Casa Sobre a Rocha – Juntos Temos Uma Missão

MISSÃO DADA POR DEUSNeste post vamos aprender sobre a missão que temos juntos a cumprir.

Filipenses 1:27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;

Juntos temos uma missão. A cada dia de culto o altar desta igreja nos ensina a palavra. Estamos aprendendo a amar a palavra. Estamos aprendendo a viver a palavra. Aprender é resultado de ensino. Amar é o sentimento que colocamos perante a palavra. E viver é uma obrigação nossa, porque somos ouvintes e praticantes da palavra.

Já aprendemos que temos uma missão nesta terra. Não estamos aqui por um acaso, estamos aqui por vontade de Deus. E Deus quer que, nesta missão, nós todos, pastor e ovelhas compartilhem o amor de Deus e o nosso testemunho com as outras pessoas. Teus familiares, teus amigos, colegas de trabalho, os que pertencem e os que não pertencem à tua família, todos que Deus, de forma sobrenatural, colocar no teu caminho e no meu caminho, é nossa obrigação falar de Jesus. Compartilhar acerca de Jesus.

– Por que Deus quer que compartilhemos isto?  Mas isso não é obrigação do pastor da igreja? Não, isto é obrigação de todos os salvos. E Deus quer que façamos isso porque os eleitos de Deus não tem uma placa na testa dizendo – sou filho de Deus. Ninguém sabe disto. Para que os eleitos conheçam e venham a ser salvos é preciso que se pregue. Então a igreja tem de cumprir a sua obrigação de pregação. Por isso ensinamos aqui que é importante pregarmos a palavra por radio, televisão, internet, mídia, literatura. Tudo o que nos é disponibilizado está sendo usado.

Mas é a sua vida, o boca a boca, o nosso testemunho, aquilo que Deus fez na nossa vida, tem de sair em forma de confissão e de testemunho. Isto é fundamental, porque ninguém é salvo por si mesmo, por seus atributos, por seu merecimento.

Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, Quer dizer que a humanidade toda está morta espiritualmente. E a vida chega quando alguém ouve a palavra de Cristo, recebe o dom da fé, e confessa a Jesus como Senhor. Aí vem o dom da vida. Aí vem uma vida com razão, com significado.

Efésios 2:2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Veja como a gente andava, segundo o príncipe da potestade do ar. É importante que o pastor sempre traga à memória como era o nosso passado. Então, quando alguém fumava, era ele que mandava. Bebia, era ordem dele. Adulterava, era ele que mandava. Porque o mundo jaz no maligno e nós andávamos lá.

Efésios 2:3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Na nossa carne era como se fossemos filhos da ira. Tínhamos as mesmas atitudes de qualquer pessoa sem Deus.

Efésios 2:4-5 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

 Mas Deus… é quando ele entra na nossa historia de pecadores do mundo. E não teve qualquer participação do ser humano e nem poderia ter, porque morto não tem vontade. Você lembra como era a tua vida antes de ter a Jesus como Senhor?  Graças a Deus que chegou um momento em que… Mas Deus!

Amados, para muitos de nós, chegou um anjo com um folheto, com uma mensagem, com uma palavra e nos mostrou o caminho onde haveria salvação, a igreja. Sabia que você é um anjo. E algumas pessoas, disse Paulo, recebem pessoas em casa sem saber que eram anjos. Sem saber hospedaram anjos. Você pode ser um anjo de Deus pra tua família, pros teus amigos, pros teus parentes. Porque você já tem a medida angelical.

Efésios 2:6-7 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 

Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Pela graça sois salvos. Então não é por livre arbítrio que somos salvos, como ensina a igreja tradicional.  Infelizmente, a igreja tradicional se afastou das verdades bíblicas.

Efésios 2:19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

Agora, veja, estávamos lá fora fazendo a vontade do príncipe das potestades do ar. Agora somos da família de Deus. Como é que aconteceu esta virada de vida? Pela palavra. Pela graça de Deus, pelo dom da fé. A fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. Então, a nossa obrigação de pregar a palavra, de instar a tempo e fora de tempo. Diz em…

Romanos 3:10-12 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Veja, o ser humano não teria qualquer possibilidade de salvação a não ser que Jesus o fizesse. Nós estávamos totalmente perdidos por causa do pecado.  

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.

Paulo deixa claro que, se a palavra não chegar, a glória de Deus não chega. Todos pecaram, e por isso, carecem da glória de Deus. Sabe, quando eu era jovem, estava no seminário católico. Não se pensava em mudar de religião.Porque se dizia – nasci católico, vou viver católico e morrer católico. A gente ia à missa se queria e quando queria. Mas não havia vida espiritual.

Ou como disse um amigo meu, ainda católico, a gente vai à missa, entra e sai, e não conversa com ninguém, poucas pessoas se conhecem. Não há integração. E quando a mãe dele estava doente, tinha uma pessoa que cuidava dela e a levava a uma igreja evangélica. Quando ela não pode mais ir à igreja, todas as semanas pessoas da igreja iam à casa dela para orar com ela, levar a ceia, conversar com ela. Ele disse – os evangélicos tem essa vida comum, de se ajudar, se apoiar. E meu amigo dizia – lá nessa igreja minha mãe era conhecida, sabiam seu nome, vinham visitá-la, havia uma comunhão grande entre as pessoas.

Então, amados, Deus nos criou com um propósito e nos deu a sua vida e isso se chama Boas Novas de Alegria. É a nossa salvação.  Precisávamos da glória de Deus, ele nos trouxe a glória, nos deu a fé, confessamos a Jesus como Senhor e Salvador, a glória de Deus veio e aí não é para ficar sentado na igreja. Nossa vida tem de ser compartilhada, e este trabalho tem de ser feito por nós. Não é uma pessoa só, um grupinho só, mas todos nós.

Filipenses 1:27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;

Evangelho não é uma coisa de terça e domingo. Evangelho é pra se viver, de domingo a domingo, todos os dias, 24 horas por dia, 30 dias do mês, 365 dias do ano, é uma vida. Na realidade, é um modus vivendi, do latim, uma forma de viver. Olha, o macumbeiro vai pra encruzilhada fazer oferendas, vai pro cemitério, vai pra beira da praia, essa é a filosofia deles. E, no meio dessas pessoas, há filhos de Deus, que não sabem do evangelho, porque ninguém ainda lhes falou de Jesus, e estão andando de acordo com príncipe das potestades do ar.

Lutando juntos pela fé evangélica. Por modo digno do evangelho, ou seja, a tua vida tem que ter uma conduta, um padrão evangélico. Você e eu, como marido, como pai, como avô, como mãe, como filho, como empresário, como profissional liberal, existe um padrão que é o modo digno de se viver o evangelho. Porque há pessoas que dizem que vivem o evangelho, mas não de modo digno. Porque o modo digno de se viver o evangelho é através da graça de Deus.

Filipenses 3:20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Então aqui é uma peregrinação.  Quantas pessoas passaram por nós e já descansaram no Senhor, já foram pro seio de Abraão, já terminaram o bom combate, já guardaram a fé e foram pro descanso eterno. E nós que continuamos aqui nesta peregrinação….

Filipenses 1:27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo… lutando juntos pela fé evangélica;

Por isso a nossa conduta tem que ser correta. A nossa vida moral tem exigências grandes. Temos que mostrar nossa gratidão ao Senhor pelo que ele fez em nossa vida. Temos que mostrar ao mundo uma forma de viver de quem vive lutando pela fé evangélica. É claro que tem muita gente guerreando contra as igrejas. Hoje tem mais gente evangélica guerreando contra as igrejas do que defendendo a fé.

Grande parte dos crentes vão às redes sociais pra falar mal de irmãos, para agredir. Não estão lutando juntos pela fé evangélica. Porque um é contra a graça, outro é contra a predestinação, outro é contra o dízimo.  Na verdade, a igreja de Jesus é um grande gigante, só no Brasil são 27 milhões, mas está adormecida.Então, Paulo está dizendo que a nossa luta é pela fé evangélica, é refletir Jesus, é mostrar as marcas de Cristo. Ele não veio pra condenar ninguém.

João 3:17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Então a nossa vida tem de mostrar esta salvação, tem de mostrar a obra que Deus fez no teu caráter, na tua personalidade, na tua família, na tua vida, na tua forma de viver. A consciência de que Cristo mora em nós nos dá uma dignidade muito grande, nos inspira a ser pessoas exemplares. Afinal, o Senhor é o Rei e nós somos embaixadores de Cristo.

Colossenses 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;

Veja, é Deus quem abre a porta para pregarmos a palavra. É ele que coloca pessoas no nosso caminho. E que nós estejamos dispostos quando ele abrir a porta e demos o nosso testemunho. Há oportunidades por todos os lados – família, amigos, colegas, conhecidos, pessoas que Deus coloca no nosso caminho. Por isso é que temos de viver o evangelho de forma digna. E, claro, há pessoas que colocam obstáculos.

1Coríntios 9:12 Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.

Paulo não queria criar obstáculo ao evangelho de Cristo. Porque há gente que cria obstáculo.

Gálatas 1:7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

Olha só, há gente que fica perturbando as pessoas. Pensam que estão dando testemunho, mas estão pervertendo o evangelho de Cristo. Garrafinha de água, óleo não sei de que, isso não é evangelho de Cristo. Isso é perturbação e perversão do evangelho de Cristo.

Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

Veja, não tem bom testemunho quem não anda de modo digno da sua vocação.  Eu não posso beber e dizer – Deus fez uma obra na minha vida. Por isso aqui ensinamos você a viver de modo digno.

1Tessalonicenses 2:12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

Colossenses 1:10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

Amados, ouçam, o Espírito Santo de Deus está clamando, através deste altar, que você entenda que tem uma missão, que você deve viver de modo digno. Viver segundo as regras de Deus, nas relações familiares, nas relações empresariais, no testemunho da palavra. Amados, uma pessoa que mente não pode dar testemunho de nada. Eu não posso, na sexta-feira, me soltar pela vida, ir a tudo que é festa e bailão, e depois dizer – estou lá dando testemunho de Jesus. Não pode amar o mundo e amar Deus. Se você ama o mundo é inimigo de Deus. Se você ama a Deus, é inimigo do mundo. Porque o mundo não tem um modo digno de viver.  Então…

Filipenses 1:27… lutando juntos pela fé evangélica.

Então, é uma luta, é um esforço conjunto, lutarmos juntos pela fé evangélica. Veja, fé evangélica não é uma coisa subjetiva. Não é como acender uma vela. Mas é algo objetivo, é a fé cristã, o dom da fé, a fé que vence o mundo, a fé santíssima, a fé dos eleitos de Deus, a fé viva. A fé cristã está em contra distinção de outras formas de fé, como, a fé na padroeira, a fé nos búzios, a fé, fé em levar flores à praia, fé em são João, fé na aparecida.

A fé cristã evangélica, a fé de Cristo está em contra distinção disso tudo. Cristo não é uma coisa abstrata, a fé evangélica é a fé em alguém que está vivo. Eu creio num Deus vivo – isto se chama a fé de Cristo. A fé evangélica é uma fé viva, o centro da nossa vida é a fé de Cristo. Por isso Paulo disse que temos de lutar juntos. E a IECV vai ao radio, à televisão, à internet, mídias sociais, site – é um esforço conjunto. Você e sua família, eu e minha família, todos lutando juntos para propagar o evangelho, a salvação no meio de um mundo tão hostil, quanto o mundo em que estamos vivendo.

Judas 1:3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

Olha que privilégio!  Deus não dá e tira a fé. Ele nos deu o dom da fé uma vez por todas. E Judas diz – eu me senti obrigado a admoestar a igreja para que batalhe diligentemente pela fé, com cuidado, com foco, empenho, amor, paixão. Vamos batalhar diligentemente pela fé evangélica, no meio deste mundo pagão, hostil, sem Deus. E uma batalha diligente é uma defesa, é uma pregação intensa, porque só a graça é a verdade, e só a verdade é a graça. Moisés trouxe a lei, Jesus trouxe a graça e a verdade. Não pode haver outro evangelho.  Veja….

Gálatas 1:7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 

Gálatas 1:8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

Fora do evangelho da graça, anátema, maldição.  Então, quando você prega, você é uma benção. Deus disse a Abraão – eu te abençoo pra você ser uma benção. Sê tu uma benção. Você precisa entender que Cristo é a revelação central e, fora da revelação da graça, tudo é falso.

Então, Judas não questão da fé foi altamente dogmático, ortodoxo e zeloso em potencial. Ele era apaixonado pela fé de Cristo. Nenhuma outra fé funciona para a salvação. Então isto nos anima a combater o bom combate da fé, isto em urgente. Não podemos deixar mais que as pessoas deturpem a fé, criem ilusões. A maioria das pessoas que estão nas televisões e rádios estão criando ilusões para o povo de Deus.

Então, vivemos a historia de um país, uma cultura cheia de mentalidades, espíritos hostis contra a verdade de Cristo. E nós não podemos nos acovardar. Se Deus diz que casamento é um homem com uma mulher, é assim mesmo e não podemos achar que também pode homem com homem, mulher com mulher, afinal, isso é coisa comum. É coisa comum hoje, mas Deus não permite assim.

Nós somos dignos da nossa vocação. A nossa constituição diz que família começa com um homem e uma mulher, e é isso que Deus diz, então casamento é um homem e uma mulher. Se a Bíblia é contra o aborto, nós temos de ser contra o aborto. Se a Bíblia é contra alguma coisa é para o nosso bem. É que Deus sabe o futuro e nós não sabemos.

Efésios 4:25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Então, uma pessoa não pode querer dar testemunho e mentir. Querer dar testemunho e não viver uma vida de modo digno. Olha, a vida, às vezes, não é justa. Todo mundo tem problemas, tem dificuldades, tem dores. E qual o problema de não se pregar o evangelho? É que muita gente, no meio da luta, atira a toalha. Mas quem conhece o evangelho verdadeiro não joga a toalha, porque sabe que Jesus é o Verbo Vivo.

Sabe que, por trás de tribulações, Deus está orquestrando a vitória. Às vezes, você vê uma nuvem escura sobre a tua vida, mas o sol está detrás dessa nuvem. Deus não te desampara, Deus não te deixa, Deus te ama. Você é importante, você é cabeça, você é filho, você tem a imagem do Senhor.

Olha, a vida tem batido muito em muita gente, e muitos atiram a toalha. E se metem na droga, no álcool, no ecstasy, na balada, porque já jogaram a toalha. Muitos ficaram com o coração empedernido, duro. Porque são pessoas que tem sua vida à deriva. Não tem direção, não tem uma âncora para a alma.

Então, vamos para o final da mensagem e quero lhes mostrar o que aconteceu com o apóstolo Paulo, que estava indo à Roma para ser julgado. A viagem era de navio e Paulo avisou o comandante que não começasse a viagem porque haveria uma grande tempestade. Mas o comandante achava que conhecia mais do mar que Paulo e começou a viagem. É assim, pode ser que você seja o profeta da sua casa, ou da sua família, e muitos na sua família não te ouvem.  Então, veio a tempestade que Paulo tinha anunciado e….

Atos 27:15 e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar.

 Eles estavam sem bussola, sem orientação, sem esperança, estavam se deixando levar. Vida à deriva. Muitas pessoas quando enfrentam dificuldades deixam sua vida à deriva. Não tem uma meta, um propósito, uma missão, um sonho. Tem até uma musica que diz – deixa a vida me levar… Aí vem alguém com cartas, com búzios, cartomantes, cigana, ocultismo, drogas – experimenta só um pouquinho, beba só um calicezinho… e aí a pessoa só enxerga impossibilidades e se deixa levar.

Atos 27:18 Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio.

Viver tormentas na vida sem Deus é terrível.  A vida se torna insuportável, estressante. Então diz que começaram a jogar fora a carga do navio.  A pessoa começa a abandonar os valores morais, familiares, espirituais, as relações boas. Muitas pessoas abandonam o casamento. Abandonam os sonhos da casa própria, da faculdade, abandonam tudo e se entregam, se deixam levar à deriva. É assim que está o mundo.

Atos 27:20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.

Uma luta atrás da outra. Não havia sol, nem estrelas, tudo na obscuridade. É assim que o mundo vive, sem esperança de salvamento. Mas Jesus é o sol da nossa vida. Agora, ouça, nunca esqueça disso – apesar de todos os tormentos que possam vir, Deus está no controle da nossa vida.

Atos 27:21 Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.

Atos 27:22-23  Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,

No meio da tormenta, Deus estava no controle.  Veja, um anjo esteve com Paulo e falou com ele…

Atos 27:24-25  dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.

Amados, Deus não falha.  Era tormenta, tempestade, vento, começaram a jogar fora a carga, estavam sem rumo, mas Deus estava no controle. Deus te trouxe a este lugar. E vai suceder na tua vida do modo que Deus diz na sua palavra.

Atos 27:44 Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.

Se você está vivendo tempestades e ventos, e está sem direção, e perdeu até o ânimo de viver, acredite, você está aqui porque Deus te trouxe para a salvação.

Romanos 10:9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Romanos 10:10-11  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.

Você está ouvindo uma palavra de esperança, uma palavra  com significado, uma palavra de mudança, uma palavra que desencalhe o barco da tua vida desse modo de viver sem direção. Acredite, Deus vai fazer tudo conforme está escrito. Ele já fez na minha vida, ele vai fazer na tua vida, na vida da tua família, porque ele é fiel.

Deus não quer que você viva de tormento em tormento. Ele não quer que você viva deixando-se levar. Ele quer que você viva com uma âncora para a tua alma. Porque o Deus de quem você é, e a quem você serve, está contigo sempre. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos, em cada passo que você dá. Ele não te abandona jamais e ele vai contigo por onde quer que andares. Porque ele te deu uma missão e ele vai fazer a obra dele contigo.  Amém!  Glórias a Deus!

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário