Casa Sobre a Rocha – O Livre Arbítrio Contradiz a Soberania de Deus

Eu creio que este assunto pode ser polêmico, por causa da tradição que permeia toda a igreja evangélica e também a católica e a ortodoxa.  Mas vamos aprender que se trata de um mito, uma falácia, é um argumento sem consistência, sem nenhum fundamento bíblico. Portanto, mais uma mentira que o inimigo plantou no seio da igreja de Jesus e que é alimentado pela tradição da lei e pelo desconhecimento dos pastores e pregadores.

Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

 

Você acredita que o ser humano tem, realmente, livre arbítrio nas questões da salvação? Esta é uma questão que tem confundido a igreja de Jesus ao longo dos séculos. O homem tem ou não tem livre arbítrio – é a maior das questões da revelação da graça.

Eu começo por lhe garantir, à luz da Bíblia, e com toda certeza e segurança, de que não existe sequer esta expressão na Bíblia – livre arbítrio. Não existe a expressão e não existe o conceito pregado e defendido pela lei e pelos teólogos que desconhecem a verdade bíblica.

Porque, fora da graça de Deus, ninguém pode vir a Jesus.  Por que?  Porque o estado natural do homem é um estado decaído, de rebeldia. O ser humano tem, por natureza, a corrupção nas suas entranhas. O homem natural tem a sua natureza corrompida pelo pecado, e vive escravo do pecado.

O homem por si só é incapaz de mudar o seu estado espiritual. Ele é naturalmente hostil às coisas de Deus. Por isso, somente uma intervenção Divina pode mudar esse estado e o ser humano então encontrar o caminho da Salvação.

Romanos 3:10-12 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Deus já tinha ensinado isso no AT, através de Davi no Salmo 14.  E Paulo afirmou isso, porque ele sabia da natureza corrompida do ser humano. Depois João diz em…

João 3:20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.

Veja, o ser humano no seu estado normal, ou seja, se não houver uma manifestação de Deus na sua vida, ele pratica o mal porque esta é a tendência dele. Ele aborrece a luz, ele não tem livre arbítrio para se chegar à luz.  Porque, uma vez que a pessoa chega à luz, são arguidas as suas obras. A pessoa é desnudada diante de Deus.

Então guarde isso, amado – que não há nas questões da redenção e salvação não há livre arbítrio. Porque não há um justo sequer e porque a tendência do ser humano é se aborrecer com a luz. 

2Timóteo 2:25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 

2Timóteo 2:26  mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

Ou seja, se Deus não trouxer a pessoa à verdade, ela nunca virá, porque é Deus quem concede o arrependimento. Se ela vem para a verdade ela retorna à sensatez. Quando a pessoa retorna à sensatez, vem para a verdade da graça de Deus, a vida dela passa a ter razão, sensatez. Ou seja, fora da verdade, fora da graça de Deus, as pessoas vivem de maneira insensata.

Porque, onde uma pessoa prisioneira, cativa da vontade do diabo, como ela teria desejo de Deus? Todos nós já estivemos cativos do diabo, fazendo a vontade dele, cada um tem a sua historia, o seu testemunho.  Se não for Deus a livrar, o homem não tem como se livrar, porque está cativo.

1Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

A pessoa no estado natural, o ímpio, ele não tem condições de aceitar as coisas do Espírito, porque para ele tudo de Deus é loucura. Então, não há uma pessoa sequer que, de livre e espontânea vontade, diga – Eu vou atender as coisas de Deus – porque ela está cativa, presa aos laços do diabo para fazer a vontade dele.

Então, vamos dar graças a Deus porque estamos aqui livres do diabo, livres do pecado, da condenação e da morte. O homem por si só é incapaz, ele não tem força, é impotente espiritual, é hostil às coisas de Deus.

É que muitos aqui já tem anos de igreja, já cresceram bastante na graça e no conhecimento, e a gente nem se lembra mais como era o nosso passado. Aqui cada um tem uma historia a testemunhar, como o inimigo levava a beber, a fumar, a se drogar, a adulterar, a roubar, a prostituir, idolatria, espiritismo, feitiçaria.  Estávamos realmente nos laços do inimigo.  Então o que Deus faz pelo eleito de Deus?

João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Eu o salvarei eternamente. Não existe essa coisa de buscar a salvação a cada dia, de perder e recuperar a salvação, não existe isso. Uma vez salvo, salvo para sempre. Porque diz – Eu o ressuscitarei no último dia.  Porque o Pai te trouxe e você está selado para o dia da redenção. Mas se o Pai não trouxer, alguém poderia vir? Alguém teria força pra dizer – eu vou pra igreja, eu decidi por mim e vou – não é possível.  Então, quanto a redenção, a salvação, o ser humano é incapaz.

Talvez você diga – Bispo, mas eu não posso escolher o que eu quero comer, vestir, o que eu quero estudar, a forma como viver, com quem me casar?  Claro que pode. Estou lhe falando das questões da salvação eterna, da redenção.

Se eu quiser usar um terno preto ou cinza, se eu quiser viajar pra SP ou para os Estados Unidos, eu posso. Se eu quiser ser vendedor ou advogado, professor ou médico, eu posso. Essas coisas da liberdade do ser humano, a capacidade de escolha e de decisão, o ser humano tem, senão seriamos irracionais. Mas quanto a salvação, não. Porque a vontade de Deus é que é soberana.

Efésios 1:11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

As coisas são feitas segundo a vontade de Deus. Nós estamos aqui porque Deus nos trouxe e nos inclinou o coração para estarmos aqui. Nós somos salvos porque Deus teve vontade de nos salvar.

E se ele teve vontade de salvar é porque nunca fomos lobos, somos ovelhas, sempre fomos ovelhas, nascemos ovelhas. E no tempo que Deus determinou Ele nos fez ouvir a sua voz e entender os seus planos. Nós temos tímpano de ovelha, capaz de entender a voz de Deus. Porque diz que é segundo o conselho da sua vontade e não da nossa vontade.

– Então, pastor, como a soberania de Deus e a liberdade do homem podem conviver? Nós precisamos reconhecer a grandeza de Deus e a sua soberania e a incapacidade do homem para se salvar.  Salvação não tem verbo reflexivo, não sou eu que me salvo, porque isso é impossível. Ninguém vem a Cristo sem a sua graça maravilhosa. A vontade da nossa carne é inimiga de Deus.

Romanos 1:18-19 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Tudo isso é tendência do ser humano – impiedade, perversão, troca a verdade pela injustiça. É Deus quem manifesta tudo. 

Romanos 1:20  Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

São indesculpáveis porque o ser humano não tem capacidade de dizer – eu quero Deus – de livre vontade, pelo seu livre arbítrio. Porque a sua tendência é trocar a verdade pela injustiça. Não tenha medo do que diz a graça de Deus.  Veja o que diz João em…

João 3:19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

Essa é a tendência do ser humano – amar mais as trevas do que a luz. Porque isso, é que se faz um show do Rolling Stones e leva 1,5 milhão de pessoas. Faz um culto, vão 500 pessoas. Porque a tendência do ser humano é amar mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.  As obras do ser humano que não tem Jesus são más. 

João 3:20  Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.

Ele não se chega à luz, se o Pai não trouxer.  Então, Martinho Lutero, o grande reformista da igreja, em 1525, na igreja de Wittemberg na Alemanha, ele defendeu suas 95 teses contra o sistema de indulgências da igreja romana.  Ele disse que o homem não levanta nenhum dedo para a sua salvação.

Então, o debate do livre arbítrio foi central na Reforma Protestante, e o conhecimento desta verdade é que nos difere da lei e do catolicismo. O que a Bíblia deixa claro?  O homem é escravo do pecado, não deseja a luz, não se chega à luz, porque não consegue escolher o bem quanto está diante do mal. Ele não agrada a Deus, e não conhece por natureza a perfeição do Senhor. Por isso, Deus disse em…

Mateus 11:28-30 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Vinde a mim – só que já vimos que ninguém vem a Jesus se o Pai não o trouxer. Nós dependemos inteiramente da graça de Deus para a salvação.  Sabe qual é a contribuição do ser humano para a salvação?  Zero.

Então, pela graça do Senhor, com um único arrependimento (porque não existe arrependimento todos os domingos), nós nos reconciliamos com Deus. E uma vez reconciliados por Ele, por fé e pela graça, o homem então nasce de novo, retorna à sensatez.  Como era insensata a nossa vida antes de termos Jesus.  Você pode imaginar, antes de conhecer a Jesus, num domingo de tarde, o mundo caindo lá fora e você aqui na igreja quieto, ouvindo o estudo da palavra?

Seria impossível a qualquer um de nós fazer esta obra na nossa vida se Deus não o fizesse. Nós nos chegaríamos à luz, quando a nossa tendência é ficar nas trevas?  Em hipótese nenhuma.

– Então, bispo, o senhor diz que o homem não tem livre arbítrio para a salvação, que é Deus que faz, que a vontade do homem é para as trevas, ele não busca a Deus, ele não quer a verdade, com isso tudo, o homem não é uma marionete nas mãos de Deus?

Não estou dizendo isso, nem é o que a Bíblia diz. O que eu ensino aqui é que temos de dar glorias e honras a Deus e reconhecer a soberania de Deus, porque o homem escolhe segundo a sua natureza, e a natureza do homem é decaída. As inclinações do homem todas se inclinam ao pecado, o caráter, a personalidade, os motivos, os desejos, aquilo que está no coração. Aliás, a palavra diz em…

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Só que, enquanto Jesus não é Senhor desse coração, as inclinações da carne são decaídas.

Mateus 12:34-35 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

A tendência do homem natural é ser mau.  O homem bom tem tesouro bom, coisas boas, porque tem Jesus. Mas o homem mau, o ímpio, ele tem tesouro mau, coisas más. Porque a tendência do ser humano é o mal, as coisas más, o pecado, é ficar nas trevas, é amar o mundo. Veja a tendência de uma pessoa que não tem Jesus em…

Marcos 7:21-22 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Marcos 7:23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

Perceba o que é um homem sem Jesus. Ele é escravo da sua própria natureza pecaminosa. Ele não é livre, e não consegue ver que anda no erro, no pecado.

Mateus 7:16-17 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 

Mateus 7:18-20  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

Veja, diz que não pode. Uma árvore boa, um salvo, não pode produzir frutos maus. Assim como uma arvora má, um ímpio, não pode produzir bons frutos.  Então a gente consegue identificar quem é salvo e quem não é – pelos frutos dessa pessoa. É simples ver quem é do Senhor e quem não é do Senhor. Então a vontade do homem, o livre arbítrio quanto a salvação é uma grande perdição. Não existe. Veja porque não existe livre arbítrio para a salvação.

Efésios 4:18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 

Efésios 4:19  os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Essa é a inclinação do ser humano – com avidez cometer toda sorte de impureza. Veja como é impossível ao homem ter livre arbítrio para a salvação.  Porque o ser humano é contra toda e qualquer ideia divina. O ser humano, por si mesmo, jamais se submeteria a Deus. Você como Jesus disse em…

Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 

Mateus 7:22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  

Mateus 7:23  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Quer dizer que há pessoas que expelem demônios, profetizam e curam e não é Deus a fazer? Jesus disse que isso é iniquidade. Não é Deus a fazer. Amado, não deixe que ninguém brinque com sua vida.  Olha, o que tem de gente brincando com a alma do ser humano, é brincadeira!

Olha, tem gente que se diz bispo, pastor e até apóstolo que fazem coisa que até Deus duvida. Estão brincando com vidas, humilhando pessoas, porque o ser humano é alheio a vida com Deus. A tendência dele é aceitar a impureza. E Jesus diz – apartai-vos de mim.

Romanos 6:16-18 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?

Então, ou a pessoa se oferece para obedecer ao pecado para a morte, ou à obediência para justiça. 

Romanos 6:17  Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;  e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

Amados, se o Senhor Jesus Cristo não nos libertasse do pecado, nunca seriamos feitos servos da justiça. E aí vem os sabidinhos da lei e dizem que o homem tem livre arbítrio.

Veja, estou lhe mostrando dezenas de versículos que mostram a soberania de Deus e a incapacidade do homem para ser salvo por livre arbítrio. Se não fosse a graça maravilhosa de Jesus, como é que teríamos condições de nos libertarmos do pecado, sair das amarras do diabo?  Impossível!

Libertados do pecado, fomos feitos… por quem?  Por Jesus, fomos feitos servos da justiça. Hoje somos servos da justiça, mas fomos, outrora, escravos do pecado. Então, só a graça de Deus salvo. O homem por si só nunca seria salvo. Porque diz em…

Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

Só este versículo bastaria para a mensagem de hoje estar completa. Eu estava morto, você estava morto e Jesus veio e deu vida a mim e a você. Poderia eu morto desejar a vida?  Não, porque não deseja nada, está morto.  Por isso diz em…

João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 

João 6:65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.

Então, por essa concessão do Pai, nossa historia se resume em – o que éramos antes de ter Jesus, o que Ele fez em nossa vida e o que somos hoje.  Cada um de nós tem a sua historia, o seu testemunho. Então, não é verdade que o homem pode ser salvo se ele quiser ser salvo.  Sua inclinação é para o pecado, ele é escravo do pecado.

Mas sabe o que a lei diz?  O homem tem livre arbítrio, porque diz em Apocalipse 3:20 Eu estou à porta e bato…  Eu estou aqui mostrando dezenas de versículos e alguém da lei vem falar de um versículo. Porque não conhece que em Apocalipse 3:20 Deus está falando com uma igreja, está falando com pessoas salvas, então não tem nada a ver com salvação. Ali Deus está falando sobre intimidade com ele.

A autoridade das escrituras diz que o homem é inclinado para o mal, é escravo de paixões, e só o Espírito Santo pode constranger o homem e arrastá-lo pra Deus.  Jesus veio estabelecer uma nova aliança no seu sangue. Jesus veio fazer o que nós não poderíamos fazer. Nós não poderíamos sequer acreditar, porque éramos escravos do diabo, estávamos mortos. Jesus pagou o preço, venceu a morte, nos deu um novo nascimento, tudo isto pela graça de Deus.

Efésios 2:8,9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Quer dizer que não é o homem que faz.

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

Quer dizer, o Pai traz, a pessoa confessa Jesus. Quer dizer que não tínhamos poder de ser filhos de Deus até o dia em que o recebemos como Senhor e Salvador. Éramos escravos do pecado. E agora vem o toque de Deus sobre a vida de uma pessoa… 

João 1:13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Não foi por consanguinidade (porque meu pai era filho de Deus, eu também sou filho…), por herança de família terrena. Não foi por vontade da carne, porque a vontade da carne é contrária à vontade de Deus.  E não foi por vontade do homem, porque o homem não tem livre arbítrio para ser salvo, e sua vontade tem inclinação para o mal, para o pecado.

Quer dizer que cada um de nós tem poder de ser chamado filho de Deus, porque essa chamada não dependeu de sangue, de vontade da carne ou de vontade humana.  Foi Deus que disse – hoje a minha vontade se cumpre na tua vida.

Por isso, amado, curve-se diante desta verdade – está escrito que foi o Senhor que te buscou, te achou, de trouxe, te deu o dom da fé par crer, e inclinou o teu coração para crer e confessar.

Olha, eu estive 9 anos num seminário católico e nunca ouvir falar que o Deus e Senhor Todo Poderoso te chamou para ele, te livrou do pecado, te tirou do inferno e do diabo e te trouxe pra igreja. nunca tinha ouvido – pelas chagas de Cristo fui sarado. Que fui predestinado em amor.  Nada, foi Deus. Então só posso dar honras e glorias a Deus. 

Ezequiel 11:19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;

Essa foi a obra de regeneração do Espírito Santo na nossa vida. Nossa inclinação era para o pecado porque tínhamos um coração de pedra, insensível. 

Ezequiel 11:20  para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Quer dizer que se Deus não muda o coração e não inscreve seus estatutos nós não poderíamos andar nos estatutos, não poderíamos guardar os juízos, não poderíamos executar a palavra. É por isso que hoje você pensa de forma diferente, porque Deus pôs a palavra dele na tua mente e no teu coração. Temos uma mente nova que Paulo diz – temos a mente de Cristo. Aquele coração duro foi transformado em coração de carne.  Isso, amados, só se Deus fizer.

Como é que eu vou tirar 10% dos meus ganhos se não for Deus a falar, se isto não for estatuto e juízo e ordem de Deus?  Ninguém tira.

Como é que eu vou à igreja e glorifico a Deus e bato palmas, quando país aí fora está fora do eixo e os políticos puxando uns pra cá e outros pra lá, e contra e a favor do impeachment?  Se Deus não fizer você andar nos estatutos dele, não fizer você guardar os juízos dele, você nunca mais aparece aqui. Então o livre arbítrio do homem sem a graça de Deus é para a desobediência. Aí vem Deus e dá um novo nascimento. Ele muda a disposição do coração para crer e confiar em Deus.

João 3:20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. 

João 3:21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Quem é da luz vem pra igreja porque Deus o traz.  Quem não é não vem. Então daí pra frente a vida espiritual faz sentido para você e para mim.  Porque aquele que começou a boa obra em você ele vai terminar. Ele tem o querer e o realizar.

João 6:37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

O Pai deu tem que vir.  Tem o nome inscrito no Livro da Vida tem que vir.  E não  volta atrás, porque quem vem a Jesus ele não lança fora.

Romanos 9:16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

Não depende do homem, porque é escravo do pecado, está propenso ao pecado e à vontade do diabo.  Não quer o bem, se inclina sempre para o mal. Esse é o livre arbítrio do homem sem Jesus.

João 3:6-8 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

Carne é carne, e não tem jeito.  Mas quando vento do Espírito Santo sopra, o que é nascido de Deus tem novo nascimento. Nós somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.

João 10:15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Jesus não dá a sua vida pelos lobos, pelo ímpio, pelos filhos do diabo. 

João 10:26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.

Então, amado, quando você vê alguém defendendo o livre arbítrio para a salvação, vou te dizer com mão na Bíblia – não é ovelha de Jesus, está roubando a glória de Deus. Está contradizendo tudo que é pacto da graça de Deus, a soberania, a nova e eterna aliança no sangue derramado na cruz e está dizendo – Deus, tu és um mentiroso e eu é que sou verdadeiro. Os que não creem é porque não são ovelhas.

João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Só a ovelha ouve, o lobo não ouve. E a ovelha não ouve vozes estranhas. Eu as conheço – Deus nos conhece desde antes da fundação do mundo, quando, em espírito, estávamos com Ele, no concilio de Deus.

Ouvimos a voz do Senhor e o seguimos – a prova disso é que estamos aqui. Não haveria nada mais importante para nós do que estarmos aqui.

Olha que segurança eu te transmito. Você não sai daqui pensando que o satanás vai te atacar e vai tirar a tua salvação.  E que você vê uma sombra e é uma alma penada. Aqui você tem tanta segurança, e recebe palavras de segurança que sempre vai ter o desejo de voltar.

Porque você é ovelha, você ouve a voz do teu Senhor. E você sabe que não é o Luiz que está falando isso, é o Espírito Santo de Deus.  É a voz de Deus na sua vida. É por isso que você o segue.  Fora destas verdades não há salvação. 

Só Jesus pode salvar eternamente. 

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

4 Comentários

  1. Ana

    Tirei minhas dúvidas estou feliz tinha ouvido por esses dias que Deus não interfere nas nossas decisões mas agora a luz das escrituras é inegável. Gleria a Deus País por seu amor derramado por Jesus Cristo amem.

    • Graça e paz, Abençoada Ana.

      Exatamente, Deus interfere diretamente em nossas decisões, até porque Ele determinou um Plano Perfeito sobre a nossa vida.
      E esse plano não pode ser alterado pelo ser humano.

      Veja o que diz em Filipenses 2:13 ​porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
      Que bênção tremenda – Ele mesmo colocar desejos e sonhos em nosso coração (o querer dEle) e depois faz o realizar, porque tudo isso é da sua Boa Vontade.

      Filipenses 1:6 ​Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
      Tudo o que Ele começa a fazer em nossa vida Ele mesmo completa.

      Isaías 46:10 ​que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade;
      Se Deus diz que faz toda a Sua vontade, glórias a Ele. E sabe como é a vontade de Deus?

      Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
      A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Ou seja, tudo aquilo que não é bom, não agrada e não é perfeito, não vem de Deus.
      Por exemplo, doença não é coisa boa, nem perfeita, nem agradável, então não vem de Deus, vem do inimigo.
      Por isso, o Senhor dá a palavra de cura em Isaías 53:4-5 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
      5 ​Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

  2. Rafael

    Boa noite.
    Entendi o seu ponto de vista, mas fiquei com algumas dúvidas.
    Se não existe livre arbítrio, e se tudo já é predeterminado por Deus, o homem não tem liberdade pra escolher o caminho bom ou o ruim?
    Melhor dizendo: o homem não é livre pra escolher não seguir os planos de Deus?
    Se o Sr. responder que sim, então aí está o livre arbítrio (a liberdade de seguir ou não a voz de Deus); se o Sr. responder que não, então isso significaria que Deus destinou muitas pessoas a irem pro inferno (o que não é compatível com a imagem do Deus amoroso descrita nos evangelhos e na primeira carta de João).
    Com o devido respeito ao texto, que se encontra muito bem escrito, o livre arbítrio é justamente o que nos diferencia dos animais. Foi pelo livre arbítrio que o homem caiu no pecado (ora, não faria sentido que Deus destinasse o homem a pecar, isto é, ofendê-Lo).
    Uma coisa o Sr. tem plena razão: o homem, com sua natureza decaída, não pode se tornar um justo pelas suas próprias forças. Ele necessita da graça de Deus. Porém, não se pode negar que Deus não obriga ninguém a viver na graça.
    O livre arbítrio é pressuposto do amor. Eu só amo verdadeiramente a minha esposa quando eu escolho ser fiel a ela. Do mesmo modo, só amo verdadeiramente a Deus quando escolho servi-lo com devoção e fidelidade, tendo a opção de fazer o contrário.
    Lembre-se, irmão, da história do jovem rico. Jesus lhe deu a plena opção de segui-lo. E ele, infelizmente, ESCOLHEU ir embora triste.
    Forte abraço!

    • Graça e paz, Rafael.

      Na Bíblia toda, não existe a expressão livre arbítrio, nem o conceito de livre arbítrio.
      Portanto, não há livre arbítrio quanto a salvação eterna.
      Pela graça sois salvos mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus (Ef. 2:8 – ver Rm 9:16 e João 15:16).

      É que existem os filhos de Deus e os filhos do diabo.
      Os filhos de Deus foram predestinados para a salvação, desde antes da fundação do mundo (Ef. 1:4-5 – Rm 8:29-31 e Rm 9:6-24).
      Os filhos do diabo foram destinados à perdição. Para entender melhor, você pode ver Rm 9:6-24 uma descrição detalhada de como Deus age com seus filhos (Ele chama de vasos para honra, vasos de misericórdia) e com os filhos do diabo (Ele chama de vasos de desonra e vasos de ira).

      É que esta doutrina da predestinação nunca mais foi ensinada pela igreja, desde algum tempo depois dos grandes reformadores.
      Mas está na Bíblia desde sempre.
      É Deus quem nos escolheu para Ele. E Ele não tem nada a ver com os filhos do diabo.
      Filho de Deus não tem como se perder eternamente (João 10:27-28).
      Filho do diabo não tem como se salvar eternamente (João 10:26) porque não é ovelha de Jesus.

      Mais – ovelha de Jesus não tem como se tornar cabrito ou lobo. Ovelha nasce ovelha, vive ovelha e morre ovelha.
      E cabrito ou lobo não tem como se tornar ovelha. Impossível! Cabrito nasce cabrito, vive cabrito e morre cabrito.

      Exemplos claros – Caim era filho do Maligno (1João 3:12). Judas era filho do diabo (João 6:70 – Atos 1:25)
      Lucas 23:39-43 – um ladrão blasfemava contra Jesus (filho do diabo).
      O outro reconheceu seus erros porque era filho e não poderia ser condenado ao inferno. Jesus o levou ao paraíso.

      Bem. O assunto é bastante extenso.
      Mas se você vir estas passagens, creio que sua mente de Cristo será ativada e entenderá o plano predestinado de Deus para as nossas vidas.
      Graça e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *