente.
Eclesiastes 7:8 Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.
Veja os extremos, diz que é melhor você ser paciente, porque o pior é o que exalta a loucura, é um arrogante. É muito triste você conviver com pessoas arrogantes, soberbas. Porque a Bíblia diz que é melhor o paciente do que o arrogante. Se a Bíblia diz que é melhor, é Deus dizendo que é melhor ser paciente. E é mau ser um arrogante. Às vezes no transito a gente vê isso, aquele motorista que se acha o dono da rua ou da rodovia e que só ele pode fazer o que quiser com seu carro. É um arrogante!
Agora, imagine um arrogante cristão, um arrogante crente em Jesus Cristo. Trata a esposa com arrogância, trata a esposa com arrogância, trata os filhos com arrogância. Você precisa entender que a paciência é uma virtude que une a família.
Esta palavra paciência vem do grego, Makrothumia – Qualidade de suportar longo sofrimento. Esta é a paciência bíblica. E hoje em dia você não encontra facilmente na nossa sociedade pessoas com esta Makrothumia, capazes de suporta longo sofrimento. Porque as pessoas andam iradas, exaltam a loucura. Mas Deus diz – o povo da Cristo Vive tem que viver esta verdade.
Mateus 18: 26 Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
Mateus 18:29 Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
Use a qualidade de suportar. Quantas vezes um casal se casa e um mês depois já estão de briga – eu não suporta essa mulher, eu não suporto esse homem. É aí que os advogados ganham dinheiro. As pessoas não tem uma paciência elástica, por qualquer coisas ficam iradas, exaltam a loucura. Então, paciência também é chamada na Bíblia de longanimidade. Eu creio que esta é uma qualidade de Deus.
Romanos 2:4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
Não podemos desprezar a tolerância, a paciência, a longanimidade. Porque foi assim que Deus fez conosco, ele teve muita paciência com você e comigo, meu amado. Para estarmos aqui hoje. Há pessoas que lutaram contra Deus, reagiram, endureceram a cerviz, e Deus teve que ir lá, com um martelo esmiuçando a pedra do coração. E diz que esta qualidade de Deus é que nos levou ao arrependimento.
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Isso tem a pessoa que tem Deus no coração. Não há cristianismo sem fruto do Espírito Santo. Estamos entendendo que paciência, longanimidade é uma das virtudes mais fortes da Bíblia Sagrada. É aquela qualidade que permite à pessoa suportar adversidades, provações, lutas, porque ela sabe que a paciência vai dar resultado. Que nos mantém confiantes e totalmente dependentes de Deus frente aos fortes ventos.
Veja, não é mudar de igreja, não é meter os pés pelas mãos e ir consultar uma cartomante, um centro espírita, uma seita oriental. Espere, Deus tem um plano perfeito. A hora de Deus não falha. Deus não chega depois, nem antes, ele é perfeito no agir. Então diz – tenha paz, seja confiante, tenha makrothumia nas tribulações. Todos nós passamos por tribulações. E quando não há paciência não há tolerância. E quando não há tolerância, há exaltação à loucura.
Romanos 12:12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
Então, nas circunstancias difíceis, na tribulação… a pessoa resiste, ela tem paciência, porque ela espera, está confiante, ela crê e persevera na oração, não desiste de orar.
1Tessalonicenses 1:3,4 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,
Deus sempre mostra que a pessoa que, na hora da tribulação, consegue se aguentar é o paciente. É uma qualidade que mantem o homem sobre os pés quando o vento está soprando. E você quem foi o maior exemplo da Bíblia alem de Jesus. Claro, foi Jó.
Tiago 5:11 Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
Ele é compassivo, é tolerante. Então Jó perdeu, perdeu, até que um dia ele disse – Calma, ninguém pode frustrar Deus. Senhor, eu conhecia te conhecia somente por ouvir falar de ti. Mas agora não, agora meus olhos te veem. Porque uma coisa é você ouvir falar de Deus, um testemunho; outra coisa é você experimentar, vivenciar, praticar o quanto Deus é bom conosco e como ele quer que nós tenhamos paciência.
Amados, quantas mulheres hoje sozinhas, tristes, porque não foram pacientes, e rebentaram casamentos. Quantos homens por falta de paciência nas relações hoje choram de babar porque não foram pacientes, não quiseram esperar, queriam logo, tem que ser pra ontem. Quantos idosos deixados de lado, estão hoje atirados dentro de asilos, vingados porque não tiveram paciência com seus filhos e os filhos os largaram nos asilos, nas casas de idosos.
Então paciência é uma atitude bondosa, razoável, condescendente, conciliadora, que não insiste dizendo – eu tenho os meus direitos. Isso não é a paciência bíblica, que suporta sofrimento sem ressentimento, porque é tolerante.
2Timóteo 2:24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
Servo do Senhor é o bispo e você também, todos nós.
2Timóteo 2:25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
2Timóteo 2:26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.
Olha, quantos laços do diabo tornam as pessoas cativas por impaciência. Eu era muito impaciente com as coisas, tinha que fazer, tinha que acontecer, tinha que ser pra ontem. Deus não deu ainda? Então eu vou fazer e acontecer… do meu jeito. Sabe, há pessoas que tem o tom de voz bem alto por causa da impaciência. Precisamos aprender a ser tolerantes, a entender as fraquezas dos outros. Eu sou forte, por isso eu sou perdoador. Isso se aprende, isso se constrói.
Laços do diabo cativam as pessoas. E toda pessoa que anda em queixas, lamentações, reclamações, está cativa do diabo. Briga com o marido, com a esposa, com os filhos, briga na igreja. A vida de uma pessoa assim é muito triste. Porque o que pensamos e desejamos molda a nossa existência, molda o agir no mundo. Por isso Paulo fala do retorno à sensatez, ao bom senso, à sobriedade. É isto que nos faz escapar dos laços do diabo, das ciladas do maligno.
É como nosso apóstolo diz – muita gente fala mal dele todos os dias no twitter, no FB, e se ele fosse responder a todos seria um insensato. Iria exaltar a loucura, quando a paciência é a capacidade de suportar, às vezes, um longo sofrimento.
Então, o inimigo tem planos diabólicos para laçar as pessoas e deixa-las cativas pela impaciência, pela falta de tranquilidade e de longanimidade. As pessoas perdem o bom senso. O inimigo enfermou a nossa sociedade, ela está fora do normal. Os valores morais estão infeccionados, há uma podridão na sociedade. A sociedade não tem mais a virtude da paciência, da longanimidade.
Até pastores há que estão brigando nas rádios e na televisão. As famílias brigando. É o juiz ímpio que diz – não tem reconciliação, estão separados. Pessoas que juraram de pé junto e de mãos dadas fidelidade nos altares, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza, só a morte as separaria. Mas no primeiro vento a pessoa diz – não quero mais. São armas de satanás, são planos diabólicos. Então numa relação a falta de paciência é destrutiva. Temos de aprender a administrar as nossas iras.E o segredo para evitar uma ira é a paciência. Isso se aprende com Deus.
Então, como posso evitar as iras e as discórdias que levam a loucura? Sabe o que é um casal que dormem junto, tem vida conjugal, se abraçam e se beijam e depois partem pra violência? Mas por que? Porque o arroz queimou. Porque tinha um toco de papel higiênico no chão. Porque você deixou a pasta de dente aberta. Porque a tua calcinha estava no chão do banheiro. Porque a tua cueca estava selada. Porque o tua meia fedorenta ficou dentro do sapato…
Imagina a loucura dessas pessoas. Então, primeira coisa que temos de aprender a resolver e administrar as questões difíceis. Saber controlar a ira, a cólera, a raiva, a irritação, a fúria, a zanga. Às vezes só o aumento da voz já é o anuncio de uma ira descontrolada. É difícil controlar a ira quando a pessoa já tem esta forma de agir. E saiba, tudo isto se aprende, tanto o bem quanto o mal.
Você veja, às vezes, uma mãe descontrolada faz os filhos serem todos descontrolados. Um pai descontrolado faz os filhos também serem descontrolados. Isso se aprende. Porque um bebê não sabe o que é ira, discórdia, dissensões, uma impaciência. Mas ela vê o pai, a mãe e começa a absorver isso e depois cresce e vira um impaciente, agressivo. Por isso temos de aprender a dialogar. É muito difícil, filho, mas temos de sentar aqui e conversar sobre este assunto.
Segundo lugar, pense sempre no custo / beneficio – quanto custa uma ira, uma discórdia? Porque uma pessoa descontrolada acaba trazendo tanto problema e por isso há um preço. Quando alguém perde a paciência ela se torna destrutiva, destrói relações, porque são atitudes loucas.
Provérbios 11:29 O que perturba a sua casa herda o vento, e o insensato é servo do sábio de coração.
Veja o que acontece com quem perturba a sua casa, quem não tem paciência – diz que herda o vento dentro da sua casa. Então ira produz ira. Dizia um velho pregador – quanto menos você mexer na massa, menos suja as mãos. É verdade.
Disseram que você…. se você responde no ato, você vai ser inconsequente, impaciente, a makrothumia desaparece, vem uma guerra e você herda o vento. Olha, a gente tem que aprender a ser paciente, às vezes, a duras penas, mas tem de aprender a ser paciente.
Terceiro lugar, reflita sempre antes de reagir. Não responda impulsivamente, de cabeça quente. E sempre que você se irar com alguma coisa, conte até dez, devagarinho… E se estiver muito, mas muito irado mesmo, conte até 100, até 500, até mil, antes de reagir. E a tua cabeça vai esfriar. Veja…
Provérbios 29:11 O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime.
O sábio reprime a ira, conta até 10, até 100, até 1000. A ira sempre é destrutiva, sempre fere muito. A raiva é maligna, é frustrante, é amedrontadora. Mas a Bíblia fala de ira e ensina que devemos liberar a ira de forma apropriada. Jesus um dia se irou. Um dia ele entrou no templo e viu pessoas vendendo pombos, cordeiros, animais para sacrifício e ele ficou irado, pegou um chicote, bateu, virou as mesas dos cambistas. Então a ira é permitida por Deus. Mas…
Efésios 4:26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
Estou pregando um prego e meto o martelo no dedo, eu posso me irar, mas não devo largar um palavrão, e nem jogar o martelo na cabeça da mulher…. senão vou pecar e Deus não quer isso. Então é difícil eliminar o fator carne da nossa vida, somos seres humanos, somos emotivos, passionais. Mas a ira descontrolada nos leva de volta à velha natureza que a Bíblia diz que não é mais nossa. Não podemos ser vitimas indefesas das nossas emoções. Não podemos viver atacando, machucando, por causa de explosões de raiva.
Tiago 1:20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Você pode se irar, mas nada de querer a morte do adversário. Ou de querer o mal dele. Você não pode ficar o dia inteiro com raiva, ir deitar com raiva. A raiva com o tempo torna-se um ressentimento que abre muitas feridas emocionais. Temos que aprender com a palavra, com o Espírito Santo, a aplacar a ira, a raiva. Nunca deixe sua ira durar mais de 24 horas. Existe dialogo, existe perdão.
Efésios 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Isso é para nós, cristãos evangélicos. Perdão foi feito para dar e para pedir e para receber. Se não perdoar, se não for benigno e compassivo, a pessoa dá lugar ao diabo. Porque violência traz violência, agressão traz agressão.
Efésios 4:27 nem deis lugar ao diabo.
Há ocasiões em que a cabeça ferve, mas não se pode dar lugar ao diabo dentro da cabeça fervendo. Por isso existem salmos na Bíblia que são tranquilizadores. Os Salmos 76 a 79 são salmos que trazem tranquilidade a vida. Quando você estiver irado, cabeça fervendo, abra sua Bíblia e medite nos salmos 76 a 79. Então, é possível a pessoa irar-se, mas sem pecar. Irar-se sem pecar é não perder o controle da relação, ser correto na relação. Porque o amor tem uma linguagem.
Provérbios 29:11 O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime.
Você não me conhece, cara…. esse é o irado. Mas o sábio é paciente, ele não é covarde, ele sabe como reprimir a ira e a raiva. Por isso o cuidado que tem este ministério com o ensino em todas as áreas. Durante o ano inteiro são tratados assuntos para deixar o seu espírito aperfeiçoado. Porque o ensino da palavra é transformador, é educador, é disciplinador. A palavra diz que iras, discórdias, raivas tem que ser aplacadas porque isso não vem de Deus.
Há cristãos com muita raiva, com muita ira, há discussões terríveis entre marido e mulher, filhos. E há pessoas que reprimem, mas da forma errada, e há um dia em que estoura tudo. Se for é irado, é impaciente, ore a Deus para que ele trabalhe no seu espírito e te livre disso. Teu marido, tua esposa, teus filhos, vão agradecer muito. Porque ninguém merece viver o tempo todo sob fogo cruzado. É preciso corrigir, reparar, mudar até o estilo de vida. Temos de ser exemplos para a nossa sociedade, ou não estou mostrando o meu cristianismo.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
A Bíblia diz – Transforma-te. A forma de viver a vida, as relações. Nossa mente foi formada de acordo com esta era, quando estávamos no mundo. Mas esta era é contrária a Deus. Então a pessoa se converte e tem que saber que o grande diabo da vida dela não é o chifrudo, o pata rachada, mas é a carne dela. Por isso, tem que haver uma transformação de dentro para fora.
A renovação da nossa mente leva a uma vida boa, prazerosa, gostosa de se viver, esta é a vontade de Deus. A forma de você pensar leva à forma de você sentir e leva à forma de você agir. Quantas vinganças desnecessárias. Tudo começa na forma de pensar. Eu não penso em vinganças, em penso em reconciliação.
Romanos 12:18-19 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Romanos 12:20-21 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Isto é ser paciente. Então a graça desperta em nós o que é saudável, o que é melhor. A graça nos livra de compulsões e nos leva a fazer o bem sempre. Olha uma coisa, a pessoa iracunda, impaciente, tem anos de sua vida roubados, tem sua saúde roubada, porque ela vai fazer o seu coração bater muito forte durante horas a fio, por causa da ira, da raiva, do desejo de vingança. Ela vai se destruindo aos poucos, a cada momento de raiva e de ira.
Pessoas com ira e com raiva são inseguras. E o mundo humilha quem é raivoso. Nós somos importantes pra Deus, somos eleitos, escolhidos, somos imagem e semelhança do Senhor.
Provérbios 22:24,25 Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma.
Não ande com ninguém colérico e iracundo, porque a ira e a raiva, o abuso verbal levam ao escândalo, e são contagiantes, e isso se aprende. A Bíblia diz – para que não aprendas.Olha o que o Espírito Santo está dizendo – não te associes, nem andes com o iracundo, com o homem colérico, porque você vai aprender a ser iracundo e colérico. E depois a tua alma vai ficar enlaçada, presa.
Sabe, quantas pessoas perderam seus empregos, acabaram com seus sonhos, viram sua família ir por água abaixo, por causa de ser iracundo, colérico. Isso enlaça a alma. Às vezes você vê crianças iracundas, coléricas, que por qualquer motivo brigam com colegas na escola, porque aprenderam com os pais em casa. O pai é iracundo, o filho aprende a ser iracundo.
Assim como se ensina uma virtude a uma criança, ela também aprende com a ira dos pais. Então não aceite este padrão da ira dentro da sua casa, para não enlaçar a alma com isso. Lembre de contar até dez, devagarinho… tá irado ainda? Continua contando, vai a 100, a 500, a 1000. Para que a ira não enlace a tua alma. Destrói o amor.
Olha tem gente que não tem mais nenhum sentimento pela esposa, pelo marido, por causa da ira, da enlace da alma, porque aprendeu assim com o pai, com a mãe. Então ira se aprende mas enlaça a alma. A gente aprende a ser bom ou aprende a ser mau. Então, vamos ser honestos com Deus. Tem uma área do teu temperamento alterada? – Senhor, trata. Trata meus modos de agir…
Isto é um desafio, sermos pacientes, sermos flexíveis. Numa relação marido e mulher aceite viver bem, não aceite viver de forma miserável. Aprenda a viver paciente. Jesus vai te ajudar. Olha o que diz em…
Romanos 15:5 Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
Sabe quanta paciência Deus tem tido contigo e comigo? Se Deus é paciente ele quer que eu seja paciente como ele. Se Deus é consolador ele quer que eu seja consolador como ele. É isso que faz viver em harmonia, viver segundo Cristo. É isso que trabalha nas raízes, é isto que transforma tudo pelo amor.
Então, não aprenda com o iracundo, não ande com o colérico, porque ele vai enlaçar a tua alma e você vai ser igual a ele. Foge desta gente. Anda com quem é paciente, com os sábios que aprenderam a reprimir a ira de forma evangélica.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.