Casa Sobre a Rocha – As Bênçãos Ocultas de Compartilhar o Evangelho com Pessoas Desconhecidas
Bênçãos ocultas existem sim, quando você compartilha o Evangelho com pessoas desconhecidas. Continuamos ainda a falar sobre este assunto precioso da evangelização. E creia que é o Espírito Santo de Deus que insiste com esta questão da evangelização. Nosso versículo base está em…
João 4:10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
O Senhor tem mostrado claramente ao nosso ministério que todos nós, a começar pelo nosso Apóstolo, por mim e por cada um desta igreja, todos nós temos uma missão. Fomos chamados com um propósito que não pode ser negado, que é testemunhar a nossa fé em Cristo Jesus. À família, aos amigos, aos colegas, aos vizinhos, a quem Deus colocar no nosso caminho, nós não podemos perder nenhuma oportunidade.
Porque Deus constantemente orquestra aquilo que nós pensamos que é acidentalmente encontros com intenções sobrenaturais. O Senhor, intencionalmente, coloca pessoas no nosso caminho, ou diante dos programas de televisão, ouvindo uma radio, lendo um folheto, vendo uma pagina no FB, um site, uma placa de igreja. Mas Deus, intencionalmente, orquestra, arranja, arruma situações que geram conversões. Porque só ele conhece os desígnios. Nós não vemos uma placa na cabeça das pessoas dizendo – ovelha de Jesus – para falar de Jesus.
Então, Deus, o Senhor Jesus Cristo, coloca dentro dos seus desígnios aqueles que ele predestinou em amor e que ele, soberanamente, as faz ouvir a palavra da verdade. Ele chama essas pessoas de – as minhas ovelhas, a minha igreja, o trigo, os vasos de honra, os 144 mil, os que são ovelhas e que nenhuma se perderá. Vamos ver em João 4 um desses encontros intencionais, orquestrados por Deus, e que jamais passaria pela mente de qualquer judeu e, muito menos, de uma samaritana.
João 4:4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
Era necessário que Jesus atravessasse Samaria, fazia parte do plano de Deus. E acontece um encontro, à beira de um poço de água, entre Jesus e uma mulher de reputação duvidosa, uma persona non grata, por causa da sua vida totalmente aquém dos padrões morais da sociedade judaica. E, nesse encontro, vocês já sabem, Jesus pediu água à mulher e ela se recusou a lhe dar água. Primeiro, porque ele não podia falar com uma samaritana e, depois, era uma mulher e as samaritanas não podiam falar com homens, especialmente se fossem judeus.
João 4:10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Aqui começa uma historia linda de vida transformada. Estes são os encontros com bênçãos ocultas, que ninguém tem ideia quantas vezes uma pessoa de alta sociedade, e vem lá a empregada que faz faxina na casa e diz – Posso fazer uma oração por Vossa Excelência? E a pessoa se desarma toda e chora porque está passando um drama violento.
Então, Jesus disse – se você conhecesse o dom de Deus – amados, a vida espiritual não é apenas uma experiência, é uma relação. Foi por isso que Jesus falou – se você conhecesse o dom de Deus – o que Deus tem pra te dar, o que ele pode fazer na tua vida.
E quem é o que está te pedindo água – se você souber que é Jesus – a humanidade não sabe. 7,5 bilhões de pessoas no mundo e dizem que, aproximadamente, 2,5 bilhões são cristãos, evangélicos, católicos, ortodoxos… Mas conhecer a Jesus MESMO, só quem tem olhos iluminados. Porque a lei não conhece Jesus. Conhece um Deus vingativo, que quer sangue na igreja, quer joelhos ensanguentados, quer gente sem dormir, sem comer uma semana e mais. Mas esse não é o Deus de toda graça e misericórdia, esse é o Deus de Moisés.
Por isso Jesus diz – se você soubesse… Olha, durante mais de 30 anos eu não sabia quem era Jesus. Eu sabia apenas quem era perpetuo socorro, aparecida, Fátima, são Luiz, santo Antonio, santo Afonso (fundador da congregação onde eu estudava pra padre). Mas eu não tinha ideia de Deus, eu era um perdido em pecados e delitos, como todos nós éramos antes de ter Jesus.
– Se tu soubesses quem é que te pede água, você lhe pediria, e ele te daria uma água especial…na realidade, Jesus estava dizendo…
– Mulher, se você souber quem eu sou, porque acontece este nosso encontro, porque eu estou aqui soberanamente, eu estou lhe oferecendo uma nova possibilidade de vida que te levará à vida eterna. Amados, que segurança, que paz, que alegria ela deve ter começado a ter, porque ela não sabia quem era o soberano Deus, ela não tinha ideia de quem cruzaria o caminho dela. assim como Deus tem dito a nossa igreja.
Quantas vezes você passa por pessoas que, nas horas comuns, estão no meio da sociedade, são ricas, aparentam alegria, mas estão, na realidade, clamando por misericórdia, porque são viciadas em álcool, drogas, são infelizes, mas não sabem como clamar.
Jesus veio oferecer uma nova possibilidade de vida. Aquela mulher não tinha ideia de como sua vida mudaria dali pra frente, seria transformada, ia conhecer a verdade que liberta. Quantas bênçãos estão ocultas quando se compartilha a fé com alguém.
Naquele momento, aquela mulher estava tendo um reencontro com seu Criador, com o Verbo Vivo, com o Deus verdadeiro. Porque ela era uma religiosa. Ela acreditava num poço de água abençoada do pai Jacó, lá do tempo dos patriarcas. Mas Jesus estava dizendo que vinha trazer mais do que a água do patriarca Jacó.
Ele estava trazendo o milagre da salvação. Jesus estava oferecendo uma virada de vida àquela samaritana. Uma vida que tivesse significado. Porque a historia diz que ela tivera cinco maridos e o que estava vivendo com ela era o sexto e também não era marido. Esta mulher estava sedenta de afeto. Ele achava que, se achasse um homem que lhe desse afeto, aquele tédio, aquela náusea, a vida doentia, vazia, estaria resolvida. Mas Jesus diz – eu tenho algo maior pra tua vida.
João 4:4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
Amados, o Espírito Santo nos guia. Porque a vontade de Deus segue planos predestinados. Não existe aquele negocio de sorte.
– Essa mulher teve uma sorte tremenda, porque encontrou com Jesus. Não foi sorte. É que a semente da salvação, os predestinados estão por aí espalhados. Olha, dizem que a África é o continente da perdição. Mas em Moçambique e Angola há centenas de pessoas evangélicas ouvindo as mensagens da Igreja Cristo Vive – sementes da salvação.
Então, Jesus, como todos os judeus, devia evitar contato com os samaritanos. Samaria, chamado de reino do norte, estava debaixo do domínio romano, havia uma raça mista, com uma religião totalmente hibrida. Os samaritanos eram radicais, violentos, e havia um forte preconceito contra eles na sociedade judaica.
Mas, saiba, o Senhor Jesus Cristo transpõe qualquer barreira. Podem ser étnicas, sociais, religiosas, convencionais, sexuais. Ele transcende. Naquela cidade havia uma mulher com um coração pecaminoso. Uma mulher que precisava de uma transformação de vida, que alguém a transformasse numa nova criatura. E, apesar de todas as divergências religiosas, como Deus, em Cristo Jesus, transpõe barreiras.
Olha, atualmente nós estamos vivendo em nossa sociedade, um ataque tão feroz de satanás, nunca visto na sociedade cristã brasileira. Há poucas semanas atrás, houve uma parada gay, subsidiada pela Petrobras, pela CEF, e pelo governo de SP, com milhões, e lá foi mostrado o que existe de mais profano na sociedade. Veja, colocaram um transexual, se assemelhando a Jesus preso na cruz. Olha o absurdo, isto é chocante. Duas lésbicas se beijando atracadas numa cruz.
Amados, nós estamos no mais feroz ataque contra a sociedade cristã e evangélica. E o que as igrejas querem? Fazer um movimento de guerra contra isso. Sabe, quando Jesus veio, todos esperavam um militar, que fosse pegar em armas contra os romanos. Mas Jesus disse – eu não vim pra isso. Você tem de amar os inimigos. Dá a outra face. Anda mais uma milha. Nós somos evangélicos. Vontade nós temos de fazer uma guerra mesmo.
Mas há uma voz superior que diz – temos de pagar o mal com o bem. Amontoar brasas de fogo sobre a cabeça dos nossos inimigos. Claro que a igreja de Jesus tem de rechaçar isso, sabe como? Aumentar a pregação e a evangelização. Porque fazem uma marcha pra Jesus, vem 500 mil pessoas. Fazem uma parada gay vem 3 milhões e ainda subsidiados pelo estado.
– Bispo, mas isto é uma provocação. Sim, e do que existe de pior. Mas igreja se porta como igreja. A igreja tem de aumentar a sua divulgação. Porque, se esse mundo se levanta contra a igreja de Jesus, a igreja de Jesus tem que se portar como igreja de Jesus e não como frente de guerra. A nossa luta não é contra carne e sangue, é contra potestades e principados nas regiões celestes.
Se eles chegaram a profanar o sangue da aliança, profanar a cruz, profanar a igreja de Jesus, temos que aumentar a evangelização, porque essa gente nunca ouviu falar de Jesus. Nunca!
João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
Amados, nós não somos contra ninguém, e esta igreja tem que estar preparada para receber homossexuais, bandidos, assaltantes, drogados, isto aqui é um hospital. Jesus não veio para os santos, ele veio para os doentes. Nós não concordamos com o pecado, mas não somos contra as pessoas. Amamos os pecadores, não amamos o pecado. Então, a mulher viu que Jesus não tinha preconceitos, porque ela era mulher, era samaritana e, mesmo assim, Jesus falava com ela.
João 4:10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Se você conhecer a Jesus, que te dá os benefícios da salvação, se você conhecesse a Jesus que te dá esta água viva, a água que sustenta a vida, a água que é a palavra, que traz cura psicológica. Porque o mundo está cheio de depressão, de medo, de suicídio, de angústia. Esse mal da humanidade que está nas emoções, quando a pessoa começa a ouvir e a tomar da água da palavra, ela é curada. Pode ser um louco, porque a Bíblia diz nem o louco se perde nesse caminho.
Jesus estava dizendo que tinha uma água, que traz vida verdadeira, energia, graça. O que Jesus estava ali fazendo – era o encontra a sós com Deus. Quando uma pessoa tem um encontro a sós com Deus, ela se encontra com ela mesma. Essa mulher não sabia quem era Jesus nem a proposta do que Jesus tinha pra ela. Ela teve um encontro a sós com Deus, e ela precisava se reencontrar. Ela precisava sentir essa profunda satisfação da vida, satisfação das necessidades, porque Jesus é a fonte da sabedoria.
O Espírito Santo transforma o homem à imagem de Cristo. Porque temos um destino – a vida eterna. Então, este encontro não foi casual, não há coincidência. Por isso é que eu digo – há bênçãos ocultas quando se prega, quando se dá um testemunho. Porque é o Senhor que orquestra esses encontros.
João 4:12-13 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
Veja, esta mulher tinha conhecimento religioso. E Jesus estava dizendo que não pode haver satisfação total nem com Jacó, nem com Moisés, nem com a lei, nem com ocultismo, com espiritismo, nem com cartomante, quiromante, búzios, cartas, mapa astral. Não há satisfação nenhuma em adorar a padroeira aparecida, ou Fátima, ou Lourdes, não há. O Senhor estava lhe apresentando algo muito superior, algo eterno. Porque tudo aqui nesta terra é ilusório, é efêmero, é passageiro. Mas, quando alguém bebe desta água da vida ele não quer beber outra coisa. Porque não há nada superior a esta água da vida.
João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Não há macumba, candomblé, espiritismo, orientalismo que satisfaça a sede profunda que o ser humano tem do reencontro com Deus. Água viva. Jesus não disse – água da lagoa, do mar, da cachoeira, água estagnada – ele disse: Água Viva. É superior, mais importante. Quando se bebe desta água viva diz que ela começa a jorrar da nossa vida rios eternos. Ele começa a jorrar e a fluir rios de água viva. Água vida quer dizer água que satisfaz.
Olha, quando eu e minha esposa começamos a receber esta palavra que é água viva, lá em 1981, através de dois anjos que iam todas as semanas à nossa casa, a nossa vida começou a ter uma virada. E lá foi dado o pontapé inicial para estarmos hoje onde estamos. Jesus é a água da vida, algo superior, que eu não encontrei nos santos e santas católicos, nas imagens, nas rezas.
João 4:15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
A mulher estava dizendo que queria algo mais elevado que a água do poço de Jacó, do que a lei. Quantas pessoas estão aí fiéis aos ministérios da lei 20, 30 anos, e nunca tiveram a certeza da salvação. Tem medo do diabo… se Jesus vier hoje… e se ele riscar o meu nome do livro da vida… Porque não tiveram um reencontro pessoa com Deus. E a mulher deu um grito – então dá-me de beber, se você está dizendo que isso e superior, é água viva…
Lucas 12:15 …porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
Tem gente que pensa – agora tenho meu primeiro milhão, vou ter o segundo, o terceiro, chega ao centésimo e continua infeliz, vazia, sem direção. Porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância de bens que ela possui. Pode ter 100 bilhões, morreu sem Jesus vai pro inferno. Não é vida, não tem significado.
Lucas 12:16-17 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
Lucas 12:18-19 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Veja, a vida das pessoas é muito baseada em bens, em riquezas, em ter e ter cada vez mais. Igual ao pessoal que roubou da Petrobras. Descansa, come, bebe e regala-te, fuma, cheira, injeta, enche a cara, sexo ilícito, rouba, adultera… mas Jesus vem e diz…
Lucas 12:20-21 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.
Deus te trouxe hoje aqui não foi para me ouvir, mas pra você ouvir a voz de Deus. Não saia daqui sem entregar totalmente sua vida a Jesus. Porque a vida sem Jesus, pode ter amontoado quanto milhões puder amontoar, é loucura. Porque haverá um dia que a alma vai ser pedida.
Muita gente luta apenas pelo que é material. Claro que temos de lutar para prosperar, para vivermos tranquilos, ter abundância em nossa casa, vivermos bem, ter a nossa casa, nossos filhos estudando, nossos bens, esse é o projeto. Mas existe uma verdade que liberta das verdades malignas do materialismo. Tem gente que chega à igreja sem nada, daí recebe as bênçãos de Deus, compra o que precisam, prospera e se manda embora. Porque pensa que a vida é isso.
João 4:16-17 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
João 4:18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Veja, Jesus com amor fez esta mulher enfrentar a realidade da vida. Mostrou que ela precisava mais do que a água do poço, mais do que a religião, porque a sua alma precisava de regeneração. Jesus, a sós com ela, desvendou-lhe todos os segredos de todos aqueles anos de pecados, das promessas que foram quebradas com tantos homens, da vergonha da vida, dos laços quebrados, pelo menos 5 vezes, com uma relação. Quando ela foi verdadeira, ali começou a regeneração da sua vida.
João 4:19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
O que Jesus estava oferecendo era muito maior do que apenas uma necessidade afetiva. Porque as pessoas dizem – quando eu tiver minha mulher, meu marido, minha casa, meu primeiro milhão, então está tudo resolvido… não está, só está tudo resolvido com Jesus.
João 4:25,26 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
Jesus foi ao encontro e lhe trouxe uma revelação completa.
João 4:28-30 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro…
Deixou a religião, rompeu com o mundo, rompeu com o pecado, com a lei, e foi à cidade e botou a boca no trombone… evangelizou.
João 4:28-30 foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
Primeira vez que esta mulher estava feliz na vida. Porque Jesus lhe deu uma identidade. Eu dizia – eu sou católico, apostólico, romano. Mas isso não é identidade. Agora eu sei quem eu sou – sou um com Cristo, sou imagem e semelhança do Senhor, sou filho amado de Deus, herdeiro das bênçãos de Abraão, sou o que sou pela graça de Deus. É isso que faz a felicidade da vida, porque Jesus valoriza a vida.
Jesus não está preocupado com a tua aparência externa. Porque esta mulher devia ser muito bonita, muito desejada pelos homens. Mas o que Deus queria era o coração dela. Então, quando ela deixou o cântaro de lado, deixou seu passado de lado, e correu pra cidade para anunciar a Jesus, daquela mulher discriminada, sem significado social, ela tornou-se uma missionária. Porque Jesus foi ao coração dela. E ela imediatamente compartilhou a sua fé. E ali nascia a primeira comunidade cristã de Samaria, onde os judeus não entravam. Olha então o que o Senhor nos diz como igreja.
João 4:35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
Temos de estar preparados. Se hoje há o ataque mais feroz contra a fé cristã no mundo… porque no oriente médio cortam a cabeça das pessoas, atiram de prédios, enforcam, por causa da fé cristã, é a grande oportunidade para que os gentios do mundo conheçam o Salvador, tenham o seu reencontro com Deus. E, como disse Paulo, eu não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação.
Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
Não tenha vergonha do evangelho. Senta com tua família, fale de Jesus. Fale para os amigos, para os colegas, para os vizinhos. Deus quer que você fale de Jesus, porque o diabo está aí jogando feio contra a igreja de Jesus. E a igreja de Jesus é um gigante adormecido no mundo. 42% das pessoas evangélicas no mundo abandonaram as igrejas. Foram mordidas pelo pecado, abandonaram a obra do Senhor, estão em casa bebendo, vendo pornografia, andando por lugares escuros.
Estádios de futebol, baladas e planeta Atlântida, estão cheios de crentes, tem crentes na primeira fila. Porque se esqueceram de Jesus, abandonaram as verdades do evangelho, tem vergonha de ser crentes. Mas Paulo diz – eu não me envergonho do evangelho. É o poder de Deus para a salvação. Você não tem que se envergonhar de ser crente. Você é o que é pela graça de Deus. Então, uma mulher estranha, pecadora, não havia alternativa pra ela, mas teve uma mudança dramática de vida.
João 4:39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
Muitos creram por causa do testemunho dela. Ela podia ter ficado calada, porque todo mundo sabia que ela era uma piriguete… vou ficar quieta no meu canto. Mas ela sabia que não era mais pecadora, nem piriguete, sua vida tinha sido transformada. A fé veio à sua vida e ela compartilhou a sua fé no evangelho.
Assim há pessoas semelhantes a ela no nosso caminho, no trabalho, na escola, na faculdade, na vizinhança, numa viagem, porque Jesus já preparou e orquestrou esses encontros. Você vai ter pessoas sem esperança no seu caminho, pessoas cansadas de viver, sem direção, que não conhecem Deus, não se conhecem. E, você sabe, cada um tem que ter o seu encontro pessoal com Deus.
João 4:42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Veja, você deu o seu testemunho e agora a pessoa já veio pra igreja. O teu testemunho atrai as pessoas. Elas vem a igreja e dizem – agora já não é pelo que você nos contou da sua vida, mas pelo que nós ouvimos e agora sabemos que Jesus é o Senhor da nossa vida. E onde elas ouviram para saber tudo a respeito de Jesus? Aqui na igreja.
Eu acredito com o nosso Apóstolo que vamos ter 6 antenas ligadas em vários satélites que cobrem o mundo e vamos ter programação evangélica, 24 horas por dia, em mais de 20 línguas. O diabo está trancando o caminho, mas isto vai acontecer, porque Deus é o dono da prata e do ouro desta terra, e por isso, eu creio que isso vai acontecer. O povo do oriente médio vai saber que é Jesus na sua língua. O povo da Ásia, do Japão, da China, da Europa, da Rússia, da África.
Temos que semear a semente da graça de Deus em qualquer lugar. Em todos os lugares. Para levar pessoas a confessar o Senhor. Se você planta uma semente de fé, vai haver frutos, vidas transformadas. Nós queremos vidas para Jesus. Chega de fofocas dos crentes. Aqui ninguém vai ficar dando entrevistas para falar mal da marcha gay, para falar mal desse ou daquele, o nosso negocio é pregar a palavra e quem for ovelha vai ouvir e vai ter sua vida transformada. E quem não for ovelha já está condenado.
João 4:35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
João 4:36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
Deus se alegra quando você prega para alguém e você recebe recompensa. Olha, você não sabe, nas coisas orquestradas por Deus, quando você semeia, às vezes anos antes, Deus faz colher anos depois. Você não sabe, nas coisas orquestradas por Deus, quando estará uma grande benção oculta por você compartilhar o evangelho, compartilhar a sua fé com alguém que o próprio Senhor colocou no teu caminho.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.