Casa Sobre a Rocha – Derrotando o Gigante da Tentação

derrotando o gigante da tentaçãoO Apóstolo Tiago fala sobre este assunto de tentação, provação, com muita propriedade. Veja o que ele diz em…

Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 

Tiago 1:13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 

Tiago 1:14-15 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Hoje vamos falar sobre a derrota do gigante da tentação e da provação. Especialmente quando as tentações são grandes e fortes.  Tentações nunca desaparecem da vida.  Todos somos tentados. Você pode viver 80, 90 ou 100 anos, seja você ovelha ou pastor, todos seremos sempre tentados. Até Jesus foi tentado.  Ser tentado ou provado não tem nada de errado. O problema é quando se cai no erro da tentação. Aí você precisa aprender a ter forças e coragem, e o ensino, para que quando as tentações se avolumam, você saiba dizer – Não!  A primeira coisa que você precisa saber é que temos duas naturezas. Diz em…

1João 1:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

A nossa natureza espiritual é perfeita, santa, sem pecado, é o nosso novo homem criado segundo Deus, que não perde nada do que Deus lhe deu, como a salvação eterna, por exemplo. Esta natureza espiritual permanece num corpo de carne, segundo Adão. E esta natureza humana, carnal tem altas possibilidades de cometer erros e delitos, fracassos. Por isso a Bíblia diz que, se dissermos que não temos nenhum pecado, estamos nos enganando. É um engano pensar que alguém é gigante na carne, porque não é.

Então, onde está o verdadeiro problema desta questão do pecado que os crentes vivem se debatendo e não sabem a verdade?

1João 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

E o que é a prática do pecado? É viver continuamente uma situação pecaminosa, equivocada, errada.  Aqui está o problema.  É por isso que o crente não pode viver sistematicamente na prática de pecados. Por que?

1João 3:9  pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

É por isso que não pode haver na sua vida atos contínuos e permanentes de erros na sua vida. Porque você é nascido de Deus e você tem uma divina semente.  Sabe, quem é nascido de Deus tem um tipo de radar espiritual que sabe quando é um erro e, por isso, não sente prazer de praticar continuamente esse erro. Porque, viver praticando pecados é muito dramático. Primeiro, porque vem logo expectação de juízo e fogo à cabeça. Ninguém foge disso. Segundo lugar, a prática contínua de um erro traz disciplina, correção e açoite.

Na igreja de Corinto que estava numa prática de pecado contínuo. Ele tinha relações sexuais com sua madrasta.  Era uma prática contínua. E Paulo disse – entrega esse aí a satanás, para que o corpo dele seja dizimado e o espírito seja salvo. Ou seja, a prática contínua é que gera problemas na vida das pessoas.  Olha, há muitas coisas que tentam o ser humano. Nós, quando pensamos em tentações, logo vem a ideia de tentações carnais, sexuais. Isso é o mínimo. Existe uma gama muito grande de tentações.

Por exemplo, o carnaval é uma tentação tremenda pra muitos crentes, especialmente nas cidades onde tem desfiles, e blocos, e grandes bailes de carnaval.  O paganismo – a pessoa querer ser amigo de Deus e do mundo também. Comida, bebida, álcool, drogas, dinheiro, orgulho, mentira, ira, inveja, contendas, ciúme, sexo – tudo isso é um pacotão de tentações.

Tem gente que, em questão de minutos, fervem e arrumam uma briga violenta. E caem nessa tentação. Mas nós podemos aprender a evitar as situações que geram a prática contínua. Porque pecar e errar, enquanto estivermos nesta carne, vamos pecar e errar o resto da vida. Não há como você dizer – eu nunca mais pecarei.  Bem, Jesus disse – quem não tiver pecado, atire a primeira pedra.

Tiago 1:13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

Perceba, toda tentação tem origem no mal. E se é mal, não pode ser de Deus. Porque Deus é o autor de toda boa dádiva.

Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Veja que Tiago fala de tentação e provação com a mesma origem da palavra. Ele diz que, se você suporta, se você persevera, você vai ser recompensado por Deus. Então, feliz é a pessoa que passa por uma grande aflição, persevera, suporta, quando a sua fé é provada. Eu falo da fé porque ela produz uma estabilidade psicológica e emocional na vida da pessoa, ela dá força, coragem, maturidade, obediência.

E Tiago diz – Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus – então ele está dizendo: Não jogue culpa em Deus nem no diabo. Normalmente as pessoas dizem – Deus permitiu, o diabo fez… Não!  Deus está mostrando que o coração do homem (muitos deles sequer são conscientes) é que leva o homem a cair na provação e na tentação. Isso é muito importante, pois Paulo disse…

Romanos 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

Paulo está dizendo – eu também sou humano, eu também erro. Tem coisas que eu faço e nem compreendo como que eu faço. E eu sei que, quando eu faço, eu detesto isso. É a humanidade da pessoa. 

Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Eu, às vezes, não consigo fazer o bem, e faço coisas que eu detesto. Isso se chamam provações e tentações. 

Romanos 7:23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

Veja, o resto da vida teremos uma guerra interior – diz que há coisas que guerreiam contra nós, que nos fazem prisioneiros da lei do pecado. E essa lei está sabe onde? No nosso corpo. É o velho Adão.

Romanos 7:24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

Paulo está dizendo – gente, eu sou humano, eu sou fraco, eu tenho duas naturezas, a velha e a nova. O que eu quero é que você entenda é que Paulo está mergulhado num labirinto, na sua mente e no seu coração, algo dramático. É dramática a condição psíquica do ser humano. Eu quero fazer o bem e faço o mal. Eu me sinto mal fazendo o que detesto. Eu vejo uma guerra dentro de mim, o meu velho homem guerreando contra Deus.  E ele dá um grito – desventurado homem que sou!

Por isso, amados, todos nós somos altamente dependentes das misericórdias do Senhor. É por isso que diz – as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. E, sabe uma coisa, a graça de Deus é curativa, ela cura. Então, quem me livrará deste corpo de morte? Porque há uma guerra constante dentro e nós e, às vezes, a pessoa, até dormindo, tem sonhos e erra no sonho. Temos que ter consciência deste desfio ético e moral na nossa vida. Somos humanos e lidamos com paixões, com instintos, com carências, mas lidamos com Deus e com sua sabedoria.

Então, vamos lembrar, ser tentado não é problema. O problema é deixa a cobiça do coração se transformar na prática contínua do pecado. A prática contínua do pecado é que tem consequências.  Havia um irmão da igreja no RJ que tinha 2 famílias. Ele dizia à esposa – eu vou viajar para SP. E viajava a SP, e tinha lá uma esposa com filhos. Depois ele dizia para essa de SP – eu vou viajar ao RJ, estou com saudades do culto da sede. E tinha uma esposa na sede com filhos grandes.

Esta prática contínua não pode ser de Deus. Assim, tem gente que fuma escondido, bebe às ocultas, usa droga às ocultas, esse tipo de vida com prática contínua de erros é um grande desafio pra vida. Porque todos nós temos faltas, imperfeições, vulnerabilidades, todos nós estamos escravizados pela carne. Quando digo todos, são todos, eu e cada um de nós aqui.  Não pense que você não é, é sim.

A guerra que Paulo tinha é a mesma que eu tenho e você tem. E, enquanto vivermos, teremos esta guerra.  E quando Paulo disse – quem é que me livrará – no fundo, ele via um gigante. E aquilo o tornava infeliz, desventurado que sou, ele disse. Saber que tinha fraquezas e não conseguia vencê-las. Veja, quem estava gritando isso era Paulo, e não eu, e ele tinha sua área espiritual muito forte, muito ligada com Deus, e mesmo assim ele se sentia escravo de alguma coisa na sua carne. Olha, quanto mais conhecimento espiritual você tem, menos a sua carne vai prevalecer, porque você sabe as consequências, você já entende de provação e tentação. Contudo, eu e você teremos até o fim.

Então, o que é tentação, provação? No grego, Keirosmos, quer dizer, aperto. São situações que nos apertam, trazem confusão, medo, angústias. E quando um aperto surge? Por exemplo, uma proposta desonesta. A Sabesp descobriu que, em SP pessoas e empresas usavam um imã no relógio de água, que trava o contador, e usavam água sem pagar. E foi um prejuízo de mais de 2,6 bilhões de litros de água. E esse imã é vendido na cidade em muitos lugares. Isso é uma tentação. Então, não é só a turma do Lavajato, tem a turma da GatoNet. Propostas desonestas são uma tentação. Mas, conforme você vai aprendendo a temer a Deus, você não entra nesse tipo de tentação.

Olha uma coisa, pessoas que são fiscais do governo, imagine quantas tentações elas tem!  Às vezes, descobrem sonegação de impostos, aplicam uma alta multa e a empresa oferece um bom dinheiro pra tirar a multa. E aí são tentações dos dois lados – de quem vai dar e de quem pede. A cobiça é que é o drama, a prática contínua leva à morte. Amados, nunca uma proposta desonesta vem de Deus. Nunca culpe a Deus por tentação alguma, nem o diabo. Paulo disse – sou eu.  Martinho Lutero disse – minhas tentações são minhas mestras de teologia. Então, não se deixe enganar por isso – o bem vem de Deus, ele cuida de nós, e ele não tenta ninguém.

Tiago 1:16-17 Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Em Deus não há variação, mas nós temos de fazer o que diz em… 

Tiago 1:19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

Pronto para ouvir. Eu sei que muitos de nós podem estar passando por uma grande tentação, um grande aperto.  Bispo, se eu der este passo vai ser a minha liberdade financeira… a minha felicidade conjugal… se eu fizer aquilo vai ser o ponto final no sofrimento.  Há tentações terríveis. Então, existem tentações da carne, do mundo e do diabo. Porque o diabo tentou Jesus. Na carne é o velho homem que incita as paixões da carne.  Tua carne quer te humilhar, tens que submetê-las para ela não te envergonhar, porque ela é carne de imundícia, é isso que diz a Bíblia.

Depois as tentações do mundo, o mundo nos ofende, e ao mesmo tempo nos seduz e nos impele a sair pra fora da igreja. Veja, quando algum irmão está triste com alguma coisa, a primeira coisa que faz é sair da igreja. O mundo está gritando lá fora – você tem de ser feliz, beba, fuma, pule o carnaval. É uma tentação. E depois tem a tentação do diabo. O diabo diz – um gole só, dois dedos. O diabo instiga as pessoas a desprezarem a palavra, ele arma laços e redes, ele lança dardos inflamados.

Efésios 6:16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Isto é uma realidade, esses dardos inflamados do maligno existem. Existe uma pesquisa nos EUA ( não sei do Brasil, porque aqui não tem essa pesquisa) que diz que existem lá 800 mil homens e 400 mil mulheres, que passam por um drama que se chama stalker, perseguição, assedio. Quem mais sofre isso são as celebridades, que são perseguidas incessantemente. Porque existem pessoas que são tão psicóticas, que elas tem fixação nos outros. Filmam as pessoas, assediam, são obsessivas, importunadoras, elas querem controlar a vida das pessoas. E às vezes atacam as celebridades, invadem a privacidade, lançam boatos para levar a reputação de pessoas importantes.

Todos os dias sai a notícia – o presidente Obama vai se divorciar da Michele Obama – mentira. Sempre tem uma senhora que trabalha na casa branca e que viu e que disse. São stalkers, que perseguem, são psicopatas, e nós convivemos com isso todos os dias.  Às vezes, você tem um vizinho que se mete na sua vida e cria boatos. São tentações.  Essas perseguições se chamam erotomania, são pessoas que tiveram violência domestica, querem se vingar, tem ódios, e querem atrapalhar a vida dos outros, e o diabo as usa. Então temos que saber que nossa carne, o mundo e o diabo nos tentam. 

Tiago 1:14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Aqui está o problema, o aperto, o keirosmos – dentro de nós temos a nossa própria cobiça.  Não sei se vocês conhecem arapuca. Eu fazia muita arapuca, quando era criança, para pegar passarinho.  Eles eram seduzidos pela comida que estava debaixo da arapuca. E entravam e ficavam presos. Nossa carne é uma arapuca armada 24 horas na nossa vida. E ela tem lá a suas armadilhas.

Tiago 1:15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Esta cobiça que está dentro de nós temos que domina-la. E Tiago mostra que o pecado não acontece de repente.  É um processo.  Se você vive continuamente uma situação equivocada, essa situação pode levar você à morte – disciplina, correção e depois vem o açoite. É por isso que Salomão disse que quem confessa e deixa alcança misericórdia. Tem que confessar e deixar. Tem que dizer – Senhor, eu errei, eu não quero mais isso na minha vida. Sai!  Porque, se você não faz isso, a consequência da prática contínua do pecado, uma vez consumado, é a morte. 

Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte.

Paulo foi muito claro na ensino à igreja.

1Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

1Coríntios 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana;

Quer dizer, não foi Deus que tentou nem o diabo, foi a nossa carne, o velho homem. Olha, tem gente que mata por ciúme. É algo psicótico, é a cobiça que está lá dentro e gera o pecado que gera a morte. 

1Coríntios 10:13  mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Sabe onde está o perigo disto tudo? Chama-se autoconfiança. Eu me garanto – aí é que está o problema. Agora, o que enfrentamos, não importa o tamanho nem a gravidade, como é humano, Deus dá forças pra suportar. Toda tentação é da condição humana. Na nossa infidelidade, Deus permanece fiel. Porque, se ele fosse infiel, na nossa infidelidade acabaria a nossa vida.

2Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

A palavra de Deus não falha, o caráter de Deus não muda. A sua misericórdia é eterna. Ele está dizendo que não há tentação que não seja humana. Na realidade, a força da tentação vem do diabo, mas a situação criada é humana. O diabo joga situações que são humanas. A tentação para uma desonestidade, um negócio ilícito, a força é do diabo, mas a situação é humana. É um grande perigo a autoconfiança.  Temos que depender totalmente de Deus, temos que crescer a cada dia para poder suportar as situações.

Deus sempre provê uma forma que nos dá a vitoria. Nos apertos da vida ele faz com que você saia vitorioso da situação.  Não existe crente verdadeiro que tenha prazer no pecado, ainda que o pecado seja prazeroso. Como diz a Bíblia, os prazeres do pecado são transitórios. O crente verdadeiro não sente paz quando peca. Ele sabe que o pecado lhe tira a paz. Deus sempre provê para os keirosmos da vida, os apertos, um caminho de livramento. Agora, existe uma tentação tão grave quanto a carne do homem e que tem consequências tão graves, que é a questão do dinheiro. Veja o que diz Paulo…

1Timóteo 6:9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

Veja o que acontece quando não há sabedoria com o trato das questões financeiras. 

1Timóteo 6:10  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, é o amor do dinheiro. Porque a pessoa coloca o dinheiro na frente de Deus. Veja, ruína, perdição, males, é uma cobiça que traz muitas dores. Com esse negócio de roubo do dinheiro público no Brasil, e a delação premiada – me perdoa uns anos de cadeia que eu conto quem mais está envolvido – descobriu-se um subgerente da Petrobrás que, sozinho, arrecadou mais de 100 milhões de dólares.

Compraram uma usina por 70 milhões, mas, ao final, o custo foi de 1,2 bilhões de dólares. Quem estava por trás de tudo isso? Homens que tinham uma cobiça tão grande, tinham um amor do dinheiro tão grande, que se deixaram levar pela raiz de todos os males e agora estão todos atormentados pela situação, porque estão todos presos. Tudo por causa da tentação do dinheiro.

É importante que eu mostre esta questão, porque o cobiçoso vive sempre inseguro e se afoga, se arruína, se perde. A tentação do dinheiro também é um gigante que tem de ser derrotado. Porque ele afoga, ele enfraquece, ele adoece, ele escraviza. Então, todos nós temos uma batalha diária com as tentações, com os apertos, com a possibilidade de cair na tentação e pecar… e Pedro diz em…  

1Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 

1Pedro 5:9  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

Então, a esta hora, em todas as irmandades espalhadas pelo mundo, há gente lutando, com tentações e apertos de todo tipo, tentações de dinheiro. Então, se eu tenho de ser sóbrio e vigilante, se você sabe que alguém te tenta, evita essa pessoa. Se você sabe que um lugar te tenta, não vá lá. Se você tem uma situação que te tenta, não vá. Porque da cobiça à morte é um processo. Tentação, cobiça, atrai, seduz, pecado, morte. Às vezes, pessoas erradas levam ao pecado e á morte.

1Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Às vezes a pessoa tem bons costumes, mas chega alguém que tenta, tenta, e a pessoa se deixa corromper. Então, fuja do que lhe tenta. – Bispo, tem um barzinho que, se eu passar em frente, eu acabo entrando e tomando umas e outras… Não passe em frente, vá por outra rua.  – Bispo, eu era uma pessoa boa, mas me juntei com uns companheiros que me levaram pro mal… Fuja dessa gente. Se alguém te propõe um negocio errado, fuja dessa gente. Fugir dos impostos é outra tentação. Mentir é uma tentação. Orgulho, soberba, idolatria – fuja daquilo que te estimula, do que atrai e do que seduz.

1Coríntios 6:18 Fugi da impureza.

Fugir não é ficar conversando com a impureza pra ela se afastar de você.  É você fugir dela, é botar as pernas pra correr.

1Coríntios 10:14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Às vezes a pessoa é crente, mas guarda uma imagenzinha de um santo, escondida. Fuja da idolatria.

1Timóteo 6:11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas;

Fuja dos coisas carnais. 

2Timóteo 2:22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade.

É pra fugir, amados. Não é pra encarar e ver no que vai dar, porque as paixões atraem e seduzem.

2Timóteo 3:5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Veja que a Bíblia fala uma serie de vezes – foge, foge, foge – quer dizer que há coisas, situações, pessoas que precisam ser cortadas da tua vida. Fugir é não deixar que o gigante te leve à derrota. Outra coisa – há pessoas que não se aguentam com a internet, com o FB – você nem imagina quantas mensagens de FB tem destruído pessoas.

Fuja daquilo que quer derrotar você. Fugir é ir em direção oposta aquilo que lhe atrai e seduz. Eu sei que muitas pessoas estão numa grande batalha. E, nessa hora, você precisa ter o seu foco em Deus e não na tentação, senão a tentação será mais forte. E, quanto mais você vem à igreja, quanto mais você ouve as mensagens, quanto mais você ora, quanto mais você lê a palavra, mais forte você fica, e mais capaz de submeter a situação.

Aprendam o seguinte, as situações de aperto vem mais quando alguém está fragilizado. Está fragilizado nas finanças, vem alguém e diz – bota um imã no hidrômetro, você não vai mais pagar água. Você está fragilizado sexualmente, vem uma situação. Fragilizado emocionalmente, vem outra. Se você tem conhecimento bíblico, você detecta e foge das situações de tentação. Então, o gigante tem de cair e você não tem de ficar dizendo o resto da vida – sou um fraco pecador. É verdade que a carne é fraca, mas o espírito tem que ser forte para dominar a carne. 

Hebreus 12:2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.

Amados, todas as escolhas tem consequências. E não é tarde para virar a direção da tua vida.

1Coríntios 6:19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 

1Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Nós não somos nossos. Eu não sou dono de mim. Você não é dono de você. Você é propriedade exclusiva de Deus. Temos um chamado a honrar a Deus, fugindo do mal, vencendo o gigante, dizendo não.

Provérbios 24:16 porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade.

Se a Bíblia diz que é o justo, somos eu e você que caímos e nos levantamos. Não é o ímpio. Quer dizer que eu e você somos suscetíveis a cair, estamos sujeitos a cair nas tentações. Paulo dizia – o que eu não quero fazer, o que eu detesto, é isto que acabo fazendo. Então, o nosso passado não nos diminui em nada.  Você precisa saber que tem valor diante de Deus.

É como uma nota de 100 reais – se você dobrar, dobrar de novo, amassar, pisar em cima, jogar na lama, ela continua com o valor de 100 reais. Nada tira o seu valor. Olha, você pode ter sido amassado, pisado, jogado na lama, pode ter caído sete vezes, o Senhor te levanta. Tu és de Deus.  Tu és de Deus. Tu és de Deus.

Para terminar, ouça, ambições, dependências, sentimentos errados, crime, negócios ilícitos, atração sexual, seja homossexualismo ou lesbianismo, soberba, vaidade, adultério, há muitas áreas de trabalho para a nossa vida. Mas nós não podemos nos deixar vencer por essas situações. Porque a cobiça gera a morte. É um gigante que tem de ser derrotado. E ele é derrotado pelo conhecimento.

Não adianta você dizer – vou fazer um jejum para vencer a carne – não resolve, o que resolve é o conhecimento. É a arma espiritual que resolve. Esta palavra que vou mostrar agora não é muito conhecida. As pessoas passam a folha ligeiro, porque é um assunto que intriga as pessoas, pois ela fala de situações que não se fala delas, mas são extremamente graves e muita gente cai nessa situação. Olha só que situações de tentação terríveis…. 

Provérbios 6:16-17 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 

Provérbios 6:18-19  coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

Você percebe as áreas onde as pessoas caem, porque o mundo traz estas coisas em taças de prata. E diz que as seis primeiras coisas Deus aborrece. Mas há uma que Deus aborrece demais, Deus abomina – quem semeia contendas entre irmãos. Isso de falar de um pro outro e do outro pro um. Há coisas que não se pode aceitar em hipótese alguma – se alguém quer mentir, fofocar, criar discórdia, contendas – eu não sou uma boa companhia para pessoas assim. E eu espero que você também não seja uma boa companhia para essa gente que semeia contendas entre os irmãos.

Um dia espalharam em Israel que Jesus era belzebu. E falaram tanto que chegou ao conhecimento de Jesus. E ele disse – eu sou belzebu? E luto contra belzebu? Então estou dividindo a casa e casa dividida não prospera. Olha, todos os pecados serão perdoados, mas há um que não será perdoado – o pecado contra o Espírito Santo. É vocês estarem me chamando de belzebu. É dizer que alguma coisa de Deus não é de Deus, é do diabo.

Então, cuidado com a língua, com aquilo que você semeia. Se você semeia contenda, colhe contendas. O melhor, quando você é atacado, é você deixar que Deus te defenda. Porque, se você botar a boca no trombone, é uma semeadura. E como a colheita sempre é melhor do que a semeadura, imagine, você diz um A e vai colher dezenas de AAAAAAAAAA. Melhor é ficar calado. A justiça vem de Deus.

Olha, esse negócio de – me bateu, leva! – não dá lucro nenhum. Melhor se calar e deixar Deus fazer justiça. Aliás, Jesus fazia isso. – Você é o rei dos judeus?  Ele ficava calado. O máximo que ele disse foi – é você que está dizendo. Amados, nosso chamado é para a paz. Eu não quero colher o que eu não vou semear. Não colho nada do que eu não semeio. Então, esta relação das coisas que Deus não gosta e das coisas que Deus abomina – semear contendas entre irmãos – é terrível.

Porque há pessoas que dizem – ele fez isso, ele falou aquilo, ele mandou fazer tal coisa, ele estava lá naquele lugar (imagine….). Não procure se defender. Deus é a tua justiça. Ele é teu juiz que julga as tuas causas. E ele é o teu advogado que te defende. Diga aí com fé – eu tenho um advogado. Eu tenho um juiz. E o seu nome é Jesus Cristo. E ele defende as minhas causas.  Ele julga as minhas causas. E ele não me acusa. Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?  É Deus que nos justifica.

E ao seu nome, toda a glória.  Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário