Casa Sobre a Rocha – Pacificador, o Conflito Começa no Coração
Estamos trazendo à igreja este tema do pacificador. É um tema pouco tratado nas igrejas, pouco conhecido. Mas que precisa ser conhecido profundamente, por causa das implicações na nossa vida diária. Tremendamente importante para a vida prática.
Conforme é peculiar na Igreja Cristo Vive, eu nunca repito um sermão, nunca vou servir palha seca. Nunca vou pegar palha seca e pintar de verde para lhe oferecer. Sou um original pregador daquilo que é a vontade de Deus hoje, agora. Vamos tratar hoje sobre o pacificador, para que você, que eu creio, é um pacificador, entenda onde começam os conflitos da vida.
Vejam os irmãos que, tudo o que as pessoas mais querem na vida é paz, quietude. Algumas pessoas chegaram hoje aqui com a sua paciência esgotada. Muitos estão vivendo sua vida no meio de conflitos, no meio de ameaças, e até podem estar até vivendo uma zona de guerra constante. Vivem ciclos de conflitos, depois ciclos de paz; conflito, depois paz. Isto é como viver numa zona de guerra.
Pessoas vivendo frustradas, ressentidas, precisam saber onde está a raiz dos conflitos. A pessoa que vive um ciclo de vida, que a coloca em constante estado de alerta, vive uma vida de sofrimento e vai se destruindo pouco a pouco. Esta série de mensagens vem trazendo princípios de vida para se alcançar a vida de paz.
As pessoas andam cansadas de conflitos , guerras, situações de insegurança. A pessoa que vive um ciclo de vida que a coloca em constante alerta , vive uma vida de sofrimento e vai se destruindo pouco a pouco. Esta série de mensagens vem trazendo princípios de vida para se alcançar esta vida de paz. Por que nós vivemos num país em que, a cada 2 brasileiros, 1 vive uma questão de litígio nos tribunais? Por que vivemos numa sociedade que tem litigiosidade desenfreada? Por que se ouve tanto as pessoas dizerem: – Vou pra justiça, vou pra delegacia…
Porque as pessoas não entendem o que é a cultura da paz. Por isso quantas pessoas morrem prematuramente, por falta de paz. São AVCs, tumores, Alzheimer, doenças inexplicáveis, tudo fruto de conflito sobre conflito. Qual a razão disso tudo? Qual a raiz? E Tiago vem e nos fala sobre este assunto…
Tiago 4:1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
Às vezes, as pessoas tem a ousadia de dizer – estou em conflito com meu marido, com minha esposa, porque o diabo…. mas não tem diabo nenhum. Os conflitos, as guerras e as contendas vem da carne, do coração do homem.
Tiago 4:2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
Então não é o diabo, não são demônios, mas é a carne do homem. Jesus já tinha ensinado isso…
Mateus 15:19,20 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.
Veja, de onde procede um homicídio? É do coração do homem. Um adultério? Vem do coração. Prostituição, furto, falsos testemunhos, blasfêmias – diz que tudo isso procede do coração. Então a origem dos conflitos não vem da sogra, do vizinho, do colega, mas vem do coração do homem. E isso contamina o homem. Se o meu coração está cheio de conflitos, toda a minha vida está envenenada de conflitos. E eu vou ser uma bomba relógio para gerar conflitos na vida das pessoas que me cercam.
Veja, todo tipo de conflito é do coração. Então temos que aprender isto. Não é do coração, que é um músculo que está bombando sangue. A raiz dos nossos conflitos é basicamente de desejos não satisfeitos do coração. Isto é importante sabermos, porque toda terminologia dos costumes e tradições evangélicas, quando duas pessoas estão em conflito, costuma dizer que o diabo está separando as pessoas.
E o diabo, na realidade, é o coração das pessoas. Então conflitos começam no coração. É resultado de algo que amamos mais do que a Deus. Coisas terrenas que, às vezes, são um deus. Idolatria, um desejo não satisfeito. Minha esposa pensa de uma forma, eu penso de outra, e se o desejo que eu tenho no coração não for imediatamente satisfeito, vem amargura, ressentimento, vem o conflito, a guerra. E Tiago diz – viveis lutando e fazendo guerra.
Significa que conflitos começam no coração, são aqueles desejos egoístas que, muitas vezes, governam o ser humano. Então, toda vez que alguém tem seus desejos não satisfeitos, esta pessoa, em potencial, ela é geradora de conflito. A pessoa passa a julgar os outros, procura defeitos nos outros, passa a atacar, a condenar, a falar mal, e Tiago tem uma revelação a respeito disso.
Tiago 3:13-14 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
Você viu onde começa o conflito? Coração com inveja amargurada, sentimento faccioso, de divisão… não é com o diabo que começam os conflitos. É aqui que está o drama das pessoas, que se batem, se matam, se atropelam.
Tiago 3:15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
O crente em Jesus Cristo tem a responsabilidade sábia de não deixar que o seu coração albergue, guarde qualquer tipo de sentimento que gere conflito. E que os crentes dizem por aí – é o demônio. Quer dizer que, quando as pessoas dizem de um conflito – isso é o demônio – não tem demônio nenhum, foi um coração sem sabedoria do alto que guardou esse tipo de sentimento terreno, animal e demoníaco.
Tiago 3:16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.
Amado, veja como a Bíblia ensina tão sabiamente a respeito de conflitos. Um lar dividido, cheio de facções, o marido quer uma coisa, a mulher outra, aí há confusão e toda espécie de coisa ruim acontece. É coisa terrena, animal e demoníaca. E os crentes pensam que demônio tem dois chifres, tem a pata rachada e anda por aí com um tridente na mão para fazer as pessoas entrarem em guerra.
Mas não é, é o coração do homem que anda fazendo guerra. Basta, às vezes, uma esposa não fazer aquilo que o marido pediu, e já começa a guerra dentro de casa, porque já estava lá dentro do coração. Então não podemos agir como age o inimigo.
Tiago 3:17,18 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
Olha a diferença da sabedoria do alto em relação aquela que não é do alto. Estamos aqui para promover a paz. Eu sou um homem de paz, você é uma mulher de paz, nós somos pessoas da paz. Temos que ser, e estamos aqui aprendendo a promover a paz. Porque diz que é em paz que se semeia a vida espiritual. A igreja não pode viver em convulsão. O altar da igreja não pode promover sentimento faccioso. Eu não posso ter o meu grupinho, e minha esposa não pode ter o grupo das amigas da bispa. Porque nós somos uma família. Estamos aqui para promover a paz.
Claro, nem todas as pessoas promovem a paz, porque tem gente que usa a sabedoria aqui de baixo, que é terrena, animal e demoníaca. Age como se fosse o próprio satanás a agir. Então, quando alguém julga, fala mal, condena, é porque não viu seus desejos do coração satisfeitos. Toda vez que você vê um sentimento faccioso, uma amargura, toda espécie de coisa ruim, é alguém que está imitando o diabo.
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Não é que o diabo vai aparecer vestido de vermelho, com a pata rachada, com o tridente na mão. É que os impulsos que estão no coração que são parecidos com o agir do diabo. E muitas vezes os conflitos que as pessoas criam é uma forma de punir o outro. Um casal começa a brigar, e um quer punir o outro, e ele gera um conflito dentro de casa. Alguém não foi correspondido em suas expectativas e pune o outro com um conflito que é como uma faca afiada na sua língua. Ou, como muitas pessoas fazem, quando estão em conflito fazem um silencio tenebroso. Muita gente age assim. E isso é mau.
Conflito não são para serem alimentados, mas para serem resolvidos. Não deixe o sol se por sobre a ira. Não durma deixando seu quarto ser um clima de guerra e, no dia seguinte, a guerra continua. Porque há pessoas que continuam um conflito um dia, dois, uma semana, um mês, dois meses, um ano. E, enquanto não tem seu desejo suprido, continuam com o conflito. Isso é imitar o diabo. Muitos abandonam o relacionamento completamente por causa dos conflitos.
Às vezes, um casal aparenta uma vida boa, bonita, saudável, alegre, mas lá dentro do relacionamento um dos dois diz – é impossível viver com esta pessoa dentro de casa; prefiro comer pó, capim, a viver com ela. Porque o conflito está no coração. Basta um desejo não ser satisfeito que a pessoa reage, porque tem um conflito preparado dentro do coração. Mas nós somos chamados a ser pacificadores, para saber administrar esse tipo de conflito.
Então, há versículos na Bíblia que falam de mulher, mas não é só de mulher, serve para o homem também. E quando fala de homem, serve para mulher também.
Provérbios 27:15,16 O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão.
Não dá para conter o vento, pegar óleo na mão ele escorrega. Então, tem gente que gera tanto conflito que diz que é como a chuva que goteja. Conflito com a esposa, com o marido, com os filhos, com a sogra, com o vizinho, com o governo, com o sol, com a chuva, com o calor, com o frio, com Deus, com o diabo, com o mundo, consigo mesmo. Diz que é como tentar conter o vento, não dá; como pegar óleo com a mão, escorrega. Então, precisamos entender isto, se você não tem algum desejo satisfeito, você não pode fazer o outro sofrer. Isso é errado, é manipulação.
O objetivo de uma mãe cristã, evangélica, é criar um ambiente saudável no seu lar e o marido tem que contribuir pra isso também. Ninguém aqui, ao voltar pra casa, vai dizer – estou voltando pro meu inferno. Porque esse inferno quem cria são as pessoas, diz que é como uma chuva contínua, dia e noite gotejando. E como é que você contem uma mulher rixosa, ou um home rixoso? Não contem.
Acaba sempre em morte, divórcio, separação, e as pessoas dizem – o diabo entrou na minha casa… Não foi o diabo, Jesus o venceu lá na cruz. – Então foi um demônio…. a Bíblia diz que os demônios estão amarrados em cadeias eternas para o dia do juízo. Você precisa saber, se nasce isto no teu coração, eu vou trabalhar para que o meu coração não albergue esse tipo de sentimento. Nós temos de confiar em Deus para sair da escravidão que é uma vida de conflitos. Por isso, aqui você ouve pregações confiáveis regularmente e Deus usa sua palavra como um bisturi. Ela entra lá dentro do coração.
Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Veja só o efeito de uma mensagem boa, o ensinamento perfeito. Diz que a palavra vai lá dentro do coração e ela discerne até os pensamentos e os propósitos do nosso coração. Porque é no coração que começam os conflitos e as guerras. As contendas, conflitos, adultério, facções, divisões, guerras, disputas, invejas, palavras más, toda espécie de coisas ruins, diz que começam no coração derrotado e escravizado. Mas a palavra viva revela os intentos do coração, as intenções. E ela identifica se, dentro do coração, há alguma coisa errada que precisa ser trabalhada.
Ore e peça a Deus que trabalhe no seu coração, no seu caráter, na sua personalidade, no teu ser interior, se você tem algum tipo de coisa que gera conflito com as outras pessoas. Amados, há muitos conflitos na vida, e alguns podem te cercar 24 hs por dia. Mas, se você der asas a eles, você não vai viver.
As mensagens da graça de Deus nos fornecem princípios de entendimento da vida e de solução de conflitos. Se eu tenho um conflito com alguém, primeiro eu devo examinar o meu coração, para ver se não sou eu que estou gerando aquele conflito, se alguma coisa minha não foi satisfeita e por isso estou querendo punir o outro gerando o conflito.
Veja, por que tantas pessoas já passaram por aqui e não permaneceram? Porque tinham projetos diferentes, e a graça de Deus, a palavra da verdade não fazia parte dos seus projetos. Então, começaram a criar conflitos, porque o coração estava cheio do que era terreno, animal e demoníaco. Por exemplo, tem gente que diz – eu não me submeto a esse tipo de pregação, esse negócio de predestinação, eleição… isso é falso profeta…
Mas, na realidade, o coração é que está cheio de palavras de falsidade e a pessoa quer punir os outros porque ela mesma não está se satisfazendo com a palavra pura. Ela precisa fazer algo para provar a ela mesma que foi ela e não Deus. Foi ela que fez, foi ela que desfez.
Então, amado, se você está envolvido em algum conflito, pense sempre – isso está no meu coração? Estou punindo alguém? Estou julgando alguém? Tenho algum ídolo no meu coração? E como você sai de um conflito? Confessando, abrindo o jogo, indo até a pessoa, abrindo o coração. Sabe aquela palavra – perdão? Desculpa? Temos de reconciliar, perdoar, agregar, unir.
Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Tem de confessar, tem de falar – olha, eu tenho esse problema… eu preciso resolver esta situação de conflito com você. Perdão, te fiz sofrer, não quero ser o escorpião na tua vida.
Sabe a historia do escorpião que precisava atravessar um rio e pediu carona ao sapo? O sapo ficou preocupado, mas o escorpião prometeu não lhe fazer mal, não ferroá-lo se o sapo ajudasse atravessar o rio. E o sapo ajudou. Mas, ao chegar ao outro lado, o escorpião não se aguentou e ferrou o sapo no pescoço. E o sapo, ferido, quase morrendo, diz – mas você prometeu que não ia me ferrar… e o escorpião responde – mas eu sou escorpião, está na minha natureza…
Tem gente assim, escorpião, parece que tem de viver ferrando os outros, é da sua natureza. Mas nós tivemos a nossa natureza mudada, remodelada, passamos por uma regeneração. Quem está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. Inclusive o coração, foi circuncidado pela palavra da verdade. Então, quando você ouve uma mensagem, não pense que alguém veio me falar de você, e por isso estou falando do seu problema. Eu não me presto para isso, é Deus que está falando ao teu coração e ao meu. Porque a Bíblia diz que a palavra é uma espada de dois gumes. Ela corta para você, mas corta pra mim também. É pra lá e pra cá.
Então não prospera quem encobre. Se há um sentimento de conflito tem que abrir, porque, se você confessa e deixa, você alcança misericórdia. Então a graça de Deus é a motivação do pacificador. É a graça de Deus que nos faz admitir que, às vezes, estamos errados. E, se eu erro, você também pode errar, porque somos humanos, somos vasos de barro.
Agora, todos temos um chamado a promover a paz, a reconciliação, a reparar erros, a reconciliar quem se oferece para a reconciliação, a perdoar mesmo quem não pede perdão.
Ezequiel 14:6 Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações,
Amados, tem que dar as costar aquilo que é abominável. Não se pode alimentar um conflito. Não adianta você dormir na sala e a mulher no quarto e de manhã – Oi, oi… Deus está vendo tudo isso, isso é conflito e esse conflito vai gerar mais conflito. Os filhos vão ser treinados dentro de casa como numa zona de guerra e, mais tarde, como adultos vão dizer – meu pai era assim, minha mãe era assim… São as consequências do casamento – às vezes há uma mulher assim, ou um homem assim, com um coração cheio de conflitos.
Isaías 55:7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Deus já nos perdoou. Então por que vamos albergar no coração sentimentos facciosos?
2Coríntios 7:9 agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis.
2Coríntios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
Quer dizer, se você guardar no coração um fruto conflituoso, você vai ficar triste. Deus às vezes permite a tristeza para você mudar, pra você se arrepender. Agora, se a tristeza é do mundo, ela produz morte. Quantas homens e mulheres já morreram por causa de conflitos dentro de casa!
Então, você pode perguntar – por que tem gente que o objetivo é manchar a vida dos outros? Desfazer casamentos felizes? Olha uma coisa, ninguém suporta a felicidade dos outros, ninguém suporta a tua felicidade. Só crente verdadeiro suporta uma pessoa bem sucedida. Veja uma pessoa bem sucedida! Já tem gente falando – trabalha na Petrobras, roubou, é ladrão. Não vai ver se a pessoa trabalhou, lutou muito, economizou; não, já diz que é ladrão.
Porque é a forma de pessoas macularem reputações, desfazerem casamentos, desfazerem amizades. Se a pessoa não se reconcilia, vem a tristeza do mundo que produz morte. Então, como os conflitos normalmente são manifestados? São manifestados pela língua.
Tiago 3:5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
Tiago 3:6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Tiago 3:8 a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
A palavra está dizendo – a língua tem veneno mortífero. Língua pode matar. Uma palavra descuidada inflama um conflito.
Provérbios 12:18 Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.
A língua do sábio é pacificadora, reconciliadora, agrega, une, traz paz. Mas há pessoas que tem uma língua como ponta de espada, tudo o que dizem fere. O tagarela diz que o que não deve dizer, não é sábio. Mas o sábio tem uma língua que é medicina. O sábio cura, levanta, anima, encoraja, agrega, une, põe extintor de incêndio.
Provérbios 13:3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
Às vezes é melhor calar do que se arruinar.
Provérbios 21:23 O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
Quanta gente vive angustiada, tomando tarja preta três vezes por dia, porque a sua boca e a sua língua geraram angústias na sua vida.
Provérbios 29:20 Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.
Veja como os conflitos surgem – por palavras. Por isso é que Deus foi bom – ele nos Deus dois ouvidos e uma boca. Tiago diz que tem de ouvir mais do que falar. E quando alguém tenta inocular você com o veneno mortífero da língua, rechace. Rechace!
Porque existem muitas situações conflituosas. Por exemplo, a ingratidão. A pessoa que sofreu uma ingratidão, ela tem a tendência ao ataque. Você tem de se guardar disso. A falsidade, a mentira, a destruição da verdade, os mexericos, as fofocas, a pressão da confiança, a calúnia, a malícia… venha lá em casa, eu tenho um assunto que você nem imagina… eu vou telefonar pra você e te contar…
Amado, não vá casa do fofoqueiro, corte o telefonema do caluniador, do malicioso… Mas tem gente que adora uma fofoca, uma calúnia, uma historia maliciosa. Tem gente que gosta. Porque o ouvido coça, a língua coça, é uma coceira desesperada. E vem a língua com veneno mortífero. E a pessoa, que quer ouvir de uma língua mortífera, quer meter fogo na floresta. Veja o que diz em…
2Timóteo 3:3-5 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Amado, é conflito, fuja. Porque, às vezes, a pessoa vem com forma de piedade… – Vamos orar primeiro… Oh Deus, tu sabes o que está no meu coração…. e Deus – Se eu sei… só eu sei… Senhor, me ajuda, eu quero ser sincero e honesto, porque vou contar algo que vai desabar os céus… E Deus fica roendo as unhas….
E assim está a nossa sociedade e a maioria das igrejas, metidas em problemas, em guerras, uma vergonha pro evangelho. Depois vão a delegacia, ao ministério publico… E o juiz vai dizer – mas vocês não são evangélicos? E vem aqui resolver esse tipo de problema, que devia ser resolvido dentro da igreja de vocês? Vocês não tem vergonha? Lembra que a palavra diz – só havendo demandas entre vocês já é completa derrota.
2Timóteo 2:16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
Aquilo que o homem semear é isso que vai colher. E se você conta um negocio de um metro vai colher outro de dez. A palavra diz – Evita! Foge! Vamos aprender a promover a cultura da paz. Se houver uma tensão em casa, seja o pacificador. Você tem de colher somente o que semear. O que você não semeia, não tem de colher.
Evite as discussões em família. Você é um homem de Deus, uma mulher de Deus. Não fique dizendo – é que temos uma incompatibilidade. Não há incompatibilidade quando os dois querem. Evita os falatórios inúteis, evita aquilo que é profano, porque, se você usar isso, vai ter uma impiedade ainda maior.
Então, evita, foge, porque é isso que evita os conflitos. E qual a regra de ouro para não termos conflitos albergados no coração, e que causam tanta tristeza, tanta separação, tantos dissabores? Porque tem gente que guarda conflitos 10 anos, 20 anos, 30 anos, não viveram, foram escravos dos conflitos que geraram…
– Se um dia…. se eu pego… se eu encontro… e engorda, e emagrece, e passa mal, e engole sapo, e vive angustiado, e sofre, e fica triste, e se sente sob pressão… e a pessoa fica lá – se eu pegar….Até que um dia tem um infarto, morre e alguém vai pegar pra botar dentro do caixão.
Amado, se a Bíblia diz – foge, evita – não é pra ir na casa de alguém e ouvir fofocas, calúnias, historias, falatórios inúteis e profanos – é pra fugir, é pra evitar. Então, bispo, qual a regra de ouro para ficar sem conflitos na vida?
Mateus 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
Está aqui a Regra de Ouro. Então, se você diz…
– Eu quero ser respeitado! Respeite.
– Eu quero ser amado! Ame.
– Eu quero ser visto como uma pessoa fiel. Seja fiel aos outros.
– Eu quero receber perdão dos meus erros! Perdoe os erros dos outros.
– Eu quero receber atenção! Seja atencioso. Tudo quanto você quer que os outros façam para você, faça para os outros. Esta é a Regra de Ouro. Se você não quer ser maltratado, não maltrate. Se você não quer ser caluniado e julgado, não calunie e não julgue. Faça aos outros o que você quer que façam contigo. Regra de Ouro!
Para viver em paz você tem de aprender a rechaçar os desejos carnais do seu coração, cuidar do que falam os seus lábios e fugir dos que criam intrigas. Seja perdoador e saiba também pedir perdão.
2Timóteo 2:21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
Eu profetizo que os homens e mulheres desta igreja são utensílios para honra, santificados e uteis para Deus, estão preparados para toda boa obra, são pacificadores, reconciliadores, promotores desta paz maravilhosa que só o povo de Deus tem vinda de Jesus Cristo. E o povo do Senhor diga AMÉM.
Assim Seja, porque assim disse o Deus de toda paz.