Casa Sobre a Rocha – Divindade de Cristo, a Defesa da Fé Cristã

Divindade de Cristo, a Defesa da Fé Cristã

Isaías 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.

Hoje vamos estudar um pouco de Apologética, que é mais uma defesa da nossa Fé. Somos um povo cristão e temos que conhecer com profundidade o que a Bíblia Sagrada revela sobre o nosso Deus. Porque você não pode dizer que é cristão se não conhece o seu Deus com profundidade. Seria uma relação injusta, e você precisa saber que Cristo é Deus.

A tradição religiosa sempre deixou muitas dúvidas. Eu já expliquei aqui que a igreja protestante criou uma trindade celestial, expressão que não está na Bíblia. A igreja romana foi mais fundo e criou uma santíssima trindade que também não está na Bíblia Sagrada. Então precisamos defender a genuína graça de Deus daqueles ataques costumeiros e fazer uma defesa correta sobre a divindade de Cristo.

A Bíblia afirma que existe um só Deus

Desde os tempos mais antigos, lá no AT, o judaísmo e depois com o cristianismo, ambos diferem das demais religiões. Todas as religiões tem muitos deuses. Existem países que deuses absurdos, uma vaca, um macaco, uma cachoeira, o sol, a lua. São deuses que não são Deus.

Deuteronômio 32:39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

Existem muitas entidades que o povo endeusa, mas Deus diz – Eu sou, Eu somente. O AT deixa claro isto em…

Isaías 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Isaías 43:11  Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.

Há muitos deuses com letra minúscula. Mas não salvam, não dão garantia de vida eterna, da cura, do milagre, da transformação de vida. Ele diz – Eu sou o Senhor.  Eu sou Kirios, o Senhor, e fora de mim não há salvação.  Não adianta buscar em outros deuses aquilo que só o Senhor tem para dar.

Isaías 46:9 Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;

Você tem de saber que a Bíblia afirma que, desde o AT, existe um só Deus. E o nome dele é Jesus.

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Este Verbo, no grego, Logos, é a palavra, a verdade.  Jesus disse – Eu sou a verdade. Jesus é Deus.

Hebreus 1:8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.

Mais uma vez a expressão que afirma – Jesus é Deus.

João 8:58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.

Quando Deus se revela a Moisés, para ele libertar o povo da escravidão do Egito, Moisés pergunta como ele vai dizer ao povo quem mandou libertar. E Deus diz – Diga ao povo que EU SOU te envia. Quem era o EU SOU?  Jesus vem e diz a mesma coisa – EU SOU. Eu sou o caminho, a verdade, a vida. Eu sou a água, eu sou a fonte, a salvação, o salvador, o redentor, o Senhor, o Pai (eu e o Pai somos um). 

A Bíblia revela Jesus como Divino

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

Jesus era o Deus forte. O Pai da eternidade. O Alfa e o Omega.  Veja o que Tomé disse em…

João 20:28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!

E João explica que aquele Verbo que estava com Deus, era Deus desde o principio, veio à terra em…

João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

João 1:15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.

Como que Jesus existia antes de João, se João tinha nascido antes?  É que João teve a revelação de que Jesus, mesmo tendo nascido em carne depois dele, Jesus era Deus, era desde toda a eternidade. 

João 5:44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?

O Deus único é Jesus.  A Bíblia afirma que Jesus é Deus, é o Deus único e Jesus é divino. 

A Bíblia mostra que Jesus tem os atributos do Pai

Mateus 28:18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Toda autoridade só Deus tem. Então, se Jesus tem toda autoridade, é porque ele é Deus.

Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Ele tem toda autoridade e ele se coloca no nosso meio quando nos reunimos em nome de Jesus.

Colossenses 2:3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Jesus tem os atributos totais divinos do Pai.

João 10:30 Eu e o Pai somos um.

– Bispo, mas isso é um mistério, como é que Jesus diz que ele e o Pai são um?  Não são dois?  Não, Jesus era o Pai revestido de carne.  O Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

João 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.

Quem desceu do céu?  Jesus, o Filho do Homem, Deus em carne.  Agora veja em… 

João 6:62 Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?

Ele desceu do céu e ele subiu ao céu. Veja uma coisa, Deus não tinha corpo, em Cristo Deus passou a ter um corpo igual ao nosso, Ele cumpriu seu ministério nos dias da sua carne. Morreu, foi sepultado, ressuscitou, foi assunto ao céu e está assentado no trono.  Então, Jesus voltou para o lugar onde primeiro estava. Estava no trono, desceu do trono para a terra como o Verbo, e subiu de volta ao trono. 

Jesus é Adorado

Na nossa apologia, este ponto é muito importante, porque Jesus é o único que pode e deve ser adorado. Não adore a mais nada nem a ninguém fora de Jesus. Aliás, a gente um costume de dizer – adoro isso. Adoro muito tudo isso (do MCDonalds).  Vamos abandonar esse costume, porque o único que deve ser adorado é Jesus Cristo. Esta palavra adoração, o único que é digno é Jesus Cristo.

Josué 5:13 Estando Josué ao pé de Jericó, levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua; chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos adversários? 

Josué 5:14  Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Veja, diz que Josué o adorou com o rosto em terra. Você precisa ter este sentimento de adoração, de se prostrar diante de Deus e o adorar com o rosto em terra.  Quando você o adora assim, você está dizendo – Senhor, tu és o meu Deus e eu sou pó. Jesus é o único Deus que tem de ser adorado.

Não deixe nunca que more no teu coração qualquer sentimento que te diga que você é o tal, porque você é isso ou aquilo, porque você tem um diploma, porque você tem muitos bens, porque você faz coisas grandiosas.

Amado, eu quero lhe pedir uma coisa simples, mas muito importante.  Não olhe pra mim pensando que o bispo é o tal, não fique olhando simplesmente para o homem e elogiando demais, porque o homem gosta disto, mas isto é um perigo para o ego do ser humano.

Eu não quero receber aqui neste altar nenhum sentimento que só Deus pode receber dos seus filhos. O único que pode ser adorado com o rosto em terra é o Senhor Jesus Cristo.

– Bispo, mas eu adoro sua pregação.  Amado, não adore a minha pregação.  Ame a pregação da palavra de Deus, mas adore somente a Deus.

Tenha esta experiência na sua casa.  Coloque um tapete, um colchonete, e prostre-se diante do Senhor, rosto em terra, e adore o Senhor. Você vai ver como isto é importante.  Isto se chama humildade diante de Deus. E humildade não está na roupa. Eu conheci pessoas que se vestiam mal e eram orgulhosas e soberbas demais. E tem pessoas que andam por aí de Mercedes Benz e são humildes, não tem nariz empinado. Então, Jesus é o único que deve ser adorado.

Hebreus 1:6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Amados, à luz da Bíblia Sagrada, temos um chamado a adorar ao Senhor.  Eu não posso ficar de braços cruzados no momento do louvor, porque eu não ficaria assim diante do governador do estado. E o governador é homem que vai virar pó. Mas Jesus, na hora do louvor, é para ser adorado e glorificado. Porque os anjos também o adoram.

Lucas 24:52 Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo;

Adoração.  Quando você se reconhece como pó, você reconhece que Jesus é o seu Deus e que você depende totalmente dele. Ele merece a nossa adoração.

Apocalipse 7:9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 

Apocalipse 7:10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. 

Apocalipse 7:11  Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, 

Apocalipse 7:12  dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

Veja, o adoraram com o rosto em terra. E quem estava no trono? Jesus, ele é digno de ser adorado. Ele é digno de ser adorado no nosso louvor, no nosso culto, nas nossas oração, com o nosso dízimo, com as nossas ofertas, este é o nosso chamado, a nossa missão nesta terra.

Veja, as pessoas adoram um artista de cinema, um jogador de futebol, um cantor ou cantora, e correm atrás, e choram, e pedem autografo, e tiram selfies com o ídolo. Não adore a ninguém a não ser Jesus.  A tua glória pertence a Deus. A minha glória pertence a Deus.  A honra, a glória, o louvor, a adoração eu darei somente a Deus. Fora disto é espírito de vaidade.

Espírito de vaidade é um espírito de pomba gira. Tem gente que se acha o melhor homem do mundo, a melhor mulher do mundo. Amados, nós não somos nada, somos pó.  Graças a Deus pela sua grande misericórdia, pela sua imensa bondade, pelo seu infinito amor, senão nosso lugar seria no inferno. Eu quero diminuir neste altar, para que você dê honras e glórias a Jesus.  Não é só bater umas palmas, amados, é adorar a Deus em espírito e em verdade.  Foi para isso que fomos criados.

As pessoas vão para um estádio de futebol e gritam, se levantam, incentivam os jogadores.  De quem não estão recebendo nada, a não ser um espetáculo de futebol.  Daí vão à igreja e batem palmas, cantam baixinho, parece que tem receio ou vergonha de se manifestar adorando ao Único Deus e Senhor Jesus Cristo.  Por isso, vamos dar uma grande salva de palmas ao nosso Rei e Senhor, e vamos dizer: – Aleluia! Glorias a Deus!

Você sabe o que significa Aleluia? Esta palavra é formada por Hallelu = Louvar, mais Yah = Javé, Senhor. Aleluia é um elogio ao Senhor Deus Único e Verdadeiro. 

Jesus é Deus, Ele não é um anjo superior ou apenas um Profeta

Hebreus 1:5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 

Hebreus 1:6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Então Jesus é Deus. Os anjos é que tem de O adorar.

Hebreus 2:5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;

Quem sujeita o mundo e governa o mundo não é um anjo, é Jesus.

Hebreus 2:16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.

Então, Jesus não é um anjo, ele não socorre a anjos, ele socorre os filhos de Deus, a descendência de Abraão.

João 17:5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

Então, Jesus não é um anjo superior, ou um profeta.  Jesus é Deus.

Filipenses 2:9,10 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

Todo joelho nesta terra terá que se curvar um dia diante deste nome – Jesus – o Rei de reis, o Senhor de senhores, o Deus de deuses.

Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Os padres católicos, os bispos, arcebispos, o papa católico é que tem de ouvir esta palavra. Deus não divide sua glória nem com Maria, nem com aparecida, Fátima, Lourdes, nem com são Tomé, são Sebastião, são Jorge.  A glória é dele. Porque só Ele é o Senhor.  Só Ele é digno de receber glória.  A Ele a glória, a honra, o poder, o louvor, a força, a sabedoria, as ações de graças, a majestade, a realeza, a Deus único!!!  Glória a Deus!!!   Santo é o Senhor.  Santo, santo, santo!

Olha uma coisa extremamente importante – quando você reconhecer esta glória, isto vai ser um divisor de águas na sua vida. Será algo novo de Deus. Ele vai saciar totalmente a sua sede. Porque Ele é a fonte da água viva. Jesus é a nossa Fonte de Vida. Ele sacia a nossa sede espiritual, Ele é a Água da Vida. Ele é a fonte de paz, vida, alegria, de cura interior. Ele muda a nossa vida. Ele transforma os nossos pensamentos. Ele faz que a nossa vida tenha um novo sabor, uma nova razão de viver. Assim como foi para a mulher Samaritana, no Poço de Jacó.

Quantas vezes, talvez, você possa ter se perguntado: – O que eu estou fazendo nesta terra?  Não tenho mais razão pra viver.  Meus sonhos foram por água abaixo.  Minha profissão está destruída.  Minha família não me dá apoio.  O meu desejo é sumir. E nesse desejo quantos se metem no mundo das drogas, do álcool, da prostituição, do sexo ilícito, dos costumes mundanos. Só que nada disso satisfaz o desejo de Deus que está no coração do homem.

Tem pessoas que dizem: – Eu queria me deitar e não acordar mais.  Não sei o que será do meu futuro. Só vejo um futuro sombrio, sem objetivo de vida, sem chance de melhora. Eu tenho medo do dia de amanhã, eu não sei o que esperar daqui a um mês… Oh vida!

Quantas pessoas estão vivendo por viver, sem sonhos, sem objetivos, sem planos para o futuro. O que está faltando?  Está faltando a fonte das águas vivas. Sem Jesus não dá!  Sem Jesus não há condições de planejar um bom futuro, não há esperança de dias melhores, não há chance de mudanças profundas, não há razão pra viver.  Veja o que diz a palavra…

João 4:7-8 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8  Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 

João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 

João 4:10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 

João 4:11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

João 4:12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 

João 4:13-14 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Eu já tive uma sede tremenda de Deus. Eu era um católico romano, ia à igreja, me tornei coroinha, olhava as imagens, me benzia, me confessava. Rezava para Maria, não sabia quem era Jesus. As missas eram em latim, a gente não entendia nada. Depois fui para o seminário, com aquele sonho de criança – queria ser padre, eu achava bonito ser um padre, rezar a missa, mas no final acabou num sonho sem realização.  Vi que aquilo tudo não era pra mim.  E caí fora.

Depois, eu entrava na igreja pecador e saía pecador.  Entrava com sede e saía com sede.  Não conseguia chegar a Deus. Parece que Deus estava muito longe. Na realidade, eu estava ali como aquela samaritana, bebendo do poço de Jacó, bebendo da religião que não mata a sede que a gente tem da fonte eterna que vem do trono do Senhor nosso Deus.

Foi por isso que Jesus disse – aquele que beber da água que eu lhe der; aquele que tiver uma experiência real comigo; aquele que se curvar diante da minha presença, nunca mais terá sede. 

Nunca mais pensará em ídolos, em terços, em rosários, em escapulários, em imagens, em idolatria, em capelinhas, em rezas repetitivas, em se benzer, em adorar cruzes.  Nunca mais terá sede! Nunca mais!

– Bispo, e o meu futuro, e o meu amanhã como será?

Você não pode sair daqui com dúvidas quanto ao teu futuro.  Há uma fonte que, quando você bebe, ela começa a jorrar, não para mais. E ela jorra aquilo que você necessita. Ela traz satisfação de viver e a Bíblia diz que ela é uma fonte em você a jorrar para a vida eterna.

Você sabe, a samaritana recebeu um grande ensinamento. Ela aprendeu que religião não presta, não adianta se firmar em homens. Jacó era o profeta, o dono daquele poço, mas ele não deu a sua vida na cruz do calvário. Ela aprendeu um grande ensinamento que mudou toda a sua vida. E eu quero que a sua vida mude. Não ano que vem ou daqui a 2 anos. Tem que ser hoje.  Deus não é Deus do futuro apenas, Ele é Deus de hoje.

Um dia Deus se encontrou com Sara e disse – Sara, você vai ter um filho daqui a um ano. E ela riu. E negou perante o anjo que tinha rido. E Deus lhe disse – Daqui a um ano você vai ser mãe.  Daqui a um ano! Mas, amados, nós não estamos no tempo da lei. Estamos no tempo da graça de Deus. Nós não podemos esperar coisas apenas para daqui um ano.

Deus é o Deus de hoje. Hoje a fonte vai jorrar na tua vida. Hoje, o prazer, o sentido de vida, a satisfação de viver, chegarão a você, se você acreditar que tem paixão pelas coisas de Deus. Amados, paixão é vital. É a paixão que dá energia à vida. E não estou falando da paixão carnal, da pessoa que diz:

– Estou apaixonado pela minha namorada. E um mês depois acaba o namoro.

– Estou apaixonada por esse homem. E depois acabam brigando e ela mata o homem, porque era tanta paixão que teve de matar. Não é deste tipo de paixão que estou falando.

Estou falando de um sentimento intenso, puro, profundo com Deus. Aquilo que torna o impossível em possível. É você ter essa paixão, esse amor, essa admiração profunda por Aquele que é o teu Deus e Senhor. Ele vai satisfazer todas as tuas necessidades.  É isso que aprendemos com a mulher samaritana. É isso que quis lhe passar neste estudo.

Agora, aí no seu lugar, com sua mão sobre o coração, esteja aberto a receber esta água que sacia qualquer sede, qualquer desejo do teu coração. Jesus é a água que mata a sede espiritual. Sede de paz, de alegria, de cura interior.

Qual é o grande desejo que você tem hoje? Qual o teu grande projeto? Qual o teu grande anseio que você tem?

Jesus mudou aquela vida de sofrimento, de infelicidade totalmente. Porque, às vezes, você busca realização no lugar errado, na coisa errada, com a pessoa errada, com os amigos errados, busca no mundo aquilo que o mundo não pode te dar. E assim acaba com a vida amarrada, atrapalhada, cheia de prisões emocionais e espirituais.

Mas hoje o sangue de Jesus quebra essas prisões; o teu coração será saciado com esta água que vai jorrar do teu interior. A convicção, a certeza que você precisa, Deus coloca agora dentro do teu coração. Não temas! Não tenha medo de nada. É Jesus quem sacia a tua sede, a tua fome. É Ele que te guia em segurança, Ele te guarda, Ele te dá os pastos verdejantes.  Receba agora no seu coração que você está bebendo da água da vida e to teu interior vão fluir rios de água viva.

Não é pouco o que Deus tem para a tua vida. É algo grandioso. São rios de água viva que começam a jorrar do teu interior. Essa tranquilidade, essa segurança, essa certeza, essa convicção, essa paz de Deus que excede todo entendimento. Saber que o Senhor é o teu pastor e nada te faltará.

Não há crise deste mundo que vá te derrubar. O teu nome está escrito nas palmas das mãos de Deus. Ainda que um pai ou uma mãe abandone um filho, jamais Deus nos abandonará. Tenha esta segurança. Do teu interior fluirão rios de água viva. Você vai se surpreender com o que Deus vai manifestar através da tua vida.  Você vai se surpreender.

Deus lhe deu de beber desta água viva da palavra. E ele diz – do teu interior fluirão rios de água viva. Rios de provisão. Você bebeu da fonte certa, da fonte que não seca. E a fonte jorra agora da tua vida. Você vai sentir uma paixão muito grande pela obra de Deus. Você vai sentir uma coragem que a religião não dá. Você vai sentir uma classe de fé e de ousadia que é esta fonte que proverá todas as coisas.

Receba a palavra, honre a palavra, confesse a palavra e receba o retorno que só a palavra do Senhor pode lhe dar. Rios de água viva estão jorrando do teu interior.  Em nome de Jesus.  Amém, Amém e Amém.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário