Como Lidar Com Suas Emoções E Sentimentos

Como Lidar Com Suas Emoções E Sentimentos

A passagem base para esta mensagem está em…

Marcos 12:29-30 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

 

Desde meados de janeiro que estamos vivendo 50 dias de transformações. O que estamos ensinando tem que gerar mudanças. Tem que realmente ser um testemunho de vida. Já falamos de saúde espiritual, de saúde física, de saúde mental. E hoje vamos falar de sentimentos.

O cristão tem que ter sentimentos saudáveis, porque somos filhos de Deus. Temos que ter uma casa arrumada.  Vamos então cuidar da saúde emocional.

Como lidar com emoções e sentimentos?  Primeira coisa que você precisa entender é que Deus nos criou com sentimentos e emoções. Aqui em Marcos 12, vemos que Jesus fala do principal mandamento e fala de emoções.  Olha a forma como Deus quer ser amado. Ele não quer ser amado com bla bla bla. Ele quer sentimento na nossa relação com Ele.  Veja o versículo 30…

Marcos 12:30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

Veja, você tem de colocar o Senhor em primeiro lugar na sua vida. E Deus quer que você o ame com todas as suas emoções e sentimentos. Esta é a forma que Deus quer ser amado. E Ele não quer ser amado no culto de domingo, Ele quer ser amado no nosso modo de viver. Isto é uma filosofia de vida. E quando Deus diz – ame o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, alma, entendimento e força – Ele está dizendo – ame a Deus apaixonadamente.

Ele não quer se amado com o coração dividido. Eu amo a Deus, mas eu amo o meu clube, a minha casa, eu me divido entre Deus e a praia. Amado, você não ama nada nem ninguém. Deus diz – me ame apaixonadamente, com o coração, a alma, o entendimento, a força. O Senhor Jesus quer ter conosco uma relação emocional, apaixonada, cheia de sentimentos. Porque eu não adoro uma imagem fria, que eu falo e nada acontece com essa imagem.

Estou me relacionando com um Pai, real, verdadeiro, a Bíblia diz que Ele é único.  Ninguém precisa me persuadir, porque Jesus já me persuadiu. Eu tenho o Senhor em primeiro lugar na minha vida. E a minha relação ministerial é de amor e submissão, eu não fico pensando – que hora vai acabar o louvor, a pregação, e fico olhando pro relógio pra ver que horas acaba o culto. A minha relação tem que ser apaixonada, com o coração, com a alma e com a força.

Então, precisamos entender alguns fatos sobre emoções. Primeiro lugar, Deus tem emoções. A Bíblia diz que Deus sente, se entristece, se alegra, ama, tem dor, às vezes até odeia. Diz que Ele odeia o pecado, Ele se ira, se frustra e a Bíblia diz que somos feitos á imagem e semelhança de Deus. Então, se Deus tem emoções, eu não posso ser um iceberg. Fico na igreja impassível, como se nada estivesse ocorrendo.  Não! Se Deus tem emoções e eu sou feito à imagem e semelhança dele, eu tenho emoções.

Por isso, eu me alegro quando vejo alguém que se alegra no louvor, ou que chora. Nós não choramos só quando estamos tristes ou com dor. Às vezes, uma alegria inenarrável toma conta da gente e a gente é pura emoção. A minha relação com Deus tem que ser apaixonada, porque a relação que Deus tem comigo e com você é de amor, é de paixão.

Segundo lugar, a minha capacidade de sentir é um dom de Deus. Se eu não tivesse isso, seria um robô. Sentir é um dom de Deus. Podemos sentir, ser leais, ser fiéis, generosos, e veja o que diz este versículo de Gênesis.

Gênesis 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;

Às vezes, você olha para o espelho e tem um equívoco. Você não se sente assim, mas você é imagem e semelhança de Deus. Aqui o Senhor Jesus está falando com os anjos: – Vamos criar um ser humano que vai ser como nós. Tem emoções, vai sentir, vai poder se apaixonar. Isso é que Deus está dizendo.  Portanto, primeiro, Deus tem emoções. Segundo, Deus me deu a capacidade de sentir.

Terceiro lugar, existem 2 extremos com as emoções que temos de aprender a evitar. Primeiro, chama-se emocionalismo – a pessoa diz : – Não me importa o que pensa, se é certo ou errado, eu quero é sentir algo, não importa se é bem ou mal. Importa o que eu sinto. Faço tudo baseado nas minhas emoções. Se eu entro nesse emocionalismo, eu me torno fanático. Deus não quer isso.  Deus não quer que você o ame com fanatismo, mas com amor do coração, da alma, com entendimento, com conhecimento, com verdade, apaixonadamente.

Segundo lugar, há pessoas que tem o que os gregos chamavam de estoicismo. Tem sentimentos e emoções, mas isso não é nada importante. Eu não posso ser alguém fanático, mas também não posso desprezar meus sentimentos. Quando alguém perde um ente querido, as pessoas dizem: – não chore, se você chora onde está a tua fé.  Mas isto é um erro. Porque não somos nem fanáticos, nem estoicos, que desprezam todo tipo de sentimento. 

É por isso que tanta gente machuca outras pessoas, porque desprezam os sentimentos. Quando morre um ente querido, dizem – Não chore. Homem que é homem não chora.  Chora sim!  Amados, nós não temos coração de pedra. Se você tiver que chorar, chore. Se tiver que rir, ria. E não pense que alguém que chora por dor, está em pecado. Nós temos sentimentos. Deus nos deu emoções por alguma razão.

Por exemplo, o louvor a Deus tem que ser com emoção. Eu vejo aqui pessoas que demonstram emoção durante o louvor. Nós temos uma relação com o Deus Vivo, então o louvor tem que ser com emoção. Sabe, há momentos que a gente sente algo muito forte aqui no altar. E eu sei que há pessoas que não entendem isso, porque foram ensinadas a não se emocionarem.  Eu, na carne, sou pó como todos somos. Mas no culto eu tenho um foco, é o culto racional, é o meu serviço a Deus.

Isaías 29:13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,

Veja, é possível você ter uma vida assim – a boca diz aleluia, glória a Deus, mas o coração, as emoções, os sentimentos estarem longe de Deus. Porque só aprendeu mandamentos de homens, maquinalmente. Levanta as mãos, se ajoelha, olha pra cima, diz aleluia… só que Deus não quer você orando maquinalmente.  Deus quer você com amor apaixonado. Deus quer emoção na relação. Porque eu posso cantar um hino só com a boca, sem sentir, automático, rotina, maquinalmente, sem coração, só lábios, superficial, fingido, sem sinceridade.

Mas nosso culto não poder ser dessa forma. Eu quero que você olhe para o altar e veja Deus reproduzido.  Quem está aqui em cima não pode ser maquinal, tem que ter emoção. Amados, não é com a boca que se louva a Deus, é com o coração, com a alma, com sentimento. O povo aprende maquinalmente – a paz do Senhor.  Mas quando você coloca alma você diz – Graça e paz.

Quando alguém diz – Deus te abençoe – é algo maquinal, todos dizem. Mas quando você diz – você é um abençoado com toda sorte de bênçãos, tem que botar emoção. Deus nos deu o livro de Salmos pra você entender tudo sobre emoções. Eu amo o livro de Salmos, porque relata bons e maus momentos. Você vê raiva, dor, culpa, choro, alegria, angústia, desolação.  Então, Salmos são muito importantes para entender a questão das emoções. E nós temos de aprender a lidar com elas.

Porque vou te dizer algo chocante – nossas emoções nem sempre são confiáveis. Emoções podem levar a pessoa a uma direção errada.  Amados, intuições às vezes também são equivocadas. Por isso, preciso saber gerenciar minhas emoções.  Porque há pessoas que vem e dizem – Deus me disse isso… e não foi Deus a falar, não foi o Espírito Santo a dizer. Então olha o que diz Salomão em… 

Provérbios 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Então as nossas emoções nem sempre são confiáveis, elas não são infalíveis. Há emoções que podem levar a caminho de morte. Segundo lugar, eu não quero ser manipulado pelas minhas emoções. Eu quero ser dirigido por Deus. Para não ser levado a caminhos de morte. Isto tem que estar claro na sua vida. Então, humor, sensações, aparência, você tem de saber administrar isto. Senão você vai ser manipulado.

Amados, cuidado, porque há pessoas treinadas para mexer com emoções.  Se você vir um vendedor de perfumes na rua XV abordando pessoas, preste atenção em como ele mexe com as emoções das pessoas.  Ele lança elogios, ele mostra o que a pessoa precisa para ficar melhor ainda, claro, com o perfume que ele vende.

Provérbios 25:28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.

Que se deixa manipular. É como cidade derribada, não tem segurança. Por exemplo, a pessoa diz: Comprei isso, mas não precisava comprar. Comprei por impulso. Não teve domínio próprio. E cuidado, porque o inimigo sabe usar de manipulação. Um pregador tem que ter muito cuidado com suas emoções. Porque o inimigo, às vezes, lança um dardo para gerar soberba no coração do pregador, vaidade – olha só como eu prego bem… Amados, Deus me livre de alguém olhar pra mim e achar que eu sou alguma coisa. Eu só sou o que sou pela graça de Deus.

Então, o inimigo também usa o medo, o ressentimento, a amargura, ansiedade, preocupações, vergonha para manipular. Isso tudo são emoções negativas.  Veja o que Pedro disse…

1Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Quem é esse alguém?  Alguém que não sabe gerenciar suas emoções. O diabo procura alguém para matar, roubar e destruir, para devorar. E se ele encontra alguém sem muros, sem domínio próprio, ele faz a festa.  Um marido sem domínio próprio é capaz de levantar a mão contra sua esposa. Uma esposa que não trata seu marido com dignidade é uma cidade derribada, sem muro. Por isso, temos de aprender a ser sóbrios e vigilantes, porque há um inimigo que quer mexer em nossas emoções. Temos de administra-las bem. Terceiro lugar, eu quero agradar a Deus.

Romanos 8:6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Romanos 8:7-8 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Então, eu quero agradar a Deus, e não fazer as coisas pelo pendor da minha carne. Olha só, pela carne ninguém ficaria na igreja 2 horas ou mais. Porque a carne não gosta de vida espiritual, não gosta de culto, de louvor, de oração, de ler a Bíblia, porque é inimiga de Deus. Por isso que a palavra diz – os que estão na carne não podem agradar a Deus.  Mas eu quero agradar a Deus, porque tenho o Espírito Santo em mim e o pendor dele dá para a vida e a paz.

Se eu agradar a Deus vou agradar a esposa, os filhos, os netos, os irmãos, a família. Mas seu eu for inclinado pela carne eu vou desagradar a todo mundo. E pra mim o que me importa é o que Deus diz e não o que as pessoas dizem.

Quarto lugar, eu quero ser bem sucedido na vida. Eu quero controlar minhas emoções, meus sentimentos, ter domínio próprio, ser sóbrio e vigilante, senão não serei bem sucedido na vida. Quantas pessoas já perderam grandes oportunidades, grandes empregos, grandes chances e portas, porque não tinham emoções controladas, eram cidades derribadas, sem muros, sem domínio próprio?  Há pessoas que não tem humildade de aprender, não tem emoções controladas. Amado, você não será bem sucedido se não tiver emoções controladas. Olha o que disse Salomão em…

Provérbios 5:23 Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia.

A falta de disciplina acontece nas emoções, nos sentimentos. Quem não tem disciplina, quem não sabe controlar suas emoções, a Bíblia diz – morrerá.  Diz que isso é muita loucura. Quem não tem controle de emoções arruína a sua vida, arruína as oportunidades. Veja, quando entregamos nosso coração a Deus, temos de entregar todas as nossas emoções.  Porque Ele é o Senhor de toda a nossa vida. Porque Ele deu a vida por nós, Ele foi nosso substituto.

Ele morreu para que nós tivéssemos vida. Ele se fez pecado para que nós fossemos justos. Ele se fez fraco para que nós fossemos fortes. Ele foi envergonhado para que nós tivéssemos a sua glória. Ele foi condenado para que nós fossemos justificados. Ele se fez doença para que nós fossemos curados. Ele se humilhou para que nós estivéssemos assentados em lugares celestiais.

Por isso, a minha relação com Ele precisa ser apaixonada. Porque Ele é meu Senhor, meu Salvador, meu Redentor, o meu Deus que por mim tudo executa. Você precisa ser apaixonado por Jesus. Porque Deus trata a igreja dizendo – a minha amada. Meu filho, minha filha, minha eleita, meu eleito. Então, eu não posso estar na igreja e ter emoções esfaceladas. Não posso ser alguém que se descontrola por ciúmes, por ira, por amargura. Você tem de descobrir se existe em você algum muro derribado.  O salvo por Jesus tem que administrar as suas emoções. 

1Pedro 4:2 para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Viver segundo a vontade de Deus é fundamental para que você viva uma vida bem sucedida. Sua vida não pode ser dirigida por paixões dos homens, por sentimentos negativos, por humores humanos, por emoções carnais. Porque a Bíblia diz que assim é uma vida como uma cidade derribada, sem muros, sem domínio próprio.  Então, se eu crio alguma raiz de amargura que pode contagiar, tenho que dizer – Senhor, esta é a minha fraqueza, eu quero trabalhar esta área da minha vida. Se eu tenho um ciúme exacerbado, tenho de tratar isso.

Você não pode ser uma mulher que arranha o marido todo por ciúme e diz que faz tudo isso por amor.  Quantos casos que são noticiados de marido matando a mulher por amor. Acabou o namoro, não é minha, não será tua, não vai ser de ninguém, e mata… e ainda diz que foi por amor. Isso é o desequilíbrio de uma sociedade que vive pela carne, sem domínio próprio. Crente tem que ter domínio próprio.

Então, viver segundo a vontade de Deus, tendo domínio próprio, e não segundo a carne, é o que Deus quer de nós. Você não pode ser um marido descontrolado. Você não pode ser uma esposa com sentimentos equivocados. Porque o Senhor quer que vivamos vidas felizes, pois este é o plano dele para nossa vida. Há uma passagem bíblica muito interessante. O povo de Deus, que era governado por profetas e juízes, pediu um rei humano.

1Samuel 8:4,5 Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 5  e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações. 

Veja, um desequilíbrio emocional tomou conta daqueles que eram os lideres da nação. Eles disseram: – Samuel, nós não queremos ser governados por você, nem por outros profetas, nem por juízes. Nós queremos ser iguais ao resto do mundo, queremos um rei para nos governar.

1Samuel 8:6 Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR.

1Samuel 8:7  Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele. 

Esta passagem é muito forte, porque, às vezes, as pessoas pensam que o governo de Deus é inferior ao governo humano. E como não veem, acham que precisam de coisas tangíveis. Precisam de uma imagem, uma estátua, um patuá, um lenço, um copo de água, uma cruz no pescoço. Queremos um deus, um rei, um governo igual às outras nações. E Deus disse: – Samuel, eles não estão te rejeitando, eles estão rejeitando a mim.

E se você conhecer a historia do que aconteceu com esse rei, vai ver o que Deus disse: – Diga ao povo que este rei vai comer o melhor que eles criam, que eles geram, vai tirar o dinheiro, vai lhes roubar as filhas. Vai pegar tudo do melhor que eles tiverem na agricultura. Diga isso ao povo. E o profeta Samuel disse tudo isso ao povo. Mas o povo disse que queria um rei que fosse igual ao das outras nações.  E Saul foi nomeado rei, se tornou um péssimo rei, consultou uma pitonisa e acabou morto em cima de uma espada.

E o que quer dizer isso? O povo assumiu um compromisso, diante do profeta, que era melhor ser governado pelo mundo do que por Deus. Eles não queriam viver as regras de Deus, como Deus manda viver a vida familiar, emocional, sentimental, o trato com os filhos, com a mulher, com o marido, o trato com o dinheiro. Eles queriam um rei igual às outras nações.

Mas como vivem as nações que não tem Deus?  Vivem uma vida miserável, porque são vidas sem Deus. Amados, eu prefiro o governo de Deus, você tem de preferir o governo de Deus pra sua vida. Podem chamar de radicais. Temos de ser radicais mesmo. Porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas é paz, alegria no Espírito Santo. É poder, é honra, é glória de Deus. Temos que querer ser governados por Deus, motivados pelo Espírito Santo, encorajados por Deus. Temos que querer ser sal e luz desta terra. Eu quero ser o que Deus quer que eu seja.

Deus tem desígnios na nossa vida, desígnios que ninguém pode frustrar.  Não queira o governo humano, não queira seguir as regras da sociedade, não se conforme com este mundo, renove a sua mente e experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  Tudo o que é bom, perfeito e agradável vem Deus e não do mundo.  Eu não quero ser governado por homens. Eu não quero ter um rei igual às outras nações. Eu quero ser governado pelo Rei de reis, pelo Senhor de senhores.

Aquele que olha pra mim e diz – Eu te amo com amor eterno, você está na palma das minhas mãos e, mesmo que alguém da tua família se esqueça de ti, Eu não me esquecerei.

Ainda que alguém te abandone, Eu não te abandono nunca.

Ainda que alguém te deixe, Eu jamais te deixarei.

Este é o governo que eu quero, e estas são as emoções que eu quero.

Eu quero pensar como Deus pensa.

Eu quero sentir como Deus sente. Eu quero agir como Deus age.

Eu quero o governo de Deus na minha vida. Porque Ele me fez ser a sua imagem e semelhança.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário