Casa Sobre a Rocha – Preexistência, Escolhidos Antes da Fundação do Mundo

Esta mensagem foi pregado pelo nosso amado Diácono Gerson Barbieri.  Vamos aprender esta palavra por fé.

PREEXISTÊNCIA – Escolhidos antes da fundação do mundo

Efésios 1:4-5 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. 

O Apóstolo São Paulo nos diz. nesta passagem, que fomos escolhidos antes de existirmos na carne. Por isso, quando se trata das questões da salvação, isto só tem sentido porque realmente existimos desde antes da fundação do mundo.

Foi aí, antes da fundação do mundo, que nós fomos criados em espírito e escolhidos. Então, a bíblia diz que nós temos existência desde antes que nós viemos ao mundo. Antes de sermos carne, a nossa verdadeira identidade é espírito. Diga: Glórias a Deus!!!  Veja o que Paulo explica em…

2 Coríntios 5:1 Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

Então significa que o nosso corpo físico é temporário. A bíblia diz que uns tem 70 anos, outros que tem 80 já é enfado. Então o nosso corpo físico é temporário, mas o espírito é eterno, ou seja, o que Paulo está ensinando à igreja, é que nós temos: primeiro, em espírito, preexistência e, depois, quando o Senhor nos fez carne no ventre das nossas mães, nós passamos a ter uma pós existência. Ou seja, pré em espírito e pós na carne. Veja como Pedro ensinou isso tão lindo à igreja em…

1 Pedro 2:11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma

Então, Pedro está dizendo que nós somos peregrinos e forasteiros. Só é peregrino, só e forasteiro e estrangeiro quem veio de algum lugar. Quando o nosso Apóstolo chegou aqui no Brasil, há 37 anos atrás, ele era o que? Um estrangeiro, um forasteiro.

Porque que ele era um estrangeiro, forasteiro? Porque ele tinha vindo de outro país, ele não era daqui. Quer dizer que, se nós somos estrangeiros e peregrinos, isso significa que nós viemos de algum lugar. Veja Paulo também diz isto em…

1 Timóteo 6:7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

Veja, trouxemos o que? Nada temos trazido… trouxemos o que?  De onde?… Você está entendendo?  Se eu trago alguma coisa comigo, significa que eu vim de algum lugar. E diz: Nem nada levaremos, levaremos pra onde?  Então, você está percebendo que, na realidade, o povo de Deus tem que entender que nós viemos do Senhor e para o Senhor voltaremos. Aleluias !!!

Por isso, nesta terra nós somos peregrinos e forasteiros. Mas, por que? Porque nós não somos desta terra, a bíblia diz: Que nada trouxemos para cá e nada levaremos daqui. Ou seja, chegamos, aqui nesta terra, nus e para lá (na volta ao Pai, ao seio de Abraão) voltaremos sem levar nada.

Eclesiastes 12:7 e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Então, por que nós estamos insistindo nestas verdades?  Porque gerações e gerações tem sido totalmente cegadas destas verdades bíblicas. Muito poucos acreditam nesta imortalidade e, claro, bem menos acreditam na sua preexistência.

Então, amados, é preciso que você saiba que sua vida não começou no dia em que sua mãe lhe teve, ou minha mãe me teve, não!  Nossa vida, na realidade, nossa verdadeira identidade espiritual começou na nossa preexistência. Nossa vida aqui na terra é uma pequena parte de uma longa vida que começou lá no concílio de Deus na eternidade e vai continuar lá após a morte do nosso corpo.  Por isso Paulo disse em…

 2 Coríntios 4:16-17 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.  17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória acima de toda comparação.

Então Paulo está dizendo: Olha!  A Glória na nossa vida está acima de toda comparação. A glória da vida espiritual está acima da vida na carne. É glorioso saber que um espírito vive dentro de um corpo, este corpo vai virar pó, mas esse espírito continuará vivendo.

E a pergunta que algumas pessoas fazem é a seguinte: – Diácono, que diferença faz eu acreditar ou não na minha preexistência?  Que diferença faz eu acreditar que meu espírito foi criado antes da fundação do mundo?

Olha, amado, todos nós vamos retornar ao Pai, o Pai que sempre nos amou, o Pai que sempre nos conheceu.  E é isto que faz você saber da sua preexistência, é saber a quem você pertence, meu amado.

Por que eu lhe digo isto?  Porque a maioria dos crentes dizem que, se Deus não me salvar, eu vou pro inferno. Mas você sabe muito bem que existe uma semente destinada ao inferno, que é o diabo e seus anjos, e existe uma semente destinada à vida eterna, que sao os justos que amam e temem a Deus.

Então, amado, talvez você me pergunte: – A preexistência faz diferença para que, diácono?  Para saber a quem você e eu pertencemos, para saber de onde nós viemos, para saber realmente pra que viemos a esta terra. É por esta razão, das pessoas não entenderem dessa imortalidade, dessa preexistência, desse corpo glorioso que continuará vivendo. É que também não entendem da sua ligação profunda com Deus. Olha o que diz em…

João 10: 34-35 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? 35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar… 

Então veja, é bom saber a quem pertencemos, amados, que imagem nós temos, e de quem somos. A bíblia diz que, a quem foi dirigida a palavra, Deus chamou, com letra minúscula, de deuses. Que maravilha, hein?

Salmos 82: 6 Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.

Então, talvez alguém diga: – Mas, diácono, isto não é muita ironia?  Dizer que nós somos deuses? Claro que não!  Porque é a bíblia que está dizendo.  Isso é ironia para os que se perdem. Mas, para os salvos, saber que nós somos deuses com letras minúsculas, significa que somos filhos do Altíssimo. Diga glórias a Deus!!!

Isto significa que nós pertencemos a alguém, você sabe, que quando você vê uma criança correndo aqui na igreja, você diz: – Olha, como parece com o pai dela!  Então, é isso que Deus quer, que quando você anda por aí, por onde você andar, as pessoas digam: Olha! ele parece Deus.

Agora, amado, estas verdades pertencem a quem?  Aos filhos do Altíssimo. Isto quer dizer que, nós da graça de Deus, recebemos uma palavra, e essa palavra nos foi transmitida por que? Porque nós temos uma ligação profunda com o Pai, amado, uma ligação intensa com Deus. A nossa vida não começou na geração dos nossos pais, ou quando fomos gerados no ventre da nossa mãe, não!  Veja o que Deus falou através de Moisés em…

Êxodo 4:16 Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.

Então você veja, Deus disse a Moisés: – Olha! Você pode ter problema para falar, mas eu vou colocar Arão do teu lado, Moisés, mas você, Moisés, vai ser Deus para ele.

Depois em Êxodo 7:1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.

– Mas, diácono amado, isto não é divinização de Moisés?  Esta palavra no grego (Theosis) quer dizer tornar-se divino. Então, isto não é divinização de Moisés?  Não!  É que Moisés exercia uma função específica de Deus, sem ser Deus na essência, sem ser soberano, mas ele reproduzia Deus. Agora veja, quando você fala da palavra para alguém, não é você na realidade quem está falando, é Deus falando por sua vida, porque você é um com o Senhor Jesus, amém?

Agora veja, por isso a bíblia diz: Vós sois deuses. Mas por que? Simples, amado, sem sermos Deus na essência, somos todos filhos do Altíssimo, nós reproduzimos Deus, somos deuses com letra minúscula.

Então, amado, ouça uma coisa. Você reproduz Deus nesta terra. Isto quer dizer que a minha vida é tão verdadeira com isto, que a mim e a você foi dirigida uma palavra para exercermos funções divinas nesta terra. Você acabou de ver o que Deus falou: – Moisés, você vai ser Deus para eles, Moisés você vai ser Deus para Faraó. Ou seja, você vai exercer funções divinas para as pessoas. Então, queridos, amados do Senhor! Vale a pena dedicar sua vida a Deus, vale a pena ter uma vida consagrada ao Senhor, sim, criando raízes profundas diante do Pai, fazendo realmente aquilo que agrada Deus.

Atos 15:18 diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.

Então, amado, isto que você está ouvindo aqui não é nenhuma novidade, isto é conhecido desde antes dos séculos, desde antes da fundação do mundo.

João 10:35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar…

Olha, amado, eu estou aqui neste altar, exercendo funções divinas,e você também tem um chamado a exercer funções divinas nesta terra. Fale pra quem está do seu lado: – Você tem funções divinas pra exercer nesta terra. Glórias a Deus!!!

Atos 20:24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Então, nós recebemos um ministério santo, amado, para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Você não recebeu o evangelho para ficar só pra você, não!  Você não recebeu o evangelho pra ficar olhando para as crises, você não recebeu o evangelho para ficar acomodado na frete da televisão. Você recebeu o evangelho porque você foi chamado por Deus para pregar as boas novas de grande alegria, para levar a palavra aos hospitais, asilos, presídios, você foi chamado para amar ao próximo. Aleluias!!!

E digo mais, 95% dos cristãos não exercem funções divinas, não dão testemunho de Jesus, não são capazes de se desprender do mundo. Muitos tem o mundo dentro do seu coração, dentro da sua mente. Sabe, ainda gostam, ainda são amigos do mundo.

Mas não pode isso, irmãos. Eu não posso exercer funções divinas se eu tiver ligação com o mundo. Sabe, amado, às vezes, a pessoa olha aqui pra cima do altar, acha que é só subir aqui, cantar de qualquer jeito. Amado, você não sabe o que é estar no altar, saber que se não for o profeta a falar, você pode cair duro aqui. O altar é santo. Olha o que Paulo disse em…

Romanos 9:1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência.

Veja, Paulo está dizendo que eu tenho que me dar conta no meu interior, na minha consciência, saber o que que é minha vida nesta terra. O crente em Jesus Cristo tem que ter consciência, tem que se dar conta que eu e você estamos aqui nesta terra para exercer funções divinas, dar testemunho, pregar a palavra, evangelizar, falar de Jesus, orar pelas pessoas, ser sal e luz nesta terra. Isto significa o que? Significa que sua consciência pratica funções divinas.

Você tem que exercer isso na sua empresa, na sua casa, na sua vizinhança, as pessoas tem que ver Deus na sua vida, você tem que influenciá-las. E não ser influenciado por elas com as ideias do mundo.

1 Coríntios 14:25 tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.

Meus amados, vejam, esta consciência, de que Deus está no meio de nós, é saber que quando você chega aos cultos não vem aqui apenas para uma celebração humana, mas vem aqui sabendo que Deus conhece os segredos do seu coração.  Eu sei que não tenho nada oculto diante do Senhor. Veja Paulo, a atitude de Paulo, no seu ato humilde diante do Senhor, prostando com a face em terra adorando a Deus.

Amado, hoje em dia ninguém mais faz isso, nós temos que se humilhar na presença de Deus, amado, temos que colocar seu reino em primeiro lugar. Aqui todo mundo levanta a mão, é tudo muito bonito, mas se não nos humilharmos diante do Pai, então que evangelho é esse?

Sabe, amado, não podem existir pecados ocultos diante de Deus, porque senão Ele não age. Então ele disse, face a face com o rosto em terra adorando a Deus, testemunhando de que realmente Deus está no meio de vós. Então, eu creio que realmente Deus está aqui, eu creio que esta é uma assembléia dos santos. Deus não quer que você negligencie sua alma, Deus não quer ver a sua alma com necessidades, mas pra isso você tem que se prostrar na presença Dele, você tem que adorá-lo em espírito e em verdade.

2 Timóteo 1:6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos

Então quer dizer que quando nós recebemos a Jesus, nós recebemos um dom, recebemos o dom da fé para crer. E esta fé é inteligente, esta fé é poderosa. Eu quero, do fundo do meu coração, que você reavive este dom, sabe por que amado?  Porque, às vezes, o mundo, as crises, os problemas vão dificultando a vida. A vida vai entrando numa rotina, se levantam lutas, dificuldades, e a pessoa se esquece daquilo que é a essência da sua vida, que é uma vida com Deus.

Veja!  Hoje eu entendo porque Deus chamou Moisés lá na sarça ardente e disse: – Moisés, tire os sapatos! Esta terra é Santa!

Então quer dizer que um encontro com Deus é um encontro santo, um encontro com Deus tem que provocar em você algo especial, algo único. O que é que ele disse: – Reaviva, acenda, reinflame, abane as brasas, pega fogo.

É isto que Deus está te falando hoje. Deus não quer crentes silenciosos. Deus não quer crentes apagados. Deus não quer o Espírito Santo entristecido. Deus quer o espírito reavivado na sua vida, para que sua vida pegue fogo.  E eu termino com…

Salmos 116:7-9 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo. 8 Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 9 Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes.

Amados, Deus quer ver seu povo com o rosto em terra, uma igreja que se humilha na presença do Senhor, uma igreja que adora a Deus, uma igreja que o coloca em primeiro lugar, uma igreja avivada. Para Ele manifestar a sua glória e o seu poder entre nós.

Aleluias!   Assim seja, assim disse o Senhor!

Um Presente Para Você

Deixe um comentário