Casa Sobre A Rocha – Evangelizar, Por Que Eu, Senhor?

EVANGELIZAR É DAR TESTEMUNHONeste post quero tratar da nossa responsabilidade, do chamado que o Senhor nos fez para sermos Evangelizadores. Importante saber de primeira mão que Deus não substitui você por ninguém nesse trabalho. Vamos começar vendo o caso do chamado de Moisés…

Êxodo 3:9-10 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. 

Êxodo 3:11-12 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 

Êxodo 3:13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 

Êxodo 3:14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. 

Êxodo 3:15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.

 

Deus tem planos, propósitos perfeitos para as nossas vidas. Acabamos de ver quando Deus, soberanamente, decidiu, determinou que Moisés ia falar com faraó para libertar o povo de Deus da escravidão. Havia chegado a plenitude dos tempos para a libertação dos filhos de Israel.  Deus via em Moisés um líder libertador. Mas havia um obstáculo, o próprio Moisés.  Veja que Moisés resistiu ao mandado do Senhor e disse: – Mas quem sou eu para ir a faraó e libertar o povo de Israel da escravidão?  Quem sou eu, Senhor?  Por que eu, Senhor?

Amados, aqui estamos nós, pessoas chamadas por Deus. E eu quero começar esta aula mostrando que, quando Deus chama alguém, Deus não usa substitutos. Porque Moisés achava que ele não tinha condições, achava que tinha pessoas muito mais preparadas que ele. É muita areia pro meu caminhão. Como é que vou chegar a faraó, ele é um deus.Mas ouça, ele não disse – Senhor, chama o meu vizinho… Ele criou obstáculos: – Quem sou eu?

Amado, você nem imagina o potencial que você tem por causa do Deus que habita dentro de você. Deus não usa substitutos. Deus não disse – Tá bom, Moisés, já que você não quer, eu arranjo outro. Deus não fez isso.  Deus não usa substitutos. Quem era para ser o libertador era Moisés. Agora, veja, com toda a educação que Moisés tinha, criado no palácio de faraó, como neto do faraó, ensinado em toda ciência dos egípcios, aquele que tinha sido tirado das águas (significado do seu nome), ele se achava inadequado.

Moisés era um homem com formação superior, matemático, astrônomo, preparado dentro da cultura mais elevada da época, a cultura egípcia. E que hoje vive de 3 pirâmides, Queops, Quefrem e Miquerinos. Mas naquela época era a cultura mais elevada. E nesse ambiente, Moisés se achava inadequado, ele disse que tinha falta de eloquência.

Êxodo 4:10-14 Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. 

Êxodo 4:11-12  Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Olha, por mais inadequado que alguém possa achar que é, Deus capacita.  Moisés disse – Senhor, eu sou gago, sou pesado de boca e de língua… Mas Deus disse – isso não é problema, eu vou ser a tua boca e vou te ensinar o que falar. 

Êxodo 4:13-14  Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.

Moisés queria fugir da missão que eu e você temos – nosso chamado é para libertar pessoas da escravidão. Sabe quantas pessoas estão, nesta hora, curtindo uma noite de drogas, de álcool, de prostituição, o mundo está debaixo de escravidão.  E Moisés dizendo – chama outro, Senhor.

Êxodo 4:15,16 Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.

Veja como tudo é perfeito na obra do Senhor. Eu volto lá em 1993, eu não tinha a mínima noção do que era uma igreja evangélica, do que era ser um pastor. Eu não tinha noção do que era conduzir um rebanho do Senhor. Eu não tinha noção do que era o compromisso de ser um pregador, um resgatador de vidas, de ser pai, ser irmão, um motivador, um encorajador. Mas Deus foi trabalhando em todas as áreas da minha vida, e transformando aos poucos, de um diamante bruto, numa joia rara. Você é isto, eu sou isto. Olha, os mais aptos para as missões de Deus são os que se julgam mais despreparados.

Jeremias 1:6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.

Deus tinha dito – eu te consagrei desde o ventre da tua mãe para ser um profeta para as nações. – Senhor, eu não sei falar, eu sou uma criança.  Dizem que o momento de maior tensão de uma pessoa é quando ela tem de falar em público. Por isso, Moisés queria pular fora do barco, Jeremias também. Mas Deus disse – Não! É com você, Moisés, que eu vou libertar o povo do Egito. É com você, Jeremias, que eu falar às nações.

A verdade é que Moisés não era apenas Moisés. Ele era o Moisés em quem Deus estava cumprindo seus propósitos eternos.  Olha, Deus não chama por simpatia, por erudição, por posição social, Deus apenas determina. Sabe o que Paulo disse aos coríntios? Deus, às vezes, pega os pequenos e os fracos para envergonhar os grandes e os sábios.

Então, não se recuse, não fuja. Você está dentro de um ministério com chamado eterno. E Deus já te capacitou para os propósitos eternos que ele tem para a tua vida.  Não se recuse ao chamado de Deus. O projeto de libertação do povo de Israel não era o projeto de Moisés. O projeto de evangelização não é do apóstolo Miguel Ângelo, não é do bispo Luiz, é um projeto de Deus. E, se é de Deus, nós somos apenas os instrumentos.

– Bispo, mas isto então não é ser marionete nas mãos de Deus?  – Amado, quer maior privilegio do que você abrir a boca e Deus falar pela instrumentalidade da tua lingua? Ouça, os projetos são de Deus, não são nossos, nós somos os instrumentos dele. Todos os projetos de Deus tem êxito. Quando Deus determina algo tem êxito sempre. Porque é ele que capacita. E nós não somos visionários loucos para começar a ameaçar as pessoas com o inferno, com o diabo. Nós estamos numa grande comissão.  Veja, ali estava Deus, Moisés e Arão, seu irmão mais velho. Ali estava Deus, o Soberano, Moisés, o profeta e Arão, o sacerdote.

Atos 7:22 E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.

E ele dizia que não, mas pra fugir da responsabilidade. Ele tinha um complexo de inferioridade porque era gago.

Êxodo 4:15 Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer.

Nós somos únicos e insubstituíveis. Deus não aceitou as palavras de Moisés para escolher outro no seu lugar, porque Moisés era único e insubstituível. A graça de Deus é a razão porque fomos escolhidos.Tem que haver o Deus Soberano, o profeta, e o sacerdote, a igreja de Jesus. O nosso time está completo, e já é vencedor. Então, por que nós devemos evangelizar? Porque compartilhar a fé deve ser a prioridade da vida de um cristão. É lembrar de quem nós éramos.

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

Todos! Qualquer pessoa que você encontra, se não tem Jesus no coração, ela está em pecado. Olha como era a nossa vida…

Efésios 2:12,13 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Meu amado, se Deus te escolheu a ti, alguma razão havia.  Então, evangelismo é um mandamento de Jesus que a igreja tinha esquecido.

Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Este é um mandamento, temos que dar o nosso testemunho, falar o que Deus fez em nossa vida e tudo isso com alegria. Sabe por que?

Lucas 15:10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Uma alma que se arrepende já há júbilo diante dos anjos de Deus.  Porque o mundo, a sociedade está tão dilacerada que você vê filho matando pai ou mãe, padrasto estuprando enteada, mãe abandonando filho recém-nascido num latão de lixo. A única resposta para as necessidades do ser humano é o evangelho.

Romanos 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

Quando Deus te trouxe para a igreja é porque queria te preparar para te enviar a pregar.  É como dizia o velho pregador – Você não pode ir pra guerra com um violino. Vai pra guerra com uma arma. E as nossas armas não são carnais, são espirituais, são poderosas em Deus pra destruir fortalezas, anular sofismas ou altivezes que se levantam contra o conhecimento de Deus.

Você já tem as armas para esta guerra. Quando você vê noticiários dos países em guerra, você não vê os soldados armados com um violão. Mas sim com fuzis, metralhadoras. A nossa guerra não é contra carne nem sangue, nossa guerra é espiritual. Então, temos de evangelizar, porque isto tem de ser prioridade na nossa vida. Como é poderoso o evangelismo pessoal.

João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer;

Primeira coisa que temos de saber – é Deus que trás, é Deus que chama.

2Tessalonicenses 2:14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

É Deus que trás, é Deus que chama. E Paulo disse isso em…

Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

Eu não posso me sentir envergonhado por ser evangélico. É que tem muitos que se dizem evangélicos dando mau testemunho. Mas você não é dos que dão mau exemplo. Você é vaso se honra.Você tem sido treinado, educado na palavra, você está preparado para pregar.

Tem gente que diz – ah! O dia que eu conseguir pregar na igreja… amado, pregue primeiro pra sua família, pros amigos, colegas de trabalho, vizinhos, pra quem Deus às vezes coloca no seu caminho, numa fila. Qualquer oportunidade pode ser uma oportunidade de Deus. Depois, não tem coisa mais poderosa do que o testemunho pessoal. Algumas vezes Jesus falou para uma pessoa em particular. Por exemplo, quando ele falou pra mulher samaritana, ou quando falou com Nicodemos, quando ele procurou Jesus.

João 3:1-2 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.   Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 

João 3:3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Veja, Jesus falou pessoalmente a uma mulher samaritana, Jesus falou pessoalmente com Nicodemos. Jesus falou pessoalmente com Filipe.

João 14:8,9 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Veja, este foi um evangelismo pessoal. Lembram do carcereiro, quando Paulo e Silas estavam presos e houve um terremoto, as portas se abriram, as cadeias de soltaram dos presos…

Atos 16:27-28 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 

Atos 16:29  Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Veja, um dialogo entre Paulo e o carcereiro que ia se suicidar. E suicida não entra no reino dos céus. Diz que, em Portugal, morre mais gente por suicídio do que por acidentes de trânsito. E lá na Europa não sabem o que é a luta do povo brasileiro pobre, não sabem o que é um bairro de operários, ou uma favela onde moram pessoas à margem da sociedade.  O mundo inteiro se queixa, mas grande parte não tem razão para se queixar.

Veja que este carcereiro pensava que o suicídio iria resolver o seu problema. As pessoas que tentam o suicídio pensam assim. Mas não resolve nada. Aliás, a pessoa que pensa em suicídio, já morreu faz tempo, só está esperando a hora do ato. Mas a Bíblia diz que o suicida não entra no reino de Deus. Então, Paulo disse – meu irmão, suicídio não é a solução. A solução é crer em Jesus Cristo. E o carcereiro foi salvo e toda a sua família com ele.

Então, Jesus falava tête-à-tête com as pessoas. Agora, um ganhador de almas tem que ter compaixão com as pessoas. Tem que ter esse sentimento. Porque, se você não pensar na vida de quem está lá fora, frustrado, alguns cheios de ódio, feridos pela vida, devastados, humilhados, rejeitados, pessoas que sofreram violência doméstica, violência sexual, se você não tiver um pingo de amor por essa gente, você não vai achar que evangelizar é coisa boa.

Mateus 16:26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer, e quantas morrem sem nunca terem vivido! Neste momento há pessoas com uma sentença médica, com 3 meses de vida, que dariam tudo em troca da saúde da sua alma. Há dores muito grandes.

Mateus 10:16 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Este mundo é uma alcateia, é lobo por todo lado, é gente querendo o mal dos outros. Não é só o perfil deste país, é o mundo que está vivendo assim. Olha, nos tempos de criança, a gente podia brincar na rua, não havia muros, nem grades nas janelas. Hoje tem gente sequestrando crianças pra tirar e vender os órgãos. O mundo está mal – ovelhas no meio de lobos.

Lucas 18:9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:

Olha, nós não podemos cair nesta armadilha do maligno – confiarmos em nós mesmos, nos acharmos justos e o mundo que se dane. Nós entendemos que não podemos deixar de evangelizar. É por isso que o nosso Apóstolo diz – televisão é caro, mas não podemos sair fora dela. Porque ela atinge pessoas que estão, às vezes, no fundo de uma cama de hospital, fragilizadas, incapacitadas, pessoas por vezes sozinhas, abandonadas até pela família, ninguém para lhes dar uma palavra, ou um copo de água.

Então, o evangelho tem que ir aos hospitais, aos presídios, às ruas. Grande parte das pessoas, em grandes cidades, que estão vivendo nas ruas, abandonadas, tem no meio pessoas com curso superior que se meteu no crack. Às vezes, por causa de uma guerra de família, o individuo se desespera e começa no mundo das drogas e arrasa com sua vida. E quem vai de noite levar uma palavra a essas pessoas? Nós temos que fazer isso. Nós não podemos desprezar quem o mundo já desprezou. É um chamado de Deus.

Efésios 5:8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

No teu trabalho, na tua família, numa reunião de amigos ou do trabalho, num aniversario. Se você for fazer uma refeição com outras pessoas não tenha vergonha, levante a voz, dê o seu testemunho, você é instrumento de Deus.  Não diga, como Moisés, que você é inadequado, não tem estrutura. Deus vai botar palavras na tua boca. Você vai se surpreender.

Não se envergonhe do evangelho. Nós não usamos críticas com as pessoas. Agora, nós não podemos ter medo de falar de Jesus. Então, o ganhador de almas tem que ter compaixão e tem de falar de Jesus. Sabe por que há tanto mal em nosso país?  Porque a igreja de Jesus está em silêncio. Tirando meia dúzia de pastores, o resto ninguém fala nada, ninguém quer compromisso com nada. Então temos de fazer algo pelo evangelho, especialmente no evangelismo pessoal. Porque o mundo está morrendo.

Mateus 9:37-38 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

A nossa igreja tem atualmente 20.000 membros. São mais de 50.000 cadastrados na sede, mas 20.000 são membros. Imagine se 10% começarem a evangelizar, começar a dar testemunho. Porque a seara é grande e poucos são os que trabalham na seara do Senhor.

João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

Então, quem convence as pessoas não é o nosso poder de persuasão, não é uma técnica de marketing, não são gestos treinados na frente do espelho, não é um curso com fonoaudiólogo para dar espaços entre as palavras. Mas é o nosso testemunho que Deus vai usar para convencer as pessoas. Porque é a pessoa que tem de se convencer que está perdida, se morrer vai pro inferno. Mas o Espírito Santo convence em seguir a obra do Senhor.

1Coríntios 3:6Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.

O convencimento vem de Deus, o plano é de Deus, Deus não usa substitutos. Todos pecaram e carecem da glória de Deus.

Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Amados, uma pessoa com vícios é passível de morte? É a Bíblia que está dizendo. Quantas pessoas com a vida estruturada financeiramente e que são dependentes de álcool. Amados, há pessoas riquíssimas que são dependentes de drogas. E por isso a igreja não pode ficar em silêncio. Mas também não pode fazer mercantilismo, ameaçando com inferno, induzindo as pessoas ao medo, ao erro. Temos que ser claros, mostrar a verdade, mostrar o que é uma vida sem Jesus e o que é uma vida com Jesus.  Por isso, a importância do teu testemunho.

Depois, temos de encorajar as pessoas à vida mais deleitosa que existe, a vida da fé. Porque, é pela fé que milagres acontecem, é crendo que milagres acontecem. É por fé que as coisas que não existem vem à existência.

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.

Romanos 1:5 por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,

Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

1Coríntios 2:5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

Olha, o que eu gosto de ensinar as pessoas é de viverem com atitudes de fé. Porque a fé remove montanhas, a fé faz o impossível acontecer, a fé movimenta os céus em favor daquele que crê, a fé tira uma pessoa do fundo de um poço de desgraça e faz dela um vencedor.

Então, mostres às pessoas que você vive pela fé, e que o Espírito Santo que está em você aja através de você pelas atitudes de fé. Para isso a pessoa tem de entregar sua vida a Jesus. E isto não é difícil porque os planos são de Deus. Quem faz a obra é o Senhor.

Então, temos de desafiar as pessoas a mudarem de vida. Este é grande clímax do evangelismo pessoal, ou do evangelismo de uma igreja – é provocar as pessoas a mudanças de vida.Se ela é predestinada ela muda. Se ela é ovelha ela ouve. Mas se ela é cabrito, ou lobo não vai ouvir. Olha, se for ovelha, pode até estar com cera grossa nos ouvidos, que a palavra vai lá e derrete a cera. O coração pode ser de pedra, mas Deus vai lá e esmiúça como com martelo e a pessoa acaba por entender e receber a palavra. Agora o desafio da mudança de vida é fundamental. Porque a nossa vida mudou. Por isso temos de desafiar as pessoas. Lembra quando Paulo compareceu à presença do rei Agripa?

Atos 26:22 Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer,

Veja, Paulo dava testemunho perante pequenos e perante grandes. 

Atos 26:23-24  isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios. Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar! 

Atos 26:25  Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso.

Olha só o que é o evangelismo verdadeiro – palavras de verdade e de bom senso. Não adianta dizer a uma pessoa: – Você é do diabo, cachaceiro dos infernos. Você não vale nada. Você vai pro inferno. O diabo vai te carregar.  Por favor, não faça isso.  A lei é que faz assim.

Você vai falar palavras de verdade e de bom senso. – Olha, Jesus Cristo te ama, e se você o recebe como Senhor e Salvador, a tua vida muda, as tuas emoções mudam, acontece uma regeneração dentro de você.  Vai acontecer um novo nascimento, você vai nascer de novo. Olha, muita gente vai te chamar de louco. Bendita loucura! Mas Deus pega pessoas aparentemente “loucas”, porque é uma loucura de paixão com Deus.  O que parece loucura é o nosso amor com a palavra do Senhor.

Atos 26:26  Porque tudo isto é do conhecimento do rei, a quem me dirijo com franqueza, pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas lhe é oculta; porquanto nada se passou em algum lugar escondido. 

Atos 26:27-28  Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas.  Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.

Veja uma coisa, Paulo tinha sido denunciado e levado perante o rei para ser condenado à morte. Mas ele não se intimidou. Ele confessou a sua fé cristã. Ele era cheio de ousadia, era intrépido. Ele aproveitou a oportunidade, ele pregou a palavra, ele deu testemunho pessoal.

Veja que o rei Agripa não era semente da salvação. Porque por pouco, e ele quase se faz cristão. porque a ovelha ouve e segue.  Porque Paulo deu testemunho, falou da vida cristã, falou de Jesus Cristo. Então o que faltava? Faltava o rei Agripa ser um predestinado.

E aqui, quem tropeça na palavra está condenado. Quem recebe a palavra é salvo, cumpre o plano de Deus. Por isso a necessidade de nós pregarmos. Porque nós não sabemos quem é a ovelha que está perdida pelo mundo. Por isso é necessário o estímulo da palavra. É na palavra que está a decisão final. 

Atos 26:29  Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

Paulo queria que o rei tomasse uma decisão pra Jesus. Mas Paulo sabia, só se Deus permitir, por pouco ou por muito, porque Deus só permite a conversão de quem é filho seu, ovelha do seu rebanho. Olha, pode haver uma pessoa esperando você chegar e dizer pra ela – eu conheço o Deus que pode dar solução a tua vida.

Veja que Paulo aproveitou a oportunidade de estar perante o rei e falar de Jesus. Ele disse – ó rei, tu acreditas nos profetas, mas não é isso a solução. Porque isso é a lei, e a lei não salva, só Jesus salva. E o rei diz – olha, faltou pouco pra você me convencer. E Paulo responde: – Não, é Deus que permite, é Deus quem convence. Seria ótimo se você se tornasse como eu sou, um servo de Deus, nascido de novo, eleito do Senhor.  Paulo tinha esta missão.

Atos 26:18 para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Amado, olha a cegueira espiritual que está aí fora. A pessoa acredita nos búzios, nas correntes de sexta-feira, vai no jornal pra ler o horóscopo, vai consultar um pai de santo, vai a uma mesa espírita, tudo uma grande mentira do diabo. A igreja romana sabe que nunca salvou ninguém, porque prega Maria e não Jesus. E o papa Francisco sabe disso e está indignado com a cegueira da cúria romana. Ele disse – vocês tem Alzheimer, vocês não sabem quem é Deus. Gerações morreram sem saber quem é Deus, batendo no peito – minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Mas que culpa tenho eu, se nasci em pecado, se não podia fazer nada pra ser salvo se Jesus não me chamasse?

Então, temos uma missão – libertar as pessoas que estão na escuridão. Quantas pessoas escravizadas pelo ocultismo, por toda espécie de idolatria, presas ao pecado pelo inimigo que sempre tem uma novidade. Ora é com água, depois com óleo, com vassoura para varrer o lixo espiritual, depois é o martelo da justiça, a rosa de sarom, a lasca da cruz de Cristo, a pedra do monte Sinai, fazendo mercantilismo com a fé, com o desespero, com a angústia das pessoas.

Mas graças a Deus que nós somos guiados, invisivelmente, em direção, às vezes, contraria ao nosso coração, mas que cooperam com o plano de Deus.Então, amado, use suas armas espirituais. Ajude a arrancar pessoas que vivem uma verdadeira tragédia de vida, escravas do álcool, da droga, do fumo, do mercantilismo.

Sem Deus o homem não vive. Você foi escolhido  para levar Jesus a esta geração que está em trevas e em pecado. E o que Deus espera? Que você vá e pregue o evangelho, e não diga como Moisés – mas eu, Senhor. Por que não chama o meu vizinho? Lembra que Deus não usa substituto. A única palavra libertadora é o evangelho da graça de Deus. Deus não usa outra palavra. E Deus não vai usar outra pessoa, ele quer e vai usar você.

Deus está dizendo – Eu te escolhi, você vai levar a minha palavra a todas as pessoas que eu vou colocar no teu caminho.Olha, você pode até dizer – Senhor, cansei, falei de ti, ninguém me ouve, os que eu convidei não vieram ainda à igreja, estou cansado, o que vou fazer, Senhor? E Deus diz – não precisa fazer nada, abra a tua boca que eu encherei com as minhas palavras.

Eu creio que Deus está levantando hoje irmãos e irmãs que não se envergonharão do evangelho, nem dirão – Senhor, mas eu?  Por que não manda o meu vizinho, ou o meu parente?  Mas que dirão: – Senhor, eis-me aqui. Usa-me. Estou pronto. Envia-me a mim.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário