Casa Sobre a Rocha – Fomos Criados Para Boas Obras
Continuando nossa série sobre Evangelismo, vamos ver hoje quais as obras que nós, na Graça de Deus, devemos fazer. E que não são as obras e sacrifícios da lei, mas boas obras que Deus as preparou, antes da fundação do mundo, para nós andarmos nelas. Veja o que diz a palavra do Senhor.
Efésios 2:8-10 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
A Graça de Deus foi um presente maravilhoso que o Senhor Jesus nos outorgou. Não existe um versículo que diga – A Graça de Deus é – mas, na realidade, a graça de Deus é um pacote (com a permissão do Espírito Santo) que envolve amor, misericórdia, bondade, sabedoria, justiça, perdão. Tudo o que ele conquistou na cruz do calvário. E isso veio a nossa vida quando nós o recebemos e confessamos, por meio da fé, que Jesus é o Senhor.
Então, a salvação não é o resultado de esforços humanos. Ninguém vai ao céu por fazer obras sacrificiais. Nós cremos no que Jesus fez por nós. Não fomos salvos porque fizemos algo extraordinário, porque somos “gente boa”, ou porque fazemos caridade; mas porque o Espírito Santo nos fez acreditar. Então, hoje vamos pensar e introspectar esta palavra – que Deus nos salvou e nos deu um chamado para fazermos boas obras. Deus faz boas obras através da nossa vida. Estamos no caminho espiritual da verdade e, neste caminho, Deus preparou de antemão, obras boas para que nós, sendo feitura dele, exercitemos e vivamos estas verdades bíblicas.
A coisa mais maravilhosa é saber que temos um destino planejado por Deus. É o curso da nossa vida neste mundo. É o curso e a determinação para sempre. Cada um de nós tem uma missão singular a cumprir nesta terra – as boas obras, as mais importantes que Deus quer que nós façamos. E a principal boa obra é expressar, através do nosso testemunho, aquilo que Deus fez na nossa vida.E não há como escapar disto. Porque você é um eleito, predestinado por Deus para viver como ele planejou a tua vida.
2Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
Veja, vamos comparecer perante o tribunal de Cristo, não mais para sermos julgados, mas para recebermos o galardão, segundo aquilo que fizemos por meio do corpo, da nossa vida, da nossa existência. Há pessoas que fazem muito mal, e há pessoas que fazem muito bem. E todas às vezes que Deus gera uma oportunidade para que você e eu reproduzamos a Jesus Cristo, através do testemunho, isto nos trará recompensas de galardoes.
2Timóteo 4:8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Amados, esta coroa da justiça não é utopia. Crente em Jesus sabe que a coroa da justiça tem a ver com as recompensas de Deus. E estas recompensas de Deus são para a eternidade, mas também começam a ser verdade na nossa vida agora, hoje, aqui na terra. Então, boas obras fazem parte, inevitavelmente, da vida do cristão. São parte do nosso destino nesta terra. Fazem parte da missão especial que cada um de nós tem nesta terra. Não há como fugir desta missão. Cada cristão é singular.
Apocalipse 2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
Deus tem um nome entre mim e ele, entre você e ele, que só nós conhecemos. E este nome é exatamente o nome com que Deus nos trata na intimidade, quando vivemos uma vida fiel. Nosso chamado é para andarmos segundo Cristo, em boas obras, que tem de ser o padrão da forma de viver. Nisso não há soberba, isto transcende o humano e o espiritual.
Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
A boa vontade de Deus transcende a vontade humana. E Deus sabe que, quando ele envia alguém, é ele que capacita. Eu não poderia estar sobre este altar se não fosse o Espírito Santo de Deus a me capacitar, senão você não voltaria aqui pela segunda vez.
Hebreus 13:21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!
Olha como Deus faz – Deus nos aperfeiçoa, nos capacita e ele opera em nós aquilo que lhe é agradável. O culto já é uma operação de Deus. Quando você canta, louva, engrandece a Deus, isto já faz parte de uma perfeição. Isto já faz parte de uma vontade. Quem nos ensina em cada detalhe da nossa vida é o próprio Espírito de Deus. Por isso, aqui eu tenho o cuidado para não criar ilusões mágicas na vida da pessoa – eu sou um pastor que ama você, que cuida da sua alma, que ora diariamente por você.
Eu tenho cuidado de preparar o povo de Deus para a execução desta missão. E eu tenho este cuidado porque sei que muitos erros são feitos em nome de evangelização. E há pessoas que mais espantam do que atraem para Deus. Porque não tem identidade com Cristo. Quem não tem identidade com Cristo não se sente responsável por reproduzir a Cristo nesta terra. Não tem este ardor, por não saber quem é Deus, por não ter identidade com Cristo.
Por isso, muita gente confunde o que é evangelismo com o que não é evangelismo. Então, para fazer o verdadeiro evangelismo, a pessoa precisa ter uma cultura de evangelização. Precisa ter uma identificação com Deus. Muita coisa que se diz que é evangelismo, as pessoas não querem mais ouvir. Muita gente está farta de igreja, porque foram evangelizadas erradamente.Evangelização tem muitas razões. Já mostrei aqui uma forte razão porque precisamos levar muito a sério a Evangelização. Veja a estatística de mortes pelo mundo.
Organizações mundiais mostram quantas pessoas morrem no mundo:
500 por minuto 400
30.000 por hora 24.000
700.000 por dia 560.000
21.000.000 por mês 16.800.000
252.000.000 por ano 201.600.000
Só 20% delas são de confissão cristã, 80% são pessoas separadas de Deus. – Bispo, mas o que eu tenho a ver com isso? TUDO a ver! Porque temos uma missão, um chamado, somos obrigados, não há como fugir desta missão. Olha, os Estados Unidos, que sempre foi o país de maioria protestante, não é mais. Pela primeira vez na historia, de forma constante e progressiva, há cada vez menos evangélicos nos Estados Unidos.
O Supremo Tribunal Federal americano, onde era obrigatório ter juízes cristãos, hoje não tem nenhum juiz crente. Grandes denominações, presbiteriana, anglicana, luterana, começaram a consagrar pastores gays. Pastoras e bispas lésbicas. Começaram a apoiar o aborto, o casamento gay, a maconha, o homossexualismo e deixaram de defender a família natural – um homem e uma mulher. Começaram a dar acento a coisas que Deus jamais permitiria e a Bíblia é a testemunha. Então o Espírito se entristece, se apaga.
Imagine você, no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas desviadas do evangelho. 42% dos evangélicos a volta do mundo se afastaram das igrejas, não confessam mais a Jesus, não dão testemunho, e muitos até negam. O pastor mais famoso da Suécia, Ulf Ekman, que tinha a maior igreja do país e durante 30 enviou missionários para dezenas de países, que tinha uma rede de TV, ele negou a Cristo, abandonou sua igreja e foi se esconder na igreja católica.
Amados, nós somos parte deste ministério Cristo Vive, por isso temos que ser parte desta função e desta missão de evangelização. Temos que entender que evangelizar, dar testemunho, ser missionário é uma função nossa.
Primeiro lugar, não é por imposição. Temos o ministério da reconciliação, e não da imposição. Temos que contar o nosso testemunho. Temos de usar alguns versículos bíblicos que estão na nossa mente e no nosso coração, porque as verdades do evangelho são irrefutáveis. E ninguém tem placa na testa dizendo: – Ovelha. Lobo. Cabrito. Por isso é que temos que pregar, porque quem é ovelha vai ouvir e vai seguir.
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Então, não adianta alimentar o coração das pessoas com o que Buda diz, com o que Shirvá diz, Alá diz. Para a salvação só existe um Deus. Então esta função que temos não é uma imposição, é nossa missão. Reproduzir a Jesus, dar testemunho, falar de Jesus. Não é uma coisa complexa, eu sei que é difícil, mas não é complicada.
Segundo lugar, o uso do nosso testemunho pessoal. O teu testemunho tem muito poder. Nosso apóstolo diz que é conhecido no mundo todo por duas coisas: – Pela revelação da graça de Deus, e pelo seu testemunho. Ele não teve um pai para o abençoar, para lhe pagar salário, mas a sua vida sempre foi altamente dependente de Deus. Amado, não podemos fazer da nossa vida um ritmo de tico-tico no fubá – um dia bem, outro dia mal, um dia lá em cima, outro dia, lá em baixo.
O nosso testemunho pessoal, a obra de transformação que aconteceu na nossa vida, dizermos isto às pessoas é muito forte. Com isso estamos lançando a boia de socorro no meio das turbulências do mar da vida.
João 9:22-23 Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga. Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai-o. Veja, problemas de intolerância religiosa sempre houve.
João 9:24-25 Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
Veja uma coisa, este homem não sabia quem era Jesus, ele não tinha identidade com Jesus. Ele não sabia dizer nada sobre Jesus. Então, nós não podemos dar testemunho de quem nós não conhecemos.Olha, muita gente quer falar de Deus e não sabe quem é Jesus. Dizem que é o Chefe lá de cima, o cara, é um profeta, mas não sabem quem ele é, porque não tem vida intima com Deus. Não são capazes de dizer quem é Jesus. Nós temos de ter uma noção intima de quem é o nosso Deus.
Por isso, tivemos estudos aqui com os nomes de Deus, sobre a predestinação, sobre o autor da salvação, sobre os livros, sobre o falso livre arbítrio, sobre as duas sementes, sobre salvação eterna que não se perde. Por isso, quando eu falo da igreja Cristo Vive e perguntam como é esta igreja, eu digo que é uma igreja de ensino, uma escola do saber de Deus. Porque não podemos falar do que não conhecemos.
Tem muita gente que fala de você e de mim sem nos conhecer. E há um costume na sociedade de macularem o nome de quem não conhecem, e as pessoas acreditam em quem maculou, e não acreditam em quem foi maculado. Por isso, você precisa saber quem é Jesus. Porque ele é o foco do evangelismo. Por isso, você tem de contar quem você era, quem foi o autor da mudança na tua vida, e quem você é hoje.
Você se lembra como era a sua vida antes de ter Jesus? Eu era um católico romano, fui coroinha com 7 anos, depois fui seminarista para ser padre por 9 anos, era muito ligado com as marias do perpétuo socorro, aparecida, das graças, Fátima. Eu era supersticioso, tinha medo de passar em frente ao cemitério, tinha medo do escuro, acreditava em imagens, em aparecida, em limbo e purgatório, usava fita de congregado mariano, andava com escapulários no pescoço, com medalhas de santos, rezava terço, jaculatórias, ladainhas. Na realidade, eu não sabia quem era Deus. Eu sabia quem era Maria do perpétuo socorro, aparecida, santo Afonso, são Clemente e são Geraldo, fundadores da congregação. Eu sabia um monte de coisa que não servia para nada, não dava salvação, mas de Deus não sabia nada.
Por isso, aqui temos o cuidado de ensinar quem é Deus. Aqui você aprende sobre Deus, sobre como ser pai, mãe, chefe de família, filho, profissional correto, empresário do Senhor. Aqui você adquire noção das coisas de Deus, conhece sua identidade espiritual, sabe que o crente em Jesus não pode se envolver com o mundo. Quem é amigo de Deus não é amigo do mundo. E quem é amigo do mundo é inimigo de Deus. Então o cego disse: – eu não sei se ele é pecador ou não. Só sei que eu era cego e agora estou vendo. Isso é como ir às cartas de taro, aos búzios, à cigana ler as mãos.
Mas Deus é real, é verdadeiro, é único, é Senhor, é absoluto, é amor, é verdade, ele nos predestinou para ele, somos seus filhos amados. Quem está nele não tem mais nenhuma condenação. Se você está em Cristo Jesus, a lei do pecado e da morte foi arrancada da tua vida e a lei do Espírito da vida foi instalada em você. Ele te fez sábio, justo, santo e redimido. Ele é Senhor, é Rei, é Soberano. Ele é Alfa, o Omega, a Brilhante Estrela da manhã, a Rosa de Sarom, ele é Jesus, o Senhor.
Terceiro lugar, evangelização tem que ter envolvimento público, tanto da igreja quanto dos membros da igreja.
Mateus 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:14,15 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
Uma igreja que não evangeliza não é igreja. Um crente que não dá testemunho não é fiel. Tem que alumiar a todos. O mundo tem que ver as boas obras brilharem. O ministério estar na radio, na televisão, os sites na internet, as páginas no fb, as mensagens no youtube, você dando o seu testemunho – tudo isso faz parte da nossa vida, nós somos luz, somos o que o mundo precisa. O mundo é cheio de crises, de desesperança, de vazios e de incertezas. E quem tem de indicar para a paz e a salvação eterna? A maioria das pessoas não sabe que, se morrer sem Jesus vai pro inferno, se morrer com Jesus vai para o seio de Abraão. A maioria das pessoas não tem noção disso.
Então, qual o grande chamado para a igreja? Porque cada nação tem seus deuses, seus profetas, mas o mundo só tem um Deus. Então, por que evangelizar o mundo que tem deuses e profetas de todo lado? Por que o nosso apóstolo tem este chamado a evangelizar as nações todas, com o sonho de instalar 6 antenas para alcançar as pessoas em todos os continentes? Ele diz o seguinte: – Eu tenho visto um movimento de intolerância religiosa cada vez maior. Por isso é que evangelização é um movimento de cada um de nós, mas também é movimento da igreja.
A intolerância religiosa é um verdadeiro apocalipse nesta terra. E existem religiões cujo fundamento é bom, mas as pessoas usam da religião para praticar o mal. Vocês tem visto como acontecem decapitações, enforcamentos, tudo em nome de uma pseudo religião do islã. Mas isso não tem nada a ver com os verdadeiros islamitas e muçulmanos. E há países em que, se a pessoa for apanhada com uma Bíblia, ela é morta na hora. E a igreja de Jesus no país que deveria jogar as cartas na mesa, os Estados Unidos, com inúmeros satélites próprios, em vez de evangelizar, estão anunciando hotéis, comprando e vendendo viagens. E falar de Jesus, pouca gente faz isso, e foi Jesus que deu esses canais a eles, com dízimo dos fiéis.
Bom. Aqui no Brasil temos um exemplo, Jesus deu um canal de televisão que hoje concorre com novelas. Por isso, quando você pergunta a um crente – quem é Jesus – ele não tem a resposta correta, ele não tem noção de quem é Jesus. Então a intolerância religiosa tem de nos estimular a cuidar desta questão de evangelização da nossa cidade, do estado, do Brasil e do mundo. E não pense que a intolerância religiosa é só lá nos países do oriente médio. Aqui dentro do Brasil. Tem governos aqui dentro do Brasil que não toleram o protestantismo.
Este apocalipse é o mau uso de uma religião que cria a intolerância religiosa contra o cristianismo. É uma falsa religião de paz que, no ano de 610, um homem chamado Mahoma interpretou mal os livros sagrados dos judeus e cristãos, e começou a dizer que era o grande profeta mandado por Deus. Ele dizia que Jesus era um simples profeta e chegou a dizer que Jesus o anunciou. E assim nasceu o Islam, e o seu livro “o Corão” que é uma cópia fraca da Bíblia e da Torah. Amados, tudo isto está previsto na Bíblia.
Esta religião converte-se numa ideologia política e religiosa expandindo seu terror pelo mundo com a força das armas em nome de um deus. A partir de então inúmeros povos cristãos caem nas mãos desse, que usa a religião pro mal, torturando, assassinando, escravizando, profanando as igrejas para converter as pessoas em discípulos. Depois da 2ª.guerra mundial, com a queda do império otomano na Turquia, essa religião começou a perder força, mas nos últimos anos começou uma guerra contra o mundo cristão, contra o mundo ocidental. Esta religião voltará à Europa, depois de ser expulsa de lá duas vezes, a partir de Andaluzia na Espanha. Eles acham que, conquistando a Europa, o mundo será o Islã de deus.
A Jihad (guerra santa contra os não muçulmanos) chegou à Africa. No Sudão, mulheres são obrigadas a praticar sexo com os muçulmanos e as que não aceitas são mortas na hora a machadadas.
Na Etiópia, em 2006, muitos mortos em confrontos entre cristãos e muçulmanos. Um deles aconteceu quando muçulmanos quiseram impedir uma festa cristã da Vera Cruz da Igreja Ortodoxa Etíope.
Na Argélia, houve 20.000 conversões ao cristianismo. Por isso, o governo introduziu uma lei proibindo os cristãos de transportar material bíblico de evangelização.
No Sudão uma frente lançada pelos principais lideres declara que “um não muçulmano é um não crente que se opõe à expansão do Islã. E garante liberdade para assassiná-los a todos”. Atualmente ocorre a violação de meninas e mulheres que são capturadas para servirem de escravas da população muçulmana e assassinato de milhares de pessoas pelas suas crenças religiosas. Mais de 2 milhões de cristãos já foram assassinados pelas tropas pró-islamitas.
No Egito, o povo cristão copta está proibido de construir ou de reparar igrejas, mas pagam impostos ao governo por não serem muçulmanos. Jovens cristãs são sequestradas, casadas e obrigadas a se converterem ao islam. E ainda chamam de guerra santa contra os cristãos.
Indonésia – 3 meninas de 15 a 17 anos foram decapitadas por se negarem a se converter ao islam.
Filipinas, Timor oriental – sacerdotes são mortos, igrejas são destruídas.
No Líbano, a população cristã diminuiu em mais da metade, as pessoas estão fugindo para outros países.
Êxodo de 700 mil cristãos do Iraque depois de ataques muçulmanos.
Há um futuro sombrio sobre a Europa e Ásia. Há 50 milhões de muçulmanos por lá. E eles dizem que irão converter a Europa + Ásia ( a “Eurásia”) num continente muçulmano em poucas décadas. “Há sinais de que Alá concederá a vitoria na Europa sem armas, sem espadas, sem conquistas”.
Inglaterra, Itália – os muçulmanos tem taxas de nascimento bem maiores do que os nativos. Dentro de poucas décadas a população muçulmana será maior que a nativa.
Na Alemanha um estudo mostra que 40% dos muçulmanos que vivem ali tem orientação fundamentalista e anticristã.
Na América as torres foram destruídas e a conversão de católicos hispanos ao islamismo tem sido um fenômeno social. Dizem que os números estão entre 25 e 40 mil convertidos.
Na Venezuela, Chávez convidou missionários muçulmanos do Irã para converter os guajiros e indígenas na Amazônia, depois que expulsou cristãos evangélicos.
No Canadá a religião muçulmana é a de maior crescimento. A cada 5 nascidos, 1 é muçulmano.
Então, o apelo é – não interrompas esta cadeia, e ajude-nos a prevenir uma tragédia. Amados, por que estou lhes mostrando isso? O mundo é livre e pode seguir a quem quiser. E qualquer movimento que não seja recebido como apoio a vários sistemas religiosos resulta em morte das pessoas. Então, a evangelização tem que ser pessoal e da igreja. O que eu mostrei aqui é apenas a ponta do iceberg. E o que eu preciso lhe dizer é – O mundo precisa de nós. O mundo precisa de programas de radio e de televisão pregando a graça de Deus, precisa do nosso testemunho. Porque diz em…
Mateus 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Os homens tem que ver as nossas boas obras. Então, evangelização é envolvimento pessoal e público.
Quarto lugar, evangelizar não é repreender as pessoas, passar um sermão. É dar a razão da esperança.
1Pedro 3:15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.
Como é que eu posso responder com meu testemunho se não tenho compromisso com Deus, se não tiver amor com as almas perdidas, se eu não olhar essas estatísticas e pensar – daqui a pouco vai estar aqui dentro do nosso país! Temos que estar sempre preparados. E como vou estar preparado se trocar o culto por qualquer outra coisa? Precisamos entender que responder as questões àqueles que nos perguntam e um campo fértil.
É anunciar a Jesus, é defender a fé, é passar a certeza e a convicção. Não é dizer – eu era cego e agora vejo, mas não sei se ele é pecador ou não. Mas é defender com convicção sobre salvação eterna, sobre a predestinação, sobre eleição. Olha, se nós não fizermos isto, diz que as pedras vão clamar.
Quinto lugar, o resultado do evangelismo. Por que tenho de ensinar estas verdades? Porque muito do que se chama evangelismo, na realidade, é uma grande manipulação emocional. Você sabe que tem ministérios que pagam as pessoas para elas se fingirem de cegas, de paraliticas, de mudas, vão de cadeira de rodas. Para depois dizerem – seja curado agora – e a pessoa sai “vendo, andando, falando, carregando a cadeira de rodas”. Viu só, Deus está operando aqui.
Amados, o único que cura é Jesus. Os médicos sabem que tratam o paciente, dão o remédio para remediar. Mas a cura vem pela palavra, vem por Jesus. Porque ele é o médico dos médicos. Você não está aqui para receber remédio, você está aqui para receber a cura, cura da alma, dos sentimentos, da personalidade, das emoções. Só Jesus cura – pelas suas chagas, fostes sarados. Então, não podemos ser manipuladores emocionais como fazem a maioria dos ministérios por aí. Porque conversão é algo sobrenatural, é ação da graça de Deus. Por isso, nós que somos convertidos temos que mostrar às pessoas a necessidade de conversão.
Romanos 10:8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
Romanos 10:9-10 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Romanos 10:13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
E se invocar o nome de Buda? Não será salvo. E se invocar o nome de outro deus qualquer deste mundo, há salvação? Não. Portanto, estamos seguros de uma missão que nós temos, como diz em…
1Coríntios 12:3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
O mundo e estas religiões que criam intolerância religiosa estão chamando Jesus de anátema. Mas quando a pessoa diz – Jesus – é o Espírito Santo que faz a obra. Fez na minha vida e na sua vida. Nós somos um milagre nesta terra. Então, se nós somos um milagre, a nossa missão tem de ser cumprida. Não podemos fugir desta missão. A sua família precisa de você. Seu patrão, seu vizinho, os familiares que estão longe, seus amigos, para todos eles você tem de reproduzir a Jesus Cristo.
E eu quero usar estes minutos finais para falar de um profeta que recebeu de Deus uma missão – evangelizar uma cidade chamada Nínive. O nome dele era Jonas, quer dizer pomba. Só que Jonas achava que era maior do que Deus e disse para si mesmo: eu não vou fazer a vontade de Deus.
Jonas 1:1 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Amado, a palavra do Senhor está chegando a tua vida. Isto é uma missão. Talvez você nem imagina como é difícil ser pastor. Há uma carga muito grande sobre a vida do pastor. Quantas vezes há ataques contra a saúde, contra as emoções, para que eu não venha aqui dizer o que tenho de dizer à igreja. Mas todos tem de saber quem é o Deus que eu creio, que eu confesso, o Deus da salvação que é Jesus Cristo. Jesus! Jesus!
Jonas 1:2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
Olha uma coisa, Deus está com ira contra os povos e contra as nações que adoram o demônio. Deus está com ira com as questões do ocultismo e do espiritismo dentro do nosso país. Não pense você que um terremoto, um tsunami, um vulcão em erupção foi o diabo que fez. O diabo não tem controle de nada, nem na tua mente ele tem controle. Nós somos propriedade exclusiva de Deus, e a nossa mente é a mente de Cristo. O nosso coração foi circuncidado com o poder desta palavra. Ele não tem como ler pensamento de ninguém, isso é balela, não lê nada. Não pode ler. Nós temos a mente de Cristo.
Agora, o inimigo saber usar aquilo que é manifestado pelas pessoas. Deus disse – vai à Nínive, porque a malícia – Deus sabe como a malícia está grande aqui e no mundo. As festas rave, a balada, a cocaína, o crack, a bebida alcoólica, o fumo, a pornografia, a prostituição… Sabe o que o papa Francisco disse à poderosa Cúria Romana? Vocês tem Alzheimer de Deus, vocês tem 15 doenças, entre elas, a pedofilia. A malícia subiu a Deus.
Jonas 1:3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
Ele pegou um navio que ia para 4000 km de distância, ia para a costa da Espanha. Ele estava desobedecendo a voz do Senhor. Amado, ouça, preste bem atenção, Deus não arranja substitutos. – Ah! Você não quer vir mais à igreja? Bem, você vai perder galardoes, porque vou dar ao Zezinho no teu lugar… Deus não faz isso. Eu sou insubstituível, você é insubstituível, ninguém pode estar no teu lugar. O caso é Deus comigo e Deus com você.
Jonas 1:4 Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.
Jonas 1:5 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.
Você sabe que, por causa de um homem, que tentava fugir da vontade de Deus, que se esqueceu do seu chamado de profeta do Senhor, de repente, o mar se agitou.
Jonas 1:6-12 Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.
Veja, de repente, uma grande tempestade, mas o mar estava calmo minutos atrás. O mestre do navio era experiente, sabia que o vento estava a favor, o navio estava com carga adequada. E, de repente, por causa de um homem insensato que estava dormindo no porão do navio, se levanta uma grande tempestade. Com Deus não se brinca, amados. Há muita gente dormindo. E o mundo morrendo, 21 milhões por mês, 252 milhões por ano, 80% separados de Deus. Ah! Eu não vou ficar dando dízimo pro pastor, não me interessa se tem gente que morre, se não morre, sempre tem gente morrendo… Não faça isso, porque o próprio Paulo disse em…
Efésios 5:14-16 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Às vezes, por causa de uma insensatez, como o caso de Jonas, vem uma tempestade a uma família.
Jonas 1:7 E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Era ele. Um rebelde, um profeta que não obedeceu a voz de Deus.
Jonas 1:8-9 Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.
Engraçadinho! O temente a Deus que diz que é evangélico, e desobedece ao Senhor. E acha que ele é o cara. Só que Deus não se deixa zombar. Não se esqueça, o mundo precisa de mim e de você. Você tem um chamado de Deus.
Jonas 1:10 Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do SENHOR, porque lho havia declarado.
Não dá pra fugir de Deus. Não dá pra você dizer – mas hoje à tarde, eu tenho outro programa, não vou poder ir à igreja. Amado, não faça outro programa, o teu chamado não é para aplaudir o mundo. É para glorificar o Senhor. – Mas eu vou beber…. Amado, nós já bebemos tudo o que tínhamos de beber, fumamos tudo o que tínhamos de fumar, já fizemos todas as besteiras do mundo. Agora somos novas criaturas, PONTO! Agora, somos para glória de Deus.
Jonas 1:11 Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.
Eu sei que tem pessoas que a sua vida está cada vez mais tempestuosa. Mais problemas, mais dificuldades. Porque Deus fala – não falte ao culto, a pessoa falta. Tem que ser dizimista fiel – a pessoa não concorda porque diz que é da lei. Tem que louvar a Deus – a pessoa nem levanta as mãos. Sabe o que acontece? Vida cada vez mais tempestuosa. É melhor se render e dizer – Senhor, eis-me aqui.
Jonas 1:12 Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
Jonas pensou que podia fugir de Deus. E disse – me joguem no mar, eu morro, a tempestade acaba, vocês seguem viagem em paz e eu não preciso ir pra Nínive. E Jonas pensou – agora me livro do problema, Deus não pode me mandar pra Nínive, vou morrer.
Jonas 1:17 Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.
Pegou carona no peixe. E lá no ventre do peixe, ele encontrou peixe podre, algas fedorentas, coisas em decomposição. E 3 dias depois ele caiu em si e disse: – Senhor, eu não vou mais desobedecer. É culto, eu vou. É dizimo, eu levo à igreja. É missão, vou ser missionário. Não vou mais fingir que sou crente não sendo crente na prática. Porque não era a vontade de Jonas, era a vontade de Deus.
Jonas 3:1-2 Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.
Jonas 3:3-4 Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR.
Jonas aprendeu a lição. Ele sabia que precisava de uma mudança de atitude. Não era mudança de local. Ele achava que tinha encontrado a liberdade, mas encontrou o desastre da vida. Ele pensava em fazer o que ele queria, e não o que Deus queria que fizesse. Mas Deus sabe tudo sobre nós, não há como fugir.
Salmos 139:7-8 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
Salmos 139:9-10 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Salmos 139:11-12 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
Amados, todos nós, em algum momento, também tentamos escapar de Deus. Eu tentei escapar de Deus, dizendo – Senhor, não aguento mais, bota outro no meu lugar de pastor. E Deus nunca me deu resposta. Quando desobedecemos ao Senhor, enfrentamos perigos, por causa da deslealdade a Deus. Mas a cobranca vem e, às vezes, é pesada. Então, precisamos entender que este homem, que disse que era hebreu temente, estava fugindo da presença de Deus. Mas Jesus não é uma divindade local, ele é o Todo Poderoso. E quando Jonas disse – lançai-me ao mar – Deus disse: – Não, você vai cumprir a missão que eu te dei. Deus está falando ao nosso coração.
Jonas 2:10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
Jeremias 51:34 Nabucodonosor, rei da Babilônia, nos devorou, esmagou-nos e fez de nós um objeto inútil; como monstro marinho, nos tragou, encheu a sua barriga das nossas comidas finas e nos arrojou fora.
Esse Nabucodonosor é este mundo que devora as pessoas, que esmaga, que faz das pessoas objeto inútil. Esse mundo é como um monstro marinho que traga as pessoas. Mas nós precisamos dizer a cada pessoa: – Creia em Jesus Cristo e serás salvo. Esse tem que ser o seu testemunho.
Eu termino com esta frase de uma antropóloga norte-americana, Margaret Mead, e eu acredito totalmente: “Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas preocupadas e comprometidas possa mudar o mundo. Na verdade, é a única coisa que já conseguiu.”
Nosso testemunho e nosso compromisso com o reino de Deus pode mudar o mundo.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.