Casa Sobre A Rocha – Diretrizes Para Um Lar Abençoado

DIRETRIZES PARA UM LAR ABENÇOADO

Isaías 61:9 …todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor.

 

Amados do Senhor, santos de Deus, meus irmãos em Cristo Jesus.

O Senhor inspirou nosso apóstolo, e nós estamos seguindo as mensagens que nos levam a 50 dias de transformações, de mudanças.  Já aprendemos sobre transformações em diversos aspectos da nossa vida, que nos levam a receber as bênçãos de Deus sobre a nossa vida e sobre a nossa família. Hoje vamos falar sobre família, que é a base da sociedade. E a família tem sido atacada terrivelmente. Por isso temos de estar vigilantes e alicerçados na rocha, Jesus, para que as nossas famílias sejam benção.

E há entre nós famílias diversas:  a família tradicional, os pais com seus filhos; ou um casal sem filhos; ou pessoas que estão no segundo casamento e tem filhos dos dois enlaces; outros que ainda vão formar suas famílias.  E quero lhes mostrar também que, nesses diversos tipos de família, não existe família perfeita. Porque não existe nenhuma pessoa perfeita. Mas eu posso garantir que existem famílias cristãs felizes. Famílias felizes que sabem conviver com personalidades diferentes.

Eu sei que não é fácil conviver com pessoas de personalidades e de humor diferentes. Ou pessoas que trazem, por herança, costumes errados. Mas quando você molda sua família aos preceitos bíblicos Deus faz que todo fracasso se transforme em vitória. Deus faz que uma aparente situação de derrota se transforme numa real situação de honra e de glorias a Deus, se você dá testemunho daquilo que Deus faz na sua vida. Mas isso só acontece quando a gente se molda aos preceitos bíblicos.

Para toda situação que esteja gerando fracasso ou destruição na sua vida familiar, nós encontramos na Bíblia Sagrada a direção correta com a resposta certa.  Para todo erro, Deus provê a solução para que haja mudança e para que haja melhora. Quando Deus começa a agir na nossa vida a transformação é real e completa. Vai gerar melhora para a sua vida e seu relacionamento. Esta é a função do evangelho na vida da família cristã.

Não importa como seja a sua família, Deus tem um propósito de bom êxito para cada família. Mas para que este propósito se cumpra, você precisa cuidar dele com muito zelo, principalmente cultivando amor diariamente. Amado, o teu lar precisa ser um lar consagrado ao Senhor. E esta palavra consagração é…

CONSAGRAÇÃO = HEBRAICO = QADASH = ESTAR LIMPO, SER PURO, DEDICADO A DEUS.

Portanto, um lar consagrado ao Senhor tem que estar limpo, ser puro e dedicado a Deus. Por isso, você pode ser parte de um lar feliz. Se você tem um lar limpo, puro e consagrado ao Senhor, você tem um lar feliz.  Esta é a vontade de Deus para cada um de nós e para a nossa família. Por isso, esteja limpo de qualquer situação errada e viva estas diretrizes de Deus.

Acontece que muitos não tem seus lares dedicados a Deus. Tem permitido impurezas e situações contrárias à vontade do Senhor. Outros tem colocado suas famílias em terceiro ou quarto plano. Muita gente coloca sua família no final da sua lista de prioridades. Não valorizam seu lar como algo precioso de Deus para o seu povo.  Para grande parte da sociedade, os valores familiares já se perderam. Chegam a dizer que a família está falida, que é um conceito ultrapassado.

Mas a família é um projeto perfeito de Deus para a nossa vida. Então, então existem situações criadas pela sociedade que mudam os conceitos de Deus. Por exemplo, é fácil desistir de um relacionamento e assumir outro. Muita gente não luta mais pelo seu casamento. E o mundo ensina assim: – Não deu certo? Aí fora tem muita gente que vai preencher essa lacuna.

Mas veja uma coisa, sair de relacionamento achando que o outro será melhor que o primeiro é engano, porque não existem pessoas perfeitas. Pelo que se percebe estatisticamente, a tendência é piorar. Porque as pessoas, por qualquer motivo, pensam assim – não deu certo, passo pra outro, ou pra outra. As pessoas perderam a consciência de lutar pelo seu casamento.

É claro que não estou falando de casos onde há violência, abuso, traição, patologias mentais, ou outros tipos de situação. Estou falando de questões que, aos olhos da palavra do Senhor, há solução. Outro exemplo, o carinho dos pais tem sido substituído pela facilidade de entregar os filhos às escolas e creches, ou enchê-los de eletrônicos para não terem de dar atenção merecida aos filhos. Muitos alegam não ter tempo para educar os filhos segundo os preceitos bíblicos.  E isso faz com que famílias sejam destruídas. Porque os filhos serão reflexo do que os pais foram pra eles. Ou do que lhes foi ensinado.

Muitos adolescentes, em vez de receberem orientação dos pais sobre os caminhos corretos, recebem presentes, ou mesadas, e muitos pais dizem – se vira aí, tá bom, filho, filha?  Mas nós, conhecedores da Bíblia Sagrada, sabemos que Deus requer que valorizemos a nossa família, que cuidemos do nosso lar como um presente de Deus, o nosso bem mais precioso. Porque, através da sua vida, o Senhor vai manifestar grandes coisas em sua família. Você não vai sair daqui da mesma forma que entrou, a sua família na vai ser a mesma.

Nós vamos abordar aspectos espirituais que envolvem todos os membros da família. E como cristãos que somos, uma das certezas que você precisa ter é que é direito seu, como promessa de Deus, ter uma família bendita. Eu não sei como está a sua família, mas a Bíblia diz que, como promessa Deus, você tem direito de ter uma família bendita. Não abra mão disso, porque é teu direito dado por Deus. Isso começou lá com Abraão. 

Gênesis 12:3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Você está incluído aqui. A tua família está incluída aqui. Então esta palavra é pra você. Por isso vou falar aspectos que trazem a manifestação desta benção prometida. O primeiro aspecto é crer no que Deus diz e ser obediente. Isso precisa ser exercitado na vida diária. Porque Deus te capacitou pra isso, para aprender tudo e obedecer a tudo e ver esta transformação na sua família. Portanto, a igreja tem de começar dentro do nosso lar. Não abrindo mão dos fortes princípios que guiam a nossa vida nesta terra.

Por isso, não podemos aceitar hipocrisia dentro de casa, problemas não resolvidos que geram contenda, e achar que isso é normal. Isso não pertence a nós, famílias benditas do Senhor.  Deus não manifesta benção onde há hipocrisia.  Agora, a tendência das pessoas sempre é dar desculpas para o seu modo de agir. E quando há um problema familiar, em muitos casos, cada membro vai estar cheio de argumentos para justificar suas atitudes, ainda que sejam contrárias à Bíblia Sagrada. Mas, para termos famílias felizes, precisamos viver o evangelho. E você pode viver o evangelho. Você foi feito para isso, você pode frutificar. 

Colossenses1:3-4 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4  desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;

Colossenses1:5  por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,

Colossenses1:6  que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;

O evangelho tem que produzir frutos. A verdade tem que produzir frutos na vida dos que entendem a palavra da graça de Deus. 

Colossenses1:9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

Colossenses1:10  a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

Amados, conhecemos a vontade de Deus através da sabedoria e entendimento espiritual. E isso é que nos leva a viver de modo digno no Senhor, de forma a frutificar na nossa vida e na nossa família.

Colossenses1:11  sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

Não é algo fácil, é necessário perseverar e ter muita paciência. E com alegria – o teu coração não tem de viver de humor, mas de alegria e a fé que estão dentro de você, pelo poder do Espírito Santo. É isso que tem de te motivar, você sabe que é Ele que vai te levar a fazer o que é certo. 

Colossenses1:12-13 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

Veja que o processo de Deus faz com que você mude o seu comportamento, sendo perseverante, paciente, pavio longo, para que você suporte com muita longanimidade o teu esposo, tua esposa, teus filhos, teus pais. Assim é que tem de ser uma família bendita do Senhor.  Deus está te dando diretrizes para você ter um lar abençoado. Isso é para ser praticado no dia a dia.  É fácil?  Não é fácil, mas é ordem de Deus e Ele nos dá a força para praticarmos.

Então, o modo digno de vivermos é fortalecidos com o poder de Deus. Não é com poder da razão humana. É com perseverança, com longanimidade e com alegria. Isto implica em moldarmos o nosso eu, e isso não é fácil, porque é moldar a carne e a nossa razão para darmos ouvidos à razão de Deus.

Como cristãos sabemos que a nossa vida tem que estar em linha com os princípios bíblicos.  A obediência gera a manifestação da benção que nos foi prometida. Veja que Paulo confirma esta promessa em…

Gálatas 3:7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

Gálatas 3:8-9 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. 9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

Gálatas 3:29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

É direito seu, é sua herança, porque você é da fé, você é de Cristo. Você é herdeiro da promessa de ter uma família abençoada, feliz. Mas isto não significa que você está isento de problemas. Mas a crença nesta palavra, e pelo poder de Deus que opera na sua vida, você pode controlar e resolver toda e qualquer situação.

Para que isso seja viável, você tem de guiar a sua família e a sua conduta pessoal, segundo os ensinamentos bíblicos. E isso acontece quando você lê a palavra e quando você vem aos cultos.  Porque aqui é uma escola do saber de Deus para a nossa vida. A Bíblia tem de ser o seu manual de vida, senão você vai usar a estratégia do mundo e não a estratégia de Deus que está na Bíblia Sagrada. 

2Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

2Timóteo 3:17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Portanto, não há desculpas para continuar errando. Porque o Espírito Santo nos ensina, nos repreende, nos corrige, e nos educa para aquilo que precisamos mudar. A palavra de Deus nos educa e nos habilita para vivemos em obediência a Deus e assim vermos a ação de Deus na nossa família. E o Senhor sempre usa pessoas para nos orientar. É por isso que Ele inspirou nosso apóstolo para em 2017 tratar do assunto das famílias benditas do Senhor.

Você jamais estará sem acesso àquilo que precisa para ter um lar abençoado e uma família feliz. Porque aqui recebemos a palavra que é ensinamento de Deus para aplicar na vida. Se você fundamenta sua família na palavra de Deus, sua família tem que ser abençoada. Veja o que diz em… 

Provérbios 3:1-2 Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2 porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

Provérbios 3:3-4 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração 4 e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.

A palavra de Deus gera transformação e mudança, mas ela tem de estar gravada no teu coração, tem que estar internalizada em nós.

Provérbios 3:5-6 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Ou seja, busque orientação diária somente em Deus. Não ache que o teu entendimento humano vai te levar por caminhos seguros. Não busque orientação no mundo, num colega de trabalho, num amigo que está no mundo, porque seus conselhos vão levar a tua família à destruição. Não fale da sua vida a quem não te ajuda a edificar. Pois quem pode endireitar as tuas veredas é o Senhor. Isso significa restauração na tua família. E eu declaro que esta restauração já está acontecendo na sua vida e na vida da sua família, em nome de Jesus.

O nosso lar tem de ser consagrado ao Senhor, buscando sempre nele e só nele a orientação para a nossa família. E isso acontece quando praticamos a sua palavra por obediência. Tiago deixou uma palavra para o nosso relacionamento familiar e também para termos bom êxito no relacionamento interpessoal. 

Tiago 1:19-20 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.

É dessa forma que você nunca vai perder a paciência, a sua mansidão, a sua longanimidade. É isso que gera paz dentro de casa. Se todos os familiares assumem diante de Deus a responsabilidade de agir assim, muitos problemas serão evitados e resolvidos. Ser tardio para falar e para se irar e pronto para ouvir a outra pessoa. 

Tiago 1:21  Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

Veja que isto traz salvação para a alma, para os sentimentos, para as emoções. Se eu não acolho a palavra, dou lugar a impureza e acúmulo de maldade, que vão trazer destruição para a família e para a vida pessoal. 

Tiago 1:22  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Temos de praticar a palavra. Se eu ouço e não pratico estou me enganado a mim mesmo.  Porque jamais verei a transformação da minha vida e consequentemente da minha família. Este altar está implantando a palavra no teu coração para que seja praticada.

É responsabilidade de cada membro da família cuidar um do outro. Para que haja a manifestação da benção do Senhor. Mesmo que você seja o único crente da sua casa. Se você quer ver o seu lar transformado e consagrado para Deus, comece a viver isto na sua vida.

Alem disso, temos a responsabilidade de eliminar do nosso lar aquilo que afasta a manifestação das bênçãos de Deus.  Aquilo que é abominável a Deus. Aquilo que não faz parte do novo viver em Cristo.

Pessoas estão deixando prevalecer dentro do seu lar todo tipo de coisas erradas.  Pode ser um tipo de comportamento mundano, um pensamento equivocado, uma forma de se relacionar contrária ao que a Bíblia ensina. Quem sabe um vício, ou até mesmo um simples objeto que pode gerar tristeza ao coração de Deus, como, por exemplo, um ídolo. Prioridades equivocadas que estão gerando confusão dentro da sua casa. Alguém que não está dando a Deus o lugar merecido. Alguém que permite hábitos, maneiras, coisas mundanas dentro da sua casa. Coisas ou hábitos que o mundo considera normal, mas Deus não.

Veja a atitude de Josué, quando estava no final da sua carreira de líder do povo de Israel, ele relembrou o povo de todos os feitos que o Senhor tinha realizado no meio deles. Josué alertou o povo para não se misturar com outros povos que serviam a outros deuses. Porque isso traria ruína para suas famílias. Significa que pode haver pessoas que permitem costumes e conselhos errados dentro da sua casa. E onde isso acontece há destruição porque Deus não manifesta a sua benção.

Josué 23:2 chamou Josué a todo o Israel, os seus anciãos, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais e disse-lhes: Já sou velho e entrado em dias,

Josué 23:3 e vós já tendes visto tudo quanto fez o SENHOR, vosso Deus, a todas estas nações por causa de vós, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que pelejou por vós.

Ele estava rememorando aquilo que Deus já tinha feito ao seu povo.

Josué 23:8 Mas ao SENHOR, vosso Deus, vos apegareis, como fizestes até ao dia de hoje;

Amado, apegue-se a Deus também, você e sua família. 

Josué 23:10 Um só homem dentre vós perseguirá mil, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu.

Josué 23:11 Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o SENHOR, vosso Deus.

Ou seja, não se deixe iludir pelas coisas erradas do mundo – guarde a sua alma. Veja que Deus requer o amor somente a Ele, pois ele é o nosso Deus. 

Josué 23:14 Eis que, já hoje, sigo pelo caminho de todos os da terra; e vós bem sabeis de todo o vosso coração e de toda a vossa alma que nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras que falou de vós o SENHOR, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem uma delas falhou.

Josué 23:16 Quando violardes a aliança que o SENHOR, vosso Deus, vos ordenou, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, então, a ira do SENHOR se acenderá sobre vós, e logo perecereis na boa terra que vos deu.

– Bispo, mas hoje vivemos no pacto da graça de Deus, um pacto de melhores e superiores promessas, não há mais maldição sobre nós.  É verdade, mas a obediência e o temor aos princípios divinos continuam a ser requeridos por Deus.  Isso não mudou. E a boa terra que o Senhor deu a cada um de nós é o nosso lar, a nossa família. Mas muita gente está perecendo na boa terra que o Senhor lhe deu por permitirem situações comportamentais que são laço e rede. Coisas que prendem, que geram confusão e levam as famílias à decadência.

Quanto ao povo de Israel a mistura com povos pagãos, e adoração dos seus deuses, trazia castigos e morte. Deus permitia que ficassem cativos dos inimigos. Deus fechava os céus não dando chuva às plantações.  E hoje, o que tem acontecido às famílias do povo de Deus?

Mesmo vivendo no novo pacto, onde não há mais maldição nem condenação, as atitudes com relação a Deus continuam iguais. E elas manifestam ou não as bênçãos do Senhor. Sempre que eu ando contrário à palavra, eu não vejo a minha vida nem a minha família frutificar.  E quando isso acontece, você fica perdido pela vida, como um barco sem direção. E fica suscetível a todos os problemas. E isso acontece na maioria das famílias. Quando você não segue aquilo que Deus ensina, Ele não se manifesta, Deus não age, Deus não intervem.

– Por que Deus não age no meu casamento?  Por que Ele não age no meu lar?  Por que a minha família está se destruindo?  Parece até que Deus está distante de mim e do meu lar.  Mas Deus também pergunta: – O que você tem feito, através da tua vida, para que a tua família mude, para que a tua família seja restaurada?  Amado, você não é um mero expectador, você é ator da sua vida. Deus age através da nossa vida. E Ele age quando você o segue, e segue sua direção, seus princípios, suas leis e desígnios. Aí sim, Ele restaura, restabelece, faz crescer e frutificar.

A aliança que Deus fez conosco através de Abraão não mudou, as pessoas é que violam esta aliança com seus comportamentos errados. Tudo aquilo que o Senhor ensina é para que você não permita entrar na sua casa e nos seus pensamentos as coisas do mundo, as mentiras do maligno, os enganos e erros, porque isso destrói as famílias e os relacionamentos familiares. Paulo dá conselhos preciosos. 

Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

Efésios 4:2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Efésios 4:3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 

Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Efésios 4:31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

Efésios 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Como somos famílias benditas do Senhor, os problemas do nosso lar devem ser resolvidos de forma sábia, bíblica, cristã.  Com humildade, mansidão, paciência, paz, sem palavras torpes, sem amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, malícia.  Longe da tua casa essas coisas más. E, mesmo que você tenha razão em algum momento, fique do lado de Deus e não do lado da razão. Deixe Deus trabalhar o seu eu conforme a imagem do Senhor. Para a sua família ser feliz.

Josué 24:14 Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR.

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.  Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. 

Josué 24:23 Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o coração ao SENHOR, Deus de Israel.

Hoje é dia de você tomar a maior decisão da sua vida e ela vai gerar implicação para o resto da sua vida: – Seja obediente, escolha praticar a palavra de Deus, tire do seu lar tudo aquilo que possa entristecer o Espírito Santo. E incline seu coração ao Senhor e assim você poderá afirmar como Josué:

Eu e a minha família serviremos ao SENHOR.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário