Casa Sobre a Rocha – Fé Versus o Veneno Mortal da Murmuração
Começamos uma série de mensagens a respeito de um assunto muito pouco pregado ou falado nas igrejas evangélicas. Porque se trata de um tema instigante e intrigante. A passagem da carta de Paulo à igreja de Corinto, que vamos ver, fala e explica quem são os injustos que não vão herdar o reino de Deus. E, no meio desses injustos que, para Deus, são aqueles que não são convertidos, que não tem o Espírito Santo, aqueles que são o homem natural, Paulo fala dos maldizentes, murmuradores.
“Nem maldizentes…”
1Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
1Coríntios 6:11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Vamos aprender hoje com sabedoria de Deus sobre o maldizente que não herda o reino. Nós vamos mergulhar, como Paulo ensinou aos coríntios, nas profundezas do coração de Deus.
Vamos aprender sobre o que é o maior veneno contra a fé. Vamos aprender que a vida de muita gente está literalmente bloqueada porque a sua boca é murmuradora. Eu sei que este tema é difícil de ser tratado publicamente.
O que é murmuração? Murmuração é um mal que tem causado uma destruição muito grande no meio do povo de Deus. E isto não é recente. Desde a criação até o livro do Apocalipse vemos pessoas e povos murmurando. Gente se queixando sistematicamente, falando mal de alguém ou de alguma coisa, difamando, desacreditando, maldizendo, concebendo mau juízo, criticando. Tudo isso se chama murmuração.
Mas o que leva uma pessoa evangélica, cristã ou não cristã, a murmurar sistematicamente? Pode ser uma ansiedade tremenda, ou uma falta de sabedoria. Ou uma falta de conhecimento bíblico. E talvez o caso mais forte é não ter temor de Deus. Porque a Bíblia diz que o temor de Deus é o principio da sabedoria. Só os loucos, os murmuradores rechaçam.
Então murmurar é sinal de que estamos duvidando de Deus. Murmurar é porque a fé deu lugar à dúvida. Murmurar é abrir brecha para o inimigo. Quando as coisas não vão bem, ou não saem do jeito que queremos, ou quando não entendemos os planos de Deus, muitas vezes aí começa a reclamação, a murmuração. E aí muita gente erra.
A gente murmura quando esquecemos de que o Deus a quem servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Quando você esquece esse fator bíblico, às vezes sai da boca o que está no coração, um murmúrio. E claro que toda murmuração tem resultados negativos.
Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
Então, quando as coisas não saem conforme imaginamos a tendência do ser humano é murmurar, é reclamar, criticar, maldizer. Acredite, amado, murmurar e reclamar não traz solução. Porque o murmurador nunca está contente com as decisões, ou as de Deus, ou as alheias. O murmurador é uma pessoa que não está feliz porque outros já prosperaram e ela não prosperou. O murmurador é aquele que quer provar sempre que outro está errado e ele está certo.
À luz da Bíblia, o murmurador é uma pessoa invejosa, ela não é transparente. É uma pessoa insatisfeita com Deus e reclama de Deus quase sempre. Tem sol, reclama; está frio, reclama; está chovendo, reclama; tem vento, reclama. É uma pessoa sempre insatisfeita. E murmurador não está só na igreja, está em todo lugar. Ele tem nível zero de espiritualidade. É ingrato, desrespeitoso, não tem sabedoria. Então a murmuração o que é?
Todas às vezes que alguém murmura está fazendo uma declaração antecipada de derrota. Uma afirmação de incredulidade. Uma desconfiança de Deus e dos planos e propósitos de Deus. Murmurar é duvidar de Deus, é não glorificar o Senhor, é não crer no amor e nas promessas do Senhor. É não viver de acordo com o que Deus diz.
Então, assim como no AT, nos dias atuais este é o mal que tem penetrado a igreja, a sociedade, as famílias, causando grandes estragos, faz o povo perder a benção.
Então temos que ter muito cuidado. Porque a Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Se o meu coração está cheio de raiva, de ódio, de ira, é isso que eu vou propagar. Então, primeiro lugar, o que é um murmurador? É uma pessoa autodestrutiva. Ela se destrói a si mesma. A Bíblia diz que ela não herda o reino.
Um dia Deus mandou espias para verem a terra prometida. E depois pediu um relatório. Só dois espias estavam de acordo com Deus, mas dez foram contra Deus. Veja o que aconteceu em…
Números 14:27 Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.
Então, não pode haver lugar para murmuração. Quando você está murmurando isso traz sofrimento ao coração de Deus, porque ele diz – até quando sofrerei…? Murmuração, queixumes, reclamações, você está duvidando de Deus. A murmuração é destrutiva, porque você murmura contra Deus.
Números 14:28 Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Números 14:29 Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Como vocês murmuraram muito, como falaram mal de mim, então, os de 20 anos para cima todos vão morrer no deserto. Por isso, é que a murmuração é destrutiva.
Números 14:30 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
E todos os de 20 anos pra baixo. E os de 20 anos pra cima, todos iriam morrer no deserto.
– Bispo, mas isto então é muito sério? Muitíssimo sério. Olha, eu fiquei temendo e tremendo quando estava preparando este estudo. Eu entendo que a murmuração é uma fraqueza. Porque a fé é dia a dia. E às vezes a pessoa ouve a mensagem e chega em casa e começa a murmurar com a esposa, com o marido, com os filhos, com o emprego, com Deus. Então, quando uma pessoa é fraca e adere a esta prática, ela perde o brilho da vida. Seus pensamentos, sua fala, suas atitudes todas são reprovadas por Deus. E se uma pessoa é reprovada por Deus a vida fica sem sentido.
1Samuel 16:14 Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.
Claro que aqui estamos falando do AT, o Espírito Santo entrava, saia. Mas agora não, Ele nos sela. Mas veja a intensidade do murmúrio de Saul, que o Espírito Santo se afastou dele no AT e entrou nele um espírito maligno. E no NT, na graça de Deus, o que acontece com alguém que murmura?
Gálatas 5:4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
Quantas vezes você ouve uma pessoa murmurar contra a palavra da graça – não, porque o batismo, porque o jejum.. – está se queixando, maldizendo, desconfiando de Deus e da sua palavra. E então está se desligando de Cristo, das doutrinas genuínas, e decai, ou seja, não recebe mais um benefício. Então murmurar é algo destrutivo.
Mas o murmurador também é cego espiritual, porque não vê Deus agir. Não vê cura, não vê milagre, não vê a revelação da palavra. A sua visão é apenas fazer vitimas pelo veneno da sua palavra.
Nosso Apóstolo conta que tínhamos uma igreja gigante para Portugal, para a Europa. E por causa da murmuração, uns falando mal, outros acusando, hoje a igreja é 10% do que ela era quando o apóstolo estava lá. Tudo por causa dos murmuradores. Então o murmurador é autodestrutivo e é cego espiritual.
Terceiro, o murmurador perde a memória espiritual do que o Senhor já fez na sua vida. Assim foi com o povo antes de entrar na terra prometida. Como é que começou o murmúrio? Por um relatório desanimador, derrotista dos 10 espias.
Números 13:1-2 Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.
Números 13:3 Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.
Deus disse – eu tenho uma terra cheia de frutas, tem leite, tem mel, tem tudo de bom. E pra vocês ficarem em paz (como eu já vos dei esta terra), manda lá os príncipes das tribos para verem se o que eu estou prometendo é correto ou não. E Moisés mandou 12 espias. Veja agora um dos assuntos mais problemáticos das relações do homem com Deus que é a dúvida. Porque dúvida procede do maligno.
Números 13:18-19 Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas.
Números 13:20 Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
Números 13:25-26 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
Mostraram tudo o que havia na terra, e estava conforme Deus tinha prometido.
Números 13:27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.
Estavam provando que a terra tinha tudo como Deus tinha dito. Olha os frutos dela!
Números 13:28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.
Números 13:29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.
Números 13:30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
É isso que a nossa fé nos diz, isto é plano de Deus e ninguém pode alterar os planos dele. Josué e Calebe disseram – milagres, prodígios, vendas, compras, nação intocável, diadema, coroa. É verdade tudo o que Deus diz.
Números 13:31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
Aqui começou a murmuração.
Números 13:32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Números 13:33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Pronto, selaram a derrota. A trombeta não tocou um sonido claro. A má confissão entrou no coração de todos. Veja que eles infamaram a terra que Deus disse que era produtiva e que tinha dado a eles. Era maledicência e murmuração contra Deus. Toda murmuração é contra Deus. Eles se esqueceram do agir de Deus em seu favor. Eles se esqueceram do livramento do Egito. Eles se esqueceram da travessia do mar Vermelho. Eles se esqueceram das providencias físicas e espirituais que Deus deu no deserto.
Sabe o que eles começaram a dizer – Deus é um mentiroso! Não é verdade que vamos entrar nessa terra, lá tem gigantes, e nós somos gafanhotos perto deles. Os crentes tem esse costume de se olharem e se verem menores do que são. A Bíblia diz cabeça, o crente diz – sou cauda. Por cima, ele diz – estou por baixo. Isto irrita o coração de Deus. Porque é falta de confiança, falta de fé, é cegueira espiritual.
E você sabe, o povo estava ali na fronteira para entrar em Canaã, e havia apenas um pequeno deserto. E nos dias de hoje, um pequeno deserto que a gente enfrenta, um pequeno vale, não saiu logo o dinheiro, não fez logo o negócio, não veio logo a resposta, a pessoa se esquece de tudo. E se esquece de onde Deus a tirou e começa a se lamentar e a murmurar. E o murmúrio do século 21 é este – Deus se esqueceu de mim! Vou largar tudo, vou sair da igreja… o que estou fazendo aqui, porque vim pra cá? Sabe por que Deus não gosta de murmuração? Porque diz em…
Hebreus 10:23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
E se você não acredita na promessa está dizendo – Ele é infiel! Quarto lugar, o murmurador sempre influencia negativamente.
Números 14:1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
Você já imaginou o que são 3 milhões de pessoa gritando e chorando uma noite inteira! Aquele ranho todo, 3 milhões de pessoas começaram a gritar e a chorar. Imagina, se o choro de uma ou duas pessoas já incomoda, imagina o choro de 3 milhões de pessoas! Agora, murmuraram contra quem?
Números 14:2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
Veja, eles murmuraram contra os lideres. E a murmuração é tão negativa que eles desejaram a própria morte. E eles estavam a alguns quilômetros da terra prometida, estava tudo muito próximo. E primeiro eles se queixaram dos lideres. E depois começaram a murmurar contra Deus.
Números 14:3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
Olha só como o murmurador é destrutivo e venenoso. Deus não me deu ainda a minha casa. Deus não me deu ainda a esposa da minha vida, o marido que tanto quero, os filhos que tanto desejo… Veja, o murmúrio, primeiro, é sempre contra o líder da igreja. Você sabe, a figura de um líder é alvo de bem e de mal, de amor e de ódio. É assim mesmo, eles fizeram assim com Cristo. Qualquer que seja a decisão que um líder toma, sempre vai haver alguém murmurando contra.
Agora, a coisa tomou uma dimensão maior porque eles se voltaram contra Deus. Por isso é que Deus disse – Murmuraram contra mim, que eu quero a morte deles, que eu quero que as mulheres e crianças sejam por presa…
Veja como age o murmurador contra Deus, e como age contra Moisés. Sabe, às vezes, eu fico pensando que a nossa igreja podia ser muitas vezes maior do que é. Se um quinto das pessoas que passaram por aqui tivessem permanecido, não estaríamos aqui neste local, porque não caberia o povo.
Mas durante estes anos todos muitos murmuradores passaram por aqui, reclamaram de Deus e do pastor, mancharam a mente e o coração de pessoas próximas a eles, e saíram da igreja levando junto as pessoas que os ouviam.
E temos que tomar muito cuidado com isso. Porque a tendência é reagir com a mesma murmuração. Eles disseram – Deus sabe tudo, mas nós sabemos mais. Não seria melhor voltar para o Egito? E Deus dizendo – Não, vocês sofreram lá 400 anos, foram escravizados, faraó pisava na cabeça de vocês, vocês penaram lá. Vejam, ali está a fronteira, a terra eu dei a voces, entrem! – Olha, não era melhor voltar para o Egito? Você sabe, Egito é lugar de escravidão.
Não era melhor estar fora da igreja, eu poderia estar lá fora agora…? Egito lá fora é droga, álcool, balada, maconha, crack, sexo ilícito.
Sabe quanto se gastou para fazer os carros alegóricos neste carnaval? Milhões e milhões que o governo deu. Vê se eles dão um real pras igrejas! Veja, qual o governante municipal, estadual ou federal que reconheça – as igrejas estão fazendo um trabalho de libertação grandioso, vamos dar 20.000 reais pra cada igreja por ano… 10.000 reais… 1.000 reais… 1 real. Não dão!
Aí vem escola de samba, dão. Vem parada gay, dão. Parada das vadias, dão. E da maconha, dão. E para manifestações dos sem terra, dão. Porque esse é o mundo.
– E nós o que temos de fazer então, bispo? Oração, confissão, e não podemos nos deixar levar por este habito diabólico que tem sido difundido na sociedade, nas famílias, e nas igrejas, porque o murmurador tem uma alma perversa. Ela destila veneno para recrutar seguidores fracos. É uma influência negativa, é uma fraqueza. E as pessoas fracas são envenenadas, porque tomam do veneno do murmurador. Amados, tem pessoas que destilam veneno para recrutar seguidores fracos.
E vão nos nossos filhos nas escolas e dizem – Aqui você escolhe, você é rapaz, ou moça. Você é do gênero que você quiser. E dão kits gay e influenciam. E, às tantas, temos aí uma sociedade cheia de vergonha mundial. Porque os murmuradores perversos tem veneno, recrutam seguidores fracos, semeiam discórdia, difamam ministérios, envergonham chefes de família, maculam mães.
Romanos 2:23,24 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.
Estamos aqui hoje umas 50 pessoas. Mas se a preta Gil vier fazer um show aqui na frente, virão 5000 pessoas. 1 milhão de pessoas no carnaval do RJ, todos se esfregando uns nos outros, cheiro de sovaco por todo lado, não tem banheiro, faz xixi na rua, no poste e todo mundo gritando, pulando, rindo. E onde Deus está? Não está ali.
Passou o carnaval e vieram enchentes por todo lado e o povo dizendo – o Brasil está mal. Acho que não é da minha educação e cultura, eu não entendo como é que alguém fica pulando e cantando das 4 e meia da manhã à meia noite e depois diz – Deus não existe!
Tem um jogo de futebol, estádio lotado, todo mundo colado uns nos outros, com chuva ou com sol – Flamengo, Curíntia, Figueira, Coxa…. Tem culto, só nós aqui. Você vê como a sociedade está totalmente envenenada. O nome de Deus tem sido blasfemado por causa de pessoas murmuradoras.
Que Deus nos livre de termos em nossa casa, na nossa família, na empresa que trabalhamos, na nossa igreja, pessoas que murmuram. As pessoas murmuram dentro das empresas, contra o patrão, contra o chefe, contra o gerente, contra a direção da empresa e, ás tantas, a empresa toda está contaminada, a família está toda contaminada, a igreja está toda contaminada.
Então, os 10 espias murmuraram porque duvidaram da capacidade de Deus. Só Josué e Calebe não entraram na onda da murmuração.
Números 13:30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
Veja a diferença de Josué e Calebe, uma boca com uma confissão totalmente de acordo com as promessas de Deus para o seu povo. Veja mais em…
Números 14:6-7 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.
Números 14:8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
Números 14:9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.
Veja qual a diferença entre o murmurador e o homem de fé! Tem gente que vai te dizer – Você não vai comprar, você não vai vender, é impossível, olhe a situação do Brasil, os teus negócios vão falir, você não vai progredir, você não tem condições de ir pra frente nessa crise.
Mas você não pode reagir como o murmurador – É, realmente, a situação do Brasil está péssima, não tem como progredir, a minha igreja não tem o Espírito Santo, o meu pastor, a minha casa, a minha família, os meus negócios… Não! Você tem de ser como Josué e Calebe – Deus está conosco, Deus não nos abandona, Deus é a nossa vitória. Mas….
Números 14:10 Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
Estavam todos tão envenenados, tão influenciados pela murmuração dos 10 espias que, quando Josué e Calebe se levantaram com uma voz de fé, eles queriam apedrejar os dois.
Números 14:11 Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?
E agora vem o retorno. E aqui eu quero que você entenda, meu amado, minha amada, que estamos tratando disso para o nosso bem. Para o bem da tua família, da igreja, dos teus negócios. Nós temos que detestar a murmuração e os murmuradores. Temos que fazer como Deus faz. Deus detesta murmuração. E veja o que acontece com o murmurador.
Números 14:12 Com pestilência o ferirei e o deserdarei; e farei de ti povo maior e mais forte do que este.
Estes que murmuraram e que mandaram apedrejar, Deus diz – com pestilência os ferirei. Sabe o que pestilência? Pestes, pragas. Quando o povo ia sair do Egito Deus mandou 10 pragas, pestes, pestilência. Eu não quero ser ferido por peste, e nem ser deserdado. Eu não quero perder o direito às bênçãos de Deus. Eu não vou deixar ninguém murmurar perto de mim. Porque eu sei que isso contamina.
Josué e Calebe não nasceram para serem influenciados por vozes murmuradoras. Eu não nasci para ser influenciado pelos 10 espias. Eu nasci para ser influenciado por Josué e Calebe. Você nasceu para ser influenciado pela fé de Josué e Calebe, que creram no que Deus disse, eles creram no que Deus prometeu. Porque a Bíblia diz – quem fez a promessa é fiel.
– Bispo, para terminar, por que é que 10 pensavam de uma forma e 2 pensavam de outra?
Números 14:24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, …
Calebe tinha o espírito da fé. Os outros murmuraram, se queixaram, queriam apedrejar Josué e Calebe. Mas Calebe não entrou na onda dos murmuradores, ele foi a favor de Deus e das promessas de Deus. Porque ele sabia que Deus era fiel e cumpriria as promessas todas feitas ao seu povo.
Números 14:24 … eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
Quer dizer que um murmurador pode destruir a sua família toda. E um homem de fé pode fazer a sua descendência toda entrar nas promessas do Senhor.
Que Deus nos ajude a sermos como Josué e Calebe que tem outro espírito – o espírito da fé, da gratidão, um espírito voltado para a palavra, e que são os vencedores do século 21.
Acredite nisso. Eu creio que, com esta palavra, com esta mensagem, Deus vai trabalhar no nosso coração e na nossa mente para que, na nossa boca, não exista murmuração.
Olha uma coisa, você detona com qualquer tipo de murmuração, quando você mantém uma confissão de fé firme em Jesus e na sua palavra. E quando vive alguma murmuração contra a sua vida, diga:
– Senhor, eu creio no que Tu dizes, Tua palavra não voltará vazia, nasci para ser vencedor, tenho têmpera de guerreiro, tenho DNA de vencedor em Cristo. E tudo isto que está sendo dito, e difamado, cairá por terra.
Porque o tempo vai passar. E lá na frente, você vai continuar mais firme ainda, mais que vencedor, com têmpera de guerreiro, com DNA de vencedor. E os murmuradores? Pestilentos, pestiados, cheios de dengue, zika vírus, chicungunia…
Então, amados, vale a pena. Que Deus não ouça nunca dos nossos lábios palavras frívolas, palavras de murmuração e de queixas. Se está frio, você traz um casaco. Se está quente você vem com roupas leves. Se chove, você traz seu guarda-chuva. Se não chove, uma garrafa de água.
Mas que Deus nos honre a todos para entrarmos nas promessas de Deus. Como fez com Josué e Calebe. Em nome de Jesus.
Amém e que Assim Seja.